Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em setembro - Forte massa na primeira semana ?


Recommended Posts

Isso é RS: segunda, liguei os condicionadores de ar para se proteger daquele abafamento opressivo, hoje a turma dos friorentos ligou para se protegerem das rajadas de vento gelado. É interessante, mas também é dose, eu estou com um baita resfriado. Acho que de fato somos sobreviventes.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 875
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Faz muito frio na fronteira. Em Ezeiza chegou próximo a zero hoje! Fez 1 grau.

 

No Uruguai, temperaturas entre 3 e 4 graus no norte do país, chegando a 3C em Florida, no centro-sul.

 

Em Porto Alegre mínima de 12 graus no aeroporto, cheguei aos 11,5C no início da manhã. Céu encoberto com muitas nuvens baixas. Céu mais claro apenas na fronteira com o Uruguai. Aparentemente, a tormenta de Santa Rosa vai ser bem leve neste ano, está bem frio por aquelas bandas!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Faz muito frio na fronteira. Em Ezeiza chegou próximo a zero hoje! Fez 1 grau.

 

No Uruguai, temperaturas entre 3 e 4 graus no norte do país, chegando a 3C em Florida, no centro-sul.

 

Em Porto Alegre mínima de 12 graus no aeroporto, cheguei aos 11,5C no início da manhã. Céu encoberto com muitas nuvens baixas. Céu mais claro apenas na fronteira com o Uruguai. Aparentemente, a tormenta de Santa Rosa vai ser bem leve neste ano, está bem frio por aquelas bandas!

 

Sds!

 

Temos ainda a Enchente de São Miguel

Link to comment
Share on other sites

Faz muito frio na fronteira. Em Ezeiza chegou próximo a zero hoje! Fez 1 grau.

 

No Uruguai, temperaturas entre 3 e 4 graus no norte do país, chegando a 3C em Florida, no centro-sul.

 

Em Porto Alegre mínima de 12 graus no aeroporto, cheguei aos 11,5C no início da manhã. Céu encoberto com muitas nuvens baixas. Céu mais claro apenas na fronteira com o Uruguai. Aparentemente, a tormenta de Santa Rosa vai ser bem leve neste ano, está bem frio por aquelas bandas!

 

Sds!

 

Temos ainda a Enchente de São Miguel

 

Pra quem não sabe, as cheias de São Miguel, famosas pelas bandas do Duquia na fronteira Oeste são típicas do final de setembro, mais exatamente o dia 29!

Link to comment
Share on other sites

O inverno deu as caras de novo! Hoje a mínina foi de 11,3° com tempo fechado, mas agora chove fraco continuamente desde às 11:30 e eu estava com 12,6° às 12:20 depois de bater 13,1°. Vamos ficar nisso.

O bom dessa frente semi-estacionária é que ficamos ao sul dela ( :roll: ) e o vento sopra de S por aqui, por vezes moderado.

Como o ciclone deve começar a se formar amanhã sobre o RS, devemos ter um leve aquecimento à noite, ou mesmo a estabilização da temperatura. Amanhã ficará mais ameno, voltando a esfriar na 6ª-feira com chuvas mais fortes.

Setembro será um bom mês. 8)

Link to comment
Share on other sites

O mais incrível deste "inferno astral nivoso" vivido pelo sul do Brasil desde 2001 (e agravado a partir de 2003) é que este ano já tivemos três ciclones clássicos na costa de Uruguai/RS/SC e nenhum deles foi capaz de trazer quantidade de ar frio decente para provocar neve com acumulação razoável no Planalto Sul de SC!!! Chegamos a ter um "blizzard" de mix (gelo/neve), mas acumulação decente que é bom, nada!!

 

Este próximo pode ser incluído na mesma categoria: No lugar de neve com acumulação, teremos trovoadas e muita chuva com temperatura em torno de 5oC/7oC o dia inteiro!!! Se acumular, vai ser granizo, he he he.......

 

Aqui em Curitiba o ar frio vai ser um "peidinho". Domingo já voltamos às mínimas acima de 12oC e máximas acima de 20oC!

Link to comment
Share on other sites

Zé, acho que isto é decorrente de micro fatores insensíveis aos nossos modelos. Na onda de frio do início de agosto choveu em diversos locais das serras gaúcha e catarinense com temperatura ao redor dos 0ºC. Lógico que o fator temperatura não anda contribuindo ultimamente. Alías a contribuição é muito fraca :? Muitos discordam de mim, mas eu defendo veementemente a idéia dos ciclos. Parece que estou ouvindo meu avô comentando sobre a tórrida década de 40. As coisas vão e vem minha gente. O azar do BAZ é que ele foi criado num período crítico, assim como nós...

 

As vacas gordas ainda virão!

Link to comment
Share on other sites

O frio está muito interessante em algumas cidades sulamericanas. Em Santa Cruz de la sierra, agora faz 13°C com agueceiros. Já em Salta, extremo norte argentino, o frio está surpreendendo, e agora faz apenas 3°C com neve granular :shock: :o ! Preciso muito de um pouco dessa massa polar, mesmo que venha aquele "peidinho" que tantos aí estão criticando! No momento estou torrando com 37°C, mais uma vez :twisted: !

Link to comment
Share on other sites

O frio está muito interessante em algumas cidades sulamericanas. Em Santa Cruz de la sierra, agora faz 13°C com agueceiros. Já em Salta, extremo norte argentino, o frio está surpreendendo, e agora faz apenas 3°C com neve granular :shock: :o ! Preciso muito de um pouco dessa massa polar, mesmo que venha aquele "peidinho" que tantos aí estão criticando! No momento estou torrando com 37°C, mais uma vez :twisted: !

 

É verdade Jordan, muito boa e interessante esta informação. Dá-nos

esperança.

 

Da-lhe Salta!

 

NUBLADO CON NIEVE GRANULADA

VISIBILIDAD 5 km

TEMPERATURA 2.5 ºC

SENSACION TERMICA 0,4 ºC

Link to comment
Share on other sites

O frio está muito interessante em algumas cidades sulamericanas. Em Santa Cruz de la sierra, agora faz 13°C com agueceiros. Já em Salta, extremo norte argentino, o frio está surpreendendo, e agora faz apenas 3°C com neve granular :shock: :o ! Preciso muito de um pouco dessa massa polar, mesmo que venha aquele "peidinho" que tantos aí estão criticando! No momento estou torrando com 37°C, mais uma vez :twisted: !

 

É verdade Jordan, muito boa e interessante esta informação. Dá-nos

esperança.

 

Da-lhe Salta!

 

NUBLADO CON NIEVE GRANULADA

VISIBILIDAD 5 km

TEMPERATURA 2.5 ºC

SENSACION TERMICA 0,4 ºC

 

Caraca!!!

 

Neve em Salta!!!!! Será que o ar frio vai conseguir sair do Norte da Argentina e andar rumo sudeste para contornar o sul do Brasil!!!! Caso ele não consiga fazer estes malabarismos, podermos ter até alguma surpresa!!!!!

 

Valeu!!!

Link to comment
Share on other sites

Se bobear vem sim Caio, teremos sim um belo frio que chegará até a serra catarinense entre sexta e sábado. A chance é se nublar. Alguns modelos chegam a indicar a possibilidade, mas a chance de precipitação é, nesse momento, pífia. Como estamos ainda com muita instabilidade, e há chance real de que se mantenham alguns níveis de instabilidade especialmente no leste, a paraguaia ainda pode dar as caras, não se pode descartá-la.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

As mais frias pelo Redemet 11h00:

 

Ponta Porã 7oC (Mostrando-se gelada sempre na entrada do ar frio continental)

Caxias do Sul 8oC

Passo Fundo 9oC

Santo Angelo 9oC

Chapecó 10oC

Foz do Iguaçu 11oC

 

nem temperaturas negativas vamos ter  o nome do site podia ser "Brasil Próximo de Zero"

 

Teremos registros de temperaturas negativas na manhã de sábado. aguarde.

Link to comment
Share on other sites

As mais frias pelo Redemet 11h00:

 

Ponta Porã 7oC (Mostrando-se gelada sempre na entrada do ar frio continental)

Caxias do Sul 8oC

Passo Fundo 9oC

Santo Angelo 9oC

Chapecó 10oC

Foz do Iguaçu 11oC

 

nem temperaturas negativas vamos ter  o nome do site podia ser "Brasil Próximo de Zero"

 

Teremos registros de temperaturas negativas na manhã de sábado. aguarde.

 

Exatamente cara.

Link to comment
Share on other sites

nem temperaturas negativas vamos ter :evil: o nome do site podia ser "Brasil Próximo de Zero"

 

Imagino que Cruzeiro, em São Joaquim, poderá chegar aos -3/-4C na manhã de sábado, o frio que vem aí é bom mesmo! Setembro começa bem.

 

Agora faz 13,1C em POA, com chuva e vento! A partir de amanhã à tarde é que deverá intensificar o frio e começar a melhorar o tempo. Certo mesmo é que teremos instabilidade variada ao longo do final de semana, ou seja, não vai firmar mesmo!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

nem temperaturas negativas vamos ter :evil: o nome do site podia ser "Brasil Próximo de Zero"

 

Imagino que Cruzeiro, em São Joaquim, poderá chegar aos -3/-4C na manhã de sábado, o frio que vem aí é bom mesmo! Setembro começa bem.

 

Agora faz 13,1C em POA, com chuva e vento! A partir de amanhã à tarde é que deverá intensificar o frio e começar a melhorar o tempo. Certo mesmo é que teremos instabilidade variada ao longo do final de semana, ou seja, não vai firmar mesmo!

 

Sds!

 

Cara minha opinião.. pelo menos nos 15 primeiros dias de setembro vamos ter frio

Link to comment
Share on other sites

nem temperaturas negativas vamos ter :evil: o nome do site podia ser "Brasil Próximo de Zero"

 

Temos que lembrar que o site foi criado para falar do Planalto Sul de Santa Catarina / norte do RS e do Planalto de Palmas. Estes são os lugares onde o Brasil vai sempre abaixo de zero.

 

Mesmo no mais terrível outono-inverno que eu já presenciei, o Cruzeiro em SJ (sem dúvida um dos 5 distritos mais frios do país) já teve quase 30 negativas no abrigo e mais de 5 relvas abaixo de -10oC (sendo uma a -18oC)!!!! Quem já viu o sensor do Ronaldo lá pode perceber que é OMM clássico: 30 cm do solo e embaixo do abrigo!! Não há "forçações". Ou seja, lá é o BAZ, he he he he!!!! Acredito que a normal de dias abaixo de zero (no abrigo) no Cruzeiro deve ser de uns 40 dias. Na relva uns 60-70 dias. Isso a normal!!! Em anos bons pode dar até umas 55-60 negativas no abrigo!!!

 

Para esta onda espere mais um ou dois dias abaixo de zero por lá.

 

Valeu!!!

Link to comment
Share on other sites

Galera, as minhas preces foram atendidas!!! Lembra de mim onte, aqui me lamentando nesse mesmo horário, com 37°C de temperatura???? Pois então... Hoje a situaçao inverteu-se radicalmente em Rio Branco. A temperatura caiu quase 20°C. Nesse momento, meio-dia (hora local), faz apenas 18°C no aeroporto da cidade. Está chovendo bem leve, e venta bastante de sudoeste. Agora pouco deu pra ouvir algumas trovoadas. Em alguns pontos do Acre já faz 17°C. Essa noite promete ser gelada!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, também queremos parte do prêmio. Não adiante se esconder no Morro da Igreja! :)

A propósito, SJ estava com 12,2° às 12 h... e eu em 13°. Ou seja: POA está apenas 1° menor fria do que a mais fria das cidades! :twisted:

 

Nesse 5º dia consecutivo com chuva fecharemos 72 h consecutivas com temperatura constantemente entre 11° e 13° (batemos 13° no início da 3ª-feira). :D Amanhã deveremos ter um vento mais intenso e, por falar nele, ele já está soprando de SO, ao contrário do vento S de ontem. Já começamos a ter, bem de leve, uma mudança na dinâmica da atmosfera. Possivelmente o ciclone está começando a se formar nesse momento.

Durante toda a 6ª-feira teremos 2° a 850 hpa sobre o RS e SC, abrangendo a serra. A chance de neve é mínima e, se ocorrer, será uma paraguaia mal fabricada lá no Morro da Igreja. Eu não apostaria nela, mas como a esperança é a última que morre...

O final de semana será frio com tardes amenas, e tudo indica que a nebulosidade já aumenta no final do sábado na divisa dos RS com SC e volta a chover nessa região no domingo, sendo que nesse dia já teremos drenagem de calor para o Sul. O N e O do PR já estará em pleno aquecimento no domingo! É o jato fazendo a festa.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Vai acumular pro ano que vem, nem os otimistas apostam em neve decente

 

hehe o Vicente é um recém-chegado no BAZ, mas já é, na minha opinião, o 1.o colocado no ranking gaúcho do pessimismo baziano! No do otimismo, segue o Paulo Henrique liderando isolado, sem nem conseguir enxergar o 2.o colocado..!! :D :lol:

 

Minha opinião: o frio de sábado, de acordo com os modelos, deverá ser bastante intenso, sobretudo (palavra típica do Alexandre) na serra, com temperaturas negativas a bem negativas nos pontos mais altos. A questão é o pingo de precipitação que poderá ter - muito pequeno. Choveu a semana inteira, quando tem que entrar umidade, não entra. Sina baziana!! Prefiro aguardar, acho que tem 10,1% de chances! 8)

Link to comment
Share on other sites

Bem pessoal,

 

Acesso muito este fórum mas quase não costumo dar opiniões, pois estou estou em Pirapora, Norte de Minas Gerais, bem longe dos "acontecimentos", e também não sou bom para interpretar modelos.

 

Mas, com base no empirismo, ou seja, analisando o comportamento das condições de temperatura e umidade ao longo deste ano e dos últimos anos, minha opinião é:

 

Chance muitíssimo pequena de neve decente, embora a chance de uma nevezinha esporádica paraguaia ou granular, em pontos mais altos e remotos, seja palpável.

 

E isso fica mais evidenciado se considerarmos que, nas últimas frentes frias, tivemos temperaturas e umidade semelhante às dos últimos dias em Porto Alegre e Florianópolis (estando a primeira com temperaturas entre 13º e 10º com chuva e a segunda com temperaturas ao redor de 15º com chuva), sendo que, mesmo com frio e umidade consideráveis ao nível do mar, isso não foi suficiente para produzir neve decente nas serras (no último episódio de frio, há cerca de duas semanas, tivemos temperaturas de até 0º C com chuva na serra catarinense e temperaturas baixas com chuva ao nível do mar, mas mesmo assim a "branquinha" não veio.

 

Gostaria de ser otimista e poder opinar o contrário, mas nem quando tudo indica que a neve pode vir, ela está vindo. (Na década de 90, a título de comparação, frentes frias semelhantes a essas, nos quesitos temperatura e umidade, nos brindavam com belos espetáculos de acumulação na Serra)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.