Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em setembro - Forte massa na primeira semana ?


Recommended Posts

Caramba!! Katrina nos EUA, sei lá mais o que... o tempo pirou!!

No momento faz incríveis 29° em Floripa!! A estação do Climerh está com 30° às 21 h!! :shock: Mesmo a Ilha do Arvoredo beirou os 30°, isso que está em um ponto alto do local.

Não quero apavorar, mas os catarinenses (e quem estiver mais para o norte) devem se preparar para uma bela virada no tempo. Os vales do litoral de SC estão loucos para "explodir"!! A pressão na região está baixando de 1000 mb!! :shock:

A última imagem de satélie mostra que a frente "explodiu" desde o sul do POA até a cidade de Floripa. A metade do Planalto Médio, cobrindo o NE do RS e o SE de SC estão sob fortes instabilidades. Acabei de ver um raio a SE do meu bairro.

O dia hoje em POA foi muito cinzento e por vezes a tarde ficou escura. Além da pancada referida pelo Torales (abaixo), começamos a ter trovoadas pouco antes das 20 h com seu enormes relâmpagos de iluminar sei lá quanto de área!! Instabilidades com tudo, gradiente e pressão baixa com tudo!!

Detalhe: no momento faz 12° no Chuí.

 

Depois da chuva muito forte que durou aproximadamente 10 minutos, chove fraco e a temperatura está em queda. Agora faz 18,6C pelo ClicRBS. Imagino que ainda possa cair um pouco mais.

Tive sorte! Peguei essa rápida enxurrada dentro do ônibus! Foi bonito de ver!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 875
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Galera, olha o repeteco de 01º de setembro de 2002....

Só que desta vez,parece haver uma sustentação maior da umidade e da precipitação...

 

Paulo, em nada se assemelha o episódio de 1/09/2002 com este próximo. O único modelo que torna a alta continental, portanto semelhante com a de 2002 é o do Inpe. TODOS os outros sugerem este anticilone marítimo puxado por um ciclone próximo a costa.

Confio mais nos outros, se o Inpe acertar desta vez vai calar a minha boca, a dos Americanos e dos Europeus também. E olha que eu quero muito que ele me cale...

 

Sds

 

A ÚLTIMA ESPERANÇA MORREU. O MODELO DO INPE TOMOU UM CHOQUE DE REALIDADE. ALTA OCEÂNICA JOGANDO UM BRAÇO DE AR FRIO PARA CÁ COM A ATUAÇÃO DO FORTE CICLONE. TODOS OS MODELOS CONCORDAM.

Link to comment
Share on other sites

O negocio é que todo o ano a história se repete..... infelizmente. :( Cade o nosso inverno???? :shock:

VALEU!!!!!

 

VEJAM ISSO!!! ATUALIZADO AS 22:00h. :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

POA: 18°C

BH: 21°C

Brasilia: 22°C

Ctba: 23°C - NOSSA!!!!

Campo Grande: 28°C - NOSSA!!!!

Floripa: 28°C - NOSSA!!!!

SP: 28°C - NOSSA!!!!

Rio: 29°C - NOSSA!!!!

Cuiabá: 32°C - NOSSA!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Galera, olha o repeteco de 01º de setembro de 2002....

Só que desta vez,parece haver uma sustentação maior da umidade e da precipitação...

 

Paulo, em nada se assemelha o episódio de 1/09/2002 com este próximo. O único modelo que torna a alta continental, portanto semelhante com a de 2002 é o do Inpe. TODOS os outros sugerem este anticilone marítimo puxado por um ciclone próximo a costa.

Confio mais nos outros, se o Inpe acertar desta vez vai calar a minha boca, a dos Americanos e dos Europeus também. E olha que eu quero muito que ele me cale...

 

Sds

 

A ÚLTIMA ESPERANÇA MORREU. O MODELO DO INPE TOMOU UM CHOQUE DE REALIDADE. ALTA OCEÂNICA JOGANDO UM BRAÇO DE AR FRIO PARA CÁ COM A ATUAÇÃO DO FORTE CICLONE. TODOS OS MODELOS CONCORDAM.

 

 

POIS É, JÁ VIMOS ESSE FILME!!!

Link to comment
Share on other sites

Assustador 31oC no digital e 31,8oC na estação (será que deu a louca?)

 

NUNCA NA MINHA VIDA EU VI ESSA TEMPERATURA NESTE HORÁRIO, AINDA MAIS EM AGOSTO!!!!!

 

CICLONE ALERTA!!!!!

 

Caio, incrível a diferença de temperatura entre a ilha e o continente.

Pensei que fosse erro do meu termometro, pois enquanto a sua estação estava 31,0ºC, a Epagri 29,8ºC, UFSC: 28,6ºC, AERO 29,0ºC.

Aqui na minha estação marcava apenas 25,1ºC, agora saiu os dados do INMET das 21 horas e tbem estava com temperatura semelhante a minha 25,8ºC.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

A ESTAÇÃO DO INMET EM FLORIANÓPOLIS (S.JOSÉ NA REALIDADE), QUEBROU O RECORDE DE MÁXIMA ABSOLUTA DO MÊS DE AGOSTO COM 34,4°C, SUPERANDO A MARCA DE 32,5°C EM 9/08/1939. A ESTAÇÃO FOI ABERTA EM 1911.

 

FONTE: INMET.

 

Impressionante esse valor...não é diferença de 2 décimos no recorde, mas sim de praticamente dois graus, realmente lamentável.....

 

hj estive a tarde em Santos....os 32°c de SP estavam fichinha perto de lá....na descida da serra dentro dos túneis estava bem agradável, passou o último túnel foi impressionante o bafo quente entrando pela janela do carro.....realmente hj passei mal.....

 

quase lembrou os 42°C q em novembro de 93 eu quase morri no RJ.....

 

saudações.......

Link to comment
Share on other sites

Este é 2005!!!! O ano da unificação!!!!!! E agora vamos juntos rumo a 1967 e 1977, porque 2002 e 1995 já ficaram no chinelo há muito tempo!!!!

 

Agora, com relação ao frio, acho que pode rolar algo razoável para o início de setembro!! Entretanto, nada que vá apagar o estrago destes últimos dias de agosto. Pode até rolar uma paraguaia na região de SJ na sexta!! Língua de frio com ciclone é garantia de umidade!!! Se o frio for forte.....

Mas chega de paraguaias...neve de verdade é impossível!!!

 

Fico imaginando para onde vai a média das capitais do sudeste e do sul depois de um dia como hoje!!! A média em Ctba deve ter ficado acima de 23/24oC!!!!! Se já existiam grandes anomalias em agosto, o dia de hoje vai explodir tudo!!!!!!!!

 

SJ, por exemplo, vai ter uma mega anomalia positiva em agosto, pois ninguém pode com 18oC de mínima nesta época!!!!!

Link to comment
Share on other sites

É tanta coisa maluca acontecendo que não descartaria a possibilidade da "paraguaia" dar as caras na serra por volta da sexta-feira!

 

Mas o calor para o horário é muito interessante. A frente não avança!!

 

Eu estimo em 0% as chances de uma paraguaia (vejam! uma paraguaia!) nesta virada de sexta para sábado. Gostaria de uma luz da Climatologia de onde vem esta mínima chance de uma paraguaia?

Link to comment
Share on other sites

É tanta coisa maluca acontecendo que não descartaria a possibilidade da "paraguaia" dar as caras na serra por volta da sexta-feira!

 

Mas o calor para o horário é muito interessante. A frente não avança!!

 

Eu estimo em 0% as chances de uma paraguaia (vejam! uma paraguaia!) nesta virada de sexta para sábado. Gostaria de uma luz da Climatologia de onde vem esta mínima chance de uma paraguaia?

 

Nem aqui no Paraná ocorre Paraguaia. Quem dirá em SC e RS. A irmã paraguaia do colégio foi embora ano passado...

Link to comment
Share on other sites

O negocio é que todo o ano a história se repete..... infelizmente. :( Cade o nosso inverno???? :shock:

 

Que inverno ? Aqueles que davam as caras no Sul do Brasil e em SP até meados da década de 70 ? JÁ ERA !

 

O negócio para quem curte frio e neve atualmente é arrumar as trouxas e se mandar para a Argentina ou Chile, ou então se mandar para o centro-norte da Europa... joguei a toalha há muito tempo. :snakeman:

Link to comment
Share on other sites

Ok, mas nos registros dos últimos anos é verdade. Baseado na estatística poderíamos defender a possibilidade de invernos melhores em um futuro próximo. Entretanto, não me parece que estejamos seguindo qualquer tipo de padrão.

 

Caio, olha foi o que comentei, não leve em consideração os modelos. E sim o CAOS. Por falar nisso, Zeocit neste momento deve estar em êxtase. Se estivesse no BAZ este tópico teria uns 50 metros de texto! :o:D :shock:

 

Se cair a neve eu julgarei que tudo pode acontecer daqui pra frente! hehe

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Ok, mas nos registros dos últimos anos é verdade. Baseado na estatística poderíamos defender a possibilidade de invernos melhores em um futuro próximo. Entretanto, não me parece que estejamos seguindo qualquer tipo de padrão.

 

Caio, olha foi o que comentei, não leve em consideração os modelos. E sim o CAOS. Por falar nisso, Zeocit neste momento deve estar em êxtase. Se estivesse no BAZ este tópico teria uns 50 metros de texto! :o:D :shock:

 

Se cair a neve eu julgarei que tudo pode acontecer daqui pra frente! hehe

 

Sds!

 

Esperemos...

Link to comment
Share on other sites

hehehe, ciclos, não sabia que tinha gente que ainda acreditava nessa historinha :lol:

 

Disse tudo ! O clima não se comporta de forma ordenada. NÃO acredito nesta história de ciclos igual à alguns deste site ! A própria dinâmica do clima nos dá motivos para duvidar desta lorota.

 

Cá está uma prova da lorota!

 

lg2005invernotemp0020301pd.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sim, os ciclos existem, mas não são ordenados e isolados, ou seja, existem grandes ciclos superpostos a outros menores e a outros ainda menores. Independente disso, 2001-2005 pode se firmar como um dos períodos de cinco anos mais quentes da história, principalmente se considerarmso os meses de outono-inverno, uma vez que janeiro e fevereiro ainda foram "frescos".

 

Se já existiram períodos piores na história recente???

 

Olhem, ao olhar os dados de SJ a 2 anos atrás eu achava que seria impossível haver novamente um período tão quente quanto 1963-1967, ou 1967-1971. Pois bem, agora eu começo a achar possível!!!!

 

Entretanto, por enquanto, pelo menos para SC e RS, 1967 e 1977 continuam sendo anos bem mais quentes que 2005. Mas ainda faltam cinco meses deste ano terrível, ou seja, é tempo mais do que suficiente para que o nosso Mike Tyson (2005, lembram, o unificador dos cinturões) vire o jogo!!!!

Link to comment
Share on other sites

Muito bom esse "mapa" Luiz!!! Fica bem claro, do freezer pro forno e do forno pro freezer!! hehehehe

Sds

 

é o que eu estava dizendo ontem para o Tucci no msn!!

Essa diferença brutal de um ano pro outro só pode ser explicado desta forma! é inconcebível pensar que o aquecimento global possa ter uma influencia tão drástica assim!! ou seja 2004 quase na média e 2005 com anomalias hiperexpressivas. Algo de estranho está no ar e que tende a minimizar e acabar por fim!

Link to comment
Share on other sites

Exato Bettega! Ora, qual seria o motivo em especial para que realmente a partir destes últimos 4 ou 5 anos os invernos tenham "acabado" no Brasil?

 

Para aqueles que afirmam que não há mais inverno no país, esqueceram de avisar a metade sul do RS. POA amanheceu com chuva, vento e 12 graus. Muitas ruas já estão começando a ficar alagadas e segue batendo água. Temporal de raios se foi, por enquanto!

Link to comment
Share on other sites

Eu sou uma pessoa que não aposta mais nesse inverno. 2005 não vale mais nada, a não ser que tenhamos alguma sorte nessa massa de ar.

 

A propósito, gauchada: CHOREMOS!!! O ciclone extratropical deve se formar sobre o RS. Isso seria bom para a neve (paraguaia)? Talvez, mas será PÉSSIMO para o nosso frio.

Na 4ª-feira podemos ter até 4° em 850 hpa sobre POA, mas o ciclone extratropical deve formar-se sobre o RS, retirando todo o nosso ar frio e jogando-o pelo interior do continente. Na 6ª-feira teremos 12° em 850 hpa. Moral da estória: frio continentalizado sobre o Chaco e friagem na Amazônia. O ar frio deverá circundar o RS, baixando as temperaturas também do Pantanal e no Sudeste. Por essa perspectiva, ficaremos menos frio do que boa parte de todo o Centro-Sul.

Massa polar forte, noites nubladas e temperatura amenas. É isso que teremos do meio parao final da semana.

 

Filio-me à ALA PESSIMISTA (na facção ultra-radical do OMLM - Ódio Mortal à Lei de Murphy).

Link to comment
Share on other sites

hehehe, ciclos, não sabia que tinha gente que ainda acreditava nessa historinha :lol:

 

Essa história está nos mesmos contos que a "História da Baixada". Ah! Também tem a "História da Floresta", e a "História do modelo que é Americano". Fábulas!

:roll: :x

Como assim Luiz???

Efeito baixada não é estória, é fato,e é constatável,basta fazer as medições e comparar...

Link to comment
Share on other sites

hehehe, ciclos, não sabia que tinha gente que ainda acreditava nessa historinha :lol:

 

Essa história está nos mesmos contos que a "História da Baixada". Ah! Também tem a "História da Floresta", e a "História do modelo que é Americano". Fábulas!

:roll: :x

Como assim Luiz???

Efeito baixada não é estória, é fato,e é constatável,basta fazer as medições e comparar...

 

Fala Paulo! O Luiz está ironizando..!! hehe :D 8)

 

Tô esperando minha lista pra ir pra Soledade no feriadão (quem sabe!)

Link to comment
Share on other sites

hehehe, ciclos, não sabia que tinha gente que ainda acreditava nessa historinha :lol:

 

Essa história está nos mesmos contos que a "História da Baixada". Ah! Também tem a "História da Floresta", e a "História do modelo que é Americano". Fábulas!

:roll: :x

Como assim Luiz???

Efeito baixada não é estória, é fato,e é constatável,basta fazer as medições e comparar...

 

Pois diga ao colega Lucas, que me dissera com todas as letras que não acreditava nele, e além disso não crê na ciclicidade climática.

 

Só falta dizer que o Lula não sabia!

 

:lol: :twisted: :!:

Link to comment
Share on other sites

Situação bem distinta hoje no sul do Brasil, em relação a ontem no mesmo horário (13:00), exceto no centro, norte e leste do PR. Aqui em Ctba temos 29oC com 45% de UR e ainda com vento no quadrante norte.

 

Floripa já tem chuva e trovoada com 18oC. Foz do Iguaçu idem!!

POA tem 13oC com chuva fraca, enquanto Buenos Aires, Montevidéo e Santa Vitória têm 11oC com céu nublado!

 

Estou curioso para saber a quantas andas São Joaquim a esta altura!!! Acredito já estar com uns 11oC-12oC e muita chuva!

 

O tornado em Muitos Capões deve servir de alerta. Quando a frente chegar em Curita vai ser um pancadão!!!!

 

Quanto a paraguai, acho difícil a esta altura!!

 

 

Vamos ver!!

Link to comment
Share on other sites

hehehe, ciclos, não sabia que tinha gente que ainda acreditava nessa historinha :lol:

 

Essa história está nos mesmos contos que a "História da Baixada". Ah! Também tem a "História da Floresta", e a "História do modelo que é Americano". Fábulas!

:roll: :x

Como assim Luiz???

Efeito baixada não é estória, é fato,e é constatável,basta fazer as medições e comparar...

 

Pois diga ao colega Lucas, que me dissera com todas as letras que não acreditava nele, e além disso não crê na ciclicidade climática.

 

Só falta dizer que o Lula não sabia!

 

:lol: :twisted: :!:

Ahhh,agora que caiu a ficha, desculpe Luiz hehe

Link to comment
Share on other sites

Definitivamente eu descartaria qualquer chance de neve com base nos dados atuais. Nem Paraguaia nem Made in China.

Não sei se o pessoal deu uma passada pelos mapas de pressão e observou o quão oceânico e distante o anticilone estará posicionado no final desta semana. Chega a ser interessante (ou frustrante?) dar uma olhada apenas por curiosidade.

O centro da alta 1036mb ficará exatamente atrás do ciclone, bem além mar. É muito curioso observar a volta que o ar frio dá por trás da baixa e coloca um pequeno braço invadindo o interior do cone-sul, gelado mas não o suficiente para trazer a linha de 0oC em 850mb para cá. O ar frio já terá perdido muito calor específico para o oceano e somente em 700mb o ar atingirá o ponto de congelamento ideal para o fenômeno. A serra catarinense suporta bem o freezing level em até 800mb, se este estiver com bastante desenvolvimento vertical, para a formação e precipitação dos desejados flocos.

 

Não chegaremos numa situação limiar para o fenômeno, os modelos sugerem que poderemos ficar até diante de 4oC com chuviscos na sexta-feira, como pode-se observar faltará muito frio desta vez. Para mim e para a natureza 4oC é coisa pacas, nada de sonhos. A pulguinha atrás da orelha fica por conta do intenso desenvolvimento vertical neste período, mas não passa de uma pequena pulguinha mesmo. Sejamos realistas, não tem nada de cara de neve! Nem me venham com a análise do meteograma do Inpe porque este está correndo atrás de todos os outros, vai diminuir rodada a rodada o frio para ficar no patamar aceitável que sugerem os gringos.

A geada, esta sim, deverá ser bonita pelas bandas do Cruzeiro na manhã de sábado.

 

Novamente o oeste da região sul e talvez parte do MS deverá ser brindada com o "grosso" deste "braço" de ar frio. Um escudo na região litorânea gaúcha impedirá um maior resfriamento e secura do ar que consequentemente minimizará os efeitos do frio. Deve ventar muito forte e a senação será de muito frio para os gaúchos litorâneos enquanto que os gaúchos interioranos poderão desfrutar de mínimas mais interessantes na sexta e principalmente no sábado, quando boa parte dos altiplanos do sul do Brasil deve amanhecer bem frio e com geada nas regiões mais altas.

 

Quanto aos efeitos do ciclone que eu venho alertando e mapeando a alguns dias eu não preciso nem falar, basta lerem os avisos do instituto que mais acerta no Brasil (preciso dizer o nome?) que se têm uma boa idéia da gravidade do fenômeno.

 

A baixa, por pior que sejam os seus efeitos será a nossa salvação nesta semana caros amantes do frio. Sem ela nem um pingo dele nós sentiríamos. Comemorem porque este ano está de doer e deverá ser apagado da memória para sempre.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.