Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 05/04/24 in all areas

  1. 6 points
  2. Gravíssimos alagamentos na metade oeste de Canoas. Moradores dos bairros Cinco Colônias, Central Park, Mathias Velho e Harmonia deixando suas residências neste momento. Mais cedo foi solicitada a saída dos moradores do Mato Grande e do Rio Branco. Além disso, voltou a chover, fraco, mas qualquer mm agora a mais atrapalha. Lembrando que ao norte do RS as chuvas seguirem fortes, e isso virá pra cá em algumas horas tb. Amanhã previsão de uns 20 mm pra cá, e em torno de 60 mm na metade norte. Um caos.
    6 points
  3. Um respingo das grandes chuvas, no sudoeste do Paraná. Acumulados bastante elevados em algumas cidades.
    5 points
  4. Lembrando q 1965 teve uma inundação terrível aí na região onde vc mora e logo em seguida a maior nevada da história do Sul do país registrada em fotos, sendo a nevada em si uma continuação da enchente. Telhados desabaram e araucárias perderam seus galhos devido ao acúmulo de gelo. Nessa ocasião, a extensão da área atingida alcançou o centro do Paraná, e não apenas a tradicional região de Palmas/General Carneiro. A imagem abaixo é de Entre Rios, em Guarapuava. Em 2013, também com alguns bloqueios,outra vez Guarapuava foi contemplada por uma nevada espetacular, após um acumulado de 107 mm em poucos dias no mês de Julho. Em Agosto/13 teve uma grande enchente aí no Rio Grande do Sul e logo em seguida a neve cobriu a Serra Gaúcha e outras áreas de Santa Catarina. Caxias do Sul foi uma das mais atingidas na ocasião; Então,algumas vzs bloqueios favorecem para q ocorra o fenômeno mais aguardado do inverno inteiro. Infelizmente é somente aqui no Sul que essas pragas podem produzir algo apreciável, como a neve mas claro, raramente. Quando os bloqueios alcançam latitudes maiores, ocorre o q foi observado em 1995: nevadas históricas na metade sul da Argentina e anomalias positivas no Sul e Sudeste do Brasil. E eu cansei de escrev.........
    5 points
  5. Apesar de toda empolgação e em muitos momentos as brincadeiras, a atual situação está tão singular e difícil que qualquer mudança, por menor que seja ou qualquer alívio, por mais brando que seja, ficarei muito agradecido.... Pode ser que as rodadas reintensifiquem o frio?!, pode ser sim uma vez que o clima é dinâmico e os modelos voláteis principalmente a longo prazo mas pode ser que tenhamos apenas o alívio das noites abafadas e dias causticantes para tardes mais agradáveis e noites mais frescas, e isso, vou te falar, já seria tão bem vindo... A situação está de uma forma tão ruim que qualquer refresco seria bacana, qualquer alívio ao RS já seria bacana ... O ego deseja intensidade, não o que de fato precisa... Se vier uma baleia ótimo, se vier um refresco, um alívio ao que estamos passando, muito bom tbm... Em minha humilde concepção o ponto é apenas esse... Nossa atual situação não nos dá espaço mais para exigências, infelizmente.... O alívio é o que basta e o que vier é lucro...
    5 points
  6. Com máxima de 32,2ºC, o INMET Pampulha - BH (2006-2024) teve seu recorde histórico para maio batido pelo 3º dia consecutivo. Isso num dia de mínima amena, nem tão longe da média, 17,6ºC. Com a previsão para os próximos dias, maio de 2024 vai dominar vários lugares no top-10 do mês. Pra se ter uma ideia da anomalia climática vigente: Esse valor é superior à máxima absoluta de alguns verões inteiros; O recorde de maio, hoje, é SUPERIOR AO DE ABRIL. Por enquanto, sem mudança de padrão à vista. Parece que estou em setembro, passado o inverno. É um pesadelo. 25ºC às 19h.
    4 points
  7. A situação tá tão crítica que o que era ruim pra um outono em anos passados, atualmente seria um alívio, aqui no interior de SP 35 graus virou festa, isso já é quente pro verão, quiçá pro outono, mas já começo a aceitar que as mudanças vieram e só resta a sociedade se adaptar e fazer algo pra não piorar mais ainda a situação (o que duvido já que a humanidade caminha pro individualismo e cada um por si num futuro), é como dizem por aí, o que a gente acha quente hoje, pode ser o ano mais fresco desse novo normal que pode ainda piorar, precisaria rolar um plot twist pra virar a chave pro lado frio mais constante. Esse mês se fizer qualquer coisa menor que 12 graus já posso me dar por satisfeito, que pelo menos se for pra ficar quente o resto dele, que seja um quente de 28/29 e não de 35+
    3 points
  8. Outro vídeo: https://www.facebook.com/studio877/videos/2196168637404221
    3 points
  9. Vídeo com vários deslizamentos na serra: https://fb.watch/rReHXmy7kE/
    3 points
  10. Eu mencionei "extensão da primavera" pois tivemos recordes de calor por aqui (33°C em Setembro/36°C em Novembro) Estação Parque Barigui/Curitiba. Geralmente a região de Curitiba escapa de uma sequência interminável de +30°C pois temos interferências de qualquer frente marítima q trás vento fresco e dias nublados em qualquer mês do ano. Então uma máxima de 32°C pode ser seguida por uma de 23°C e assim por diante, até retornar aos 28°C/30°C e depois novamente 23/25°C. Algo raro no interior de São Paulo por exemplo.
    3 points
  11. Isso não é uma extensão da primavera, é uma extensão do verão mesmo, tenho registrado máximas de 33 ou mais todos os dias, temperatura típica de janeiro ou fevereiro.
    3 points
  12. Já dou maio como perdido, e talvez o inverno todo, tá parecendo que o calor vai emendar e durar o ano inteiro! Nunca tinha visto isso que está acontecendo agora, calor de alto verão em pleno mês de maio, sinceramente já tô quase desistindo de acompanhar o clima!
    3 points
  13. Não! Sério? 😡 Já tinha até arranjado uma animaçãozinha de boas vindas 🙄
    3 points
  14. Pra reverter está média da Primeira quinzena de maio só uma baleia polar ao modo 1955 aqui no Estado de São Paulo. Já é um mês de média perdida. Agora é torcer para algo na segunda quinzena.
    3 points
  15. Bom dia... Meu Pai... Me deu até dor de barriga.... Agora vai kkkkk
    3 points
  16. EM CURITIBA, A HISTÓRIA TAMBÉM VAI SENDO REESCRITA. EM 107 ANOS DE MEDIÇÕES DO INMET, NUNCA HAVIA SIDO REGISTRADO 30 GRAUS EM MAIO NA CAPITAL PARANAENSE. EM 2024, JÁ SÃO 2 DIAS COM MÁXIMAS IGUAL OU ACIMA DE 30 GRAUS. CALOR HISTÓRICO!!
    3 points
  17. ☁️☁️☁️🌧️🌧️⛈️ Máxima: 26,59°C em Schroeder/Rancho Bom Mínima até o momento: 11,1°C no Morro da Igreja Menor máxima: 15,9°C no Morro da Igreja Precipitação máxima até o momento: 100,2 mm em Dionisio Cerqueira > Menos chuva que ontem hoje. > A MP foi bastante destruída hoje. Acredito que venha algum frio, mas vai ficando complicada a situação de Maio. Anomalia forte aqui no Vale do Itajaí. Defesa Civil de Santa Catarina confirma tornado no Oeste do estado, entre Passos Maia e Ponte Serrada https://estado.sc.gov.br/noticias/defesa-civil-de-santa-catarina-confirma-tornado-no-oeste-do-estado-entre-passos-maia-e-ponte-serrada/ Primeira morte devido às chuvas em Santa Catarina é confirmada https://www.nsctotal.com.br/noticias/primeira-morte-devido-as-chuvas-em-santa-catarina-e-confirmada > A fase é ruim. Calor para a época e problemas com a chuva.
    2 points
  18. Vídeo que fiz do Centro de POA hoje de manhã. Os locais onde passei não eram mais transitáveis no início da tarde!
    2 points
  19. Das saídas de hoje do GFS essa das 18z foi a pior possível, ao meu ver demonstra instabilidade do modelo a longo prazo, foram muito distintas as saídas para esse período
    2 points
  20. Olha, se este ano não der minima de 1 digito aqui na area urbana, vai ser surreal. Nunca vi isso desde que moro em Friburgo.
    2 points
  21. Eu havia digitado um post bem longo aos 2 colegas que me citaram mas prefiro deixar baixo e aguardar o mês finalizar, quem se ilude com mP a quinze dias de distância e acha que Maio deve acabar bem, apenas aguardem e observem, recomendo prestar atenção na movimentação da atmosfera entre 500 e 200hpa, além de ser muito didático, é possível observar que, após essa mP (que deve ser BEM MENOS intensa que o inicialmente trazido aqui), não vai mudar p*r*a NENHUMA, temperaturas estarão mais dentro da normalidade, sim estarão, mas o padrão de bloqueio é o mesmo, O, MESMO. Desejo forças ao povo gaúcho pois infelizmente o máximo que devem ter é 5~6 dias de alívio hídrico, e ao norte, alívio térmico, mas não se enganem, não haverá quebra do bloqueio, o cavado (de intensidade ainda imprevisível) vai apenas deslocar momentaneamente o mesmo.
    2 points
  22. Eu ia comentar algo do tipo, em concordância porém ao ler a carta aberta do Renan, perdi o rebolado. Será q somente eu e mais uns 3 aqui não estamos sendo afetados psicologicamente por essa extensão da primavera/2023 q parece não terminar? (esses "outros 3" eu inventei pra não ficar sozinho nessa parada).
    2 points
  23. Nem me importa mais a ausência do frio dessa MP. O que me entristeceu dessa vez, com esse flop, foi que seria uma garantia de não haver outra FF estacionária por aqui ou sobre qualquer outro lugar. Uma MP forte o suficiente seria capaz de romper esse bloqueio absurdo, mas tenho muito medo que com esses flops isso convirja pra outra frente bloqueada trazendo mais dias de acumulados absurdos, seja aqui no RS ou em qualquer outra região. Uma MP decente preveniria isso, o frio seria apenas consequência, sendo forte ou não. Mas precisamos de uma solução pra esse bloqueio.
    2 points
  24. Ta parecendo começo de abril quando os modelos indicavam uma mp no meio do mês e veio um peido polar, será que a historia vai se repetir?
    2 points
  25. Conforme o @Matheus b Santos já havia adiantado que ia acontecer, né ? Pura ilusão de ótica. Enfim, eu preciso confessar que minha saúde mental já está um pouco deteriorada com o padrão atual. Eu não queria me deixar afetar, mas apesar das orações, de frequentar a igreja, de me alegrar com a presença do meu amado filho....isso tudo não está sendo o suficiente para deixar meu humor normal....EU NÃO ESTOU NORMAL, e isso é culpa deste bloqueio bizarro histórico ! Aliás, eu DESAFIO qualquer um aqui a dizer que está com o emocional absolutamente normal com todo esse padrão atmosférico extremamente desafiador, em especial os amigos do RS que obviamente estão sofrendo a pior parte. E atenção: Juiz de Fora-INMET ainda não bateu o recorde absoluto de Maio, mas está quase lá...hoje deu máxima de 28,9°C e essa é a maior temperatura para Maio em 21 anos, quando tivemos 29,7°C em 2003 (atual recorde da estação). Na minha estação o recorde já foi batido pelo terceiro dia seguido (hoje máxima de 31,9°C !!!) Isso já é demais para mim, eu não consigo mais... quem diria ? A pior parte do El Niño sendo em pleno outono, com ele já se desfazendo lá no oceano.... e eu digo que essa é a pior parte porque, justamente quando a gente já acreditava que estava livre do calorão, ele continua firme e forte aterrorizando a gente...são 9 meses seguidos de calor no Sudeste...não há buda que aguente isso....até quem ama calor já está cansado, e isso já ouvi de vários amigos.
    2 points
  26. Eu não me preocupo com médias. O que aconteceu dias e semanas antes está feito e não volta. Me preocupa daqui para frente.
    2 points
  27. Essa é Presidente Prudente desde o dia 01/07/2023 quando tudo começou. Desde lá recordes e mais recordes. Mas o mais impressionante, a média anual desse período está em 26,8ºC o ano mais quente aqui é 2019 com 25,4ºC de média anual, ou seja, bateria o recorde por 1,4ºC. Absurdo de quente. Infelizmente estive olhando a modelagem, para mim mantenho o que já venho falando, não há nenhuma virada de chave na metade do mês como já noticiado, aquela rodada 0z do controle foi outlier, o que de fato existe é uma tendência de frio restrito até o sul do PR entre o dia 12 e 17/05 ainda está incerto a data, para as baixas latitudes podem esquecer. Por enquanto o bloqueio segue firme e forte. MAIO NUNCA PASSOU DE 33,4ºC SÓ NESSES 3 PRIMEIROS DIAS JÁ PASSOU 3 VEZES COM RECORDE NO DIA 01/05. HOJE MAIOR MÍNIMA PARA MAIO 24,8ºC ANTERIOR ERA 23,0ºC EM 2001.
    2 points
  28. Não faz nem cócegas na anomalia positiva generalizada pelo PR, esse Maio deve figurar tranquilamente no topo do mais quentes do século. MP que na teoria não serve pra nada pois vai voltar a esquentar depois, não vai compensar nada, tanto no RS como pra cima.
    2 points
  29. Só a título de Curiosidade... Alguém tem dados do inverno em 1941? Do antigo Horto Florestal na Capital. Ou do IAG-USP?
    2 points
  30. LEITURA DE AGORA POUCO NA CONVENCIONAL DO MIRANTE DE SANTANA, AFERIU UMA MÁXIMA DE 32.1ºC. ESTA É A MÁXIMA PROVISÓRIA DE HOJE. O VALOR DEFINITIVO VIRÁ A NOITE. NA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA, A MÁXIMA SUBIU UM POUCO MAIS E CHEGOU A 31.9ºC. PORTANTO CONFIRMADO O NOVO RECORDE PARA MAIO EM SÃO PAULO, DESDE QUANDO ABRIU A ESTAÇÃO EM 1943.
    2 points
  31. URGENTE MIRANTE DE SANTANA AUT BATE OS 31.8ºC TEMOS UM NOVO RECORDE DE CALOR PARA MAIO EM 91 ANOS EM SÃO PAULO
    2 points
  32. Bom dia! Mínima hoje em Buenos Aires: 4,9°C! Menor do ano e primeira sub-5°C de 2024. Outras mínimas: Buenos Aires (Aeroparque): 8,4°C San Fernando: 3°C Morón: 2,8°C Merlo: 2,6°C La Plata: 1,8°C Ezeiza: 1,4°C El Palomar: 0,1°C
    2 points
  33. O pior de tudo isso é que são 99,9% de chances de isso ai virar uma prisão de ventre polar! Do jeito que esse clima tá c*g*d*!
    2 points
  34. Como esse tópico é de monitoramento da América do Sul. Não esqueçamos que tem muito ar frio represado da Argentina pra baixo...
    2 points
  35. PRIMEIRAS RODADAS QUE INDICAM UMA ONDA DE FRIO CONTINENTAL. AGORA É TORCER PRA QUE ISTO SE MANTENHA.
    2 points
  36. Isso sim seria uma virada de chave... Seria... Geada e máxima de 12°C na metade de maio seria algo notório... Mas tá lá na pqp ainda e capaz de virar outra onda de calor!
    2 points
  37. Bizarra variação em CURITIBA INMET hoje: 21,5 - 30,0C Pela 2º dia consecutivo - e 2ª vez na história - a capital paranaense passa dos 30 graus em maio. Não sei qual impressiona mais: a repetição da máxima histórica ou essa mínima quase inacreditável. E a previsão até meados do mês mostra que 2024 vai dominar todos os recordes de calor possíveis pra maio em Curitiba: Se não houver uma segunda quinzena muito melhor que essa primeira, recordes de médias mensais serão pulverizados, destroçados, arrombados, destruídos e mais todos os adjetivos que a criatividade permitir. Tá aberta a possibilidade de muitas cidades registrarem as maiores anomalias positivas já vistas. Aqui em BH, máximas de 31ºC ontem e hoje. Recordes mensais foram superados na Pampulha.
    2 points
  38. EM SÃO PAULO, A HISTÓRIA DOS RECORDE DE CALOR EM MAIO VAI SENDO REESCRITA... LEITURA DE AGORA A NOITE DA ESTAÇÃO CONVENCIONAL DO MIRANTE DE SANTANA REGISTROU 31,7ºC, IGUALANDO PORTANTO, O RECORDE DE 03/05/2001. NA ESTAÇÃO DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA E GEOFISICA DA USP (IAG), A MÁXIMA HOJE A TARDE FOI DE 32,2ºC, BATENDO PELO SEGUNDO DIA CONSECUTIVO O RECORDE PARA MAIO, QUE ERA DE 32,0ºC DE ONTEM, E 31,3ºC DE 04/05/2018, O ENTÃO RECORDE ATÉ DOIS DIAS ATRÁS.
    2 points
  39. Kkkk bate na madeira três vezes, que essa di*rr*ia climática que estamos vivendo agora não se repita tão cedo... Vou começar a acender vela e rezar pra algum deus do clima... Alguém conhece algum? 😅🫠
    1 point
  40. Bom dia, Evandro Costumamos reclamar e mostrar insatisfação com inúmeras coisas e não nos damos conta. A verdade é q nós nem sabemos se estaremos aqui amanhã, discutindo qualquer assunto q seja. Mas hoje ainda estamos, e o nosso jogo é acompanhar e tentar entender o clima atual. Isso é excitante. Aparentemente não sabemos o porquê de estarmos aqui, e aparentemente não escolhemos isso, mas podemos então escolher nossa diversão, q é justamente falar sobre meteorologia e clima. Ontem ventou muito, além claro do calor intenso q superou todas as expectativas possíveis para um início de Maio na região leste paranaense. Em casa registrei 18,8°C e 29,6°C Ventania durante a tarde:
    1 point
  41. Sem palavras para comentar o que nossos vizinhos gaúchos estão passando. Que Deus dê consolo aqueles que perderam seus entes queridos.
    1 point
  42. Acho que o novo normal será de extremos, hora de frio, hora de calor. Falando por BH, da década de 2010 pra cá, noto que passou a acontecer de tudo um pouco, chuvas extremas, calor extremo, secas severas e até o frio mais significativo (e em partes histórico), passou a ser mais frequente também. Quase não existe mais um meio termo, quando tende para um lado, vai com tudo de uma vez. E assim intercalando entre os mais diversos extremos. Essa loucura atrás de doidera pra mim é a marca mais significativa das mudanças climáticas. Deve ficar cada vez mais comum recordes caírem por vários dias seguidos no futuro.
    1 point
  43. Carlos, sendo sincero, fiquei e fico até envergonhado depois do que falei. O calor daqui não é nada se comparar com a catástrofe em todos os sentidos que essas pessoas estão passando. Assemelha-se até a uma mesquinhez de minha parte, "umbiguismo", não foi minha intenção e até peço desculpas a todos abertamente. Aqui toma-se banho, ventilador ou ar-condicionado, pronto, está resolvido o problema. Imagina por outro lado ter tudo engolido por água, perder tudo e inclusive a sua vida ou de parentes. Além de consternado, fica também aquela sensação de irrealidade deste verdadeiro cavalo de pau deste clima. Uma coisa é certa, você disse o que costumo sempre dizer: somos um verdadeiro nada nesta vida, um grão de poeira. Um literal sopro e tudo se acaba.
    1 point
  44. São Paulo - MAIO - MAXIMAS ABSOLUTAS: 31,7 - 03/05/2001 31,7 - 02/05/2024 31,3 - 07/05/2010 31,0 - 01/05/2024 30,7 - 02/05/2001 *Mirante de Santana (1943/2024)* 2 DIAS DE MAIO DE 2024 2 DIAS NO TOP FIVE DE CALOR DO SÉCULO!
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.