Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/11/24 in all areas

  1. 21 GRAUS EM CANOAS COM CHUVA FRACA E VENTO FRIO 2024 SERA MARAVILHOSO VEM FRIO TE AMO LA NINA Delícia de tarde🥰
    10 points
  2. Verão infinito em Mondaí (197m, extremo oeste catarinense):
    9 points
  3. Imagens do satélite do Brasil desta manhã de quinta feira.
    9 points
  4. Eu estou confiante de Junho pra frente, especialmente o final do inverno eu diria que tem as melhores chances de algum evento grande de frio (entre Agosto e Setembro). Se ocorrer alguma MP bastante intensa neste inverno, já me daria por satisfeito independentemente das médias de temperatura. Por aqui, segue o projeto de verão, mas uma versão fraca. Mínima de 18,2C e agora 26,4C com 79% de UR. A umidade segue alta.
    9 points
  5. EITA! QUE TOMBO! Aproveitando... modelos de médio prazo estão insistindo numa queda mais acentuada da TSM no Pacífico Equatorial a partir do final de maio, com fortalecimento da queda em meados de junho. Isso poderia acelerar o estabelecimento da La Niña antes do core do inverno! Membros isolados de diferentes modelos começaram a mostrar isso também. Como são previsões mais distantes, melhor manter os pés no chão!
    8 points
  6. Ontem foi um dia sem graça por aqui, encoberto e garoa, além da mínima xoxa de 22.4 e a máxima nem tanto com 26.9. Se fosse 17/26 não seria xoxo para abril, mas 22 de mínima não é normal.
    8 points
  7. Impressionante como a temperatura não está baixando neste abril!! Agora tenho 21,5° com 81%. É a mínima do dia!! De manhã não havia baixado de 22,1°. Neste mês não baixei de 17,0° até agora!! Segue o vídeo da tarde. A máxima ficou em 25,8° perto das 13h e foi esfriando lentamente a tarde toda com vento S.
    8 points
  8. Estamos tendo mais uma tarde muito "agradável" de outono aqui em Umuarama. Temperatura às 15h (Simepar):
    7 points
  9. 7 points
  10. 6 points
  11. Buenas tardes, tenemos una jornada fresca, nubosa y soleada en Montevideo, 16,6°C en la estacion Prado a las 13hrs. Puro otoño, jornada muy agradable para realizar actividades al aire libre, la brisa fria obliga a portar un ligero abrigo.
    6 points
  12. Durante el dia de ayer 10/4 las temperaturas extremas en la estacion Melilla de Montevideo fueron: En la estacion Prado maxima de 18,3°C minima 15,2°C. Jornada otoñal, cinza y fresca.
    6 points
  13. Buenas noches, temperaturas extremas durante el dia 9/4 en Montevideo (Melilla) Bastante engañosa esa maxima ya que temprano en la tarde bajo abruptamente la temperatura y tuvimos una tarde/noche sub20 con algo de garua, viento y obligacion de recurrir a algun abrigo leve. En la estacion Prado de Montevideo max. aprox. de 23,9°C, minima de 18°C.
    6 points
  14. Mas o Niño nem sequer acabou e ainda tem de haver a acoplagem da atmosfera quando a Niña estiver presente. Não sou pessimista, apenas quanto a abril e talvez maio.
    6 points
  15. Esse ano pelo visto vai ser outro lixo. Nem me iludo mais com La Niña nem com nenhum análogo. O ar tropical não some de jeito nenhum. Lembrando da lição que tivemos, se não me engano, em 2022, em que tudo parecia conduzir a um inverno gélido, e veio aquele Julho patético.
    6 points
  16. Máxima de 30,6C em BH hoje, dentro da normalidade para um dia quente da 1ª quinzena de abril. Anomalias de máxima quase 3 x menores do que foi apontado no mapa do Icon. E o aquecimento de hoje deveu-se, basicamente, ao sol que voltou a predominar: Pela previsão que vi hoje, ainda estamos sujeitos a chuvas fracas e pontuais ao longo de abril, o que indica a transição para o período seco em curso.
    6 points
  17. O que me espanta na carta sinótica recente da Marinha, é que a frente fria em curso é continental, e mesmo o sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) ser fraco, o pós-frontal é muito intenso. Acho que o desenvolvimento do frio foi ofuscado por conta da baixa do Chaco. Tanto, que há uma frente estacionária atrás da baixa, pois este ciclone ainda não está conseguindo sugá-la.
    5 points
  18. Por aqui tarde "fria", ventinho e chuvisqueiro com 21.3 graus. O novo padrão de abril, 21 graus com chuva= frio.
    5 points
  19. Concordo. Eu só acrescentaria que estou pessimista quanto a junho em diante tb kk
    5 points
  20. kkkkk Apesar do texto horroroso, estou contente por você estar contente. Acompanhei daqui, minuto à minuto kk sqn.
    4 points
  21. E aos poucos a minha região da zona da mata mineira vai ganhando estações em locais bastante frios para os padrões daqui. Há dois dias atrás, a cidade de Bom Jardim de Minas, que fica na serra da Mantiqueira e a quase 1200m, ganhou essa estação que já está no Wunderground. É uma Ambient Weather: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IBOMJA22 - E AQUI VAI A GRANDE NOTÍCIA: Fui chamado pela administração do Parque Estadual do Ibitipoca para instalar uma Ambient Weather lá na sede do parque, que fica a expressivos 1.360m de altitude, e essa instalação vai acontecer amanhã. Parceria comercial entre eu e o William de Maria da Fé, que é o fornecedor da grande maioria desse modelo de estação no Brasil. Lembrando que já tenho uma estação no distrito de Ibitipoca a 1160m, em BAIXADA, então agora teremos essa outra a 1360m, local em ENCOSTA, e dentro da área de preservação permanente do parque. Local aproximado da estação no mapa abaixo: Acredito que essa estação vai se destacar em relação às chuvas orográficas de microclima, pois ao sul da estação as altitudes descem abruptamente para 700 / 800 metros. E antes que alguém pergunte: Sim, as maiores altitudes do parque giram ao redor dos 1700 metros e, neste momento, não será possível instalar estações lá em cima.
    4 points
  22. Pensamento correto, até porque La Niña não é só sinônimo de frio (ainda mais nos tempos atuais). Inclusive, para muitos lugares do mundo a La Niña trás eventos extremos na mesma proporção do El Niño! Aqui no sul ela tem histórico associado ao frio, mas também à estiagens e concentração das chuvas, com bastante granizo também. Seguimos monitorando...
    3 points
  23. Esse é o vídeo que fiz agora de tarde. Sensação de frio e cara de inverno. Excelente.
    3 points
  24. Impressiona o bloqueio, você quer dizer, pois a mp tem centro de 1030 mb!!! Estamos com uma frente semi-estacionária por aqui. A máxima em casa foi de 21,5° logo à 0h40. Depois fiquei nos 20° até meados do meio-dia e desde então venho caindo devagar. Agora ótimos 18,0° com garoa e 94%.
    3 points
  25. Rapaz, to nem pensando só em frio. Pra ser sincero, já estou pensando como vai ser com relação às chuvas aqui MG no próximo verão com um La Niña colossal se formando. Se em jan/2020 tivemos quase 1000 mm aqui em BH e 2022 por exemplo tivemos cheias históricas no Rio Paraopeba, o que será que nos aguarda?
    3 points
  26. Um resumo dos últimos 3 dias aqui no leste do Paraná, período em que estivemos sob influência inicialmente dos ventos frios soprados da costa (reflexo da frente marítima) e posteriormente da perturbação chuvosa vinda do interior. Nesses 3 dias (07 -09 de Abril) as temperaturas se mantiveram amenas em virtude da circulação marítima que trouxe muita umidade e nebulosidade oceânica, principalmente na costa e região do planalto que abrange os municípios de Curitiba, mas também em boas áreas do planalto de Ponta Grossa (ainda fazendo parte do Leste Paranaense). Dia cinzento e úmido em Guaratuba: O dia seguinte, 08/Abril também apresentou temperaturas amenas e até um pouco baixas no período da tarde em decorrência da chuva abrangente e persistente. Nesse dia, os acumulados foram uniformes em todo o leste, superando 30 mm na costa e atingindo 29 mm em Ponta Grossa. Aqui na região da capital choveu em média 20 mm. Desses 3 dias, foi o que apresentou as menores temperaturas máximas, que embora os registros não tenham se diferenciado muito do dia anterior, já não sofreram influência do ar frio marítimo e sim do quadro chuvoso e cinzento. Na tabela abaixo, as alturas pluviométricas aparecem nas caixas com a cor cinza. Não fiz um apanhado de todas as estações pois não havia necessidade, já que são registros de certa forma bastante parecidos, tanto no leste da capital (Fazenda Canguiri/Quatro Barras) quanto no oeste (Parque Barigui/Curitiba). Olhei algumas estações particulares mais à oeste e também nessas, temperatura e precipitação foram quase que idênticas às registradas na área central de Curitiba. Novamente utilizarei Guaratuba como exemplo de como foi o clima nesse dia 08: O dia 09/Abril - ontem, trouxe um quadro estável ao leste do Paraná devido ao afastamento da grande instabilidade para a região oceânica, começando então o dia com nevoeiro denso em muitas áreas, até mesmo em parte do litoral e terminando com céu praticamente limpo na maior parte do planalto que teve nebulosidade total e parcial durante a manhã. Me surpreendeu o quadro de estabilidade ensolarada na costa, e aqui vai Guaratuba novamente para exemplificar o que estou dizendo: Inicialmente nevoeiro e posteriormente céu de brigadeiro na cidade, elevando a temperatura até os 28,3°C, ou praticamente +4°C em relação ao dia chuvoso anterior. *queria ter estado por lá, ontem (e hoje também, pois está igual 🫠). Então aqui foi a minha contribuição mais detalhada no monitoramento, hoje. Gosto bastante de detalhes mas me falta tempo e ânimo, muitas vezes.
    3 points
  27. São Paulo tendo queda nas temperaturas nessa tarde de quinta feira. Isso está sendo causado pela entrada dos ventos marítimos, que deixam o céu nublado também.
    2 points
  28. São os modelos estatísticos e os proprietários das estações automáticas particulares a trabalhar para preservar snowtiba como a capital mundial do " frio de verdade". Confia!
    2 points
  29. Na real eu acho que foi uma mijada fora do pinico essa rodada do GFS...
    2 points
  30. Outra Alta que deverá cruzar a Argentina e se maritimizar na altura do sul gaúcho. Deverá trazer um leve refresco ao leste. Mas nada muito expressivo, creio eu.
    2 points
  31. Modelo Icon, utilizado pela Metsul, projetando temperaturas entre 7 a 9ºC acima da média amanhã em parte de MG, o que inclui BH. Se fosse verdade, significaria recorde absoluto para abril por ampla margem e entraria na estatística como uma das maiores temperaturas já registradas no verão: Fonte: https://metsul.com/ar-frio-na-argentina-traz-queda-de-temperatura-nesta-quarta-feira/ No entanto, as previsões indicam máximas de 29ºC amanhã, o que é significa anomalia de +1 ou anomalia nenhuma, se a gente considerar que estamos na 1ª quinzena. O que acontece com esses modelos para o Brasil tropical?
    2 points
  32. Enquanto lia teu tutorial me apareceram 32 fios de cabelo branco e outros 200 pegaram fogo kkkk.... Tá uma chatice essa mesmice no clima! Nada de interessante! Mínimas e máximas praticamente iguais na maioria dos dias, nenhuma previsão de ciclone bomba, frio histórico como nunca se fez antes ou onda de calor que irá causar pane no sistema elétrico do país e etc e etc e etc.... Oh tédio! Olha essa tendência se não parece aquelas cidades colombianas que o @Carlos Campossonha em morar e ele ainda consegue achar uma araucária perdida no meio da área urbana:
    1 point
  33. Vc tira prints a cada 1 minuto e depois com esses + de 700 prints vc edita 1 por 1 pra não perder muito a qualidade e faz 1 vídeo com duração aproximada de 12 horas se for somente o período, digamos, diurno. Daí acelera esse vídeo umas mil vezes e joga pra edição final. Depois vai no app GIF e tá feitinho. BRINKS, como diria o @Eclipse POA....... ...é só gravar a tela e enquanto grava, arrastar o dedo sobre o gráfico. Depois edita, corta o q não tem utilidade e salva. Daí joga no app GIF e aí está kkkk 🫠
    1 point
  34. Tô vendo que aqui eles ocultaram. Acho q também é uma enganação 🧐🤔
    1 point
  35. Acabei de mudar minha reação para uma carinha triste kk 😔 Não quero isso.
    1 point
  36. Pois é... vi agora essa nhaca! Negócio é começar a prever o tempo com esse modelo infalível:
    1 point
  37. Mais do mesmo. Tarde quente e bem acima da média para o mês de Abril:
    1 point
  38. Aqui em BH, a impressão é que a chave já virou. Não começou a "temporada de frio", como costumamos chamar o período oposto ao verão aqui, muito longe disso, mas passou o verão. As trovoadas cessaram, as temperaturas diminuíram, as noites estão frescas (e ventosas!) e o abafamento foi quase todo embora, de forma que estamos muito mais tempo sob a zona de conforto térmico nos últimos dias, que estão agradáveis. Ontem, mesmo com sol o dia inteiro, a capital teve máxima de 27 graus, após mínima de 18. São bons valores considerando o começo de abril - mês de transição, em que o final é bem mais frio que o começo - e condizentes com um dia sem estresse quanto ao calor. Não chegou nenhum ar frio relevante e as mínimas do ano seguem pertencentes ao alto verão, no entanto, sob tempo chuvoso e fresco. A novidade foi voltar a sentir temperaturas próximas dos 20 graus ainda no começo da noite, sob vento, após uma tarde ensolarada e de pouco calor. Isso é raro no verão, que só refresca sob chuva. Hoje o dia é de maior nebulosidade (foto abaixo, pela manhã). Agora faz 27,1°C na área central da capital mineira.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.