Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/05/24 in all areas

  1. Por volta de 12h30 escureceu uma barbaridade e logo em seguida choveu forte: A chuva da última noite trouxe alguns transtorno pontuais na cidade. Neste momento ainda chove em São Bento do Sul e a temperatura é de 18,1ºC
    11 points
  2. Ontem (3) não tivemos muitas emoções em Queimada Nova, com excessão de um núcleo isolado que se formou ao norte no fim da tarde. Já hoje (4), acordei às 4:30 com uns pingos grossos de uma chuva forte. Houve relatos de granizo bem miúdo, mas eu não cheguei a levantar pra observar. Mas a chuva foi muito rápida, acumulando apenas 12 mm aqui no sítio, embora tenha continuado chuviscando até uma 8:00. Na cidade a chuva foi volumosa. Ao chegar lá hoje, o pluviômetro estava com 65 mm. Essa foi a soma dos acumulados das chuvas de sábado à tarde, domingo de manhã e a da madrugada de hoje. Desse total, só hoje foram no mínimo uns 50 mm, pois as outras chuvas foram relatadas como fracas. Março já está com 68 mm na cidade e 25 mm aqui no sítio. A média de março é de 152,0 mm
    11 points
  3. Por volta das 20h40, muitos trovões e seguiu- se chuva pesada.
    10 points
  4. Fazia dias que uma neblina mais densa não dava as caras: Máximas hoje variaram entre 18,4/21,3°C.
    9 points
  5. Noite muito boa por aqui. Nublado e faz 21,3° com 72%. Segue o vídeo de agora à noite.
    9 points
  6. Mais um dia insuportável no Rio temos um dia totalmente ensolarado no Rio e bem quente são 15h40 e faz 36 graus aqui no cachambi, até agora nem nuvens altas, a previsão indica chuva moderada a forte a noite e madrugada, amanhã previsão de dia nublado e abafado com pancadas de chuva.
    8 points
  7. Hoje é opressiva a sensação de calor....chegamos aos 32,5°C com muito elevados 65% de umidade. Índice de calor lá nas alturas. Há algumas formações convectivas, porém ainda são isoladas pela região.
    8 points
  8. Boa tarde! Buenos Aires ontem: Mínima: 15,5°C Máxima: 28°C Dia ensolarado do comeco ao fim. Hoje também temos tempo ensolarado. A mínima também foi de 15,5°C e agora faz apenas 23,4°C. A máxima prevista é de 26°C.
    8 points
  9. Ontem tivemos mínima invertida em Canoas, com 19,8 °C na base aérea. Nesta manhã a mínima foi de 18,1 °C. Chance de mínimas melhores nas próximas duas madrugadas/manhãs. Máxima de ontem foi de 24,1 °C no começo da tarde. Pelo meio da tarde já tinha caído pra entre 22 e 23 °C. Não tivemos um pingo (pelo menos não onde moro e onde circulei) em Canoas nem ontem nem anteontem. Mas a virada praticamente seca rendeu um dia nublado ontem com vento úmido. Deu sensação de friozinho pra Março, ainda mais em contraste com o calor que tivemos até domingo. Mas a festa parece que vai durar pouco. Já sinaliza uma nova onda de calor do próximo finde ao longo do resto da próxima semana. Por isso que o outono parece ser a estação mais curta. Aqui às vezes temos clima de verão até primeira quinzena de Abril e já pela segunda semana de Maio começa a vir umas MPs de inverno.
    8 points
  10. Foi uma grande surpresa ver que tinha tido pancadas de chuva em São Paulo nessa última madrugada. Não cheguei a acordar coma barulho delas. Apenas vi as ruas molhadas. Mas agora as temperaturas já estão subindo bastante.
    8 points
  11. Calor pré frontal hoje, com variação entre 18,8°C e 30,2°C. Foi novamente um dia bem abafado, com vento norte e poucas formações Cumulus ao longo da tarde. Algumas Congestus também surgiram após às 15h e houve forte infiltração marítima após esse horário, dizimando essas formações e produzindo chuva fina e sol ao mesmo tempo. Refrescou bem, com 22°C às 17h. Primeiro sinal da aproximação da célula noturna no noroeste/oeste: A instabilidade muito intensa avançando às 17h40: Temporal noturno: Acumulados na região. Aqui em Piraquara ultrapassou 40 mm (em casa, 45 mm). Ao sul o temporal durou cerca de 2h e gerou mais de 70 mm.
    8 points
  12. Será que já vamos começar com os sonhos no final da grade
    7 points
  13. Pre frontal braba. 31°C na area urbana de Friburgo as 15:20. Maxima ocorrendo agora.
    7 points
  14. Cara, me acordou aqui sim, foi um balde d'água no meio da madrugada, aqui no CGE Ipiranga acumulou 42.5mm, mas nas represas segundo a medição foi pífio.
    7 points
  15. Ontem pela tarde houve a formação de novas chuvas, que provocaram muitos trovões nos arredores. Rafael Santos Em Pombal foi chover só depois das 20h30, mas foram na forma de pancadas, que acumularam ao todo 10 mm. Março aqui em casa agora tem 200,8 mm, atingindo a média do mês no dia 4. Hoje de fato ocorreu a diminuição nas instabilidades na região, tanto que até o momento tem apenas um conjunto de núcleos entre o Cariri e o Sertão, a leste de Patos:
    7 points
  16. Sou bem pé atrás com a média do CFS para la ninas. Sempre prefiro ficar restrito a média dos membros mais quentes do modelo, que seria em torno de -1 a -1,5°C no SON (la nina moderada), sendo essa a média de previsão dos modelos dinâmicos.
    6 points
  17. Lógico que varia ano a ano... Mas, num "geralzão", eu diria que, para RMSP, "inverno" vai do último decêndio maio até primeiro decêndio setembro Verão "raiz", dez/Jan/fev e primeira quinzena março
    6 points
  18. Êta noite/madrugada insuportável de calor para dormir Tenebroso! Ainda bem que estamos a pouco da FF chegar e dar um refresco
    6 points
  19. Choveu muito forte perto das 13h em Patrocínio/MG. As estações da cidade que ficam localizadas mais ao sul e leste, registraram volumes pouco expressivos (entre 15 e 21 mm). A chuva foi mais intensa na parte norte e oeste da cidade, com alagamentos até em regiões altas. Um pessoa foi arrastada pela correnteza, mas por sorte, o corpo de Bombeiros que já estava próximo, conseguiu resgatar o homem, que teve apenas ferimentos leves.
    6 points
  20. 5 points
  21. Águas frias na região do NINO 3 finalmente submergindo. 28/02: 04/03: Para quem acompanha o CPC da noaa já estava aguardando por isso, conforme indicado na última imagem de 27/02.
    5 points
  22. Isolado mas extremamente potente segundo o radar de Natal: Torcer pra isso desviar de mim, porque se me atingir coitado do telhado de casa. No satélite eu quero chamar atenção para a quantidade de instabilidades no oceano, combustível para amanhã em diante:
    5 points
  23. Aqui em SP, o pessoal mais antigo tinha um ditado; "Abril, céu de anil". Indicando que em abril começavam a aparecer os dias de céu azul mais profundo, com ar mais seco, sem a umidade típica do verão. E.T.: Anil (Também conhecido por índigo), para quem não conhece, principalmente os mais jovens , está na foto abaixo. Eram umas "pedras" azuis que nossas avós utilizavam para alvejar roupas brancas quando lavavam.
    5 points
  24. Aqui no extremo Sul , só a poeira cósmica da chuva ... O MM aqui na região.
    4 points
  25. Máxima de 27,6° por aqui. Esperava menos, mas está bom. Dia quase sem nuvens e u.r. chegando a até 40%! O p.o. bateu 12,9° em casa. Agora faz 26,3° com 49%. Vídeo de agora à tarde.
    4 points
  26. Continuando, aqui em Sampa eu acho que o inverno é mais ou menos o padrão mesmo: junho, julho e agosto. Maio pode ter e já teve eventos importantes de frio mas... não é a regra. Setembro antigamente podia ter episódios importantes de frio. E sempre foi variável: tanto podia se comportar como um mês de inverno típico, com episódios de muito frio (Para os nossos padrões) e médias baixas em alguns anos e em outros anos ser mais quente e mais com cara de primavera. Atualmente, está pendendo para a 2ª situação: nos anos 2000, setembro aqui está com episódios de calor mais frequentes e bem menos frio do que outrora. Tenho uns levantamentos que fiz no Mirante. Distribuição da frequência de mínimas absolutas anuais (1945-2023): Julho: 36,7% Agosto: 30,3% Junho: 17,7% Setembro: 8,9% Maio: 5,1% Outubro: 1,3% (1 ocorrência) Distribuição de máximas sub-14 desde 1961 (Indicativo de dias frios): Julho: 40,4% Agosto: 29,8% Junho: 18,8% Setembro: 8,4% Maio: 3,8% Outubro: 0,8%
    4 points
  27. Pela sua percepção de BH e pelo que li da descrição do Aldo, fica evidente que minha cidade fica num "meio-termo" entre SP e BH. Alguns sinais do outono ocasionalmente já ocorrem em Março, casos recentes de 2017, 2019 e 2020 por exemplo. Contudo, os sinais ficam mais evidentes no decorrer de Abril, de modo que os últimos 10 dias de Abril, quase sempre, já apresentam influência de alguma massa polar que será conhecida aqui como a "MP quebra-padrão", aquela que traz a mudança de paradigma da atmosfera úmida e abafada para uma atmosfera mais seca e muito mais confortável. Em quase 100% dos anos essa MP ocorrerá em Abril, muito ocasionalmente no final de Março ou início de Maio. O outono também é bem curto por aqui, durando não mais do que uns 30 dias em média; os últimos 10/15 dias de Maio já apresentam média típicas de inverno. Assim como é o caso de BH, em Juiz de Fora as temperaturas médias também não cairão muito mais após Maio, mas as melhores sequências de frio com certeza pertencem a Junho e Julho. Antigamente, o mês de Setembro aqui era praticamente uma continuação do inverno, com média bem parecida com Maio. Só que atualmente esse padrão mudou e Setembro tem a cara da primavera antecipada, exceto em casos de La Niña. A grosso modo, eu noto um padrão de calor mais constante desde meados de Dezembro até final de Março por aqui, enquanto o padrão de frio começa nos últimos 10 dias de Abril e vai até meados de Setembro. Isso vale, ao menos, para o casos de noites frias.
    4 points
  28. Bendita máxima de 23,7° por aqui! Isso pouco depois das 11h. POA passou toda a tarde com 22°, nublada e com vento sul. Aleluia. Agora ainda nublado e faz 22,0° com 73%. Segue o vídeo da tarde.
    3 points
  29. Pois é... fez bastante calor hoje na capital paulista. No final da manhã, houve um grande aumento na quantidade de cumulus, que deu grandes esperanças de chuvas à tarde. Porém... ficou só na esperança. No meio da tarde, a brisa marítima chegou e dissolveu tudo. Às 17 h, tínhamos céu praticamente limpo aqui na zona norte. Mirante (Aut): 20,1°C / 33,3°C Interlagos: 18,7°C / 31,9°C Em Interlagos (Zona sul) a brisa chegou antes, freando o aquecimento. Pelo menos nos últimos dias as noites têm estado mais civilizadas para dormir. Até dei descanso para o meu velho ventilador. As previsões são de mudanças entre amanhã e 4ª feira, com a chegada de uma frente fria. Inclusive com expectativas de chuvas decentes mais generalizadas, que este março ainda está devendo aqui em Sampa (Tudo bem que hoje é só dia 4...). Vamos ver se acontece tudo isso mesmo...
    3 points
  30. não estamos prontos pro próximo recorde de sensação térmica em BH
    3 points
  31. Boa noite... O dia foi totalmente inaproveitável hoje. Céu encoberto, chuva em vários momentos e algumas trovoadas. Acumulado em casa 4 mm. Com a chuva noturna de ontem, volume que informei errado (41 mm ao invés dos 45 mm que eu mencionei), tenho 45 mm neste evento frontal. Variação ontem: 18,5°C e 30,2°C Variação hoje: 18,5°C e 22,9°C Momento durante a tarde desta terça-feira, com tempo instável e chuva com trovoadas: Dia horroroso, me deu inveja do @Marcos passeando numa tarde com céu limpo, 27°C e 45% de URA/vento sul 😔
    2 points
  32. Achei que hoje poderia chover de maneira mais significativa, já que ontem houve aquela pancada isolada. Mas a secada de hoje mostra que o processo de retorno das chuvas (devido ao afastamento da alta pressão) nem sempre ocorre de maneira linear. Se hoje a brisa dissipou os cúmulos, ontem ela conseguiu alimentar eles para que trouxesse a pancada no extremo leste da cidade (ar mais instável). ------------------------------ Por aqui, temos uma noite nublada devido a esses ventos estarem soprando do mar. Nas estações do CGE, faz 23/24 graus com URA na casa dos 80%. Extremo sul com 21 graus e URA nos 100%. Imagem do radar IPMET mostra áreas isoladas de chuvas no interior do estado. Uma delas está um pouco próxima da grande SP.
    2 points
  33. Depois de 2h de espera, ouvindo trovões ao sul e oeste, temporal veio forte.
    2 points
  34. Aqui na RMBH, pelo que eu já percebi, o outono é ainda mais curto do que em áreas mais ao sul. Grosso modo, vai de 25 de abril até 10/15 de maio, período que o tempo seca e a amplitude aumenta, com noites frescas e tardes mornas, eventualmente com algum evento de frio. De meados de maio até meados de agosto, há uma enorme uniformidade térmica, que chamamos de inverno. Nas últimas décadas, as menores marcas aqui na cidade não ocorreram em junho e julho, muito menos agosto, mas em maio (2022 seguido de 1990), ambos os caso no começo da 2ª quinzena do mês, um tanto precoce - mais de 1 mês do solstício - o que mostra o inverno plenamente estabelecido em boa parte de maio. Acontece que, após estabelecido em meados de maio, a estação pouco se aprofunda e mantém um platô até meados de agosto, quando começa o processo de aquecimento da primavera. Entrando, também, no tema das mudanças de circulação, minha memória climática começa muito tarde (2008), então não vivi o clima original de BH. Tenho noção pelas médias, mas sabe mesmo só quem viveu de verdade. Eu suspeito muito que os nevoeiros, hoje raros e muito esporádicos, eram mais comuns antes. Também suspeito que o inverno era mais seco e que, hoje, temos mais influência do mar do que antes (dias parcialmente nublados e ventosos entre maio e agosto). -------------------------------------- Para minha surpresa, chove de forma moderada, com alguns raios, em vários pontos de BH nesse começo de noite o que, de forma geral, não era previsto. Agora faz 21,0C, temperatura muito próxima da mínima do dia.
    2 points
  35. Eu gosto muito dessas tuas análises @Carlos Campos e @Aldo Santos, que inclusive me fizeram relembrar dos anos 90 (minha infância, época que parecia outro planeta e que me traz muita saudade e nostalgia). Lembro que quase nunca mais tive dor nas mãos no inverno de tanto frio, mesmo atolado de casaco. Hj em dia esse tipo de sensação térmica mais extrema tem sido mais rara. Algo realmente deve ter mudado nesses últimos dez a quinze anos, e parece ser uma piora progressiva pras próximas décadas.
    2 points
  36. Pois é, Kim... boa pergunta. Aqui em Sampa chegava a garoar por dias seguidos. Me lembro de uma semana em 1991 em que garoou praticamente sem parar da 2ª até a 6ª feira. E eram umas gotículas finíssimas que a gente quase não via... mas que era facilmente perceptível pelas goteiras que caíam do telhado, pelo chão (Aliás tudo no lado externo) molhado. E uma umidade que penetrava em tudo, secar roupa era uma luta ingrata. Muitas vezes, o teto de nuvens stratus ficava tão baixo que encobria o topo dos edifícios mais altos. A garoa ainda aparece mas, nas últimas 3 décadas, a frequência e a duração diminuíram bastante. O pessoal aqui de Sampa, com menos de 30 anos de idade, não chegou a conhecer a terra da garoa. Outra coisa que era muito comum em Sampa e que também teve sua frequência bastante diminuída são os nevoeiros. Quantas e quantas vezes na minha infância, pela manhã, eu fui à escola caminhando no meio da neblina, assoprando para ver a "fumacinha" saindo da boca. O nevoeiro da noite, que começava ali pelas 20h30/21 h, e que ocorria com alguma frequência no outono/inverno, às vezes permanecendo até 10/11 h da manhã do dia seguinte, está praticamente extinto. Faz mais de 10 anos a última vez que vi nevoeiro à noite aqui na zona norte paulistana. Interessante que a frequência também diminuiu no vale do Paraíba paulista. A região de Jacareí, São José dos Campos, quando o ar estabilizava, tinha nevoeiros quase diários pela manhã no inverno, o que causava freqüentes acidentes naquele trecho da rodovia Presidente Dutra (S.Paulo-Rio). Atualmente, só as áreas mais próximas da serra do Mar ainda têm cerração com frequência. Por fim, outra coisa que anda ausente e quase que só permanece ainda também nas áreas próximas da serra do Mar, são as chuvas de infiltração. Aquelas chuvas orográficas insistentes que ocorrem no litoral paulista e paranaense, muitas vezes "subiam" a serra do Mar e atingiam toda a capital paulista. Eu também desconfio de mudanças na circulação atmosférica regional mas... sou um leigo. O vento do mar continua soprando... mas será que é do mesmo modo de antes? Mudou a quantidade de umidade que eles trazem? Alterações na temperatura superficial do Atlântico? Tem que ser alguém que conheça bem o assunto para tentar determinar as causas.
    2 points
  37. Sabemos da influência do pacífico sobre o nosso inverno quando olhamos para os análogos do passado, mas será que o atlântico vai colaborar?
    2 points
  38. Manhã de bastante sol em São Paulo. Por causa disso, as temperaturas estão disparando.
    2 points
  39. Bom dia! Buenos Aires ontem: Mínima: 16°C Máxima: 27,3°C Dia ensolarado e bem seco, com URA chegando a 19%, portanto zero sensacao de abafamento. Além disso, tínhamos vento sul fresquinho.
    2 points
  40. Depois de 19 dias, hoje finalmente a temperatura baixou de 20 graus na capital argentina, com mínima de 16°C! Agora temos condicoes muito agradáveis: sol, poucas nuvens, 26,3°C, URA de 29% e vento sul a 11 km/h. A temperatura nao deve subir muito mais hoje. O sol nasceu às 6h43 e se poe às 19h26. A semana comeca agradável, mas termina com calor, segundo o SMN:
    2 points
  41. Sobre ontem (2), tivemos um repeteco de sexta. Pela manhã, tivemos neblina novamente, mas mais fraca e localizada nas áreas baixas. A tarde novamente temporais, desse vez foram os mais fortes da semana na região. Contudo, aqui na zona rural foram apenas 2 mm. Os núcleos passaram ao norte. Na cidade a chuva foi mais forte (uns 10 mm talvez), ainda não sei acumulado. Essa chuva de lá foi de uma nuvem isolada. Dessa forma, chegamos ao terceiro dia seguido com chuva à tarde, algo muito raro aqui. A imagem de satélite da região Nordeste na tarde de ontem estava linda novamente. Nas primeiras horas da noite tínhamos muitos relâmpagos no céu, conforme mostra o print do site da Sigma, mas não choveu mais. Na expectativas de mais temporais na tarde de hoje.
    2 points
  42. Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) [SST °C] Niño 4: 1,1 ºC (-0,1) [29,2] Niño 3.4: 1,3 ºC (-0,2) [28,2] Niño 3: 1,3 ºC (-0,1) [28,0] Niño 1+2: 0,9 ºC (+0,2) [27,4]
    1 point
  43. Foi horrível essa madrugada. A base aérea de Canoas registrou 23,6 de mínima, porém lá é bem aberto. Tenho certeza que onde moro, que tem bastante concreto, ficamos pelos 25 graus tb. Dentro do ap certamente tinha em torno de 30 graus. Na janela dava pra ver que mal tinha vento na rua, e nada refrescava. O menos esforço já começava a suar. Fui ajudar meu cachorrinho que já está com catarata e nos poucos segundos guiando ele, já me encharquei. E o pobrezinho, mesmo tosado de acordo pra época, deve tá sentindo ainda mais calor.
    1 point
  44. Bafo desgraçado nesta madrugada. Minha mínima ficou em elevadíssimos 25,2°!! Mas felizmente o vento virou para SO no meio da manhã e está segurando o calor. Agora tenho 29,7° e 71%. Estou em 29° desde às 10h15 da manhã. Até agora cheguei a 30,3°. Segue o vídeo do meio-dia. Ali mostro bem a mudança no vento.
    1 point
  45. São Paulo nesse momento. Temos a presença de alguns cúmulos no céu.
    1 point
  46. Em 2011 chegou entre 1º e 3º na maioria das cidades do norte paranaense. Nas mais frias, como Apucarana, Arapongas, Faxinal do Céu, Cianorte e Campo Mourão deve ter negativado.
    1 point
  47. Sim, Michel! Mínimas negativas em vários municípios do centro-norte do Estado, tanto em 1.994 qto em 2000! Não tenho os valores d 2011.. Em 1.963, mínima de -5 em Apucarana, no norte, com cêrca de 820m de altitude!
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.