Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/18/23 in all areas

  1. 2 mortos e 3 desaparecidos devido a forte chuva que caiu na cidade de Rodeio. Choveu mais de 200 mm em poucas horas na cidade.
    12 points
  2. não chegaremos aos 30 °C em Canoas, mas a umidade e abafamento estão uma nojeira. temos que escolher: ou calorão seco com forte radiação e sob-35, ou dia nublado com ~30 °C mas umidade altíssima e madrugadas horrendas. se eu tivesse grana, a escolha seria trocar de hemisfério nessa época inabitável.
    11 points
  3. Em Rio Negrinho a chuva causou inúmeros alagamentos e alguns deslizamentos de terra.
    11 points
  4. Não sei se foi comentado... Ontem, a estação automática do INMET em Quaraí-RS registrou 40,4°C de máxima. Também ontem, São Borja chegou nos 39,6°C.
    10 points
  5. Bom dia! Ainda sobre a onda de calor de 3 a 11 de janeiro na Argentina, alguns recordes de mínima: Cipolletti (Río Negro): 27,2°C - recorde para dezembro, a 0,4°C do recorde absoluto Viedma (Río Negro): 26,3°C - recorde absoluto Paso de Indios (Chubut): 22°C - recorde para dezembro, a 0,4°C do recorde absoluto Puerto Deseado (Santa Cruz): 21,2°C - recorde absoluto 38 cidades registraram oficialmente onda de calor:
    9 points
  6. Em Indaial choveu +100 mm, causando alagamentos e a queda de parte da BR 470
    8 points
  7. Cavado que vai ajudar na turbulência da atmosfera, aumentando a chuva no fim de semana em todo o Sudeste: Os ventos também voltam a vir de NO, portanto trazendo um ingrediente a mais para as instabilidades. Hoje elas já retornam, está encerrado o micro-bloqueio de 4 dias. Amanhecemos com mínimas bem comportadas de 18,3°C aqui em casa e 14,7°C lá em Conceição do Ibitipoca. Tempo encoberto neste momento, os ventos sopram do quadrante Nordeste.
    8 points
  8. Sexta (13/01): Mínima: 18,6°C Máxima: 31,6°C Buenos Aires teve dia inteiro ensolarado e extremamente seco, com URA baixando a apenas 18% à tarde. Sábado (14/01): Mínima: 20,7°C Máxima: 32,2°C Novamente ensolarado e bem seco, com URA chegando a 19%. Estava comecando MAIS UMA ONDA DE CALOR, que continua até hoje.
    8 points
  9. TEMPESTADE, COM QUEDA DE GRANIZO NAS PARTES MAIS A NORTE DA CIDADE DE JOSÉ BONIFÁCIO. VID-20230118-WA0040.mp4
    7 points
  10. No Radar do Inea, o núcleo sobre Taubaté / Guaratinguetá parecia bem carregado.
    7 points
  11. Devido ao deslocamento da alta em 500 hpa, núcleos estão pipocando sobre a região sudeste (porém de forma isolada). Imagem do satélite Imagem dos radares
    7 points
  12. Manhã começando com céu com muitas nuvens baixas em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 21/22 graus e umidade na casa dos 80/90%. Os ventos sopram de SE segundo dados do aeroporto de Congonhas da última hora.
    7 points
  13. Tarde novamente começando quente em São Paulo. Assim como ontem, já nota-se cúmulos no céu que, mais tarde, se desenvolverão ainda mais e, junto com a entrada da brisa marítima, poderão provocar pancadas que podem ser de forte intensidade. Nas estações do CGE, temos 29/30 graus e umidade na casa dos 50%. Imagem do radar de São Roque já mostra alguns núcleos em áreas vizinhas a Grande SP.
    6 points
  14. Agora comeco a relatar como esteve o tempo nos últimos dias por aqui (termino mais tarde ou amanha, porque preciso sair pra trabalhar já já): Quinta (12/01): Mínima: 18°C Máxima: 30,1°C Dia de sol entre nuvens, com URA chegando a 25% à tarde. Tem sido comum neste verao que a URA fique abaixo de 30% durante a tarde em Buenos Aires. Pelo país, os destaques foram: Um sistema de baixa pressao de formou ao lado da costa da Patagonia, trazendo chuvas. Em Perito Moreno (Santa Cruz), choveu 39 mm, recorde mensal para janeiro. Puerto Deseado, também Santa Cruz, teve 29 mm, recorde absoluto de chuva em 24h para janeiro. No norte, uma nuvem de poeira engoliu cidades do Chaco: E duas cidades passaram dos 40°C: Rivadavia (Salta): 42,5°C Las Lomitas (Formosa): 40,9°C
    6 points
  15. Início da madrugada e faz 23,4° com 84%. Segue o vídeo de agora à noite.
    6 points
  16. Ainda sobre a questão da umidade, tem um dado muito interessante que gosto de exemplificar sobre o assunto: JANEIRO BH: insolação 182h Chuva 330 mm Umidade média 69% POA: Insolação 227h Chuva 110 mm Umidade média 73% Mesmo com um janeiro mais nublado e bem mais chuvoso, BH tem umidade média inferior à POA em janeiro. Isso ocorre justamente por causa da queda da umidade que ocorre nos dias de tempo mais aberto. --------------------------- Quanto ao monitoramento, o dia foi de sol e calor por aqui, com variação 19,4 / 30,4C. A chuva deve voltar amanhã (isolada) e aumentar nos próximos dias.
    6 points
  17. > A segunda-feira foi mais quente, com máximas de 30 a 32, maiores que no abafado Domingo. Mas a umidade mais baixa e ventos fracos durante a tarde deixaram a sensação térmica um pouco melhor. > Mas a noite de ontem foi mais abafada e as mínimas ficaram entre 22/23 de manhã. As máximas ficaram entre 29/31 no Vale do Itajaí. > Sensação ruim no fim da tarde, porque o vento parou. Agora há um vento "pré-chuva". > A máxima em SC foi de 37,29°C em Caibi. Talvez a máxima tenha ficado em Itapiranga/Tunápolis. Fez 38,8°C na exagerada estação PWS. As mínimas foram em São Joaquim. 12,2°C no Cruzeiro (não sei se totalmente padronizada) e 12,7°C no Caminho da Neve. > Nas estações da Serra do Rio do Rastro, terceira dia com máxima abaixo de 20. > A previsão não tem nada de interessante. Apesar de Dezembro e o bom começo do mês, de agora em diante é só seguir com o calor.
    6 points
  18. Não sou especialista. Mas isto é relativamente comum. Eu mesmo já vi isto em dias de chuva forte. E foram algumas vezes. Principalmente setembro/outubro. Não acho que seja um tornado. Que seria aquele funil bem definido de vento, do topo da nuvem ao solo. Tornado foi um dos poucos fenômenos naturais que nunca presenciei. Até Terremoto já tive a experiência de sentir. Mas até hoje não vi tornado, assim como aurora boreal (nos polos) e raio bola.
    5 points
  19. Máxima de 30,0° graças ao vento E e à abundante nebulosidade, mas a u.r. não baixou dos 60%. Bem abafado. Segue o vídeo que gravei na BR-116 vindo de Canoas.
    5 points
  20. O tempo ensaiou mudar em BH nessa tarde. Por volta das 16h, muitas nuvens escuras tomaram conta do céu, mas não provocaram chuva até onde vi. Foi mais um dia quente e abafado, com variação 20,1 / 31,0C na Pampulha. E hoje foi o 4º e último dia de sol e tempo firme por aqui já que, a partir de amanhã, a chuva deve voltar de forma mais abrangente na cidade. Por enquanto, temos uma noite quente, com 25ºC às 19h30.
    4 points
  21. Continua uma garoa inapreciável por aqui. Vento SE. Faz 24,2° com 89%. Segue o vídeo dessa tarde.
    4 points
  22. A pergunta é... Isto é um tornado? Especialistas digam... @Tavares @André L P Souza Outro dia consideraram isto aqui um tornado. Não acho que seja... O que acham?
    4 points
  23. Boa noite colegas! Por aqui o mês de janeiro ainda não trintou. A máxima absoluta por enquanto é de 29,4°C na estação da Epagri no bairro Mato Preto no dia 17/01. Hoje as máximas ficaram entre 24/25°C.
    3 points
  24. Meu sonho nessa época é passar 2 meses fora do Brasil. Eu odeio o bimestre jan-fev, não só pelo calor, mas por muitos outros motivos. Ao menos o dia de hoje está bom. Temos uma garoa bem fina e faz 24,7° com 85%. Minha máxima foi um pico de 26,7°.
    3 points
  25. Ar está mais seco sobre o estado de SP nesta tarde de terça feira. Nota-se claramente uma menor quantidade de núcleos em relação ao mesmo horário de ontem. Em compensação, nordeste de MG e leste de BA estão mais instáveis. Já a alta em 500mb avançou mais para o sul.
    3 points
  26. O município de São Paulo se estende até 50 km a sul do Marco Zero, na Praça da Sé. Porém, o distrito mais a sul da capital paulista, que é Marsilac, fica fora do tecido urbano da cidade. E sendo o maior distrito da cidade (200 km quadrados), ele é quase completamente coberto de floresta nativa, já que está inserido na área de proteção da Serra do Mar. Com isso, a média de "verde de São Paulo capital" fica distorcida. Ou seja, São Paulo capital tem bem menos verde do que a média nos mostra.
    3 points
  27. Mas acho que foi isso o que o Juzinho quis dizer. O que pega é a distribuição. Existem bairros da área urbana com praticamente zero de verde, muitos deles oriundos de loteamentos/ocupações irregulares. ------- Para não fugir do monitoramento, a brisa marítima está entrando na capital paulista. As temperaturas estão caindo de sul para norte. Interlagos chegou nos 29,7°C de máxima e estava com 26,4°C às 14 h. O Mirante bateu nos 31,9°C, por enquanto. Existe uma pequena área de chuva isolada pegando parte da zona leste. Vamos ver como fica a tarde...
    2 points
  28. Um levantamento feito pela prefeitura de São Paulo há pouco anos atrás , revelou que 48 % da área total da cidade é de áreas verdes (florestas , parques , praças etc) ... Pelo tamanho da cidade, não é algo tão ruim , o que pega mesmo e a sua distribuição. Enquanto temos uma região igual Marsilac que é praticamente rural e conta até com cachoeiras , temos em contra-ponto um distrito igual ao Itaim Paulista que é absurdamente árido. E isso afeta e aumenta absurdamente os micro climas e as ilhas de calor pela cidade.
    2 points
  29. Boa pergunta... Acho que faz bastante sentido. São Paulo é uma cidade com pouco verde (Na verdade, acho que é mais mal distribuído do que pouco, embora seja bem abaixo do ideal). Existem regiões da cidade bem arborizadas, outras com arborização deficiente e outras totalmente "áridas". Nesses dias, eu costumo sempre dar uma espiada na estação do IAG, que fica num parque de 550 hectares (5,5 km²), com grande porcentagem de mata nativa preservada e a uns 500 m de distância de um lago. Embora o parque seja totalmente rodeado pela cidade e certamente sofre efeitos da urbanização. O IAG só informa a umidade horária mas geralmente, nesses dias de calor e ensolarados de verão, costuma bater na faixa dos 40 e poucos por cento nas horas mais quentes.
    2 points
  30. Os danos causados pelo vento se concentraram somente no meu bairro em Patrocínio. Mais algumas imagens dos danos de domingo.
    2 points
  31. Certamente a falta de cobertura vegetal impacta na umidade, a região metropolitana de SP é uma ilha de calor gigantesca, se estende por mais de 50km no sentido Leste-Oeste e por quase 30km no sentido Norte-Sul, não tem paralelo no país. --- O temporal que caiu hoje nas Zonas Oeste e Norte estava com uma formação espetacular no céu, me lembrou um mesociclone, seguem alguns registros que fiz:
    2 points
  32. Radar do Simepar pode ajudar, a chuva está forte no oeste da RMSP:E aqui no extremo da ZN o tempo praticamente já fechou e já está bem coberto de nuvens cinzas. Dia está quase virando noite aqui apesar de ainda não estar chovendo.
    2 points
  33. Mínima matinal havia sido de 25,5°; a máxima bateu 33,1°. Mas depois tivemos essa belezura no vídeo a seguir. Agora faz 23,8° com 86% e muitas nuvens. Na chuvarada bati 21,8°.
    2 points
  34. Que coisa assustadora, o mais doido são os caras assustados e se divertindo ao mesmo tempo hehehe. Eu nunca vi um redemoinho de vento como esse do vídeo. Já vivenciei microexplosões, uma delas inclusive arrancou parte do telhado aqui de casa, mas era bem diferente do vídeo, era mais aleatório, com vento sem direção definida. Como um vendaval comum de verão, só que bem mais forte e destrutivo. . . . Por aqui, um dia tranquilo e calmo. Como a chuva foi isolada pela RMBH, desta vez não escapamos: após 32 dias, BH passou alguns décimos dos 30ºC hoje. E, ao que tudo indica, assim como ocorreu em 2020, esse ano NÃO teremos o clássico veranico que costuma ocorrer em algum momento entre a 2ª quinzena de janeiro e o começo de fevereiro. A trégua da chuva será muito pequena: Agora (19h), 22,2ºC.
    2 points
  35. MAIS UMA TEMPESTADE PASSOU SOBRE JOSÉ BONIFÁCIO. MAS, MAIS IMPRESSIONANTE QUE O TEMPORAL, FOI ISTO, LOGO DEPOIS! JÁ TRAGO IMAGENS DO TEMPORAL, QUE TROUXE 22.6MM NA CIDADE.
    2 points
  36. Interessante que esta chuva que ocorreu próximo do horário do almoço nem deu sinal de vida aqui na zona norte. Por aqui, só pancadas bem rápidas e isoladas na 2ª metade da tarde. E ouvi um único trovão. A maior parte do dia foi como na foto abaixo: sol com quantidade variável de nuvens, ora quase fechado, ora com maiores aberturas. Os ventos continentais de NO a N estiveram presentes o tempo todo. Houve algumas rajadas mais fortes, que chegaram até a: Mirante: 46 km/h Interlagos: 47 km/h Aeroporto de Congonhas: 53 km/h Como costuma ocorrer em dias de ventos continentais, a zona sul aqueceu mais. Inclusive, a máxima do IAG é das 15 h e pode subir alguns décimos a mais na leitura de 0 h UTC (21 h) Mirante: 19,5°C / 28,5°C Interlagos: 20,2°C / 29,9°C IAG: 19,9°C / 28,8°C Segundo as previsões, teremos calor neste próximo fim-de-semana, podendo beliscar e até passar dos 30°C. Vamos acompanhando... Abaixo, foto tirada à tarde aqui na zona norte, por volta de 14h30.
    2 points
  37. Dia de tempo severo em Palmas-TO Durante a madrugada ocorreu uma forte pancada de chuva (32,6 mm em 1h) e durante a tarde uma nova pancada de chuva (25,6 mm em 1h) trouxe muitos estragos a cidade. Em um bairro localizado próximo ao aeroporto de Palmas vários moradores publicaram vídeos que mostram um redemoinho (possível tornado F0?) durante a tempestade. Centenas de moradores relataram destelhamento de casas, containers de lixo, mesas, cadeiras, placas e fachadas de lojas sendo arrancadas pelo vento. https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2023/01/13/video-vendaval-faz-telhados-fachadas-e-ate-placa-de-energia-solar-voarem-na-regiao-sul-de-palmas.ghtml 325619107_882491299868902_7838882517366741799_n.mp4 Créditos: https://www.instagram.com/p/CnXjHIkOAlD/ ssstwitter.com_1673643548965.mp4 Créditos: https://www.instagram.com/p/CnXlHMxO6QL/ Ventania durante temporal: 322853561_1270809320190389_6952389592908548563_n.mp4 Créditos: https://www.instagram.com/p/CnXb1RfoR5f/ 324100564_1681255535602488_2575240275983216115_n.mp4 Crpeditos: https://www.instagram.com/p/CnXo-c1KYrg/ Em Cristalândia/TO outro possível relato de Tornado 321309407_711132993939959_9027518986245697043_n.mp4 Créditos: https://www.instagram.com/p/CnXsmR3KqYQ/
    2 points
  38. Variações de hoje nas minhas estações : Juiz de Fora 18,5C / 30,8C Ibiti: 17,3C / 26,6C - Dia muito típico de verão , com o calor associado à alta umidade, facilitando a termodinâmica e as convecções. Grandes CBs se espalharam pela região e trouxeram temporais isolados. Nas minhas duas estações houve chuva, mas não acumulou nem 10mm em ambas. 13 dias em 2023, e todos os 13 dias com registro de chuva. Mas isso deve ser interrompido amanhã , com a aproximação rente à costa de uma alta em 500mb. Não chegará a ser considerado um bloqueio atmosférico, pois a chuva já retorna na Terça que vem. Mas essa pausa será suficiente para que as pessoas afetadas pelas fortes chuvas aqui na região , consigam se recuperar um pouco.
    2 points
  39. Finalmente! Uma boa chuva agora em Canoas!!! já caímos pra 25 °C.
    2 points
  40. Após a forte pancada de chuva que caiu entre o final da manhã e o início da tarde, São Paulo está tendo nesse momento sol entre nuvens, um pouco de chuva isolada e temperaturas altas. Nas estações do CGE, temos 27-29 graus e umidade na casa dos 50/60%. Imagem da câmera da região central da cidade mostra cortinas d'água em direção a leste.
    2 points
  41. 31 °C com 55 % de umidade em Canoas, espero que venha chuva pra cá tbm! Decepcionante a imagem do radar. POA está tentando repelir as instabilidades as afastando de Canoas também! kkk
    2 points
  42. 33 ou 34 graus no Vale do Itajaí e Norte catarinense com umidade próxima ou acima de 60%. Sensação estaria em 41/42°C. Não dá para se mexer que o suor é inevitável.
    2 points
  43. Níveis dos reservatórios do setor elétrico conforme dados do dia 12/01/2023 Sudeste/Centro-Oeste: 61,84% Sul: 84,55% Nordeste: 74,48% Norte: 75,64% Apenas o sul que aparesentou queda em relação à 1 semana atrás, quando estes dados foram postados aqui (quando estava em 85,16%). O norte apresentou a maior alta (estava em 66,11% no dia 05/01).
    2 points
  44. Enquanto isso, em áreas de maior altitude, está essa beleza de clima.
    2 points
  45. Os doze primeiros dias do ano na região de Porto Alegre, hoje foi muito abafado a madrugada toda, mínima de 24.8 no Jardim Botânico e 23.2 no Belém Novo, calor, calor e mais calor.
    2 points
  46. Bom dia a todos. Extremos de ontem 18,0˚C/ 28,6˚C Maior temperatura registrada desde 12/12/22. Mínima de hoje 18,3˚C. Agora, sim, estamos tendo temperaturas características da estação.
    2 points
  47. Embora sem previsão nos modelos (mas eu até esperava), na terça e na quarta-feira houve a formação de uns núcleos isolados aqui em Queimada Nova. Núcleo de terça-feira: Núcleo de quarta-feira: Esses núcleo se formaram nas mesma áreas. É provável que em alguns pontos o acumulado nos 2 dias tenha superado os 40 mm (baseado no radar), mas em nenhum dos meus pluviômetros houve chuvas nesses dias. Núcleo da tarde quarta-feira (bem isolado). Janeiro segue muito mal com acumulados de 12, 20 e 26 mm nos 3 pluviômetros que monitoro no município. A segunda metade do mês deve ser bem melhor, mas é pouco provável que janeiro consiga alcançar a média. Para os próximos 4 dias a tendência é que continuem a ocorrer pancadas isoladas como essas, depois deve melhorar.
    2 points
  48. Seria bom que colocassem os nomes do estados. Por exemplo, eu não faço a mínima ideia de onde ficam Sidrolândia nem Afonso Claudio. hahaha Por isso que é sempre bom mencionar os nomes do estados, onde for possível. __________________________________________________________________________________________________________________________ O dia começou com sol e algumas poucas nuvens em Mongaguá, Região da Baixada Santista, litoral de São Paulo. A temperatura alcançou os 28 ºC às 09:20. Jà prevejo dia desconfortável. O verão meteorológico (dezembro, janeiro e fevereiro) no litoral de São Paulo é péssimo na questão conforto térmico. Ruim demais.
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.