Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/11/23 in all areas

  1. O SMN compartilhou hoje duas fotos de satélite, comparando a vegetacao em janeiro de 2022 e em janeiro deste ano. Ano passado a situacao já nao estava boa, vínhamos de 2 anos seguidos de seca, mas a situacao piorou bastante nos últimos 365 dias:
    13 points
  2. Bom dia a todos. Primeiros dez dias de janeiro com anomalia significativa de temperatura (mais de 3˚C) e chuva intensa. Síntese do período até o momento - média das mínimas, máximas e média mensal. 16,5˚C/ 23,2˚C - 18,8˚C 203 mm acumulados, cerca de 2/3 do previsto para o mês. Parece que a partir de hoje estas anomalias devem diminuir. Observemos. A mínima hoje foi 18,0˚C. No momento céu nublado e 21,6˚C (8h40min).
    9 points
  3. Podemos chamar essa cidade de Rivadávia de "Little Dubai" ... Rapaz tem uns 5 meses que passa dos 40 quase todos os dias , que sofrimento hehe ...
    9 points
  4. Eu ia comentar isso, o norte da Argentina parece pior que a "Índia brasileira" no começo da primavera. Faz um bom tempo que a temperatura passa dos 40ºC lá e, se não me engano, eles também sentem o maçarico de setembro/outubro. A média máxima dessas localidades deve ser bem alta para a latitude. . . . Aqui em BH, o tempo chuvoso que predominou até domingo passou e deu lugar a uma maior variação das condições do tempo. O sol voltou a aparecer, porém é intercalado com períodos nublados e algumas pancadas de chuva. Hoje, tivemos 2 momentos de isntailidades: no começo e no final da tarde, em ambos casos as chuvas foram isoladas, com registro de trovoadas após às 17h. Foi um dia típico de janeiro, com variação 18,6 / 29,2C. Chuvas fracas no fim da tarde de hoje, que baixaram a temperatura para 20,5C na Pampulha:
    7 points
  5. Uma pergunta ao pessoal de Sampa que acompanha mais diretamente: havia previsão de manhã chuvosa para a capital paulista hoje ? As previsões que vi até ontem falavam em sol com variação de nuvens, chuvas à tarde e máximas em torno dos 27°C. Aos 26/27°C até podemos chegar... se houver mais aberturas de sol. Mas confesso que esta manhã chuvosa me pegou de surpresa. Inclusive, ouvi reclamações de gente que também não estava esperando. As chuvas foram predominantemente fracas. O maior acumulado desta manhã nas estações do CGE foi 5,8 mm em Perus, extremo NO da cidade.
    7 points
  6. Em 10 dias no mês de Janeiro chegamos a incrível marca de 309 mm de chuva na estação de Ipiabas, Barra do Piraí-RJ.
    7 points
  7. > Granizo hoje em Arroio Trinta, Salto Veloso e Macieira. > Pela chuva precoce, a máxima em SC, ficou em Braço do Norte com 33,7°C. Diferente de vários outros dias, onde quase sempre a máxima ficou no Oeste. > A mínima foi de 6,9°C em Bom Jardim da Serra. > No Vale do Itajaí, as máximas ficaram entre 28/31, sem chuva. Isto é abaixo da média, ou na média. Amanhã provavelmente todo o Vale deve passar de 30. Com risco de trovoada.
    7 points
  8. Boa noite! Buenos Aires hoje: Mínima: 23°C Máxima: 33,6°C Mais um dia de sol, calor e vento do rio aparecendo no meio da tarde proporcionando tempo mais agradável. Hoje tivemos algumas nuvens também. Agora faz 25,6°C, URA de 69% e vento nordeste a 9 km/h. Amanha o tempo muda um pouco. A previsao do SMN indica muitas nuvens, com baixa possibilidade de chuvas isoladas na parte da tarde. Segue quente, com mínima de 24°C e máxima de 32°C. O sol nasce às 5h52 e se poe às 20h09 (saindo, portanto, das 20h10, que era o máximo de tarde que o sol se poe aqui).
    7 points
  9. JANEIRÃO SEGUE BOM. POR AQUI, PELOS BANCOS DE DADOS DO OGIMET.. Médias diárias variando entre 22°C e 23°C. Mas o que impressiona foi a sequência de dias encobertos e com garoa. Desde o dia 4 a noite, que cheguei a JB, ficou assim. Garoa spray a qualquer momento do dia, inclusive na hora do almoço. Ontem que no meio da tarde apareceu um sol, uns CBs. Hoje cedo, denovo, muita garoa. E a tarde CBs, trovoadas e pancadas de chuva. Não atingiram com força em casa (apenas 3.4mm), semelhante ao que aconteceu no Inmet. Mas na estação pluviométrica da ANA, a 6km da estação Inmet JB, foram registrados quase 60mm hoje. Próximo dias devem ficar mais com cara de verão, e as pancadas devem vir fortes. Algumas fotos da tarde de hoje.
    7 points
  10. Após uma manhã com chuva fraca, o céu está dando uma clareada e o sol tenta aparecer nesse momento em São Paulo. Além de nebulosidade média e alta, agora também temos nuvens baixas (mas que não são de infiltração marítima, já os ventos sopram do continente). Durante à chuva, as temperaturas chegaram a cair um pouco. Mas agora estão voltando a subir. Na maioria das estações do CGE, temos 22/23 graus e umidade na casa dos 80/90%. Em um ou outro loocal, chega aos 100%.
    6 points
  11. Aqui em Buenos Aires, manha de quarta-feira com céu parcialmente nublado e calor. Neste momento 23,2°C, URA de 77% e vento calmo. A máxima prevista é de 32°C e vamos ver se na parte da tarde conseguimos ter alguma chuva. Já faz 10 dias que nao chove na capital argentina.
    6 points
  12. Manhã começando com céu nublado em São Paulo. O sol tenta aparecer em meio às nuvens médias e altas. Nas estações do CGE, temos 19-21 graus e umidade acima dos 90%, sendo que em parte delas alcança os 100%. Pelo radar de São Roque, tem uma grande área de chuva se aproximando da grande SP.
    6 points
  13. Noite boa aqui. Faz 22,4° com 75%. Segue o time-lapse do fim da tarde de hoje.
    6 points
  14. 1/3 de janeiro já se foi e nao tivemos nenhum pico extremo de calor em Buenos Aires, todas as mínimas foram abaixo de 24°C e as máximas abaixo de 34°C. No entanto, o calor é forte e constante, portanto estamos com temperaturas acima da média: Média das mínimas: 20,9°C (+ 0,7°C) Média das máximas: 31,9°C (+ 1,8°C) Média simples: 26,4°C (+ 1,2°C) Precipitacao acumulada: 16 mm (11,9% da média)
    6 points
  15. De fato. Máxima média de 36°C em janeiro pelo visto. E já fez quase 50°C no começo do século passado (carece de fonte?). Acima de 43/44/45°C parece plenamente possível e não tão raro assim.
    5 points
  16. Bom dia! Ontem fez mais de 38°C em 29 estacoes na Argentina, sendo que quatro delas chegaram ou passaram dos 40°C: Santiago del Estero: 41,2°C Rivadavia (Salta): 41°C La RIoja: 40°C Villa María del Río Seco (Córdoba): 40°C Na Patagonia enfim refrescou. San Antonio Oeste, que vinha registrando 43°C nos últimos dias, nem chegou a 27°C ontem e agora está com apenas 16°C.
    5 points
  17. Pois é, todas as previsões que acompanhei também a expectativa era chuva somente no final da tarde. Aqui em Araraquara, começou a chover bem forte por volta das 05:00 da manhã e ficou entre moderada e forte intensidade até às 08:30. Uma grande área de instabilidade se formou no interior e foi em direção a capital, chegando bem fraca na capital por volta das 09:00. Por aqui, chuva intermitente durante todo o dia de hoje.
    4 points
  18. O Brasil está quase completamente tomado de instabilidades nessa tarde ! Realmente um número acima do normal de trovoadas !
    4 points
  19. Nem me fale... he, he. Eu também... naqueles anos, no começo de janeiro eu não aguentava mais calor, também já estava completamente saturado. Foi um martírio. As médias estão assim até hoje aqui em Sampa (Anomalias em relação à normal 1991-2020); Mirante Mínimas: 17,3°C (-2,1°C) Máximas: 24,0°C (-4,6°C) Interlagos Mínimas: 17,1°C Máximas: 23,7°C IAG Mínimas: 16,9°C (-1,7°C) Máximas: 23,9°C (-4,5°C)
    3 points
  20. > 130 mm de chuva em Alfredo Wagner ontem de noite e madrugada, trouxe alguns transtornos. > Hoje esquentou mais no Vale do Itajaí. Máximas entre 31/35. Maior parte da região passou sem chuva. > Máxima de 35,2°C em Blumenau/Itoupava Central. Amanhã, na média, deve ser ainda mais quente na região. > Mínima de 9,1°C em Bom Jardim da Serra. Janeiro tem tido poucas mínimas >=10°C.
    2 points
  21. Vídeo das trovoadas que passaram por POA em torno das 16 h. A máxima atingiu 32,5° pouco antes das 14 h.
    2 points
  22. 10° dia do ano. A chuva segue religiosamente batendo seu ponto diário. Só que hoje foi um pouquinho diferente com a chuva vindo logo pela manhã cedinho entre 4h e 8h. Mínima de hoje foi 18,3° e a média desses 10 dias está em 17.4°, pouco abaixo da normal de janeiro que é 18° Já as máximas que são o grande destaque. Hoje o sol abriu à tarde e máxima chegou aos 27 graus, a maior temperatura desse início de ano. Já a média desses 10 dias está em APENAS 24 graus. Agora os próximos dias indicam um padrão mais de chuvas tradicionais de verão em forma de pancadas e temperaturas normais de janeiro entre 18° e 27° No momento, 19:30, céu parcialmente nublado, temperatura de 21,6° em Cons. Lafaiete
    2 points
  23. Renan, na tarde de hoje, os maiores acumulados de chuva, foi no município de Juiz de Fora. Em Chapéu D'uvas/Cemaden, acumulou 65 mm de 15 h 40 até 16 h 20, a chuva continuou fraca, total de 74 mm. Em Coronel Pacheco/Inmet, de ontem para hoje, acumulou uns 110 mm, essa água vai toda para Cataguases e Pádua-RJ, mais a chuvarada em Santa Bárbara do Tugúrio. Uma pena que o radar do Pico do Couto esteja inoperante desde dezembro. É o único que presta, mostrando as áreas de chuva na Zona da Mata. O radar de MACAÉ do INEA-RJ, não capta as chuvas de Juiz de Fora até Muriaé, Miraí. Apesar do raio de ação pegar até Barbacena.
    2 points
  24. Após uma manhã escura e com várias pancadas de chuva, finalmente, pela 1ª vez no ano, a capital e boa parte da RMBH conseguiram ter boas aberturas de sol, devido à desconfiguração da ZCAS. Com isso, a temperatura "disparou" até os 29,4°C na Pampulha. Mas o destaque de hoje é esse aqui: BELO HORIZONTE COMPLETA, HOJE, 30 DIAS CONSECUTIVOS SEM CHEGAR NOS 30°C. É 1 mês de verão climático inteiro abaixo dos 30C. E não tô falando dos bairros serranos, mas da cidade toda.
    2 points
  25. E lembrando que Fevereiro vem aí, historicamente é um mês mais favorável aos bloqueios atmosféricos. Isso vale especialmente para o leste do Sudeste. Esse mês na verdade é o melhor para quem quer piscina, cachoeira e praia. Bom, mas a verdade é que o verão segue bastante confortável para nós. Eu sei que ainda haverá dias ou até sequências de dias com calor forte, mas só desse padrão estar demorando a chegar, a gente já vai levando com muito mais tranquilidade. Lembro que nos verões de 2014, 2015 e 2019 eu já estava completamente saturado de calor nessa época. E agora, sabendo que vamos ter mais uns 70/80 dias de verão climático, isso nem me desespera, pois minha paciência com o calor ainda está cheia, kkkkk.
    2 points
  26. Aqui na zona norte tivemos algumas aberturas de sol. Com isso, o Mirante chegou nos 25,2°C. Aliás, estive na rua durante a manhã e, depois de subir e descer algumas ladeiras aqui na zona norte , deu pra sentir um calorzinho e um pouco de abafamento. Algo que não ocorria até ontem. Já usei bermuda.. de boa hoje. Até comentei com um comerciante conhecido que hoje estava com jeito de chuvas à tarde, com aquele abafamento. Já a zona sul esteve mais nublada, pelo menos pela radiação da automática de Interlagos. A máxima lá ainda foi baixa para a época: 23,1°C. As previsões são de volta das condições normais do verão nos próximos dias. Podemos ter calor normal pelo menos até o próximo fim de semana. Vamos ver... Com isso, as anomalias negativas deste começo de mês começam a diminuir. Nesta época não é preciso se afobar ... pode demorar um pouco mas um dia de sol sempre aparece... he, he.
    2 points
  27. Fortes pancadas de chuva com fortes trovoadas em São Paulo nessa tarde de terça. CGE secreta estado de atenção na zonas oeste e sul da cidade. O padrão verão, enfim, retornando por aqui.
    2 points
  28. Tarde começando nubalda e com tempo abafado em São Paulo. Tivemos até um pouco de chuva isolada mais cedo. Como já vinha sendo previsto pelos modelos desde a semana passada, os ventos finalmente passaram a soprar do continente. Por enquanto, o sol ainda não deu as caras. Caso até o anoitecer isso não aconteça (o que é bastante provável), hoje a cidade complerá 1 semana sem a aparição do astro-rei. Em grande parte das estações do CGE, temos 24-26 graus e umidade na casa dos 70/80%.
    2 points
  29. Nos últimos dias por conta das ZCAS tivemos uma sequência pouco comum de dias nublados e garoentos. Desnecessário dizer que eu estou gostando demais mas já se houvem reclamações aqui e ali sobre a dificuldade de secar as roupas etc. O dia de hoje começou na mesma toada. As fotos abaixo saquei dia 02.01 na rodovia. Por aqui geraram um acumulado de apenas 12mm. Ontem:
    2 points
  30. Bom dia a todos. Depois de algum tempo ausente, vou deixar aqui registrados alguns dos dados pluviométricos que coletei ao longo do ano passado. O total anotado foi de 1537mm – nos anos anteriores foi assim: 2017 – 1512mm; 2018 – 1425mm; 2019 – 1451mm; 2020 – 1344mm e 2021 – 1043mm (média do período está em 1385mm). Mês a mês ficou assim: jan – 257mm; fev – 119mm; mar – 243mm; abr – 23mm; maio – 71mm; jun – 86mm; jul – 0mm; ago 71mm; set – 157mm; out – 122mm; nov – 132mm e dez – 256mm. Como se vê as chuvas foram bem distribuídas ao longo do ano, de sorte que o período seco foi curto e pouco severo, o que causou certa confusão na florada dos ipês rsss. Os dois anos anteriores com acumulados abaixo da média, contudo, deixaram suas marcas. Vai daí que, apesar das chuvas regulares no presente ano, muitos açudes estão com níveis baixos ainda.
    2 points
  31. Manhã começando com céu encoberto por nuvens baixas em São Paulo. Ao contrário de ontem na mesma hora, hoje não há aquela sensação de frio. Vamos ver se o sol realmente aparecerá melhor e as temperaturas irão finalmente subir bem, conforme indicam os modelos. Nas estações do CGE, temos 18-20 graus e umidade acima dos 90%, sendo que em algumas delas atingem os 100%. Segundo dados do aeroporto de Congonhas, os ventos estão soprando fraco de ENE nas últimas horas.
    2 points
  32. Aqui na Zona Norte faz uma semana praticamente que não vejo o sol, tomara que essa previsão de amanhã se confirme e ajude a tirar um pouco o mofo da casa.
    2 points
  33. 12z do europeu - Previsão de máximas para amanhã na Grande SP. Elas ocorrerão ainda no início da tarde. Em relação ao tempo aqui na Grande SP, as nuvens baixas persistem encobrindo o céu. Porém, no meio da tarde, elas deram uma boa diminuída, possibilitando que o sol aparecesse fraco em meio a nebulosidade mais alta decorrente da instabilidade da ZCAS. No momento, 19/20 graus nas estações do CGE e umidade acima dos 90%.
    2 points
  34. padilhageo, fiquei o dia todo do domingo sem acessar o abaixodezero. A cidade de Pádua esta com alagamento desde a noite de sábado, voce chegando em padua, pode seguir pela br293, ate o trevo, mas bom jesus por informaçao do INEA, esta com alagamento. não sei qual seu destino final. se for ES, pode entrar na rodovia br 356 em direçao Campos, e entrar br 101 em direção ES. Estamos com enchente em LAJE DO MURIAÉ desde o final da tarde de sabado. Aqui na entrada de casa, com 55 cm de agua no portão, rio enchendo devagar, 3 cm por hora., deve estabilizar no início da tarde, chances de ficar com uns 70 cm de agua na entrada de casa.(minha casa é um sobrado com 111 anos, portanto não inunda).
    2 points
  35. Boa noite! Máxima hoje no aeroporto de Ushuaia: 25,6°C!!!! No resto do país, hoje fez mais de 40°C em: San Antonio Oeste (Río Negro): 43,6°C Neuquén: 41°C Viedma (Río Negro): 40,1°C Teve ainda 39,5°C em Trelew, lá em baixo, em Chubut. Fez também 39,4°C em Bahía Blanca, 39°C em Maquinchao (Río Negro) e por aí vai. Calor bizarro!
    2 points
  36. Anomalias de temperatura grotescas na mini-normal da minha estação (de 2013 até agora). Por enquanto a média das máximas deste Janeiro é de 25,6°C e a anomalia é de impressionantes -5°C. Pelo fato de minha mini-normal abranger os historicamente quentes Janeiros de 2014, 2015 e 2019, a média máxima da minha estação neste mês é de elevados 30,7°C (Acredito que a média "real" de 30 anos seja ao redor dos 29,5°C). Mas ainda assim, essa anomalia mostra o quanto estamos vivenciando algo fora da casinha. Os próximos 10 dias devem ter temperaturas mais dentro do normal para a época.
    1 point
  37. Nada de novo nos céus de minha cidade: Essa grande nuvem acabou de passar pelo meu bairro e trouxe 19mm de chuva. O mês tem 176,8mm. E por incrível que pareça a situação em Juiz de Fora é uma das mais tranquilas na zona da mata. Os municípios com mais estragos e desalojados são : Cataguases, Muriaé, Tabuleiro e Santa Bárbara do Tugúrio.
    1 point
  38. Buenos Aires ontem: Mínima: 23,2°C Máxima: 32,2°C Exatamente os mesmos extremos de domingo, até pensei que estava olhando errado. Mais um dia de tempo ensolarado e com vento soprando do rio na segunda metade da tarde, trazendo certo alívio. Hoje vamos tendo uma manha de tempo ensolarado, com temperatura em 23,6°C agora. Esquenta um pouco mais que dias anteriores, com máxima prevista de 34°C, segundo o SMN. O sol nasce às 5h52 e se poe às 20h10.
    1 point
  39. Bom dia! A máxima de 39°C em Maquinchao (Río Negro) que relatei aqui no domingo foi recorde absoluto na estacao, superando o recorde anterior que tinha sido... ano passado. Terrível. Ontem foi mais um dia em que várias estacoes pela Argentina passaram dos 40°C ou se aproximaram desse valor. As mais altas: San Antonio Oeste (Río Negro): 43,2°C Río Colorado (Río Negro): 40,4°C Rivadavia (Salta): 40°C Viedma (Río Negro): 40°C
    1 point
  40. Chuva forte nesta Segunda passada aqui em Juiz de Fora. Foi uma chuva bastante distribuída , todas as estações e pluviômetros do CEMADEN da cidade chegaram a pelo menos 35mm e algumas passaram dos 60mm. Essa instabilidade pegou todas as cidades da região também, e com o solo já saturado, as enchentes e deslizamentos ocorreram facilmente. Algumas fotos: 1- São João del Rei 2- Ewbank da Câmara: 3- Muriaé
    1 point
  41. Advinhem. Uma depressão subtropical se formou na costa do Sudeste. A espertinha foi a responsável por gerar a ZCAS e as temperaturas mais baixas na região. O que me deixou bastante indignado foi que só a Climatempo noticiou a presença desta tormenta. Vergonha ao jornalismo brasileiro. Eis a estrela da semana que fez muitas gracinhas no tempo. Todos os direitos reservados:
    1 point
  42. e a previsão pra 15 dias pra Canoas (tempo.com) mostra que Janeiro finalmente mostrará as garras: lembrando que geralmente as máximas são subestimadas em 1 ou 2 graus por aqui nesse site.
    1 point
  43. Mais um registro desse domingo, dessa vez na BR-116 em direção a POA. Um pouco de solaço na cara e fazia 28°/29° no momento.
    1 point
  44. Mas em Lima raramente chove. Além disso, o clima nebuloso lá é mais no inverno.
    1 point
  45. Eu também. A única coisa que realmente me incomoda (E muito) em termos do tempo é calor prolongado e/ou calorões. E não é nem questão de humor... eu simplesmente "não funciono" com muito calor, he, he. Os verões de 2014, 2015 e 2019 para mim são traumáticos até hoje. O resto, como esses últimos dias em Sampa, por exemplo, definitivamente não me afeta. Me lembro de março de 1991, em que quase viramos sapos, de tantos dias chuvosos. Levei de boa. ----------- Por falar em insolação, a convencional do Mirante estava com 24,6 h de sol até ontem. Quase tudo fruto dos 3 primeiros dia deste mês, ensolarados e quentes. Em termos de chuva, estamos assim neste janeiro até 9 h da manhã de hoje, nas estações oficiais Mirante: 79,8 mm Interlagos: 100,6 mm
    1 point
  46. A chuva voltou a cair no litoral de São Paulo. Aqui em Mongaguá, na região da Baixada Santista, tenho agora (18:11) chuva fraca e persistente há mais de 20 minutos, 22,6 ºC e 76% de umidade relativa do ar.
    1 point
  47. Boa tarde, assim como em São Paulo, o sol segue escasso na região metropolitana de BH há semanas. Até o momento, decorrido quase 1/3 do mês, a área central da cidade teve somente 9h de insolação, o que é um valor extremamente baixo para padrões internacionais da estação. Proporcionalmente, é inferior à média de horas de sol de Londres em janeiro, no inverno deles, quando a luminosidade é naturalmente reduzida. Tem um fator que deixa a sensação de falta de sol ainda mais evidente: a chuvarada. Já caíram 260 mm desde o começo do ano e a sensação é de escuridão constante. Hoje, apesar de o tempo apresentar uma pequena melhora em relação aos últimos dias, o sol pouco apareceu. Foram algumas tímidas aberturas até o começo da tarde, quando e a chuva chegou na RMBH, após máxima já mais alta (porém passageira) de 27/28C: A ZCAS continua, com a diferença que, agora, as precipitações estão um pouco menos organizadas, como dá pra perceber na foto acima, com vista para a região norte da cidade no meio da tarde. Nesse fim de tarde, chove com 19,4C na Pampulha.
    1 point
  48. Alguém pelo amor de Deus pode falar com São Pedro para dar um tempinho pro Sol aparecer aqui no Triângulo Mineiro. Vai fazer quase 1 mês que só chove, como diz aquele meme, "eu não aguento maaaaaaais" rsrsrsrs. Fora o "frio" que anda fazendo, aqui em Araguari a temperatura não passa de 23 graus já tem vários dias.
    1 point
  49. sequência de belas mínimas desde quinta em Canoas (pela base aérea). Na área urbana deve ter sido um pouco acima, mas acredito que não muito, já que tive madrugadas muito agradáveis, com vento fresco: 05 jan - 17,5 / 31,7 °C 06 jan - 17,1 / 32,0 °C 07 jan - 16,4 / 30,1 °C 08 jan - 16,8 / 29,8 °C dados Ogimet os primeiros quatro dias do mÊs foram mais quentes, mas aquele calorão se foi rápido.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.