Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/30/22 in all areas

  1. Uma quinta-feira pra ninguém botar defeito por aqui!! Um dia de céu azul com um sol fantástico e uma brisa super agradável! Máximas variando entre 27/28°C com a umidade batendo em absurdos 32%!! Muita água num dia seco como hoje... A noite está bem agradável, pessoal caminhando pelas ruas, uma brisa bem fresca soprando de sudeste que não deixa a vontade com bermuda e regata. Vi uns malucos caminhando de moletom agora de noite. O céu está limpo, mas as nuvens já começam sua escalada pela serra e provavelmente seremos engolidos em questão de horas. 18,1°C neste momento no centro de São Bento do Sul.
    14 points
  2. E falando em calor portenho, para amanha o SMN preve outro pico de calor intenso, com máxima de 37°C! Seria o 11° dia do ano que passa dos 35°C, quando a média dos últimos 30 anos é de só cinco máximas acima de 35°C por ano. O recorde, no entanto, continua com 1943: naquele ano a temperatura passou dos 35°C DEZESSEIS vezes. Foi um verao bizarro:
    9 points
  3. As chuvas têm sido frequentes, é verdade... o que é bom. Mas os volumes poderiam ter sido melhores. Aliás, as chuvas prometidas entre ontem e hoje deixaram a desejar. Entre a tarde de ontem e agora, as estações do CGE com maiores acumulados mal passaram de 10 mm. O Mirante acumula 7,4 mm neste mesmo período. Aliás, o Mirante está fechando abaixo da média neste dezembro. Está com 159,2 mm até agora às 23 h. A normal 1991-2020 para dezembro é 231,3 mm. E a contabilização de chuvas para este mês fecha às 9 h da manhã de amanhã. Já o CGE trabalha com o valor médio de todas as estações na cidade. E esta média é de 185,5 mm para dezembro. Este mês de dezembro está praticamente neste valor da média. Embora eu ache um critério mais correto (Média de toda a cidade), o problema é que é um período mais curto, já que a maioria das estações do CGE tem menos de 12 anos de existência.
    8 points
  4. Radar de São Roque nesse momento mostra os núcleos de chuva atuando a nordeste da Grande SP. Seria bom se brotasse mais nessa região e também no extremo sul de MG para acelerar ainda mais a alta no sistema Cantareira. Já na capital paulista, noite agradável. Na maioria das estações do CGE, temos 19/20 graus e umidade acima dos 95%, sendo que muitas encostam nos 100%. Em relação às chuvas, esse dezembro não há muito do que reclamar. Elas têm sido frequentes. Aliás, tem sido assim desde o dia 20/11. Dezembro do ano passado, apesar de não ter havido nenhum bloqueio sobre o sudeste brasileiro, o leste paulista ficou dias a fio sob pós frontal (apesar de um período mais instável no miolo daquele mês). A mudança do padrão para chuvoso ocorreu apenas depois do Natal. Já as temperaturas, as máximas têm estado bem comportadas desde o dia 12. Apesar do retorno do padrão verão nessa semana (com mínimas mais altas), elas ainda não tem subido tanto.
    8 points
  5. Darley, na estação cidade Jardim/São Carlos/Cemaden, dezembro acima de 550 mm
    7 points
  6. Renan, teve temporais com raios, no extremo sul do ES a partir de 16 h 30 até perto de 18 h, ultrapassou a divisa com RJ e deve ter chovido no interior do município de Campos-RJ. Aqui no Noroeste do RJ e região de Muriaé, não formou cumulus. Espero que as chuvas caiam volumosas na sexta, está uma noite abafadíssima. Amanhã coloque mais mapas do WRF.
    7 points
  7. Hoje tive uma ótima mínima de 17,8°. Ontem esquentou um pouco. Bati 29,1°. Mas soprou vento E fraco o dia todo e o ar estava bem seco (chegou a 39%). Na sombra estava bom. Fiz esse vídeo ontem de tarde.
    6 points
  8. Buenos Aires hoje: Mínima: 16,1°C Máxima: 30,6°C O dia comecou bastante agradável, mas foi ensolarado e seco, fazendo a temperatura passar dos 30°C na parte da tarde. Agora faz quentes 26,5°C, com URA de 42% e vento noroeste a 5 km/h.
    6 points
  9. Boa noite! Estava vendo a previsao pra Buenos Aires nas próximas semanas e parece que janeiro vem quente, como sempre: É terrível o verao portenho, calor de dia e de noite. E vale lembrar que o modelo subestima as máximas. Pra hoje, por exemplo, apontava 28°C, e deu 31°C.
    6 points
  10. Eu achei que fosse ser desta vez , viu ? Confesso que achava…finalmente, uma ZCAS raiz dentro de SP ! SQN ??? Vamos aguardar os próximos dias. Mas pela imagem de satélite, parece que as instabilidades estão se consolidando pra cá mesmo. A propósito: Linda imagem de satélite! Facilmente se vê os sistemas em conjunto para organizar a ZCAS:
    6 points
  11. Sexta-feira começou com céu limpo e aumento de nuvens no decorrer do período. Mais uma manhã agradável e aproveitável para atividades ao ar livre. As mínimas ficaram na casa dos 16/17°C Temos 23,7°C neste momento no centro de SBS.
    5 points
  12. O dia amanheceu com chuva fraca e persistente em Mongaguá, na Região Metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo. Agora, às 09:30, tenho 23 ºC com chuva fraca, estando a 2 km do Oceano Atlântico. De acordo com as previsões do Coutinho, esta região onde estou não será a mais chuvosa de São Paulo em janeiro nem fevereiro. A região mais chuvosa de São Paulo será o leste-nordeste do estado, incluindo Campinas.
    5 points
  13. Primeira metade de manhã de sexta feira com céu nublado por nuvens baixas em São Paulo. Nas estações do CGE, temos 20/21 graus e umidade acima dos 90%, sendo que em várias delas o valor atinge os 100%. Pela imagem do radar de São Roque, aquela área de chuva que ficou estacionada a nordeste da Grande SP já desapareceu completamente.
    5 points
  14. A área de chuva que está atingindo a cidade de São Paulo (principalmente zonas Norte e Leste) continua praticamente estacionada na região (entre a região de Campinas e leste da RMSP) e por isso continua chovendo fraco/moderado sem parar. Uma chuva dessas é perigosa em áreas de encosta. E a persistência da chuva se deve ao deslocamento oeste-leste em linha reta (a área de chuva até chegou a se deslocar ligeiramente a sudeste, atingindo a Baixada Santista). O CGE chegou inclusive a decretar estado de atenção na Zona Norte por volta de 20h, mas a chuva ficou mais concentrada em Perus. Sudoeste da região sem chuva.
    5 points
  15. Imagem do radar de São Roque desde momento mostra pancada de chuva no leste da Grande SP e alguns núcleos mais intensos no extremo sul de Minas e região Mogiana. Já em relação às temperaturas na capital paulista temos nas estações do CGE: 25 graus em grande parte da cidade com umidade na casa dos 60/70%. 21 graus e umidade encostando os 100% no extremo sul (muito provavelmente por conta da atuação dos ventos marítimos por lá).
    4 points
  16. Para a chuva de dezembro ficar acima da média no Mirante, obrigatoriamente o Mirante teria que ter a maior chuva 24h do ano (nesse caso dezembro só perderia apenas para janeiro em chuva mensal 2022). Não lembro quando foi a última vez que teve isso por aqui no fechamento de 31/12. Se chover um pouco menos de 66,4mm(o maior valor do ano no Mirante), vai ficar dentro da média e não supera março.
    3 points
  17. Tarde chegando ao fim com temperaturas altas em grande parte de São Paulo. O sol aparece em meio a nuvens e, em alguns momentos, estamos tendo pancadas rápidas de chuva. Nas estações do CGE, temos: 26/27 graus e umidade na casa dos 60/70% em áreas mais ao norte da cidade. Apenas 19-21 graus no extremo sul com umidade entre 90 e 100%.
    3 points
  18. São Carlos já está com o dobro da média de chuva de dezembro. E Manaus vai fechar dezembro com mais de 400mm.
    2 points
  19. Planalto norte deu uma boa refrescada nessa madrugada. Mais ao oeste da região: Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e Itaiópolis as mínimas variaram entre 9/10°C. Aqui em SBS mínimas na casa dos 14°C e um céu azul maravilhosamente lindo nessa manhã:
    2 points
  20. Terceira geada neste dez e 143 dias no ano! Vídeo de Sérgio Felipe Rodrigues. Mínimas até agora; 2,3 S.Joaquim/PWS 3,1 B.Jardim/PWS 4,1 Urupema/Epagri 4,2 Vargem Bonita/PWS 4,8 Água doce/DSoares 4,9 Urubici/PWS Estações padronizadas (governo e particulares) WhatsApp Video 2022-12-29 at 05.26.58.mp4 Coutinho/ Piter Scheuer
    2 points
  21. São Paulo é um estado que perde nessas conquistas amorosas. Perdemos ZCAS para Minas Gerais, e massas de ar polar para o Paraná. hahaha Sorte nos negócios, azar no amor.
    1 point
  22. Imagem do satélite do final da manhã mostra canal umidade ainda atuando em parte do sudeste na mesma posição que vem sendo observada desde a última terça feira. Pelo radar, chuvas não estão tão generalizadas. Porém, a tendência é de isso ocorrer mais tarde.
    1 point
  23. Minha ZCAS escapando de SP, alguém segura ela no laço por favor...
    1 point
  24. Uma boa manhã ABAFADA a todos. Já estamos com 27C por aqui e a umidade relativa em 80%, gerando índice de calor de 30C. Ventos de noroeste, seguindo a orientação do canal de umidade. Hoje temos combustíveis perfeitos para temporais e chuvosas volumosas, mas amanhã a situação parece ficar particularmente mais séria com uma possível baixa pressão bem fraquinha que se forma bem próxima ao litoral do RJ. Isso pode ajudar na canalização de mais umidade e convecção, por isso muitos modelos passaram a indicar grandes volumes de chuva até o réveillon. Particularmente altos os volumes desses dois aqui:
    1 point
  25. Ontem tivemos o retorno das chuvas depois de 7 dias sem registro, foram algumas pancadas ao longo do dia, acompanhadas de bastante raios acumulando 33 mm, com isso Dezembro chega a 170 mm. No momento céu entre muitas nuvens e 21°C. Curiosidade é de que o acumulado este ano chega a 1985 mm sendo o mais chuvoso desde 2018, abaixo segue o acumulado dos últimos anos: 2022: 1985 mm 2021: 1847 mm 2020: 1469 mm 2019: 1687 mm 2018: 2050 mm
    1 point
  26. Em Araraquara a chuva não para, está chovendo de forma ininterrupta desde as 17:30 praticamente, isso porque choveu bem na última madrugada e algumas vezes durante o dia. Já se aproxima de 200mm em Araraquara mas últimas 24 horas, na cidade de São Carlos, já temos estações que passaram deste valor.
    1 point
  27. Imagem dos radares da UNESP das 23:07 mostra áreas de chuva persistindo sobre o interior paulista.
    1 point
  28. Depois do filme "O curioso caso de Benjamin Buttom", vem aí : "O Curioso Caso do Dezembro sem Máximas Sob-30". Claro que é uma piadinha infame, mas o fato é que mais uma vez o calor forte flopou e tive máxima de 28,1°C devido à cobertura grande de nuvens. A última máxima sob-30 aqui na chácara da família foi em 12-12-2022, isso é um pouco estranho em se tratando de Dezembro. Pancadas de chuva forte com trovoadas ocorreram de tarde e trouxeram mais 13,6mm para o mês, que agora soma 261mm (faltam apenas 14mm para eu chegar na média normal da minha estação). Grandes chances de alcançar os 300mm, o que fará de Dezembro o mês mais chuvoso de 2022. Depois da chuva, uma noite fresca. Faz 20,2°C.
    1 point
  29. Choveu forte com muitos raios agora pouco em Adamantina, no momento chove, porém mais fraco. Dia foi bem quente aqui com variação de 21,7°/34,2°C tanto em casa quanto no bairro buritis.
    1 point
  30. O tempo chegou a limpar em POA agora de tarde e bati máxima de 27,4°! Agora faz 22,4° com 68%. Segue o vídeo da tarde com um apanhado do dia.
    1 point
  31. A coxa de frango já tá tocando o litoral do RN, pensei que ia demorar até o fim da noite pra chegar. Enquanto isso no interior tem alguns núcleos se formando: Se eles sobreviverem e ganharem força talvez provoque alguma chuva aqui em Pombal, com muita sorte...
    1 point
  32. Dezembro até agora em Buenos Aires: Média das mínimas: 19,6°C (+ 1°C) Média das máximas: 30,2°C (+ 1,2°C) Média simples: 24,9°C (+ 1,1°C) Precipitacao acumulada: 68 mm (61,5% da média) O desvio da temperatura vai aumentar mais um pouco, já que a previsao do SMN indica calor nestes últimos dias do ano:
    1 point
  33. Sábado (24/12) Mínima: 17,8°C Máxima: 24,4°C A véspera de Natal teve chuvas de madrugada e de manha, acumulando 15 mm (mes em 68 mm). O dia foi nublado e fresco, ainda mais com o vento sudeste chegando a soprar a 22 km/h. A máxima foi registrada às 21h de sexta, porque durante o sábado nem chegamos aos 23°C. Domingo (25/12) Mínima: 11,8°C Máxima: 25,2°C Dia ensolarado e agradável. Impressionante como a madrugada de Natal foi fria. Eu estava na Grande Buenos Aires e chegava a sair fumacinha da boca. Estas foram as mínimas por aqui: San Miguel: 7,3°C El Palomar: 8,7°C Ezeiza: 8,8°C Castelar: 8,8°C La Plata: 8,8°C Merlo: 10,1°C Morón: 10,4°C Lomas de Zamora: 10,4°C San Fernando: 10,6°C Buenos Aires: 11,8°C Fonte: OFIMET Argentina
    1 point
  34. E também um apanhado geral de registros do NOAA nos EUA. Impressionante como: a) Dá pra escolher qualquer tipo de clima para viver; b) Independente do lugar, sempre haverá uma chance de um evento extremo invernal te atingir (pelo menos nos EUA Continental). Vide a máxima de 10,0º em Miami, mesma latitude do litoral paranaense; c) A montanha-russa climática nas rochosas. Denver saiu de +11º para -24º NO MESMO DIA, e 3 dias depois já voltava para +11º novamente.
    1 point
  35. O verão do Sudeste de modo geral é abafado. É a época mais chuvosa, isto é, calor e umidade alta. Mas hoje particularmente está pior aqui em Sampa. Ao menos aqui na zona norte, vem alternando episódios rápidos de chuva leve/chuviscos com aberturas de sol desde o início da manhã, como bem observado pelo Ricardo. Sol mais a umidade da chuva recém caída fazem o pior dos mundos em termos de abafamento. Mesmo num dia ensolarado de calor no verão, a umidade geralmente chega a baixar de 40% nas horas mais quentes do dia. Hoje, não baixou de 56% no Mirante e a máxima chegou nos 27,2°C. Interlagos teve 28,7°C de máxima.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.