Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/22/22 in all areas

  1. kkkkkkkk, realmente eu já falei isso várias vezes e outro que sempre gosta de lembrar é o @Marcos. De fato, chegamos no auge da orientação perpendicular dos raios solares. A partir de agora, eles vão ficando cada vez mais inclinados, até chegar ao máximo de inclinação em Junho. Pensemos positivo: Faltam só 3 meses para a dinâmica mudar bastante, hehehe.
    11 points
  2. Senti falta de alguém dizer que hoje é o solstício de verão e que a partir de amanhã, os dias ficam cada vez menores, logo podemos nos "tranquilizar", "que o outono está logo aí". Já é uma tradição baziana... Geralmente era o @Renan que trazia esta esperança kkk.
    10 points
  3. Previsão de máximas para a Grande SP para amanhã, apenas UM DIA após o SOLSTÍCIO DE VERÃO, de acordo com a 12z de hoje do europeu. ----- Por aqui continua naquele ora chove fraco, ora abre o céu! Nas estações do CGE: 14 graus no extremo sul e umidade encostando nos 100%. 16/17 graus no restante da cidade e umidade na casa dos 80/90%. Assim como o leste de SC (como comentado pelo Felipe Backendorf), a Grande SP vai fechar a segunda quinzena de dezembro com médias de temperaturas mais baixas do que a primeira metade do mês. ----- Diante de tudo isso, vale lembrar que, há exatos 10 anos atrás, o centro sul brasileiro presenciava um dezembro tórrido! O sudeste, além das temperaturas bem altas, teve chuvas bem irregulares e muito abaixo da média (consequência das altas pressões e da ausência de ZCAS).
    9 points
  4. > Máxima: 39,37°C em Içara/Linha Zilli > Mínima: -5,9°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo > Menor máxima: 2,5°C no Morro da Igreja > Rajada máxima: 128,9 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara > Fim de primavera em SC. Houveram duas queda de neve. Uma logo na entrada da estação e a outra muito fraquinha, porém inédita nos registros. A menor máxima da estação, foi em Novembro, o que é muito raro. > Registro de tornado em Itá. Várias quedas de granizo, mas o destaque foi a chuva absurda no leste (Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte) em Novembro e Dezembro, que trouxe 9 mortes e grandes acumulados. A chuva já alcançou ou está próxima de 1000 mm em alguns locais no período*: 1033 mm em Águas Mornas 1006 mm em Santo Amaro da Imperatriz/Poço Fundo 965 mm em Santo Amaro da Imperatriz/Sul do Rio 963 mm em Schroeder/Rancho Bom *Epagri @marinhonanitem mais dados da chuva? Você busca do CEMADEN?
    9 points
  5. Melhor assim: Solo saturado Chuva Acumulada no Alto da Boa Vista / RJ. 24h: + 100mm 96h: + 220mm Chuva em Petrópolis/RJ Acumulado entre 70mm e 100mm nas últimas 24h.
    9 points
  6. Lindo contraste térmico agora na região de Denver com a chegada da frente fria, temperatura caindo 20˚C em questão de minutos e a cidade sendo encoberta em uma névoa fria.
    9 points
  7. HOJE A GAROA IA E VOLTAVA. POUCO DE SOL EM ALGUNS MOMENTOS. DIA BEM AGRADÁVEL... ALGUMAS FOTOS QUE FIZ DESTA TARDE
    9 points
  8. Sobre o solstício de verão, lembro que uma vez o Rodolfo (pena que anda bastante sumido do BAZ. Saudades das postagens dele) comentou que a boa notícia era de que faltaria apenas 3 meses para a chegada do outono kkkkk ----------------------------------- CFS na média das rodadas dos últimos 3 dias está indicando, para janeiro, um cenário mais parecido com El Niño do que com La Niña em relação às chuvas. Como ultimamente este modelo não tem tido um bom acerto nas previsões, é bem capaz que esse cenário nem se confirme.
    8 points
  9. Faz sentido. Em SP a compensada é 23,1 em Janeiro e 23,5 em Fevereiro. Em Bagé é 23,8 em Janeiro e 23,1 em Fevereiro. No meio do caminho, em Indaial, um exato empate com média de 24,7 em ambos os meses. Deve ser mais ou menos dali pra baixo que começa essa inversão de Fevereiro ser suavemente mais frio que Janeiro.
    7 points
  10. Manhã começando com chuviscos isolados e algumas aberturas no céu em São Paulo. Na maioria das estações do CGE, temos 16-18 graus e umidade acima dos 95%. Os ventos sopram de SSE segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    6 points
  11. Eu acho que isso tem mais a ver com a continentalidade. Em todo o Oeste catarinense Janeiro é mais quente. Paraná e Mato Grosso do Sul também. Se não na totalidade, na maioria. Mas isso é mais do que compensado no final do inverno e primavera. Pois no interior esquenta bem mais cedo também. No final de Agosto e Setembro já ocorrem episódios fortes de calor, que não ocorrem nas áreas costeiras.
    5 points
  12. Enquanto a capital paulista vem tendo uma tarde "norueguesa", áreas mais ao interior do estado, extremo sul de MG e até mesmo no vale do paraíba vem registrando pancadas de chuva com intensidade maior. Situação bem interessante!
    5 points
  13. Mais uma vez repetimos o padrão dos últimos dias: alta pressão no oceano, vento E e cumulus. Mínima de 19,1°. Agora faz 27,3° com 52%. Vídeo do fim da manhã de hoje.
    5 points
  14. Após uma manhã com chuvisco em alguns momentos, tarde começa nublada e com o sol tentando aparecer fraco Uma situação curiosa, é que está acontecendo de, por exemplo, o tempo estar completamente fechado e, em questão de poucos minutos, aparecer várias aberturas no céu e o sol até saindo e, depois, nublando completamente novamente. Nas estações do CGE: Apenas 16/17 graus no extremo sul e umidade encostando nos 100%. 20/21 graus em áreas mais ao norte da cidade com umidade na casa dos 70/80%. Com o enfraquecimento dessa baixa, a tendência é de a infiltração marítima também enfraquecer no leste paulista e as temperaturas subirem nos próximos dias. Os modelos indicam que, à partir de sábado, os ventos ao menos em 850 hpa passam a soprar de NE sobre aqui.
    5 points
  15. Aqui Fevereiro sempre foi o mês mais quente (Aldo e Rodolfo podem me corrigir caso esteja equivocado), minha tese é que quanto mais se sobe na latitude mais próximo do solstício será o período mais quente, pois a inclinação varia mais a cada dia, já aqui nos trópicos é mais lento então o período mais quente começa mais tarde.
    5 points
  16. No padrão aqui da região, pode ser algo apenas mais restrito aos últimos anos, mas Fevereiro vem se desvinculando da imagem de mês mais tórrido do ano. Isso pode não ser uma melhora de Fevereiro. Mais provável ser uma piora de Janeiro, fazendo Fevereiro parecer melhor na comparação. Assim, nos últimos anos eu verifico que os picos de calor de Fevereiro não superam os de Janeiro, bem como as ondas de calor não duram por tantos dias. A mínima do bimestre JF normalmente vem ocorrendo em Fevereiro também, às vezes bem menor que a mínima de Janeiro. Há casos em que Fevereiro vem torrando tudo, mas parece ser mais exceção do que regra. O normal ultimamente parece estar sendo vir alguns décimos mais frio que Janeiro, às vezes mais de 1⁰C mais frio. Como está ali em São Paulo?
    5 points
  17. Surreal a velocidade de queda da temperatura. Isso é uma advecção ABSURDA.
    5 points
  18. -60,3°C em Oymiakon, Rússia -52,6°C em Rabbit Kettle, Canadá -46°C em Itulihe, China Estados Unidos está com quanto?
    5 points
  19. > Outro dia nublado no Vale do Itajaí. Parece que viramos a chave por aqui. > Dezembro bem úmido, já parou de chover, mas quase não há sol forte típico da época. As nuvens predominam na maior parte do tempo. > As máximas ficaram entre 26/28. > Em SC, a mínima ficou no Morro da Igreja, com 8,1°C e a máxima está sendo em Mondaí/Linha Catres com 33,6°C. Na louquinha do Sr. Wolfgang chegou a 36°C e na Linha Laranjeira, 33,49°C.
    4 points
  20. Infelizmente as temperaturas não seguem essa regra, os meses mais tórridos do verão são sempre Janeiro e (principalmente) Fevereiro, ainda tem muita gota de suor a ser derramada até o final do verão. --- Mais uma manhã típica de São Paulo, céu totalmente encoberto (teto deve estar em torno de 3.000 pés), com mínima de 15,6º no Mirante. Mais alto, no Pico do Jaraguá chegou a 12,8º no começo da madrugada.
    4 points
  21. Doha é litoral e Cuiabá fica no meio do continente. Isto faz uma baita diferença nos extremos. Basta ver os extremos de Nova York (Litoral) e Omaha, na mesma latitude nas planícies centrais dos EUA. Nova York nem em sonho tem as mínimas extremas de Omaha.
    4 points
  22. Bagdá, a apenas 35 m de altitude e 33°N tem: Dez: 5,1 / 17,2 Jan: 3,8 / 15,5 Fev: 5,5 / 18,5 No inverno, põe Curitiba no chinelo e é mais fria do que Lages-SC. Em compensação, no verão é o inferno na terra. Aparentemente, os invernos pífios da região são nas localidades litorâneas ou próximas do mar. Basta se afastar o suficiente do oceano que o inverno já fica razoável, mesmo a baixas altitudes.
    4 points
  23. O dia do solstício de verão não poderia ser melhor por aqui. As condições do tempo estão simplesmente perfeitas hoje ! A começar pela dinâmica proporcionada pela baixa em alto mar (variação de nuvens que passam rápido pelo céu, chuvas isoladas, ventos fortes e frescos). E devido à entrada de ventos frios da MP no oceano, as temperaturas estão um tanto decentes para um início de verão. As máximas foram de 24,8C no Alphaville e 28,6C na minha casa. Diferença maior que o normal entre as duas , provavelmente pela advecção. Agora já caiu para 19,5C no topo e 23,4C aqui na baixada, sempre com ventos bem refrescantes. Quem me dera se o verão todo fosse assim !
    4 points
  24. Eu acho que na realidade não deve chegar a tanto assim, dei um zoom agora em Dallas e na vizinha Fort Worth, 50km de distância entre elas, diferença de 9 graus: Aqui em São Paulo mesmo já vimos diferenças da ordem de 10-12 graus entre os extremos sul e norte em situações de avanço de ar polar (principalmente frente seca), mas não dura muito não, em cerca de 1-2 horas já alcança a cidade toda.
    3 points
  25. Este avanço insano do frio, com quedas absurdas de temperatura no tempo e no espaço, com queda de +7 pra -13 em meia hora, com termômetros registrando +7 e -10 ao mesmo tempo dentro da mesma cidade, a poucos quarteirões de distância, é algo que me lembra aquela cena do filme O Dia Depois de Amanhã em que os personagens precisam fugir correndo de um frio mortal que congela tudo instantaneamente por onde passa.
    3 points
  26. O Oriente Médio, tem grande variações de latitude. Parte da Arábia, o Iêmen, Catar, Bahrein e Emirados tem pouca latitude. Dos 15 aos 26 mais ou menos. Irã, Iraque, Siria e Turquia tem latitude mais altas. Dos 33 aos 40 graus eu chuto. Israel e Kuwait ficam lá pelo meio eu acho. Bagdá teria que comparar com uma cidade argentina. Córdoba? Rosário? uma que estivesse na mesma latitude. No Brasil não temos como comparar.
    3 points
  27. Começo de tarde anormalmente gélido para o litoral noroeste dos EUA, Seattle tem -3º ao meio dia, com neve no chão: Engraçado que para os próximos dias (exceto amanhã) a temperatura volta a subir bem COM CHUVA.
    3 points
  28. Eu to vendo ele ir embora daqui Belo Horizonte/MG Parece até que foi pensado para acontecer justo no horário do solstício. Com o retorno do sol agora de tarde, a máxima alcançou os 27°C.
    3 points
  29. A região da Índia e Bangladesh tem um inverno sofrível de ruim ... Quanto ao Oriente Médio na baixitude, não vale nem a pena comentar o que é aquilo hehe ...
    3 points
  30. Imagem do satélite das 15:20 mostra que o canal de unidade migrou mais para norte nesta quarta feira. Além disso, nota-se uma grande concentração de nuvens baixas (tons cinzas mais claros) em áreas próximas aos litorais (SP e RJ). Essa nebulosidade chega a provocar chuva fraca e até moderada em alguns momentos. Já mas área mais escuras (engloba interior de SP, sul de MG e triângulo mineiro), tempo mais seco.
    3 points
  31. 1º dia de verão bem tranquilo e confortável em BH e região metropolitana. Depois de uma mínima amena de 17,7C, o tempo ficou nublado, quase sem sol, até o meio da tarde e houve algumas pancadas de chuva isoladas e pontuais pela região por volta das 14h (escutei 2 trovoadas). O sol apareceu após às 15h e foi nesse período, mais especificamente em algum momento entre 16 e 17h, que a cidade atingiu a máxima do dia: 27,4ºC. Pela previsão, amanhã o sol volta a aparecer um pouco mais por aqui, porém parece haver algum ar fresco de sul, uma vez que as temperaturas prognosticadas são outonais: 16/25C. No final de semana de Natal, as nuvens voltam a predominar, com chuva fraca e temperaturas amenas. 19h40, céu claro, vento leve e 22ºC.
    2 points
  32. Sem sombra de dúvidas, o meio oeste americano experimenta nesse momento o maior frio de 2022, com as menores temperaturas deste ano até o momento já ocorrendo agora, com patamares não registrados no inverno 2021/22.
    2 points
  33. Tem cabimento tamanha diferença a poucas quadras de distância? Por aqui pode dá uma boa diferença de tiver chovendo em uma parte e a outra não.
    2 points
  34. Frente fria chegando no Texas essa manhã, se aproximando de Dallas: No meio-oeste muita neve a caminho de St. Louis: E frio cavalar no Wyoming, onde se encontra um dos centros da alta: Olhem os valores das isobaras no norte dos EUA, vou nem comentar:
    2 points
  35. Aqui em São Paulo, mais um dia carrancudo e de pouca chuva, na zona norte só garoou em alguns momentos. No Mirante de Santana, variou entre 15,6° a 21,0º, agora temos 17,2° e esse céu:
    2 points
  36. Devido a atuação da baixa ao largo do litoral do RJ, o tempo em São Paulo está bipolar. Ora o sol aparece mais forte, ora chove fraco e ora ocorre chove com um pouco de sol. Nas estações do CGE, temos: 21/22 graus na zona norte da cidade com umidade na casa dos 60/70%. 19/20 graus e umidade na casa na casa dos 80% em áreas mais centrais (centro e zonas leste e oeste) E, por fim, apenas 16-18 graus no extremo sul com umidade encostando nos 100%. Os ventos no aeroporto de Congonhas, na atualização do meio dia, chegaram a uma velocidade média acima dos 25 km/h.
    2 points
  37. Bom dia, como era previsto, voltou a chover bastante na RMBH ontem após às 21h. Na capital, caíram expressivos 64 mm na estação convencional nas últimas 24h e, com o solo saturado de umidade, houve alguns transtornos pontuais pela região metropolitana: Pelo 3° dia consecutivo, temos o predomínio do tempo encoberto/chuvoso, sem aparições do sol. Hoje pela manhã: A previsão indica redução das chuvas a partir de agora, até com possibilidade de aberturas de sol à tarde. Até o Natal, ao que tudo indica, teremos tempo fresco, muitas nuvens e chuva mais ocasional, menos intensa e persistente que agora. O acumulado do mês chegou aos 339 mm na capital mineira (exatamente na média) e 2022 já acumula 1842 mm, acima da média, como tem ocorrido nos últimos anos.
    2 points
  38. Manhã começando com tempo encoberto e alguns chuviscos em São Paulo. Nas estações do CGE, temos 16-18 graus e umidade acima dos 95%. Os sopram de SSE segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    2 points
  39. Agora 20,4° com 85%. Time-lapse da tarde de hoje até o anoitecer. Velocidade de 120 vezes!
    2 points
  40. Essa sim ...impressiona . Latitude e altitude do RJ ...mas com máximas que nem SP com um grau a mais e 800 m de altitude consegue fácil .
    2 points
  41. Para mim, a tua cidade está entre as mais agradáveis para se viver no Brasil, com essas características. Assim como Curitiba - PR, Ponta Grossa - PR, Guarapuava - PR, Caçador - SC, Lages - SC, Vacaria - RS, etc, etc.
    2 points
  42. Com autopista Fernão Dias parada sentido Belo Horizonte, fui obrigado a fazer um desvio por Senador Amaral. Além do visual lindo da região, fazia apenas 15/16°C na cidade às 16:00 com tempo nublado e vento frio. Altitude ultrapassa os 1.500m. Agora em Varginha 17°C. Nenhuma cara de verão. Máxima foi de 26,5/27°C, mínima entre 14 e 15,5°C. Definitivamente Senador Amaral merece uma estação num topão. Existem algumas baixadas poderosíssimas acima dos 1.300m na região que devem rivalizar com Maria da Fé nas mínimas.
    1 point
  43. De novo mínima de 19,4°. Exatamente a média mínima do mês. Agora tenho 27,3° com 54%. Sol, nuvens e vento E. Vídeo de agora há pouco. Dia típico do mês!
    1 point
  44. Buenas bazianos, complicada a situação do litoral catarinense, em menos de 20 dias teve 2 episódios de chuvas extremas, acima de 300 milímetros em 72 horas, em um ano de la nina esperava totalmente o contrário do que houve, um mês de julho esperava frio e foi quente, e um mês de dezembro imaginava seco e quente, e não frio e chuvoso, a natureza tem suas cartas na manga, e a sua dinâmica.
    1 point
  45. Para os padrões brasileiros isso está ótimo, hehehe. Além disso, ainda ocorrem muitos dias com atuações de MP, frentes frias no inverno, que trazem o frio diurno também, embora geralmente menos intenso que no Sul.
    1 point
  46. Conversava hoje com o @Lucas Centurion sobre pluviômetros. A minha conclusão é que... Não são nada confiáveis médias anuais apuradas exclusivamente em pluviômetros automáticos. Pois, são inúmeros os problemas que podem ocorrer: entupimento (folha, sementes, simples inseto, tudo pode atrapalhar a medição), desalinhamento do balde, etc... Por isto acho que as convencionais do INMET, neste ponto, são fundamentais! Contudo. Ai também temos problemas. Ex: votuporanga, catanduva, etc, não fazem seus registros da sexta a noite até segunda de manhã. EX: primeiro sábado de dezembro agora choveu 126mm na ciiagro VOTUPORANGA, e, segundo o "tem notícias", filial da rede Globo, na represa de abastecimento de água da cidade choveu 180mm! Ou seja, este dado não existiria no histórico de Votuporanga. Uma solução para as automáticas seriam aqueles sensores especiais, que parecem ser uma câmera. Acredito que aquele lá não tem como ter problemas dos tradicionais pluviômetros automáticos. Hoje, o cemadem faz um brilhante trabalho na manutenção destes pluviômetros, pois, tirando os grandes centros urbanos, que tinham convencionais com apurações rigorosas e diárias, todo o restante do país tem estes problemas acima. Seria interessante até o inmet ver com a VAISALA a construção de modelos de pluviômetros que evitem estes inúmeros problemas dos pluviômetros-baldes. Só quem tem um deste sabe o trabalho que isto dá!
    1 point
  47. Já fui algumas vezes a Campos do Jordão. E discordo um pouco. Em pleno inverno, com os termômetros lá batendo 21, 22 graus. Andando na rua você sente um intenso calor. Quando sol esconde nas nuvens fica fresquinho. Mas, com sol... Mesma coisa no verão. Dia chuvoso é agradável e friozinho. Mas quando o sol Brilha. Meu Deus!
    1 point
  48. O verão em toda a serra da Mantiqueira a partir de uns 1200m também é muito agradável. Raríssimas tardes quentes (perto ou acima dos 30C), além das noites sempre amenas (jamais ficam acima de 20C as mínimas). A altitude manda demais. Como você disse , para quem gosta de frio no Brasil e ainda quer um verão gostoso, necessariamente precisará de uma certa latitude mas, principalmente, altitude.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.