Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/20/22 in all areas

  1. Pra ver como as preferências variam... Pra mim, qualquer tempo, absolutamente qualquer um, é melhor do que calor direto. Eu trocaria tranquilamente os verões 2013/2014, 2014/2015, janeiro/2019 e outros recentes... por qualquer outro tempo. Trocaria de boa por 40 dias de pós-frontal eterna, como foram janeiro e parte de fevereiro de 1979. --------------------- Falando de pluviômetros, antigamente havia o pluviógrafo, que era uma espécie de pluviômetro automático primitivo. Eu sei que a Light, por exemplo, usava em algumas de suas represas no RJ. Vi um em operação (Simulada, claro, adicionando água manualmente ) no IAG. A grosso modo, era um pluviômetro normal. Tinha uma bóia acoplada a uma pena, que registrava a altura da precipitação num papel graduado, semelhante a um termógrafo. Havia um sifão que esvaziava o aparelho toda vez que enchia totalmente. E o gráfico acompanhava o movimento da boia e, consequentemente, da pena. No fim, era só retirar o gráfico e medir a altura de cada subida. Tinha pelo menos 3 vantagens: - Lia diretamente a altura da precipitação - Podia chover 1.000 mm que não havia problema do aparelho transbordar e perder dados. - Dava para saber como a chuva evoluía com o tempo, quanto choveu durante um determinado período. Não sei porque não se faz um aperfeiçoamento desta idéia para um aparelho digital robusto, que possa ser lido a distância e que não tenha os problemas dos pluviômetros digitais atuais.. Abaixo, um pluviógrafo antigo. A. Receptor da chuva B. Recipiente C. Boia D. Parede externa H. Sifão K. Recipiente coletor Z. Vareta com pena para o registro
    10 points
  2. Florianópolis (INMET) provavelmente tem o dia mais chuvoso do ano. E com a chuva de hoje (fechamento das 9h) Floripa já tem o mês mais chuvoso de 2022 e supera os 300mm mensais, o que ainda não havia ocorrido neste ano. Florianópolis será uma das capitais com chuva acima da média em dezembro. Mais tarde vou publicar quais capitais já bateram a média (e o maior acumulado delas neste mês).
    10 points
  3. Chuva segue forte, acumulando valores próximos de 15 mm/h em todo litoral. Em Floripa praticamente todas as estações acima de 200 mm em 48h. Quedas de muros e resgate de pessoas em áreas alagadas foram confirmadas.
    10 points
  4. Em Floripa a Defesa Civil emitiu um alerta máximo de deslizamentos. As chuvas devem seguir na terça-feira na ilha durante todo dia. Alguns acumulados em 48h: CASAN/Centro: 252 mm Itacorubi: 226 mm Sto. Antônio Lisboa: 213 mm Lagoa do Peri: 202 mm Rio Vermelho: 201 mm SC-406 (Sul): 201 mm São José (INMET): 198 mm Canasvieiras: 165 mm Campeche: 162 mm Carijós: 157 mm Agronômica: 155 mm
    10 points
  5. A chuva voltou a castigar o litoral de SC. Os maiores acumulados de chuva ocorrem na região da capital, onde segue chovendo forte. Acumulados em 24h: Governador Celso Ramos: 221 mm Florianópolis (Centro): 217 mm Palhoça: 195 mm São José: 180 mm Bal. Camboriú: 168 mm Camboriú: 168 mm Navegantes: 162 mm Biguaçu: 157 mm Itajaí: 157 mm Sto. Amaro: 148 mm Itapema: 147 mm Tijucas: 146 mm Penha: 130 mm Antônio Carlos: 128 mm Bombinhas: 127 mm São Pedro de Alcântara: 123 mm Brusque: 122 mm Águas Mornas: 120 mm São Chico: 114 mm Itapoá: 111 mm
    10 points
  6. Teve máxima sub-20 hoje na minha estação…mas foi nos 1200m de Ibitipoca, hehehe. O valor foi de 18,8C. Choveu fraco a moderado o dia todo, não acumulando grandes coisas (13,5mm até agora). No meu bairro a 720m, máxima foi de 23,4C e a mínima de 19,0C. Ficou nublado e com chuva muito fraca na maior parte do dia , só aumentou a chuva agora de noite. Mas os acumulados ainda são baixos em toda a cidade. Previsão dessa precipitação ficar mais grossa a partir de agora.
    10 points
  7. Eu discordo um pouco das tuas divisas, exemplo: O sul do RS tem um verão agradável com alguns momentos de calor
    9 points
  8. Bom dia, ZCAS no Brasil: A nível de rua, como é o dia por aqui (Belo Horizonte/MG): Será um dia de amplitude muito baixa: a mínima foi de 19,5C - sintoma de uma atmosfera tropical - e a máxima deve chegar aos 21/22C. A cidade começou o dia com ameaça de transbordamento de rios e córregos.
    9 points
  9. Recorde de dezembro quebrado em Florianópolis (INMET). 207mm acumulados nas últimas 24h. Apenas 0,4mm foi o suficiente para quebrar o recorde mensal que anteriormente era 206,6mm em 25/12/1995(dado da convencional, atualmente desativada). Não sei qual foi a última vez que Florianópolis (INMET) teve uma chuva em 24h tão volumosa como hoje. Se alguém souber me avisem quando foi. Mas acredito ter sido em 2010. Florianópolis tem o maior valor mensal desde março de 2021 e o dezembro mais chuvoso em pelo menos dez anos(não consegui achar dados antes de 2013)
    9 points
  10. HÁ INFORMAÇÕES DE ALAGAMENTOS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC, E CONTINUA CHOVENDO FORTE. FORA QUASE 150MM EM POUCO TEMPO.
    9 points
  11. Fim de noite com bastante chuva entre a metade oeste de MG e GO. Imagem do satélite das 22:40 da área
    9 points
  12. Estação de São Pedro de Alcântara/SC do Cemaden, acumulou 945 mm desde o dia 26 de novembro até 22 h de hoje.
    9 points
  13. Anomalias de temperaturas nesse dezembro até o dia 19 Máximas continuam acima da média em SP (pior situação), MS e sul do Brasil, porém desvios reduziram nesses locais em relação ao dia 10. Mínimas continua acima da médias em vários locais do país, porém os desvios positivos diminuíram em relação ao dia 10
    9 points
  14. ÚLTIMA NOITE E MADRUGADA FOI CHUVOSA EM JB. ACUMULADO EM CASA FOI DE 15MM. MAS INMET BATEU 40MM E SJRP TEVE PONTOS COM 60MM! AGORA DESPEJA UM FORTE TEMPORAL NA CIDADE! VID-20221219-WA0031.mp4 QUE DEZEMBRO MARAVILHOSO!
    9 points
  15. A uns dois anos atrás eu levei uma muda de macieira pra Torres no litoral norte e plantei na casa de parentes, pra minha surpresa esse ano a muda está com alguns frutos, sinal de que Torres possui um inverno que consegue ao menos forçar a planta a entrar em dormência mesmo que de forma tardia. Agora a curiosidade é saber que tamanho esses frutos vão atingir.
    8 points
  16. O verão em toda a serra da Mantiqueira a partir de uns 1200m também é muito agradável. Raríssimas tardes quentes (perto ou acima dos 30C), além das noites sempre amenas (jamais ficam acima de 20C as mínimas). A altitude manda demais. Como você disse , para quem gosta de frio no Brasil e ainda quer um verão gostoso, necessariamente precisará de uma certa latitude mas, principalmente, altitude.
    8 points
  17. Para mim, a tua cidade está entre as mais agradáveis para se viver no Brasil, com essas características. Assim como Curitiba - PR, Ponta Grossa - PR, Guarapuava - PR, Caçador - SC, Lages - SC, Vacaria - RS, etc, etc.
    8 points
  18. São Paulo vem tendo um início de tarde com céu encoberto e temperaturas amenas. Nas estações do CGE, temos: 23/24 graus no noroeste com umidade na casa dos 70/80%. 20 graus no restante das estações com umidade na casa dos 80/90%. Ao olhar as previsões para os próximos dias, a vontade é de fugir por um tempo para o norte ou noroeste paulista. Pelos modelos, o sul e leste paulista terão pelo menos mais uns 4 dias sob ventos marítimos. Bate um desânimo ao ver aqueles ventos quadrante leste/sudeste em 850 hpa persistindo sobre essas áreas. Vale lembrar que desde a quarta feira da semana passada que estamos nessa situação. Lembra até um verão típico de Londres. Sexta-feira (16/12) até tivemos um dia com cara de verão, mas foi apenas aquilo (já que veio outra frente fria).
    8 points
  19. Os primeiros 15 dias de dezembro aqui em Mongaguá, litoral de São Paulo, foram bem abafados e desconfortáveis, com mínimas de 23 ºC, 24 ºC. Esses últimos 2 dias (desde o dia 18), essa chuva aliviou muito a sensação de calor. Hoje eu tive 20 ºC ao amanhecer. Sensação refrescante muito boa. E a chuva, para mim, é boa pra dar energia pra trabalhar. hahaha
    8 points
  20. Soma-se isso o fato dessa estação ser em POA, um dos locais mais quentes do RS nas mínimas (e também nas máximas, ainda que haja os vales). Tudo soma-se para favorecer o calor, sempre. É isso que vai para nosso histórico climático. Quando formos pesquisar o histórico, esses serão os dados levados em conta. A implicância é maior para que gosta do frio, como eu.
    8 points
  21. Manhã começando com céu encoberto e um pouco de frio em São Paulo. Mas estações do CGE, temos 16-18 graus e umidade acima dos 90%. Os ventos sopram de ESE desde, aí menos, o início da madrugada, segundo dados do aeroporto de Congonhas.
    8 points
  22. As árvores impedem a ventilação daí o calor do sol vai se acumulando no ambiente. O vento que é o responsável por remover esse calor não acontece. É diferente se as árvores fizerem sombra na estação em si, daí sim fica falsamente esfriado nas máximas. == Dia frio e chuvoso em Floripa, choveu 147mm nas últimas 24h na estação da Epagri mais próxima daqui e máxima de apenas 21,8ºC no INMET. A ordem natural foi invertida nesse dezembro, primeira quinzena de calor muito acima da média e segunda quinzena fria.
    8 points
  23. E a chuva continua nas próximas horas, a animação da imagem de satélite deixa claro que há formação de nuvens desenvolvidas a noroeste e elas estão rumando exatamente para a zona da mata mineira e RJ: Os acumulados em várias cidades vão passar dos 50mm hoje.
    7 points
  24. A cara do dia é essa, gostem as pessoas ou não: E a temperatura não passou dos 21,4C na minha estação e ficou sub-20 no @sjmolive, com máxima de 18,7C até o momento (pode subir um pouco mais). Chuva constante , porém sem ser torrencial. Mas os volumes estão bons: Acumulam até agora 35mm no Alphaville e 26,6mm no Bandeirantes. A diferença provavelmente se deve a orografia, visto que hoje não temos temporais isolados que justifiquem a diferença.
    7 points
  25. É um clima extremamente agradável, não há noites quentes. Mas para frio é complicado. Bom mesmo é esta altitude, de uns 24° em diante, com continentalidade. Caso da sua Ponta Grossa e várias outras cidades paranaenses.
    7 points
  26. E olha que a Barra do Chui fica a beira mar, não muito boa de minima, ainda queria ver uma estação em área rasa próximo ao chui, igual quando tinha o colina do sol em pelotas, poderíamos estar vendo um 15°/25° ao nível do mar, em pleno DEZEMBRO, até aqui (19), mês levemente acima da média no sul do rs
    7 points
  27. CAPITAIS QUE VÃO TERMINAR DEZEMBRO COM CHUVA ACIMA DA MÉDIA (e o acumulado até 9h de hoje 20/12, dados INMET): Florianópolis (358,6mm) Vitória (253,5mm) Manaus (255,6mm) Boa Vista (73mm) Rio Branco (310,4mm) Maceió (60,4mm) Aracaju (42,6mm) Obs: Florianópolis, Rio Branco, Maceió e Aracaju são dados da automática. Demais são convencional. Destaque para Florianópolis, que além de ser a capital que mais choveu neste mês até o momento, é também o maior desvio positivo de chuva: mais do que o dobro do esperado para o mês. O pluviômetro estourou em Florianópolis neste mês, a chuva em Floripa está muito acima do normal. Se a chuva ocorrida no início do mês tivesse pegado em cheio a região da estação do INMET, imagina o que seria o acumulado... Lembrando que Porto Velho e Belo Horizonte são as únicas capitais com média acima de 300mm em dezembro.
    7 points
  28. Apesar da latitude ruim (para quem gosta de frio), esses 917 m de altitude retiram por volta de 6 ºC de temperatura. Isso é até aceitável. Na média, a cada 1.000 metros (1 km) de altitude, a temperatura cai aproximadamente 6,5 ºC. Acaba que, no Brasil, a altitude é mais importante do que a latitude, para evitar calor.
    7 points
  29. Na cidade de Campos dos Goitacases-RJ, a estação autom. Inmet, mediu 153 mm de 16 h até 22 h, é muita chuva para a região. O modelo Cosmo indicava grandes volumes de chuva na baixada Campista, a partir de terca a quarta e quarta a quinta, mas parece que antecipou um dia. Na rodada de 12Z do dia 17, previa acumulados de 300 mm a 400 mm ou mais até a manhã de quinta(22). Na rodada de hoje, retirou esses acumulados absurdos.
    7 points
  30. CHUVA ESTACIONOU LEGAL... HAVIA DIMINUÍDO A INTENSIDADE, MAS VOLTOU A AUMENTAR. CHOVE PESADO DENOVO. CÂMERA DO TREVO, APÓS OBRAS. VOLTOU A FUNCIONAR. E MUITA ÁGUA NOS CANTEIROS DA CHUVA FORTE. CHUVARADA NA RODOVIA/TREVO
    7 points
  31. 7 points
  32. Estou na latitude 26°. Minha casa está a 857m. São Bento do Sul varia altitude entre 800m ( bairro Serra Alta como exemplo)e 1000m (regiões do Rio Vermelho Povoado. Topografia bem acidentada.
    6 points
  33. O pluviômetro estava entupido no fim de Novembro e começo de Dezembro. Isso acabou prejudicando um pouco os dados.
    6 points
  34. Falta de altitude é a pior coisa, para quem gosta de um friozinho sub 20 em todas as manhãs. Eu tenho pra mim uma regra: para alguém que gosta de frio viver confortavelmente no Brasil, precisa morar num lugar que: 1 - Esteja a sul do Trópico de Capricórnio 2 - Entre as latitudes 24 e 29, que seja cima de 800 m de altitude 3 - Da latitude 30 até o extremo sul do país, que seja acima de 500 m
    6 points
  35. Exatamente. Consegue combinar retenção noturna de calor com máximas altas.
    6 points
  36. Máxima de 22,0C. Sensação de frescor o tempo todo, mesmo no miolo do dia e praticamente no solstício de verão. Obrigado, verão chuvoso. Para amanhã, a situação da RMBH começa a ficar preocupante, com praticamente 100 mm na previsão: Há de se considerar o histórico do modelo europeu de subestimar os volumes de chuva do nosso verão. Vamos aguardar e observar.
    6 points
  37. Depois da manhã nublada, a capital paulista vai tendo uma tarde com chuva leve intermitente (O "famoso" chove-pára-chove-pára...). Até o momento, os acumulados são baixos, inferiores a 5 mm nas estações do CGE. Na maioria das estações não chegou a 2 mm. Devido à grande presença de nuvens, a amplitude térmica foi baixa hoje. Na zona norte, houve algumas "clareadas" nas nuvens durante a manhã... mas sem sol. Mirante (Aut): 18,3°C / 22,6°C Interlagos: 17,4°C / 20,5°C IAG: 17,2°C / 21,7°C As previsões são de chuvas mais intensas entre a noite de hoje e amanhã... e temperaturas amenas. Vamos ver...
    6 points
  38. Por aqui ficamos alguns dias com sol pleno e outros com sol entre muitas nuvens. Desde sábado estamos com tempo fechado úmido e frio para época. Já são três dias que meu Incoterm (abrigo externo) não bate 20°C. Sou sincero em dizer que estava animado com calor de verão, mas o Coutinho deu um banho de água fria ao dizer que janeiro fica abaixo da média por aqui... Aff... Essa sequência de chuvas acentuou ainda mais a umidade da cidade e isso incomoda um bocado. Agora, pensando que temos um El Nino no horizonte e com ele o aumento da frequência das chuvas e consequentemente a manutenção do padrão úmido... Já vou me matricular na escola de sapos pra aprender a coaxar! Temperatura não chegou nos 17°C hoje na estação Samae/centro (finalmente voltou a funcionar). Agora temos céu nublado e 16,5°C em pleno 20/12!!!
    5 points
  39. Pancadas de chuva no interior de SP nessa tarde de terça. Aqui na Grande SP caindo um pouco de chuva fraca desde o início tarde. Ao menos, não estamos naquela "full post-frontal".
    5 points
  40. Assisti um vídeo no Instagram mostrando a avenida Atlântica coberta d'água. É triste ver o retorno de uma situação q já trouxe tanta tragédia há poucos dias atrás. No Rio Grande do Sul, próximo à Passo Fundo teve granizo severo numa vasta área. Provavelmente vamos ter notícias nada boas.
    5 points
  41. Como eu detesto o verão curitibano! Só serve pra nos deixar deprimidos e sem ânimo pra nada 😡 O verão é (pra ser) a época dos shorts e das camisetas, dos passeios e das paradas pro sorvete... mas aqui não é assim! Hoje não passamos dos 19°C e chuviscou em vários momentos (nem mesmo a presença de nuvens altas e médias foram capazes de produzir uma precipitação razoável). Aí está 👇 a bela tarde!
    5 points
  42. Segunda nublada, chuvosa, variação muito pequena de temperatura com mínima de 18° e máxima de 21°; Nas últimas 24h os pluviômetros da cidade registraram entre 15mm a 19mm com chuva fina predominante. Para amanhã tem muuita água prevista, pelo Foreca são 43mm; Agora, 18:45, segue uma chuva fina, assim anoitece em Cons. Lafaiete com temperatura de 18,8°
    5 points
  43. As máximas baixas de hoje por aqui: INMET-JF: 18,5°C Alphaville-JF: 18,9°C Bandeirantes-JF: 21,4°C Ibitipoca: 18,6°C
    4 points
  44. Agora tenho 25,4° com 69%. A temperatura já bateu 27,4°. Está um pouco mais quente, já que o vento está menos forte do que ontem. Segue o vídeo dessa manhã no Centro da cidade.
    4 points
  45. Qual foi o acumulado confiável na estação mais próxima da estação INMET Florianópolis entre final de novembro e início de dezembro?
    4 points
  46. Essa onda de frio terá uma trajetória de oeste pra leste, é um versão bem hiperbólica de certas MPs no Brasil, como a do começo de novembro, que atingiu primeiro o Acre, Rondônia e Mato Grosso, e depois Minas Gerais, nos dois dias seguintes; bom, na sexta-feira, temperaturas de - 20 C ou menos de tarde ocorrerão em Illinois, Indiana, Ohio, parte de Kentucky, Virgínia Ocidental e oeste da Pensilvânia, vai pegar também o sudoeste do estado de Nova York sexta e sábado, e na sexta ainda estará muito frio com tarde abaixo de -20 C em Iowa, mas o frio começa a diminuir do Kansas mais pro oeste, a cidade de Nova York será das últimas a sentirem a onda de frio, a versão norte-americana das nossas MPs continentais, tá previsto entre -10 C e -5 C no sábado, o frio será menos intenso em Boston com mínima de -8 C e máxima de -4 C no sábado.
    4 points
  47. Excelente máxima de 24,4° aqui com bastante vento! Agora faz 21,2° com 78% e variada nebulosidade. Ainda venta. Segue o vídeo dessa tarde ventosa!
    4 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.