Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/13/22 in all areas

  1. Na quarta-feira (09), apresentei um trabalho em um evento de mostra científica na faculdade e dentre 47 trabalhos fiquei em segundo, mas mais importante, o principal objetivo, de fazer o pessoal entender melhor de onde vem os dados e o que é uma estação meteorológica, que incrivelmente muitos não fazem a menor ideia.
    16 points
  2. DETALHE CURIOSO DESTA IMAGEM. ESPELHOS DE ÁGUA NAS REPRESAS DAS HIDROELÉTRICAS. FALTA DE NUVENS NA DIREÇÃO DOS VENTOS.
    9 points
  3. Boa noite, hoje foi um dia em que a realidade deu um banho nos modelos de previsão de tempo. Depois das boas chuvas de ontem (19 mm), os modelos previam, para hoje, um dia mais nublado e com chuvas ao longo do dia, principalmente à tarde (alguns chegaram a indicar até mesmo um tempo chuvoso, com máximas baixas de 22/23C). Bom, o que ocorreu mesmo foi bem diferente: o dia até começou nublado, porém apresentou redução de nuvens ao longo do dia e terminou com CÉU LIMPO! Variação 17/27C. Creio que deve ser algum ar fresco de sul que chegou, pois a temperatura caiu sem ajuda da chuva. Para a próxima semana, depois das chuvas do feriadão (que seguem lá na previsão), parece que teremos um bom resfriamento (nada comparado ao começo do mês), com mínimas chegando a 15ºC na capital.
    9 points
  4. Tempinho de ontem; Iporã do Oeste/SC 2728mm no ano Linha Taquarussu e Aparecida neste novembro Videozinho de ontem WhatsApp Video 2022-11-13 at 00.29.27.mp4
    7 points
  5. Máxima de 29,8°. Nublado com cirrostratus, quente, abafado e, claro, não choveu. Agora faz 21,9° com 86%. Segue o time-lapse da tarde de hoje.
    7 points
  6. Noite começando com queda nas temperaturas e aumento de nuvens baixas em São Paulo. Após ter chegado a 26/27 graus na maioria das estações do CGE, agora temos 20/21 graus. A umidade está na casa dos 70/80%. No extremo sul, 17 graus e umidade encostando os 100%. Os ventos sopram de sul desde o meio da tarde a uma velocidade média que chega a ultrapassar os 20 km/h segundo dados do aeroporto de Congonhas. Imagem da câmera mostrando as nuvens baixas aumentando
    7 points
  7. Segunda metade de manhã com sol em meio a algumas nuvens altas e temperaturas altas em São Paulo. A nebulosidade se trata de cirrus e ainda não deixa o sol fraco. Nas estações do CGE temos 25/26 graus e umidade na casa dos 50/60%. Os ventos sopram de uma direção que varia de leste e nordeste segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    6 points
  8. Tem algumas instabilidades em pontos do agreste e da zona da mata entre AL e PB no momento. Há chance de pancadas fortes no sertão da PB mais tarde, de forma bem isolada. Com sorte tenho alguma chuvinha. GFS coloca chances de chuvas amanhã e segunda também, resultado de nuvens carregadas vindas do mar + cavado em posição favorável em altos níveis.
    6 points
  9. Imagem do satélite do final da noite de sábado Leste paulista coberto por nuvens baixas. Imagem do satélite da tarde de sábado (visível) Nuvens cúmulos em praticamente todo o estado. Nota-se cobertura de nuvens baixas na baixada santista e litoral norte de SP.
    5 points
  10. DEPOIS DE UM DIA MAIS AMENO ONTEM, HOJE SOL ESTÁ ESTRALANDO DENOVO. 32°C EM CASA. CONTUDO, JÁ TEM FRENTE FRIA NA GRADE. E DENOVO VOLTAMOS A UM CLIMA MAIS AMENO, INCOMUM PARA NOVEMBRO. COM MÍNIMAS DE 14°C/15°C E MÁXIMAS DE 26°C, 27°C NA PRÓXIMA SEMANA.
    4 points
  11. Até o dia 9 de Novembro, a temperatura média de Novembro no INMET-JF era de 15,3°C. ....tivemos dias quentes desde então, e a temperatura média agora subiu para 16,7°C (anomalia de -3°C). - Para termos o Novembro mais frio da história, necessita terminar com no máximo 17,9°C de média.
    3 points
  12. Estas questões sobre meio-ambiente, clima, etc, é algo que interessa as mais diversas áreas do conhecimento hoje. Acho sempre muito importante, quem conhece, ainda que minimamente o assunto, levar ao conhecimento daqueles que atuam naquele determinado ramo de conhecimento. Parabéns pelo Trabalho. No meio jurídico sempre procuro levar estes temas também, para que os profissionais do direito conheçam mais as questões ambientais. DEIXO AQUI UM ARTIGO QUE APRESENTEI ESTA SEMANA NAS REVISTAS JURÍDICAS, para o meio jurídico se inteirar mais sobre o temas debatidos nas COPs, indicando sua origem, etc... Segue link: https://jus.com.br/artigos/101062/cop-27-afinal-o-que-sao-e-como-surgiram-as-cops A meta é trazer um novo artigo, trazendo alguns pontos novos e importantes desta COP 27. Se conseguir tempo pra esta pesquisa 😅
    3 points
  13. https://www.sigmameteorologia.com/sigmaweb/?product=canal13_glm_sp
    3 points
  14. Linha de instabilidade que avançou pelo oeste de SP hoje na cidade de Suzanápolis, próximo a Ilha Solteira! Formação clássica de shelf cloud, extremamente organizada, parecendo fotos de livro didático de meteorologia! Incrível! A temperatura despencou de 25ºC pra 19ºC em minutos! 167544951_WhatsAppVideo2022-11-11at10_33_07.mp4
    3 points
  15. Adamantina hoje às 8h da manhã: Choveu granizo no centro da cidade, agora segue chovendo fraco por aqui. Momento que a instabilidade atingiu a cidade:
    3 points
  16. Tarde finalizando e noite começando com aumento de nuvens em São Paulo. Essa nebulosidade não deve trazer chuva. Se tratam de nuvens baixas devido aos ventos que passaram soprar do mar a partir do meio da tarde. Quanto mais ao norte, maiores as temperaturas. No extremo norte faz 23/24 graus com umidade na casa dos 70%. No extremo sul, 18 graus e umidade encostando nos 100%. Em áreas mais centrais (centro, ZO e ZL), 21/22 graus. O radar de São Roque mostra alguns núcleos de chuva em regiões vizinhas a grande SP.
    2 points
  17. 2 points
  18. Tarde começando com tempo abafado e muitas nuvens em São Paulo. Grande parte dessa nebulosidade se trata de cúmulos. Na maioria das estações do CGE, temos 25/26 graus e umidade na casa dos 50/60%. No extremo sul, 20-22 graus e umidade na casa dos 80/90%. Pelo radar de São Roque, por enquanto sem registro de chuva em dia área de cobertura. Os ventos estão calmo.
    2 points
  19. Acumulados em algumas estações do CGE com a chuva desta sexta feira. Nota-se uma grande variação de um local para o outro.
    2 points
  20. Em BH, dando sequência ao aquecimento de ontem, o calor apertou e tivemos uma máxima muito elevada de 31,9°C na Pampulha. Também conforme previsto, o tempo mudou a partir do meio da tarde: Desde então, chove, com raios e algumas rajadas de vento. A estação da Pampulha já tem 15 mm até agora. Com isso, aquela mínima alta do amanhecer foi pro saco, já que a temperatura DESABOU para 17,7°C na capital! O feriado prolongado deve ter muita chuva por aqui.
    2 points
  21. 2 points
  22. Sim, foi bem interessante de observar o progresso estável da LI por quase todo o Oeste e Noroeste do estado. Infelizmente minha casa fica num lugar péssimo para fotografar, numa encosta e atrás de um prédio bem mais alto. Para calar a minha boca resmungona acabou que a chuva ainda acumulou 24mm.
    2 points
  23. @Maicon @Matheus b Santos @Conrado SP @marcio valverde imagens sensacionais! Parabéns parece um sistema bem estável, se mantendo sem alterações ao longo do percurso pelo interior de São Paulo.
    2 points
  24. Escureceu o dia por aqui. Mas chuva que é bom... só de poeira.
    2 points
  25. Mais uma tarde com núcleos de chuva se desenvolvendo entre MG, DF e GO. Estado de SP novamente na seca.
    2 points
  26. Um resumão das chuvas que ocorreram entre sexta e segunda aqui em Pombal, na Paraíba. Não vou falar sobre o evento citando outros locais porque o post vai ficar muito grande, talvez em outro(s) eu faça isso. Na sexta (04/11) tivemos céu com predomínio de muitas nuvens carregadas desde a hora do almoço, com a ocorrência de pancadas de chuva ao redor do município, inclusive eu postei algumas fotos desse dia num post uns dias atrás. O acumulado foi de: 0,4 mm em casa x 2,5 mm na AESA (estação oficial). No sábado (05/11) por volta das 22:20 caiu uma forte pancada de chuva, formada próxima da cidade, com duração de 30 min aprox. Por volta das 23:15 voltou a chover com moderada/forte intensidade por causa de novas instabilidades. O acumulado desse dia ficou: 40,1 mm em casa x 29,7 mm na AESA. O domingo (06/11) foi mais um dia instável e fotogênico na região. Choveu em duas ocasiões, a primeira por volta das 21h que durou cerca de 30 min, e noutra que foi das 21h40 às 22h15. Essa última foi mais forte e veio acompanhada de muitos trovões. O acumulado final desse dia foi: 17,3 mm em casa x 25,4 mm na AESA. Rafael Santos E por fim a segunda (07/11). Nesse dia eu não esperava que fosse chover já que o dia inteiro o céu teve predomínio de poucas nuvens. Mas pelas 21h30 a quantidade de nuvens aumentou bastante, e de 22h45 caiu uma pancada bem forte, com muitos trovões altos, e de duração de 25 minutos. O acumulado foi de: 14,2 mm em casa x 11,2 mm na AESA. A soma desses 4 dias foi de: 72 mm em casa x 68,8 mm na AESA, quando a média de novembro em Pombal é de apenas 9,2 mm.
    2 points
  27. Bastante vento leste por aqui há um ano atrás (12/11/2021).
    1 point
  28. Setembro e outubro são dois meses de excelente conforto térmico por aqui, essa MP histórica p mês de novembro prolongou esses dias agradáveis, me fazendo economizar bastante energia, já que em novembro a necessidade de ar condicionado e ventilador já começa a ser quase que diária. Agora 12:30 e 28,8 ºC, deve chegar a 30 pela primeira vez no mês.
    1 point
  29. Tivemos um dia extremamente clássico de verão: muita umidade, grandes nuvens de desenvolvimento vertical desde o início da tarde e a explosão de CB’s no final da tarde e início da noite. Estava na estrada entre Olaria e Lima Duarte, perto de Juiz de Fora, quando passei por uma tempestade forte de granizo, sorte que estava na van da escola , e não no meu carro. Voltando para JF, uma chuva pesada com muitos raios que não durou mais que uns 20 minutos, mas suficiente para acumular 22mm na minha Davis Vue. E agora às 21:35, continuo a ver relâmpagos no horizonte, ao mesmo tempo em que há algumas estrelas. Simplesmente a cara do verão ! Extremos nas minhas estações: Ibitipoca: 15,5 / 27,0 JF: 18,2 / 30,8
    1 point
  30. Não acreditem na sensação térmica do INMET, esses valores são exagerados pra frio, pra Primavera do Leste eles extrapolam, a tabela confiável é a do ''wind chill'' do NWS do NOAA, nos EUA, que só é usada pra temperaturas de no máximo 10 C ou 50 F e ventos a partir de 3 mph.
    1 point
  31. Máxima chegou a 26,8° por aqui, até um pouco abafado, nublou, mas não choveu. Agora faz 20,1° com elevados 85%. Será uma noite mais morna. Segue o vídeo da tarde.
    1 point
  32. Pessoal, passados 10 dias, uma novidade sobre a onda de frio do dia 1 de novembro, uma PWS na área rural do município de Tesouro/MT, a 619 m de altitude, registrou uma mínima de 11,5 C pertinho das 4 horas da tarde, e com ventos de até 37 km por hora: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ITESOU2/graph/2022-11-1/2022-11-1/daily Esses valores de tarde pro Mato Grosso até pra julho são muito baixos, que dirá novembro.
    1 point
  33. O dia já voltou ao padrão de novembro, muitas nuvens ao longo do dia, máxima de 27 graus e aquela bela pancada de chuva com direito a uns granizinhos no meio da tarde. Calor voltando mas com a chuva mantendo não é o pior dos males... Agora, 19:10, parcialmente nublado em Cons. Lafaiete, meu termômetro marca 21,3°
    1 point
  34. Acumulados pontuais de até 68,0 mm nas estações do CGE na cidade de São Paulo, agora à tarde. Os maiores valores ocorrem em parte da zona norte. Mas 70% das estações têm totais inferiores a 20 mm. Chuvas com volumes e intensidade variáveis conforme a região da cidade.
    1 point
  35. 1 point
  36. E já existe outra perturbação a caminho. Previsão do GFS pra 0z de sábado:
    1 point
  37. Radar de São Roque mostrando chuva atingindo áreas da Grande SP nesse meio de tarde. Imagine da câmera de Jandira (oeste da Grande SP) mostrando a chuva caindo por lá. A intensidade é até forte.
    1 point
  38. Tarde começando com abafamento em grande parte de São Paulo. Uma grande cobertura de nuvens altas atua sobre o leste paulista, deixando o sol fraco. Essa nebulosidade vem de instabilidade que atuam em grande parte do interior de SP. Na maioria das estações do CGE, temos 27-29 graus e umidade na casa dos 50/60%. No extremo sul, 20-22 graus e umidade na casa dos 80/90%. Enfim, temperaturas e umidades segundo o mesmo padão dos dias anteriores (ou seja, extremo sul fresco e restante da cidade mais quente). ------ Que ótimo ver esse padrão mais tempestuoso retornando em SP! Já estava fazendo falta!
    1 point
  39. Bom dia a todos. A onda de frio acabou ontem, que já foi um dia mais quente com extremos de 14,7˚C/ 26,7˚C. Foi um extenso período de 8 dias de temperatura bem abaixo da média. O mais extenso já registrado aqui desde 2019, se igualando, em duração, com a friagem de julho/ agosto/21. A média dos extremos e média estimada do período de 2 a 9 de novembro foram: 12,0˚C/ 19,8˚C - 14,9˚C. Cerca de cinco graus mais frio que o normal. Reparem que a média das máximas do período se aproxima da média da temperatura esperada para o mês de novembro. Surreal. Como o @Renan assinalou este pode ser o novembro mais frio aqui nos altos da cidade - basta ficar abaixo dos 18˚C - por enquanto estamos com 15,8˚C e temos mais 18 dias pela frente. Vamos acompanhar.
    1 point
  40. HOJE O DIA COMEÇOU COM CARA DE NOVEMBRO... COMPARANDA, ABAIXO, AS NOITES/MADRUGADAS DE HOJE COM AS DEMAIS DESTE MÊS, ATÉ ENTÂO. ONTEM INMET BATEU A MÁXIMA DO MÊS: 36.3°C. NESTE MOMENTO FAZ 24°C EM CASA, COM UR EM 72%. AR COMPLETAMENTE DIFERENTE DA MANHÂ DE ONTEM, ANTES DE A TEMPERATURA DISPARAR. ONTEM FAZIA UNS 15/14°C. HOJE COM UMIDADE ALTA E ESTE CALOR VOCÊ SENTE AR LITERALMENTE MAIS PESADO. LI VEM AVANÇANDO POR SP. HOJE A CHUVA VEM. JÁ ESTAVA NA HORA!!!
    1 point
  41. Manhã de sexta começando com sol entre muitas nuvens baixas em São Paulo. Está sendo assim desde a madrugada, mas a tendência é que elas se dissipem com o passar das horas. Na maioria das estações do CGE, temos 19/20 graus e umidade na casa dos 80/90%. No extremo sul, 16/17 graus e umidade encostando nos 100%. Os ventos sopram de leste segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    1 point
  42. Após alguns dias atuando, o VC perde força e se afasta do país. Ao mesmo tempo, alta pressão ganha força sobre o nordeste do país. 21 horas de ontem 21 horas de hoje
    1 point
  43. Bastante e alagamentos neste momento em Patrocínio. Rajadas de 63 km/h no INMET e segue chovendo forte. https://www.instagram.com/p/CkzH3gcJ9yu/
    1 point
  44. A máxima bateu os 25,8° aqui em casa, bem mais quente do que nos dias anteriores. Mínima de 14,4°. Agora faz 19,1° com 93%. Segue o vídeo das 18 h na Redenção.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.