Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/04/21 in all areas

  1. Depois de máxima de 35,5C ontem com umidade mínima de 55% a noite foi de fato infernal. Temperaturas do amanhecer no leste catarinense: minima de 25,6C aqui em Blumenau, insano!!!!! Foto desse amanhecer indiano com 25,8C 96%: Ansioso pela frente fria
    17 points
  2. Outra noite do capeta!!!! 26/27°C na maior parte das áreas baixas do Vale do Itajaí e Norte Catarinense!
    13 points
  3. No último Gif não dá pra ver direito, mas possivelmente se tratou de um quase tornado. Vejam q o bico da nuvem suga o ar em sua direção quando baixa 👇 Escureci a imagem propositalmente para melhor observação.
    13 points
  4. A mudança está chegando! Em Adamantina mais uma noite abafada, 22,1ºC de mínima, agora já temos 28,6ºC e 78,4% de U.R. Previsão de chuva para hoje, e depois um bom tempo sem chuva e com temperaturas mais amenas.
    12 points
  5. Uma das descargas atmosféricas q consegui registrar no lado sudoeste do temporal. Formação ao norte 👇 na borda de outra área de chuva q já havia perdido força, no mesmo momento da outra tempestade 👆
    12 points
  6. É INTERESSANTE FRISAR QUE A EVOLUÇÃO DESSE INTENSO CICLONE EXTRATROPICAL NÃO TRARÁ IMPACTOS SOMENTE AO SUL DO BRASIL TANTO O NOAA, QUANTO O CPTEC, MENCIONAM A FORMAÇÃO DE UMA ZCAS ASSOCIADA AO SISTEMA FRONTAL EMBUTIDO NESTE CICLONE. A ANÁLISE DO NOAA MENCIONA VALORES DIÁRIOS DE CHUVA ENTRE 75-150mm E CHAMA A ATENÇÃO PARA "VÁRIOS DIAS DE PESADA CONVECÇÃO SOBRE O SUDESTE DO BRASIL" SAÍDA 12Z DO ECMWF PROJETA ACUMULADOS SUPERIORES A 300mm NO LESTE DE MG E ES EM 7 DIAS.
    12 points
  7. Começando esquentar aqui no norte do Espirito Santo. Durante a madrugada tivemos alguma chuvinha, acumulando 3.2mm. A manhã foi de bastante nuvens e depois das 11 horas o sol apareceu forte. A boa notícia é que teremos chuvas nos próximos dias, principalmente em minas, rio e aqui no espirito santo! GFS: ECMWF: Imagens de Satélite
    11 points
  8. "Dangerously high heat index" (índice de calor perigosamente alto) segundo minha Davis. Temperatura estava em 34,9C com 64% próximo ao meio dia em Blumenau, gerando um pico de 50C na sensação de calor devido à umidade. Um temporal a sudoeste tapou o sol e a temperatura caiu um pouco. Troveja e faz 33,6C com 72% às 12:30. Está passando a sul, como mostra a imagem de satélite:
    11 points
  9. É COMUM ESTE BICO NUM CB. PRINCIPALMENTE QUANDO AR ESTÁ SATURADO DE UMIDADE. REPRESENTA O PONTO DE ASCENDÊNCIA DO AR QUENTE E ÚMIDO. NESTA FOTO QUE FIZ HOJE A TARDE MESMO ELE APARECE. ESTA ILUSTRAÇÃO MOSTRA BEM ESSA NUVEM. E COMO ELA SE FORMA.
    11 points
  10. Apareceram algumas poucas formações com Cbs no final da manhã e houve chuva isolada principalmente na parte norte. Como venta muito, os sistemas mal se organizam e logo se afastam enfraquecidos. Não espero muita coisa em termos de chuva para hoje, aliás pode até não chover em todas as áreas. É o q parece. Creio q vai refrescar mais cedo do q estava previsto. Borda iridescente de uma Cúmulo lenticular 👇
    10 points
  11. A Cb se afastando depois de provocar um rápido aguaceiro em parte do município 👇
    9 points
  12. O segundo grande sistema de trovoadas q passou por volta das 16h30 e provocou chuva forte e muita trovoada.
    9 points
  13. 9 points
  14. Bom dia à todos... Noite e madrugada muito abafadas na região de Curitiba. A mínima aki na vila foi a maior do ano e a segunda acima dos 20°C, com 20,7°C (a outra aconteceu no dia 2/1 com 20,3°C). Uma bela formação apareceu no lado oeste logo ao surgir o sol nesta manhã. Instabilidade cresce em todo o estado e tempestades devem acontecer em pontos isolados nas próximas 12hs.
    9 points
  15. A mudança de chave cada dia mais nítida. Hoje já esquentou mais, uma ligeira pré-frontal de 19°/30° Depois de uns 2 dias rondando, a chuvinha caiu em Lafaiete. Míseros 0,4mm mas caiu, saímos do zero depois de vários dias. E a previsão pro fim de semana segue animadora. Agora, 19:40, tempo parcialmente nublado, 25.4°/57% e a noite vai ser abafada antes da mudança maior no tempo.
    8 points
  16. BH está há 17 dias sob atuação do bloqueio atmosférico e há 11 sem nenhuma precipitação (já que choveu um pouco no dia 23/01), o que pode ser considerado um veranico clássico por aqui (durou, basicamente, a 2ª quinzena de janeiro). Essa semana seguiu com sol, porém com formação de algumas nuvens mais escuras e chuvas bem fracas e isoladas, sem importância, mas que já mostram uma atmosfera em mudança. O calor tem incomodado, estamos há 8 dias com máximas entre 29,2 e 31,7 (recorde do ano), ou seja, calor constante, ainda que não intenso. Porém, para os próximos dias, é consenso a formação de uma ZCAS que, pra mim, é clássica: vários institutos colocam uma sequência de 5 a 7 dias consecutivos de temperaturas máximas entre 26 e 22ºC, o que sugere constante nebulosidade/instabilidade e poucas aparições do sol. E, claro, muita chuva: volumes podem chegar aos 200mm durante o evento, o que já seria o suficiente pra média do mês ser atingida. A previsão estendida do foreca não engana: pela primeira vez no ano, teremos evento significativo de chuvas constantes e não as pancadas elétricas que têm predominado nesta estação chuvosa. Reparem no volume muito elevado entre sexta e o começo da semana que vem (a escala está alta) e as temperaturas muito abaixo dos 30ºC por toda a grade: Como dito pelo @Wallace Rezende, já são vários fevereiros consecutivos sob corredores de umidade e chuvas próximo a acima da média, com toda certeza uma compensação dos fevereiros de 2012 a 2015, marcados por chuvas irregulares.
    8 points
  17. Sim, Maicon, ambos são parecidos, e já observei várias vezes também. E claro q a chance de um funil tamanho médio é pekena no caso do meu registro. O q me deixou um pouco animado ha ha foi o movimento rotativo da base da Cb 🤔 Fiz umas setas, mas não sei se dá pra entender a minha idéia. Em todo caso, uma formação curiosa. E sim, já vi outras parecidas.
    8 points
  18. Dia tórrido hoje com variação 17,0/33,6°C na PWS. Depois do nevoeiro e do céu quase limpo, começaram as formações congestus por volta das 13/14h, evoluindo muito lentamente para Cumulonimbus q atuaram quase q exclusivamente no sudoeste e no norte. Uma dessas formações levou cerca de 2h para começar a atuar da forma tradicional e às 16h ouvi o primeiro trovão à uns 5 km daki, no lado oeste. Então saí acompanhar.
    8 points
  19. HOJE EM JOSÉ BONIFÁCIO A CHUVINHA VEIO DENOVO. NADA MUITO FORTE. APENAS OS VENTOS, NO FIM DA TARDE, QUE FORAM BEM FORTES. HOUVE ATÉ QUEDA DE ENERGIA. ALGUMAS IMAGENS DO FIM DE TARDE DE HOJE.
    8 points
  20. Hoy tuvimpos una mañana nublada y ventosa seguida una tarde soleada y agradable, la minima rondo los 19°C, la maxima los 25°C, llovio bastante de madrugada. Y el ciclon? Un poco de viento para mañana pero moderado aparentemente para Montevideo segun los pronosticos. Vamos a tener un dia soleado y fresco para la epoca pronostican maxima de 21°C y minima de 17°C.
    7 points
  21. Variação até o momento 20,7/31,7°C ou o dia mais abafado de 2021.. A mínima tem grande chance de ser superada nas próximas horas, já q outro temporal se aproxima. A chegada da primeira leva verdadeira de Cbs ocorreu após o meio-dia, por volta de 12h30/13h. Primeiramente chegaram as camadas cirrosas provenientes dos topos das Cbs. Vista para oeste, com a Cumulonimbus se aproximando. Eu estava retornando de Curitiba para Piraquara. Já em Piraquara, registrei a chegada da chuva da rodovia João Leopoldo Jacomel, à 4 km da vila. E veio um verdadeiro aguaceiro. A nuvem principal já sobre a cidade de Piraquara, onde chove muito forte. Infelizmente, na vila só caiu 1,7 mm nesse temporal q deve ter despejado uns 30 mm onde eu estava.
    7 points
  22. Litoral de SC ao RJ fritando ... Temperatura Antonina 35.9 com sensação térmica de 51 graus Paranaguá 34.8 graus com ST de 46 graus Rio de Janeiro Marambaia 38.6 com ST de 40 graus Iguape SP 34.9 com ST de 41 graus Indaial SC 32.7 com ST de 41 graus
    7 points
  23. Boa noite! Hoje foi o quinto dia seguido de céu nublado em Buenos Aires. Houve pancadas de chuva de forte intensidade, porém de forma isolada, em alguns pontos da Grande Buenos Aires e sobre o Rio da Prata. Outro dia agradável, com mínima de 20,2°C e máxima de apenas 25,1°C. Agora temos muitas nuvens aqui no centro, mas no OCBA está totalmente nublado e inclusive chove fraco (0,3 mm por enquanto), com 22,7°C, URA de 67% e vento sul a 11 km/h. Pode seguir chovendo de forma isolada esta noite e durante a madrugada, mas ao longo da quinta-feira o tempo abre e a tarde já será de sol entre poucas nuvens. Ainda estará agradável, com mínima de 17°C e máxima de 27°C. O sol nasce às 6h17 e se poe às 19h57.
    7 points
  24. A FF aqui não passou de uma garoa bem fraca, agora o céu limpou quase que totalmente. Céu de tarde, nublado mas começando a se abrir: E o céu agora, praticamente todo limpo para sul e oeste:
    6 points
  25. É... Hoje teve toda a cara de uma situação pré-frontal clássica. Tivemos muito calor e ventos de ONO a NNO constantes o dia todo, com rajadas de até 40 km/h no Mirante. Os ventos pelo menos ajudaram a reduzir a sensação de abafamento. Outro indicativo foi a presença de nuvens altas (Cirrus, cirrostratus e cirrocumulus) o tempo todo e que chegaram a cobrir totalmente o céu em vários momentos. Infelizmente, essas nuvens são muito pouco efetivas pra reduzir a intensidade do sol. Mirante: 21,7°C / 31,5°C Interlagos: 21,5°C / 33,3°C IAG: 20,4°C / 33,1°C (Até 15 h)
    6 points
  26. Porto Alegre com 22,8C 73% e rajada de 64km/h nessa tarde. Que beleza
    6 points
  27. O Normal não seria este calor todo não. Estamos bem acima da média. Normal é entre 29°C e 31°C no verão. Mas ultimamente...
    6 points
  28. Acompanhei seu monitoramento de temperaturas ao longo do verão e me impressionei com a quantidade de calor que faz por aí. O interiorzão de SP tem um clima pesado entre Setembro até Março.
    6 points
  29. A ZCIT deve se aproximar bem do norte do Nordeste na semana que vem Também vai ter um VCAN:
    6 points
  30. Máxima de 34°, com sensação térmica chegando aos 43° , todo esse calor e abafamento provocaram o surgimento de muitas CBs, algumas bem poderosas. VID_20210203_180624.mp4 Esta última:
    6 points
  31. Variação em Salinas entre 14,8 e 29,1 graus hoje. Na área urbana tive mínima de 18 graus cravados, máxima com certeza passou dos 30 graus e temperatura as 20:25 de 23°C aqui em casa.
    5 points
  32. 5 points
  33. Temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla): MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER TEMP MÁXIMA 23.56 a las 13:27:00 TEMP MÍNIMA 19.72 a las 21:52:00 Dia humedo, cubierto con lluvias a la noche.
    5 points
  34. AQUI EM BONIFÁCIO TIVEMOS UMA PANCADINHA NO COMEÇO DA TARDE, QUE NEM ACUMULOU NADA EM CASA. MAS O SOL APARECEU DENOVO. E A SENSAÇÃO BATEU 42°C.
    5 points
  35. No domingo plantei a minha terceira muda: uma ginkgo biloba (também mas menos conhecida como nogueira-do-japão). Foram vários os motivos para a escolha dessa espécie. A sua história interessante, o fato de ser gimnosperma e a única espécie remanescente do ramo do grupo gimnosperma das gincófitas, a beleza estacional (principalmente no outono, com o seu amarelo)… ah, e também o fato de ser uma espécie bem rara aqui. Há uma no jardim botânico da cidade, outra numa praça, outra num parque, mas é mesmo assim muito incomum. O preço da muda foi o mesmo que o das outras, nada excepcional, e ela é bem pequena. Não vai mudar tanto nos próximos dois ou três anos, porque o crescimento da espécie é bem lento. No entanto, ela pode viver várias gerações, e vai ser lindo isso. O salgueiro-chorão que plantei em dezembro estabeleceu-se com muita facilidade. O liquidâmbar, por outro lado, tem sofrido um pouco, sofreu com o meu erro de o fertilizar em demasia. Mas creio estar em recuperação. A próxima acho que será um ácer (Acer palmatum), mas ainda estou por me decidir.
    5 points
  36. Foreca prevendo 21°C de maxima no domingo pra cá. Será? Que venha o refresco! Vou até sentir um friozinho depois desse calorão.
    5 points
  37. SAÍDA DESTA TARDE DO MODELO EUROPEU, NA VERSÃO ESTENDIDA (240-360h) ESTÁ SINALIZANDO A FORMAÇÃO DE UMA ÁREA DE BAIXA PRESSÃO APARENTEMENTE SIMÉTRICA DE NÚCLEO QUENTE PARA MEADOS DE FEVEREIRO. MUITO LONGE AINDA PARA SE PREOCUPAR, MAS MOSTRA QUE FEVEREIRO PODERÁ NOS TRAZER SURPRESAS VALE SALIENTAR QUE ESTE ANO A TEMPERATURA DO OCEANO NA COSTA DO BRASIL ESTÁ BEM ACIMA DO NORMAL, SOBRETUDO NA COSTA DO SUL DO BRASIL, O QUE TENDE A FAVORECER CICLOGÊNESE. A SST JÁ CHEGA INCLUSIVE A 26ºC EM ÁREAS DO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL.
    5 points
  38. Por conta da entrada dos ventos marítimos, as temperaturas caíram um pouco. Além disso, estamos tendo pancadas de chuva em alguns locais da Grande SP. Toda a cidade está em estado de atenção pelo CGE. Já no MBoi Mirim, alerta para alagamentos. As temperaturas estão entre 24 e 26 graus nos locais que não tiveram tanta chuva. Já onde está chovendo com mais força, temos 21 graus como no Campo Limpo e MBoi Mirim. Radar de São Roque mostrando as pancadas de chuva. @DarleyNa verdade, praticamente janeiro todo foi de tempo abafado em São Paulo, apesar das máximas sub-30 ocorridas em alguns dias. Porém, entre os dias 27 e 31, a situação piorou bastante, já que o bloqueio se intensificou ainda mais. Isso fez com que a gente nem pudesse mais contar com as pancadas de final de tarde, deixando as noites e madrugadas abafadas (exceto no extremo sul). Apenas nos dias 2 e 3 de janeiro deste ano que tivemos um tempo mais agradável.
    5 points
  39. Tenho várias indicações: Na Zona Norte tem o Parque da Cantareira ( possui 4 núcleos) , o núcleo Pedra Grande proporciona uma belissíma vista da cidade lá do alto como mostra a primeira foto. Dois desses núcleos ( Cabuçu e Engordador) contam com cachoeiras , cachoeira pequena em geral. Na Zona Oeste temos o fatídico Pico do Jaraguá que conta com uma trilha que leva ao topo do pico e mostra uma bela imagem da metrópole lá de cima (segunda foto). Na Zona Leste , temos o Parque Ecológico do Tietê que com seus 14 milhões de metros quadrados é um dos maiores da capital, e vale muito a pena conhecer. Na Zona Sul que é a mais "rural" temos em torno de 20 cachoeiras , desde as mais fáceis de chegar como a do Marsilac e a do Jamil, até a de dificílimo acesso como a da Usina ( terceira foto) . Na ZS também indico ir no Solo Sagrado , que na beira da Guarapiranga , dá uma imagem mais "praiana" a cidade . E Fora da capital mas ainda na Grande SP, eu super indico a região de Paranapiacaba , que deve ter umas 50 cachoeiras e umas 30 trilhas interessantes para fazer , fora que o distrito de Paranapiacaba é um destaque a parte . Tem outros locais legais também , mas aí o texto ficaria muito grande hehe ... Para não fugir muito do tema, hoje estamos fritando aqui na capital paulista , máxima bateu nos 30,9 no SESC e 33,5 no Mirante.
    5 points
  40. O heat index de ontem chegou a 43°, mas mesmo assim a sensação de calor foi bem menor do que aquela onda de calor do final de setembro/começo de outubro, onde o heat index acompanhava a temperatura real por conta da baixa umidade. Já chegou um refresco por aqui, céu nublado vento oeste forte e fresco, só a temperatura que ainda não caiu muito.
    4 points
  41. Volumes de chuva pelo interior de São Paulo, Janeiro/2021 Abaixo seguem as tabelas com os valores pluviométricos totais nesse primeiro mês de 2021. Das 18 estações/pluviômetros monitoradas, apenas Adamantina, Bacuriti e Barretos apresentaram valores superiores a média usando como referência alguma normal climatológica. Outras estações das cidades de Araçatuba, Ubarana, Marília e Ribeirão Preto também apresentaram chuvas significativas que ficaram próximas da média, mas que devido à falta de uma normal ou semi-normal não foi possível fazer uma comparação específica. Destaco que os valores de Desvio (%) são calculados a partir da normal/semi-normal mais atualizada. O mês foi caracterizado por chuvas irregulares e temperaturas dentro da normalidade, com muitos dias sem chuva e outros com pancadas isoladas volumosas. Dentro das estações mais irregulares, Promissão, Pindorama, São José do Rio Preto e Araraquara registraram os menores índices pluviométricos. Considerando chuva diária ≥ 1mm, temos: 10 dias - Cafelândia 10 dias - Araraquara 11 dias - Promissão 12 dias - Pindorama 12 dias - São José do Rio Preto 12 dias - Bauru 14 dias - Ribeirão Preto 15 dias - Araçatuba 15 dias - Marília (Cemaden) 16 dias - Bacuriti 16 dias - Ubarana 16 dias - Presidente Prudente 16 dias - São Carlos 17 dias - Marília (INMet) 19 dias - Adamantina Borborema e Catanduva foram desconsideras esse mês por irregularidades no levantamento. Curioso observar que Bacuriti apresentou 6 dias de chuva a mais que Cafelândia, ambas as localidades dentro da mesma área municipal. Isso demonstra que mesmo em localidades próximas, a variabilidade pluviométrica foi bem grande, muito disso em função da ausência de um canal/convergência de umidade mais organizado e também na passagem de frentes frias. Enquanto a primeira registrou 243,9mm, Cafelândia acumulou apenas 179mm. Os baixos índices pluviométricos estão presentes em setores distintos do estado, que vai desde Araçatuba (noroeste do estado), SJRP (norte) até Araraquara (leste), essa última, com apenas 88,8mm (71,6% abaixo da média). Mesmo cidades que ficaram mais distantes da atuação forte da ASAS, predominante no segundo decêndio de janeiro em quase todo a região Sudeste (com influência a partir do dia 18 em SP), Presidente Prudente que fica no extremo oeste do estado registrou modesto volume de 195,8mm. No entanto, vale destacar Adamantina, também no oeste de SP, que recebeu bons volumes de chuva, com maior número de dias de chuva (19), maior volume diário 96,5mm e maior volume total (330,4mm). Considerando que o início da estação chuvosa foi muito ruim em boa parte do estado (com exceção de algumas cidades do NW, N e NE), esse saldo final de janeiro é preocupante se levarmos em conta as grandes cidades dependentes de águas superficiais (reservatórios). Se eu pudesse destacar algumas palavras chaves para esse mês, eu diria pelo menos essas três: irregularidade, ASAS e chuvas isoladas. Curiosidade: interessante notar que as normais climatológicas de chuva foram gradativamente aumentando seus valores a cada nova atualização, de 1931-1960 até a última de 1991-2020 (DAEE) esses valores tiveram subida muito significativa. Mesmo para as demais normais esse padrão é observado e, na realidade, nenhuma média diminuiu em relação as anteriores, só houve aumento.
    4 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.