Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/11/19 in all areas

  1. Últimas 2 últimas rodadas do GFS, principalmente a 12z que acabou de sair, mostra que a chuva finalmente poderá retornar no Brasil central no final do mês, incluindo até mesmo o oeste da Bahia e norte de Minas. É algo bem provável de acontecer, pelo que se tem observado na maioria dos anos.
    10 points
  2. Foto (bem ruim, por sinal) que tirei dessa cb mais forte vista daqui de Queimada Nova: Eu nunca tinha visto uma cb tão cedo assim, no início de setembro. Essa cb tava próxima de Pilão Arcado - BA, aliás tava bem mais bonita de perto. Imagem retirada do Instagram (@teo.santanaa).
    9 points
  3. E se setembro for apenas uma amostra do inferno que virá em outubro?
    8 points
  4. Desculpem cortar o barato de vocês, Daniel e Wagner. A 00Z do Europeu veio extremamente agressiva para o calor. Ela deslocou a bolha fervente e desértica do Brasil central em direção ao Sudeste na semana que vem, trazendo sucessivos recordes de calor para Setembro. Depois de um Maio e Junho bizarros, vem aí o Setembro aberração !
    8 points
  5. Hoje senti o cansaço devido ao calor... Máxima de 32,7°C e vento kente soprando até o final da tarde. A aproximação das Cirrus deixou o céu esbrankiçado e sem graça... Ao final da tarde, sob calmaria e calor de 27°C 👇 Poente: O vento noroeste continua injetando calor sobre as montanhas. A mínima de hoje no alto do Bradador (1.530m) ficou acima de todas as mínimas da região, tanto do planalto quando do litoral. É algo digno de nota, afinal. Na área metropolitana de Curitiba a temperatura chegou a exatos 33,0°C no bairro Orleans, oeste da cidade. Em Quatro Barras, geralmente a área mais fresca e próxima da Serra do Mar, a máxima atingiu 32°C. Na região serrana de Joinville a estação Dona Francisca (868m) teve 32,5°C de máxima. Em Cerro Azul, ao norte de Curitiba e já na divisa com São Paulo a temperatura atingiu 36°C. Os valores máximos no litoral, já comentados pelo @Guto Cesar foram excepcionais, parecidos com os valores do litoral paulista. Houve um ligeiro refresco no oeste do oeste: No Paraguai a estação de Ganadera/Boquerón, bem no interior, sob ação do vento sul registrou máxima de "apenas" 34,0°C. As máximas anteriores atingiram 41,2°C/40,7°C/41,1°C, então já pode-se dizer q "esfriou" por lá 😉
    8 points
  6. SÃO PAULO HOT ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA SÉ, OPERADA PELO CGE, QUEBROU AGORA POUCO SEU RECORDE DE CALOR PARA SETEMBRO. A ESTAÇÃO CHEGOU A 35,5ºC. O RECORDE ANTERIOR ERA 34,7ºC REGISTRADO EM 19/09/2015. OUTRA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA, UMA DAVIS QUE FICA EM UM HELIPONTO EM SÃO CAETANO DO SUL, NA RMSP, QUEBROU TAMBÉM SEU RECORDE PARA SETEMBRO. POR LÁ A TEMPERATURA CHEGOU A 35,2ºC AGORA A TARDE. O RECORDE ERA 35,1ºC DE 19/09/2015.
    7 points
  7. Acho que estamos entrando num cenário de potente onda de calor, com recordes a serem quebrados ao longo das próximas 2 semanas. Apesar de acreditar que seja apenas exagero de uma rodada, vale a pena destacar o que vem sendo indicado pelo Foreca. Bastante assustador.
    7 points
  8. 12z de hoje do europeu indicando algum dinamismo para São Paulo para as próximas 2 semanas. Parece que não teremos um bloqueio tão duradouro igual ao que ocorreu em setembro de 2015. Previsão do tempo.com
    7 points
  9. Essa semana comprei meu primeiro pedaço de terra, é um grande barranco, mas foi na baixada que imaginei uma estação ( espero que a produção de peixe pague por este sonho) para que no futuro possa contribuir com dados para com o fórum e ficar torcendo por cada recorde.
    7 points
  10. Em BH, passos largos para o setembro mais quente da história (ou bem perto disso). O calor intenso não tem data pra passar...
    6 points
  11. Agora no fim da tarde saíram alguns núcleos isolados de chuva no sertão da Bahia. Radar de Petrolina das 2010Z Imagem de satélite das 2030Z, mostrando que houve Cb no local. Segundo o Earth, há um VCAN atuando em cima da região. Talvez tenha ajudado (ou não...). Imagem do Earth de 250 hPa das 18h de Brasília.
    6 points
  12. RISCO DE CALOR HISTORICO YR pra cá: EUROPEU FORÇANDO UM 39ºC NA SEMANA QUE VEM NA RMBH:
    5 points
  13. Acrescentaria parte do triângulo Mineiro, especialmente, em altitudes abaixo de 600m. Ituiutaba mesmo, é um inferno. Frutal a mesma coisa, C. Verde, Fronteira e S. Romão.
    5 points
  14. A Convencional de Goiânia registrou incríveis 38,5ºC hoje. Diria que é bem possível nos próximos dias bater o recorde de 2015. Em 2015, Goiânia registrou 40,4ºC....o recorde anterior era de 39,6ºC. http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/10/goiania-registra-404c-e-bate-novo-recorde-historico-de-calor-diz-inmet.html
    5 points
  15. É, parece que o GFS não está tão louco ou pelo menos não está sozinho na loucura: Hoje aqui com máxima de 35,6 graus e 15% de URA. Máxima absoluta do ano e é provável que ainda seja batida nos próximos dias. Passos com máxima de 35,7 graus e 14% de URA. Maior máxima absoluta de hoje em Minas Gerais foi em São Romão, com 40,0°C, seguida por perto por Ituiutaba com 39,4°C.
    5 points
  16. Previsão de calor pra lá de histórico no sul de minas. Se não me engano, a máxima histórica de Varginha é 35/36. A cidade tem altitude média de 980m. Estação do Inmet está nos 950m. Mas boa parte da cidade encontra numa baixada, na casa dos 850-920/930. Estação antigamente estava em um topo. Hoje, numa encosta. Quem sabe não ultrapassamos os 36 e entramos para lista das cidades que atingiram 37! Chama atenção a mínima elevada, ontem e hoje por exemplo, a mínima foi na casa dos 13°C. A vantagem da altitude são as noites frescas, agora, máxima na casa dos 35°C ou acima disso com mínimas nos 20°C, é de matar, um calor muito forte!
    4 points
  17. Variação 13.6°C ~ 33.8°C em Varginha. Umidade na casa dos 20%. P.O 6.3°C. 33.8 é muito calor para Varginha, altitude média de 980m.
    4 points
  18. O mesmo não se pode dizer daqui. Vamos variar entre muito calor, calor e calor moderado, rsrsrs. Se confirma isso, podemos mesmo superar Setembro-15 no recorde desse mês como o mais quente.
    4 points
  19. Após um dia muito quente, o extremo sul de São Paulo agora está tendo uma noite agradabilíssima. Já no restante da cidade, não se pode dizer o mesmo. Estações - CGE As previsões insistem em algum alívio para sexta e para o sábado. Pena que não será "a frente fria", que acabará com esse padrão quente e seco no Brasil central (mas ao menos também não vai ficar aqueles dias seguidos com céu cinzento com teto baixo e frio de 14-16 graus).
    4 points
  20. Registrei 34.2ºC hoje similar ao INMET que registrou 33,6ºC. Meu recorde deste ano é 36,7ºC de fevereiro quando fez 35ºC na convencional. Não espero superar isso, mas deve ficar acima de 35ºC com muita certeza na sexta-feira.
    4 points
  21. Padrão horroroso: (lembrando que a média das máximas é de 27°C)
    4 points
  22. Hoje completou 5 dias seguidos de máximas acima de 35°, e 4 dias acima dos 37°, ainda bem q amanhã será "ameno", não passando dos 30°, agora já está batendo um vento fresco vindo da janela, nos últimos dias os ventos vinham quentes em qualquer parte do dia
    3 points
  23. Já fui a Lafaiete no verão, é bastante tolerável, semelhante a Juiz de Fora. Não sei a altitude do centro aí, mas achei as temperaturas bem parecidas. Já em Ouro Preto é outro mundo, verão fresquíssimo, temperaturas extremamente comportadas. Aquele mirante conhecido como "topo do mundo" é incrivelmente agradável a temperatura lá em cima. Todo local a mais de 1000m no centro-sul do estado tem verão muito tolerável. Esse é a nossa cota de altitude para um verão realmente fresco. Minha cidade fica abaixo dessa cota, altitude média de 700 / 750 metros, então faz um calor moderado a forte por aqui. No entanto, verão intenso mesmo em MG, só nas cidades baixas da zona da mata, Jequitinhonha e norte. A maior parte de Minas possui um verão mediano.
    3 points
  24. Saiu Inmet das 16h, 30.9° em Ouro Branco e 30.6° aqui em casa, sempre assim bem proximos
    3 points
  25. Aí @Renan a vista da janela do meu quarto. 4° andar, altitude 1000 metros, topo do morro e o centro é lá naqueles prédios. Essa vista é para o leste e o vento vem de lá bem na minha cara, ventilador natural o tempo todo, nem tenho ventilador aqui em casa rsrsrs As temperaturas aqui batem bem com o Inmet de Ouro Branco, sempre muito próximas. Às 15 horas fazia 31.2° aqui e lá. Lá hoje chegou aos 32° e aqui não, mas já aconteceu várias vezes de aqui ficar mais quente que lá. Não tem uma lógica muito certa não rsrsrs Agora 16h em ponto aqui tá 30.6°,daqui a pouquinho sai a atualização do INMET mas não deve dar mta diferença não. Daqui lá são 13 km em linha reta, nenhum morro expressivo pra atrapalhar, 48 metros de diferença na altitude, lá é minha base pra observação muito mais que meu termômetro tabajara na janela do meu AP, ele é mais uma referência tanto que nem costumo anotar os dados dele. Serve só pra base mesmo, mas pelo menos não destoa muito do INMET
    3 points
  26. Enquanto São Paulo está fervendo, aqui em Santos ainda não passamos dos 26ºC nas estações do Boqueirão e Ponta da Praia/Cetesb, aliás, todo o litoral paulista está tendo um dia bem ameno. O dia todo foi bem encoberto. Para amanhã, a previsão é de voltarmos a ultrapassar os 30ºC. A gangorra climática continua!
    3 points
  27. Alguma chance de recorde no Mirantão, ou pelo menos um top-5 de maiores máximas já registradas em Setembro ? Na atualização das 11h, 31,2ºC por lá....
    3 points
  28. Carlos Campos, a PWS em Palmas-PR, foi instalada no Inst. Federal de Palmas, fica num topo, bem perto da cidade, 1122 metros de altitude, tem um bairro de Palmas bem perto do Inst Federal com altitude de 1042 metros, baixada a sudeste do centro de Palmas. Vai ser boa para máximas baixas, em eventos com ventos de Sudoeste/Sul.
    3 points
  29. Oi pessoal, eu tenho duas observações. Estes alertas laranjas e vermelhos são novos, sim. Mas há de se levar em conta que isso faz parte de uma maneira nova de o Inmet comunicar a previsão de tempo. Também são novidades no inverno aqueles alertas laranjas e vermelhos que tivemos de frio... Não há tanto tempo assim que são emitidos. Quanto as temperaturas elevadas - há de relativizar isso como consequência de aquecimento pois o ar está muito seco... abaixo da média por aqui, pelo menos. Então o conteúdo de energia na atmosfera não é tão elevado. Temos muito calor sensível mas pouquíssimo calor latente. O que é diferente então, mais que as altas temperaturas, é a baixa UR. Bom, esta é a situação por enquanto - vamos ver até onde vai esta onda de calor...
    3 points
  30. EM SÃO PAULO CAPITAL, O INMET AUMENTOU O GRAU DE ALERTA PARA ONDA DE CALOR. FOI DE AMARELO PARA LARANJA
    3 points
  31. Alertas de grande perigo para onda de calor emitidos pelo INMET estão em vigor Eu pessoalmente nunca tinha visto alerta vermelho para onda de calor Fonte: http://www.inmet.gov.br/portal/alert-as/
    3 points
  32. Pessoal, lancei um novo site de estações meteorológicas, o Estações do Brasil, que pode ser acessado no seguinte link: http://www.estacoesdobrasil.com.br/ O site está na versão beta, por isso existem alguns pequenos bugs e ajustes que devem ser feitos, além do link ser provisório, já que o site ficará com o seguinte endereço: www.estacoesdobrasil.com.br. Fiz um resumo sobre o site e um passo-a-passo de como cadastrar estações, que pode ser acessado aqui. Espero que gostem do site e fiquem atentos, que vão vir muitas novidades ainda e novos recursos.
    2 points
  33. Europeu 12 também indica, para o final deste mês, o retorno das chuvas para áreas que estão há meses na seca, sem ver um pingo de água. GFS18z insiste nessa mudança do padrão. Que venham os primeiros milímetros nesses locais!!!!
    2 points
  34. Boa noite, que tristeza a previsão do foreca pra cá. Máxima hj na área urbana de Friburgo foi de 32°C. Agora faz 22°C.
    2 points
  35. 3 dias seguidos passando dos 36°C. Seg: 36.3°C Ter: 36.8°C Qua: 36.8°C
    2 points
  36. Verdade. INMET de São João del Rei dá um show nas mínimas, sempre deixa os de Barbacena e Ouro Branco no chinelo, nesse último inverno vimos muito disso. Por outro lado as máximas são bem mais disparadas. São João del Rei reflete bem o que acontece em Congonhas onde o centro está a 890 metros de altitude e é cercada por morros. Congonhas é como uma grota onde sempre sinto mais calor do que Lafaiete ou Ouro Branco. Depois vem aqueles altos caminhos pra BH, aquela região dos condomínios batendo a altitude de 1300m onde sempre tem um oásis de frescor. No geral a gente que mora nessa região não pode reclamar muito não...
    2 points
  37. Alphaville, JF, 900 m - 32,2 C - já é recorde do segundo semestre... É o nosso 11 de setembro meteorológico rsrsrs
    2 points
  38. Varginha até o momento, variação de 13.6°~ 30.8°C às 13:00. Em S. Paulo um calor chatíssimo. CGE Mooca,34.2°C. Sé, 33.7°C. Vamos aos 35°C fácil fácil.
    2 points
  39. É como estar na Índia sem sair do Brasil. Um horror... pelo menos não deve ser um calor abafado que é muito mais desconfortante. Nem imagino que alguém possa gostar de calor assim, acho que só o pessoalzinho do anti-inverno/anti-frio mesmo.
    2 points
  40. é até difícil imaginar algum lugar tão perto com essa benção de temperatura... Mas da minha casa até a beira de um rio que fica a no máximo 2 km já registrei 7 graus de diferença , em um e dia de inverno sem a massa polar agindo...
    2 points
  41. Muito calor nesta terça feira, a máxima bateu os 36.8°C . Por sorte o efeito baixada leva a uma noite agradável, faz 17°C aqui. Mas o inferno na região, o Simepar registra 27°C em Londrina e 30°C em Maringá, isso a 11 da noite.
    2 points
  42. Hoje o litoral paranaense ferveu, ao contrário de ontem. Salto Morato (Guaraqueçaba) registrou 38,3°C e Cachoeira de Cima (Antonina) registrou 37,1°C, ambas mais continentais (Simepar). Morretes teve 36,4°C e Antonina-Porto 33,4°C. Aparentemente o calor será mais brando que o previsto amanhã e quinta, sem chegar a 30 graus em cwb.
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.