Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/08/19 in all areas

  1. Pessoal, lancei um novo site de estações meteorológicas, o Estações do Brasil, que pode ser acessado no seguinte link: http://www.estacoesdobrasil.com.br/ O site está na versão beta, por isso existem alguns pequenos bugs e ajustes que devem ser feitos, além do link ser provisório, já que o site ficará com o seguinte endereço: www.estacoesdobrasil.com.br. Fiz um resumo sobre o site e um passo-a-passo de como cadastrar estações, que pode ser acessado aqui. Espero que gostem do site e fiquem atentos, que vão vir muitas novidades ainda e novos recursos.
    9 points
  2. Minha opinião: mais do mesmo para essa primavera/verão Em relação a previsão para essa primavera/verão, acredito que teremos um repeteco do que foi observado nos anos anteriores. Esse atual período quente e seco deve durar mais umas 2 semanas. Na última semana de setembro, as chuvas finalmente se espalham, atingindo inclusive o DF, centro sul do TO, boa parte de MG e até mesmo o oeste da Bahia. Em outubro um novo bloqueio poderá se estabelecer por uns 10-15 dias (ou podemos ter 2 bloqueios, durando 5-7 dias cada um), trazendo novamente as condições quentes e secas. As frentes fria conseguirão, no máximo, beliscar o sul e leste de SP (23 graus no Mirante, 33 graus em Campinas e 38 em Rib. Preto) e até mesmo o RJ. Mirante correndo o risco de passar dos 35 ou até mesmo 36 graus. No final do mês, o padrão úmido se estabelece de vez (com formações de canais de umidade) e para novembro, ficam aquelas condições úmidas e amenas, com entradas de algumas MPs moderadas. Já dezembro, começam (principalmente na segunda quinzena) aqueles bloqueios de verão chatos a provocarem grandes estragos nos acumulados mensais e claro, o aumento dos desvios positivos das temperaturas.
    7 points
  3. Bom dia! Que bizarro o calor em grande parte do Brasil. Enquanto aqui, bastante frio. Parece que estamos em hemisférios diferentes! Resumo dos últimos dias em Buenos Aires: Domingo: ensolarado e frio, com mínima de 7°C e máxima de 15,1°C. Segunda: céu parcialmente nublado, mínima de 6°C e máxima de 16,5°C. Terca: ensolarado e muito frio, especialmente para a época do ano. Mínima de 2,4°C e máxima de 14,2°C. Foi a menor temperatura para setembro dos últimos 10 anos. Quarta: ensolarado e novamente muito frio: mínima de 3,5°C e máxima de 13,6°C Quinta: o dia comecou nublado e com garoa, mas foi abrindo e já a partir das 14h mais ou menos esteve ensolarado. Mínima de 6°C e máxima de só 11,8°C. Sexta: céu nublado o dia todo e já nao tao frio: mínima de 8°C e máxima de 16,3°C. Ontem: a manha foi nublada e com cara de chuva, depois foi clareando e depois das 16h tivemos tempo ensolarado. Mínima de 12,3°C e máxima de 18,8°C. Já sao 64 mínimas sub-10 aqui em 2019. Ou seja, mais de dois meses.
    6 points
  4. Tarde muito quente em grande parte do Paraná. Máxima de 37.2˚C aqui (até as 14h). Horrível:
    5 points
  5. Ainda sobre esta semana, também fez 4°C no Aeroparque, que é na beira do rio da Prata e Ezeiza conseguiu negativar, foi a -0,8°C. Houve precipitacao invernal em vários pontos da provincia de Buenos Aires, como Tandil e Bahía Blanca, por exemplo. Na Patagonia, destaque para a ressaca na cidade de Comodoro Rivadavia:
    5 points
  6. Enquanto isso, estou aqui curtindo esses dias super amenos. Hoje foi a perfeição climática: Mínima de 15,5°C e máxima de 23,2°C. Agora faz 16,6 com céu claro. Dia 12 será o auge do calor. O dado bruto do Europeu coloca 34C de máxima, o recorde para Setembro é de 35C em 2007.
    5 points
  7. O INMET ou seja dado oficial confirmar 42º ontem em Cuiabá/MT e 42.5º em Poxoréu/MT na quinta. Ou seja por três décimos Cuiabá não igualou seu recorde de temperatura máxima ontem.
    5 points
  8. Dia excelente o de hj, com cara de novidade. E de certa forma é... Saindo de uma semana em q tivemos de suportar talvez uma das tardes mais geladas de 2019, para uma tarde com valores térmicos condizentes com os de verão. Se em outras áreas do estado paranaense é comum 30°C, aki é raridade... Já passamos meses e mais meses sem saber o q é isso .. Bem, hoje registrei 32°C e foi bacana... Já levantei pela manhã e me animei bastante com os 22°C às 9h. A madrugada foi fresca, com 10°C na área q eu irregularmente monitoro e 14°C em casa. Na grande Curitiba a estação do Orleans registrou talvez o valor máximo, com 33,3°C e na Borda do Campo em Quatro Barras a máxima atingiu 31,3°C. No A-hú, quase centro de Curitiba a máxima ficou em 31,6°C. Por conta da mudança repentina de tempo e temperatura, um fato inusitado ocorreu ao entardecer. É todo ano assim... Formigas com asas tomaram conta da vila e foi complicado sair fazer algumas imagens tendo q evitar engolir esses insetos... Já os passarinhos devem ter adorado a oportunidade de uma refeição extra.. Acho q é pra essa finalidade q esses insetos estúpidos vieram à existência: alimentar as aves q irão começar o período de acasalamento e procriação 👇 PÁSSAROS GORDOS! Vejam a quantidade de insetos (pontos brilhantes na imagem) ao entardecer 👇 Voltando ao clima, diferença bárbara entre planalto, serras e litorais neste domingo. Vejam q absurdo: enquanto no alto da montanha a temperatura ultrapassou 25°C, na costa nem chegou a 20°C em alguns locais. No Morro Bradador, em Garuva a máxima superou em 6°C a de São Francisco do Sul. Notável q a MÍNIMA nakela montanha 🗻 foi superior à MÁXIMA na ilha 🏝️... 👇 Serra Dona Francisca teve máxima de 32,0°C com apenas 33% de URA durante algum momento da tarde. Serra Smith foi à 28,6°C com um mínimo de umidade de 41%. Mais ao sul, São Joaquim (são muitas estações uff) teve suas máximas em torno dos 28°C. E este é o primeiro capítulo da história! Vamos acompanhando...
    4 points
  9. Assim ficaram as médias nestes 7 primeiros dias de setembro: Média das mínimas: 6,5°C (- 3,8°C) Média das máximas: 15,2°C (- 4,1°C) Média simples: 10,8°C (- 4°C) Semana que vem as temperaturas ficarao perto da média (que é de 10,3°C/19,3°C) aqui em Buenos Aires, com mínimas entre 9 e 13°C e máximas entre 16 e 19°C pelo menos até sábado, segundo o SMN.
    4 points
  10. Altônia e Guaíra ficam à menos de 50km uma da outra, e Guaíra fica à 150m mais baixa que Altônia, e mesmo assim Guaíra está com 3,9° mais baixo, bizarro
    3 points
  11. Horrível módulo-1 Ainda faltam os módulos 2 e 3...q seriam "terrível" e "horrendo". Aguarde...
    3 points
  12. Com certeza o inverno climático já acabou aqui no Sudeste. Inverno curto e com extremos de frio interessantes. No geral, ficou na média. Sinceramente, gostei bastante, vi geada pela primeira vez aqui em JF, aquela MP do início de Julho foi inesquecível para mim. Agora vamos entrar na temível "primavera seca", que costuma ser a primeira etapa da primavera em nossa região, antes do retorno das chuvas. Pelas previsões, ela será bem intensa esse ano, com picos de calor acentuados. Na contagem regressiva para o início pleno da temporada das chuvas...
    3 points
  13. nenhuma perspectiva de inicio das chuvas nos próximos 15 dias. a chance de não chover este mês continua GRANDE. as rodadas de Outubro são decepcionantes. Novembro parece ser melhor. Minhas apostas? Setembro na lata de lixo, Outubro na maior parte tb vai ter bloqueio.
    3 points
  14. Vdd em Maringá em 2013 tivemos um dia que está chovendo e fazia 3 graus as 8 da manha, Nesse dia caiu chuva com congelada com máxima de 9 graus. No dia seguinte tivemos -1 e geada forte
    3 points
  15. É uma pena. As ilhas Ábaco perderam praticamente toda a vegetação, vai uma geração inteira pra se regenerar, as praias devem ficar com destroços acumulados por muito tempo também. Em 1932 as Ilhas Ábaco também foram afetadas por um furacão de categoria 5 bem mais fraco, mas com uma rota até parecida com a de Dorian, e que também se deslocava lentamente. Não eram muito povoadas, 16 pessoas morreram. O Floyd em 1999 acho que não causou vítimas embora fosse um monstro quando passou pela região. As Bahamas são um país preparado pra furacões, o Josh Morgermann até disse antes do landfall, que as casas nas Bahamas eram preparadas pra resistir o impacto de fortes furacões, construções de concreto, paredes grossas e tals. Mas Dorian foi demais pra eles e diferente dos EUA, que é continental, nas Bahamas não tem pra onde fugir, infelizmente. Grande maioria das vítimas de Doriam deve ter ocorrido no bairro "The Mudd" que era um aglomerado de casas de estrutura bem fraca (eu nem imaginava que tinha favela nas Bahamas, pra mim era um país rico e bem estruturado). Um adendo: O monitoramento de 2019 estava com apenas 3 páginas antes de Dorian se formar, essa postagem tá na página 18.
    3 points
  16. É o que senti em Blumenau neste mesmo período. 40/41/42 com ST que deveria beirar os 50°C. O sentimento é exatamente esse. Além de POA, RM POA, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santa Maria etc, acredito que a região de Criciúma, vale do Itajaí, Joinville, Antonina, terras baixas do vale do Ribeira, baixada santista, RM Rio de Janeiro, possuem um verão pior que as cidades mais quentes do norte do Paraná, como Loanda, Nova Londrina. Paranavaí etc. Regiões do norte/noroeste/oeste de SP, triângulo e noroeste/norte de minas, parte da zona da Mata mineira, terras baixas do ES também acho que podem ser piores. E não tô contando sertão, amazônia, bacia do Araguaia, MT, pantanal etc. Enfim, o Brasil já é hexacampeão no quesito calor e sensação térmica.
    3 points
  17. O 7 de Setembro é molhado em Porto Alegre diferente de quase todo o Brasil: 17º
    3 points
  18. Desgosto de morar em Maringá Pr. Só fazemos parte do sul geograficamente , por que climatologicamente fazemos parte do inferno.... Quero achar agora os miseráveis que fala "nossa eu odeio frio".. será que eles estão felizes com a previsão abaixo:
    3 points
  19. Não. No caso esse alerta vermelho é devido a baixa umidade do ar. Os EUA estão em alerta devido ao furacão e não tá tão destacado no mapa. Por não seguir um padrão internacional (não há um padrão internacional, aliás, fica a critério de cada país), o mapa fica um pouco disforme e ainda a defesa civil no Brasil banaliza muito estados de atenção e alerta. Acabei de receber mais um torpedo me informando dos perigos da chuva aqui no ABC (perigo de molhar o pézinho talvez). Deviam ponderar mais isso.
    3 points
  20. Se é para torcer pelas mudanças climáticas incinerarem o Brasil inteiro nesse Setembro, vamos lá ! Estou pronto pelos novos HELLcordes ! Que venham !
    2 points
  21. Carlos, Outubro-2000 foi o mês mais quente daquele ano na média compensada ! Foi um ponto fora da curva, pois os demais meses ou foram abaixo da média ou dentro do desvio padrão. Na verdade Outubro daquele ano foi o segundo mais quente já registrado, perdendo somente para o de 2002 que teve inacreditáveis 22,2C de média... Quanto à máxima de 34,1ºC, ela foi o recorde do mês até ser superada pelos 34,8ºC em 2007, que seria superada pelos incríveis 36,6ºC de Outubro-14 ! Outubro aqueceu no pós-2000 e atualmente conta com média de 20,0ºC, mas nada se compara a Setembro: O mês da minha região mais castigado desse período !
    2 points
  22. 2 points
  23. As diferenças de registros climáticos entre o Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais, e o Aeroporto do Bacacheri no bairro Bacacheri em Curitiba estão ficando cada vez mais consideráveis e persistentes, logo creio eu que há erro em um ou outro, mesmo levando em consideração relevo, entorno da área, etc.. . Aposto que seja no Bacacheri!!! No momento SBBI: 28 SBCT: 31 Distancia entre um e outro: 15KM em linha reta.
    2 points
  24. Q doidera, mas setembro é assim. Se fosse uma onda de calor seria devido ao akecimento GRObal.. O pessoal das terras secas de CR aproveitando pra lavar seus veículos grátis he he
    2 points
  25. *By DiabloMartins 😈 Mas se é pra f.... e ficar na lembrança, q assim seja. Bjs
    2 points
  26. Dia de céu limpo, muito vento, muito sol e temperatura muito agradável em BH. Inmet entre 24 e 25 graus ao meio dia. Mínima de 17C. Dentro da média para o mês.
    2 points
  27. Bom dia... Esse efeito ainda é sentido no nosso litoral e se estende até a altura do litoral leste catarinense. Como exemplo, aki na região de Curitiba temos vento continental, céu limpo (meio desbotado) e calor de 29°C enquanto a uns 40 km em direção leste o céu está nublado e a temperatura na faixa dos 20°C. Quanto mais para leste, pior (ou melhor, depende)... Em Paranaguá agora faz apenas 19,6°C: Litoral do Estado com 10°C a MENOS q no planalto curitibano! A imagem de satélite deixa isso bem claro... Nuvens baixas por lá (ao leste das montanhas) e ausência de nuvens à oeste. Os ventos ainda sopram fracos na faixa costeira, ou nem sopram... Em compensação, na noite de ontem, por conta de um pekeno sistema de baixa no litoral sul gaúcho, os ventos ultrapassaram 70 km/h no Cabo Santa Marta em Laguna/SC. Esse sistema de baixa está se afastando da costa mas deve se fortalecer em alto mar, atingindo pressão mínima em torno de 983 hPa no meio da semana.. Provavelmente irá ajudar na manutenção da instabilidade e das tempestades no RS. Enquanto isso, nos torramos aki..
    2 points
  28. Bom dia! Infelizmente começamos a sentir os efeitos dessa onda de calor. Algumas estações aqui na região estão reportando 28°C e ainda é 10hrs. Fora que o tempo está totalmente aberto e mais uma grande margem de isolação que teremos a receber e com tudo isso, é muito provável que chegaremos até uns 33°C. O que torna esse calor mais insuportável é o nosso corpo a se adaptar as baixas temperaturas e de repente subir tanto assim. Até uns dias atrás a temperatura estava batendo 10-11°C no meio da tarde e como nossos corpos estavam acostumados tornava-o suportável, muito diferente das primeiras ondas de frio que a situação era diferente onde estávamos habituados com o calor. Agora o que nos resta é aturar essa onda de calor.
    2 points
  29. Considero o inverno no máximo normal, pois as anomalias negativas, quando apareceram, foram muito suaves. É um janeiro +3C contra um julho -0,5C... O fato é que perdemos a noção do que seria o normal e pouca coisa já deixa a sensação de que tudo está voltando a ser como era antes. Ao colocar no papel (ou no excel), aparece a triste realidade. E, sobre a esperança com setembro, não tenho. Por aqui, caminha pra ser mais uma vez bizarro, com grande anomalia positiva.
    2 points
  30. Para o leste do Brasil o inverno foi bom, mas pra cá foi horrível, não teve nenhuma máxima sub 15, o resumo foi: junho não baixou de 10°, Julho começou muito bom, mas as últimas duas semanas já foram bem quentes, agosto começou muito bom tbm, teve 3 mps fortes nos primeiros 10 dias, e o resto do mês nada, só uns peidos polares que só teve 2 subs 25°, no começo de setembro foi bem novamente, com uma mínima sub 10, e até ontem não tinha passado dos 30°, mas agora já está com 34,7°, e só vai piorar até acabar o mês, eu classifico esse inverno como ruim
    2 points
  31. Eu falo para meu avô, que Londrina e a parte norte do PR não decepciona aos amantes de variações térmicas. Tem geada, tem tarde fria, tem chuva com frio, tem calor seco, calor úmido. Embora prefira o verão no conforto térmico das terras altas do Sul de Minas.
    2 points
  32. Eu acho que o resumo que podemos dar pra esse inverno é "não chore por ter acabado, e sim sorria por ter acontecido". Eu estava sem esperança alguma de sequer baixar de 10° aqui em Sampa, vide o Mai-Jun terrível que passamos. Porém Julho e Agosto trouxeram bons momentos, mínimas e máximas bem baixas, dentro do que é possível em nossas paragens. O sentimento que fico para Setembro em diante é: o que vier é lucro.
    2 points
  33. Essas temperaturas altas nos próximos dias no PR pode ser parte da tropicalização do clima do estado, já que quem normalmente tem os recordes de calor no final do inverno são das regiões tropicais do CO, e no Paraná os recordes são no final da primavera e começo do verão, que é algo típico de clima com as estações de frio e calor mais definidas, o que não é o caso do clima tropical
    2 points
  34. 2 points
  35. Estamos diante de uma das maiores ondas de calor que o Brasil Central já presenciou, negócio está ficando completamente bizarro. Além disso euro prevê incursões de ar muito quente no sul, ultrapassando valores de JANEIRO em 850 hPa. Esqueçam qualquer correlação com oceanos, ciclos e etc. Quando a MTC resolve acordar, não há nada que pare ela, e a tendência é cada vez piorar com o aquecimento global. 850 hPa: Anomalia T2M 10 dias:
    2 points
  36. A próxima sexta-feira 13 promete ser do CAPETA!. Traços de 40ºC na região de Goiânia, possíveis 36ºC em BH e por aí vai (Europeu bota 37ºC dentro da região metropolitana).
    2 points
  37. Loanda é próximo ao rio Paraná ... Tem muitas praias de água doce.... Nas ilhas que formam com a seca... Lembra a ilha do mel , água azul e cristalina... Pesquise pra vc ver.... Ė o nosso litoral kkkkk muitos condomínios com mansões a beira rio... E paisagens lindas
    1 point
  38. Domingo de sol e muito agradável. Mínima de 14° e máxima de 25° Foreca previa 27° pra hoje e chegou a prever 30° em rodadas anteriores. Tenho notado que a previsão deles anda um pouco superestimada nos últimos dias... Continuam prevendo 33° pra quinta e sexta, mas nessa batida acho que fica nos 30° ou pouco acima e devemos ter dias de calor suportável, nada mais... Chuva, infelizmente, algo ainda fora do radar... Por enquanto, fim de tarde bem gostoso, 21 graus em Conselheiro Lafaiete
    1 point
  39. Olho do tufão bem sobre a baía de Tóquio. Inusitado. Chiba, do lado oposto à capital japonesa pegou a parte mais intensa da parede do olho e registrou ventos constantes de mais de 100 km/h e rajadas de 170 km/h.
    1 point
  40. Então provável q estejam utilizando dados internos, de dentro do aero... Já vi situação semelhante.
    1 point
  41. As primaveras são uma bagunça também aí em JF, pelo q já deu pra perceber, Renan.. Vendo alguns dados de JFora (escolhi o ano 2.000 por acaso) deu pra constatar q foi um ano bom no quesito frio em Setembro, inclusive bastante pluvioso: O acumulado atingiu 149,1 mm, situação q não se repetiu em Outubro (aki tbm foi chuvoso, com 180 mm em Setembro contra 122 mm em Outubro). Dá pra entender q as chuvas principais de Setembro dakele ano foram geradas pela fP q chegou e atuou na tua região nos dias 2 e 7... é só olhar a sequência das máximas diária a partir do dia 3: 19,5/16,0/16,5/17,1/19,0. Foram cerca de 96 mm entre 2 e 7/9. Uma nova entrada de frente Polar no dia 26, com máxima de apenas 14,0°C (praticamente batendo na porta de Outubro) e uns 20 mm acumulados nesse evento. As médias ficaram em: máxima: 23,3°C minima: 13,1°C e compensada: 18,2°C. As duas maiores máximas: 29,5°C e 28,2°C. Comparando com o mês seguinte, não tem como não se abismar: Outubro teve nada menos q 16 dias com >30°C, sendo a absoluta 34,1°C (perto do recorde?) ... (em Curitiba, foram 11 dias >30°C ... absurdo). A média das máximas (JFora) superou em 5,4°C a de Setembro e ficou acima da média de Novembro: as características climáticas de Outubro/2000 isolaram esse mês primaveril dos demais meses dakele ano. Interessante isso. Outubros anômalos já ocorreram aki tbm em anos recentes... Se é algo novo na dinâmica climática brasileira, ainda saberemos... Abraço
    1 point
  42. De ontem pra hoje áreas do litoral da BA registraram muita chuva. Acumulados do Cemaden da BA. Imagem de satélite atual.
    1 point
  43. O domingo vai sendo nublado e muito frio em Buenos Aires. Neste momento faz apenas 12,9°C, com URA de 86%, vento sudeste a 1 km/h e pressao de 1.013,3 hpa. A mínima hoje foi de 11°C e a máxima prevista pelo SMN é de 19°C, mas pra chegar a isso precisaria abrir um pouco o tempo. Hoje o sol nasceu às 7h03 e se poe às 18h39.
    1 point
  44. Quisera que fosse assim. Mas os modelos simplesmente não dão trégua alguma nem a longo prazo. Calor constante até o fim da grade, onda de calor já está garantida para semana que vem, podendo ser de forte intensidade e extremamente prolongada. Isso é muito brochante. E como disse o Juzinho, essa última MP não pegou direito a maior parte do país. Estou prevendo um mês de Setembro com +2°C a +3°C de anomalia na média. E com quebra de recorde de máxima para Setembro.
    1 point
  45. Rondonópolis teve 6,6 C há apenas dois meses e Coxim 3,2 C, Primavera do Leste teve 4,3 C na zona rural, interessante é que diferente das regiões temperadas em que os extremos d calor se dão cerca de seis meses após os extremos de frio, no Centro-Oeste são só dois meses, quando começa a ter ondas de calor com valores de 40 C na Europa, EUA, Ásia, Cuiabá já está perto de ter isso também, agora quando esses valores são registrados no Rio ou em Porto Alegre, Cuiabá está um pouco longe de ter, só dali a 6, 7 ou 8 meses.
    1 point
  46. Se realmente se confirmar, o q acredito não ser possível, Maringá terá seu recorde absoluto kebrado com folga.. Curitiba irá ter sua máxima absoluta da história, com 36°C.. ...e sentirei pena de kem mora na região de Loanda, no noroeste do Estado:
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.