Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/14/19 in all areas

  1. Muita chuva em Palmas nesta manhã. As imagens que circulam nas redes sociais são impressionantes! Praticamente toda a avenida teotônio segurado ficou alagada, houve registro de queda de muros, alagamentos em concessionárias, agências bancárias entre outros. Um carro chegou a ser arrastado pela enxurrada. Até o momento são 64 mm acumulados em Palmas. 35,7 mm em 1h. Não descarto pelo volume das imagens que tenha sido localmente mais intensa. https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/02/14/tempestade-alaga-ruas-e-deixa-carros-praticamente-encobertos-em-estacionamento-veja-imagens.ghtml
    8 points
  2. A atuação de VCAN provocou chuva forte em diversos locais do setor norte da região. Na cidade de Lagoa do Barro do Piauí, cidade mais próxima de Queimada Nova, a chuva forte veio acompanhada de granizo. 52632906_2349568105093737_7635540743619700167_n.mp4 O VCAN é o único sistema meteorológico capaz de provocar granizo no NE. Em Queimada Nova apenas chuviscou, mas há previsão de pancadas de chuva fortes durante os próximo 7 dias, no mínimo. Em Queimada Nova, o acumulado em fevereiro está em 51 mm, sendo que a média é de uns 109 mm.
    6 points
  3. Boa tarde. Valores da chuva entre ontem e hoje na PB (AESA): Meu pluviômetro registrou 4,4 mm em um total de mais de 10h de chuva fraca/chuvisco. No CE (Funceme): Ainda segundo a Funceme, os 176 mm de Granja é o 3° maior valor da história no município.
    4 points
  4. Daniel85, que chova até mais nesse faixa que começa na Mantiqueira de SP/MG, Sul de Minas, Nordeste de SP, Triângulo Mineiro, vai ajudar nos reservatórios da região. O modelo Cosmo/Inmet varia muito nos acumulados de chuva para até 7 dias, a cada 24 horas indica muita chuva com valores acima de 150 mm, ora em Minas, ora no RJ, ora no litoral paulista. Na rodada de 12Z de hoje, mostrando uma ampla área de Minas, Rio e SP com valores de 100 mm até 150 mm e com áreas restritas indicando valores de 150 mm a 200 mm isso de sexta até quarta.
    4 points
  5. Enio Rezende, a partir de 14 horas choveu bastante em 4 municípios de Minas: 100 mm distrito Senhora do Carmo/Itabira/Cemaden 93 mm distrito de Casa Branca/Brumadinho/Cemaden 86 mm Águas Limpas/Raposos/Cemaden 84 mm rodovia XX/Nova Lima 69 mm numa estação de Belo Horizonte.
    3 points
  6. Modelos no geral mataram a possibilidade de formação de um eventual Ciclone Tropical, e até mesmo diminuem a possibilidade de um sistema subtropical simétrico. A formação da baixa é esperada para ocorrer neste final de semana, e hoje o mais provável que o sistema seja assimétrico (associado a um sistema frontal). O GFS é o único que ainda mantém possibilidade de um sistema subtropical simétrico entre os dias 16 e 17. Neste caso, viria a ser nomeada de IBA. Outros modelos como FV3, UKMET e CMC agora sugerem uma baixa assimétrica, ainda que de núcleo quente. Neste caso, a baixa não viria a ser nomeada. O Modelo Europeu recuou tanto que nem sequer mostra a baixa direito mais. O NOAA em sua análise diária para a América do Sul esta tarde, também sugere que a baixa será assimétrica, e assim sendo, associada a um sistema frontal. Já o CPTEC no seu Boletim Técnico, mostra a baixa simétrica sem associação frontal, o que pode levar a um Ciclone Subtropical. Em sua análise para 48 horas, o Centro Hidrográfico da Marinha (CHM), fala apenas em áreas de baixa pressão na costa do Sudeste na tarde do sábado.
    3 points
  7. Boa noite! Na segunda-feira tivemos uma queda importante na temperatura e a terca-feira amanheceu com o menor valor em mais de dois meses, com mínima de 12,2°C. Durante o dia, tempo ensolarado, mas ainda assim a máxima ficou em apenas 23,2°C, também a mais baixa desde dezembro. Ontem foi mais um dia agradável, com tempo ensolarado de manha, aumento de nuvens à tarde e chuva fraca no comeco da noite. A mínima foi de 15,6°C e a máxima nao passou de 24,1°C. Já já volto com os dados de hoje.
    2 points
  8. Pelo GFS, a previsao para fevereiro segue bem chuvosa e amena no Brasil. Até o final do mês. Pelo Euro, o calor volta no final do mês. Por enquanto, fevereiro dos sonhos esse. Torcemos pelo GFS
    2 points
  9. Boa tarde. A máxima de hoje foi... à meia noite! Dia friozinho. 19,3 a máxima. Desde então a temperatura caiu, subiu, caiu, subiu... Enfim, dia agradável aqui em Curitiba.
    2 points
  10. eu estava na região Norte da cidade onde moro e senti um pouco de mormaço pós almoço. Mas também já senti isso que você falou.POrém não hoje. HOje senti um mormaço pequeno mesmo.
    1 point
  11. Dia bem atípico pra fevereiro. Mínima de 16° de máxima de apenas 22,7°, a tarde mais fresca desse início de ano. Dia todo nublado, só saiu um pouquinho de sol agora no fim do dia. Não choveu, apareceu aquele nevoeiro nos topos de serra que não são normais pra fevereiro Acho que é o tal do feveGELO que andaram falando por aí🤣 Pra amanhã já deve voltar a ficar mais normal pro mês, a previsão aponta máxima de 27° e chuvas a partir da tarde (será?) Agora em Cons. Lafaiete segue nublado com aquele nevoeiro estranho no topo dos morros (se eu não tivesse calendário nunca diria que é fevereiro) Temperatura em amenos 19° com bastante vento👍
    1 point
  12. E não choveu mais uma vez em BH e nem parece que irá chover. Pouquíssima instabilidades no leste do sudeste. Eu sabia que o bloqueio ainda estava forte, mas não tão forte assim. Ta osso!
    1 point
  13. Aqui em Belo Horizonte, as chuvas de ontem foram extremamente irregulares, intensas a sul e fracas a norte, com acumulados entre 5mm e 72mm nas estações. Apesar disso, conseguiu diminuir bem as temperaturas e o conforto térmico retornou à capital. Após tarde quente, ontem às 21h já fazia 19°C e hoje amanhecemos com 18,5°C e céu nublado. São 13h, o céu está cheio de nuvens com 25,9 e 61%. Agradável.
    1 point
  14. Pelas média hoje é o dia mais quente do ano em Belo Horizonte. Aeroporto da Pampulha.
    1 point
  15. Tivemos um dia magnífico aqui em SP , intercalado entre seco a garoa fraca o dia todo aqui mais ao Sul da cidade. Variação no Sesc Inmet de 17.4 a 20.7 e 4.6 MM de chuva . Variação no Mirante Inmet de 18.7 a 22.6 e 6 MM de chuva .
    1 point
  16. Fim de noite bem fresco em Sampa. Enquanto ontem tivemos aquela forte sensação de abafamento, nesta quarta, a sensação foi até de friozinho por causa da alta umidade e dos ventos polares soprando. Estações - CGE
    1 point
  17. Nani, no caso de SP, o CIIAGRO é um órgão do IAC (Antigamente Instituto Agronômico de Campinas, atualmente apenas Instituto Agronômico). O IAC instalou as primeiras estações meteorológicas e postos pluviométricos no estado de SP no final do século XIX.
    1 point
  18. Sim não coloquei em uma questão de disputa. A questão é a na Temperatura média anual são cidades com média beeeem parecidas, contudo, tudo nos leva a crer que por questões de décimos Bom Jesus na média ANUAL é mais fria, e isso acontece basicamente pelo verão mais ameno em BJ. - O mês mais quente em Bom Jesus ano passado foi somente a 19.5º, já em Pinheiro M. foi a 21.7º. - Em Bom Jesus o mês mais frio bateu 10.2º, em Pinheiro caiu para a marca de um digito, com 9º de média mensal. - Em BJ a menor média máxima mensal no ano ficou em 15.1º, em Pinheiro caiu a 12.5º. - Em BJ a menor média minima mensal ficou em 5.9º, em Pinheiro M. caiu a 3.8º. Ou seja na cidade de Pinheiro Machado se sente mais frio e se sente mais calor o que mostra o seu 'ar' de clima temperado. Se isolamos o inverno pinheirense a disputa de P.M. é com Ausentes, S. Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra décimo a décimo... Por fim o que podemos dizer é que Ausentes, Cambará, Bom Jesus, Pinheiro Machado e São Francisco de Paula são as 5 Cidades mais frias do Rio Grande do Sul na média anual. Isso pra mim está nítido e outra coisa interessante é que apesar de 2018 não ter sido tão ruim no Pampa, ainda assim ficou com um desvio positivo de 0.8º na estação convencional de Bagé/RS. Enfim, Bom Jesus ou Pinheiro M. ambas tem um clima que a nível de Brasil é para pouquíssimo, uma delicia !!!
    1 point
  19. Boa tarde. Muita instabilidade em grande parte do NE (satélite goes 14, 1745 gmt). Vários locais da PB já tiveram chuva intensa desde a madrugada (cemaden). No momento ouço trovões deste núcleo:
    1 point
  20. Aqui o tempo fechou de madrugada e até choveu. Acumulei 0,7 mm ou um pouco mais. Mínima de 17,9° (16,9° no INMET). Bom valor. Ontem a máxima foi de 25,9°, mas passou grande parte do dia em 23°/24° e caiu de noite. Mínima de 19,9° à meia-noite. Agora faz 26,7° com 56%. Esperava mais nuvens, mas está bem agradável.
    1 point
  21. AlexPira, não sei se você tem conhecimento, mas existe uma lei federal de 1997,obrigando os estados a criarem seus serviços meteorológicos estaduais,com estações de monitoramento de chuva e temperatura,meteorologistas de plantão. Por isso temos o Ciiagro-SP, Simepar-PR, Epagri-SC,o mais equipado com Radares, extensa rede meteorológica etc. nos outros do Sudeste temos o SIMGE-MG, com uma rede pluviométrica, um Radar que não funciona. e o INCAPER-ES com algumas estações meteorológicas e pluviométricas. no Rio funcionou de 1997 até 2007 o SIMERJ(virou papel no governo de Sérgio Cabral),tinha estações meteorológicas(viraram sucata). Temos o INEA-RJ que faz alerta de chuvas e possui um boa rede pluviométrica/hidrológica. e no RS acho que não existe. No Nordeste alguns estados tem seus órgãos de monitoramento meteorológico e muito eficientes(lá o mais importante são as chuvas).
    1 point
  22. Tempo fechado c/ 24•C em Varginha. Agradabilíssimo! Sem mormaço, e algumas gotinhas de chuvas dispersas.
    1 point
  23. Sobre as enchentes em Queensland, tem um dado interessante que achei e vou publicar aqui: Townsville quebrou o recorde de chuva para o mês de fevereiro. A cidade já acumulou quase 1000mm de chuva em apenas 9 dias de fevereiro. O recorde anterior para fevereiro era 960,8mm em fevereiro de 2009. Falta menos de 150mm para Townsville quebrar o recorde histórico mensal(1141,7mm) que é o de janeiro de 1953. O mês de fevereiro ainda não está na metade, mas a previsão em Townsville é de sol até segunda. Não descarto essa possibilidade de recorde por lá até o dia 28. PS: usando o tradutor.
    1 point
  24. Moro aqui na divisa com vr. A chuva aqui começou por volta de 17h. Chuva bem forte por cerca de 1h, houve queda de granizo (pouco), ventania (achei que as telhas iriam voar rsrsrs) e muitos raios. Depois de uns 15 min voltou a chover forte com bem mais ocorrência de raios (parecia que o Thor tava em cima da minha casa kkkk). E desde as 19h por aí, ta chovendo fraco até agora. Interessante que alguns bairros de Volta Redonda próximos daqui tiveram pouquíssima chuva, mostrando que foi bem localizada.
    1 point
  25. Dia de pouco sol mas nenhuma chuva e tempo abafado. Muitas nuvens ao longo do dia, mínima de 20° e máxima de 30°. Hoje foi o dia mais quente desde que terminou a onda de calor no dia 3. Agora segue parcialmente nublado, vejo relampagos ao sul beeeem longe, agora 24.2° e pouco vento. A noite tá com cara que vai ser bem abafada. Espero que essas nuvens ao sul venham com um pouco (ou muita) chuva pro lado de cá
    1 point
  26. As médias da estação da Unifei desde 2010:
    1 point
  27. 1 point
  28. Um time-lapse interessante da inundação na Austrália: WhatsApp Video 2019-02-07 at 17.34.06.mp4
    1 point
  29. Não foi falado, mas grandes inundações foram registradas na Austrália. Alguns locais no norte do estado de Queensland tiveram valores ao redor de 2000 mm nesta semana. Dados: http://www.bom.gov.au/cgi-bin/wrap_fwo.pl?IDQ60364.html
    1 point
  30. 2019 ficou em segundo. Aproveito para postar imagem feita no dia 31 de janeiro.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.