Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2017


Recommended Posts

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tô aqui, Renan... :good2: Realmente a chuva foi extrema. Das 18 horas de domingo, quando voltou a chover, até às 14 horas de segunda, choveu 230 mm. Antes disso, tinha chovido 20 mm no sábado e 10 mm no domingo pela manhã. Hoje o dia foi com céu completamente azul e ar seco. A periferia da cidade e a zona rural, foram as regiões mais atingidas. E a chuva tava fazendo falta, pois fazia quase um mês que não caia volumes expressivos.

Link to comment
Share on other sites

Dias de sol e mínimas altas, mesmo com calor. Resultado: Guaíba quente. Com o ar frio não deu outra: estamos cheios de nuvens, principalmente à leste. POA tinha a segunda maior temperatura da totalidade do RS só 0,3° abaixo de Tramandaí. Agora tenho 20,3°. Acho que já estamos na lanterna, como de praxe.

 

Espero 17° amanhã de novo... com sorte.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires o tempo abriu e tivemos uma manhã ensolarada. À tarde a nebulosidade voltou a aumentar e tivemos céu nublado. Mas agora à noite abriu de novo. A temperatura ficou um pouco acima do previsto para hoje, mas ainda assim tivemos um dia outonal e com ventinho frio: mínima de 13,6ºC e máxima de 23ºC.

 

Agora temos céu limpo, 14,8ºC, com URA de 78%, vento leste a 5 km/h e pressão em 1.021,2 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de sol, com aumento de nuvens à tarde. Mínima de 10ºC e máxima de 20ºC. O sol nasce às 7h14 e se põe às 18h33.

Link to comment
Share on other sites

Ainda está abafado, mas já dá para sentir um vento mais fresquinho anunciando mudança no tempo. Refresco bem generoso para amanhã e 5ª feira; mas já na 6ª feira as temperaturas voltam a se elevar progressivamente, mas não voltará a fazer o calorão dos últimos dias. Como comentado pelo Vinícius, realmente a MP do dia 19/20 ao que parece que efetivará a mudança de estação aqui por Sampa. É bom lembrar que de fins de março até os primeiros dias de Abril passamos por alguns dias de "outono", depois voltamos para dias de verão. Ainda estamos numa gangorra mesmo...Mas minha perspectiva é que este Abril seja MUITO melhor do que 2016 e 2015, principalmente após dia 20 e ainda considerando seus primeiros dias.

Link to comment
Share on other sites

Ainda está abafado, mas já dá para sentir um vento mais fresquinho anunciando mudança no tempo. Refresco bem generoso para amanhã e 5ª feira; mas já na 6ª feira as temperaturas voltam a se elevar progressivamente, mas não voltará a fazer o calorão dos últimos dias. Como comentado pelo Vinícius, realmente a MP do dia 19/20 ao que parece que efetivará a mudança de estação aqui por Sampa. É bom lembrar que de fins de março até os primeiros dias de Abril passamos por alguns dias de "outono", depois voltamos para dias de verão. Ainda estamos numa gangorra mesmo...Mas minha perspectiva é que este Abril seja MUITO melhor do que 2016 e 2015, principalmente após dia 20 e ainda considerando seus primeiros dias.

 

Em 2015 abril até que não foi ruim. Teve dias que senti vontade de botar uma blusa leve.

Em compensação, de maio em diante... eca.

Link to comment
Share on other sites

Diante do que os modelos CFS e EPS mostravam há dias, eu havia comentado ontem que os operacionais iriam "pegar" a tendência de entradas frequentes de ar polar começando esta semana e se alastrando pelo país semana que vem.

 

BINGO ! Tanto GFS quanto ECMWF concordam com uma significativa queda de temperatura começando neste Domingo e se estendendo a partir daí por vários dias.

Link to comment
Share on other sites

Ainda está abafado, mas já dá para sentir um vento mais fresquinho anunciando mudança no tempo. Refresco bem generoso para amanhã e 5ª feira; mas já na 6ª feira as temperaturas voltam a se elevar progressivamente, mas não voltará a fazer o calorão dos últimos dias. Como comentado pelo Vinícius, realmente a MP do dia 19/20 ao que parece que efetivará a mudança de estação aqui por Sampa. É bom lembrar que de fins de março até os primeiros dias de Abril passamos por alguns dias de "outono", depois voltamos para dias de verão. Ainda estamos numa gangorra mesmo...Mas minha perspectiva é que este Abril seja MUITO melhor do que 2016 e 2015, principalmente após dia 20 e ainda considerando seus primeiros dias.

 

Minha aposta, Caco: O outono climático puro-sangue começa no Sudeste a partir de Domingo / Segunda-feira.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura no Rio da Luz variou ontem entre 23,2 e 32,1...Até as 17:00 quando estava funcionando....

 

Muita chuva ontem entre as 16:00 e 17:00..acumulados em torno dos 30 mm....

Pior foi o vento rajadas entre 50 e 60Km/h várias casas destelhadas, árvores caídas e residências sem energia elétrica....

Temperatura hoje de manhã por volta dos 19°C...

Link to comment
Share on other sites

Ainda está abafado, mas já dá para sentir um vento mais fresquinho anunciando mudança no tempo. Refresco bem generoso para amanhã e 5ª feira; mas já na 6ª feira as temperaturas voltam a se elevar progressivamente, mas não voltará a fazer o calorão dos últimos dias. Como comentado pelo Vinícius, realmente a MP do dia 19/20 ao que parece que efetivará a mudança de estação aqui por Sampa. É bom lembrar que de fins de março até os primeiros dias de Abril passamos por alguns dias de "outono", depois voltamos para dias de verão. Ainda estamos numa gangorra mesmo...Mas minha perspectiva é que este Abril seja MUITO melhor do que 2016 e 2015, principalmente após dia 20 e ainda considerando seus primeiros dias.

 

Em 2015 abril até que não foi ruim. Teve dias que senti vontade de botar uma blusa leve.

Em compensação, de maio em diante... eca.

 

Abril/2005 foi monótono/xoxô; mínimas amenas/até um pouco acima da média e máximas comportadas; mas sem emoção...Isso que eu quis dizer: MONÓTONO. Dinâmica completamente diferente diferente deste abril, possivelmente porque estamos com atmosfera ainda respondendo por La Nina e, em 2015, já com El Nino.

Link to comment
Share on other sites

Diante do que os modelos CFS e EPS mostravam há dias, eu havia comentado ontem que os operacionais iriam "pegar" a tendência de entradas frequentes de ar polar começando esta semana e se alastrando pelo país semana que vem.

 

BINGO ! Tanto GFS quanto ECMWF concordam com uma significativa queda de temperatura começando neste Domingo e se estendendo a partir daí por vários dias.

 

BINGO! E a tendência se prolonga até 12/Maio? Pois vejo, a partir de agora, principalmente após 19/Abril, atmosfera bem consolidada em "outono".

Abs

Link to comment
Share on other sites

Ainda está abafado, mas já dá para sentir um vento mais fresquinho anunciando mudança no tempo. Refresco bem generoso para amanhã e 5ª feira; mas já na 6ª feira as temperaturas voltam a se elevar progressivamente, mas não voltará a fazer o calorão dos últimos dias. Como comentado pelo Vinícius, realmente a MP do dia 19/20 ao que parece que efetivará a mudança de estação aqui por Sampa. É bom lembrar que de fins de março até os primeiros dias de Abril passamos por alguns dias de "outono", depois voltamos para dias de verão. Ainda estamos numa gangorra mesmo...Mas minha perspectiva é que este Abril seja MUITO melhor do que 2016 e 2015, principalmente após dia 20 e ainda considerando seus primeiros dias.

 

Minha aposta, Caco: O outono climático puro-sangue começa no Sudeste a partir de Domingo / Segunda-feira.

 

Será? Estou apostando na 4ª/5ª feira. De qualquer maneira, não tem mais volta. Os dias de transição verão-outono estão com dias contados.

 

A propósito, dia londrino aqui em Sampa. Mudança brutal em relação a ontem. Fui dormir 3 da matina e estava um bafo insuportável ainda. A mudança foi rápida. Vai ser "friozinho" até 5ª feira. Parece-me que 6ª volta a esquentar um pouco até dom/2ª fira; vamos aguardar.

Link to comment
Share on other sites

Como o Caco falou, o tempo virou do avesso em Sampa.

Mas... com pouca chuva.

Com exceção de Barragem (Parelheiros) e Capela do Socorro, os acumulados nas estações do CGE foram inferiores a 6 mm.

Na automática de Barueri 0,8 mm e no Mirante 0,0 mm.

 

Choveu bem no litoral e serra do Mar, com acumulados de até 122,3 mm no Posto Jardim Casqueiro (Cubatão) do CEMADEN.

A estação do CGE-Barragem (Parelheiros), mais próxima da serra, somou 27,4 mm.

Na automática do INMET em Bertioga, no litoral: 35,4 mm.

 

Hoje, teremos máxima invertida em Sampa: a convencional do Mirante registrou 25,2°C a 0h UTC (21h de ontem).

Ao meio-dia a automática registrava 20,7°C com ventos de sul.

 

O céu segue encoberto com garoa/chuva leve esparsa de vez em quando, algumas aberturas de sol e o vento sul dando uma sensação de "friozinho". :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Aqui tá uma delícia (ao menos em comparação com ontem).

 

Ontem fomos de 19,5° C a 30,9° C.

 

20,5° C de mínima (alta) hoje.

 

22,1° C às 13 horas.

 

A máxima já esteve ao redor dos 24 graus e agora a temperatura já está em declínio frente às suaves rajadas do fresco vento sudeste. :good2:

 

Noite fresca a diante...

Link to comment
Share on other sites

Ainda está abafado, mas já dá para sentir um vento mais fresquinho anunciando mudança no tempo. Refresco bem generoso para amanhã e 5ª feira; mas já na 6ª feira as temperaturas voltam a se elevar progressivamente, mas não voltará a fazer o calorão dos últimos dias. Como comentado pelo Vinícius, realmente a MP do dia 19/20 ao que parece que efetivará a mudança de estação aqui por Sampa. É bom lembrar que de fins de março até os primeiros dias de Abril passamos por alguns dias de "outono", depois voltamos para dias de verão. Ainda estamos numa gangorra mesmo...Mas minha perspectiva é que este Abril seja MUITO melhor do que 2016 e 2015, principalmente após dia 20 e ainda considerando seus primeiros dias.

 

Minha aposta, Caco: O outono climático puro-sangue começa no Sudeste a partir de Domingo / Segunda-feira.

 

Será? Estou apostando na 4ª/5ª feira. De qualquer maneira, não tem mais volta. Os dias de transição verão-outono estão com dias contados.

 

A propósito, dia londrino aqui em Sampa. Mudança brutal em relação a ontem. Fui dormir 3 da matina e estava um bafo insuportável ainda. A mudança foi rápida. Vai ser "friozinho" até 5ª feira. Parece-me que 6ª volta a esquentar um pouco até dom/2ª fira; vamos aguardar.

 

Isso mesmo, não tem mais volta, graças a Deus ! GFS 12Z de agora ratifica essa certeza do início do outono climático puro-sangue no Sudeste a partir da semana que vem, enquanto que no Sul essa mudança já aconteceu. As temperaturas vão cair principalmente a partir de Quarta-feira como você disse, mas desde o Domingo já será possível sentir grandemente as mudanças. Enfim, vai ser uma semana que vem espetacular e que promete encher o BAZ. Abração.

Link to comment
Share on other sites

FRIO/SC

 

Nossa senhora, umas das maiores diferenças de temperaturas que já vi entre o litoralxserra, aqui não chegamos nem baixar dos 20ºC :heat:

 

Acho que a mínima do dia hoje vai ser a noite hehehe

 

Pois é, aqui no Progresso tive mínima de 20,1C, o que é bem alto pra abril, sendo (por favor, por enquanto) o quinto dia seguido com mínimas acima de 20. A partir de hoje teremos muitos dias agradáveis.

 

Incrível como está difícil de esfriar em 2017, chegando à metade de abril e ainda nem baixei de 16 (no centro nem de 17), em 2016 baixei de 15 alguns dias em março, que imagino ser culpa do constante vento úmido de leste.

 

Minhas parciais neste mês de abril são 19,4 / 28,8. Amplitudes geralmente mais baixas que o esperado

Link to comment
Share on other sites

FRIO/SC

 

Nossa senhora, umas das maiores diferenças de temperaturas que já vi entre o litoralxserra, aqui não chegamos nem baixar dos 20ºC :heat:

 

Acho que a mínima do dia hoje vai ser a noite hehehe

 

Pois é, aqui no Progresso tive mínima de 20,1C, o que é bem alto pra abril, sendo (por favor, por enquanto) o quinto dia seguido com mínimas acima de 20. A partir de hoje teremos muitos dias agradáveis.

 

Incrível como está difícil de esfriar em 2017, chegando à metade de abril e ainda nem baixei de 16 (no centro nem de 17), em 2016 baixei de 15 alguns dias em março, que imagino ser culpa do constante vento úmido de leste.

 

Minhas parciais neste mês de abril são 19,4 / 28,8. Amplitudes geralmente mais baixas que o esperado

 

Por enquanto estou ligando meu ar condicionado todos os dias, ainda mais com quase 25ºC dentro de casa.

Link to comment
Share on other sites

Resumo do ECMWF 12Z:

 

- Mantém a forte alta na Argentina entrando no sábado, com ápice no domingo (1034hPa);

tHjW1Lf.png

 

- Não mantém a mesma configuração das outras rodadas, com formação de baixa que advectaria ar frio pelo interior do continente... a alta avança totalmente marítima provocando queda nas temperaturas no RS e leste de SC, PR, SP, sul de MG e RJ;

SIrRAeZ.png

IX0Lb3P.png

 

- Forma-se uma baixa (a mesma que advectaria o ar frio de um ramo da alta citada no tópico anterior) no Paraguai, com avanço para Sudeste, que ajuda a impulsionar uma nova alta que transpõe os Andes no centro-sul da Argentina, na próxima quinta-feira (20);

I159HaT.png

 

- Ciclone extratropical formado no sul do RS e Uruguai + alta na Argentina = corredor de ar frio. Alta com avanço continental. Erupção ciclonada entre sexta e sábado da semana que vem;

kSQPE6b.png

 

- Trajetória tanto da alta quanto da baixa condizentes com boas mínimas e frio democrático.

 

- Fim da grade, cenário novo, então vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

Resumo do ECMWF 12Z:

 

- Mantém a forte alta na Argentina entrando no sábado, com ápice no domingo (1034hPa);

tHjW1Lf.png

 

- Não mantém a mesma configuração das outras rodadas, com formação de baixa que advectaria ar frio pelo interior do continente... a alta avança totalmente marítima provocando queda nas temperaturas no RS e leste de SC, PR, SP, sul de MG e RJ;

SIrRAeZ.png

IX0Lb3P.png

 

- Forma-se uma baixa (a mesma que advectaria o ar frio de um ramo da alta citada no tópico anterior) no Paraguai, com avanço para Sudeste, que ajuda a impulsionar uma nova alta que transpõe os Andes no centro-sul da Argentina, na próxima quinta-feira (20);

I159HaT.png

 

- Ciclone extratropical formado no sul do RS e Uruguai + alta na Argentina = corredor de ar frio. Alta com avanço continental. Erupção ciclonada entre sexta e sábado da semana que vem;

kSQPE6b.png

 

- Trajetória tanto da alta quanto da baixa condizentes com boas mínimas e frio democrático.

 

- Fim da grade, cenário novo, então vamos acompanhando.

 

Adorei a análise. Essa tendência do Europeu está perfeitamente alinhada com os modelos de médio prazo, que indicam grandes anomalias negativas por todo o centro-sul do continente no último decêndio do mês.

Link to comment
Share on other sites

Caiu uma boa chuva hoje à tarde, 25 mm acumulados.

 

Choveu muito forte em uns 15/20 minutos.

 

Acumulado mensal em 96 mm

 

Máxima ficou em 27,7°C

 

 

Agora faz 20,4°C e 94% de UR, mínima do dia.

Pressão em 1017,4 hPa

 

 

Estações hoje:

 

Resende: 20,4/29,9 (aut)

Valença: 19,6/27,5

Rio Claro: 19,0/27,7

Três Rios: 20,2/30,4

Link to comment
Share on other sites

Noite de céu encoberto por aqui, assim como foi a maior parte desta quarta feira. O sol até tentou aparecer no início da tarde, mas logo o tempo fechou.

Por aqui tivemos chuva entre o final da madrugada e o início da manhã.

 

Agora estamos com 18,4 graus na Mooca. A mínima acabou sendo no início da noite, com 17,5 graus e a máxima ainda no início da madrugada com 24 graus.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires tivemos o dia mais frio do ano e a primeira sub-10 de 2017. A mínima chegou a apenas 9,5ºC e foi a menor desde 22 de novembro (quando fez 9,4ºC) e a máxima foi de 20,1ºC, a menor desde o dia 17 de novembro, quando fez 18,6ºC. O dia foi ensolarado.

 

Agora temos céu limpo, 12,1ºC, URA de 87%, vento calmo e pressão em 1.021,3 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de céu parcialmente nublado. Mínima de 9ºC e máxima de 21ºC. O sol nasce às 7h15 e se põe às 18h31.

Link to comment
Share on other sites

Um dos últimos dias quentes por aqui antes do início definitivo do outono climático, hoje tive variação de 28,2ºC a 17,8ºC. A frente fria chegou à tarde e provocou baixos acumulados de chuva.

 

Para amanhã a expectativa é não passar sequer dos 22 graus. Sexta e Sábado amenos, Domingo volta um calorzinho, e depois forte queda de temperatura. Será a gloriosa chegada definitiva do padrão outono-inverno !

Link to comment
Share on other sites

13,4°C na Lomba do Pinheiro..!!

 

Acabei de sair na rua, céu estreladíssimo e nenhum vento. QUEM SABE UMA SUB 10 AMANHÃ? Aguardemos e oremos.

Pode esquecer: já estamos cheio de nuvens. Na Lomba caiu 0,1° desde a tua postagem. De qualquer forma é uma bela noite outonal: tenho 15,5° com 76%. Nesta quarta variei de 15,5° (à meia-noite) à 23,2°. Muito bom.

 

Espero 13° amanhã. Talvez chegue a 11° nos locais mais frios.

Link to comment
Share on other sites

 

Muito dinheiro...rsrs

 

Nem me fala, mas é a única alternativa que encontrei e ainda não é de certeza, depende do meu vizinho aceitar arcar com a metade.

Sem falar que é limitada.

 

Olha, se fosse barata, já teria colocado algumas estações espalhadas pela serra... Com certeza deve ter pontos mais frios nos Campos de Santa Bárbara e no Rincão dos Tigres...E lá só com internet via satélite.

Pode ser que eu esteja sonhando alto, mas não existe nenhuma possibilidade de o INMET colocar uma estação naquela baixada a 1600 m nas nascentes do pelotas? Afinal o Morro da Igreja é ali do lado...

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas no RS:

S.F. de Paula/V.do Cedro (PWS) - 5,7ºC

Gramado/Castelinho (PWS) -5,7ºC

Pedras Altas (PWS) - 6,4ºC

Ausentes/INMET - 6,6ºC

Vacaria/EPAGRI - 6,6ºC

S.F. de Paula/S.A. da Rainha (PWS) - 6,6ºC

Soledade/B.Farroupilha (PWS) - 6,6ºC

S. do Livramento (PWS) - 6,7ºC

Bom Jesus/EPAGRI - 7,6ºC

Teutônia/L.Welp (PWS) - 7,9ºC

Lagoa Vermelha/EPAGRI - 8,4ºC

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas no RS:

S.F. de Paula/V.do Cedro (PWS) - 5,7ºC

Gramado/Castelinho (PWS) -5,7ºC

Pedras Altas (PWS) - 6,4ºC

Ausentes/INMET - 6,6ºC

Vacaria/EPAGRI - 6,6ºC

S.F. de Paula/S.A. da Rainha (PWS) - 6,6ºC

Soledade/B.Farroupilha (PWS) - 6,6ºC

S. do Livramento (PWS) - 6,7ºC

Bom Jesus/EPAGRI - 7,6ºC

Teutônia/L.Welp (PWS) - 7,9ºC

Lagoa Vermelha/EPAGRI - 8,4ºC

 

Boas mínimas outonais. Aqui tive "aparentemente elevados" 18,3ºC, contudo a sensação é de friozinho devido ao vento e chuviscos. No INMET deu 16ºC.

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas no RS:

S.F. de Paula/V.do Cedro (PWS) - 5,7ºC

Gramado/Castelinho (PWS) -5,7ºC

Pedras Altas (PWS) - 6,4ºC

Ausentes/INMET - 6,6ºC

Vacaria/EPAGRI - 6,6ºC

S.F. de Paula/S.A. da Rainha (PWS) - 6,6ºC

Soledade/B.Farroupilha (PWS) - 6,6ºC

S. do Livramento (PWS) - 6,7ºC

Bom Jesus/EPAGRI - 7,6ºC

Teutônia/L.Welp (PWS) - 7,9ºC

Lagoa Vermelha/EPAGRI - 8,4ºC

 

Bem que isso tudo poderiam ser marcas negativas! :mosking:

 

Ontem, um dia de sonho após o verão climático, fomos de 20,5° C a 24,9° C.

 

17,3° C de mínima hoje.

 

20,7° C às 9 horas, com céu azul entre nuvens e constantes rajadas frescas do vento sudeste.

 

Bom dia!

Link to comment
Share on other sites

Estava pessimista quanto a esta noite, mas a queda de temperatura me surpreendeu. Tive 13,2°, o menor valor do ano, e o INMET chegou a 12,1°, quase igualando com muitos locais do interior. O céu limpou no início da madrugada.

 

A partir de sábado teremos instabilidade se formando em SC e N do RS devido à entrada de uma nova leva de ar frio. Ou seja: mal vai esquentar.

 

Agora 22,4° com 58% e alguns estratus. Bem agradável.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.