Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Março 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui em São Paulo Março está bem típico. Começou quente (verão) e agora "viramos" para um pseudo outono (transição verão-outono). Agora encoberto e 25,6ºC na Granja Viana. Máxima registrada de 26,4ºC, bem superior aos 21,6ºC de ontem. Estamos no limite de ficar abafado devido à umidade. Ainda está agradável.

Link to comment
Share on other sites

Tem uma área grande de nebulosidade/chuva avançando desde cedo do interior do estado em direção daqui da faixa leste. Vamos ver o que a mesma vai causar por aqui.

Enquanto isso, por aqui, o sol até ameaçou sair ali por volta das 10:00; mas, logo em seguida o céu se encheu de nuvens novamente. Ficou o abafamento com 28,9°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Interessante no texto do Alexandre é que as águas do Atlântico sul podem ser consequência do frio, e não causa. Sempre me perguntei sobre essa possibilidade, pois em regiões não equatorias a radiação solar é muito pequena e o que guia a SST é muito mais as massas de ar do que a radiação. No equador, daí sim, é lá que está a "origem de tudo".

 

Olá Bruno. O texto é da Estael. E achei bem interessante o ponto de vista dela sobre retroalimentação. É como você disse, a causa original do fenômeno é a frequência maior de pulsos de ar frio e ciclones, que acabam por esfriar o Atlântico. Nesse caso, a influência das águas mais frias no clima do continente é apenas um reflexo de um padrão atmosférico.

 

Abraço.

É vero. O ar frio e os ciclones esfriaram as águas, que por sua vez mantém a atmosfera mais fria... e a previsão é de uma mp se manter estacionada por pelo menos uns 5 dias drenando as frio para o continente. A origem disso, ao que parece, está na mudança do padrão climático, que coincidiu com a virada para 2013.

 

Pois é, me lembro de um mapa postado com as temperaturas do Atlântico em Julho de 2000, logo após aquela sequência de Mps fortíssimas! As anomalias eram enormes, com áreas do Atlântico sul muito abaixo da média...

Em setembro de 2006 também ocorreu algo semelhante, logo após aquela onda de frio forte com um ciclone de 950mb no Atlântico Sul. :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe qual é a menor máxima da série de POA para março? Olha, não duvido de recordes hj. :mosking:

Naquele livro sobre a climatologia da primeira metade do século XX, apontava algo como 17°/19° em março. Não lembro, mas muito provavelmente não foge dessa faixa. Não vamos ter o recorde histórico dessa vez.

 

Mas certamente será uma das tardes mais frias dos últimos anos. Tive mínima de 17,5° com chuvisqueiro constante ( :mosking: ) e agora tenho apenas 20,0° com 77%. Hoje a máxima fica em 23°/24°. Belezura!

Achei que o tempo fosse abrir um pouco. Que nada!!! Até agora não passei dos 21,1° e agora caí para 20,0° com 73%. Quando olho o calendário, nem acredito, hehe!!! Emplacando a menor máxima de março em meus registros mais uma vez!!

 

A culpa é o vento SSE que sopra a 4,0 km/h vindo da alta que o Coletty postou acima.

 

Abraços para nós!

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona norte de São Paulo temos um dia com predomínio de céu nublado, algumas aberturas de sol e mormaço, principalmente durante a manhã.

 

Já houve algumas pancadas isoladas, rápidas, fracas a moderadas pela cidade.

 

A automática do Mirante já bateu em 26,5°C e o IAG em 27,2°C.

Apesar das temperaturas estarem mais baixas que ontem, a sensação de abafamento foi maior hoje, sem a presença dos ventos marítimos.

Link to comment
Share on other sites

num resumo curto; outono/meio-inverno com períodos de frio bem acentuado, forte tendência para neve em maio. vai ser um ano sem comparação, até o momento com altíssimo risco para o milho safrinha, especialmente no pr e ms.. um padrão usa bem melhorado. ps; nem pergunte que não responderei.

 

Oremos Ronaldo!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente a chuva chegou... chove há aproximadamente 20 minutos, forte!

A temperatura caiu de 25.0C para 21.1C no momento... belezinha! :good2:

Sds.,

 

Temperatura bem parecida por aqui, pois está 21,6ºC. A diferença é que a queda está sendo proporcionada

pelo céu limpo, e não pela chuva.

Link to comment
Share on other sites

Achei que o tempo fosse abrir um pouco. Que nada!!! Até agora não passei dos 21,1° e agora caí para 20,0° com 73%. Quando olho o calendário, nem acredito, hehe!!! Emplacando a menor máxima de março em meus registros mais uma vez!!

BINGO!!!! Recorde de meus registros quebrado DE NOVO!!! :clapping: :mosking:

 

Máxima de 21,1°!! E agora está quase batendo a mínima do dia: 17,6° com 81% e fechadão. Venta de ESE a 8,1 km/h. Esse março começa a ficar memorável!

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Dia muito atípico para o mês de março aqui em POA. Há estações na GPA que não passarão de 20C. Agora faz 18C, chuvisca inapreciavelmente e venta. Tá uma maravilha, porém a choradeira já começou para alguns que preferem assar sob 38C.

Sou a favor de pegar esses chorões e colocá-los todos num avião para o Saara ou a Arábia. Em julho, claro. Vão todos para lá! Mínima de 30° e máxima de 45°. Aí quero ver se vão chorar de novo com 18°, hehe. :punish: :mosking:

 

Ainda 17,6°.

 

Abraços revoltados!

Link to comment
Share on other sites

Finalmente a chuva chegou... chove há aproximadamente 20 minutos, forte!

A temperatura caiu de 25.0C para 21.1C no momento... belezinha! :good2:

Sds.,

 

Temperatura bem parecida por aqui, pois está 21,6ºC. A diferença é que a queda está sendo proporcionada

pelo céu limpo, e não pela chuva.

 

É verdade Renan...

Agora a chuva parou, acumulou 29mm e faz 20.6C no momento. Ainda troveja!

Link to comment
Share on other sites

Vitor, você mora em baixada? Que diferença incrível entre o INMET e aí heim...

 

É que o a temperatura do Inmet é da 00;00 e eu postei a minha atual quase sendo 1 hora da madrugada... :good2:

 

Moro em uma área um pouco mais baixa que o centro da Cidade.

 

O Inmet que fica numa altitude sem nenhuma noção com Bagé...

 

Geralmente é 2/3ºC a diferença em noites totalmente sem nuvens, e de pouca coisa em dias com mais nuvens.

 

Já nas máximas 1ºC acima.

Link to comment
Share on other sites

Um leão marinho apareceu hoje a tarde em Balneario Camboriu, muito massa auhahua

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/03/animal-marinho-desfila-por-faixa-de-pedestres-em-balneario-camboriu-4077037.html

 

Leão Marinho em SC acredito ser algo bem raro, o mais comum é ver pinguin no inverno. Será que isso é sinal que as águas estão mais frias que o normal?

Link to comment
Share on other sites

Bueno, creio que uma boa estratégia é plantar o máximo de sementes possível como se fosse um safrão :) ... Total!!!... Se medrarem a ficar só com pequenos plantios na safrinha para economizar, vão acabar perdendo mesmo com os geadões...

 

Esse será o inverno da Satisfação :good2: ... Para quem planta talvez nem tanto... ENOS de neutra para baixo, AS querendo aquecer e algumas cositas que ainda ouviremos falar até o julho...

 

Lembrei de São Lourenço do Sul...

 

zr503.jpg

 

Há quem não goste :sarcastic: ...

 

Para não dizer que não falei, aqui 17.9ºC com aero batendo 1023 :clapping: ... INMET mantem 1022 há tres horas sempre em casas de 16ºC... Também... Deliciem :laugh: ...

 

33f73oh.jpg

 

1028 para o bichin brincar de ciclone :laugh: ...

 

Seria isso aqui e a saída de 00Z de 17/03/13 mantêm e coloca no No-Centro-Se do RS...

 

123p5l5.jpg

 

Vai ser legal monitorar isso aí :) :) :)

Link to comment
Share on other sites

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/03/animal-marinho-desfila-por-faixa-de-pedestres-em-balneario-camboriu-4077037.html

 

Leão Marinho em SC acredito ser algo bem raro, o mais comum é ver pinguin no inverno. Será que isso é sinal que as águas estão mais frias que o normal?

 

Boa pergunta! Existe algum veterinário de plantão aqui no BAZ?

Link to comment
Share on other sites

Mas tá lôco esse GFS?

 

Na sexta, deu uma chuvarada pra Campinas pro domingo.

 

Ontem, praticamente tirou a chuva toda.

 

Hoje ele me bota a chuvarada de novo. E já errou feio. Pela previsão, o dia deveria ter começado chuvoso e deveríamos acumular 10 mm às 9 horas da manhã.

 

Agora já são 10:46 hs e... nicas de água.

 

E tem mais: previu 21º C de máxima ao meio dia de hoje.

 

Pois bem, agora, às 10:46 o CIIAGRO já registra 21,5º C, mas em Jundi-City, que é mais fria quem Campinas.

 

Tempo encoberto por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Muito surpreendente o frio em Rio Grande!!! O vento virou para SO e a temperatura AFUNDOU para 10,4° à meia-noite!! Caramba, estamos em MARÇO e é uma cidade do litoral!! :shok: :shok: :shok:

 

Por aqui nublado, "querendo" abrir. Tenho 17,9° com 71%.

 

Vento de que Direção ???

Coloquei na mensagem: vento SO. Rio Grande chegou a 9,0° e estabilizou em 9°/10° durante a madrugada. Camaquã também surpreendente, como 10,2°. Santa Maria deuy 11,2° e POA e Teutônia empataram em 15,0°. Mas quem CHUTOU o pau da barraca (pau da barraca nada, chutou uma viga, um poste de concreto) foram Bagé com 4,2° e Jaguarão com 6,3°!! :shok: :shok: :shok:

 

Aqui em casa tive 15,9° às 5:04. Pelo visto a banda de nuvens ficou no limite daqui, ora abrindo, ora fechando. Agora tenho 22,5° com 60% e vento ESE a 7,1 km/h.

 

Muito bom. Frio já em março!!!

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.