Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Março 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pessoal, estou com uma duvida já a algum tempo, estou pesquisando mas não encontro nada a respeito, eu estava querendo saber se existe alguma forma de identificar a ocorrência de orvalho, geada e neblina somente através através de aparelhos como termômetro, higrômetro, etc..., ou só é possível identificar visualmente mesmo, se é possível tem alguém neste fórum que monitora esses eventos via aparelhos?

 

TAMBÉM PODE SER PELA TEMPERATURA DE RELVA E ESTADO DO TEMPO, RELVA NEGATIVA COM POUCO VENTO É GEADA.

Link to comment
Share on other sites

Agora a noite aqui em Porto Alegre, começou a soprar um ventinho gostoso que deixou a sensação bastante agradável. Ontem(sábado) de tarde estava um calor muito chato. Cheguei de viagem e sai direto para conhecer o centrão ainda de calça jeans e sofri. A calça agarrava na perna. Só melhorou um pouco quando dei uma voltinha de barco pelo Guaíba. Hoje pela tarde o calor continuou.

 

O bom é que pelas previsões que vi, só dava chuva para todos os dias que fiquei aqui, mas acabou não caindo nenhuma gota.

 

Amanhã pego o voo já cedo para o RJ :cray:

 

Abraços!

 

Poxa, se eu soubesse te levaria para dar uma banda de carro...

 

Curtiu? Acho que eu nunca vim ao centro no fim-de-semana! Rua da Praia, Voluntários, 7 de Setembro, Mercado Público, etc, não me conhecem fora do expediente, hehehe

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou com uma duvida já a algum tempo, estou pesquisando mas não encontro nada a respeito, eu estava querendo saber se existe alguma forma de identificar a ocorrência de orvalho, geada e neblina somente através através de aparelhos como termômetro, higrômetro, etc..., ou só é possível identificar visualmente mesmo, se é possível tem alguém neste fórum que monitora esses eventos via aparelhos?

 

TAMBÉM PODE SER PELA TEMPERATURA DE RELVA E ESTADO DO TEMPO, RELVA NEGATIVA COM POUCO VENTO É GEADA.

interessante, acho que vou começar a medir a temperatura de superfície para estudar esses fenômenos. Valeu :good2:

Link to comment
Share on other sites

São Paulo teve um dia de sol, sempre entre muitas nuvens médias e altas (Pouca nebulosidade baixa) e abafado.

Certamente efeito da passagem da frente ao largo do litoral.

 

Aqui na zona norte, deu um chuvisqueiro por volta de 12/12h30 que nem molhou o chão.

 

Mirante: 20,0°C / 27,6°C

IAG: 20,4°C / 27,8°C

 

Pelo radar IPMET-UNESP, de Bauru, uma linha de chuvas se move em direção a Sampa, devendo chegar durante a noite. A conferir.

Agora, céu com muitas nuvens e abafado. :heat:

Às 19h:

Mirante (Aut.): 24,8°C

IAG: 24,0°C

Congonhas 25°C

Cumbica: 24°C

Link to comment
Share on other sites

 

Pelo radar IPMET-UNESP, de Bauru, uma linha de chuvas se move em direção a Sampa, devendo chegar durante a noite. A conferir.

 

Aldo eu particularmente não confio muito nas imagens do radar de Bauru, ele parece não pegar com muita precisão para estes lados, principalmente na força da chuva, mas acho uma boa opção para ver a direção das chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Aldo eu particularmente não confio muito nas imagens do radar de Bauru, ele parece não pegar com muita precisão para estes lados, principalmente na força da chuva, mas acho uma boa opção para ver a direção das chuvas.
:good2: Verdade, estamos no limite de detecção. Realmente, eu o utilizo mais para ver o deslocamento.

Para nós, o de São Roque é mais indicado.

 

 

Aldo, Sâo Paulo com temperatura acima da média até agora em Março, confere?

Sim, totalmente.

 

Até hoje, a média das máximas no Mirante está em 30,5°C (2°C acima da média 1991-2011 e 3,3°C acima da normal 1961-1990)

A média das mínimas está em 20,2°C (1,7°C acima da média 1991-2011 e 2,3°C acima da normal 1961-1990)

 

A título de curiosidade: em relação à normal 1931-1960, as máximas estão quase 4°C acima e as mínimas 3°C acima.

 

As médias compensadas deixemos para o Carlos... :laugh:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tempestade elétrica fenomenal cerca de 100 km a noroeste daqui, muito lindo, ainda mais com o céu estrelado! Está vindo. A verdade é que a coisa vai ficar muito feia a partir de agora na faixa oeste da região sul de acordo com a Metsul. Chance de atividade tornádica não descartada, principalmente no noroeste gaucho, oeste catarinense e sudoeste paranaense. Hoje no Paraná TV edição do almoço passou um pequeno sítio numa cidade aqui próxima, em que o tornado derrubou todas as árvores nos quatro cantos da casa e poupou a mesma!

 

Agora tenho 21,9C, pressão atmosférica em queda: 1009 hPa. Vento sudeste a 10 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Realmente preocupante o cenário projetado para essa 3ª-feira e a primeira metade da 4ª pela MetSul. Podemos ter temporais MUITO severos e chuva torrencial, mesmo tornados, desde o SO do PR, atravessando SC desde oeste até a faixa S e o N do RS. Talvez mesmo a região de POA, que deverá entrar em alerta amanhã a partir da tarde. Vamos ficar de olho!! (http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/202/Preocupante_cenário_traz_risco_de_tempo_muito_severo_no_Sul_do_país)

 

Hoje foi um dia quente e relativamente abafado. Tive variação de 20,9° a 30,5° sem baixar dos 54%. Sensação de até 32,8° (nada se comparado ao Renan, que teve seu dia de verão porto-alegrense).

 

Agora faz 21,9° com 76% e não há vento. Noite muito agradável!

Link to comment
Share on other sites

 

Hoje foi um dia quente e relativamente abafado. Tive variação de 20,9° a 30,5° sem baixar dos 54%. Sensação de até 32,8° (nada se comparado ao Renan, que teve seu dia de verão porto-alegrense).

 

Agora faz 21,9° com 76% e não há vento. Noite muito agradável!

 

Marcos, por aqui a umidade não baixou de....60% :heat:.

Olha, é relativamente raro a umidade permanecer tão alta mesmo com sol. A sensação de calor foi muito significativa entre 14h e 15h.

Felizmente, tanta umidade ativou instabilidades por várias partes do Sudeste, e aqui foi um dos lugares escolhidos para a chuva. Um

temporal rápido caiu sobre a cidade e agora chove fraco. Temperatura em 19,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Realmente preocupante o cenário projetado para essa 3ª-feira e a primeira metade da 4ª pela MetSul. Podemos ter temporais MUITO severos e chuva torrencial, mesmo tornados, desde o SO do PR, atravessando SC desde oeste até a faixa S e o N do RS. Talvez mesmo a região de POA, que deverá entrar em alerta amanhã a partir da tarde. Vamos ficar de olho!! (http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/202/Preocupante_cenário_traz_risco_de_tempo_muito_severo_no_Sul_do_país)

 

Hoje foi um dia quente e relativamente abafado. Tive variação de 20,9° a 30,5° sem baixar dos 54%. Sensação de até 32,8° (nada se comparado ao Renan, que teve seu dia de verão porto-alegrense).

 

Agora faz 21,9° com 76% e não há vento. Noite muito agradável!

 

Somar prevê 80mm quarta-feira para Curitiba a máxima ficará próxima de 20º por vários dias! Alívio! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Realmente preocupante o cenário projetado para essa 3ª-feira e a primeira metade da 4ª pela MetSul. Podemos ter temporais MUITO severos e chuva torrencial, mesmo tornados, desde o SO do PR, atravessando SC desde oeste até a faixa S e o N do RS. Talvez mesmo a região de POA, que deverá entrar em alerta amanhã a partir da tarde. Vamos ficar de olho!! (http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/202/Preocupante_cenário_traz_risco_de_tempo_muito_severo_no_Sul_do_país)

 

Hoje foi um dia quente e relativamente abafado. Tive variação de 20,9° a 30,5° sem baixar dos 54%. Sensação de até 32,8° (nada se comparado ao Renan, que teve seu dia de verão porto-alegrense).

 

Agora faz 21,9° com 76% e não há vento. Noite muito agradável!

 

Somar prevê 80mm quarta-feira para Curitiba a máxima ficará próxima de 20º por vários dias! Alívio! :clapping:

 

 

Olha o Rodrigo aí, é só o outono se aproximar que ele aparece! :good:

Sguario, vamos torcer que a segunda quinzena seja boa mesmo, porque março está mais quente que jan e fev... Vamos acompanhar!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Phillpe, no caso do ES penso que o refresco só virá em maio....

 

Ninguem com uma noticia mais esperançosa ?? kkk

 

Carlos, ainda sou novo no forum e tenho muitas duvidas, me desculpe a ignorância, mas esse refresco seria a queda de temperatura para quanto, Min e Max ?

 

Abraços..

 

Philippe, ninguém é ignorante, a maioria entrou no fórum sabendo muito pouco, eu mesmo só acompanhava as previsões do tempo na televisão.

 

Perguntar não faz mal e com certeza ajuda mais pessoas que entram e só dão uma lida, fique a vontade.

 

Agora um refresco já vai ter semana que vem, ao invés de temperaturas em torno dos 30°C suas máximas estarão em torno dos 27°C, ainda da para dar um fritadinha. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Para Vitoria em Maio, as min devem ficar entre 19/20 graus e as maximas em torno de 27/28. Pelo menos terá noites mais frescas tipo 22/23 graus a noite e não noites de 27/28 no verão...assim como Rio ou Santos...

 

 

GFS esta dando para a baixada santista máximas em torno dos 25°C semana que vem, já um bom alívio. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Para Vitoria em Maio, as min devem ficar entre 19/20 graus e as maximas em torno de 27/28. Pelo menos terá noites mais frescas tipo 22/23 graus a noite e não noites de 27/28 no verão...assim como Rio ou Santos...

 

Obrigado Carlos,

É Como vc mesmo disse.. "refresco"... porque essas temperaturas ainda não são nada animadoras..

Vlw!!

Link to comment
Share on other sites

Phillpe, no caso do ES penso que o refresco só virá em maio....

 

Ninguem com uma noticia mais esperançosa ?? kkk

 

Carlos, ainda sou novo no forum e tenho muitas duvidas, me desculpe a ignorância, mas esse refresco seria a queda de temperatura para quanto, Min e Max ?

 

Abraços..

 

Philippe, ninguém é ignorante, a maioria entrou no fórum sabendo muito pouco, eu mesmo só acompanhava as previsões do tempo na televisão.

 

Perguntar não faz mal e com certeza ajuda mais pessoas que entram e só dão uma lida, fique a vontade.

 

Agora um refresco já vai ter semana que vem, ao invés de temperaturas em torno dos 30°C suas máximas estarão em torno dos 27°C, ainda da para dar um fritadinha. :good2:

 

Obrigado Fernando..

Ignorante foi o termo que usei, era melhor ter usado leigo ficaria mais adequado..

Mas é isso mesmo, gosto muito do clima Frio e aqui no forum a cada dia que passa vou lendo e aprendendo muito!! Vocês estão de parabéns..

 

Até que enfim uma noticia boa, se ja não passar dos 30ºC já vai ser bom...srs

Quem dera que esse inverno/2013 aqui em vitoria tivesse temperaturas mininas em torno dos 15ºC (constantemente)... seria um sonho....

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Acredito que Vitoria ES já deve ter chego a 12 graus..mas é raro por lá....normamente as minimas na capital capixaba no inverno ficam entre 14/15 graus. Agora em Sta Teresa no interior chega fazer bem mais que Vitoria..e provavelmente é a cidade mais fria do estado

 

To impressionado como vocês conhecem tão bem o ES...srs

Carlos é exatamente o que você disse... ja tivemos uma marca de 11ºC e no geral as minimas ficam entre 14º e 15ºC

 

Ja na região serrana, como nas cidades: Santa Teresa, Pedra Azul, Venda Nova da Imigrante, Domingos Martins..

Cidades com altitude entre 800 e 1.000 metros.. o inverno é bem legal.. no inverno durante o dia dificilmente as temperaturas passam dos 17ºC..

E em dias extremos ja tivemos a marca de 0ºC..

 

Como na reportagem abaixo:

92953067.jpg

42753565.jpg

81229805.jpg

Link to comment
Share on other sites

ME BELISQUEM!!!! SÓ PODE SER SONHO!!!!

 

A última rodada do GFS, mostra máximas sub 20 aqui para o Vale a partir do fim de semana. :clapping: :clapping: Espero que se confirme.

 

Enquanto esse sonho não se realiza, continuamos no mesmo horror de sempre: sol, nuvens, calor e abafamento.Temperatura em 30,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Agora a noite aqui em Porto Alegre, começou a soprar um ventinho gostoso que deixou a sensação bastante agradável. Ontem(sábado) de tarde estava um calor muito chato. Cheguei de viagem e sai direto para conhecer o centrão ainda de calça jeans e sofri. A calça agarrava na perna. Só melhorou um pouco quando dei uma voltinha de barco pelo Guaíba. Hoje pela tarde o calor continuou.

 

O bom é que pelas previsões que vi, só dava chuva para todos os dias que fiquei aqui, mas acabou não caindo nenhuma gota.

 

Amanhã pego o voo já cedo para o RJ :cray:

 

Abraços!

 

Poxa, se eu soubesse te levaria para dar uma banda de carro...

 

Curtiu? Acho que eu nunca vim ao centro no fim-de-semana! Rua da Praia, Voluntários, 7 de Setembro, Mercado Público, etc, não me conhecem fora do expediente, hehehe

Fiquei bem pouco tempo por ai, cheguei sábado por volta das 11 horas, e voltei ontem no voo que deveria sair às 11:47, mas que na verdade só saiu às 13:00. Sendo que só tive mesmo livre as tardes e noites de sábado e domingo, pois pela manhã de domingo estava no concurso da DPE-RS.

Mesmo com pouco tempo eu gostei bastante! Fiquei impressionado no parque da Redenção e em outros lugares como na Usina do Gasômetro, que praticamente todo mundo andava com uma garrafa térmica, cuia e um saquinho de erva mate. Todo mundo tomando chimarrão, mesmo com a tarde bem quente.

 

Mas não faltarão oportunidades. :hi: Gostei muito e me senti muito bem na cidade(assim como em todas as cidades do RS que já visitei).

 

A propósito, fiquei hospedado na casa da filha de um dos conselheiros do Grêmio. :good2:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Quando vai esfriar..?

 

 

12 de março de 2013 por Josélia Pegorim

 

O verão está acabando. O Brasil, e todo o Hermisfério Sul, entra oficialmente no outono no dia 20 de março, às 8h02, no horário de Brasília.

Uma das principais características da estação no centro-sul do Brasil é a redução da temperatura. Mas não existe uma chave ou interruptor na atmosfera, um liga-desliga, que faça com que se passe instantaneamente do calor para as temperaturas amenas. O esfriamento do ar vai ocorrendo naturalmente, aos poucos, até o inverno.

 

Além do menor número de horas de sol disponível para aquecimento, o resfriamento ocorre principalmente pela sucessiva passagem de massas de ar polar pelo centro-sul do Brasil. Quando a combinação da circulação geral dos ventos atmosféricos e da temperatura das águas oceânicas está adequada, as bolhas de ar gelado geradas no continente antártico chegam mais fortes e mais frequentes ao centro-sul do Brasil. Estas bolhas, ou porções de ar frio polar, são geradas constantemente na Antártica, mas é preciso que a “porta” esteja aberta que elas cheguem ao Brasil. É a posição dos ventos nos níveis elevados da atmosfera que funciona como tranca desta porta.

 

Por enquanto, a porta está fechada e o ar polar está sendo retido na Patagônia, no extremo sul da Argentina e do Chile. A previsão par os próximos 15 dias indica que entre os dias 13 e 14 de março, uma bolha de ar polar chega fraca ao Sul do Brasil, mas logo se afasta e a temperatura sobe rapidamente. Outra pequena porção de ar polar causa um resfriamento mais acentuado no Sul entre o dia 21 e 23 de março. Há indícios de mais ar polar chegando ao centro-norte da Argentina no dia 26 de março.

 

Estas indicações podem se confirmar ou não. A previsão climática aponta que a “porta” para o frio polar começa realmente a ser aberta só no fim de abril

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Acredito que Vitoria ES já deve ter chego a 12 graus..mas é raro por lá....normamente as minimas na capital capixaba no inverno ficam entre 14/15 graus. Agora em Sta Teresa no interior chega fazer bem mais que Vitoria..e provavelmente é a cidade mais fria do estado

Sei que o recorde de Porto Seguro é 12°. Não sei se em anos recentes, dos anos 90 para cá, bateu essa marca. O problema é que Vitória é uma baía, o que configura mínimas péssimas devido à retenção de calor da água e a cidade em volta.

 

Por aqui choveu 8,5 mm, quase tudo entre 4 e 6 h da manhã. Agora chove bem fraco e faz 22,9° com 84%. Até agora nada de temporal, mas está chovendo horrores nos Aparados e na serra de SC.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal do sul e de Porto Alegre:

Na 1ª vez que fui a PoA, há um bocado de tempo :laugh: , vi uma estação meteorológica no Parque da Redenção.

 

Durante muito tempo pensei que era a antiga estação do INMET...

 

Muito, muito depois, fiquei sabendo que a convencional do INMET está no Jardim Botânico desde os anos 60.

Logo, como era início dos anos 80, não podia ser a do INMET.

 

Alguém poderia me dizer que estação era aquela? Seria da Universidade Federal do RS?

 

---------------

Em Sampa, sem novidade: sol, calor, céu parcialmente nublado e tempo abafado.

A automática do Mirante já bateu em 30,2°C com umidade mínima de 47%, até o momento.

O IAG já chegou 30,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Legal, Thiago! Existe uma fórmula conhecida aqui: Chimarrão + sol + parque + fim-se-semana = Porto Alegre

 

No mais, qual é o nome desse conselheiro?

Rapaz, essa é uma boa pergunta. Não sei o nome, pois eu conheço o neto dele, filho da dona da casa em que fiquei, e nem o conheci. Sei que já é um senhor de 88 anos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.