Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Março 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

** Tópico em caráter experimental até 30/04/2013

 

 

 

 

 

 

Fevereiro fechou com média de 23,4ºC em minha estação e 23,0ºC no INMET, o que conferiu uma

anomalia positiva de +01,4ºC em relação à normal 73-2002 (30 anos no mesmo local).

 

Aliás, este verão tem sido simplesmente tórrido por aqui, um dos piores ever. Basta vermos a comparação

entre a média climatológica DJF e DJF 2012/2013.

 

Média DJF: 21,1ºC

 

Média DJF 2012-2013: 22,5ºC :heat:

 

Comparação DJF 2011/2012 e DJF 2012/2013:

 

2011/2012: Dez 20,2ºC - Jan 20,6ºC - Fev 22,2ºC

 

2012/2013: Dez 23,4ºC - Jan 21,1ºC - Fev 23,0ºC

 

Patético...queria ver o inverno (JJA) com -01,4ºC de anomalia!

Link to comment
Share on other sites

Quando o Coutinho falou na diferença entre estação astronômica e climática na primeira vez no Fórum, achei interessantíssimo e procurei a partir dali a observar obsessivamente esta mudança nos momentos críticos da passagem de uma para outra estação. Posso afirmar que em São Paulo, o verão 2011/2012 iniciou-se em 10/Dez e finalizou 05/Março, dando início a fase de transição verão-outono, que durou de 06/Março à primeira quinzena de Abril. Segunda quinzena de Abril à 28 de Abril tivemos um curtísimmo outono. O inverno começou lá para 29 Abril (muito cedo!) e se extendeu até 23 julho, dando início à transição inverno-primavera, que foi até a última MP de final setembro. O verão começou exatamente em 1º de Dezembro/2012e , para mim, acabou 26/Fev/2013. Embora tenhamos calor até 3ª feira, novamente chegará uma FF alterando o tempo. Progressivamente as máximas cairão, choverá menos, e será cada vez mais difìcil chegar aos 30ºC. É o períodob de transição verão-outono, que vai até até a segunda quinzena de abril, abrindo portas ao curtíssimo outono brasileiro. .Anotem!

Link to comment
Share on other sites

Quatro mudanças significativas para São Paulo no desenrolar de março:

 

1) Queda progressiva das máximas, a queda das mínimas ainda é mal sentida;

 

2) Ar ficando mais seco;

 

3) Insolação diminuindo rapidamente.

 

4) Maior infiltração marítima a tarde.

 

 

Por isso é um mês de transição verão-outono.

Link to comment
Share on other sites

Vou pegar os dados do Inmet e fazer uma média (que dá uma amostra legal do que foi o verão em SP) e comparar com os futuros dados que coletarei deste período que nomeio período de transição outono-verão (26/Fev à primeira quinzena Abril) e compar-a-los para fazer uma análise e verificar se há fundamento em nomear este período como transizacional.

Link to comment
Share on other sites

Para Inmet/SP, no período de 30/Jan à 26/Fev, obteve-se:

 

MÉDIA MÁXIMAS: 29,2ºC

 

MÉDIA MÍNIMAS: 19,5ºC

 

CHUVAS: 254,3 mm

 

Compararei estes dados "bem na casinha" com a Normal 81-2012 co os futuros dados de 27/Fev à primeira quinzena de Abril. Já adianto que haverá GRANDE queda nas máximas, PEQUENA queda nas mínimas e queda nas chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro fechou com média de 23,4ºC em minha estação e 23,0ºC no INMET, o que conferiu uma

anomalia positiva de +01,4ºC em relação à normal 73-2002 (30 anos no mesmo local).

 

Aliás, este verão tem sido simplesmente tórrido por aqui, um dos piores ever. Basta vermos a comparação

entre a média climatológica DJF e DJF 2012/2013.

 

Média DJF: 21,1ºC

 

Média DJF 2012-2013: 22,5ºC :heat:

 

Comparação DJF 2011/2012 e DJF 2012/2013:

 

2011/2012: Dez 20,2ºC - Jan 20,6ºC - Fev 22,2ºC

 

2012/2013: Dez 23,4ºC - Jan 21,1ºC - Fev 23,0ºC

 

Patético...queria ver o inverno (JJA) com -01,4ºC de anomalia!

 

Renan, estas médias são simples ou compensadas?

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro fechou com média de 23,4ºC em minha estação e 23,0ºC no INMET, o que conferiu uma

anomalia positiva de +01,4ºC em relação à normal 73-2002 (30 anos no mesmo local).

 

Aliás, este verão tem sido simplesmente tórrido por aqui, um dos piores ever. Basta vermos a comparação

entre a média climatológica DJF e DJF 2012/2013.

 

Média DJF: 21,1ºC

 

Média DJF 2012-2013: 22,5ºC :heat:

 

Comparação DJF 2011/2012 e DJF 2012/2013:

 

2011/2012: Dez 20,2ºC - Jan 20,6ºC - Fev 22,2ºC

 

2012/2013: Dez 23,4ºC - Jan 21,1ºC - Fev 23,0ºC

 

Patético...queria ver o inverno (JJA) com -01,4ºC de anomalia!

 

Renan, a altitude do local que tu vive faz uma graaaaaande diferença em comparação ao tórrido verão das terras baixas do sul. Essa tua média para DJF é um sonho de consumo que nunca terei aqui...não fiz o cálculo ainda, mas a média DJF aqui deve ficar acima dos 25ºC!

Link to comment
Share on other sites

Para Inmet/SP, no período de 30/Jan à 26/Fev, obteve-se:

 

MÉDIA MÁXIMAS: 29,2ºC

 

MÉDIA MÍNIMAS: 19,5ºC

 

CHUVAS: 254,3 mm

 

Compararei estes dados "bem na casinha" com a Normal 81-2012 co os futuros dados de 27/Fev à primeira quinzena de Abril. Já adianto que haverá GRANDE queda nas máximas, PEQUENA queda nas mínimas e queda nas chuvas.

 

 

Caco, no geral o verão desse foi mais quente na média do que do ano passado?? Digo isso porque parece ser o caso em Juiz de Fora...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, eu tenho um amigo cujo TCC foi uma análise das condições ENSO e chuvas durante o verão em Juiz de Fora. E não importa se estávamos em La niña ou El niño, pouco se notava influência no regime de chuvas. O que ele observou é que sob La niña há uma tendência para anomalias mais extremas, seja de pouca chuva ou de muita chuva.

 

É compreensível Renan.

 

Muito obrigado pela contribuição.

 

Qualquer pessoa que se debruçar sobre o tema verá que não há correlação com significância estatística com as condições de ENSO e a precipitação no Sudeste Brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

... Posso afirmar que em São Paulo, o verão 2011/2012 iniciou-se em 10/Dez e finalizou 05/Março, ....

 

Interessante, Pacheco.

 

Compreendo perfeitamente aquilo que você quis dizer.

 

Em contraste com os artigos de 1905, impecáveis em suas análises matemáticas e argumentos físicos. O artigo de 1907 conduziram a resultados não muito acurados, porém com resultados qualitativamente corretos.

 

Nesse momento Einstein sabia que teria sérios desafios pela frente e o caminho foi longo e tortuoso inclusive com vários becos sem saídas e foram 8 longos, até 1915, lutando contra os demônios.

 

Cientistas quando no momento de criação utilizam da intuição não raramente chegam à uma encruzilhada onde invariavelmente suas ideias estão muito frente à frente de sua matemática.

 

Evidente isso esse momento leva a imobilização.

 

Representar ideias em equações não é nada fácil, mas nenhuma alternativa é viável. Se você não for capaz de formular matematicamente sua teoria, é provável que ninguém a leve a sério.

 

Ideias são extremamente muito dificeis de serem compreendidas do que a matemática.

 

Assim os esforços do intelecto humano serão amplamente recompensados com grandes feitos.

 

Abraços

 

PS: texto adaptado

Link to comment
Share on other sites

Caco, são médias compensadas.

 

Diego, vale lembrar que esta média DJF é lá do INMET, 950m de altitude. A maior parte da cidade está a +-750m,

ou seja, a maioria da população sente um verão um pouco mais quente do que o INMET acusa. Em todo caso, não deixa de

ser um verão fresco comparado com as terras baixas do Sul.

Link to comment
Share on other sites

** Tópico em caráter experimental até 30/04/2013

 

 

Boa tarde, amigos!

Primeiro dia de março quente aqui no RS. Após um amanhecer agradável e ainda fresquinho em algumas áreas, na parte da tarde deveremos ter temperaturas beirando 35°c em Porto Alegre. No momento, aqui no centro da cidade, alguns termômetros de rua já marcam 33°c.

Sábado deve ser de muito calor, antecipando a virada no tempo na segunda metade do domingo.

Abraços e bom final de semana a todos!

Link to comment
Share on other sites

Para Inmet/SP, no período de 30/Jan à 26/Fev, obteve-se:

 

MÉDIA MÁXIMAS: 29,2ºC

 

MÉDIA MÍNIMAS: 19,5ºC

 

CHUVAS: 254,3 mm

 

Compararei estes dados "bem na casinha" com a Normal 81-2012 co os futuros dados de 27/Fev à primeira quinzena de Abril. Já adianto que haverá GRANDE queda nas máximas, PEQUENA queda nas mínimas e queda nas chuvas.

 

 

Caco, no geral o verão desse foi mais quente na média do que do ano passado?? Digo isso porque parece ser o caso em Juiz de Fora...

 

Sds.

 

Silvio, Fev ano passado foi praticamente igual a Dez ano passado, Jan/2012 praticamente Jan/2013. Este Fev/2013 (embora na Média em relação à Normal 81-2010) foi mais quente que Dez/2012, o que é normal pois Fev em Sampa é o mês mais quente do ano. Então foram verões parecidos, porém este ano um pouco mais quente.

 

Sds,

 

Caco

Link to comment
Share on other sites

Tal qual lá na região do Renan, aqui tambem, para o meu gosto, um dia perfeito. Minha máxima atingiu os 27,6°C às 14:00 hs, depois disso, começou a diminuir. Tenho agora, 24,9°C. A diferença foi que aqui, não choveu.

Outra coisa, o vento está moderado, acima dos 20km/h. E o que é melhor, é um vento quase frio. :clapping: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Foi só escrever que não tinha chovido, que dez minutos depois, começou a chover e caiu muita água durante meia hora. Ainda agora, chove moderado; com isso, a temperatura caiu mais ainda; agora aqui no centro, MARAVILHOSOS 20,2°C. :good: :good2:

 

Claro que ainda teremos dias quentes pela frente mas, espero que tenhamos muitos dias como o de hoje durante o mês de março.

Link to comment
Share on other sites

Foi só escrever que não tinha chovido, que dez minutos depois, começou a chover e caiu muita água durante meia hora. Ainda agora, chove moderado; com isso, a temperatura caiu mais ainda; agora aqui no centro, MARAVILHOSOS 20,2°C. :good: :good2:

 

Claro que ainda teremos dias quentes pela frente mas, espero que tenhamos muitos dias como o de hoje durante o mês de março.

 

 

O sudeste deverá receber muita água hoje a noite e deve pegar sua região, os lugares mais afetados serão MG Zona da Mata e RJ, vamos esperar notícias do Renan, não o Calheiros.

Link to comment
Share on other sites

Média 24h DJF na minha estação (verão): 23,1ºC

 

Por aqui, 24,9ºC!

 

Vale salientar que Dezembro foi um abuso em termos de calor :heat:

 

Idem por aqui. Hmmm, realmente Joinville tem um verão bem calorento heim, rsrs.

 

Agora faz apenas 19,4ºC com chuva fraca. Que benção!

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa, depois de um dia de sol, sempre com quantidade variável de nuvens, temos aumento da intensidade dos ventos marítimos desde o final da tarde, aqui na zona norte.

 

Mirante: 19,0°C / 28,3°C

IAG: 16,9°C / 27,1°C

 

Apesar das temperaturas relativamente altas, o vento marítimo garantiu um sensação térmica mais agradável durante o dia.

 

Agora, céu parcialmente nublado, com ventos de SE.

Campo de Marte: 22°C, ventos 14 km/h

Congonhas: 21°C, ventos 22 km/h

Cumbica: 21°C, ventos 16 km/h.

Link to comment
Share on other sites

A impressão que eu tenho é que o verão climático termina antes no Sudeste do que no Sul. Posso afirmar que a dinâmica mudou aqui desde ontem. E, olhando a previsão, com a chegada da FF na 3ª feira, o padrão de resfriamento se manterá e a atmosferá em modificação com o fim do verão climático por aqui.

 

Ao passo que o verão climático dura, no máximo, até a primeira semana de março por aqui, em Poa se prolonga até quase final de março.

Link to comment
Share on other sites

A impressão que eu tenho é que o verão climático termina antes no Sudeste do que no Sul. Posso afirmar que a dinâmica mudou aqui desde ontem. E, olhando a previsão, com a chegada da FF na 3ª feira, o padrão de resfriamento se manterá e a atmosferá em modificação com o fim do verão climático por aqui.

 

Ao passo que o verão climático dura, no máximo, até a primeira semana de março por aqui, em Poa se prolonga até quase final de março.

 

Nas áreas baixas do sul (acredito que de 300 metros para baixo) o verão é bem longo, indo até a primeira quinzena de abril. Isso inclui o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grd. Floripa, Litoral Sul e Oeste de SC. Grande parte do sudeste termina neste mês, mas na serra de SC e RS já começa da primeira para segunda quinzena de março, já registrando geadas no topo da serra.

Link to comment
Share on other sites

Média 24h DJF na minha estação (verão): 23,1ºC

 

Por aqui, 24,9ºC!

 

Vale salientar que Dezembro foi um abuso em termos de calor :heat:

O valor de 24,9° é a normal para o mês de janeiro em POA no período 1981-2010. Em se tratando de todo o trimestre, é realmente muito quente!!!!

 

Minhas simples de dez/jan/fev foram 26,35°/25,3°/25,9° respectivamente. Ou seja: DJF = 25,85°. Pela diferença entre minha simples e a normal do INMET, por lá o valor provavelmente ficou em 24,5°, o que configuraria o trimestre acima da média. Destaque para o inferno de dezembro, que, parece, ficou +2,3° da normal. A causa do calor é unicamente o calendário. Era 2012. Fosse em outro ano e teríamos tido uma nevada.

 

Hoje tive variação de 19,7° a 32,3° sem baixar dos 52%. Rajada máxima de 30,9 km/h. Estou ansioso para ver a virada no tempo no domingo. Teremos uma frente bem ativa entrando no RS amanhã ao final do dia e chegando aqui no dia seguinte. Agora faz 23,6° com 82% e venta de ENE a 9,7 km/h.

 

Abraços medianos!

Link to comment
Share on other sites

Meu histórico do dia 1º/3:

 

Ano - mín/máx

 

1996 - 20°/26°

1997 - 22,0°/26,9°

1998 - 20,5°/27,9°

1999 - 22,2°/33,1°

2000 - 20,6°/24,3° (amplitude de 3,7°, talvez a menor do mês, já que faltam dados)

2001 - 22,7°/32,8° (maior amplitude do mês: 10,1°)

2002 - 20,6°/27,6°

2003 - 21,5°*/33,4°

2004 - 17,7°/28,7°

2005 - 20,1°/28,1°

2006 - 20,9°/32,9°

2007 - 23,9°/36,1° (máxima do mês)

2008 - 20,6°/28,7°

2009 - 22,6°/31,5° (maior mínima do mês)

2010 - 21,2°/31,1°

2011 - 20,6°/27,8°

2012 - 21,8°/28,5°

2013 - 19,7°/32,3°

 

* INMET convencional

 

Chama a atenção a estabilidade das temperaturas desse dia, em especial as mínimas. Dos 18 registros, 14 foram com mínimas entre 20° e 22°, sendo 8 em 20,X°. Hoje quase tivemos outro dado no padrão. São raros os extremos, mesmo de calor, sendo o único em 2007. As amplitude também não são extremas. Até o ano de 2002, minhas medições no verão se davam junto à casa, tanto é que as amplitudes do período 1996-2002 são mais comportadas, mas ainda assim não fogem do padrão. Em todos os casos, talvez com exceção de 2007, provavelmente estávamos sob a atuação da mTa.

 

Não é à toa que sempre lembro do 1º de março como um dia meteorologicamente comportado.

 

---

 

Agora tenho 23,5° com 83% e vento E a 8,9 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Não acho exatamente que o verão climático termine antes no sudeste mas sim nas terras mais elevadas. Aqui, 600m de altitude, já estamos na transição para o outono, algo que nas terras baixas demora mais... lembro da onda de frio no fim de março, temperatura na casa dos 5 graus em Passo Fundo e não desceu dos 10 em PoA (acho).

Link to comment
Share on other sites

SM com toda carga... 25.9ºC; 53% e 27.3Km/h No-N, mas não tá "bafão"... Um dado interessante é que caiu 1ºC no aero... INMET com 24.9ºC; 68%; 1010 e rajada Ne em 36Km/h... SBSM (que tava com 26ºC) SBSM 021000Z 03010KT CAVOK 25/18 Q1011 65%...

 

E tá bombando...

 

10h39kz.jpg

 

Quero ver a das 09Z...

 

21o5te1.jpg

 

drdwk2.jpg

Link to comment
Share on other sites

E o "pau quebrando" literalmente na metade oeste do RS. O estado está dividido pelo calor e sol, e pela potente frente com cara de CCM que aos poucos invade o estado. Aguentará sem chegar a POA até amanhã? Parece que está bem "avançadinha", he he.

 

O tempo fechou em Uruguaiana, Alegrete e São Borja!

 

http://www.redemet.aer.mil.br/radar/radar.php?ID_REDEMET=2g8l957ij4hml8uij47e6glt74

Link to comment
Share on other sites

O Bruno vai pegar um pau d`água em Livramento que vou te contar!!!

 

Por aqui o tempo permaneceu aberto na maior parte da madrugada..houve até um leve resfriamento e em uma das estações de Joinville a mínima atingiu o excelente valor de 17,9 graus. Lembrem-se, estamos ao nível do mar o o sopro de ar frio que deveria ter passado por aqui deve ter passado reto, pois não houve queda significativa de temperatura.

 

O Planalto Norte catarinense se destacou com algumas mínimas entre 10 e 12 graus! Na minha Joinville Serrana o valor deve ter sido semelhante!

 

df276415f72e24f98267783bc2d.png

 

OBS: desconsiderar o valor de 7,0 graus do mapa. A estação de Rancho Queimado está com problemas. :good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.