Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Marcos, a titulo de curiosidade, quantas mínimas abaixo de 10°C você teve ai em todo o ano passado ?

 

Esse ano até o momento já deve ter passado de longe o ano de 2015 né.

Segundo INMET foram 25 dias abaixo de 10° em Porto Alegre.

Tive 18 mínimas abaixo de 10°, sendo uma em outubro (dia 18 tive incríveis 8,5°). A mínima do ano foi 4,9° dia 19/6.

 

Já este ano já tive 11 mínimas abaixo dos 10°, a mais recente hoje.

 

Em termos de comportamento, este 2016 está infinitamente melhor em termos de frio. O finalzinho de abril e este maio, sozinhos, trouxeram mais sensação de inverno do que os dois últimos anos juntos. Houve um bom período de frio entre 11 e 24 de junho do ano passado, o único período de frio consistente. Neste período não chegamos a 20° e tivemos 10 das 18 mínimas abaixo dos 10° de TODO o ano. A diferença é que isto é comum um junho, diferente da anomalia expressiva neste maio e da falta completa de calor. Por isso estas mp´s dos últimos 30 dias é mais significativo do que o frio de junho/2015.

Link to comment
Share on other sites

Madrugada fria de advecção em Blumenau, mínima de 9,7ºC, é a minha 8ª mínima sub-10 de 2016.

 

No alertablu são 5 nesse ano contra 7 do ano passado

 

Ar bem frio e seco, posso beliscar os 5/6C amanhã de manhã, foreca alterou de última hora de 10 pra 7C a mínima pra amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

pelo GFS, as chances de pegar madrugadas de céu limpo no Cantinho do Verde a partir de sexta-feira está complicado.

 

Já estou ciente Nani, parece que o melhor dia para tentar ver uma geada vai ser de Quinta pra Sexta, mas nunca devemos subestimar a Mantiqueira, basta o céu ficar mais ou menos limpo e sem vento que naquelas altitudes a geada já se forma, não precisa de condições atmosféricas perfeitas. Em todo caso, o frio intenso já é garantia, e deve chover no Sábado e Domingo.

Link to comment
Share on other sites

Será que vale a pena arriscar ir pra a mantiqueira? :shok:

 

Pelo GFS só vai zerar a partir dos 3500 metros. Chance de neve, portanto, tende a zero.

 

Na altitude do Massena modelo prevê dificuldades de baixar dos 5C, inclusive.

 

[attachment=0]8641434_metgram.gif[/attachment]

 

Valeu Bruno!

 

Mas e essa previsão do Europeu? não vale a pena dar muita confiança né?

Link to comment
Share on other sites

DIA DE RAFAEL!!

 

2,3 MÍNIMA E 5,8 AGORA, NUBLADO.

 

Dia típico do inverno de Londres. Mas ainda bem que não é todos os dias assim aí em SJ, caso contrário o inverno da cidade perderia o glamour. Prefiro cidades onde em pleno inverno as temperaturas podem ir de 20,xºC até -10,xºC ao longo da estação, como é o caso da querida SJ.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Indaial céu limpo e ensolarado.

 

22°C agora.

As vezes quando bate umas rajadas de vento da uma sensação leve de frio, se ficar mais de 10 min debaixo do sol chega até a ficar quente com uma camiseta comprida fina.

 

A região de Indaial pra frio é a pior do estado, nunca faz frio aqui... Que mer**.

 

Com certeza quando eu ficar velho darei um jeito de me mudar pra alguma terra alta da serra.

Link to comment
Share on other sites

O tempo já virou no estado do RJ e as temperaturas estão declinando rapidamente. No RJ-capital já faz frio para os padrões cariocas e até o final da noite o Pico do Couto já deverá estar na casa dos 5 graus, e as cidades serranas estarão em torno de 10 graus e provável chuva. Lindo o inverno na região serrana fluminense...

 

Aqui do lado mineiro, ainda sem grandes mudanças, mas o vento está forte de oeste. Daqui a pouco começa o tombo!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Indaial céu limpo e ensolarado.

 

22°C agora.

As vezes quando bate umas rajadas de vento da uma sensação leve de frio, se ficar mais de 10 min debaixo do sol chega até a ficar quente com uma camiseta comprida fina.

 

A região de Indaial pra frio é a pior do estado, nunca faz frio aqui... Que mer**.

 

Com certeza quando eu ficar velho darei um jeito de me mudar pra alguma terra alta da serra.

 

Sei como você se sente, pois aqui em JF é a mesma coisa, é muito raro termos um dia ensolarado e temperatura baixa à tarde. Mesmo quando amanhece bem frio (<8C), ainda assim à tarde é capaz de bater nos 22/23C.

 

Falta latitude para mim e falta altitude para você. Frio intenso com solão à tarde, para nós, só nas MPs cavalares.

Link to comment
Share on other sites

Imaginei que esta noite seria de céu claro e com pouco vento na serra geral de Ausentes a Urupema, mas está muito nublado e ventoso, será que limpa até a noite?

 

Aqui em Porto Alegre está limpando.

 

Estou louco para ir para Ausentes, acho que logo mais me jogo.

Olhando para Ausentes está nublado, falei com um amigo em Vacaria agora e lá tem sol.

Link to comment
Share on other sites

 

Sei como você se sente, pois aqui em JF é a mesma coisa, é muito raro termos um dia ensolarado e temperatura baixa à tarde. Mesmo quando amanhece bem frio (<8C), ainda assim à tarde é capaz de bater nos 22/23C.

 

Falta latitude para mim e falta altitude para você. Frio intenso com solão à tarde, para nós, só nas MPs cavalares.

 

Renan, parece castigo, o cara é apaixonado por frio e mora na região mais quente do estado e menos ''agraciada'' pelo frio no inverno.

 

É muito raro aqui um dia de céu limpo e sol como hoje e máxima de 15/16°, para ter uma máxima assim só com tempo nublado e chuvoso.

 

A região aqui de Indaial briga acirradamente com a região do Diego lá de Joinville como os locais que menos ''desfrutam'' do frio nas incursões que atingem o estado.

 

Nunca me esqueço daquela tarde do dia 04/08/2010 quando a máxima durante o dia oscilou entre 8,3 e 8,8°C e a máxima do dia se deu perto das 10 da noite com 10,7°

 

E não menos importante no dia anterior 03/08/2010 a máxima foi de 12°

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Palmas -TO estamos tendo um maio histórico. Mês de maio mais quente do início dos registros com média das máximas 4°C acima do normal (1961-1990). Choveu 2,6 mm até o momento e hoje estamos completando 20 dias sem chuva. A última chuva considerável foi em 11/04 ( com 10 mm). Estiagem começou mais cedo esse ano.

MAIO_zps6jen7gai.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Sei como você se sente, pois aqui em JF é a mesma coisa, é muito raro termos um dia ensolarado e temperatura baixa à tarde. Mesmo quando amanhece bem frio (<8C), ainda assim à tarde é capaz de bater nos 22/23C.

 

Falta latitude para mim e falta altitude para você. Frio intenso com solão à tarde, para nós, só nas MPs cavalares.

 

Renan, parece castigo, o cara é apaixonado por frio e mora na região mais quente do estado e menos ''agraciada'' pelo frio no inverno.

 

É muito raro aqui um dia de céu limpo e sol como hoje e máxima de 15/16°, para ter uma máxima assim só com tempo nublado e chuvoso.

 

A região aqui de Indaial briga acirradamente com a região do Diego lá de Joinville como os locais que menos ''desfrutam'' do frio nas incursões que atingem o estado.

 

Nunca me esqueço daquela tarde do dia 04/08/2010 quando a máxima durante o dia oscilou entre 8,3 e 8,8°C e a máxima do dia se deu perto das 10 da noite com 10,7°

 

E não menos importante no dia anterior 03/08/2010 a máxima foi de 12°

 

Mas maxima sub-20 com sol sem altitude no Brasil tem quer ser um frio forte tipo uma linha de 5c, ai a linha ta entre 6 e 8.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Palmas -TO estamos tendo um maio histórico. Mês de maio mais quente do início dos registros com média das máximas 4°C acima do normal (1961-1990). Choveu 2,6 mm até o momento e hoje estamos completando 20 dias sem chuva. A última chuva considerável foi em 11/04 ( com 10 mm). Estiagem começou mais cedo esse ano.

MAIO_zps6jen7gai.jpg

 

Minha nossa senhora ! O que será que está causando isso, meu amigo ? Que essa belíssima cidade possa sair desse calorão. :good:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Palmas -TO estamos tendo um maio histórico. Mês de maio mais quente do início dos registros com média das máximas 4°C acima do normal (1961-1990). Choveu 2,6 mm até o momento e hoje estamos completando 20 dias sem chuva. A última chuva considerável foi em 11/04 ( com 10 mm). Estiagem começou mais cedo esse ano.

 

Minha nossa senhora ! O que será que está causando isso, meu amigo ? Que essa belíssima cidade possa sair desse calorão. :good:

 

Está um cenário semelhante a Fevereiro deste ano. Terrível, o mais seco e quente fevereiro dos registros. Não parece ser um bom sinal para os meses de seca que ainda virão... Em 2010 quando tivemos a troca do El Niño para a Menina a chuva só retornou na segunda quinzena de Outubro.. .

 

Abril choveu em apenas 7 dias do mês e fechamos abaixo da média. O único mês que choveu bem esse ano foi em Janeiro.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui ceu limpissimo e 14,0 graus ta sendo a maxima do dia, esta mp nao tem tanta forca como a de abril mas ta me surpreendendo ja que a maxima de abril foi de 13,8c com sol e era uma mp bem mais forte agora a maxima nao deve passar muito dificil diferenca bem pequena, a diferenca de inclinacao do sol de um mes fez uma boa diferenca.

Link to comment
Share on other sites

 

Sei como você se sente, pois aqui em JF é a mesma coisa, é muito raro termos um dia ensolarado e temperatura baixa à tarde. Mesmo quando amanhece bem frio (<8C), ainda assim à tarde é capaz de bater nos 22/23C.

 

Falta latitude para mim e falta altitude para você. Frio intenso com solão à tarde, para nós, só nas MPs cavalares.

 

Renan, parece castigo, o cara é apaixonado por frio e mora na região mais quente do estado e menos ''agraciada'' pelo frio no inverno.

 

É muito raro aqui um dia de céu limpo e sol como hoje e máxima de 15/16°, para ter uma máxima assim só com tempo nublado e chuvoso.

 

A região aqui de Indaial briga acirradamente com a região do Diego lá de Joinville como os locais que menos ''desfrutam'' do frio nas incursões que atingem o estado.

 

Nunca me esqueço daquela tarde do dia 04/08/2010 quando a máxima durante o dia oscilou entre 8,3 e 8,8°C e a máxima do dia se deu perto das 10 da noite com 10,7°

 

E não menos importante no dia anterior 03/08/2010 a máxima foi de 12°

 

Falta altitude pra gente...só MPs parrudas pra manter o tempo aberto e temperatura baixas

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.