Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

Já que deveremos ter temperaturas extremas ao longo dos próximos dias em SP.

 

Não custa recordar quais são até agora as maiores máximas de São Paulo em 2014 no Mirante de Santana (até o final de setembro), trabalho facilitado graças aos recursos do Excel hehe.

 

22toYfJ.png

 

Eis aqui também as maiores máximas já registradas no Mirante para o mês de Outubro, desde 1961 (BDMEP).

 

BzXSgBk.png

 

PS: Aldo se tiver alguma correção, fique a vontade para corrigir.

Link to comment
Share on other sites

Nada de brisa marítima por aqui no Oeste da Grande SP, em Carapicuíba. Temperatura atual de 33,2ºC depois de cravar nos 34,2ºC.
Aqui na zona norte já está batendo uma aragem menos quente (Não dá nem para dizer fresca... :laugh: )

 

A automática do Mirante está estabilizada entre 33,0 e 33,7°C há 3 leituras, a umidade bateu nos 13%.

A mínima na convencional foi 20,1°C.

 

O IAG, na zona sul, depois de bater nos 32,6°, registrava 29,6°C às 14 h (Mínima de 15,8°C).

 

O ligeiro refresco está chegando...

 

Céu limpo, com névoa seca.

 

A brisa marítima hoje estava preguiçosa :sarcastic: Aqui onde moro ela começou a soprar próximo ao meio dia , inicialmente fraca e agora forte , ela demorou mais de 3 horas para chegar na Zona Norte que em linha reta fica a mais ou menos 30 km daqui ...

Agora aqui temos sol e um clima bem mais agradável graças ao vento

Link to comment
Share on other sites

A brisa marítima hoje estava preguiçosa :sarcastic: Aqui onde moro ela começou a soprar próximo ao meio dia , inicialmente fraca e agora forte , ela demorou mais de 3 horas para chegar na Zona Norte que em linha reta fica a mais ou menos 30 km daqui ...

Agora aqui temos sol e um clima bem mais agradável graças ao vento

 

De fato ela já tá forte no extremo sul. Estação de Parelheiros marca 21 graus com mais de 20km/h de vento de Sudeste... Uma Maravilha...

 

A Brisa ganhará força nas áreas mais centrais de São Paulo por volta do início da noite apenas. E aproveitem, porque amanhã não tem isso não!

 

dzftxEl.png

Link to comment
Share on other sites

Já que deveremos ter temperaturas extremas ao longo dos próximos dias em SP.

 

Não custa recordar quais são até agora as maiores máximas de São Paulo em 2014 no Mirante de Santana (até o final de setembro), trabalho facilitado graças aos recursos do Excel hehe.

 

22toYfJ.png

 

Eis aqui também as maiores máximas já registradas no Mirante para o mês de Outubro, desde 1961 (BDMEP).

 

BzXSgBk.png

 

PS: Aldo se tiver alguma correção, fique a vontade para corrigir.

 

Essa sequência de máximas no começo de Fevereiro é coisa de filme de terror! :shok:

Link to comment
Share on other sites

Enfim a temperatura caiu devido a mudança do vento, porém mais cedo a situação que tinhamos em grande parte da cidade do Rio de Janeiro era desesperadora, por aqui chegou a 38,6° e a umidade caiu para 12%. A sensação era de estar em um grande forno. Andando no meio da rua, o maluquinho da estrada marcava 45° :laugh: as pessoas transpassavam uma feição de estarem tristes/sofridas, não tá fácil minha gente, e o pior é saber que só vai piorar.

 

O jeito amanhã é curtir uma prainha :beach:

 

1z6e8sg.jpg

 

No momento, sol e 32° na zona norte da Cidade

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Já que deveremos ter temperaturas extremas ao longo dos próximos dias em SP.

 

Não custa recordar quais são até agora as maiores máximas de São Paulo em 2014 no Mirante de Santana (até o final de setembro), trabalho facilitado graças aos recursos do Excel hehe.

 

22toYfJ.png

 

Essa de 35,4 acho que foi em 03/01

Estava em SP esse dia, sofrendo

Link to comment
Share on other sites

Muito calor na Serra, talvez mais que na capital (Rio). Máxima aqui na área urbana de Nova Friburgo foi de 34C, agora faz 28C e mínima de 16C. Aqui fez quase a mesma máxima que na estação São Cristovão da GeoRio.

 

Obs.: Gostaria de saber para quem enviar o recadastramento visto que o moderador não é mais o Carlos Dias.

Link to comment
Share on other sites

Essa de 35,4 acho que foi em 03/01

Estava em SP esse dia, sofrendo

Verdade.

Eu também achava que tinha sido no dia 2. Aí, fui conferir... :mosking:

É que fevereiro foi tão tenebroso aqui em Sampa que a gente até esquece desta máxima de 03 de janeiro. :laugh:

Aliás, no BDMEP corrigiram para 35,5°C.

 

 

Pessoal, abri um tópico tentando explicar as diferenças entre frente quente, frente fria, frente oclusa...

Quem quiser acrescentar, corrigir, etc, fique à vontade.

viewtopic.php?f=140&t=15764

Link to comment
Share on other sites

Enquanto não sai a máxima de hoje do INMET, aqui vai a lista das maiores temperaturas na medição das três da tarde para Londrina desde 1961, com destaque para hoje (que neste ano só perde para o dia 10/02) e para os registros de 2014:

 

lda_18z_decr.png

À noite eu posto a lista das máximas.

OMG

Com exceção de duas, o resto é tudo de 2000 pra cá!

Quaa. .. santo JT

Link to comment
Share on other sites

OMG

Com exceção de duas, o resto é tudo de 2000 pra cá!

Quaa. .. santo JT

Pois é! :shok:

Mas aqui no caso de Londrina é importante ressaltar que infelizmente tem muitos dados faltando (19,4% do total para essa medição das 18z). Considerando os meses de JFM e OND (182 dias), falta tudo isso de dados: 1994 a 1999 (todos) / 1985 (todos) / 1979 (105 dias) / 1980 (28) / 1981 (13) /1982 (15) / 1989 (21) / 1990 (44) / 1991 (88) / 1992 (67), 1993 (153), então essa lista é bem falha para as décadas de 80 e 90. E de 80 pra trás o efeito da urbanização não era tão forte.

Link to comment
Share on other sites

Depois deste primeiro dia infernal de muitos que virão, uma brisa corre por toda a cidade do Rio de Janeiro e causa uma sensação muito agradável na rua. A tarde fazia muito calor, até as áreas mais frescas da cidade sentiram bem o aquecimento. Por aqui a umidade chegou a torturantes 12% a tarde e a variação de hoje ficou assim:

 

aqzhd.jpg

Link to comment
Share on other sites

Essa de 35,4 acho que foi em 03/01

Estava em SP esse dia, sofrendo

Verdade.

Eu também achava que tinha sido no dia 2. Aí, fui conferir... :mosking:

É que fevereiro foi tão tenebroso aqui em Sampa que a gente até esquece desta máxima de 03 de janeiro. :laugh:

Aliás, no BDMEP corrigiram para 35,5°C.

 

 

Pessoal, abri um tópico tentando explicar as diferenças entre frente quente, frente fria, frente oclusa...

Quem quiser acrescentar, corrigir, etc, fique à vontade.

viewtopic.php?f=140&t=15764

 

Irei corrigir na minha tabela! :good2:

 

Gostei do Tópico Aldo!!

Link to comment
Share on other sites

Simulação do GFS mostrando a "milagrosa" brisa de hoje:

 

http://i.imgur.com/SRd7EIf.png

 

Milagrosa mesmo, ta ventando tão forte aqui que chega causar frio nos mais friorentos, ta uma delicia isso depois dessa tarde do cão...

 

Na rua dá até pra sentir um friozinho. Vento geladinho constante.

 

É bom se preparar que amanhã tem mais, e segunda o europeu coloca 41°..., alias, quanto está custando um apartamento ai na zona sul??? :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Depois deste primeiro dia infernal de muitos que virão, uma brisa corre por toda a cidade do Rio de Janeiro e causa uma sensação muito agradável na rua. A tarde fazia muito calor, até as áreas mais frescas da cidade sentiram bem o aquecimento. Por aqui a umidade chegou a torturantes 12% a tarde e a variação de hoje ficou assim:

 

aqzhd.jpg

fico imaginando como meu bairro (Grajau) ficaria nesse seu gráfico... creio que perto da linha vermelha.. :(

Link to comment
Share on other sites

Milagrosa mesmo, ta ventando tão forte aqui que chega causar frio nos mais friorentos, ta uma delicia isso depois dessa tarde do cão...

 

Na rua dá até pra sentir um friozinho. Vento geladinho constante.

 

É bom se preparar que amanhã tem mais, e segunda o europeu coloca 41°..., alias, quanto está custando um apartamento ai na zona sul??? :laugh:

 

:laugh:

 

------------------

 

Já estou me preparando psicologicamente. Para o Europeu, que é conservador, colocar 41°C é porque o negócio vai ser feio. :diablo:

Link to comment
Share on other sites

Depois deste primeiro dia infernal de muitos que virão, uma brisa corre por toda a cidade do Rio de Janeiro e causa uma sensação muito agradável na rua. A tarde fazia muito calor, até as áreas mais frescas da cidade sentiram bem o aquecimento. Por aqui a umidade chegou a torturantes 12% a tarde e a variação de hoje ficou assim:

 

aqzhd.jpg

fico imaginando como meu bairro (Grajau) ficaria nesse seu gráfico... creio que perto da linha vermelha.. :(

 

Em São Cristóvão, que é a estação mais próxima daí chegou a 35,8° !!

Link to comment
Share on other sites

Clube dos 40 e próximas... :heat:

 

Cuiabá-MT (Conv.): 40,6°C

Goiás-GO (Conv.): 40,4°C

Paranã-TO (Aut.): 40,2°C

Palmas-TO (Conv.): 39,7°C

Três Lagoas-MS (Aut.): 39,7°C

Peixe-TO (Conv.): 39,6°C

Água Clara-MS (Aut.): 39,5°C

 

----------

Aqui na Grande São Paulo, quem recebeu a brisa marítima antes, esquentou menos...

 

IAG: 32,6°C

Mirante (Conv.): 33,6°C

Barueri (Aut): 34,1°C

Guarulhos (Conv.): 34,4°C

Link to comment
Share on other sites

Conforme prometido, aqui vai a listagem das máximas. Fechamos com 37,8º hoje, 10ª posição no ranking (lembrando sempre da falta de dados que comentei no post anterior, apesar de que de máximas o BDMEP está mais completo). O ruim é que a temperatura subiu muito rápido, há uma semana estava uns 10º mais fresco, então não deu tempo de ir se acostumando. Espero não ter que apelar (por falta de ar-condicionado, teve um dia no começo do ano que eu peguei um colchão e fui dormir na sacada, :laugh: ).

 

lda_max_20141011.png

E ao fazer esta lista eu descobri que o recorde de temperatura máxima que aparece no BDMEP do INMET (e também na Wikipedia) para Londrina está errado. Consta como tendo feito 39,3º em 23/12/1975, mas o valor correto deve ser 29,3º. Comparando com as medições ao longo do dia e com estações próximas dá pra perceber claramente o erro (imagem abaixo). Pesquisando no site do INMET encontrei uma outra planilha que apresenta o valor corrigido (nesta página, na planilha "Temp. Máx. (ºC)"). Tem um outro dado, de 39,0º em 29/11/1988 que aparecia nos recordes mas também está errado, muito acima das outras medições e dos dias próximos, aí eu desconsiderei.

 

lda_recorde_errado.png

Com isso, o recorde oficial é o de 39,2ºC de 10/02/2014, que já corre o risco de ser passado pra trás. :shout:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a previsão do ECM para SJC, no interior de SP. 46°C no dia 18! :shok:

 

http://i.imgur.com/ZNhUiJI.png

Aqui eu acho que viajou na maionese... :laugh:

 

São José dos Campos fica no vale do Paraíba, a uns 90 km de Sampa.

 

46°C é muuuiito calor até em Nova Déli, capital da Índia.

E olha que lá tem uns dias tipo: 31°C / 44°C. :mosking: :heat:

 

Já imaginaram uma mínima de 31°C?

No final da primavera e início do verão, lá acontece coisa parecida durante até algumas semanas. :shok:

Como será que fica dentro de casa sem ar condicionado? :heat:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a previsão do ECM para SJC, no interior de SP. 46°C no dia 18! :shok:

 

ZNhUiJI.png

 

 

Só pegarmos os dados de hoje , modelo mostrou previsão de 42°C e fez perto de 37°C creio que ta pior que o IBOPE margem de erro de 4°C a 5°C , então se pegarmos por base se encostar nos 40°C la sera muito ... Muito fora da casinha a previsão !

 

Aqui temos dentro de casa quente da até pra suar e la fora bem ameno , agora

 

10,8°C CASA / 13,3°C Reserva

 

E o PNI ta quente 10,5°C lá sem chance de negativa amanha , parece que essa onda de calor vai fazer estragos na media la !

Link to comment
Share on other sites

Só pegarmos os dados de hoje , modelo mostrou previsão de 42°C e fez perto de 37°C creio que ta pior que o IBOPE margem de erro de 4°C a 5°C , então se pegarmos por base se encostar nos 40°C la sera muito ... Muito fora da casinha a previsão !

Aqui eu tô com medo! A previsão pra hoje era 36º e chegou a 37,8º. Imagine semana que vem!!!

 

lda_previs%C3%A3oforeca_20141011.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.