Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

PNI - Teremos 2 estações amanhã..!!


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Pessoal...Estou pensando em monitorar um local + frio no PNI, vejam:

 

Falei hoje com o pessoal do PNI (vigias locais) sobre a estação do BAZ.e fui direto ao assunto e perguntei :

 

- Qual é a região mais fria do PNI e eles foram categóricos

 

- Abrigo Rebouças. muitas vezes já ocorreram geadas forte inclusive com placas de gelo e aqui no Marcão não deu nada, completou....O Problema do local atual é o vento e no Rebouças já dificil, lá é muito mais frio!!...disse um..!!

 

Como ficaria :

 

- A estação (console), ficaria dentro da Casa numa caixa (com cadeado), na parede com um aviso dizendo (Estação Meteorologica do PNI / BAZ.

 

- A estação ficaria na região da casa no máximo 20 metros de distancia, num cercado com placas avisando que se trata de uma estação meteorológica do parque. (Placas feitas pelo parque)

 

- O PNI colocaria internet no local, e enquanto não houver, teríamos coletas semanais dos dados.

 

- O Abrigo Rebouças (estive lá em 1981), fica há 2,9km de distância do Posto Marcão há cerca de 2400 metros de altitude.

 

Vejam algumas fotos do local :

 

Abrigo Rebouças visto do cume dos Agulhas Negras

 

20100802194957.JPG

 

20111101_163839_g.jpg

 

dsc_0088_661f68dfda10019fe721dbd21398fae1.jpg

 

IMG_0862.jpg

 

73606393.jpg

 

Itatiaia27.png

 

20mhgriofrio1wv3.jpg

 

180506geadanopicodasagufu2.jpg

 

Itatiaia178.jpg

 

Itatiaia08.jpg

 

24gk5.png

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 146
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

- o Artur se propôs em deslocar sua estação Davis Pro da casa dele p/ o Abrigo Rebouças por 1 ano (teste experimental). Pois assim não teremos burocracia de nada e facilitará tudo.

 

- Falei com o gestor, ele gostou da ideia de ter 2 estações este ano por lá e na 4a feira dará a resposta se aceitará esta estação por empréstimo de 1 ano....

 

Se tudo der certo já temos até a data para instalação, será agora dia 26 de abril.

 

A coleta dos dados será semanal

Link to comment
Share on other sites

Evandro, na sua opinião...em relaçao ao Marcão (lugar atual), é mais frio..?? Os vigias falam que nas minimas faz 3 graus a menos que a portaria , medido com o mesmo termometro..Se isso proceder...teríamos -10 o ano passado

 

Passei por lá somente uma vez e, por causa da caminhada, quando cheguei lá não passei frio mas, pelo relevo e relatos de outras pessoas, sem sombra de dúvidas é o local mais gelado do PNI. Aquilo é um verdadeiro buraco no meio de elevações com 200m, 300m a mais.

Link to comment
Share on other sites

Tenho certeza que a região do Rebouças é mais fria que o local atual, sobretudo se ficar mais protegida do vento como estão sugerindo...

 

Pessoal, procurem um sistema de repetidora de sinal...talvez funcione a contento! Assim o console poderia ser mantido no Marcão.

 

Soares...Se conseguirmos este extensor de sinal será show....posso pegar os dados diários até... A distancia do Marcão até o Rebouças está em 2.970mts aproximadamente.

Link to comment
Share on other sites

Tenho certeza que a região do Rebouças é mais fria que o local atual, sobretudo se ficar mais protegida do vento como estão sugerindo...

 

Pessoal, procurem um sistema de repetidora de sinal...talvez funcione a contento! Assim o console poderia ser mantido no Marcão.

 

Soares...Se conseguirmos este extensor de sinal será show....posso pegar os dados diários até... A distancia do Marcão até o Rebouças está em 2.970mts aproximadamente.

 

http://www.davisnet.com/weather/products/communication.asp

 

Aqui tem alguma coisa a respeito...como não entendo muito do assunto, deixo para os mais entendidos..mas pelo que li funciona satisfatoriamente bem até 4 milhas..(mas eles não garantem todo esse alcance, lógico)...

Link to comment
Share on other sites

- o Artur se propôs em deslocar sua estação Davis Pro da casa dele p/ o Abrigo Rebouças por 1 ano (teste experimental). Pois assim não teremos burocracia de nada e facilitará tudo.

 

- Falei com o gestor, ele gostou da ideia de ter 2 estações este ano por lá e na 4a feira dará a resposta se aceitará esta estação por empréstimo de 1 ano....

 

Se tudo der certo já temos até a data para instalação, será agora dia 26 de abril.

 

A coleta dos dados será semanal

 

MEU DEUS!! AGORA SIM!!!

 

Eu tava desanimado com o PNI após ter percebido que o local da estação não estava no melhor ponto do PNI. Aliás, estava entre os piores, pois não consegue segurar o ar frio que escorre dos picos laterais.

 

Mas, agora, com essa notícia, cheguei a me arrepiar. -15C é mato ali no Rebouças.

Link to comment
Share on other sites

- o Artur se propôs em deslocar sua estação Davis Pro da casa dele p/ o Abrigo Rebouças por 1 ano (teste experimental). Pois assim não teremos burocracia de nada e facilitará tudo.

 

- Falei com o gestor, ele gostou da ideia de ter 2 estações este ano por lá e na 4a feira dará a resposta se aceitará esta estação por empréstimo de 1 ano....

 

Se tudo der certo já temos até a data para instalação, será agora dia 26 de abril.

 

A coleta dos dados será semanal

 

MEU DEUS!! AGORA SIM!!!

 

Eu tava desanimado com o PNI após ter percebido que o local da estação não estava no melhor ponto do PNI. Aliás, estava entre os piores, pois não consegue segurar o ar frio que escorre dos picos laterais.

 

Mas, agora, com essa notícia, cheguei a me arrepiar. -15C é mato ali no Rebouças.

 

Bruno, você novamente dando show.

 

É uai.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelo iniciativa!

 

Estive no Abrigo Rebouças em setembro do ano passado, quando fiz à pé o trajeto desde o Posto Marcão.

 

Dá pra fazer de carro os cerca de 3 km que separam as instalações, mas tem que ir bem devagar, pois é o pior trecho da BR-485. Quando fui optei deixar o carro no Posto Marcão mais pra fazer o trekking e apreciar as montanhas do que para poupar o carro.

 

Quando à diferença de temperatura entre o Posto Marcão e o Abrigo Rebouças eu não pude constatar, pois era um dia ensolarado e fiquei lá das 11 às 13h. Fiquei de camiseta, pois estava uns 15º (naquele dia fez -1ºC de madrugada, segundo os dados da estação baziana).

 

Quando fui era uma segunda-feira (primeiro dia de férias) e só cruzei com um guarda-parque no bate-e-volta. Eu estava sozinho naquele imponente vale, num silêncio absoluto. Sensação parecida só tive quando conheci a Cordilheira dos Andes.

 

Fotos do trajeto entre o Posto Marcão e o Abrigo Rebouças:

 

1.

IMG_0774.jpg

 

2.

IMG_0781.jpg

 

3.

IMG_0785.jpg

 

4.

IMG_0894.jpg

 

Abrigo Rebouças com o Pico das Agulhas Negras ao fundo:

 

5.

IMG_0862.jpg

Link to comment
Share on other sites

Já teve estação padrão nas Prateleiras e no Rebouças, creio...

 

Nunca teve estação lá...Já teve mais 250m abaixo do osto Marcão há 2.200m de altitude....há decadas atrás..

 

Sobre o telhado normal...Sobre a temperatura, o Vigias disseram que anos atrás um chegaram registrar -13,5 num termometro digital que tinha la....

 

Havia um posto meteorológico próximo ao Abrigo Massenas, na trilha que liga a Parte Alta à Parte Baixa do PNI.

 

Localiza-se aproximadamente à 2.200 metros de altitude e hoje só restam ruínas. Não tenho informações do período de funcionamento e nem de quem o mantinha.

 

Fotos de Augusto de Carvalho, do Panorâmio:

 

1.

abrigo.jpg

 

2.

abrigo2.jpg

 

3.

abrigo3.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acho que mudei de ideia, Rebouças não é boa ideia rsrsrs :rofl: :rofl: :russian: :russian: :russian: :mail:

 

ahahahahhahaha to vendo medo? To vendo as pernas tremerem dos bravos Tazianos?

 

Amigos, eu fui andar la em março de 2010 com a minha noiva, e tanto eu como ela chegamos a conclusao q lá no Rebouças eh bem mais frio q no Marcao.

 

A impressao q tivemos eh q ainda ha algum desnivel pra cima, pode ser q bata mais perto dos 2500 de altitude...sobre -13, -15, mediçoes particulares chegaram a este valor SEM ABRIGO apropriado. com abrigo, mesmo assim valores como -10 e -11 sao absolutamente factiveis.

 

Se for assim, seria interessante emplacar uma minima de -11 esse ano ainda hein!

Link to comment
Share on other sites

Vou colocar lenha na fogueira , o que acham dessa baixada a 2250 Metros no pico dos Marins ?

 

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vplxUha4VMhuuFNQv3wD-Djskcdow7OF8lpnBL3ygZGkvYSgGA5WSXttWDPtuY8i8oGZaJARLC92Q-ZeAsBlTZAJtU9VC4FirryfUGoZoq0Qgqk8D3WOJ7HA.jpg

 

 

CUIUDA F5 PLUS PLUS!!!! Se nao rivaliza com o Rebouças, penso q fica muito perto disso!!!

 

Mas na minha sincera opinião, o Vale do Ruah deve ser o local mais frio do Brasil DISPARADO. Tem mais altiude q no posto Marcao e fica mais ao sul. Fora q pelos mapas, vi q tem abertura ao sul....imagina qdo tem advecção polar!

Link to comment
Share on other sites

Olhei o Rebouças no GE. É melhor que o Marcão com certeza, mas vcs não acham que no meio do PNI não serial o local ideal devido ao fato de ser ainda mais "abrigado" que o Rebouças (não está na entrada/saída do vale assim como Marcão e Rebouças) e também por estar mais perto da portaria, o que facilitaria a coleta de dados?

 

PNI.jpg.86721050aab527d1e58c3b4f2eeec794.jpg

Link to comment
Share on other sites

Vou colocar lenha na fogueira , o que acham dessa baixada a 2250 Metros no pico dos Marins ?

 

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vplxUha4VMhuuFNQv3wD-Djskcdow7OF8lpnBL3ygZGkvYSgGA5WSXttWDPtuY8i8oGZaJARLC92Q-ZeAsBlTZAJtU9VC4FirryfUGoZoq0Qgqk8D3WOJ7HA.jpg

 

 

CUIUDA F5 PLUS PLUS!!!! Se nao rivaliza com o Rebouças, penso q fica muito perto disso!!!

 

Mas na minha sincera opinião, o Vale do Ruah deve ser o local mais frio do Brasil DISPARADO. Tem mais altiude q no posto Marcao e fica mais ao sul. Fora q pelos mapas, vi q tem abertura ao sul....imagina qdo tem advecção polar!

 

Olha, depois de ver as fotos de ambos os locais (Vale do Ruah e Vale do PNI - Rebouças) fico com o vale do PNI - Rebouças. Acho que tem MUITO mais área de captação e retenção de frio do que o Ruah, mesmo em que pese a diferença de 100 metros

Link to comment
Share on other sites

Fecho com o Diego. A região do PNI, especialmente o MEIO DO VALE, é o pinico das mínimas no Brasil.

 

Além de ser a opção mais lógica para ser posta a estação, pois tem a segurança dos guardas e de um Parque Nacional...

 

Dependendo o local que for colocado, analisem a questão de um repetidor de sinal como aqueles que eu mandei num link...

 

Assim o console ficaria no Posto Marcão ainda e a estação seria realocada para o local ideal..

Link to comment
Share on other sites

Fecho com o Diego. A região do PNI, especialmente o MEIO DO VALE, é o pinico das mínimas no Brasil.

 

Além de ser a opção mais lógica para ser posta a estação, pois tem a segurança dos guardas e de um Parque Nacional...

 

Dependendo o local que for colocado, analisem a questão de um repetidor de sinal como aqueles que eu mandei num link...

 

Assim o console ficaria no Posto Marcão ainda e a estação seria realocada para o local ideal..

 

Perfeito, Diego.

 

Colocando a estação no meio do vale com um repetidor no meio do caminho, dá para deixar o console no Marcão e manter a estação na internet!

Link to comment
Share on other sites

Tá mas querem achar o buraco da minhoca...Então operação Passo Da Taipa...

 

Paulo, só estamos querendo achar o melhor local dentro do PNI..inicialmente foi colocado ao lado da casa por questão de segurança..agora o próximo passo é descobrir o PNI como um todo

 

Mas acho que o pessoal não vai curtir minha ideia de colocar este transmissor...

 

Acho que querem por lá para ter duas estações, uma em MG e outra no RJ...se for isto, reafirmo que acho errado se este for o motivo principal da nova empreitada...

Link to comment
Share on other sites

Tá mas querem achar o buraco da minhoca...Então operação Passo Da Taipa...

 

Paulo, só estamos querendo achar o melhor local dentro do PNI..inicialmente foi colocado ao lado da casa por questão de segurança..agora o próximo passo é descobrir o PNI como um todo

 

Mas acho que o pessoal não vai curtir minha ideia de colocar este transmissor...

 

Acho que querem por lá para ter duas estações, uma em MG e outra no RJ...se for isto, reafirmo que acho errado se este for o motivo principal da nova empreitada...

 

 

Tambem sou a favor de manter uma estaçao apenas e duas se o INMET colocar , e colocar esse repetidor e deslocar a nossa que já se encontra la !

Link to comment
Share on other sites

Bruno....todos falam a mesma coisa por lá...qto mais se adentra (acho que é esta a palavra), mas gelo ou maior é a geada....partindo do Marcão....até o Rebouças, os dois posntos ficam entre 2,9km de distancia e segundo todos lá do Parque , o Rebouças é o lugar mais gelado...em todo caso, vamos dar uma olha neste **Lugar ideial**..que deve ficar na metade destes 2,9km que separam os dois pontos..

Link to comment
Share on other sites

Olhei o Rebouças no GE. É melhor que o Marcão com certeza, mas vcs não acham que no meio do PNI não serial o local ideal devido ao fato de ser ainda mais "abrigado" que o Rebouças (não está na entrada/saída do vale assim como Marcão e Rebouças) e também por estar mais perto da portaria, o que facilitaria a coleta de dados?

 

 

 

Bruno, ja tive a oportunidade de ir ao Rebouças...na boa, o melhor lugar seria o Rebouças por alguns motivos

 

1) A maioria dos visitantes não chega a ir ate o Rebouças a pé. Muitos vão lá andar até o meio do parque no máximo e voltam. Então o Rebouças seria mais seguro

2) Os guardas são obrigados ao menos uma vez por dia fazer um bate-volta até o Rebouças, então lá eh como se fosse uma base, eles podem parar e olhar se vai tudo bem com a estação.

3) O Rebouças não é fim de vale como o GE da a entender. A estrada segue um bom trecho pra frente do Rebouças, mais 1 km, portanto, se o Rebouças não está no meio, esta dentro da área de panelao do vale do PNI

 

PH, na boa, to cansando desse bairrismo. Ninguem ta a fim de saber se faz mais frio no RJ ou MG ou se tem baixada mais cuiuda. O que o Bruno colocou eh q por questao de sinal e localização, seria o melhor lugar antes do Rebouças.

Sobre a questão de qual o motivo de se colocar no Rebouças uma estação, por favor, vamos parar de achar que há complô RJ / MG, não há! Qume vai levar a estação pra lá sou eu e meu interesse eh cientifico! To pouco me lixando de que lado da cerquinha do municipio x vai estar a estação.

Link to comment
Share on other sites

Bruno....todos falam a mesma coisa por lá...qto mais se adentra (acho que é esta a palavra), mas gelo ou maior é a geada....partindo do Marcão....até o Rebouças, os dois posntos ficam entre 2,9km de distancia e segundo todos lá do Parque , o Rebouças é o lugar mais gelado...em todo caso, vamos dar uma olha neste **Lugar ideial**..que deve ficar na metade destes 2,9km que separam os dois pontos..

 

 

Carlão, te prepara pra andar! kkkkk

 

Ja to aumentando meu tempo na esteira pra me preparar pra andar igual um camelo kkkkk

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.