Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Clima de uma cidade : qual o lugar representativo..??


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 491
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Quer se irritar fique a vontade, não estou nem aí... Agora vou me estressar por causa disso... As coisas estão bem claras aqui. :rofl:

 

Fez mais frio no Tuias este ano, pelo menos registrado. E sobre ano passado, Soledade, Santa Rosa e região tiveram céu limpo na noite de 23/7... Nas minhas contas, estimo algo entre -6,6°C e -7,2°C lá ano passado... Isso não é conta de agora, eu lembro que falei na época da instalação.

 

A pergunta correta seria "Que mal há em trollar a localização das estações? :rofl:

 

O que estiver ao Oeste e ao Norte do Arroio Penteado é Soledade. Os sensores estão ao Norte, logo é Soledade...

 

Se do outro lado do Arroio é Perímetro Urbano ou Rural de Fontoura Xavier, pouco importa. A única coisa que a lei alterou foi isso. Considerou o Parque das Tuias perímetro urbano, para facilitar o planejamento urbano.

 

E o Sr. Carlos Dias sabe disso.

Link to comment
Share on other sites

Bem pra mim assunto encerrado...ate 2011 era Soledade/ FX...mas a aprovacao do aumento do perímetro urbano ja postado aqui informa que o Parque esta mesmo em Fontoura Xavier..

 

Gostaria de agradecer o pessoal da prefeitura de que foram muito atenciosos e inclusive pediram ate o link da estação da cidade...

Ridículo é ter q ler isto.

Desde quando os vereadores ou prefeito de um município têm poderes de mudar divisas , limites municipais, vai estudar cara.

O território de FX continuou o mesmo, o de Soledade idem, que coisa mais sem cabimento q tu escreveu.A única coisa q aconteceu é q a parte de lá do Tuias deixou de ser rural, para ser perímetro urbano, o lado de cá não mudou nada.

Link to comment
Share on other sites

Então vou incendiar a polêmica, onde estão os consoles e os sensores no PNI, qual município???

 

PH, deixa de ser ridículo cara, o que tem a ver o PNI com Tuias??? Não mistura as coisas!!! E qual o problema de aceitar que a estação fica em FX? A região geográfica é a mesma, homi! Isso do ponto de vista da ciencia é irrelevante!!!!

 

Sobre o PNI, Marcão tá em Itamonte, Massena em Resende, e por mim tanto faz a ordem, to pouco me lixando!!!!

Ridículo é vc, o que eu falei de mal?

Apenas quis dizer q onde estiver o sensor, é neste município q ele está e ponto final.Vai devagar cara.

Link to comment
Share on other sites

Quer se irritar fique a vontade, não estou nem aí... Agora vou me estressar por causa disso... As coisas estão bem claras aqui. :rofl:

 

Fez mais frio no Tuias este ano, pelo menos registrado. E sobre ano passado, Soledade, Santa Rosa e região tiveram céu limpo na noite de 23/7... Nas minhas contas, estimo algo entre -6,6°C e -7,2°C lá ano passado... Isso não é conta de agora, eu lembro que falei na época da instalação.

 

A pergunta correta seria "Que mal há em trollar a localização das estações? :rofl:

 

O que estiver ao Oeste e ao Norte do Arroio Penteado é Soledade. Os sensores estão ao Norte, logo é Soledade...

 

Se do outro lado do Arroio é Perímetro Urbano ou Rural de Fontoura Xavier, pouco importa. A única coisa que a lei alterou foi isso. Considerou o Parque das Tuias perímetro urbano, para facilitar o planejamento urbano.

 

E o Sr. Carlos Dias sabe disso.

Nossa, o Moretão agora foi 10, claro e objetivo, correto.Perfeito. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Então vou incendiar a polêmica, onde estão os consoles e os sensores no PNI, qual município???

 

PH, deixa de ser ridículo cara, o que tem a ver o PNI com Tuias??? Não mistura as coisas!!! E qual o problema de aceitar que a estação fica em FX? A região geográfica é a mesma, homi! Isso do ponto de vista da ciencia é irrelevante!!!!

 

Sobre o PNI, Marcão tá em Itamonte, Massena em Resende, e por mim tanto faz a ordem, to pouco me lixando!!!!

Ridículo é vc, o que eu falei de mal?

Apenas quis dizer q onde estiver o sensor, é neste município q ele está e ponto final.Vai devagar cara.

 

Cara, vc tá certo!!!! Leia o que eu escrevi! Teu comentário foi ridiculo sim, o que tem a ver Tuias com PNI? Dá impressão de que isso é uma competição!!! Sobre o sensor, vale o registro dele por região geográfica, que nao respeita divisão geopolítica. Isso sim é certo e foi o que você disse...agora atacar o PNI de graça...aí não dá!

 

Isso aqui é uma discussão pertinente, não acho q o Carlos esteja errado, do ponto de vista político. Mas geograficmente falando, não faz diferença uns metros pra lá ou pra cá da divisa.

Link to comment
Share on other sites

Olha o nível, pessoal...esse sim, tá ridículo. Vamos com calma aí...

 

Vinicius, não tem que se preocupar com o nível. O que está em discussão aqui, apesar dos animos exaltados, é uma coisa real, estamos falando de algo que já gerou brigas no passado em diversos locais do Brasil e do Mundo. Cientificamente, é pertinente a discussão pois do ponto de vista da exatidão dos fatos, importa, ao menos para as prefeituras, saber de quem é a estação. Para nós, bazianos, importa sim para agregar mais conhecimento.

 

O PH sabe que não tenho nada contra ele, mas eu ataco idéias com outras idéias...As vezes os animos ficam exaltados mas faz parte!

Link to comment
Share on other sites

Entendido :good:

 

Bom, pra mim pouco importa se está em FX ou Soledade...se está bem no limite, fatalmente representará os dois lados. Digo o mesmo para o PNI. Se está em Itamonte ou Resende, pra mim pouco importa. A estação de Ariranha-SP ao que parece fica bem no limite com Palmares Paulista, e aí?

 

 

SANTA ISABEL TAMBÉM, FICA NO LIMITE COM URUPEMA, ASSIM COMO RIO RUFINO TEM PARTE NO M.DAS TORRES.

 

NA PARTE DO CLIMA NÃO MUDA NADA, O BOM SENSO DIZ; DEU -6,5 NAS TUIAS; -6,5 EM SOLEDADE/F.XAVIER.

 

USANDO BOM SENSO EVITARIA DISCUSSÕES INÚTEIS E ATÉ BRIGAS.

Link to comment
Share on other sites

Certos raciocínios,

 

Aqui temos no meu entendimento criada a necessidade (será?) de estudar microclimas.

 

Feito isto a generalização do microclima, ( um erro por definição)

 

Logo

 

São Paulo é igual a Cotia

 

Cotia é igual a Sorocaba

 

Sorocaba é igual Capão Bonito

 

Capão Bonito é igual a Curitiba

 

Curitiba é igual a Joinville

 

Joinville é igual a Itajaí

 

Itajaí é igual a Palhoça

 

Palhoça é igual São Joaquim

 

São Joaquim é igual a Vacaria

 

Vacaria é igual a Nova Prata

 

Nova Prata é igual a Fontoura Xavier

 

Fontoura Xavier é igual a Soledade

 

Como Soledade é diferente do topinho do Inmet

 

Duas conclusões:

 

a- São Paulo é igual Soledade

 

b- São Paulo é muito diferente do topinho do Inmet.

 

Enfim.....

Link to comment
Share on other sites

O Ronaldo tem razão um pouco de bom senso evita asneiras...bah e o Baz tem metidos a cientista que falam cada bobagem...o outro quer mudar a geografia política do RS, quer mudar o mapa de divisão dos municípios, pra ele FX vem até o Passo da Taipa, isto pq ele quer né...

Bah Carlinhos eu tinha vc por um cara inteligente...

O cientista outro não vou nem comentar...pra um cara q considera iguais dois locais um com -0,6º e outro com -6,7º...merece uma taça...

Link to comment
Share on other sites

Posto MArcão vai registrando a segunda noite mais fria desse mes de Agosto até o momento. Por enquanto atingiu -2,7 graus, apenas 0,6 grau abaixo da marca de -3,3. Mas a noite promete melhores valores, pois o vento é de Sul-sudeste, fraco ou por vezes inexistente, o Massena tem umidade alta, assim como o Marcão, acima de 97%.

 

A pressão está sempre acima de 1026 hpa, nada extraordinário, o que me faz continuar na suspeita de que o ar frio que chega ao Marcão está represado no meio do parque, só chegando graças ao vento, que puxa o danado do lugar certo até a estação. Reforça também a tese de que na nascente do Campo Belo, a mínima pode chegar a ser até 3 graus menor que a do posto Marcão.

Com o monitoramento, acabarão as dúvidas de qual o ponto mais frio do parque.

 

E eu aqui beirando os 11 graus.

 

Então, Artur ...Creio que os -4,7ºC hoje corrobora essa hipotése...o jeito é medir.

 

Realmente outro mundo.

 

......O cientista outro não vou nem comentar...pra um cara q considera iguais dois locais um com -0,6º e outro com -6,7º...merece uma taça...

 

A minha grande dificuldade é fazer voce entender que -0,6 é igual -6,7.

 

Abração

 

Mafili, então tu é contra a Terceira Estação no PNI ?? Estás se contradizendo. Já que irão medir coisas iguais.

Link to comment
Share on other sites

Existem áreas mais frias em Soledade, existem áreas mais frias no PNI, existem áreas mais frias em Urupema, Urubici.

 

Se colocarmos mais umas 30 estações nestes lugares, talvez acharemos o local mais frio.

 

 

Sem querer causar polêmica, mas entre todas as definições de "lugar mais frio", aquela que define um local como sendo o mais frio baseado na menor mínima absoluta para mim é a pior, locais no Deserto to Saara podem ser considerados tão frios quanto Londres segundo essa definição, assim como Campo Grande seria considerado mais frio do que Quito.

Link to comment
Share on other sites

Bah Carlinhos eu tinha vc por um cara inteligente...

 

PH...não tenho absolutamente nada contra a sua cidade....aliás até legal a iniciativa que foi feita com a colaboração do DSoares e o Bruno....eles foram 10....Apenas questionei a localização da estação e deu uma phuta confusão....Não sei porque as coisas não fluem de uma forma normal....e não para o caminho do stress com pedidos até de **JÁ DEU**....mas aqui é assim...Tuias foi um dia mais frio que o PNI assim como Santos foi um dia mais frio que Urupema...e dai?

Link to comment
Share on other sites

.....Mafili, então tu é contra a Terceira Estação no PNI ?? Estás se contradizendo. Já que irão medir coisas iguais.

 

Não Vitinho.

 

Como eu já disse N vezes .....Eu não entendo nada do PNI.

 

Sendo necessito de dados.

 

Desculpe se pareço contraditório.

 

Eu sei que a baixada é função do topo. O contrário é falso.....situações deste tipo tem nome nas modelagens.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sem querer causar polêmica, mas entre todas as definições de "lugar mais frio", aquela que define um local como sendo o mais frio baseado na menor mínima absoluta para mim é a pior, locais no Deserto to Saara podem ser considerados tão frios quanto Londres segundo essa definição, assim como Campo Grande seria considerado mais frio do que Quito.

 

Sim, mas não estou definindo que onde é mais frio é onde há está a menor temperatura. É onde há a menor média para mim. :good2:

 

Chamei de mas frio, porque o que vejo aqui é uma caça do local com temperatura mais baixa. Para mim é tudo enrolação esse papo de científico. Não adianta virem com papo de estudar A ou B, porque é tudo conversa para mim... Estão procurando os buracos no Sul e Sudeste. :mail:

 

Nada contra instalar, acho legal, o que não gosto é que ficam tentando tapar o sol com a peneira aqui. "Agora vamos estudar o comportamento de A, B... Vai nada!!! Vai só olhar as médias e ver onde é mais frio!!! Pode até haver exceção, mas 80% do BAZ é assim. :pleasantry:

 

Algumas estações realmente são fundamentais para análise e para conhecermos o clima do nosso País, agora quando procuram segunda, terceira, quarta estação a locais próximos, no Sul ou no Sudeste, eu já sei bem o objetivo o que é. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Moretão, separei por tópicos o que você escreveu, os pontos mais relevantes, respondendo embaixo deles

 

vejo aqui é uma caça do local com temperatura mais baixa. Para mim é tudo enrolação esse papo de científico.

Mas com certeza! Porém existe um interesse científico sim de algns, isso vc não pode genealizar dessa forma

 

Não adianta virem com papo de estudar A ou B... Estão procurando os buracos no Sul e Sudeste. :mail:

Já falei, novamente generaliza tudo e nivela por baixo

 

 

Nada contra instalar, acho legal, o que não gosto é que ficam tentando tapar o sol com a peneira aqui. "Agora vamos estudar o comportamento de A, B... Vai nada!!! Vai só olhar as médias e ver onde é mais frio!!! Pode até haver exceção, mas 80% do BAZ é assim. :pleasantry:

 

Sim, agora sim concordo 100% com teu comentário...a verdade é que é mais interessante achar onde é mais frio no extremo do que onde faz mais frio na média...em 1 DIA no ano que o Tuias bateu o PNI e por ter feito -6,7, logo se tornou o lugar mais interessante pra se estudar o frio, mesmo que a média de temperatura do lugar seja O DOBRO da média do PNI. Ciencia ficou totalmente fora dessa.

 

agora quando procuram segunda, terceira, quarta estação a locais próximos, no Sul ou no Sudeste, eu já sei bem o objetivo o que é. :rofl:

 

Sabe mesmo? Generaliza de novo. Eu cansei de escrever aqui, o Bruno tb, e mais gente tb, que o lugar que escolhemos pra colocar a estação do Marcão não representa o clima do planalto do PNI, foi escolhido por fatores como conveniencia, segurança, distancia e, óbvio, presença da geada forte. O que representa é os topos (Massena) e o planalto em si (que ainda não tem medição). O Marcão representa as encostas, que tem suas peculiaridades igualmente interessantes e ainda por cima quase está fora dos limites da parte alta do parque. Por mim movia a estação do Marcão pro Campo Belo, mas não podemos porque não acho interessante perder a média desse lugar.

Link to comment
Share on other sites

Respeito sua opinião Artur, cada um com sua ideia...

 

O interesse é científico é no frio. Chamam de científico para fica mais bonito.

 

Eu tenho duas perguntas...

 

Tendo a mais de um ano estação no PNI... Qual foi o grande estudo que tivemos, tirando as médias de temperaturas no local? Isto vale para estações aqui do Sul também... No Morro da Igreja será que o Inmet fez ou faz algum estudo com a estação? :russian:

 

Agora me perdoe, mas porque houve um interesse repentino em instalar uma terceira estação?

 

Na minha opinião, se tivesse feito -9°C até este dias atrás não haveria este interesse repentino... A ideia pode ser antiga, mas o interesse reapareceu de uma hora para outra! :rofl:

 

Nada contra, pra mim quanto mais estações melhor, agora ciência? Só se for a do frio... Sei que pode discordar mas... :good:

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

PNI negativando, muda o vento sobe para 5°C em menos de meia hora, ao contrário também.

 

Qual o motivo desta elevação, a direção do vento ? Ar quente que sobe sei la de onde ? Ar frio que sobe de alguma baixada ?

 

Esta terceira estação vai dar uma ajuda sobre o tema acima discutido.

 

PS : tópico errado.

Link to comment
Share on other sites

Respeito sua opinião Artur, cada um com sua ideia...

 

O interesse é científico é no frio. Chamam de científico para fica mais bonito.

 

Eu tenho duas perguntas...

 

Tendo a mais de um ano estação no PNI... Qual foi o grande estudo que tivemos, tirando as médias de temperaturas no local? Isto vale para estações aqui do Sul também... No Morro da Igreja será que o Inmet fez ou faz algum estudo com a estação? :russian:

 

Agora me perdoe, mas porque houve um interesse repentino em instalar uma terceira estação?

 

Na minha opinião, se tivesse feito -9°C até este dias atrás não haveria este interesse repentino... A ideia pode ser antiga, mas o interesse reapareceu de uma hora para outra! :rofl:

 

Nada contra, pra mim quanto mais estações melhor, agora ciência? Só se for a do frio... Sei que pode discordar mas... :good:

 

Abraço!

 

Em relação a parte que me interessa, pois fui um dos que falou da importância científica do estudo do frio (e senti que debochou de quem teve essa opinião), pergunto a você Moretão: és formado na área ou pesquisador? Me parece que não, pois se fosse da área (meteorologia, climatologia, geografia e afins) saberia que para fazer um estudo desse tipo é melhor e mais confiável ter uma série um pouco maior, portanto PNI ainda não tem esse banco de dados e não nos possibilita fazer um estudo mais aprofundado.

 

Você também demonstra não ser da área por desconhecer uma infinidade de estudos sobre o frio que existem no país, inclusive usando dados do MI, Inmet e outros. Alguns exemplos:

 

Trabalho do Ambrizzi sobre ondas de frio na América do Sul (com dados do Morro da Igreja)

http://www.cbmet.com/cbm-files/12-2ab4cc58374c98b193f31a720d6f0416.pdf

 

Onda de frio em São Paulo

http://www.scielo.br/pdf/rbmet/v22n2/a09v22n2

 

Um clássico da meteorologia do frio no Brasil - a tese do Pezza orientada pelo Ambrizzi:

ftp://www.iag.usp.br/private/adm/katia/teses/aca/d_alexandre_b_pezza.pdf

 

Um estudo envolvendo dados da estação de Bom Jesus-RS:

http://www.scielo.br/pdf/rbmet/v27n1/a10v27n1

 

Estudo das ocorrências de neve em São Joaquim

http://www.cbmet.com/cbm-files/14-6ee79c7088572883d03e81a00ee2529e.pdf

 

E aqui um achado: a dissertação do Rodolfo, colega que chamávamos de "abominável homem das neves" porque foi um dos poucos geógrafos a estudar o frio e a neve no Brasil, em 1997:

http://pt.slideshare.net/Miojex360/a-ocorrencia-de-neve-em-planaltos-subtropicais

 

Caso você seja da área, agradeço que compartilhe conosco suas ideias de estudos para uma estação que tem um pouco mais de um ano de funcionamento...

 

Ps: Alan Hoffmann, aproveite esses artigos para o TCC, acho que não havia lhe passado!

Link to comment
Share on other sites

Se o Baz tivesse uns 10 Feltrim's.....este espaço seria outra realidade....excelente optica, amigo..!!

 

Capaz Carlos! Para nossa sorte temos gente muito melhor aqui (a turma que era BAZ premium é um dos exemplos)... minha mania de professor não me deixa quieto e me sinto na obrigação de compartilhar o pouquinho que eu sei!

 

Espero que os artigos ajudem a esclarecer a existência dos estudos e a importância do monitoramento :good:

Link to comment
Share on other sites

Respeito sua opinião Artur, cada um com sua ideia...

Eu tenho duas perguntas...

 

Tendo a mais de um ano estação no PNI... Qual foi o grande estudo que tivemos, tirando as médias de temperaturas no local? Isto vale para estações aqui do Sul também... No Morro da Igreja será que o Inmet fez ou faz algum estudo com a estação? :russian:

 

Agora me perdoe, mas porque houve um interesse repentino em instalar uma terceira estação?

 

Na minha opinião, se tivesse feito -9°C até este dias atrás não haveria este interesse repentino... A ideia pode ser antiga, mas o interesse reapareceu de uma hora para outra! :rofl:

 

Sei que pode discordar mas... :good:

 

Abraço!

 

Oras, vamos lá.

 

Sobre estudos, a recomendação da OMM é que tenhamos ao menos dados de 30 anos pra poder afirmar algo sobre o clima de um lugar, e mesmo assim só traçar a normal climatológica. Comparações pra saber se aqueceu ou não, precisa de 60 anos de dados!!!! Quero que me fale, dos órgãos oficiais, quantos possuem mais de 60 anos de dados no mesmo lugar? Te garanto que não é tanto lugar assim.

 

Sobre estudos 2: sabe o porque o diretor do parque foi favorável a instalação de estações no parque? Porque há cientistas monitorando o clima da região, mas sem dados, com objetivo protecionista, a instalação visa diminuir a falha de conhecimento dos motivos que, por exemplo, levam a combustão espontanea, no caso, incendios no parque. Se há pessoas aqui no BAZ que usam os dados somente com o pretexto de dizer que A ou B é mais frio que C ou D, as pessoas sérias ligadas ao ICMBIO não tem nada que ver. Pra vc ver como vc desconheçe a realidade e afirma sem saber o que está afirmando, saiba que há uma pessoa no parque responsável pela extração dos dados das estações, que não sou eu, por ordem direta do Diretor do parque, o Gustavo.

 

Creio eu que não sabia disso.

 

Sobre a quantidade de estações, já sabíamos desde a instalação do MArcão que o diretor queria ao menos 3 estações monitorando o clima do PNI, tanto que fui procurado pra orçar o custo do próprio parque comprar suas estações. Mais uma vez, um detalhe que não sabia. Acha mesmo que vamos colocar 3 estações lá de alegre? Acha que um parque federal ia deixar um bando de malucos subir lá e encher de estação, sem objetivo algum? Ve-se que desconheçe os pormenores da instalação. Desculpe a sinceridade, mas se vc tivesse sabido disso que to te contando agora, teria mais chance de usar observações mais coerentes, do que as feitas, acusando-nos, instaladores, de encher o parque de estações pra procurar o buraco da minhoca do frio.

 

Está achando que foi pq o Tuias bateu o PNI esse ano que vamos botar a terceira estação? Só o vamos fazer pois recentemente os seguranças do parque é quem levantaram a lebre de que o interior do parque é bem mais frio. Creio eu que qualquer pessoa no PNI dia e noite, tenha o mínimo de noção de onde que tem mais gelo, bastando dar uma andada ao amanhecer lá. Vamos desmistificar a lenda criada pelos frequentadores do parque. Eu mesmo, pessoalmente, ouvi relatos de montanhistas lá, em minhas viagens à região, que o lugar escolhido perto o Marcão não condiz com a realidade do interior do parque. Vamos ver se é verdade ou não, ainda não sabemos se o potencial de frio intenso é verdadeiro.

 

Façamos o seguinte, ano que vem vc está convidado a vir pra cá e ir ao PNI, ver pessoalmente e fazer a manutenção da estação com 8 graus nas costas e vento de 40 km/h, como já o fiz. Um dos guardas do parque ficou ruim de gripe depois de se expor a temperaturas abaixo de zero pra ver se a pilha da estação tava no lugar, enquanto eu e o Carlos o orientávamos por telefone à meia noite. Quem sabe engula teu orgulho de cientista do porão e dê o braço a torcer que monitorar o PNI vai muito além de buscar o buraco da minhoca do frio. Vou lá somente a décima vez em pouco mais de 1 ano.

 

Novamente, se há pessoas que interpretam o PNI como um esporte do mais frio vence, lamento por estes.

 

Abraços respeitosos!

Link to comment
Share on other sites

Bem pra mim assunto encerrado...ate 2011 era Soledade/ FX...mas a aprovacao do aumento do perímetro urbano ja postado aqui informa que o Parque esta mesmo em Fontoura Xavier..

 

Gostaria de agradecer o pessoal da prefeitura de que foram muito atenciosos e inclusive pediram ate o link da estação da cidade...

 

Carlos, por que você tá tão preocupado com limite territorial de município alheio? Isso é tão importante assim?

 

Acho que temos coisa mais importante para tratar.

 

Deixe como Soledade mesmo, afinal o que importa é o dado não o local milimétrico, além do mais temos um representante de FX?

Link to comment
Share on other sites

Artur, desde a instalação nunca vi ninguém falar disso... Me mostrem um tópico passado onde alguém falou em cientistas... Não seria muito mais interessante falar com estes cientistas e trazer o trabalho deles ao Fórum? Apenas isso. Qual o efeito do -6°C sobre o parque?

 

A questão de ir ao Parque isto depende, neste momento tenho motivos pessoais que me impedem, mas se eu não tivesse isto dependeria exclusivamente minha vontade.

 

Se alguém pega 8°C e 40km/h nas costas, eu espero que goste, apenas isso, não que venha reclamar.

 

Se alguém enfrentou esta temperatura foi porque teve vontade de estar lá, eu ficaria incomodado/indignado, se alguém fosse obrigado a ir a tal local contra própria vontade.

 

Abraços respeitosos!

Link to comment
Share on other sites

Respeito sua opinião Artur, cada um com sua ideia...

 

O interesse é científico é no frio. Chamam de científico para fica mais bonito.

 

Eu tenho duas perguntas...

 

Tendo a mais de um ano estação no PNI... Qual foi o grande estudo que tivemos, tirando as médias de temperaturas no local? Isto vale para estações aqui do Sul também... No Morro da Igreja será que o Inmet fez ou faz algum estudo com a estação? :russian:

 

Agora me perdoe, mas porque houve um interesse repentino em instalar uma terceira estação?

 

Na minha opinião, se tivesse feito -9°C até este dias atrás não haveria este interesse repentino... A ideia pode ser antiga, mas o interesse reapareceu de uma hora para outra! :rofl:

 

Nada contra, pra mim quanto mais estações melhor, agora ciência? Só se for a do frio... Sei que pode discordar mas... :good:

 

Abraço!

 

Os trechos acima são da sua fala, minha crítica foi encima dos trechos que destaquei em negrito. O tom foi de desdem/deboche sobre a questão de ser científico para ser mais bonito. Eu faço ciência, se outros não fazem não sei... só não generalize!

 

Quanto a desconhecer estudos feitos sobre o frio usando MI você não é obrigado a saber se não for da área, conforme citei na outra mensagem, só não precisa desmerecer a importância na existência das estações em locais frios.

 

E não se preocupe, estou calmo e numa boa, sem ressentimentos.

Link to comment
Share on other sites

Respeito sua opinião Artur, cada um com sua ideia...

 

O interesse é científico é no frio. Chamam de científico para fica mais bonito.

 

Eu tenho duas perguntas...

 

Tendo a mais de um ano estação no PNI... Qual foi o grande estudo que tivemos, tirando as médias de temperaturas no local? Isto vale para estações aqui do Sul também... No Morro da Igreja será que o Inmet fez ou faz algum estudo com a estação? :russian:

 

Agora me perdoe, mas porque houve um interesse repentino em instalar uma terceira estação?

 

Na minha opinião, se tivesse feito -9°C até este dias atrás não haveria este interesse repentino... A ideia pode ser antiga, mas o interesse reapareceu de uma hora para outra! :rofl:

 

Nada contra, pra mim quanto mais estações melhor, agora ciência? Só se for a do frio... Sei que pode discordar mas... :good:

 

Abraço!

 

Os trechos acima são da sua fala, minha crítica foi encima dos trechos que destaquei em negrito. O tom foi de desdem/deboche sobre a questão de ser científico para ser mais bonito. Eu faço ciência, se outros não fazem não sei... só não generalize!

 

Quanto a desconhecer estudos feitos sobre o frio usando MI você não é obrigado a saber se não for da área, conforme citei na outra mensagem, só não precisa desmerecer a importância na existência das estações em locais frios.

 

E não se preocupe, estou calmo e numa boa, sem ressentimentos.

 

Flávio eu já disse que quantos mais estações melhor... Cada um faz o que quiser com seu dinheiro. Quanto mais melhor.

 

O que eu falei foi em relação a algumas estações particulares que estão sendo instaladas aqui no BAZ e puxei a do Morro da Igreja para saber se fazem algo parecido.

 

A minha questão é sobre quem instala... Normalmente falam em cientificidade, Mas até hoje só vejo números aqui. Agora há pouco falaram em cientistas, seria muito interessante ter os dados, mas saber como isso implica por exemplo na fauna e na flora local... O que eles esperam ou não esperam do clima de lá... O que eu vejo aqui é falarem do frio em 99,9%.

 

Para mim é assunto encerrado, abraço!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, por que você tá tão preocupado com limite territorial de município alheio? Isso é tão importante assim?

 

Acho que temos coisa mais importante para tratar.

 

Deixe como Soledade mesmo, afinal o que importa é o dado não o local milimétrico, além do mais temos um representante de FX?

 

Respeitosamente André é importante, sim.

 

Concordo parcialmente com todos os comentários recentes.

 

Se não fui claro vou tentar repetir.

 

A ideia de estudar microclima [ na verdade escolher buracos onde se encontra baixas temperaturas] e depois generalizar para todo município não me agrada e está errada.

Link to comment
Share on other sites

A ideia de estudar microclima [ na verdade escolher buracos onde se encontra baixas temperaturas] e depois generalizar para todo município não me agrada e está errada.

 

Mafili, não consigo ver diferença entre essa tua frase e todas as outras em que você disse que "Itamonte é o município mais frio do Brasil"... :russian:

Link to comment
Share on other sites

A ideia de estudar microclima [ na verdade escolher buracos onde se encontra baixas temperaturas] e depois generalizar para todo município não me agrada e está errada.

 

Mafili, não consigo ver diferença entre essa tua frase e todas as outras em que você disse que "Itamonte é o município mais frio do Brasil"... :russian:

 

Porque talvez ele esteja considerando como representatividade a area territorial. O PNI representa 70% do municipio de Itamonte....Aliás vc tinha mencionado isso na questão da Serra D Francisca em Joinville....só não lembro o qto...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, por que você tá tão preocupado com limite territorial de município alheio? Isso é tão importante assim?

 

Acho que temos coisa mais importante para tratar.

 

Deixe como Soledade mesmo, afinal o que importa é o dado não o local milimétrico, além do mais temos um representante de FX?

 

Shimutz, nao concordo...e posso dar exemplos...

 

- Extrema é tratada como muicipio paulista e fica em Minas Gerais

- o Morro da Igreja estava em Urubici e o Inmet alterou para Bom Jardim da Serra

- Localidades na Praia Grande sendo mencionadas como Santos pela mídia...

 

Veja, posso dar muitos mais exemplos....

 

Alem da da Secrataria da Cultura de Fontoura Xavier dizer que a area pertence ao municipio, a mídia tambem fala....E mais....cita o Baz e o Paulo Henrique , dizendo sua contribuição feita para o Municipio de Foutoura Xavier...

 

Entrou em operação uma nova estação meteorológica na Região do Alto da Serra do Botucaraí, Rio Grande do Sul. Está localizada no Hotel e Paradouro Parque das Tuias, BR 386, Km 257, em Fontoura Xavier/RS. Os dados em tempo real podem ser acessados no site: http://www.weatherlink.com/user/parquedastuias/index.php?view=summa...

 

Shimutz....o que eu não entendo é porque insistir no errado..e gerar tanto stress numa questão obvia..??

 

Vai mudar algo para a Ciencia reconhecer a estação localizada em FX..??

 

Sua sugestão é o **deixa prá lá** e deixarmos erroneamente como Soledade só para satisfazer uma pessoa aqui, mesmo que a informação esteja errada..??

 

Leia o Link abaixo, e me pergunto..o PH entrará em contato com a mídia de Fontoura, prefeitura, secrataria de turismo para dizer que todos estão errados..?? Ou o pedido para deixar como Soledade só será feito aqui..??

 

http://arcadenoe.eco.br/profiles/blogs/nova-esta-o-meteorol-gica-em-tempo-real-no-alto-da-serra-do

Link to comment
Share on other sites

A ideia de estudar microclima [ na verdade escolher buracos onde se encontra baixas temperaturas] e depois generalizar para todo município não me agrada e está errada.

 

Mafili, não consigo ver diferença entre essa tua frase e todas as outras em que você disse que "Itamonte é o município mais frio do Brasil"... :russian:

 

Porque talvez ele esteja considerando como representatividade a area territorial. O PNI representa 70% do municipio de Itamonte....Aliás vc tinha mencionado isso na questão da Serra D Francisca em Joinville....só não lembro o qto...

 

Ok, Carlos..Ok..

Link to comment
Share on other sites

PORQUE ....o ambientalista Antonio Silvio Hendges , Diretor na Cenatec e professor de Biologia e Agente Educacional na Estado do Rio Grande do Sul......INFORMA a estação como Fontoura Xaxier..???

 

Ele cita o PH ainda por cima....na contribuição para o municipio...!!!

 

Alguem pode explicar isso..??

 

Estou tentanto entrar em contato com ele para perguntar pq ele afirmar a estação estar em FX e não Soledade..

Link to comment
Share on other sites

Carlos, vou te dar a realidade dos fatos porque EU estive lá: Console está numa construção que fica em Fontoura Xavier. Estação está numa área descampada que fica do outro lado do rio, pertencente ao município de Soledade.

 

O Parque das Tuias está majoritariamente em Fontoura Xavier, próximo da divisa. Por isso meios de comunicação falam em FX e não em Soledade.

 

Conseguiu entender?

Link to comment
Share on other sites

A ideia de estudar microclima [ na verdade escolher buracos onde se encontra baixas temperaturas] e depois generalizar para todo município não me agrada e está errada.

 

Mafili, não consigo ver diferença entre essa tua frase e todas as outras em que você disse que "Itamonte é o município mais frio do Brasil"... :russian:

 

Nem eu, Diego.

 

Partindo do princípio que a estação só mede a temperatura "na ponta do sensor"

 

A estação PNI Itamonte é a mais "fria" das estações instaladas no Brasil.

 

O correto:

 

A estação fria do Brasil está localizada no munícipio de Itamonte MG no Parque Nacional de Itatiaia.

 

Itamonte é o município mais frio do Brasil?

 

Talvez seja. Para se ter esta resposta é necessário instalar várias estações e depois fazer a integração da grade estabelecida.

 

============

 

Porém, devido a insistência da generalização dos microclimas transformando-os em regional e quiçá mesoescala de forma não criteriosa e neste contexto e somente neste contexto me reservo o direito de cometer o mesmo erro e dizer que Itamonte é o município mais frio do Brasil quando a ciência sai de cena para entrada de política, pois quer queiram ou não divisões administrativas [apesar da relativa naturalidade como são encarados os acidentes geográficos nas divisas municipais] são de conteúdo políticos.

 

============

 

As estações mais frias do Brasil estão instaladas no Parque Nacional de Itatiaia.

 

E quis o capricho das divisas interestaduais que uma ficasse no Rio de Janeiro e a outra em Minas Gerais.

 

É mais ou menos isto.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Carlos, vou te dar a realidade dos fatos porque EU estive lá: Console está numa construção que fica em Fontoura Xavier. Estação está numa área descampada que fica do outro lado do rio, pertencente ao município de Soledade.

 

O Parque das Tuias está majoritariamente em Fontoura Xavier, próximo da divisa. Por isso meios de comunicação falam em FX e não em Soledade.

 

Conseguiu entender?

 

Se a estação fica numa area descampada do outro lado do Rio, mesmo a prefeitura de FX dizendo que é territorio de FX e vcs dizendo ser Soledade.....pq o Paulo Henrique não informou isso para todos...?? Pois fica uma situação chata , prefeitura, o Parque e até ambientalista da região, dizer que ao contrário...

 

D Soares...sei que pereço chato, mas estou em busca do CERTO..!!

 

Se for para considerar Soledade, considerarei.....Mas todos tambem tem que considerar tambem....o proprietário e Diretor do parque, o Sr. Valdemar Piovesan afirma ser em FX...e vou provar ao contrario..não só pra ele como explicar para Prefeitura que estão errados...Eles terã que ter a contra-prova..!!

 

Meu objetivo é saber o CORRETO....não importa aonde..capice??

 

Pois o PH diz uma coisa, e todos os demais outra.....Estou apenas quenrendo saber qum está correto.. consegue entender?

Link to comment
Share on other sites

Carlos, os dados que vc enxerga na internet no link ( http://www.weatherlink.com/user/parquedastuias/index.php?view=summary&headers=1 ) são registrados no município de SOLEDADE. Vc confia mais num zé ruela qualquer que na internet do quê em mim, Diego e PHP que INSTALAMOS a estação....

 

No mais, que papinho mais chato esse, heinhô...

Link to comment
Share on other sites

PORQUE ....o ambientalista Antonio Silvio Hendges , Diretor na Cenatec e professor de Biologia e Agente Educacional na Estado do Rio Grande do Sul......INFORMA a estação como Fontoura Xaxier..???

 

Ele cita o PH ainda por cima....na contribuição para o municipio...!!!

 

Alguem pode explicar isso..??

 

Estou tentanto entrar em contato com ele para perguntar pq ele afirmar a estação estar em FX e não Soledade..

 

Por quê ele é um desinformado.

Link to comment
Share on other sites

 

Se for para considerar Soledade, considerarei....

Pois o PH diz uma coisa, e todos os demais outra.....Estou apenas quenrendo saber qum está correto.. consegue entender?[/color]

 

Como se for para considerar?

 

O resto estou absolutamente espantado com o relatado.

 

Mafili,

 

So não entendo pq o PH que esteve presente com o proprietario do Pq, o Ambientalista já citado ....e ainda por cima elogiaram o acontribuição do PH...citaram o BAZ...e tudo isso como FOUTOURA XAVIER.....Pq que até hoje nada foi feito para que todo este COMBO fosse informado o detalhe do RIO....dizendo ser Soledade...??

 

IMPORTANTE

 

Tem um orgão chamado Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e estou fazendo um pedido junto a eles com as cordenadas geográficas da região na Seção Porto Alegre que fica no centro na R Uruguai, pra elucidar de vez esta questão.....[/b]

Link to comment
Share on other sites

Bem pra mim assunto encerrado...ate 2011 era Soledade/ FX...mas a aprovacao do aumento do perímetro urbano ja postado aqui informa que o Parque esta mesmo em Fontoura Xavier..

 

Gostaria de agradecer o pessoal da prefeitura de que foram muito atenciosos e inclusive pediram ate o link da estação da cidade...

 

Carlos, por que você tá tão preocupado com limite territorial de município alheio? Isso é tão importante assim?

 

Acho que temos coisa mais importante para tratar.

 

Deixe como Soledade mesmo, afinal o que importa é o dado não o local milimétrico, além do mais temos um representante de FX?

 

Shimutz,

 

Eu até ontem estava pensando se tratar de uma bobagem o fato do Carlos querer saber de que lado da cerquinha a estação está instalada.

 

Então fiz um auto-exercício e começei a ler aqui no fórum muitas mensagens de usuários falando de mídia e de institutos como um todo.

 

Veja:

 

O PH reclamou que a Metsul não informava direito onde ficava Tuias, a ponto dele agradecer o Alexandre publicamente aqui por trocar o dado para Soledade.

 

Vários usuários reclamaram de inexatidão com relação a dados de institutos aqui. Já acusaram Climatempo, Climaterra, Metsul, Simepar, Epagri, Inmet, Inpe, de divulgar dados errados aqui. eu mesmo encontrei mensagem minha dizendo que instituto A ou B errou a previsão.

 

Nem preciso dizer na quantidade enorme de mensagens detonando a mídia. Malditos estagiários, daí por diante.

 

Então eu me pergunto: como queremos cobrar institutos, mídia, pessoas de que passem a informação certa, se nós mesmos "NÃO LIGAMOS" se a estação está em FX ou Soledade.

 

Ah, deixa estar, fica Soledade mesmo, essa discussão é inútil, tá tudo certo, o frio é o mesmo dos dois lados da cerquinha, e outras verdades foram ditas aqui. Então eu acho que existe um anacronismo aqui. Queremos precisão dos outros, e não nos cobramos nós mesmos a precisão. "Ah mas eu sou da região e conheço...." legal, e como deixou passar desapercebido um estudo básico de geografia?

 

No fundo somos todos intransigentes, donos da verdade, e o mundo está errado, a mídia está errada. Veja, dois pesos, duas medidas.

 

Não acho que o PH esteja errado, o Diego, você, eu, mas todos temos que pensar que temos sim que ser precisos. Nossa cultura é a da imprecisão, do deixa como está, do jeitinho brasileiro. Cara, fui ensinado pelos meus pais a dizer a verdade, doa a quem doer, e aqui estamos nós deixando a vrdade de lado em prol de agradar o ego de uns e outros. Desculpe, mas vejo só o ego na minha frente.

Link to comment
Share on other sites

PORQUE ....o ambientalista Antonio Silvio Hendges , Diretor na Cenatec e professor de Biologia e Agente Educacional na Estado do Rio Grande do Sul......INFORMA a estação como Fontoura Xaxier..???

 

Ele cita o PH ainda por cima....na contribuição para o municipio...!!!

 

Alguem pode explicar isso..??

 

Estou tentanto entrar em contato com ele para perguntar pq ele afirmar a estação estar em FX e não Soledade..

 

Por quê ele é um desinformado.

 

 

Ok, seguimos no mundo da imprecisão.

Link to comment
Share on other sites

Vc confia mais num zé ruela qualquer que na internet do quê em mim, Diego e PHP que INSTALAMOS a estação....

 

No mais, que papinho mais chato esse, heinhô...

 

Bruno , claro que confio em voces...Mas isso não quuer dizer que vcs não estejam certos por desconhecimento, pois sei que vc e o DSoares nem são da região.....o unico é o PH.....que tambem não significa que pode estar equivocado...

 

Olha, estou aguardando o retorno do pessoal da AGB ai mesmo em Porto Alegre, já informei as coordenadas inclusive...

 

Se for Soledade, vou fazer o favor de avisar essa turma toda que pensa que é FX

 

Se for Fontoura, aviso vcs aqui....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.