Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

 

Renan olha isso :mosking:

 

 

PQC4D73.png

 

Eu vi isso e fiquei surpreso, William. O GFS deve estar considerando essa possibilidade

de frio matinal devido ao tempo secar com a aproximação do anticiclone que atualmente

está bem distante no oceano. Quero dizer: a alta poderá ficar em cima de nós.

 

Com esta situação, Maria da Fé poderia chegar a 4/5 graus; Juiz de Fora a 13/14 graus.

Seria muito bom para relembrarmos do frio. Vamos torcer.

 

abraços na torcida.

Link to comment
Share on other sites

Março em Londrina caminha para fechar bem próximo à média, talvez ligeiramente acima se prosseguir o aquecimento dos últimos dias, ou abaixo, se chover no dia 30 e 31 como o GFS está prevendo. Aí pode ser que também melhore a pluviometria do mês, que está em 59,3% da média.

 

E de fato, os dois últimos dias salvaram o acumulado do mês. Foram 48,8mm no sábado e 15,0mm no domingo, fechando o mês com 150,7mm (4,2mm acima da média 81/10 ou 13,3mm acima da 61/90). Quanto às temperaturas: mínimas acima da média; máximas e médias abaixo.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de fazer uma varredura em cerca de 100 estações de varios institutos considerando 1 por municipio....coloquei as médias de jan/fev/mar........e descobri que Soledade (Aut/Inmet) está em 66º lugar na média trimestral-2014....Minha pergunta , em que colocação estaria a estação do Parque das Tuias..??

 

Que lugar quente! Faz todo sentido Parque das Tuias ter piscinas.

 

Aqui nublado e quente. Sofrível este fim de Março. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Pensamento

 

Um ponto para ser pensado...Toda cidade tem seu *Tuias*...Passo Fundo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves,Campos Novos, etc....até a capital paulista tem seu *Tuias* que é o Marsilaq..., distante 50km da Praça da Sé. Penso que o *Tuias* de cada cidade serve apenas como curiosidade, mas não podemos coloca-lo como ponto representativo de um município...e no caso de Soledade é o que está sendo feito aqui....pois o Inmet de Soledade caiu no esquecimento há muito tempo....

 

Em 2010 fiz um estudo sobre as estações do RS e qto a estação de Soledade do Inmet ficou na 15a estação + fria do Estado e no ano ficou em torno da 40a posição no País.....

 

O que acho curioso é que temos cerca de 7 mil msg' no Forum falando desta região e regioes como Água Doce ou Cambará do Sul que são *TOP 10* no País....passam desapercebidas por aqui...

 

Realmente é curioso, termos paginas e mais paginas sobre discussões de uma região que está em 15a no estado e 40a no Pais em potencial de frio e outras regioes aqui, nem são comentadas.....

 

Faço essa analise com todo respeito e admiração ao PH.......e se não fosse ele...talvez ninguem comentaria tal municipio..

Link to comment
Share on other sites

Acabei de fazer uma varredura em cerca de 100 estações de varios institutos considerando 1 por municipio....coloquei as médias de jan/fev/mar........e descobri que Soledade (Aut/Inmet) está em 66º lugar na média trimestral-2014....Minha pergunta , em que colocação estaria a estação do Parque das Tuias..??

Agora é sem brincadeira: Eu sinceramente achava q a cidade fosse mais amena...

 

Provavelmente por influência do PH, dizendo sempre q ventos assolam a região.

 

Mas eu acredito q de maio pra frente o município caia para 64/65° lugar no ranking.

 

Tuias deve ficar em 55° lugar.

 

Vamos acompanhando...

Nunca falei que o nosso forte seriam as médias...Como já viram que "pretiou o zoio da gateada" e que vão dar com a cara na parede no quesito mínimas,já desvirtuam o tema... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking:

Ah já que tu deu o gancho, vamos lá, vento...Compare a média de vento e rajadas, a Serra do Botucaraí surra quase todo mundo no Brasil... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Acabei de fazer uma varredura em cerca de 100 estações de varios institutos considerando 1 por municipio....coloquei as médias de jan/fev/mar........e descobri que Soledade (Aut/Inmet) está em 66º lugar na média trimestral-2014....Minha pergunta , em que colocação estaria a estação do Parque das Tuias..??

 

Que lugar quente! Faz todo sentido Parque das Tuias ter piscinas.

 

Aqui nublado e quente. Sofrível este fim de Março. :heat:

Aqui o negócio é pra tauras, é extremo, piscina no verão e -10º no inverno :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Pensamento

 

Um ponto para ser pensado...Toda cidade tem seu *Tuias*...Passo Fundo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves,Campos Novos, etc....até a capital paulista tem seu *Tuias* que é o Marsilaq..., distante 50km da Praça da Sé. Penso que o *Tuias* de cada cidade serve apenas como curiosidade, mas não podemos coloca-lo como ponto representativo de um município...e no caso de Soledade é o que está sendo feito aqui....pois o Inmet de Soledade caiu no esquecimento há muito tempo....

 

Em 2010 fiz um estudo sobre as estações do RS e qto a estação de Soledade do Inmet ficou na 15a estação + fria do Estado e no ano ficou em torno da 40a posição no País.....

 

O que acho curioso é que temos cerca de 7 mil msg' no Forum falando desta região e regioes como Água Doce ou Cambará do Sul que são *TOP 10* no País....passam desapercebidas por aqui...

 

Realmente é curioso, termos paginas e mais paginas sobre discussões de uma região que está em 15a no estado e 40a no Pais em potencial de frio e outras regioes aqui, nem são comentadas.....

 

Faço essa analise com todo respeito e admiração ao PH.......e se não fosse ele...talvez ninguem comentaria tal municipio..

Ora mas tá proibido falar de outras cidades, municípios, regiões??? :punish: :mosking:

Pois bem que surjam centenas e centenas de estações, que beleza,vamos lá Carlão, muitas baixadas, este ano vamos ver a realidade, se os pintos vão ter quirera, ou se os galos finos vão colocar as coisas no seu devido lugar... :sarcastic:

Espero que o nº de torcedores seja maior que o de secadores aqui no BAZ...Tô meio solito nos debates contra uns quantos :mosking: :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Trata-se de um ciclo vicioso...

 

O amigo PH faz comparações de Soledade e região com outras cidades,

muitas vezes colocando uma "lenha na fogueira". Noutras vezes ele simplesmente

enaltece apaixonadamente o clima de sua terra. Aí outras pessoas vêm

e tentam contra-argumentar, iniciando-se assim o ciclo de conversas

sobre Soledade.

 

Num dado momento, a discussão esquenta e começam rusgas. Depois esfria,

ficamos +- 2/3 dias sem falar de Soledade mas aí o ciclo recomeça, com o PH

retroalimentando a discussão.

 

Isso não é uma crítica ao Paulo, ele sabe que gosto muito dele e ainda o

conhecerei pessoalmente. Isso é apenas uma constatação do que vejo aqui no

BAZ desde 2004 (aproximadamente há 10 anos o assunto Soledade já existe

no fórum). :good2: ....já virou algo folclórico isso.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

A pedidos, voltei amigos.

Peço desculpas se exagerei naquele desabafo, mas retomo minhas postagens no BAZ, aprendendo sempre e errando, com certeza.

Porto Alegre com tempo muito abafado hoje. A noite foi abafada, apesar da chuva que caiu por bastante tempo. Como a umidade está alta, a sensação de abafamento é maior.

Louco para que o outono se instale de vez aqui no RS! Acredito que na segunda quinzena de abril isso deva acontecer.

Abraços a todos. :good:

Link to comment
Share on other sites

 

 

Renan olha isso :mosking:

 

 

PQC4D73.png

 

Eu vi isso e fiquei surpreso, William. O GFS deve estar considerando essa possibilidade

de frio matinal devido ao tempo secar com a aproximação do anticiclone que atualmente

está bem distante no oceano. Quero dizer: a alta poderá ficar em cima de nós.

 

Com esta situação, Maria da Fé poderia chegar a 4/5 graus; Juiz de Fora a 13/14 graus.

Seria muito bom para relembrarmos do frio. Vamos torcer.

 

abraços na torcida.

 

Se essas condições se confirmarem, poderei ter uma SUB 5 no próximo fim de semana ???? Não creio !!!! Faz tanto tempo que não sinto uma temperatura assim; mas, pelo o que eu lembro, acho que é frio. :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

A pedidos, voltei amigos.

Peço desculpas se exagerei naquele desabafo, mas retomo minhas postagens no BAZ, aprendendo sempre e errando, com certeza.

Porto Alegre com tempo muito abafado hoje. A noite foi abafada, apesar da chuva que caiu por bastante tempo. Como a umidade está alta, a sensação de abafamento é maior.

Louco para que o outono se instale de vez aqui no RS! Acredito que na segunda quinzena de abril isso deva acontecer.

Abraços a todos. :good:

 

João, sua presença também já se tornou um clássico no BAZ, por isso fique conosco! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com tempo muito abafado hoje. A noite foi abafada, apesar da chuva que caiu por bastante tempo. Como a umidade está alta, a sensação de abafamento é maior.

Louco para que o outono se instale de vez aqui no RS! Acredito que na segunda quinzena de abril isso deva acontecer.

Abraços a todos. :good:

 

Olá João....bom te ver de volta..!! :good2:

 

Falando em Porto Alegre, ouvi na radio Bandeirantes pela manha a somar colocando 29 graus para capital gaúcha....o povo dai deve estar esgotado...nossa..!!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com tempo muito abafado hoje. A noite foi abafada, apesar da chuva que caiu por bastante tempo. Como a umidade está alta, a sensação de abafamento é maior.

Louco para que o outono se instale de vez aqui no RS! Acredito que na segunda quinzena de abril isso deva acontecer.

Abraços a todos. :good:

 

Olá João....bom te ver de volta..!! :good2:

 

Falando em Porto Alegre, ouvi na radio Bandeirantes pela manha a somar colocando 29 graus para capital gaúcha....o povo dai deve estar esgotado...nossa..!!

 

Sim, amigo Carlos!

Sábado foi um dia de muito calor! Os termômetros digitais, AO SOL, marcavam na parte da tarde 36°c ou 37°c, por aí em toda a cidade!

Na sombra, claro, deve ter feito uns 31°c ou 32°c, por aí...

Ontem, domingo, estava muito abafado, também, mas por causa da cobertura de nuvens, não subiu muito a temperatura.

Hoje, mesmo após a chuva que caiu a noite toda quase, continua muito abafado e desagradável.

"Digam ao verão que o outono já começou". KKKKKKKK

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Por mim, quanto mais estações em baixada no RS melhor,afinal graças ao Castelinho, Vicentina, S Rosa que acabou-se o mito de que frio extremo de vários graus negativos era só em SC e no PR. :ok:

Sem estações de baixada, esta tabelinha estaria bem diferente em 2012...

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/67/Frio_hist%C3%B3rico_de_quase_10%C2%BAC_negativos_no_Sul_antecede_mais_extremos

Link to comment
Share on other sites

Acabei de fazer uma varredura em cerca de 100 estações de varios institutos considerando 1 por municipio....coloquei as médias de jan/fev/mar........e descobri que Soledade (Aut/Inmet) está em 66º lugar na média trimestral-2014....Minha pergunta , em que colocação estaria a estação do Parque das Tuias..??

 

CUTUCA E DEPOIS RECLAMA!!!

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

ALIÁS, CARLOS COLOQUE A ESTAÇÃO DE MARSILAC COMO A ESTAÇÃO REPRESENTATIVA DE SÃO PAULO...FICA MELHOR

 

Bom, isso é verdade. Não dá para comparar laranja com limão...

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

A pedidos, voltei amigos.

Peço desculpas se exagerei naquele desabafo, mas retomo minhas postagens no BAZ, aprendendo sempre e errando, com certeza.

Porto Alegre com tempo muito abafado hoje. A noite foi abafada, apesar da chuva que caiu por bastante tempo. Como a umidade está alta, a sensação de abafamento é maior.

Louco para que o outono se instale de vez aqui no RS! Acredito que na segunda quinzena de abril isso deva acontecer.

Abraços a todos. :good:

 

Sabia que voltaria! :friends: Esqueca e bola pra frente!

 

Aqui em Santo amaro, sol entre nuvens com sensacao de abafamento moderado, nada exagerado.

 

Sobre o frio, segue a danca dos modelos!

 

sobre baixadas, cada um tem a baixada que merece kkkkk

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

A pedidos, voltei amigos.

Peço desculpas se exagerei naquele desabafo, mas retomo minhas postagens no BAZ, aprendendo sempre e errando, com certeza.

 

 

Perfeito, Schimutz!

 

Queria aproveitar a sua msg e pedir desculpas ao JT por ter chamado ele de burro. Errei. Fui insensível. Cagada a minha :negative:

 

Eu quero enaltecer a atitude de vocês e cumprimentá-los às escâncaras pelo gesto.

 

Sabemos que é difícil ser desafiado nas idéias e ser confrontado nas opiniões, mas temos que aceitar. Seguimos duelando respeitosamente as idéias, pois quem ganha com isso somos todos nós.

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé outro exemplo, não fosse o William e sua baixada,quem saberia que lá é frio pra caramba???

 

 

Maria da Fé ja era considerada uma das mais frias do Sudeste e do Brasil antes mesmo do William Siqueira aqui nascer em 16-01-1993 :sarcastic:

 

 

Eu apenas coloquei uma estaçao em um local bem frio , baixada , no quintal de casa

 

Mais antes mesmo disso já era bastante conhecida e bastante frequentada pelo frio !

Link to comment
Share on other sites

Nossa! 26 dias com chuvas acima dos 1 mm no Mirante em março de 1991? Por isso que eu sempre referencio esse março na questão de chuvarada.

O março de 2006, mesmo sabendo que foi o recordista com os mais de 600 mm eu nem levo tanto em conta já que foram mais chuvas de verão que trouxeram esse acumulado (pelo menos eu imagino que em março de 91 as chuvas foram mais de caráter intermitente e com poucas aberturas de sol).

 

Só que tenho uma dúvida: Foram eventos de ZCAS que trouxeram esse valor alto pra março de 1991?

Dei uma sapeada nas fotos de satélite da época (http://www.ncdc.noaa.gov/gibbs/).

Aparentemente houve uma ZCAS na 1ª semana e outra nos últimos 10 dias de março/91.

Também há fotos que parecem infiltração marítima.

Não achei fotos da América do Sul (Talvez não tenha sabido procurar) por isso ela aparece no canto de fotos da África, Oceania, e a visão não é boa.

Link to comment
Share on other sites

portanto, mínimas absolutas é o primeiro requisito em qq lugar do mundo

 

:rofl:

Já esperava que houvesse virada de mesa com o jogo andando...Enchiam o saco que eu não tinha estação padrão, blá blá blá, e vamos ver então e conversa fiada...

Depois que a estação entrou no ar,bateu o medinho do que está por vir...

Eu fico rindo aqui...

Anotando...

Que bom que haja os que torcem contra, afinal quem vamos cornetear depois né...

:mail: :mail: :mail: :sarcastic: :twisted: :twisted: :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Nossa! 26 dias com chuvas acima dos 1 mm no Mirante em março de 1991? Por isso que eu sempre referencio esse março na questão de chuvarada.

O março de 2006, mesmo sabendo que foi o recordista com os mais de 600 mm eu nem levo tanto em conta já que foram mais chuvas de verão que trouxeram esse acumulado (pelo menos eu imagino que em março de 91 as chuvas foram mais de caráter intermitente e com poucas aberturas de sol).

 

Só que tenho uma dúvida: Foram eventos de ZCAS que trouxeram esse valor alto pra março de 1991?

Dei uma sapeada nas fotos de satélite da época (http://www.ncdc.noaa.gov/gibbs/).

Aparentemente houve uma ZCAS na 1ª semana e outra nos últimos 10 dias de março/91.

Também há fotos que parecem infiltração marítima.

Não achei fotos da América do Sul (Talvez não tenha sabido procurar) por isso ela aparece no canto de fotos da África, Oceania, e a visão não é boa.

 

Difícil de caracterizar ZCAS, vou ver se melhoro os dias

 

2dlt44x.gif

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, vamos tendo um dia de sol entre nuvens, quente e "mais ou menos" abafado.

 

Já chove em pontos bem isolados da cidade.

Aqui na zona norte, ainda temos sol, com nuvens escuras.

 

Congonhas teve chuva e trovoadas há pouco, 24°C (Bateu nos 29°)

Cumbica com chuva fraca e trovoadas, 25°C (Bateu nos 28°)

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, vamos tendo um dia de sol entre nuvens, quente e "mais ou menos" abafado.

 

Já chove em pontos bem isolados da cidade.

Aqui na zona norte, ainda temos sol, com nuvens escuras.

 

Congonhas teve chuva e trovoadas há pouco, 24°C (Bateu nos 29°)

Cumbica com chuva fraca e trovoadas, 25°C (Bateu nos 28°)

 

Amigo Aldo, já que estamos todos (ou quase todos) com muitas saudades do frio, vamos falar

de mínimas sub-15, as quais considero como frio de verdade, em que já podemos colocar uma

blusa de manga comprida.

 

Quando costuma ocorrer a mudança de padrão em Sampa? Diz o Caco que é por volta de meados

de Abril, confere?

 

Em minha cidade, em apenas 1 ano a primeira sub-15 não ocorreu em Abril: 1990.

 

O frio demorou a aparecer naquele ano, mas quando veio... :mosking:

 

Outra curiosidade é o tão falado 2002, com seu inverno absurdamente quente. O engraçado é que

naquele ano, apesar do inverno pífio, tivemos vários episódios de frio fora de época.

 

Confira, Aldo, as mínimas absolutas mensais nos meses de verão e primavera em 2002:

 

Janeiro/02: 12ºC dia 17/01

Fevereiro/02: 13,5ºC dia 18/02

Março/02: 10,7ºC dia 04/03

Novembro/02: 10,4ºC dia 08/11

Dezembro/02: 13,6ºC dia 27/12

 

-Dê uma conferida em seus dados de SP, pois acho que haverá concordância com estes dados

de JF.

 

Abraços comparativos

Link to comment
Share on other sites

30mm em 15 Minutos e dalhe agua , e a torcida dos reservatorios vibra minha gente

 

 

images?q=tbn:ANd9GcSNdIYt4DO25mpG0GF0KB6F5a9oRDZDNPraf_jHtLDuieUFHt08oJf0MZXQ

 

Coisa boa, William! Está precisando muito chover por aí, né?

Aqui no RS, estou torcendo pelo frio se instalar, com MP'S mais frequentes. Parece que isso irá acontecer somente na segunda quinzena de abril... Vamos aguardar.

Tivemos um sábado (na minha opinião)"tórrido" aqui em Porto Alegre, com alguns termômetros, AO SOL, marcando 36°c ou 37°c. Era um dia típico de janeiro ou fevereiro. Muito quente mesmo.

Hoje está nublado, mas abafado.

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

30mm em 15 Minutos e dalhe agua , e a torcida dos reservatorios vibra minha gente

 

 

images?q=tbn:ANd9GcSNdIYt4DO25mpG0GF0KB6F5a9oRDZDNPraf_jHtLDuieUFHt08oJf0MZXQ

 

Coisa boa, William! Está precisando muito chover por aí, né?

Aqui no RS, estou torcendo pelo frio se instalar, com MP'S mais frequentes. Parece que isso irá acontecer somente na segunda quinzena de abril... Vamos aguardar.

Tivemos um sábado (na minha opinião)"tórrido" aqui em Porto Alegre, com alguns termômetros, AO SOL, marcando 36°c ou 37°c. Era um dia típico de janeiro ou fevereiro. Muito quente mesmo.

Hoje está nublado, mas abafado.

Abraços, amigo!

 

 

Nao só por aqui , a nossa chuva aqui no Sul de MG ajudas a nós mesmo e aos reservatorios de Sp , por isso a alegria , acumulado de 45,3mm até agora no ToaToa , la em casa só quando eu chegar que vou ver e INMET ainda nao atualizou , Seja bem vindo novamente Joao :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Dei uma sapeada nas fotos de satélite da época (http://www.ncdc.noaa.gov/gibbs/).

Aparentemente houve uma ZCAS na 1ª semana e outra nos últimos 10 dias de março/91.

Também há fotos que parecem infiltração marítima.

Não achei fotos da América do Sul (Talvez não tenha sabido procurar) por isso ela aparece no canto de fotos da África, Oceania, e a visão não é boa.

 

Agradeço bastante Aldo pela ajuda. Pena que não é todas as vezes que temos um março igual ao de 91!

 

Mafili! A primeira semana de março tem cara de que a ZCAS autuou um pouco mais ao sul e não atingindo a Grande SP.

Já a última semana se identifica com ZCAS sobre SP!

 

==========

 

No momento temos aqui céu ameaçando a chover. Ouve-se alguns trovões!

Temperaturas entre 23-21 graus nas estações do CGE próximas aqui do Tatuapé!

 

==========

 

Poxa! Que maravilha saber da chuva que caiu 45 mm lá na estação PWS de Maria da Fé! Isso com certeza vai ser bom também não só pro Cantareira como também pra Furnas!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, desculpe minha burrice, mas para enviar foto aqui, é preciso por ela no face ou em outro site? ou posso postar diretamente aqui no blog?

 

Bom! Tem um site que você pode colocar a foto. O endereço é imgur.com!

Ele é bem prático de usar. Você pode enviar um foto que esteja em seu PC ou que esteja mesmo na net, colando a URL da mesma.

 

Espero que eu tenha ajudado!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, desculpe minha burrice, mas para enviar foto aqui, é preciso por ela no face ou em outro site? ou posso postar diretamente aqui no blog?

 

Bom! Tem um site que você pode colocar a foto. O endereço é imgur.com!

Ele é bem prático de usar. Você pode enviar um foto que esteja em seu PC ou que esteja mesmo na net, colando a URL da mesma.

 

Espero que eu tenha ajudado!

 

Agradecido!

Vou ver como q faz

=)

Link to comment
Share on other sites

Dia extremamente monótono em Curitiba.

Sol entre nuvens e pancadas de chuva bem isoladas. Na vdd não vi chuva alguma. Algumas nuvens um pouco mais desenvolvidas e Cirrus..

Máxima de 25°C.

Ventos de NW, moderados.

No momento, 23°C e poucas nuvens..

 

*Lembrei q vi chuva, sim... Por volta das 15h escureceu e choveu fraco por 5 min...

Q cabeça...

5a4e8961ac92b_2014-03-3117_59_16.jpg.b0b0ab88618e3263a33592687a36b04b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.