Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Qual é o critério que o INMET adota para colocar uma estação em um determinado lugar ? Eu me impressiono Anapolis-GO por exemplo não ter uma estação nem convencional, nem automática.

 

Como não..?? Na automática do INPE localizada na UEG (Universidade Estadual de Goiás), Anápolis ontem oscilou entre 17,5 / 31,0.

 

Tem link ?

 

http://sinda.crn2.inpe.br/PCD/

Link to comment
Share on other sites

Como não..?? Na automática do INPE localizada na UEG (Universidade Estadual de Goiás), Anápolis ontem oscilou entre 17,5 / 31,0.

 

Tem link ?

 

http://sinda.crn2.inpe.br/PCD/

 

Legal. Mais o site pareceu instável e tentei ver aqui acumulado de chuvas não estações e as informações estão meio confusas.

 

De qualquer maneira obrigado.

Link to comment
Share on other sites

A onda de calor fez um baziano adoecer: EU! rsrsrs...como a temperatura do

meu quarto tem estado em +- 30 graus à noite, resolvi dormir com a janela

aberta e sem camisa. O problema é que eu durmo embaixo da janela, daí o

ar fresco durante a madrugada toda acabou me deixando resfriado e com

febre. affff!

 

Céu parcialmente nublado no momento, temos 27,6ºC.

 

Abraços chateados com o verão!

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado Carlos Dias! Estou com umas coceiras no cérebro aqui... Me parece que os principais reservatórios hídricos do país estão evaporando muito rápido nos últimos dias, e as projeções para fevereiro não são boas (as chuvas localizadas terão que ser nos 'locais certos').

Link to comment
Share on other sites

Super Parcial - Fevereiro 2014 - Médias Parciais :

 

+ Quentes

 

30,9 - São Borja RS

30,8 - Rio de Janeiro RJ (Vl Militar)

30,6 - Seropédica RJ

30,2 - São Luiz Gonzaga RS

30,0 - Presidente Prudente SP

 

29,9 - Itapiranga SC

29,9 - Rio de Janeiro RJ (Galeão)

29,5 - Foz Do Iguaçu PR

29,5 - Maringá PR

29,4 - Diamante do Norte PR

29,3 - Cidade Gaúcha PR

29,2 - Icaraima PR

29,2 - Indaial SC

29,2 - Porto Alegre RS

29,0 - Criciúma SC

29,0 - Guarujá (Moela)

 

28,9 - Campo Bom RS

28,8 - Paranapoema PR

28,8 - Piracicaba SP

28,7 - São Miguel do Oeste SC

28,4 - Florianópolis SC

28,4 - Teutonia RS

28,3 - São Paulo SP

28,1 - Joaquim Távora PR

28,1 - Santa Maria RS

28,0 - Alegrete RS

28,0 - Santa Rosa RS

 

+ Frias

 

19,0 - Campos do Jordão SP (Horto)

19,7 - Piatã BA

19,8 - Campos do Jordão SP (Inmet)

 

20,3 - Urupema SC

20,4 - Diamantina MG

20,4 - Monte Verde MG

 

21,0 - Vitória da Conquista BA

21,1 - Guaramiranga CE

21,1 - Sta Teresa ES

21,2 - Alto Paraiso de Goiás GO

21,7 - Bom Jardim da Serra SC

21,7 - São Joaquim SC (Climaterra)

21,8 - Maria da Fé MG

 

22,0 - Painel SC

22,1 - Patrocínio MG

22,1 - Triunfo PE

22,2 - São José dos Ausentes RS

22,3 - Garanhuns PE

22,5 - São Joaquim SC (Inmet)

 

23,1 - Inacio Martins PR

Link to comment
Share on other sites

Super Parcial - Fevereiro 2014 - Médias Parciais :

 

+ Quentes

 

30,9 - São Borja RS

30,8 - Rio de Janeiro RJ (Vl Militar)

30,6 - Seropédica RJ

30,2 - São Luiz Gonzaga RS

30,0 - Presidente Prudente SP

 

29,9 - Itapiranga SC

29,9 - Rio de Janeiro RJ (Galeão)

29,5 - Foz Do Iguaçu PR

29,5 - Maringá PR

29,4 - Diamante do Norte PR

29,3 - Cidade Gaúcha PR

29,2 - Icaraima PR

29,2 - Indaial SC

29,2 - Porto Alegre RS

29,0 - Criciúma SC

29,0 - Guarujá (Moela)

 

28,9 - Campo Bom RS

28,8 - Paranapoema PR

28,8 - Piracicaba SP

28,7 - São Miguel do Oeste SC

28,4 - Florianópolis SC

28,4 - Teutonia RS

28,3 - São Paulo SP

28,1 - Joaquim Távora PR

28,1 - Santa Maria RS

28,0 - Alegrete RS

28,0 - Santa Rosa RS

 

+ Frias

 

19,0 - Campos do Jordão SP (Horto)

19,7 - Piatã BA

19,8 - Campos do Jordão SP (Inmet)

 

20,3 - Urupema SC

20,4 - Diamantina MG

20,4 - Monte Verde MG

 

21,0 - Vitória da Conquista BA

21,1 - Guaramiranga CE

21,1 - Sta Teresa ES

21,2 - Alto Paraiso de Goiás GO

21,7 - Bom Jardim da Serra SC

21,7 - São Joaquim SC (Climaterra)

21,8 - Maria da Fé MG

 

22,0 - Painel SC

22,1 - Patrocínio MG

22,1 - Triunfo PE

22,2 - São José dos Ausentes RS

22,3 - Garanhuns PE

22,5 - São Joaquim SC (Inmet)

 

23,1 - Inacio Martins PR

 

 

Surreal este teu ranking!!

 

Realmente impensável em tempos normais...

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja máximas + 25,0 graus

 

Dias + quentes na história da est do Morro da Igreja SC

 

26,7 - 04/02/2010

26,3 - 05/02/2010

26,3 - 05/11/2009

26,2 - 29/01/2014

26,1 - 25/12/2012

25,9 - 02/02/2014

25,8 - 01/02/2014

25,5 - 03/02/2014

25,5 - 22/01/2014

25,4 - 28/01/2014

25,2 - 04/02/2014

25,2 - 03/02/2010

25,0 - 04/03/2009

 

O Morro da Igreja teve em sua historia (jun/2007 pra cá), 13 dias com máximas igual ou acima de 25,0 graus. Só este ano tivemos 7 dias....incrivel..!!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos: Quem bom que tu gostastes do post. Isto serve para nos lembrar como são feitas as coisas no Brasil.

 

Melo: Com certeza estas cidades que ficam no "pé da serra" parecem uma panela de pressão. Gostaria de ver uma estação em Igrejinha ou Três Corosas, cidades de baixa altitude que ficam entre Gramado e Taquara, e estão mais próximas ainda dos paredões da serra.

 

Ontem a Metsul citou a cidade de Taquara/RS como a mais quente do estado:

MetSul Meteorologia @metsul

CALOR | Máximas: Taquara 42,3ºC | Santa Cruz 41,3ºC | S. Rosa 40,4ºC | São Leopoldo 39,5ºC | Campo Bom 39,1ºC | POA 39,1ºC | Canoas 39,0ºC

 

Não querendo duvidar, mas só pra ter certeza. Essa estação está instalada adequadamente? O abrigo será que é de qualidade? Para a Metsul citar, acredito que sim...

Outra que reporta umas máximas bem altas é a de Montenegro/RS.

 

Frederico: Sobre a estação, sei onde se localiza (pelo Wunderground), mas desconheço sua qualificação. Presumo que a Metsul tenha avaliado esta situação.

 

Lenda ou não, há uns 20 anos um amigo taquarense me disse que pediram a retirada da estação meteorológica que existia no município porque registrava máximas muito altas e isso atrapalhava o turismo no município, acredita quem quiser.

Toda a região de encosta da serra do Mar e Geral de Taquara em direção ao leste é muito quente, o vento não ventila, se forma bolsões de ar quente, uma estufa natural.

Link to comment
Share on other sites

Lages SC

 

Vamos ver como esta cidade localizada no planalto serrano catarinense

 

Sua norma 1961/1990 para Fevereiro :

 

Média : 20,2

Min Med : 16,3

Max Méd: 26,1

 

Neste fevereiro de 2014 suas médias estão :

 

Média : 23,4 (+3,2)

Min Med : 16,3 (+0,6)

Max Méd: 32,0 (+5,9)

 

Basicamente seu desvio está na máxima e não nas mínimas. Na média está com +3,2 acompanhando a capital com +3,7

Link to comment
Share on other sites

:rtfm:

 

Várias temperaturas para minha (infeliz) cidade! Deem uma olhadinha nisso:

 

Climatempo: 33º umidade 30%

INtellicast: 32,7º umidade 29% (ok, 30...)

Yahoo: 33º

Wunderground: 39,1º!! Aparente 40!

CPTEC: 34º

Sensação de minha sala: a caldeirinha do capeta! :diablo:

O que eu desejo hoje... máx de 23!

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja SC

 

Até o nosso Morro da Igreja está fervendo...vejam:

 

Médias mensais:

 

Fev08 : 13,5°C

Fev09 : 14,5°C

Fev10 : 15,8°C

Fev11 : 14,6°C

Fev12 : 15,8ºC

Fev13 : 13,9ºC

Fev14 : 19,7ºC

 

Este ano está com um desvio na sua mini-normal de +05,0 graus.

 

Como exemplo posso citar que Piatá no estado da Bahia está com 19,7...

 

Sua média das máximas:

 

Fev08: 17,9

Fev09: 18,0

Fev10: 20,3

Fev11: 18,1

Fev12: 20,6

Fev13: 18,2

Fev14: 25,6

 

Sua máxima está com um desvio de +6,7....

 

A coisa está mais feia do que pensa e este fevereiro vamos ser testemunha de presenciar umas das maiores ondas de calor , acho muitos, muitos anos...

Link to comment
Share on other sites

39 ºC na base de Canoas e eu tenho 39,8 ºC. Isso é meio dia pelo horário do sol. Surreal.

 

Isso é apenas algo natural, uma oscilação natural do nosso clima? Acho que não. É muito calor.

 

Fico imaginando em 1943 quando o Inmet de Bagé chegou em 41ºC, coisa impensável mesmo nesta onda de calor.

 

As pessoas estão confundindo muito as coisas, temos várias e várias estações sendo instaladas a cada dia, mas o clima é o mesmo, apenas estamos descobrindo extremos em alguns lugares.

Link to comment
Share on other sites

"Mínima" de 25,6°.

 

Agora 38,5° com 49%. Sensação de 49,5°.

 

E o fim do mundo continua.

 

E pior que vai longe, né amigo Marcos?

Sinto que as pessoas já estão ficando sem paciência com esse calor! O INFERNO é mais fresquinho do que Porto Alegre eu acho. Hehehe.

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Na verdade...está havendo um volatilidade climática maior que o normal...Verões + quentes e Invernos + frios

 

Estamos tendo muitos recordes quebrados na região sul e sudeste de calor...Mas vamos ter a compensação:

 

Médias - Julho 2014:

 

06,0 - Urupema

07,0 - S Joaquim

08,0 - Campos do Jordão

 

Bom Jardim da Serra com -12,0 , Porto Alegre com 2 negativos, Blumenau com geada moderada e máxima em Curitiba de 5 graus. O Paque do Itatiaia terá minina negativa de 2 dígitos e o Rio de Janeiro terá 8 graus no Santos Dumont...Ah....Neve em Soledade...não poderia esquecer essa..!!

 

Aproveitando quero deixar um registro.

 

--- Com este inferno todo de 2014, O Parque do Itatiaia teve sua máxima absoluta no dia 03 de Janeiro com 23,3. Imagino que a Pedra da Mina ou os Agulhas devem ter ficado em torno de 22 graus. Imagino que estas regiões nunca presenciaram temperaturaras acima de 25,0 graus....Nossa estação está mostrando isso , fato que muitos nao faziam ideia...

Link to comment
Share on other sites

--- Com este inferno todo de 2014, O Parque do Itatiaia teve sua máxima absoluta no dia 03 de Janeiro com 23,3. Imagino que a Pedra da Mina ou os Agulhas devem ter ficado em torno de 22 graus. Imagino que estas regiões nunca presenciaram temperaturaras acima de 25,0 graus....Nossa estação está mostrando isso , fato que muitos nao faziam ideia...[/color]

 

Eu já acredito que não tenha passado dos 20 graus em nenhum dos dois lugares na ocasião Carlos!

Se a estação atual estivesse em topo até faria sentido mas não é o caso

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos: Quem bom que tu gostastes do post. Isto serve para nos lembrar como são feitas as coisas no Brasil.

 

Melo: Com certeza estas cidades que ficam no "pé da serra" parecem uma panela de pressão. Gostaria de ver uma estação em Igrejinha ou Três Corosas, cidades de baixa altitude que ficam entre Gramado e Taquara, e estão mais próximas ainda dos paredões da serra.

 

Ontem a Metsul citou a cidade de Taquara/RS como a mais quente do estado:

MetSul Meteorologia @metsul

CALOR | Máximas: Taquara 42,3ºC | Santa Cruz 41,3ºC | S. Rosa 40,4ºC | São Leopoldo 39,5ºC | Campo Bom 39,1ºC | POA 39,1ºC | Canoas 39,0ºC

 

Não querendo duvidar, mas só pra ter certeza. Essa estação está instalada adequadamente? O abrigo será que é de qualidade? Para a Metsul citar, acredito que sim...

Outra que reporta umas máximas bem altas é a de Montenegro/RS.

 

Frederico: Sobre a estação, sei onde se localiza (pelo Wunderground), mas desconheço sua qualificação. Presumo que a Metsul tenha avaliado esta situação.

 

Essa região ali de São Vendelino, Alto Feliz, Vale Real e Feliz, até mesmo Vila Cristina em Caxias devem ser MUITO quentes...

Link to comment
Share on other sites

Gauderiada,

 

Madrugada relativamente fresca com mínima de 18,4ºC. Realmente refrescou muito após a grande pancada de chuva que tivemos no meio da tarde de ontem. Havia água empoçada ainda pela manhã!!

 

No momento, senegaleses 29ºC...

 

Bettega, esses pancadões estão rondando aqui em Joinville mas, NADA de chuva...

 

O pessoal daqui, que costuma reclamar da chuva, não vê a hora de chover regularmente novamente...

Link to comment
Share on other sites

Não concordo muito em volatilidade climática. Isso porque Maio e Junho foram extremamente sem eventos, monotonia total aqui... E Julho que andava mal das pernas, veio a neve. O que apenas colocou o mês na média. Agosto foi bom, Setembro também e Outubro comum.

 

Salvo engano de memória, em Novembro ligaram o forno, de lá pra cá, é sempre +. Janeiro o mais quente da 61/90 em Indaial. E Fevereiro já era.

Link to comment
Share on other sites

E pior que vai longe, né amigo Marcos?

Sinto que as pessoas já estão ficando sem paciência com esse calor! O INFERNO é mais fresquinho do que Porto Alegre eu acho. Hehehe.

Abraços calorosos!

Cara, terror total!!!

 

AGORA 39,2° COM 46%! SENSAÇÃO DE 50,6°!! VOU QUEBRAR MEU RECORDE ABSOLUTO!!

 

Abraços do terror!

Link to comment
Share on other sites

Trocando umas idéias com o Carlos Dias, é impressionante como estamos diante de uma onda de calor provavelmente histórica, isso quer dizer que talvez demore mais um século para vermos algo semelhante de novo. Isso pra mim quer dizer que, se há recordes a serem quebrados de calor, também os há de frio. Não penso em compensação, mas a dinamica da atmosfera pode indicar também fortes massas de alta pressão no inverno. Em ASAS, bom, o inverno no Sudeste poderia ser espetacular nas mínimas.

 

Um indicativo de que o inverno deste ano seguirá a linha do ano passado é a continuidade da neutralidade (negativação) da condição ENSO.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias com 26,9 graus!!!! Maritimidade uhuhuhuhuu venha sua linda!

 

Por enquanto, Riacho Grande PWS mesmo assim teve máxima de 33,1 graus hoje, e eu tive 34,7 graus. Estou com 31,3, caindo, quer dizer que a maritimidade pode estar dando as caras lá no Assunção também.

 

Ontem voltando pra casa, vi que as nuvens indicativas de maritimidade ficaram retidas na altura do acesso ao rodoanel, e sua influencia no Assunção teve menor impacto.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, o que está diferente hoje, onde você mora??? Formações isoladas??? Sua estação está marcando 28 e aqui em CDJ estamos quase chegando nessa temperatura. :ok:

 

Sergio, tive 33,4 hoje....acontece que quase todos os dias tenho infiltração vinda da serra do Mar, pois estou a cerca de 10km da Serra. Tenho 27,1 com ventos de 30km/h e a umidade subiu de 38% para 80% em pouco tempo...e o ceu limpo predomina na região

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias com 26,9 graus!!!! Maritimidade uhuhuhuhuu venha sua linda!

 

Por enquanto, Riacho Grande PWS mesmo assim teve máxima de 33,1 graus hoje, e eu tive 34,7 graus. Estou com 31,3, caindo, quer dizer que a maritimidade pode estar dando as caras lá no Assunção também.

 

Ontem voltando pra casa, vi que as nuvens indicativas de maritimidade ficaram retidas na altura do acesso ao rodoanel, e sua influencia no Assunção teve menor impacto.

 

Inveja dessa maritimidade....

:search:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.