Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Esclarecendo,

Eu não estou duvidando do TORNADO EM BOM JARDIM.

 

ESTE TORNADO E OS OUTROS DE SÃO JOAQUIM ESTÃO BEM DOCUMENTADOS,

 

Agora tenho profundas dúvidas desta foto do caibro no pneu e do caibro dentro do carro.

 

A imagem fica aí e comprova que não duvidei do tornado,

 

52gykg.png

Sei não, Mafili...

 

Veja a placa do automóvel:

 

M A F ili !

 

iac iac iac

 

Abraços campesinos

Link to comment
Share on other sites

Hoje o calor voltou com mais força em sampa. A máxima chegou aos 31 graus na Penha (CGE)

Só que a partir do meio da tarde, os ventos passaram a soprar com força do mar trazendo um grande alívio e assim, faz 22 graus no momento.

Apesar do alívio, esses ventos também vão impedir que instabilidades formadas pelo calor que estão no interior avancem pra Grande SP.

Legal saber que vamos ter um grande período de temperaturas mais amenas a partir do dia 10/12. Esse dezembro aqui por enquanto está igual ao do 2012, ou seja, muito calor.

Link to comment
Share on other sites

Rede Telemétrica do alto do Tiete.

 

Esta estação deve estar na Sabesp ou em algum outro lugar ( lógico ) Daee.

 

Abraços

 

Será esta?

Posto: 1000867 - Riacho Grande

Rede: 1 - Alto Tietê

Radar X,Y: 93,116

Endereço: V.Anchieta,Km26.5 SBC Tel:43392860 43399189 (Alexandre) (Sentido SP-km26,abaixo da passarela pedestre,1a.direita) Estacao de tratamento de Àguas - SABESP PS: Horario limite p/ acesso: 16:00

 

http://migre.me/gV5Dl

Link to comment
Share on other sites

Sei não, Mafili...

Veja a placa do automóvel:

M A F ili !

iac iac iac

Abraços campesinos

 

Legal, El Campesino.

Fiquei triste muito triste.

 

Ao questionar que um caibro ou dois caibros para penetrarem num pneu e atravessar.....

 

Como mostrado na imagem não é possível que tal evento tenha sido causado por um tornado.

 

Agora a partir deste compreender que eu disse que não houve um tornado é uma distância enorme.

 

Abraços, :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

Há cerca de 1 mês atrás eu li uma manchete dizendo q um caibro havia sido arremessado pelos ventos de um suposto tornado e o mesmo penetrou 20m no solo...

Na imagem mostrada, ainda haviam uns 5m de caibro para fora do solo, num ângulo de 45° aproximadamente.

Então comecei a chorar...

 

É óbvio q havia um certo exagero na notícia.

 

——————

 

Questionar, faz parte da tua brilhante natureza questionativa...

Acho q este fato deve ser levado em consideração neste incidente automobilístico.

Levantar dúvidas é muito importante, pois leva à uma análise mais detalhada dos fatos.

Eu, particularmente detestei a imagem da viga no pneu e não apreciei as imagens da área atingida.

Fotos feias.

Vão me punir por isto?

 

Eu espero q as boas parcerias sobrevivam aos questionamentos vindouros.

 

Abraços camponeses com sabor de bolinhos de chuva!

Link to comment
Share on other sites

Interessante como vai e vem, os modelos projetam uma grande quantidade de água pra cair entre tarde/noite da terça-feira, por aqui... Mesmo que ainda tenham falhado na maioria das vezes nessa primavera, é algo a se observar...

 

E mais uma novidade boa nesse sábado. Não vi comentários, mas o modelo ETA agora tem projeções para até 11 dias... Será bem útil...

 

19C em São Mateus City

Link to comment
Share on other sites

CGE/SP agora pelo visto tem duas novas estações:

 

Uma na Vila Mariana, e outra em Riacho Grande em SBC, lá pros lados do Carlos Dias e do Artur :good:

 

r7if.png

 

Coincidentemente estive em ambos os lugares hoje.

 

Fui à um evento no Estância Alto da Serra, no início do Caminho do Mar. Cheguei por volta de 12:30 e estava um solão e calor. Cerca de uma hora depois já garoava, ventava e a neblina tomava conta dos morros ao redor. Sem falar na queda da temperatura.

 

A-Kdzi4EANo

Muito muito muito legal, Ricardo!

 

Abraços

 

Melhor que falar sobre o clima de sua cidade, é fazer um vídeo da mesma! Ainda mais com a chegada do sistema intenso que estava sobre o Sul.

 

Obrigado mesmo, pessoal. Nos fins de semana eu dou uma pausa nos vídeos, mas na segunda eu volto com eles.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje o calor voltou com mais força em sampa. A máxima chegou aos 31 graus na Penha (CGE)

Só que a partir do meio da tarde, os ventos passaram a soprar com força do mar trazendo um grande alívio e assim, faz 22 graus no momento.

Apesar do alívio, esses ventos também vão impedir que instabilidades formadas pelo calor que estão no interior avancem pra Grande SP.

Legal saber que vamos ter um grande período de temperaturas mais amenas a partir do dia 10/12. Esse dezembro aqui por enquanto está igual ao do 2012, ou seja, muito calor.

Dezembro/2012 foi o mais quente desde que se mede temperatura em Sampa.

 

A média compensada foi 24,6°C (+2,5°C em relação à normal 1981-2010 e +3,5°C em relação à normal 1961-1990).

 

Foi também o dezembro mais chuvoso no Mirante desde a abertura da estação.

 

Hoje,

Mirante: 19,3°C / 30,5°C

IAG: 18,0°C / 29,0°C

Link to comment
Share on other sites

São Paulo - 07/12:

 

16,0 / 22,0 - Marcilaq (INPE)

16,0 / 25,4 - Parelheiros (CGE)

16,3 / 25,0 - Riacho Grande - SBC (CGE)

16,3 / 28,5 - Capela do Socorro (CGE)

16,5 / 26,5 - Riacho Grande - SBC (PWS)

16,9 / 31,2 - Barueri (Inmet)

17,4 / 27,7 - Bairro Assunção SBC (PWS)

17,6 / 28,3 - São Mateus (CGE)

18,0 / 29,0 - Água Funda (IAG/USP)

18,3 / 28,6 - Vl Formosa (CGE)

18,4 / 29,9 - Itaquera (CGE)

18,5 / 29,4 - Vl Mariana (CGE)

18,6 / 28,2 - Santo, Amaro (CGE)

18,7 / 29,3 - Vl Prudente (CGE)

18,7 / 29,5 - Vl Maria (CGE)

18,9 / 30,0 - Praça da Sé (CGE)

18,9 / 28,6 - Aeroporto de Congonhas

18,9 / 33,3 - São Miguel Paulista (CGE)

19,0 / 31,9 - Butantã (CGE)

19,2 / 30,6 - Móoca (CGE)

19,2 / 31,4 - Mirante de Santana (Inmet)

19,2 / 32,4 - Tremembé (CGE)

19,5 / 31,2 - Penha (CGE)

19,7 / 30,1 - Lapa (CGE)

20,0 / 30,7 - Vl Madalena (PWS)

Link to comment
Share on other sites

Será esta?

Posto: 1000867 - Riacho Grande

Rede: 1 - Alto Tietê

Radar X,Y: 93,116

Endereço: V.Anchieta,Km26.5 SBC Tel:43392860 43399189 (Alexandre) (Sentido SP-km26,abaixo da passarela pedestre,1a.direita) Estacao de tratamento de Àguas - SABESP PS: Horario limite p/ acesso: 16:00

 

http://migre.me/gV5Dl

 

Se for este local está 3km da minha estação sentido São Bernardo, num local bem remoto com muita vegetação..!! Em termos de neblina, meu local tem muito mais ocorrencias apesar de serem apenas 3 km...mas estou aqui na beira da represa...no KM29 da Via Anchieta

Link to comment
Share on other sites

Hoje o calor voltou com mais força em sampa. A máxima chegou aos 31 graus na Penha (CGE)...

Dezembro/2012 foi o mais quente desde que se mede temperatura em Sampa....

 

Nossa! Eu nem sabia que chegou a ser o dezembro mais quente desde que começaram as medições. Me recordo que em dezembro de 2012 não tivemos uma massa de ar polar no leste paulista!

 

Lembro que teve um dia, foi em 14/12 que acabou caindo uma tempestade no começo da noite que chegou a acumular mais de 100 mm no Mirante do Santana em 3 horas! Naquela ocasião, tínhamos uma ZCAS atuando sobre SP.

 

Já na véspera de Natal acabou caindo uma forte tempestade com muitos raios que chamou bastante a atenção! O temporal daquela dia foi provocado pelo forte calor que fez no dia mais a entrada da brisa marítima no final da tarde!

Link to comment
Share on other sites

Será esta?

Posto: 1000867 - Riacho Grande

Rede: 1 - Alto Tietê

Radar X,Y: 93,116

Endereço: V.Anchieta,Km26.5 SBC Tel:43392860 43399189 (Alexandre) (Sentido SP-km26,abaixo da passarela pedestre,1a.direita) Estacao de tratamento de Àguas - SABESP PS: Horario limite p/ acesso: 16:00

 

http://migre.me/gV5Dl

 

Se for este local está 3km da minha estação sentido São Bernardo, num local bem remoto com muita vegetação..!! Em termos de neblina, meu local tem muito mais ocorrencias apesar de serem apenas 3 km...mas estou aqui na beira da represa...no KM29 da Via Anchieta

 

 

Não é essa não, essa é a pluviométrica que já existe a um bom tempo! Essa daí fica de frente pro Montanhão, um pouco mais abixo dele sentido Riacho Grande!

 

Passei email pro CGE pedindo a localização, vamos ver se passam e se por acaso é a mesma já usada pela Sabesp.

Link to comment
Share on other sites

....está 19,1 lá agora . Na minha tenho 19,2.....

 

Lá está certo a tua errada.

 

AQUI a que a marca a menos está sempre certa.

 

:laugh:

 

 

Questionei a calibragem, pra dar essas temperaturas teria de estar mais alta do que a minha a estação, se considerarmos o topo do Pico Bonilha, a 980 metros, dai pode ser que seja mais frio que o Riacho...

 

To achando que tá bem calibrada essa estação :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Esclarecimento,

O sr Ronaldo Coutinho informa,

Em uma visita sábado na choco house ( endereço do facebook abaixo)

Ficou esclarecido que o veículo é de propriedade de uma pessoa do sexo feminino que estava trabalhando , portanto, o veículo parado. O caibro veio de uma construção próxima.

https://pt-br.facebook.com/choco12house?hc_location=timeline&filter=3

 

============

 

Os oceanos se não favorecem um resfriamento consistente também não mostram um aquecimento exagerado.

 

Aguardando.

Link to comment
Share on other sites

Até dia agora,

 

Média das máximas 30,1C >>>>> anomalia + 2,5C (81/10)

Média das mínimas 20,3C >>>>>> anomalia +2,0C (81/10)

 

previsão até 17 de dezembro 2013,

 

Média das máximas 27,3C>>>>>>anomalia -0,3C

Média das mínimas 19,0C>>>>>> anomalia +0,7C

 

Um pouco exagerada essas anomalias da primeira semana de dezembro.

4g2r2e.png

Link to comment
Share on other sites

Até dia agora,

 

Média das máximas 30,1C >>>>> anomalia + 2,5C (81/10)

Média das mínimas 20,3C >>>>>> anomalia +2,0C (81/10)

 

previsão até 17 de dezembro 2013,

 

Média das máximas 27,3C>>>>>>anomalia -0,3C

Média das mínimas 19,0C>>>>>> anomalia +0,7C

 

Um pouco exagerada essas anomalias da primeira semana de dezembro.

4g2r2e.png

 

 

Legal Mafili, gostei da informação! Parabens!

 

Interessante como Dezembro começou quente, mas vai ter essa amenizada a partir da semana que vem... Vamo vê como equilibra as coisas.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Radar já mostra algumas pancadas se formando na faixa leste paulista... Com 29C em Sao Mateus City

 

Pelo GFS amanhã e Terça, segue sendo o cenário mais preocupante pra Sampa em termos de temporais... Amanhã principalmente pela força dos temporais, e na terça pelo possível volume elevado de chuva... A acompanhar....

 

aswr.png

 

 

A médio prazo, chama a atenção a formação de outro sistema de VCAN no Nordeste... Que vai barrar as frentes sobre o Sudeste, ao longo dessa semana e ao menos início da semana que vem... Isso possivelmente vai significar muitaaa chuvaaaaa pra RJ/MG/ES/GO nos próximos 10 dias... A acompanhar também.

 

Por conta disso as frentes podem formar ciclones Extratropicais/Subtropicais na altura do litoral do Sudeste, como este mostrado de forma quase que parecida pelo Europeu e ETA pra só daqui a 240h!

 

acxu.png

dvb.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.