Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Em Patrocínio choveu 60 mm na última hora aqui em casa.

A estação do INMET que fica a 6 km em linha reta daqui, saiu fora do ar.

 

Como o Rodolfo já disse a previsão e de muita chuva para os próximos dias, aqui em Patrocínio o GFS prevê cerca de 280 mm entre quinta e sexta.

 

P2Qv8XQ.png

Link to comment
Share on other sites

A estação do Dido em Santo Angelo RS,

Reporta máxima maravilhosa.....

41,5C

 

Para não fazer trocadilho chulo com a estação do DIDO,

 

FUI...

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIOGRAN12&day=08&month=12&year=2013

 

A máxima subiu para 42,9ºC com sensação térmica de +/- 47ºC

 

http://i.imgur.com/UAWwG1Z.png

Será que isso está certo?? :shock:

 

Temperaturas máximas nas automáticas mais próximas:

Cruz Alta: 33,4°C

Santiago: 33,1°C

A convencional de São Luís Gonzaga registrava 34,0°C às 18h UTC (16h verão)

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia quente em Sampa, com sol e variação de nuvens.

À tarde havia até alguns cumulus mais desenvolvidos aqui na zona norte mas a entrada da brisa marítima acabou com a festa. :roll:

Caíram meia dúzia de pingos e... só.

 

Mirante (Conv.): 20,1°C / 29,9°C

IAG: 19,4°C / 29,6°C

 

Agora, céu encoberto por aqui...

Campo de Marte: 24°C

Congonhas: 23°C

Cumbica: 22°C

Link to comment
Share on other sites

Global agora parece reverter tendência e mostra novo aquecimento já a partir do dia 15/16 e ficando mais significativo por volta do dia 20, mas pra esse último período, a confiança ainda é moderada... Dias agradáveis agora terão menor janela, após a terça.

 

656w.png

 

GFS também parece seguir Global, e indica probabilidade de aquecimento no mesmo período...

 

1cid.png

Link to comment
Share on other sites

A estação do Dido em Santo Angelo RS,

Reporta máxima maravilhosa.....

41,5C

 

Para não fazer trocadilho chulo com a estação do DIDO,

 

FUI...

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIOGRAN12&day=08&month=12&year=2013

 

A máxima subiu para 42,9ºC com sensação térmica de +/- 47ºC

 

UAWwG1Z.png

Mais outra estação mal instalada ou torrando no sol. Santo Ângelo nunca deve ter registrado mais que 38°C, sendo que hoje deve ter chegado nos 32°C/33°C.

Link to comment
Share on other sites

Acredito haver um equívoco nesta temperatura, não condiz com os arredores...

 

E já entramos em pré-frontal, são 21:30 e ainda estamos com 24.1ºC! Vai ser ruim dormir hoje.

 

Verdade, Maurício.

 

A estação do DIDO pode ter algum problema.

============

Baixada bairro planalto-santa rosa-rs

 

A baixada do Ilson, respeitáveis:

 

36.4 °C

 

Pressão em queda Santa Rosa e Tres de Maio deve ser do Ricardito.

Link to comment
Share on other sites

Sol entre nuvens nesta tarde em Piraquara.

Temperatura de 22°C agora e infiltração oceânica leve.

Imagens: Serra do Mar e represa de Piraquara durante a tarde.

As nuvens cobrem boa parte das montanhas...

 

Espera um pouco aí! Tem uma represa próxima? então pelo visto o que ocorre no Riacho Grande aqui é bem similar ao que ocorre ai, olha o topo da serra do mar encoberto, tal como acontece aqui!

 

Parece fotos tiradas daqui da represa Billings!

Link to comment
Share on other sites

Sol entre nuvens nesta tarde em Piraquara.

Temperatura de 22°C agora e infiltração oceânica leve.

Imagens: Serra do Mar e represa de Piraquara durante a tarde.

As nuvens cobrem boa parte das montanhas...

 

Espera um pouco aí! Tem uma represa próxima? então pelo visto o que ocorre no Riacho Grande aqui é bem similar ao que ocorre ai, olha o topo da serra do mar encoberto, tal como acontece aqui!

 

Parece fotos tiradas daqui da represa Billings!

Artur,

já concordamos algumas vzs sobre as similaridades de Piraquara (principalmente o leste) com a Dublin paulista e cercanias.

As montanhas q (quase não) aparecem na imagem tem altitudes q variam de 1.300 à 1.550m. Seguram parte da umidade e nebulosidade marítima, por isso as névoas no período da tarde não são tão frequentes na área da minha estação, q fica mais à oeste (uns 8 km).

As fotos q postei mostram apenas o sul da barragem e representa 1/3 da área total. O restante está atrás da mata onde se vê 1 pinheiro sobressaindo.

É muita água!

Piraquara é a capital das águas... Abastece Curitiba e boa parte dos municípios da região.

Agora veja: além da barragem já citada, temos outra muito maior ao norte do município q é a barragem do Iraí. Estando na margem, temos a impressão de q se trata de uma baía, tamanha a dimensão.

Quando eu for até lá, trarei fotos!

Mas as águas não terminam aki: tem mais umas 3 grandes represas próximas de casa, uma delas é esta da imagem abaixo...

Abraços aquáticos!

5a4e895762eb6_2013-12-0815_54_04.jpg.e26c7a077c779e5b5b1b94c5ab182004.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acabei de falar com o CGE e me passaram o local da nova estação no Riacho Grande

 

Posto: 1000867 - Riacho Grande

Endereço: V.Anchieta,Km 26.5 SBC (Sentido SP-km26,abaixo da passarela pedestre,1a.direita) Estacao de tratamento de Àguas - SABESP

 

Fica cerca de 2,7km da minha estação sentido S Bernardo, pois moro no KM29.

 

O local é cercado de morros com densa vegetação. No caso de infiltração da serra que traz a neblina, a minha estação sofrerá o declinio da temperatura antes da estação do CGE, no Domingo aconteceu exatamente isto , foram 20 min para cair lá tambem...A expectativa fica pelas minimas ali...

Link to comment
Share on other sites

Pelo o que mostra o satélite a instabilidade deve estar muito alta agora entre Missiones e a região da fronteira do RS.

 

http://www.wxbrasil.net/satelite/satelite.php

 

Pela RBS, Uruguaiana já entrou no "refresco" com 20,6º C. No mesmo horário, Santa Maria estava com 27,9º C.

 

Enquanto isso, em Jundiaí o calor segue predominando antes da chuvarada prevista para o GFS amanhã: 28,3º C pelo CIIAGRO às 10:20 hs.

Link to comment
Share on other sites

Ontem estive em Paranapiacaba, adoro a "cidadezinha", deve ser o lugar (povoado) com menor incidência de sol no Brasil, das vezes que fui lá nunca peguei um dia que o sol estava batendo na cidade!

Ontem a neblina entrou pouco na "cidade" mas o sol simplesmente não apareceu, deu pra fugir do calor da capital!

O local merece uma estação meteorológica!

Serra da bocaina, 1000 metros mais alta então, nem se fala, vou tentar ir lá esse ano, o clima deve ser único!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acabei de falar com o CGE e me passaram o local da nova estação no Riacho Grande

 

Posto: 1000867 - Riacho Grande

Endereço: V.Anchieta,Km 26.5 SBC (Sentido SP-km26,abaixo da passarela pedestre,1a.direita) Estacao de tratamento de Àguas - SABESP

 

Fica cerca de 2,7km da minha estação sentido S Bernardo, pois moro no KM29.

 

O local é cercado de morros com densa vegetação. No caso de infiltração da serra que traz a neblina, a minha estação sofrerá o declinio da temperatura antes da estação do CGE, no Domingo aconteceu exatamente isto , foram 20 min para cair lá tambem...A expectativa fica pelas minimas ali...

 

Da minha casa dá exatamente 4,5 km...considerando que o local deve bater bastante vento, por estar em local aberto perto da rodovia, e considerando a cobertura florestal, ainda assim tem algo estranho com a temperatura ali.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de falar com o CGE e me passaram o local da nova estação no Riacho Grande

 

Posto: 1000867 - Riacho Grande

Endereço: V.Anchieta,Km 26.5 SBC (Sentido SP-km26,abaixo da passarela pedestre,1a.direita) Estacao de tratamento de Àguas - SABESP

 

Fica cerca de 2,7km da minha estação sentido S Bernardo, pois moro no KM29.

 

O local é cercado de morros com densa vegetação. No caso de infiltração da serra que traz a neblina, a minha estação sofrerá o declinio da temperatura antes da estação do CGE, no Domingo aconteceu exatamente isto , foram 20 min para cair lá tambem...A expectativa fica pelas minimas ali...

 

 

Areião :

A região situa-se geograficamente à Sudoeste da área urbana do Município e dista aproximadamente 7 km do

centro da cidade.

 

Principais vias de acesso

 

Rua Tiradentes

Marginal Esquerda da Via Anchieta Km 28

Avenida Pery Ronchetti

Avenida General Barreto de Menezes

Rua dos Vianas

Av. Luiz Pequini

Limota-se ao:

 

Norte - Bairro Baeta Neves e Bairro Nova Petrópolis

Sul - Reservatório do Rio Grande (Represa Billings)

Leste - Município de Santo André

Oeste - Bairro Ferrazópolis, Bairro Santa Terezinha e Bairro Botujuru (tendo como divisor a Via Anchieta)

 

Composição do Bairro:

Jardim Pacaembú

Sítio Botujuru

Sítio Santa Luzia

Jardim Balneário Alvorada

Parque Residencial Selecta

Sítio Ponto Alto

Represa Baraldi

Jardim Tiradentes

Jardim dos Químicos

Parque São Rafael

Golden Park

Vila da Biquinha

Vila São Bernardo Novo

Núcleo Areião

Núcleo Sabesp

Núcleo Estrada do Montanhão (Cafezal)

Núcleo Biquinha

Núcleo Sítio do Pica Pau Amarelo

Jd. Nascimento / Boa Vista

Vila Chaminé

Jd. Vanguarda

Vila São Pedro

Vila Esperança

Núcleo Pedreira

Parque São Bernardo

Vila Santana

Novo Parque

Vila Mariana

Núcleo Treze de Maio

Vila Feliz

C. H. Billings

Núcleo Bananal

 

ÁREA TOTAL DO BAIRRO: 11,94 Km²

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de muito calor na capital paulista, com sol, cirrus e cumulus. :heat:

Ainda sem cara de chuva.

 

A automática do Mirante e a estação do IAG já chegaram nos 33,1°C.

Mínimas de 20,2°C na convencional do Mirante e 19,8°C no IAG.

 

Ventos de NO a N.

 

Todo mundo reclamando do calor por aqui, até os que detestam frio. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo reclamando do calor por aqui, até os que detestam frio. :roll:

 

Hehehehe eu que estava reclamando demais do frio tardio, agora estou reclamando do calor excessivo que tem feito desde a segunda semana de novembro.

Uma coisa que eu estou percebendo é que desde o ano passado a capital paulista está tendo uma certa facilidade pra fazer temperaturas acima dos 33 graus! Será que é tão difícil fazer entre 29 e 31 graus com pancadas de chuva que possa trazer refresco? hehe

 

Enfim, parece que amanhã o alívio já começa a vir por aqui e será a semana toda assim. A 06z do GFS chegou a indicar chuva muito volumosa na Grande SP na madrugada de terça pra quarta, podendo chegar até os 100 mm em 6 horas, mas a 12z já retirou e achei melhor isso já que fiquei muito preocupado com os transtornos que a cidade poderia ter com ao receber tanta água.

 

Na Penha (CGE) faz agora 33.9 graus, depois de ter chegado aos 34.3 graus.

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo reclamando do calor por aqui, até os que detestam frio. :roll:

 

Hehehehe eu que estava reclamando demais do frio tardio, agora estou reclamando do calor excessivo que tem feito desde a segunda semana de novembro.

Uma coisa que eu estou percebendo é que desde o ano passado a capital paulista está tendo uma certa facilidade pra fazer temperaturas acima dos 33 graus! Será que é tão difícil fazer entre 29 e 31 graus com pancadas de chuva que possa trazer refresco? hehe

 

Enfim, parece que amanhã o alívio já começa a vir por aqui e será a semana toda assim. A 06z do GFS chegou a indicar chuva muito volumosa na Grande SP na madrugada de terça pra quarta, podendo chegar até os 100 mm em 6 horas, mas a 12z já retirou e achei melhor isso já que fiquei muito preocupado com os transtornos que a cidade poderia ter com ao receber tanta água.

 

Na Penha (CGE) faz agora 33.9 graus, depois de ter chegado aos 34.3 graus.

 

Veloster, o pouco que analiso o GFS ele anda dando dessas, confio mais nas rodadas acima de 42h, nos últimos meses o GFS anda tirando o excesso de chuva prevista nas ultimas rodadas antes do evento, deve vir muita água.

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo reclamando do calor por aqui, até os que detestam frio. :roll:

 

Hehehehe eu que estava reclamando demais do frio tardio, agora estou reclamando do calor excessivo que tem feito desde a segunda semana de novembro....

 

Veloster, o pouco que analiso o GFS ele anda dando dessas, confio mais nas rodadas acima de 42h, nos últimos meses o GFS anda tirando o excesso de chuva prevista nas ultimas rodadas antes do evento, deve vir muita água.

 

Bem que eu tenho mesmo notando que o GFS nas rodadas mais próximas do evento tem errado na previsão de chuva pra cá!

Mas imagino que deve chover bastante já que a frente fria também vai ficar mais estacionada no sudeste!

Link to comment
Share on other sites

Bem que eu tenho mesmo notando que o GFS nas rodadas mais próximas do evento tem errado na previsão de chuva pra cá!

Mas imagino que deve chover bastante já que a frente fria também vai ficar mais estacionada no sudeste!

 

O pessoal do CGE SP também acredita que Sampa passará por alguns problemas, "excrusive" com riscos de deslizamento de terra.

Link to comment
Share on other sites

Hehehehe eu que estava reclamando demais do frio tardio, agora estou reclamando do calor excessivo que tem feito desde a segunda semana de novembro.

Uma coisa que eu estou percebendo é que desde o ano passado a capital paulista está tendo uma certa facilidade pra fazer temperaturas acima dos 33 graus! Será que é tão difícil fazer entre 29 e 31 graus com pancadas de chuva que possa trazer refresco? hehe

Como comentei semanas atrás, isto vem ocorrendo desde 1994/1995.

Sampa vem registrando 34°C ou mais praticamente todos os anos.

 

E pensar que o Mirante ficou de 1964 a 1970 (7 anos) e de 1973 a 1983 (11 anos) sem chegar nos 34°...

 

Sem falar nos anos com máxima absoluta de 32,x°C, como em 1992, 1989, 1983, 1982, 1979, 1977, 1976...

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo reclamando do calor por aqui, até os que detestam frio. :roll:

 

Hehehehe eu que estava reclamando demais do frio tardio, agora estou reclamando do calor excessivo que tem feito desde a segunda semana de novembro.

Uma coisa que eu estou percebendo é que desde o ano passado a capital paulista está tendo uma certa facilidade pra fazer temperaturas acima dos 33 graus! Será que é tão difícil fazer entre 29 e 31 graus com pancadas de chuva que possa trazer refresco? hehe

 

Enfim, parece que amanhã o alívio já começa a vir por aqui e será a semana toda assim. A 06z do GFS chegou a indicar chuva muito volumosa na Grande SP na madrugada de terça pra quarta, podendo chegar até os 100 mm em 6 horas, mas a 12z já retirou e achei melhor isso já que fiquei muito preocupado com os transtornos que a cidade poderia ter com ao receber tanta água.

 

Na Penha (CGE) faz agora 33.9 graus, depois de ter chegado aos 34.3 graus.

 

AQUI FOI UM DIA "ABAFADO", 14,5/24,4°C, DEPOIS DA CHUVA FICOU AGRADÁVEL, 17,4°C AGORA.

 

NA QUINTA PODERÁ CHEGAR ENTRE 2/5°C NA REGIÃO COM CHANCE DE GEADA.

Link to comment
Share on other sites

Hehehehe eu que estava reclamando demais do frio tardio, agora estou reclamando do calor excessivo que tem feito desde a segunda semana de novembro.

Uma coisa que eu estou percebendo é que desde o ano passado a capital paulista está tendo uma certa facilidade pra fazer temperaturas acima dos 33 graus! Será que é tão difícil fazer entre 29 e 31 graus com pancadas de chuva que possa trazer refresco? hehe

Como comentei semanas atrás, isto vem ocorrendo desde 1994/1995.

Sampa vem registrando 34°C ou mais praticamente todos os anos.

 

E pensar que o Mirante ficou de 1964 a 1970 (7 anos) e de 1973 a 1983 (11 anos) sem chegar nos 34°...

 

Sem falar nos anos com máxima absoluta de 32,x°C, como em 1992, 1989, 1983, 1982, 1979, 1977, 1976...

 

NO INMET/S.JOAQUIM A ÚLTIMA VEZ QUE CHEGOU OU PASSOU DOS 30,0°C, QUALQUER MÊS, FOI 1995, AQUI EM CASA É MAIS FREQUENTE.

Link to comment
Share on other sites

....Todo mundo reclamando do calor por aqui, até os que detestam frio. :roll:

 

Aldo a produção das minhas duas máquinas de gelo caiu de 740 kg dia para 240 kg.

 

Estou adaptando o chiller para resfriar a água do reservatório.

 

Temperatura indoor bateu em 39C.

 

UR indoor de 95%.

 

Optei por parar qualquer atividade produtiva neste ambiente.

 

Lá fora extremamente agradável como relatado.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.