Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Carlos, só sei que foi bastante incomum... Se fosse no Morro da Igreja seria normal até.

 

Depois de um dia bastante tempestuoso, com registro de granizo e fortes rajadas de vento, a natureza dá show com mais um belo pôr do sol. Acumulado de 45 mm na estação do Garcia ( não sei do meu bairro pois a estação do CEOPS da Velha saiu do ar), e, em sua maioria, por incrível que pareça, acumulou se perto das 13:00, acumulando 35 mm em 20 minutos! Uma verdadeira tempestade. Agora tenho agradáveis 19.9ºC.

 

0asr.jpg

Link to comment
Share on other sites

TEMPESTADE CASTIGOU A CIDADE

Não sou de me assustar com temporais, e pela 2° vez na minha vida tive medo, depois de minha ultima publicação formou-se uma intensa tempestade ao sul, a chuva em si não foi o preocupante, foram 20 mm, quem ganhou todo o destaque foi o vento a mais de 100 Km/h acompanhado de granizo que por sorte durou menos de 2 minutos, porém o vento foi aterrorizante, levou algumas telhas de casa e acreditem arrancou a porta da casa da minha vó, ainda estamos sem energia.. :shok:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Matão, do forno saímos para o cozimento a vapor. Faz 35,4°C com 50% de UR, o que dá um Heat Index de ~42°C. Está extremamente desconfortável. Já chove no município de Taquaritinga, a noroeste daqui.

 

Tempo extremamente instável hoje, e uma situação que pode ser perigosa a partir das próximas horas, com tempo muito severo no estado de SP.

Dito e feito em Vinicius, o norte do PR teve tempestades violentas, pra mim hoje foi a 2° mais forte tempestade que já presenciei, era um barulho horrivel de arvores quebrando.

Link to comment
Share on other sites

Clássica formação em "V" sugere novas tempestades severas no Oeste do PR e de SC nas próximas horas.

 

Capturar.jpg.5709e1b9e39ef6e4fc56f10e4c92967d.jpg

 

Algumas rajadas de vento capturadas a tarde por estações do SIMEPAR nas diversas regiões do estado:

 

 

Estação Intensidade da rajada

Cerro Azul 92,5 km/h

Lapa 96,5 km/h

Cândido de Abreu 72,3 km/h

Guarapuava (Entre Rios) 91,4 km/h

Palmital 79,2 km/h

Pinhão 79,5 km/h

Telêmaco Borba 89,6 km/h

Apucarana 108 km/h

Cambará 90,3 km/h

 

Aqui máxima de 34,8ºC com sensação de 41ºC, passando a ventoso e instável no final da tarde, mas chuva muito irregular. No momento agradáveis 20,8ºC e novos clarões podem ser vistos a oeste e sudoeste, ainda no horizonte.

Link to comment
Share on other sites

Por acason viram a velocidade do vento registrado pelo aeroporto de Chapecó??? 144 km/h . Morro da Igreja com seus normais 124 km/h. Ouvi na TV, RAJADAS DE 180 KM/H NO OESTE DE SC, não ouvi a cidade. Isso é vento de tornados fortes!

 

Uaaal, 124km/h???

 

Quanto a de 180km/h teria minhas dúvidas...

 

Trata-se de ventos com força de furacão... mas pode ser microexplosão, frente de rajada ou porque não um tornadinho? Precisaria de algum observador.

 

 

NO AERO AFONSO PENA, VENTOS DE 101,9 km/h às 15:33..

Fica à cerca de 8 km de Piraquara.

Provavelmente houveram muitos danos no sudeste de Piracity.

 

Até em Curitiba??

 

Ainda bem que São Paulo ficou nos quase 70km/h.

 

Abraços Ventosos rs'

Link to comment
Share on other sites

Mas por quê de tanto vento, temporais e até tornados no Sul??

 

1) Frente Fria avançando sobre a região:

 

uc2.gif

 

2) Grande Constrate de Ar Muito Frio, chegando a 0C em 850hpas, e um ar muito quente, passando dos 20C na mesma camada, formando um amplo gradiente térmico.

 

h3zy.png

 

3) Esse contraste, por sua vez colabora para desinstabilizar muito a atmosfera, produzindo intensa convectividade. GFS sugeria para as 18z, valores acima de 4000J/kg em algumas regiões do Norte da Argentina. Reflexo do intenso gradiente. O que por sua vez forma supercélulas.

 

xrfm.png

 

 

4) Além de tudo isso, a presença de um cavado ao sul do Atlântico, produziu fortes ventos nas médias/altas camadas da atmosfera, gerando ampla divergência, o que potencializa condições de tempo severo, e até mesmo a incidência de tornados. A norte, a circulação anticiclônica, contribui para intensificar o gradiente de ventos.

 

lnj1.png

 

 

Ainda que o quadro mais grave se restringisse ao sul pelos modelos, São Paulo apresentou na sondagem do GFS 18z, altíssimos valores de instabilidade!

 

ea8r.png

 

Créditos: WXBrasil/CPTEC

Link to comment
Share on other sites

Finalmente um alívio aqui em Sampa!

Tava ruim as noites mais abafadas de ontem e também de terça feira.

Hoje está bem mais agradável e o ar está bem mais limpo!

A chuva aqui no começo da zona leste da cidade caiu com força entre umas 18h30 até umas 19 horas. Antes de chover, tivemos fortes ventos de sul e agora eu não sei se esses ventos foram de infiltração marítima ou vindos de CBs.

Faz agora 19.6 graus na Penha (CGE).

Vai ser bem melhor pra dormir e espero mesmo que amanhã tenhamos uma trégua no calor, conforme mostra o modelo GFS. Tava demais!

Link to comment
Share on other sites

Guarujá/SP com flamejantes 39ºC neste momento!
Ventos continentais (ONO a NO) pré-frontais...

Nestas situações, as temperaturas no litoral paulista disparam mesmo.

Santos marcou 39,8°C às 12h (CIIAGRO: temperaturas de 20 em 20 min. Não é máxima, que só sai amanhã)

 

-------------

Sampa só não bateu o recorde do ano hoje, chegando talvez aos 35°C, porque a cobertura de nuvens médias e baixas aumentou rapidamente no início da tarde.

 

Mesmo assim,

Mirante: 22,5°C / 33,5°C (A automática registrava 30,3°C às 11h verão, 10 h solar :shok: )

IAG: 19,9°C / 33,5°C (30,7°C às 11h, 10 h solar :shok: )

 

Agora já mudou totalmente, céu nublado e escuro, com "vento de chuva".

Áreas de chuva ainda ativas ao sul da capital e no litoral.

 

Calor geral no ABC, aqui também tive máxima de 33,5 graus. Na hora da chuva, a temperatura caiu para baixos 17,4 graus, sendo a mínima da SEMANA...que coisa!

 

Agora agradabilissimos 18,3 graus, dormirei sem ventilador...ahhhhh que maravilha!!!

 

Chuva do dia: 16,6 mm. Vento máximo: 60 km/h

 

Sobre o alívio de amanhã: será um tiro curto de frio mais noturno que diurno. Tanto dia 6 ou dia 7 devem ter máximas que podem se aproximar dos 25 a 26 graus. Mirante de Santana deve bater nos 26 ambos os dias. No dia 8, a temperatura volta a se elevar, devendo atingir os 30 em quase toda a grande SP.

 

Mas dia 9, meus amigos...o calor volta com força, onde todas a regiões devem ter temperaturas acima de 30 seguramente, na grande SP.

 

Sobre as chuvas, deve chover amanhã, com potencial para temporais no centro e oeste do estado de SP, e pode haver algum temporal localizado ainda sobre o norte e oeste da Grande SP, mas nada que preocupe tanto quanto o PR e SC esta noite. O GFS está indicando potencial para tempestades nesta madrugada em boa parte da divisa SC/PR, podendo ter potencial para danos. Mas serão esperados menos vento e danos que o já ocorrido no dia de hoje.

 

Pela pretura do céu em Alphaville, eu não descartaria a ocorrencia de algum tornado no interior de SP na tarde de hoje.

Link to comment
Share on other sites

CJ e MJé são mais frias do que SJ por causa da altitude em dez/jan/fev/mar?

 

 

REGIME DE CHUVA, CHOVE MUITO E NÃO DEIXA AQUECER MUITO.

 

Mas é clima local com suas características impostas pela ...[assinatura do Bruno].

 

Ou talvez e igualmente é porque SJ não chove.

 

Algumas soluções são possíveis suponho que ELE colocaria sobre a linha internacional da data só para manter a turma do amanhã com a turma do hoje.

 

Como dizia o amigo Zeca algo sobre; " a eterna insatisfação do homem com o tempo..."

 

2d9pyli.png

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

RS:

 

07,3 - Herval (PWS)

09,5 - São José dos Ausentes

09,8 - Chuí

09,8 - São Francisco de Paula

10,3 - Canguçu

10,4 - Bagé

10,9 - Santana do Livramento

11,1 - Jaguarão

11,6 - Caçapava do Sul

11,7 - Canela

12,0 - Canela (PWS - Castelinho)

12,4 - Santana do Livramento (PWS)

12,6 - Gramado (PWS)

12,7 - Camaquã

12,7 - São Marcos

12,9 - Farroupilha (PWS)

13,4 - Campestre da Serra

13,5 - Garibaldi

13,7- Antonio Prado

13,8 - Farroupilha (Harmonia)

13,9 - Farroupilha (PWS- Vicentina)

13,9 - Monte Alegre dos Campos

 

SC:

 

09,8 - Morro da Igreja

10,3 - Caçador

10,9 - Sta Cecília

10,9 - Três Barras

11,1 - Papanduva

11,2 - Lebon Régis

11,3 - Bom Jardim da Serra

11,3 - Fraiburgo

11,3 - Urupema

11,4 - Major Vieira

11,7 - Rancho Queimado

11,9 - Rio das Antas

12,0 - São Joaquim (Inmet/Aut)

12,3 - Joinville (`PWS- D Francisca)

12,3 - Rio Negrinho

12,6 - Itaiópolis

12,7 - Campos Novos

12,8 - Campo Alegre

12,8 - Canoinhas

12,9 - Porto União

12,9 - São Joaquim (Epagri - Chapada Bonita)

13,0 - Curitibanos

13,0 - Mafra

13,1 - Painel

13,3 - Alfredo Wagner

13,4 - Água Doce

13,5 - Irineópolis

13,6 - Monte Castelo

13,7 - Joaçaba

 

PR:

 

11,4 - General Carneiro

11,7 - São Mateus do Sul

12,3 - Palmas

13,0 - Inacio Martins

13,0 - Irati

13,1 - Entre Rios

13,7 - Guarapuava

13,8- Castro

 

Sudeste:

 

09,8 - Pq do Itatiaia

10,1 - Campos do Jordão (Horto)

10,3 - Campos do Jordão (PWS - VL Inglesa)

11,5 - Campos do Jordão (INPE)

11,5 - Campos do Jordão (Inmet/Aut)

11,7 - Monte Verde

12,7 - Maria da Fé

12,7 - Maria da Fé (PWS)

13,3 - Nova Friburgo

13,9 - Pico do Couto

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

RS:

 

 

13,5 - Garibaldi

13,7- Antonio Prado

13,8 - Farroupilha (Harmonia)

13,9 - Farroupilha (PWS- Vicentina)

13,9 - Monte Alegre dos Campos

 

 

Esse dado de 13,8ºC não seria da minha PWS da Lagoa da Harmonia, em Teutônia/RS?

 

Tem razão é Teutonia...acho que a festa do meu traqbalho de ontem a noite não me fez muito bem..

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Colombo os estragos foram grandes no temporal de ontem..... ao redor do meu ap dezenas de casas ficaram destelhadas, fora que ficamos das 14:30 as 21:45........ Segundo os meus vizinho que estavam em casa no momento....o vento foi tão forte como nunca tinham visto!!!!

Infelizmente tivemos uma morte em Curitiba em decorrência dos ventos......inclusive a senhora que faleceu era conhecida de minha mãe.

Link to comment
Share on other sites

CJ e MJé são mais frias do que SJ por causa da altitude em dez/jan/fev/mar?

 

 

REGIME DE CHUVA, CHOVE MUITO E NÃO DEIXA AQUECER MUITO.

 

Na minha opinião o fator mais relevante é a altitude sim, com ausência de MP (o que ocorre com muita frequência no verão) a altitude de CJ vence a diferença na latitude de SJ, isso é verificável até mesmo no inverno.

Link to comment
Share on other sites

20131206_0.jpg

 

 

Essa baixa sobre o PY ira avançar pra onde ?

 

Se você ler a mensagem do Renan.

 

Se você observar a carta sinótica abaixo. [ alta no Pacífico]

 

Se nada atrapalhar muito o desenvolvimento nas próximas 96 horas.

 

É a mesma coisa que acontece no inverno [quase].

 

Como não haverá uma alta de 1040-no-noroeste-da-argentina-associado-com-um-ciclone-pode-ser-um cavado-junto-a-foz-do-plata.

 

Tem-se a impressão que estamos falando...sei lá.

 

Como eu gosto um pouco de meteorologia aproveito essa época para conversar com os amigos que sabem muito mais que eu...assim aprendo um pouquinho.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu discordo...estou com o Coutinho...afinal São Joaquim e Campos do Jordão tem pouca diferença de altitude, cerca de 200 metros e São Joaquim está bem mais ao sul e deveria sim ser mais fria não somente no inverno , mas tambem no verão....Mas o verão aqui é muito chuvoso. Tanto é que o PNI deverá ter uma média em janeiro entre 12,5/13,0 contra 14,0 do Morro da Igreja...

Link to comment
Share on other sites

 

 

Essa baixa sobre o PY ira avançar pra onde ?

 

Se você ler a mensagem do Renan.

 

Se você observar a carta sinótica abaixo. [ alta no Pacífico]

 

Se nada atrapalhar muito o desenvolvimento nas próximas 96 horas.

 

É a mesma coisa que acontece no inverno [quase].

 

Como não haverá uma alta de 1040-no-noroeste-da-argentina-associado-com-um-ciclone-pode-ser-um cavado-junto-a-foz-do-plata.

 

Tem-se a impressão que estamos falando...sei lá.

 

Como eu gosto um pouco de meteorologia aproveito essa época para conversar com os amigos que sabem muito mais que eu...assim aprendo um pouquinho.

 

Abraços

 

 

 

Eu li , reli , li denovo , tornei a ler , acho que sou burro mesmo kkk

 

Vi o Coutinho postando que ela iria pra norte pro MS , e vi tambem que ela poderia vir pra L , sei la , embolei tudo agora :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Humidade segura as máximas... mas também segura as mínimas!

Na media as temperaturas ficam realmente mais baixas? (ouso pensar que baixadas apresentam até mesmo o comportamento contrario! A opinião do William é bem vinda)

Não entendi os 200 metros de diferença, sabemos que SJ fica em méda a 1350 e CJ 1650...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.