Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

Primavera se despedindo hoje..

Tivemos uma primavera mais " fria" que em 2012, com média de 22.6°C, contra 23.2°C do ano passado, e a 2° primavera mais seca em 8 anos, com 405 mm. :mail: e como foi a primavera de vocês colegas?

 

 

Percorreu até final de novembro abaixo da média. Eis que surge dezembro, e suas altas temperaturas DIARIAMENTE, únicos dias abaixo de 25ºC foram dias 1, 2 e 13. Prognósticos nada bom. Calor vem constante, acima dos 30ºC, e deve aumentar muito, com máximas perto dos 40ºC, como sempre, no natal... E depois? Mais calor.

Valeu Maurício, não só ai, tive apenas 3 dias abaixo de 30°C de máxima, problema é que novembro ficou 1.4°C acima da média, ao que vejo o natal aqui não será tão quente quanto ai. Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Global do CPTEC/INPE ratifica agora a tarde uma próxima semana de calor em São Paulo (não o inferno que será o RS), mas teremos uma amostra, especialmente pós-natal. Ao que parece por volta da virada de ano, teriamos um novo refresco por aqui. Para a primeira semana de 2014 quadro é de variabilidade e baixa confiabilidade em termos de temperatura.

 

Em termos de chuva, o Global mostra "aparentemente" pouca precipitação até o final do ano. Há de considerar que essas chuvas, especialmente na próxima semana venham em forma de trovoadas de fim da tarde, o que não é o forte de um modelo ensemble calcular. Já na primeira semana de Janeiro, o modelo parece indicar que as águas poderiam rolar em abundância...

 

5ys8.png

Link to comment
Share on other sites

Chuvas de dezembro em automáticas do INMET, até hoje:

 

Capelinha-MG: 819,2 mm :shok:

Aimorés-MG: 622,8 mm

Santa Teresa-ES: 559,6 mm

Vitória-ES: 528,2 mm

Linhares-ES: 514,4 mm

Timóteo-MG: 444,2 mm

Pirapora-MG: 436,6 mm

Teófilo Otoni-MG: 404,8 mm

Alegre-ES: 400,2 mm

 

Isso me lembra a enchente de 2008 por aqui, quando choveu no mês de novembro em torno dos 1000 mm! Não consigo precisar, mas é por aí.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia que está a mesma coisa em Sampa, ou seja, nuvens ralas e ventos que sopram do oceano. Máxima de 26 graus na Penha (CGE), após uma mínima de 18.9 graus. Agora temos 24.8 graus.

 

Já fiquei desanimado ao saber que teremos pouca chuva nos últimos dias e ainda com calor! Mas o que me alivia foi a parte de dizer que pode vir em forma de trovoadas e isso não é o forte do Global.

Mas a compensação está por vir e Janeiro ficará bem acima da média e a Cantareira vai se recuperar!

Link to comment
Share on other sites

Consegui achar o acumulado de novembro de 2008 por aqui: 1002 mm! Achei em um levantamento realizado pelo CIRAM. 283,2 mm em apenas 24 horas, dias 22 e 23.
:shok:

Capelinha-MG, lá na região do Jequitinhonha, NE de Minas, caminha para isso, pois talvez chova mais uns 2 dias, pelo menos...

 

 

Em termos de chuva, o Global mostra "aparentemente" pouca precipitação até o final do ano. Há de considerar que essas chuvas, especialmente na próxima semana venham em forma de trovoadas de fim da tarde, o que não é o forte de um modelo ensemble calcular. Já na primeira semana de Janeiro, o modelo parece indicar que as águas poderiam rolar em abundância...
A se confirmar isso, teremos um dos dezembros menos chuvosos já registrados em Sampa.

 

Desde 1961, o dezembro menos chuvoso no Mirante foi o de 1963 (Ano da grande seca), com 70,8 mm.

No IAG, desde 1933, também foi o de 1963, com 49,2 mm.

Link to comment
Share on other sites

Consegui achar o acumulado de novembro de 2008 por aqui: 1002 mm! Achei em um levantamento realizado pelo CIRAM. 283,2 mm em apenas 24 horas, dias 22 e 23.

Nos meus registros pessoais piraquarenses, consta o record de 520mm em jan/1995 (se não me falha a memória)..

126mm em 24h.

Neste ano em junho, o record 24h beirou os 140mm.

Estes números absurdos das cidades mineiras, de Blumenau enfim... mostram o desequilíbrio do clima brasileiro de norte à Sul...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Consegui achar o acumulado de novembro de 2008 por aqui: 1002 mm! Achei em um levantamento realizado pelo CIRAM. 283,2 mm em apenas 24 horas, dias 22 e 23.

Nos meus registros pessoais piraquarenses, consta o record de 520mm em jan/1995 (se não me falha a memória)..

126mm em 24h.

Neste ano em junho, o record 24h beirou os 140mm.

Estes números absurdos das cidades mineiras, de Blumenau enfim... mostram o desequilíbrio do clima brasileiro de norte à Sul...

 

Abraços

 

Como sempre Carlos, mas infraestrutura pra aguentar isso nesses anos todos, nada.... Agora que começam a fazer algo aqui em Blumenau.

Link to comment
Share on other sites

Primavera se despedindo hoje..

Tivemos uma primavera mais " fria" que em 2012, com média de 22.6°C, contra 23.2°C do ano passado, e a 2° primavera mais seca em 8 anos, com 405 mm. :mail: e como foi a primavera de vocês colegas?

 

Aqui em Sampa, a primavera começou boa no quesito chuvas. As frentes frias conseguiam organizar umidade suficiente para trazer chuva generalizada. No entanto, a situação infelizmente mudou depois do dia 20/10 e aí, os sistemas frontais começaram a provocar chuvas mais isoladas e também escassas. Mas mesmo assim ainda tivemos alguns bons eventos de chuva como em: 04/11, 06/11, 23/11, 24/11 e 25/11. Só que a partir de dezembro, a situação infelizmente piorou muito e estamos até agora com acumulada na casa dos 30 mm no INMET daqui.

 

Quanto as temperaturas, outubro desse ano foi mais baixa do que 2012.

Já novembro, apesar do início frio, fez bastante calor no restante do mês e assim ficando mais quente do que 2012.

Já dezembro, os primeiros 9 dias foram bem quentes, mas depois do dia 10/12 as temperaturas ficaram mais amenas por conta dos ventos que não param de soprar do oceano e também não chove. E por fim, dezembro de 2013 eu acredito que fechará com temperaturas mais baixas que ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos, boa noite!

Andei sumido por conta do excesso de trabalho, porém, agora estou de férias...rs.

Os últimos dias têm amanhecido sempre por volta dos 18.0C (bem fresco pra época) e as máximas sempre passando dos 30.0C. Hoje a máxima foi de 31.3C e a mínima de 18.8C. Não fez sol, só mormaço.

Quase não choveu por aqui em Dezembro, até o momento são 42mm (sendo 12mm hoje).

No momento faz 21.5C e chuvisca.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Incrível os índices de instabilidade previstos para o natal e depois pro sul, CAPE passa dos 4000, além de vários outros índices com potência para gerar tempestades isoladas severas. Calorão pode chegar nos 41ºC na fronteira do RS com a Argentina perto do natal e aqui perto dos 40ºC. Já preparo meu ar condicionado, porque to de férias...

Link to comment
Share on other sites

Em cima do que o Maurício falou, pra quem ainda não viu os modelos, olha o inferno previsto pro Sul!! No Uruguai a máxima pelo CMC alcançaria os 43 Graus!!!

 

mkgw.png

 

Enquanto isso pra SP, o mesmo modelo projeta pro dia 26/27, máxima de 30C...

 

wun4.png

 

e depois uma súbita queda de temperatura, chegando a 9C na madrugada seguinte :umnik:

 

m3lr.png

Link to comment
Share on other sites

Em cima do que o Maurício falou, pra quem ainda não viu os modelos, olha o inferno previsto pro Sul!! No Uruguai a máxima pelo CMC alcançaria os 43 Graus!!!

 

mkgw.png

 

Enquanto isso pra SP, o mesmo modelo projeta pro dia 26/27, máxima de 30C...

 

wun4.png

 

e depois uma súbita queda de temperatura, chegando a 9C na madrugada seguinte :umnik:

 

m3lr.png

E você realmente acredita logo no modelo CMC? Uma coisa é desejar e querer, já a outra...

abraço

Link to comment
Share on other sites

E você realmente acredita logo no modelo CMC? Uma coisa é desejar e querer, já a outra...

abraço

 

Por acaso você não acredita no modelo CMC Edison??

 

Nos tempos invernais, o CMC não é o modelo oficial das MP's por aqui?? Pois ele é o que "melhor" pega a força das MP's?? (e comprovadamente acerta em vários casos)

 

A verdade é que o CMC é conhecido por ser um modelo extremista. Vide as MP's no inverno, vide essa onda de calor, vide os Ciclones Tropicais... As vezes ele acerta, por prever algo ousado em relação aos conservadores GFS/ECMWF, e as vezes erra grosseiramente, como me parece que vai acontecer com esse caso de SP.

 

De qualquer forma em termos de previsões, assim como os jornalistas fazem, há sempre de se olhar várias fontes.

 

Abaços!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Com base no belíssimo amanhecer que tivemos hoje aqui em Mogi das Cruzes, parecia que teríamos um lindo dia com Sol. Só que as nuvens começaram a chegar da Serra do Mar e logo o dia ficou bem nublado, com garoa até por volta das 13 horas. A nebulosidade deu uma diminuída à tarde. No momento temos uma noite bem agradável, mas meio quente dentro de casa.

 

LG_8-0olFtQ

Link to comment
Share on other sites

Bem observado Rodolfo! Não duvido desses 43ºC no Uruguai, mas acho difícil, mas que chega nos 38/40ºC, chega sim!!! Dá 37ºC pra cá, porém chegará nos 40ºC, ou ao menos próximo disso. Bom, como todo modelo, tem de haver seus ajustes reais. Ele apenas nos transmite que o calor vai ser forte!!!

Creio em 37°C/38°C aqui na grande Porto Alegre, 38°C/39°c na fronteira noroeste e 38°C/39°C no interior do Uruguai. Muito forçado esta rodada do CMC. Veremos...

Link to comment
Share on other sites

Bem observado Rodolfo! Não duvido desses 43ºC no Uruguai, mas acho difícil, mas que chega nos 38/40ºC, chega sim!!! Dá 37ºC pra cá, porém chegará nos 40ºC, ou ao menos próximo disso. Bom, como todo modelo, tem de haver seus ajustes reais. Ele apenas nos transmite que o calor vai ser forte!!!

Creio em 37°C/38°C aqui na grande Porto Alegre, 38°C/39°c na fronteira noroeste e 38°C/39°C no interior do Uruguai. Muito forçado esta rodada do CMC. Veremos...

 

Só sei que vai fazer um calorão danado... E depois, BOOM! Cai o mundo em algumas cidades.

Link to comment
Share on other sites

Mapa do CPTEC reflete bem o Dezembro de 2013 até agora.

 

k7b.gif

 

Confesso que não tinha percebido esta forte seca em praticamente metade da região

Sudeste. Para mim a chuva estava OK em SP...só que não...

 

O SE está literalmente dividido entre a água e a seca. Em Juiz de Fora, estamos

mais para a água. O INMET já está na casa dos 300mm de chuva este mês.

Link to comment
Share on other sites

Mapa do CPTEC reflete bem o Dezembro de 2013 até agora.

 

http://img62.imageshack.us/img62/2098/k7b.gif

 

Fiquei bem surpreso ao ver que no sul de SP a anomalia tá positiva nesses 20 dias de dezembro!

Já bem no NE mineiro o tom está azul escuro, o que mostra chuva excessiva.

 

Aqui agora temos 20.4 graus na Penha (CGE) e céu fechado!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei bem surpreso ao ver que no sul de SP a anomalia tá positiva nesses 20 dias de dezembro!
Litoral sul paulista e Vale do Ribeira.

 

 

Confesso que não tinha percebido esta forte seca em praticamente metade da região

Sudeste. Para mim a chuva estava OK em SP...só que não...

A estação do Mirante acumula 33,0 mm neste dezembro até hoje.

Normal 1961-1990 para dezembro (Mirante): 200,9 mm

Normal 1981-2010: 224,2 mm

Link to comment
Share on other sites

Nos tempos invernais, o CMC não é o modelo oficial das MP's por aqui?? Pois ele é o que "melhor" pega a força das MP's?? (e comprovadamente acerta em vários casos

Primeiro uma pequena defesa o Edison B..... é gente muito boa.

Rodolfo, quanto aos tempos invernais....são coisas simples. Nada impressionante.

Qualquer modelo serve....claro que haverá preferência por aquele que mais destoa da realidade.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Que delícia!!!!!

Primeiro amanhecer do verão na serra. Céu azul, sem nuvens.

Mínimas:

Aut. 13,4

Casa 13,7

Taubaté 19,3

 

Enquanto isso, continua chovendo na divisa MG/RJ.

Será que em janeiro, essa "seca" aqui em SP será compensada????

Iria perguntar a mesma coisa Sérgio, o norte do PR também está com baixos volumes de chuva esse mês, tenho 71 mm até agora e como está ai?

Link to comment
Share on other sites

Tocando no assunto, bem lembrado por sinal, desde 2006 quando comecei meus registros 2 vezes o mês de Dezembro ficou com chuva abaixo da média, e por semelhança o mês de janeiro do ano seguinte foi de muita chuva, seria apenas uma coincidência?

DEZ/08 = 132 mm JAN/09: 398 mm

DEZ/11 = 124 mm JAN/12 : 319 mm

Fato que quando Dezembro foi chuvoso como em 2007 ( 271 mm) e 2012 ( 215 mm), tive por consequencia os menores volumes em Janeiro com 287 mm ( JAN/08) e 232 mm ( JAN/13 - mais " seco" desde 2006). Interessante essa semelhança não.. :mail:

Link to comment
Share on other sites

Dia 26/12 completará um ano quando o Rio teve os portões do inferno abertos

recorde de calor histórico no Rio de Janeiro fez 43,2°C na sombra, enquanto no sol os termometros de rua chegavam 54°C

lembro do inferno que foi, logo no dia que tive que ficar dia todo na rua

agora a previsão para dia 26 é de máxima de 25°C , parece que estou sonhando

Link to comment
Share on other sites

Jean, nesses 40 dias que estou morando aqui em CDJ acho que tem chovido bastante aqui na serra; mas não tenho dados numéricos para afirmar se estamos na média, acima ou abaixo.

O que eu sei é que na capital a chuva está muito abaixo da média, conforme os dados que o Aldo publicou. E conforme os seus próprios dados mostram, uma hora essa situação será revertida.

Só espero que nossos "inestimáveis " governantes e órgãos competentes estejam monitorando toda essa situação. Será que estou pedindo muito????

 

Aquela região ente MG e ES tem algum radar meteorológico?? Ou só o do Pico do Couto que ajuda nessas horas.

 

Mais duas mortes confirmadas ontem.

Link to comment
Share on other sites

64110.png

 

t2m_d6_39.png

 

O modelo pode ser até extremista, mas faz tempo que outros vem apontando uma semana bem acima do que está sendo estes últimos dias de calor. Por isso que acredito que podemos bater fácil os 37/38 nas regiões mais quentes, talvez até mais.

Dia 28 estou indo para Capão, lá sim é o paraíso climático essa época do ano, mas primeiro quero pegar essa onda de calor aqui. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

http://www.wxbrasil.net/modelos/tmp/64110.png

 

http://www.wxbrasil.net/modelos/cmc/mapas_1/t2m_d6_39.png

 

O modelo pode ser até extremista, mas faz tempo que outros vem apontando uma semana bem acima do que está sendo estes últimos dias de calor. Por isso que acredito que podemos bater fácil os 37/38 nas regiões mais quentes, talvez até mais.

Dia 28 estou indo para Capão, lá sim é o paraíso climático essa época do ano, mas primeiro quero pegar essa onda de calor aqui. :mosking:

 

Sobre o CMC, palavras de Marcelo Albieri

O caps lock é só para lembrar....não é grito.....é uma forma de destaque, ABRAÇOS.

 

NÃO SE ESQUEÇAM QUE NESTE MODELO O QUE TEMOS É A TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE, GERALMENTE MAIOR QUE EM 2 M!

Link to comment
Share on other sites

Ontem compreendi um pouco melhor porque o Guarujá é tão caro em termos imobiliários...desci a serra por volta de 10 da manhã. Chuva/chuvisco o caminho todo e chuva FORTE nas proximidades de Cubatão, Já na Piaçaguera. A chuva me acompanhou até a entrada do Guarujá, de lá pra frente, CÉU LIMPO e SOL FORTE, com ventos moderados a fracos e perto de 30 graus. Saindo de lá as 17 horas, eis que a chuva volta do mesmo ponto em que estava em diante. Novamente, na entrada da Anchieta em Cubatão, CHUVA FORTE, com direito a um ponto de alagamento transitável e tudo o mais.

 

E pior, já fiz essa viagem várias vezes e na maioria das vezes peguei tempo bom no Guarujá e chuvas na base da serra e subida. No mínimo interessante essa situação.

 

Já hoje o vento maritimo sopra sobre a grande SP, e minha máxima com sol não passou de 25,9 graus. Agora faz 25,1 graus e caindo. ô tempo bom!

Link to comment
Share on other sites

64110.png

 

t2m_d6_39.png

 

O modelo pode ser até extremista, mas faz tempo que outros vem apontando uma semana bem acima do que está sendo estes últimos dias de calor. Por isso que acredito que podemos bater fácil os 37/38 nas regiões mais quentes, talvez até mais.

Dia 28 estou indo para Capão, lá sim é o paraíso climático essa época do ano, mas primeiro quero pegar essa onda de calor aqui. :mosking:

CMC continua colocando calor acima de qualquer perspectiva, 40°C na área de Bagé mais para a lagoa Mirim e Livramento.

Acredito em máxima de 40°C no noroeste gaúcho, 39°C na grande Porto Alegre, 34°C em Canela INMET, 31°C em Ausentes e até 30°C em São Joaquim, além de 35°C no litoral norte onde estarei a partir de sexta feira em Capão da Canoa. Em fevereiro de 2010 registrei 36°C à sombra com mínima de 26°C. Ano passado Torres teve recorde absoluto de 41°C.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia sem mudança no tempo na Grande SP. As nuvens ralas cotinuam no céu e novamente por volta do meio dia ficou nublado, mas depois o sol apareceu.

 

Já estou praticamente crente de que dezembro de 2013 será o dezembro menos chuvoso da história no Mirante. Aliás, já estou até achando que não choverá mais aqui neste mês.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.