Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

William, choveu hoje de novo. Entre 18:00 e 19:00hs mais ou menos choveu bastante; antes, tivemos fortes rajadas de vento.

A temperatura caiu bem. Aqui em casa, tenho 14,3 agora.

Acho que está frio. :laugh:

 

Uma temperatura de 18 graus com vento frio até que meio forte, quanto dá de sensação térmica???

Uns 14/15 ????

Não deixa de ser friozinho. :onthequiet:

E olha que eu sou calorento. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, no Assunção a máxma do dia foi de 25 graus e a mínima de 17,2 graus.

 

Agora tenho 18,1 graus...resumindo, tá uma beleza o clima do Assunção esses dias!

 

Aqui no Riacho Grande estou abaixo de Curitiba na média.....19,7

 

Médias dezembro (18 dias)

 

20,1 - Curitiba

21,4 - Brasília

22,5 - São Paulo

22,8 - Belo Horizonte

23,2 - Porto Alegre

23,4 - Florianópolis

23,7 - Goiania

25,2 - Vitoria

25,4 - Rio de Janeiro (VM)

25,5 - Rio Branco

25,8 - Campo Grande

25,8 - Palmas

26,1 - Maceió

26,2 - Salvador

26,6 - Porto Velho

26,5 - Cuiabá

26,7 - Recife

27,2 - João Pessoa

27,2 - Natal

27,3 - Belem

27,4 - Aracaju

27,6 - São Luis

27,7 - Boa Vista

27,9 - Fortaleza

28,8 - Manaus

28,8 - Teresina

Link to comment
Share on other sites

Coutinho...qto a geada no PNI qdo deu 1,5 dias atrás...disseram que foi bem fraca e de forma bem isolada.....

 

Qto aos dados da convencional...eu peguei no site....não é questão de ser chato..è o que o Inmet informa!!

 

se a minima for 11,49 ou 11,45....pra mim será 11,5

 

se a minima for 11,41 ou 11,44....pra mim será 11,4

 

É questão de arredondamento....pois não posso ignonar a 2a casa despois da virgula...

 

Aliás isso é uma recomendação do Disme daqui de SP e do Epagri tambem...pois coloquei esta questão!!

 

abraço

 

JÁ DISSE N VEZES, O QUE ESTÁ NO SITE NÃO É DEFINITIVO, ALÉM DAS CORREÇÕES, EVENTUAIS, TEM OS EXTREMOS FORA DO HORÁRIO QUE NÃO SÃO CORRIGIDOS NO SITE, EU PEGO DA FONTE.

Verdade.

Já vi discrepâncias entre o site e os dados do BDMEP.

Vários casos de mínimas "invertidas, que não são indicadas no site, são corrigidas no BDMEP.

 

Já fiz a experiência: anotei temperaturas diárias do Mirante e depois esperei sair no BDMEP.

Mínimas que ocorreram no final do dia estavam devidamente corrigidas no BDMEP.

 

Muito blá blá blá...

 

São 19 dias de dados.

 

E EU ESTOU CALCULANDO A MÉDIA DAS MÍNIMAS E DAS MÁXIMAS.

 

As máximas estão acima da média.

 

Existe problema com o horário da máxima?

 

Não. Sempre as malditas mínimas....

 

Nunca vi alguém aqui questionar o horário da máxima....

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Portanto,,.....quente.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

20 de dezembro de 2013

 

04,6 - Pq do itatiaia RJ

11,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

11,1 - Monte Verde MG

11,3 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

11,3 - Maria da Fé MG

 

Que delícia que é o verão na Mantiqueira! Temperaturas extremamente "civilizadas"! :good:

 

Ano passado eu passei a virada de ano em Campos do Jordão e achei muito gostoso! A cidade fica bem movimentada, porém não lotada e o clima é extremamente agradável. Pra quem ainda não decidiu o que vai fazer na virada é uma boa! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Se algum erro existe nas máximas gostaria que o mesmo fosse apontado.

Agora...Não sou purga, tá.

1/12/2013    21,6
2/12/2013    20,8
3/12/2013 	22,8
4/12/2013    24,6
5/12/2013	 20,0
6/12/2013	 21,0
7/12/2013	 23,2
8/12/2013	 23,4
9/12/2013	 23,4
10/12/2013	20,8
11/12/2013	17,4
12/12/2013	21,0
13/12/2013	23,6
14/12/2013	23,6
15/12/2013	24,6
16/12/201323,2
17/12/201322,4
18/12/2013	25,0
19/12/2013	24,4
20/12/2013	23,6

Link to comment
Share on other sites

Mas fiz desta quinta. Houve chuva fraca na madrugada de quarta pra quinta. Quando saí pra trabalhar estava garoando. Garoava bem fraco por volta das 20h quando fui ao Largo da Matriz ver uma apresentação de coral natalino, mas nada que espantasse o público. Pelo vídeo verificamos que o tempo ficou fechado grande parte do dia, abrindo rapidamente por volta das 16h. Por volta dos 49s (em HD dá pra ver nitidamente) é possível ver as formações sobre a Serra do Mar atrás dos edifícios. E no finalzinho do vídeo a Lua dá o ar da graça.

Ricardo, sua câmera está sempre virada para a mesma posição?

Para sudeste?

 

Apenas curiosidade para eu saber a direção dos ventos no time-lapse. :mrgreen:

 

Exatamente Aldo, sudeste.

 

Os primeiros eram leste, mas por motivos técnicos e panorâmicos, os na posição sudeste ficam mais interessantes.

 

Sudeste.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

PNI está de volta, e agora temos agradabilissimos 6,8 graus lá no posto Marcão...ô vontade de ter uma casa lá em cima kkkk

 

Existe aquela casa no meio do parque que foi construída exatamente em 2.000m de altitude. Acho que ela fica no km 8 da estrada do Parque!

 

Essa casa é sonho de consumo!

 

 

Seria esta a casa, que fica no km 8,5 da estrada de acesso?

 

OAXMqMv.png

Link to comment
Share on other sites

Mas fiz desta quinta. Houve chuva fraca na madrugada de quarta pra quinta. Quando saí pra trabalhar estava garoando. Garoava bem fraco por volta das 20h quando fui ao Largo da Matriz ver uma apresentação de coral natalino, mas nada que espantasse o público. Pelo vídeo verificamos que o tempo ficou fechado grande parte do dia, abrindo rapidamente por volta das 16h. Por volta dos 49s (em HD dá pra ver nitidamente) é possível ver as formações sobre a Serra do Mar atrás dos edifícios. E no finalzinho do vídeo a Lua dá o ar da graça.

Ricardo, sua câmera está sempre virada para a mesma posição?

Para sudeste?

 

Apenas curiosidade para eu saber a direção dos ventos no time-lapse. :mrgreen:

É um trabalho excelente este q o Ricardo tem feito!

Não só pela beleza das imagens qto pela possibilidade de uma análise rápida e correta da circulação atmosférica em vários níveis.

Conseguimos compreender mta coisa com o auxílio das imagens. Detalhes q os números mostrados nas estações não revelam.

 

Opa! Muito obrigado!

 

Já preparando a câmera pra amanhã.

Link to comment
Share on other sites

20 de dezembro de 2013

 

04,6 - Pq do itatiaia RJ

10,6 - Morro da Igreja SC

11,3 - Morro das Antenas SC

 

 

Conclusão,,,,o PNI.....NÃO É TÃO QUENTE QUANTO AS OUTRAS ESTAÇÕES BRAZILEIRAS

 

 

Mafili,

 

Na última vez que eu fui no PNI corri do Marcão até o Rebouças com 4,5ºC e muito vento. Cheguei no Rebouças com a orelha doendo do frio e do vento. Senti menos desconforto ao correr em Londres com -1ºC, porém sem vento! A altitude também cobra o seu preço, acho fantástico sentir na própria pele como o ar rarefeito afeta a performance no exercício, o ar é bem rarefeito a 2.400m!

 

Tenho certeza que você vai gostar do lugar!

Link to comment
Share on other sites

PNI é outro mundo, fala sério...eu gostaria de passar umas semanas lá em cima,

durante o verão, só para sentir o frio de inverno em pleno verão. Deve ser um

espetáculo.

 

ORAS BOLAS, SENTIMOS ISTO AO LONGO DO VERÃO ALGUMAS VEZES... E NO QUINTAL.

 

A PROPÓSITO, DEVE TER GEADA QUANDO FEZ 1,5 NO PNI.

 

 

Coutinho,

 

Acho que o mais interessante do PNI é que em algumas situações em que o Brasil inteiro está quente, ele consegue tirar algumas mínimas espetaculares da cartola. O 1,5º dessa semana foi prova disso. O contraste com todas as estações da região e do Brasil é enorme.

 

Quando faz frio no Sul ele ocorre em muitos locais, não acontece essa situação que acontece no PNI de apenas ele apresentar frio, com uma diferença gigantesca para as estações mais próximas. Acho que isso é o mais interessante do local, o enorme contraste com regiões próximas!

Link to comment
Share on other sites

Não sei como está o lado mineiro lá do William; mas, aqui em CDJ, estou sentindo um certo friozinho.

A temperatura nem está tão baixa assim; tenho 18,4 agora.

Mas, tem um ventinho que está fazendo com que a sensação térmica seja mais baixa.

 

Enquanto isso, Taubaté tem 28°C.

 

Sérgio,

 

Você é um felizardo por morar em um dos climas mais agradáveis do Mundo! Eu que odeio calor ficaria muito mais feliz se o clima de SP fosse uma cópia do de CDJ. Mlelhor ainda, que seja uma cópia do PNI!

Link to comment
Share on other sites

PNI está de volta, e agora temos agradabilissimos 6,8 graus lá no posto Marcão...ô vontade de ter uma casa lá em cima kkkk

 

Existe aquela casa no meio do parque que foi construída exatamente em 2.000m de altitude. Acho que ela fica no km 8 da estrada do Parque!

 

Essa casa é sonho de consumo!

 

 

Seria esta a casa, que fica no km 8,5 da estrada de acesso?

 

OAXMqMv.png

 

 

A própria! Ela aparece nessa matéria da Globo. Vejam a partir de 29:16 quando mostram o PNI.

 

7917dfq1Kck

Link to comment
Share on other sites

 

 

Mafili,

 

Na última vez que eu fui no PNI corri do Marcão até o Rebouças com 4,5ºC e muito vento. Cheguei no Rebouças com a orelha doendo do frio e do vento. Senti menos desconforto ao correr em Londres com -1ºC, porém sem vento! A altitude também cobra o seu preço, acho fantástico sentir na própria pele como o ar rarefeito afeta a performance no exercício, o ar é bem rarefeito a 2.400m!

 

Tenho certeza que você vai gostar do lugar!

 

Sem dúvida Luba.

 

A tua mensagem toca em um ponto que venho discutindo em rodas privadas.

 

Uma das melhores mensagens que li ultimamente. Parabéns.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Na última vez que eu fui no PNI corri do Marcão até o Rebouças com 4,5ºC e muito vento. Cheguei no Rebouças com a orelha doendo do frio e do vento. Senti menos desconforto ao correr em Londres com -1ºC, porém sem vento! A altitude também cobra o seu preço, acho fantástico sentir na própria pele como o ar rarefeito afeta a performance no exercício, o ar é bem rarefeito a 2.400!

 

No início de setembro também fiz a pé o trajeto entre o Posto Marcão e o Abrigo Rebouças. Tinha negativado pela manhã e durante minha caminhada (11 às 13 horas) a temperatura ficou por volta dos 15 graus, de acordo com os registros da estação no dia. Céu limpíssimo, mas de uma hora pra outra surgem nuvens vindas "lá de baixo", venta mais forte e esfria. Cinco minutos depois as nuvens vão embora, o sol volta e para de ventar. Incrível.

 

Obs.: subindo aquele morrinho voltando do Rebouças pro Marcão, você sente a diferença de oxigênio.

Link to comment
Share on other sites

Para esquentar um pouco as coisas... previsões do Google para o Natal, dia 25 no Hell Grande:

 

Vacaria: 19ºC/30ºC

Caxias do Sul: 21ºC/30ºC

Gramado: 20ºC/32ºC

Passo Fundo: 21ºC/34ºC

Porto Alegre: 25ºC/35ºC

Uruguaiana: 27ºC/38ºC

 

Dá nem pra fugir para as montanhas mais... Só se for no PNI...

Link to comment
Share on other sites

 

 

Mafili,

 

Na última vez que eu fui no PNI corri do Marcão até o Rebouças com 4,5ºC e muito vento. Cheguei no Rebouças com a orelha doendo do frio e do vento. Senti menos desconforto ao correr em Londres com -1ºC, porém sem vento! A altitude também cobra o seu preço, acho fantástico sentir na própria pele como o ar rarefeito afeta a performance no exercício, o ar é bem rarefeito a 2.400m!

 

Tenho certeza que você vai gostar do lugar!

 

Sem dúvida Luba.

 

A tua mensagem toca em um ponto que venho discutindo em rodas privadas.

 

Uma das melhores mensagens que li ultimamente. Parabéns.

 

Abraços

 

 

Mafili,

 

Um negócio que gosto de fazer ao passar por grandes contrastes de altitude é o teste da garrafa d'água. Veja que interessantes as diferenças de pressão.

 

2.000m de diferença (de 2.400m PNI-Posto Marcão a 400m Via Dutra)

ESM-WzFMkvo

 

3.000m de diferença (3.014m Vulcão Haleakala ao nível do Mar)

jNM_PfQwdcM

 

Na próxima vez que tiver a oportunidade de ir para o Havaí vou gravar a diferença de 4.200m entre o Mauna Kea e o nível do Mar. Preciso gravar também a subida, quando a garrafa fica estufada como um balão e parece que vai explodir! Aposto que Evangelista Torricelli ficaria com um sorriso no rosto se pudesse assistir a esses vídeos!

Link to comment
Share on other sites

Se algum erro existe nas máximas gostaria que o mesmo fosse apontado.

Agora...Não sou purga, tá.

1/12/2013    21,6/10,4
2/12/2013    20,8/13,0
3/12/2013 	22,8/12,8
4/12/2013    24,6/13,6
5/12/2013	 20,0  19,0/12,8
6/12/2013	 21,0/11,0
7/12/2013	 23,2/10,0 (11,4 auto)
8/12/2013	 23,4/12,4
9/12/2013	 23,4/14,2
10/12/2013	20,8/13,4
11/12/2013	17,4/10,2
12/12/2013	21,0/7,8
13/12/2013	23,6/10,0
14/12/2013	23,6/13,4
15/12/2013	24,6/13,6
16/12/2013   23,2/12,4
17/12/2013   22,4/10,4
18/12/2013	25,0/11,2
19/12/2013	24,4/10,6
20/12/2013	23,6/12,0

médias; 22,5/11,8/16,3

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã com muita nebulosidade baixa e ventos oceânicos no leste paranaense.

Em alguns momentos ocorrem chuviscos e a temperatura se mantém estável (em 16°C) desde o início da madrugada.

 

O verão está começando no Estado sob forte influência da Alta do Atlântico, o q configura um quadro de tempo seco no interior mas amenizado pelos ventos do leste ou sudeste.

Em Piraquara e em praticamente todo o planalto de Curitiba, a nebulosidade gerada pela entrada destes ventos do mar causa chuviscos durante a madrugada, no início da manhã e muitas vzs ao entardecer.

As temperaturas não sobem muito nestas condições com máximas oscilando entre 22 e 25°C.

Formações convectivas são raras e ocorrem apenas na Serra do Mar, onde estão sendo observadas (por mim) chuvas frequentes nos finais de tarde, geralmente sem trovoadas e de curta duração.

O mapa abaixo mostra os ventos no Estado hoje, predominantemente de leste ou sudeste e mais intensos no centro-sul e oeste devido ao forte gradiente de pressão entre leste e oeste. (BP no Paraguai e AP no Atlântico).

(mapa: Simepar)

8721.png.05f97fd991b45dae111cc614c9f54f66.png

Link to comment
Share on other sites

Quando acordei por volta das 06:30 hs, tinha muita neblina. Mas agora, céu azul e muito sol.

A mínima na aut. foi de 12,2

Em casa marquei 13,1.

Taubaté ficou com 19,9

 

Concordo com você Luba, o clima não só aqui em CDJ mas, em toda a Mantiqueira é fantástico. Para quem não gosta muito do calor, é lógico. Pessoalmente, mais importante do que ser uma cidade onde faz muito frio é não fazer calor. Máximas no verão de 25 graus ou menos, é maravilhoso. :good2: :good2:

 

Aliás, hoje começa o verão. Não é????

Eu adoro quando começa o verão. :dash1: :dirol:

É que agora já acabou a primavera e faltam apenas 3 meses para começar o OUTONO. :heart: :clapping:

Vem outono, vem.........

Link to comment
Share on other sites

Quando acordei por volta das 06:30 hs, tinha muita neblina. Mas agora, céu azul e muito sol.

A mínima na aut. foi de 12,2

Em casa marquei 13,1.

Taubaté ficou com 19,9

 

Concordo com você Luba, o clima não só aqui em CDJ mas, em toda a Mantiqueira é fantástico. Para quem não gosta muito do calor, é lógico. Pessoalmente, mais importante do que ser uma cidade onde faz muito frio é não fazer calor. Máximas no verão de 25 graus ou menos, é maravilhoso. :good2: :good2:

 

Aliás, hoje começa o verão. Não é????

Eu adoro quando começa o verão. :dash1: :dirol:

É que agora já acabou a primavera e faltam apenas 3 meses para começar o OUTONO. :heart: :clapping:

Vem outono, vem.........

 

 

NA PRÁTICA NÃO TEMOS VERÃO, SIM UMA PRIMAVERA DE LUXO! E NA PRÁTICA EM MENOS DE 70 DIAS O VERÃO JÁ SE FOI, AQUI PELO MENOS.

Link to comment
Share on other sites

Para esquentar um pouco as coisas... previsões do Google para o Natal, dia 25 no Hell Grande:

 

Vacaria: 19ºC/30ºC

Caxias do Sul: 21ºC/30ºC

Gramado: 20ºC/32ºC

Passo Fundo: 21ºC/34ºC

Porto Alegre: 25ºC/35ºC

Uruguaiana: 27ºC/38ºC

 

Dá nem pra fugir para as montanhas mais... Só se for no PNI...

 

Em São José dos Ausentes: 14°/27°

 

Em tempo: O friozinho nesse parque PNI deve destruir a pele de qualquer um. Imagine mais de 2.000 metros de altitude em pleno zona tropical a radiação solar.

Link to comment
Share on other sites

Em 168 horas, litoral do Espírito Santo registra o maior volume de chuva de todo o planeta

20 DEZEMBRO 2013 por DEOLHONOTEMPO

 

Os dados interpolados do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) da Agência Espacial Americana (NASA) com estações meteorológicas de superfície comprovaram que ao longo das últimas 168 horas (desde a última sexta-feira, 13), o litoral do Espírito Santo foi a região de todo o planeta Terra que mais registrou precipitação.

Na comunidade de Boa Vista, em Linhares, das 18 horas (Brasília-verão) de sexta-feira (13) até às 18 horas desta sexta-feira (20), o índice pluviométrico havia chegado a impressionante marca de 498,6 milímetros. Ainda no litoral capixaba, a estimativa feita pelo satélite foi de precipitação entre 500 e 700 milímetros.

No mesmo período foram contabilizados 345,5 milímetros em Cahuide, no departamento de Cuzco, no Peru e 448 milímetros em Placencia, no estado de Stann Creek, em Belize.

No litoral do Sri Lanka, região de Kirinda, foram aferidos 380 milímetros de chuva. E no extremo norte do Vietnã, em na província de Lai Châu, foram observados 400 milímetros, já na fronteira com a China.

Até o final da noite desta sexta-feira, quase 20 mil pessoas ainda permaneciam desalojadas em todo o estado por conta dos alagamentos, muitos que sequer haviam começado a recuar.

 

18.png

Link to comment
Share on other sites

Concordo Coutinho e Sergio , alias Coutinho tenho uns conterraneos seus chegando por aqui hoje

 

 

Minimas mais alta hoje pela nebulosidade que só se dissipou no inicio da manha minimas na casa dos 13°C , agora céu azul sem nuvens e 17°C

 

SIM, APOSENTADOS DA CAPITAL/FPOLIS.

 

Ah! tipo aposentando dos EUA....Tem por habito morarem da Florida para evitar os dissabores do Frio.

 

rsrsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Na última vez que eu fui no PNI corri do Marcão até o Rebouças com 4,5ºC e muito vento. Cheguei no Rebouças com a orelha doendo do frio e do vento. Senti menos desconforto ao correr em Londres com -1ºC, porém sem vento! A altitude também cobra o seu preço, acho fantástico sentir na própria pele como o ar rarefeito afeta a performance no exercício, o ar é bem rarefeito a 2.400!

 

No início de setembro também fiz a pé o trajeto entre o Posto Marcão e o Abrigo Rebouças. Tinha negativado pela manhã e durante minha caminhada (11 às 13 horas) a temperatura ficou por volta dos 15 graus, de acordo com os registros da estação no dia. Céu limpíssimo, mas de uma hora pra outra surgem nuvens vindas "lá de baixo", venta mais forte e esfria. Cinco minutos depois as nuvens vão embora, o sol volta e para de ventar. Incrível.

 

Obs.: subindo aquele morrinho voltando do Rebouças pro Marcão, você sente a diferença de oxigênio.

 

É bem assim mesmo! as nuvens entrando e esfriando são bem a cara do local, uma maravilha mesmo!

 

Quanto ao clima da mantiqueira...

Um belo dia terei uma casinha em campos ou monte verde, como adoro estar longe do calor!

Estarei indo para lá no ano novo!

Mais alguem vai??

Link to comment
Share on other sites

Concordo Coutinho e Sergio , alias Coutinho tenho uns conterraneos seus chegando por aqui hoje

 

 

Minimas mais alta hoje pela nebulosidade que só se dissipou no inicio da manha minimas na casa dos 13°C , agora céu azul sem nuvens e 17°C

 

SIM, APOSENTADOS DA CAPITAL/FPOLIS.

 

 

Tambem ... no mas alguns amigos que moram em Tubarao e trabalham na Tractebel Energia

Link to comment
Share on other sites

Primavera se despedindo hoje..

Tivemos uma primavera mais " fria" que em 2012, com média de 22.6°C, contra 23.2°C do ano passado, e a 2° primavera mais seca em 8 anos, com 405 mm. :mail: e como foi a primavera de vocês colegas?

 

 

Percorreu até final de novembro abaixo da média. Eis que surge dezembro, e suas altas temperaturas DIARIAMENTE, únicos dias abaixo de 25ºC foram dias 1, 2 e 13. Prognósticos nada bom. Calor vem constante, acima dos 30ºC, e deve aumentar muito, com máximas perto dos 40ºC, como sempre, no natal... E depois? Mais calor.

Link to comment
Share on other sites

14:00HS

 

19,0 - Riacho Grande (PWS - Anchieta / KM 29,0 - S B do Campo)

20,5 - Parelheiros

20,8 - Areião (CGE - Anchieta / km 26,5 - S B do Campo)

21,8 - Bairro Assunção (PWS - Anchieta / km 23,0 - S B do Campo)

22,9 - Praça da Sé

23,7 - Vila Mariana

24,0 - Guarulhos (Cumbica)

24,4 - Santana

25,0 - Aeroporto Congonhas

25,2 - Lapa

25,7 - Butantã

25,8 - Penha

26,2 - Vl Madalena (PWS)

 

Chuva fraca aqui em casa...na capital paulista ceu nublado a parcialmente nublado

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.