Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Sérgio, agora ele está no paraíso! :lol:

 

Nem tanto...no ultimo dia 11, a cidade bateu 28,0 graus na estação do Horto Florestal, ficando apenas 2,5 do recorde de todos os tempos...

 

Foi aquela onda de calor forte. No dia 12 tive 35,6ºC (a máxima do ano).

 

Situação bem diferente de agora, pois faz 18,1C apenas e chuvisco fraco.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mínimas de hoje:

 

-04,4 - Bariloche (Cerro Catedral)

-02,4 - Bariloche

00,0 - El Bolson

02,7 - Esquel

02,7 - Ushuaia

03,0 - Maquinchao

03,0 - Rio Gallegos

03,7 - San Julian

05,0 - El Calafate

06,0 - Malargue

06,2 - La Quiaca

06,5- Comodoro Rivadavia

 

06,4 - São José dos Ausentes RS (PWS)

07,5 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

10,0 - Bom Jesus RS (Inmet)

10,5 - Vacaria RS (Inmet)

11,3 - Canela RS (PWS- Castelinho)

11,4 - Santana do Livramento RS (Inmet)

12,0 - São Francisco de Paula RS (PWS)

12,1 - Teutonia RS (PWS - Help)

12,2 - Canela RS (Inmet)

12,6 - Nova Bassano RS (PWS)

13,0 - Gramado RS (PWS)

13,1 - Santa Rosa RS (PWS)

13,2 - Caxias do Sul RS (Inmet)

13,2 - Santana do Livramento RS (Inmet)

13,5 - Teutonia RS (Inmet)

13,5 - Garibaldi RS (PWS)

13,6 - Farroupilha RS (PWS)

13,6 - Lagoa Vermelha RS (Inmet)

13,6 - Teutonia RS (PWS - Languiru)

13,7 - Dom Pedrito RS (Inmet)

13,8 - Tupandi RS (pWS)

13,9 - Antonio Carlos RS (PWS)

13,9 - Erechim RS (Inmet)

13,9 - São Marcos RS (PWS)

 

04,6 - Bom Jardim da Serra SC (Epagri)

05,0 - Morro da Igreja SC (Conv/Inmet)

07,2 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

07,5 - São Joaquim SC (Inmet)

08,0 - Painel SC (Epagri)

08,6 - São Joaquim SC (Epagri - Chapada Bonita)

09,3 - São Joaquim SC (Epagri - Bentinho)

09,3 - Urupema SC (PWS)

10,5 - Lages SC (Inmet)

11,5 - Timbé do Sul SC (Epagri)

11,6 - Água Doce SC (PWS)

12,1 - Matos Costa SC (Epagri)

12,5 - Campo Belo do Sul SC (Epagri)

12,5 - Rancho Queimado SC (Epagri)

12,8 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis)

13,2 - Campos Novos SC (Epagri)

13,3 - Joinville SC (PWS - D Francisca)

13,4 - Campo Algre SC (Epagri)

13,2 - Rio Negrinho SC (Epagri)

13,5 - Curitibanos SC (Inmet)

13,5 - Lebon Régis SC (Epagri)

13,5 - Major Vieira SC (Epagri)

13,6 - Itáiópolis SC (Epagri)

13,8 - Papanduva SC (Epagri)

 

12,3 - Inacio Martins PR (Inmet)

13,5 - Castro PR (Inmet)

14,2 - Curitiba PR (Inmet)

 

09,7 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

10,2 - Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa)

11,1 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

11,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

12,6 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

14,5 - São Paulo SP (INPE - Marcilaq)

14,8 - São Luiz do Paraitinga SP (Inmet)

14,9 - Barra do Turvo SP (Inmet)

 

06,9 - Pq Itatiaia RJ (PWS)

10,9 - Pico do Couto RJ (Inmet)

13,0 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

13,6 - Teresópolis RJ (Inmet)

 

10,7 - Monte Verde MG (Inmet)

11,3 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

12,3 - Maria da Fé MG (Inmet)

12,4 - Maria da Fé MG (PWS - Toatoa)

13,4 - Diamantina MG (Inmet)

14,0 - Poços de Caldas (Aero)

14,2 - Caldas MG (Inmet)

14,3 - Barbacena MG

14,5 - Juiz de Fora MG (Inmet)

14,6 - Passa Quatro MG (Inmet)

14,8 - Extrema MG (Ciiagro)

Link to comment
Share on other sites

O dia começou chuvoso aqui em Mogi das Cruzes. A chuva parou lá pelas 11:00 e a tarde foi nublada.

 

Aqui vai um vídeo em time lapse que eu fiz pra vocês do BAZ, feita da janela da minha cozinha, mostrando minha cidade, Mogi das Cruzes, entre 16:45 e 18:57 de hoje.

 

Disponível em Full HD.

 

3OryTXoQ2MY

qual s

 

Legal qual seu bairro em Mogi

Link to comment
Share on other sites

O dia começou chuvoso aqui em Mogi das Cruzes. A chuva parou lá pelas 11:00 e a tarde foi nublada.

 

Aqui vai um vídeo em time lapse que eu fiz pra vocês do BAZ, feita da janela da minha cozinha, mostrando minha cidade, Mogi das Cruzes, entre 16:45 e 18:57 de hoje.

 

Disponível em Full HD.

 

3OryTXoQ2MY

qual s

 

Legal qual seu bairro em Mogi

 

Mogilar.

Link to comment
Share on other sites

Climatempo, que na primeira semana de Novembro estava surpresa com o frio (Por que está fazendo tão frio em Novembro em São Paulo?), agora está surpresa com o calor de Novembro ("Desde dia 1º Novembro até dia 17, a média das máximas está 1º acima da média máxima do mês (26,9ºC x 25,9ºC (em relação à 61-90), com 6 dias superando os 30ºC). Este Novembro tem sido mais quente que 2012"). Vai entender... Até dez dias atrás estava frio, agora está quente...

 

Continua na tecla que este Novembro está bem NORMAL, e que deve fechar próximo média, seja para cima ou baixo, em relação à 81-2010.

 

Ao contrário do que eu projetava, parece que teremos uma MP forte para a época, partir de 6ª feira, mais potente do que esta agora, trazendo bom frio até domingo e uma semana agradável até 5ª feira próxima. O final do mês, porém, deve ser bem quente para São Paulo.

 

TRICOLOR RUMO Á LIBERTADORES MAIS UMA VEZ!!!

Link to comment
Share on other sites

É... hoje a capital paulista já deu uma esquentadinha.

 

Depois de começo de manhã nublado, a maior parte do dia foi de sol entre muitas nuvens.

 

Mirante: 17,3°C / 26,2°C

IAG: 16,5°C / 26,0

Esta massa polar, além de fraquinha, foi tiro curtíssimo. :prankster:

 

Amanhã deve esquentar mais. Já poderemos bater nos 28/29°C.

 

Concordo com o Caco: também não estou vendo nada de muito anormal neste novembro, aqui em Sampa.

Talvez o nº de dias de chuva (5 até agora, com 55,6 mm no Mirante) esteja um pouco abaixo da média.

Mas nada excepcional também e ainda faltam 12 dias para terminar o mês.

 

Agora, céu encoberto, aeroportos variando entre 18 e 20°C.

Link to comment
Share on other sites

O dia começou chuvoso aqui em Mogi das Cruzes. A chuva parou lá pelas 11:00 e a tarde foi nublada.

 

Aqui vai um vídeo em time lapse que eu fiz pra vocês do BAZ, feita da janela da minha cozinha, mostrando minha cidade, Mogi das Cruzes, entre 16:45 e 18:57 de hoje.

 

Disponível em Full HD.

 

3OryTXoQ2MY

qual s

 

Legal qual seu bairro em Mogi

 

Mogilar.

 

Legal sou do Mogi Moderno...

Link to comment
Share on other sites

Temos neste momento na capital paulista, algumas nuvens que se não me engano deva ser alto cúmulos castelanus.

Teremos pra essa terça a volta do calor e das pancadas de chuva!

Acredito que outros colegas já devem ter comentado que esse último sistema frontal trouxe chuvas volumosas na parte sul da RMSP enquando na metade norte da região metropolitana teve pouca chuva, inclusive aqui na zona leste.

Link to comment
Share on other sites

Estranhamente, quando surgiu a neblina ontem a noite lá no Assunção, também tão forte quanto no Riacho Grande, e to achando que 20 metros de visibilidade era muito, a temperatura disparou, saindo de 16,6 graus, e amanheci com 17,3 graus. Hoje o dia será de muito calor, A EXCESSÃO do sul da grande SP, que deverá ter muita nebulosidade, neblina, provavelmente veremos operação comboio no sistema Anchieta-Imigrantes, entre outras pequenas mazelas.

 

Já do Assunção pra cima, o céu já amanheceu limpo, sem sinal de nuvens ou chuva, mas isto não quer dizer que será assim durante o dia, deve nublar e baixar neblina forte ao final da tarde. Quem for descer pro litoral hoje, cuidado com a neblina!

Link to comment
Share on other sites

Interessante como SP mesmo ficando com temperatura absolutamente dentro da média, teve precipitação bem abaixo.

Já estamos na segunda kinzena de nov e até o momento só 55mm foram registrados.

Chuvas irregulares?

(isoladas?)

Em Ctba tbm choveu pouco.

Já em Poa, choveu mto, mas quase tudo em 1 único dia.

Link to comment
Share on other sites

Um ponto que me chamou atenção são as pessoas falarem que este novembro está frio e que deveria estar mais quente para época. Interessante as pessoas acharem isso num cenario de neutralidade...Me parece agora, um mês que esteja dentro do normal, é considerado como frio e isto está virando rotina já alguma temo...

Link to comment
Share on other sites

(Usuários navegando neste fórum:

Nenhum usuário registrado e 0

visitantes)

 

Só falar q está "dentro da média" q usuários somem!

kkkkkkkkk

 

Novembro ficou abaixo da média no início

(naturalmente, transição)

Dp teve um akecimento compensador...

(naturalmente, transição)

E segue a primavera!

99 e 09 foram boas exceções...

Link to comment
Share on other sites

Médias Novembro 2013 (18dias)

Curitiba PR: (-0,4) 18,5 (54,0mm)

São Paulo SP: (0,0) 21,2 (55,6mm)

 

Um ponto que me chamou atenção são as pessoas falarem que este novembro está frio e que deveria estar mais quente para época. Interessante as pessoas acharem isso num cenário de neutralidade...Me parece agora, um mês que esteja dentro do normal, é considerado como frio e isto está virando rotina já alguma tempo...
Nenhum

 

Carlos, Eu concordo com o Aldo sobre a percepção do paulistano sobre o tempo [em algum lugar do passado]

 

E é também é minha percepção.

 

Sem chuva estritamente "convectiva" o verão não chegou em São Paulo.

 

Sem chuva de verão....não é verão....

 

Calor é prazeroso frio é chato.

 

Logo novembro de 2013 está chato.

 

Buenos Aieres.....em breve estaremos plantando café por lá.

 

2qdude1.gif

Link to comment
Share on other sites

Apesar do mapa de anomalias confirmar que a condição climática do centro sul é inversamente proporcional a Argentina, não devemos esquecer que mesmo eles estando acima da média, de vez em quando vem um ventinho desgraçado, ar polar e temperaturas abaixo de zero ou perto disso...melhor esquecermos o café por enquanto! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Sobre a percepção do verão paulistana, é a minha também! Sem chuva convectiva, sem verão!

Link to comment
Share on other sites

Sobre a percepção do verão paulistana, é a minha também! Sem chuva convectiva, sem verão!

Percepção correta..

Tenho notado (perceptivamente, e aki não se utilizam números, apenas percepção msmo) q os dias com ventos oceânicos SE/NE foram muitos.

O q acontece qdo temos este tipo de situação?

Pouca chuva (aki vale o q vc disse uma vez sobre a área da represa, na borda da serra), pois os ventos resfriam o ambiente nas horas críticas (q são os períodos qdo ocorrem (ocorreriam, sem os ventos chatos) as formações de origem convectiva).

Cria-se uma falsa sensação de "resfriamento".

Falsa, pq embora as tardes sejam amenas graças à brisa marítima, as noites são menos frias graças à nebulosidade produzida pela infiltração.

Durante o período noturno é natural não percebermos a ligeira elevação das temperaturas, pois estamos dentro de nossas casas, mas durante o dia percebemos q o ar está mais fresco...

Aki temos a percepção de um novembro mais frio, mesmo estando dentro da média histórica.

Então, o correto seria: temos um novembro atípico (com reservas) mas dentro do combinado (by "Ranzinza" kkkk, com carinho).

 

Abraços Campestres!

Link to comment
Share on other sites

Estou com vocês nessa: Sem chuva convectiva, sem verão! Este é o cenário

clássico da estação, afinal.

 

Pelo menos aqui em J. Fora, reparei que as tempestades de verão diminuíram

de frequência, embora a quantidade de precipitação se mantenha parecida. É

porque aumentou a frequência de ZCAS e ZCOU, imagino eu.

 

Eu diria que as chuvas se tornaram mais irregulares nos últimos anos em minha

região.

Link to comment
Share on other sites

Parece q a ZCAS q se formou sobre o Sudeste recentemente não teve energia suficiente para produzir bons volumes de chuva.

Pelas imagens, tive a impressão de q as nuvens situaram-se em altitudes intermediárias, eram mais estratiformes e menos volumosas em comparação com o q ocorre nos episódios clássicos de ZCAS.

Resultado: Chuvas de um modo geral leves e pekena oscilação térmica (MdF q o diga!)

 

———————————————————

 

Hj o dia amanheceu nublado, com nuvens baixas (cinza-ratinho-claro) e 16°C de temperatura.

 

Agora temos céu azul-baleia-claro, com 26°C de temperatura.

5a4e89559a083_2013-11-1912_12_38.jpg.dcae540d572746e3d8b3b98cce14309d.jpg

Link to comment
Share on other sites

Um ponto que me chamou atenção são as pessoas falarem que este novembro está frio e que deveria estar mais quente para época. Interessante as pessoas acharem isso num cenario de neutralidade...Me parece agora, um mês que esteja dentro do normal, é considerado como frio e isto está virando rotina já alguma temo...

Acho também que 3 ou 4 dias atipicamente frios para novembro fiquem mais fortemente gravados na memória das pessoas em Sampa, do que os vários dias de calor.

Daí a falsa impressão, já que a maioria das pessoas que conheço na capital paulista detesta frio.

No último sábado, à tarde, tomando minha cervejinha no boteco do "seu" Adolfo, aqui na zona norte de Sampa, quase apanhei quando disse que este novembro não está tão anormal assim. :laugh:

De nada adiantou eu dizer que já tínhamos passado 5 vezes dos 30°C (Mirante), inclusive registrado 34,5°C no dia 11, a maior do ano até agora.

Quase ninguém se lembrava do dia 11, mas todo mundo lembrava quando fez frio o dia todo (06/11, com máxima de 16,4°C no Mirante).

 

-----------------

Quanto às chuvas convectivas, o relatório do IAG confirma a minha impressão que elas vêm aumentando década após década em Sampa.

Possível efeito da urbanização.

Até os anos 70, 80, janeiro, fevereiro e até março tinham muitos dias de chuvas contínuas, causadas pelas ZCAS.

Hoje, como comentado pelos colegas, verão em Sampa é tido como sinônimo apenas de chuvas convectivas.

Não foi sempre assim.

 

Na estação do IAG, desde 1933, há uma tendência clara de diminuição no nº de dias de chuva/ano e aumento do volume.

Ou seja, está chovendo mais em menos dias.

http://www.estacao.iag.usp.br/Boletins/2012.pdf

Link to comment
Share on other sites

Calor em Sampa.

 

O dia amanheceu com céu quase limpo.

Após as 10h mais ou menos, a nebulosidade começou a aumentar e já temos alguns cumulus se desenvolvendo bem.

Está com jeito de chuva convectiva isolada à tarde.

 

Aeroportos entre 29 e 31°C. :heat:

 

Chega de frio...já basta aqui o ar-condicionado do meu trabalho (uma geladeira). Tomaram que o sol dure atpe o FDS ...

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a diferença da Granja Viana para Assunção (Sto André) e Riacho Grande (SBC) nesse momento! Tenho 31,7º agora, ao passo que Assunção tem apenas 19ºC e Riacho, 21ºC! Por aqui as nuvens escuras aumentam; parece que vem chuva. Falaram que já chove na Paulista

 

 

Caco, Assunção tb é SBC! Depois de bater nos 19,1 graus, agora faz 20 graus somente lá no Assunção. Um dos motivos é a presença de chuva, que despejou mais de 13 mm por enquanto lá na minha estação. Pelo indice de radiação solar, chove mais fraco agora, e a tendencia é o tempo permanecer fechado por nuvens de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Chuva veio torrencial agora a pouco e o acumulado diário é de 32mm.

Mais uma vez o WRF está sendo preciso na projeção dos acumulados. Enquanto o GFS indicava mais de 100mm em Uruguaiana para hoje e o MBAR indicava mesmo volume na fronteira com o Uruguai, o modelo WRF previa acumulados menores, porém mais generalizados.

Link to comment
Share on other sites

Média anual de chuvas no IAG:

1931-1960: 1.238,5 mm

1961-1990: 1.442,8 mm

1991-2011: 1.556,5 mm

 

Idem Mirante:

1931-1960: 1.425,3 mm

1961-1990: 1.454,8 mm

1991-2012: 1.686,4 mm

 

Dados para "matutar"...

 

Aldo, veja que maravilha os 4 mm acumulados na minha região.

 

Jogaram via "lapse rate" um caminhão de energia para fora.

 

Vou pensar sobre o aquecimentisata IAG.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.