Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Hoje já foi o contrário! Urupema chegou a 3,3 graus e Villaggio Grando a 6,6 graus.

 

Mas o destaque ficou com Bom Jardim da Serra, com 2,8 graus de mínima!

 

Hoje levei com folga! Melhor não rivalizar Diego, pois Urupema tende a levar vantagem quase sempre.

 

Belo frio nas baixadas com este ar seco outonal, mas já faz 20oC por lá agora...

 

Jamais vou rivalizar, Caio. Urupema é hors concours, todos sabemos... :good:

 

Apenas mencionei o valor já que você havia mencionado o valor de ontem...

 

Me intriga, apenas, o fato das mínimas na Villaggio estarem ocorrendo antes do horário mais provável, perto do amanhecer...

 

Como não estou tendo acesso aos gráficos, desconheço o motivo, mas creio que possa ser vento ou algo parecido, já que a semi-baixada que ela se encontra não é bem protegida tal como é Urupema e o Cetrejo, por exemplo,,,

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Beto e Melo, este ano a coisa está uma maravilha para o Sul por enquanto, mas vocês haverão de concordar que

no Sudeste e Centro-oeste, por hora, nada de frio. Nadica!

 

Nós também já saímos do padrão verão e estamos naquela fase em que as temperaturas máximas declinaram, mas

o que tem me chateado mesmo é que a umidade continua a mesma do verão. Igualzinha! Ao contrário do Sul, que

já tem registrado boas mínimas em função do ar seco.

 

Já são 5 meses de UR alta aqui em Juiz de Fora. Ela não permite quedas significativas à noite. Hoje tivemos uma

mínima ridícula de 20 graus. Ano passado eu já tinha registrado minha sub-15 nesta época, aliás o normal é isso.

 

Estou querendo dizer que, ao menos na minha região, o frio (ou ao menos uma breve sensação do mesmo) está

atrasado. E os modelos não indicam frio pra cá ao menos até a virada pra segunda quinzena!

Link to comment
Share on other sites

Beto e Melo, este ano a coisa está uma maravilha para o Sul por enquanto, mas vocês haverão de concordar que

no Sudeste e Centro-oeste, por hora, nada de frio. Nadica!

 

Nós também já saímos do padrão verão e estamos naquela fase em que as temperaturas máximas declinaram, mas

o que tem me chateado mesmo é que a umidade continua a mesma do verão. Igualzinha! Ao contrário do Sul, que

já tem registrado boas mínimas em função do ar seco.

 

Já são 5 meses de UR alta aqui em Juiz de Fora. Ela não permite quedas significativas à noite. Hoje tivemos uma

mínima ridícula de 20 graus. Ano passado eu já tinha registrado minha sub-15 nesta época, aliás o normal é isso.

 

Estou querendo dizer que, ao menos na minha região, o frio (ou ao menos uma breve sensação do mesmo) está

atrasado. E os modelos não indicam frio pra cá ao menos até a virada pra segunda quinzena!

 

Discordo Renan. Embora este ano o período de transição outono-verão tenha chegado depois do ano passado (ano passado iniciou em 05/Março, e este ano em 14/Março), este ano este período de transição verão outono está com ares mais outonais, ao contrário do ano passado, que estava com ares de verão.

 

Os dados desse ano indicam mudanças significativas nas temperaturas em apenas UM MÊS! Médias dos últimos 12 dias do verão climático em Sampa (02 à 13/Março). Máximas 30,7ºC, Mínimas 20,3ºC. Médias a partir de 14/Março até ontem: Máximas 25,1ºC e Mínimas de 17,9ºC, sendo 6 sub-17ºC, 3 sub-16ºC e 1 sub-15ºC (14,9ºC).

 

Este ano está um espetáculo em termos de dinâmica por enquanto!

Link to comment
Share on other sites

Beto e Melo, este ano a coisa está uma maravilha para o Sul por enquanto, mas vocês haverão de concordar que

no Sudeste e Centro-oeste, por hora, nada de frio. Nadica!

 

Nós também já saímos do padrão verão e estamos naquela fase em que as temperaturas máximas declinaram, mas

o que tem me chateado mesmo é que a umidade continua a mesma do verão. Igualzinha! Ao contrário do Sul, que

já tem registrado boas mínimas em função do ar seco.

 

Já são 5 meses de UR alta aqui em Juiz de Fora. Ela não permite quedas significativas à noite. Hoje tivemos uma

mínima ridícula de 20 graus. Ano passado eu já tinha registrado minha sub-15 nesta época, aliás o normal é isso.

 

Estou querendo dizer que, ao menos na minha região, o frio (ou ao menos uma breve sensação do mesmo) está

atrasado. E os modelos não indicam frio pra cá ao menos até a virada pra segunda quinzena!

 

Discordo Renan. Embora este ano o período de transição outono-verão tenha chegado depois do ano passado (ano passado iniciou em 05/Março, e este ano em 14/Março), este ano este período de transição verão outono está com ares mais outonais, ao contrário do ano passado, que estava com ares de verão.

 

Os dados desse ano indicam mudanças significativas nas temperaturas em apenas UM MÊS! Médias dos últimos 12 dias do verão climático em Sampa (02 à 13/Março). Máximas 30,7ºC, Mínimas 20,3ºC. Médias a partir de 14/Março até ontem: Máximas 25,1ºC e Mínimas de 17,9ºC, sendo 6 sub-17ºC, 3 sub-16ºC e 1 sub-15ºC (14,9ºC).

 

Este ano está um espetáculo em termos de dinâmica por enquanto!

 

Caco, esse ano eu aprendi que em Minas março é mais chuvoso do que fevereiro. Será que isso não aportou mais umidade para o estado em abril também? O Renan está reclamando de mínima elevada e isso parece estar relacionado à umidade excessiva. A ver.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Beto e Melo, este ano a coisa está uma maravilha para o Sul por enquanto, mas vocês haverão de concordar que

no Sudeste e Centro-oeste, por hora, nada de frio. Nadica!

 

Nós também já saímos do padrão verão e estamos naquela fase em que as temperaturas máximas declinaram, mas

o que tem me chateado mesmo é que a umidade continua a mesma do verão. Igualzinha! Ao contrário do Sul, que

já tem registrado boas mínimas em função do ar seco.

 

Já são 5 meses de UR alta aqui em Juiz de Fora. Ela não permite quedas significativas à noite. Hoje tivemos uma

mínima ridícula de 20 graus. Ano passado eu já tinha registrado minha sub-15 nesta época, aliás o normal é isso.

 

Estou querendo dizer que, ao menos na minha região, o frio (ou ao menos uma breve sensação do mesmo) está

atrasado. E os modelos não indicam frio pra cá ao menos até a virada pra segunda quinzena!

 

Com certeza, Renan!

 

Mas eu me contento com muuuuito pouco nessa época.

 

Explicando melhor:

 

Só de terem acabado aquelas longas sequências de dias com mais de 30º C e as suas respectivas chuvas de convecção já tá de bom tamanho.

 

E também não tendo os famigerados ASAS de abril e de maio também já está excelente. E parece que o risco disso acontecer ainda não surgiu no "radar" baziano. Aleluia! É bom nem pensar!

 

E devo confessar que sou meio "bipolar" em relação ao "frio vampiro" do Sudeste. Eu gosto dele quando estou em Campos do Jordão, gosto da ventania fresca de Jundiaí à noite. Mas o que me desagrada no Sudeste, de junho/julho em diante é o tempo extremamente seco, com as queimadas e a vegetação secando no interior e a inversão térmica na capital de SP. Cara, como odeio isso :hang1: . Prefiro esse tempo meia-boca com MP "metrequefe". A minha rinite também! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13,8ºC de novo em Blumenau, na Itoupava. No meu bairro, 14,4ºC. No Spitzkopf mínima de 10,xºC.

 

Não tens o valor exato no Spitzkopf? Você mantém um termometro num sítio por lá, né?

 

Não tenho valores exatos, até porque é apenas um termômetro de mercúrio, bem simples, só para se ter uma ideia de como é por lá. E sim, fica em um sítio perto do Spitzkopf, acredito que tenha cerca de 500 m de altitude. Ligo para meu amigo ver somente quando temos uma MP, pois ele acorda as 5 da manhã hehehe. Futuramente penso em instalar uma estação numa baixada que vi lá, onde tem algumas casas, cerca de 500 m, com morros ao redor de 550/600 m. Mas, ainda demora. À propósito, belas mínimas sua estação na Villaggio Grando, pode ter belas mínimas neste inverno.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sim, o fato de Maço ter sido muito chuvoso por aqui com certeza reflete no padrão que temos agora, com mínimas ainda

de verão. A umidade continua bem alta, graças à grande disponibilidade de água na superfície.

 

Caco, nenhuma sub-15 até o momento, e nem vai acontecer até pelo menos a metade do mês. Eu continuo achando que,

neste 2013, a dinâmica está bem favorável no Sul e normal por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Hoje está um chove pára, chove pára dos diabos! Agora por exemplo, nova pancada de chuva. Daqui a 10 minutos vai parar e dar a impressão que vai abrir o tempo. A máxima foi de 23,9ºC e a mínima de 17ºC. No momento 23,1ºC,

 

Quanta diferença !!!!!

 

Aqui no Vale, apesar das nuvens, minha máxima bateu nos 28,1°C.

 

Por volta das 16:00 hs, caíram até alguns pingos, que mal molharam o chão.

 

No momento, 23,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Caco, nenhuma sub-15 até o momento, e nem vai acontecer até pelo menos a metade do mês. Eu continuo achando que,

neste 2013, a dinâmica está bem favorável no Sul e normal por aqui.

 

Então assim, para não generalizar: BEM favorável no Sul (embora o Sul seja grande e tem suas diferenças climáticas), FAVORÁVEL até mais ou menos SP-Capital, e acima, NORMAL.

Link to comment
Share on other sites

Era exatamente nesse ponto que eu sustentava que a transição verão/outono no Sudeste ocorre antes do Sul, só que em um processo mais ligado à diminuição da umidade do ar e da chuva do que ao comportamento das temperaturas.

Concordo totalmente.

 

Aqui em Sampa e no estado de São Paulo, embora as temperaturas possam até continuar em ritmo mais ou menos de verão, a entrada do outono se caracteriza por outras variáveis, junto com aquelas que você citou:

- Aumento das sequências de dias de céu claro ou com poucas nuvens, diminuindo drasticamente a grande nebulosidade característica do verão;

- Quase desaparecimento das chuvas de convecção;

- Em Sampa, a névoa começa a aparecer com mais frequência;

- A infiltração marítima também fica mais frequente (Embora possa surgir em todas as épocas do ano);

- Se bem que a temperatura possa chegar (Às vezes até passar) aos 30°C durante o dia, as noites são frescas;

- Temperaturas acima de 33°C na capital paulista são raras em abril (Recorde de abril no Mirante: 33,2°C (02/04/1999) e inexistentes de maio até agosto (Com apenas 2 exceções em agosto, no Mirante: 33,1°C (31/08/1955) e 33,0°C (31/08/1963)

- O céu fica com um azul mais vivo, mais intenso, sem a umidade do verão mas também sem a névoa seca característica de agosto e setembro.

Link to comment
Share on other sites

Era exatamente nesse ponto que eu sustentava que a transição verão/outono no Sudeste ocorre antes do Sul, só que em um processo mais ligado à diminuição da umidade do ar e da chuva do que ao comportamento das temperaturas.

Concordo totalmente.

 

Aqui em Sampa e no estado de São Paulo, embora as temperaturas possam até continuar em ritmo mais ou menos de verão, a entrada do outono se caracteriza por outras variáveis, junto com aquelas que você citou:

- Aumento das sequências de dias de céu claro ou com poucas nuvens, diminuindo drasticamente a grande quantidade de nuvens característica do verão;

- Quase desaparecimento das chuvas de convecção;

- Em Sampa, a névoa começa a aparecer com mais frequência;

- A infiltração marítima também fica mais frequente (Embora possa surgir em todas as épocas do ano);

- Se bem que a temperatura possa chegar (Às vezes até passar) aos 30°C durante o dia, as noites são frescas;

- Temperaturas acima de 33°C são raras em abril (Recorde de abril no Mirante: 33,2°C (02/04/1999) e inexistentes de maio até agosto (Com apenas 2 exceções em agosto, no Mirante: 33,1°C (31/08/1955) e 33,0°C (31/08/1963)

- O céu fica com um azul mais vivo, mais intenso, sem a umidade do verão mas também sem a névoa seca característica de agosto e setembro.

 

Por isso que antes do outono climático em Sampa, que em 90% dos anos inicia na 2ª quinzena de Abril, temos essa transição climática entre verão-outono. Nesse ano, começou em 14/Março.

Link to comment
Share on other sites

Caco, nenhuma sub-15 até o momento, e nem vai acontecer até pelo menos a metade do mês. Eu continuo achando que,

neste 2013, a dinâmica está bem favorável no Sul e normal por aqui.

 

Então assim, para não generalizar: BEM favorável no Sul (embora o Sul seja grande e tem suas diferenças climáticas), FAVORÁVEL até mais ou menos SP-Capital, e acima, NORMAL.

 

Considerando apenas 2013, sim, está normal por aqui. Se incluirmos Dezembro, aí a coisa fica feia :laugh: .

 

E dá-lhe chuva, ela está chegando neste momento!

Link to comment
Share on other sites

Hoje está um chove pára, chove pára dos diabos! Agora por exemplo, nova pancada de chuva. Daqui a 10 minutos vai parar e dar a impressão que vai abrir o tempo. A máxima foi de 23,9ºC e a mínima de 17ºC. No momento 23,1ºC,

Hoje foi o "samba do crioulo doido" em Sampa.

 

Aqui na zona norte:

- Amanheceu com céu encoberto;

- Depois tivemos sol e céu parcialmente nublado;

- Lá pelas 9h da manhã nublou de novo e escureceu;

- Chuviscou;

- Clareou de novo, com mormaço e aberturas de sol;

- Por volta de 12h45/13h30, choveu com períodos momentaneamente fortes (Estava terminando uma caminhada, me ensopei e tive que voltar para casa para tomar banho e trocar de roupa...)

- Saiu em solzinho por volta de 14h;

- Nublou de novo;

- Saiu um solzinho de novo;

- Nublou outra vez;

- Etc, etc...

 

Acumulados na cidade: 0,4 a 14,2 mm (CGE e SAISP)

 

IAG: 18,3°C / 24,7°C (INMET ainda inacessível... :negative: )

Congonhas e Cumbica registraram 24°C, Campo de Marte 25°C.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13,8ºC de novo em Blumenau, na Itoupava. No meu bairro, 14,4ºC. No Spitzkopf mínima de 10,xºC.

 

Não tens o valor exato no Spitzkopf? Você mantém um termometro num sítio por lá, né?

 

Não tenho valores exatos, até porque é apenas um termômetro de mercúrio, bem simples, só para se ter uma ideia de como é por lá. E sim, fica em um sítio perto do Spitzkopf, acredito que tenha cerca de 500 m de altitude. Ligo para meu amigo ver somente quando temos uma MP, pois ele acorda as 5 da manhã hehehe. Futuramente penso em instalar uma estação numa baixada que vi lá, onde tem algumas casas, cerca de 500 m, com morros ao redor de 550/600 m. Mas, ainda demora. À propósito, belas mínimas sua estação na Villaggio Grando, pode ter belas mínimas neste inverno.

 

Abraços

 

Nossa, muito massa saber disto. O caso do Spitz imagino que seja +/- que nem o morro da Igreja, mínimas pontuais mais altas que a maioria das baixadas da cidade, mas com máximas muito interessantes.

 

O Spitz acho meio inóspito de ter uma estação por lá, já o morro do cachorro julgo eu ser mais viável.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a mínima foi de 19º C em Jundiaí.

 

Às 9 horas: 21,6º C. Muito agradável por enquanto.

 

Tempo encoberto, os cumes da Serra do Japi estão enevoados. É o vento da infiltração marítima bombando.

 

Pelo CIIAGRO, ontem variamos de 18,5º C a 26,3C.

 

E vamo que vamo...

Link to comment
Share on other sites

Livramento já está na mínima do ano. Amanhã pode ficar nos 5C. Veremos.

 

O único problema é a umidade que já está em 93%. Acho que isso fará com que a temperatura não caia tanto durante a madrugada, a não ser

que haja mais advecção de frio e a UR diminua.

 

Dito e feito. A mínima foi de 06,8ºC. Mesmo assim, um excelente valor! :good:

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que o sul do RS tem experimentado um ano bem frio até o momento. Não somente

o verão foi com temperaturas abaixo da média, como o outono chegou mais cedo e "chegou chegando",

com valores de inverno em pleno final de Março e início de Abril.

 

Desta vez, não há dúvidas de que o Dable está bem feliz! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Renan, minha previsao de 5C nao se confirmou, é verdade, mas ela já considerava o ar saturado de UR no momento da minha projecao. Quando a UR está ao redor de 95% pouco antes da meia-noite, há margem para cair mais 2C (cenário ruim) ou 3C (cenário bom). Tanto é que a mínima foi registrada as 2:02 da manhã. Acho que o problema foi a formação de algum nevoeiro isolado no local. Não creio em MM. Só o Dable para nos informar! :mosking:

 

Estou em Ctba e aqui garoa inapreciavelmente. Isso é muito comum aqui e em SP. Aquele spray que flutua no ar e mal consegue molhar a gente. Em POA esse tipo de precipitação é raro.

Link to comment
Share on other sites

No período de 14 a 18 de abril, uma massa de ar seco de origem polar avança sobre o centro-sul do Brasil. Além de afastar a chuva, este sistema provoca queda de temperatura. Há possibilidade de geada em áreas serranas da Região Sul. Nesse período fortes chuvas devem acontecer no sul da Bahia.

Fonte: Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Clima pode provocar redução de até 50% na produção de pinhão em SC

 

 

O clima, que afetou a quantidade de sementes nas araucárias, contribuiu para a redução na produção do pinhão, que começou a ser colhido em Santa Catarina. O preço do quilo da cultura está sendo negociado por R$ 2,50 no estado. Houve aumento de R$ 0,50 em relação à safra passada.

 

No ano passado, foram colhidas mais de 250 mil sacas de pinhão. A estimativa para este ano é de redução de até 50% na produção. “Nós tivemos no ano passado uma geada tardia. Algum processo interferiu na fisiologia do crescimento e algum dano na própria pinha e no enchimento do pinhão”, diz o agrônomo João Pereira.

 

 

Fonte: Globo Rural

Link to comment
Share on other sites

Clima pode provocar redução de até 50% na produção de pinhão em SC

 

 

O clima, que afetou a quantidade de sementes nas araucárias, contribuiu para a redução na produção do pinhão, que começou a ser colhido em Santa Catarina. O preço do quilo da cultura está sendo negociado por R$ 2,50 no estado. Houve aumento de R$ 0,50 em relação à safra passada.

 

No ano passado, foram colhidas mais de 250 mil sacas de pinhão. A estimativa para este ano é de redução de até 50% na produção. “Nós tivemos no ano passado uma geada tardia. Algum processo interferiu na fisiologia do crescimento e algum dano na própria pinha e no enchimento do pinhão”, diz o agrônomo João Pereira.

 

 

Fonte: Globo Rural

 

Nas araucárias do sítio da minha família em Campo Alegre a redução das pinhas é notória, principalmente em comparação à supersafra de 2012 naquela região!

Link to comment
Share on other sites

No período de 14 a 18 de abril, uma massa de ar seco de origem polar avança sobre o centro-sul do Brasil. Além de afastar a chuva, este sistema provoca queda de temperatura. Há possibilidade de geada em áreas serranas da Região Sul. Nesse período fortes chuvas devem acontecer no sul da Bahia.

Fonte: Climatempo

 

Tanto GFS quanto Europeu concordam com esta análise. Que venha o primeiro frio generalizado

do ano!

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais - Abril 2013:

 

Porto Alegre RS: 22,7 - 76,6 mm

Florianópolis SC: 23,8 - 78,2 mm

Curitiba PR: 20,8 - 33,6 mm

 

São Paulo SP: 22,0 - 26,4 mm

Riacho Grande SBC: 20,6 - 34,4 mm

Rio de Janeiro RJ (Jac): 25,8 - 42,4 mm

 

Não coloquei anomalias pois no meu ver a 61/90 não faz sentido considera-la hoje e a 81/10, infelizmente não possuo os dados.....

Link to comment
Share on other sites

Como usar toda serie....se considerar na conta a 31/60 em SP, dá + que 3 graus de anomalia....e nos ultimos anos está quase dando zerado.... Temos que considerar os ultimos 30 anos ou a 1981/1910 ...1983/2012...Pra se ter uma ideia real do que está acontecendo...E Curitiba é brutal a diferença entre a 61/90 a 1991/2012...por ex..Talvez para Florianópolis não tenha sofrido o efeito urbanização..

Link to comment
Share on other sites

Dia ameno em JF, levemente abafado à tarde.

 

Máx 24,5ºC

Mín 19,6ºC

 

E os próximos dias, mais uma vez, serão típicos do início de outono, com máximas comportadas

e mínimas ainda de verão. Enquanto não chegar uma MP significativa que "empurre" a umidade pra

longe daqui, as temperaturas seguirão estáveis.

Link to comment
Share on other sites

Como usar toda serie....se considerar na conta a 31/60 em SP, dá + que 3 graus de anomalia....e nos ultimos anos está quase dando zerado.... Temos que considerar os ultimos 30 anos ou a 1981/1910 ...1983/2012...Pra se ter uma ideia real do que está acontecendo...E Curitiba é brutal a diferença entre a 61/90 a 1991/2012...por ex..Talvez para Florianópolis não tenha sofrido o efeito urbanização..

 

 

Carlos, acho que o Barboza postou os dados da normal 81/2010 lá no Forum de dados climatológicos para São Paulo, Curitiba, e Poa se não me engano!

Se não for possível acho q seria válida!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.