Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Janeiro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Urupema: 4,8°

Castelinho: 12,1°

Vicentina: 12,9°

Gramado (Bruno): 13,9°

Floripa (Capoeiras): 21,3°

 

Em POA:

 

Lomba do Pinheiro: 16,2°

Jardim Botânico (INMET): 18,4°

Aeroporto: 19°

Chácara das Pedras (aqui): 20,1°

Sertório: 20,1°

Azenha (RBS): 20,1°

Moinhos de Vento: 21,0°

 

Base Aérea (Canoas): 19°

São Leopoldo (Cristo Rei): 19,9°

São Leopoldo: 19,9°

 

Aqui vento SSE a 4,0 km/h e tempo bom.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Chuvas acumuladas nas últimas 72 hs:

 

Brasílias: 140 mm

 

BH: 50 mm

 

Rio: 43 mm

 

SP: 32 mm

 

BH chovendo no momento. Brasília com previsão de acúmulo de 60 mm para amanhã e BH com acúmulo de 20 mm. Rio, 10 mm e SP sem previsão de chuva.

 

Acho que em SP e no RJ não houve ZCAS, mas sim chuva de efeito frontal apenas. Aqui, choveu na 5ª feira praticamente o dia inteiro e parou, esfriando já na 5ª feira a noite com a entrada do ar mais seco e frio. Na própria 6ª feira fez sol de manhã. Agora de madrugada (6ª para sábado, estou com céu limpo e tenho já 14,8ºC as 02:15 da matina). A máxima foi de 22,4ºC e mínima de 14,5ºC nesta 6ª feira. E na 5ª tarde a tarde foi de 20ºC. Não dá para falar que isto é efeito de ZCAS. ZCAS são dias a fio com chuva intermitente com máximas de 24/26ºC e mínima de 17/19ºC.

Link to comment
Share on other sites

Olhem só o que aconteceu de ontem para hoje aqui em CDJ:

 

Dei uma saída e quando cheguei em casa fui dar uma olhada na temperatura, estava mostrando 10,6°C, isso por volta das 23:00 hs, pensei comigo, amanhã cedo, vai estar entre 7/8°C; o que seria fantástico para Janeiro; só que, logo depois da meia-noite, começou a cair uma chuvinha; com isso, quando fui dormir por volta das 02:00 hs, a temperatura já tinha subido para 12,8°C e dormi imaginando que se a chuva parasse a temperatura iria cair novamente. Ao contrário.

Acordei com uma chuva mais forte ainda e com uma temperatura de 13,9°C. Sacanagem!!!! :negative:

 

Por outro lado, se continuar assim, a máxima não deve passar dos 16/18°C. :pleasantry: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, naquela onda de frio em janeiro de 2004 (se não me engano) que o Cruzeiro registrou dois dias seguidos com temperatura na casa de 1oC, quanto não teria dado em Urupema e seu microclima? Lembro que foi uma MP bem seca, ainda mais propícia para as baixadas.

 

 

PROVAVELMENTE NEGATIVO.FOI EM 2005

Link to comment
Share on other sites

Para quem conhece estas duas cidades (Caxias do Sul e Lages), suas diferenças básicas são estas?:

 

Lages tem verão mais brando

 

Caxias tem mais possibilidade de nevar

 

Lages tem maior quantidade de geadas e, consequentemente, média de mínimas inferiores no outono/inverno

 

Caxias tem média de máximas inferiores no outono/inverno

 

Caxias chove mais no outono/inverno

 

Já penso na aposentadoria quando fizer meus 70 anos e qual cidade escolher para morar. Pela estrtura (pelo menos atualmente) não há dúvida, Caxias. Mas analisando o clima mesmo, como está difícil nevar) Lages leva vantagem por ter mais geadas no outono/inverno e chover menos no mesmo período. E Caxias leva vantagem por fazer um calorzinho a mais no verão, pra pegar uma piscina e tal.

 

Está certa estas diferenças climáticas entre estas cidades?

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Algumas áreas de instabilidade que atuavam sobre o nordeste paulista nesta manhã, se deslocaram um pouco mais para leste, a nebulosidade aumentou muito e chove neste momento em Campinas, são chuvas fracas e generalizadas, temperaturas baixa, agora 21°C. Alguns Institutos mencionavam o possível recuo da ZCAS, e provavelmente é isto que está acontecendo, possibilade de continuação destas condições durante a tarde...Hoje mínima de 16,1°C e ontem minima de 14,5°C...

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Granja Viana, tudo nublado, mas nada de chuva por ora. Usando blusa de linho no miolo do verão sob 18,3ºC ao meio dia em ponto.

Aqui na zona norte de Sampa, a manhã de hoje está mais úmida que o dia de ontem (Que não choveu nem garoou).

 

Garoou de molhar o chão no início da manhã e parou, ficando o céu encoberto.

Por volta de 10h/10h30 da manhã começou a garoar de novo e estamos com garoa intermitente até o momento, garoa forte de molhar o chão.

 

Algumas mínimas de hoje em Sampa e RM:

Barueri (INMET): 14,1°C

CGE-Barragem (Parelheiros): 14,2°C

Guarulhos (Aeroporto): 14,7°C

IAG: 15,4°C

Mirante (Aut.): 16,0°C

Guarulhos (INMET, conv.): 16,1°C

 

O INMET está dando 14,9°C de mínima na convencional do Mirante mas acho que tem erro aí (Talvez de digitação).

 

Depois o Carlos posta a lista completa...

 

Às 13 h:

Campo de Marte e Congonhas: 19°C com garoa

Cumbica (Guarulhos): 17°C reportando chuva moderada.

Link to comment
Share on other sites

Urupema é a farra do Microclima!! Em Sao Joaquim faz 10C, e lá tem 4,6C!

 

Marcos, pela minha webcam vi que estava nublado em Gramado, mas acho que abre de madrugada, pq aqui em POA tá 100% estrelado.

O único problema foi o vento. Mas ele parou totalmente às 5 h e tive mínima de 18,0° às 7 em ponto! Com a mínima de hoje, minha média minima em janeiro está em 20,1°. :good2: No INMET fez 16,8°. Ótimo dado para janeiro!

 

Mais uma vez, o vento DETERMINANDO as temperaturas no litoral: Tramandaí com mínima de 21,2° e vento moderado variando de SE a NE; Torres com vento SO fraco batendo 17,9°; Floripa totalmente calmo e 18,7°.

 

Agora tenho 26,7° com 62%. P.o. em 16,0°. Sol e nuvens e venta de N a 3,4 km/h. Esse janeiro está um sonho.

 

Abraços confortáveis!

Link to comment
Share on other sites

E a tendência dos modelos para semana que vem é muito boa. Segundo a mais recente interpretação do GFS, MBAR e ETA,

vai demorar para a temperatura voltar a alcançar 30 graus aqui em Juiz de Fora. Depois do Dezembro mais quente ever, cujas

máximas foram em 28 dias acima dos 30C, não seria má ideia se tivéssemos um Janeiro bem abaixo da temp. média.

Link to comment
Share on other sites

tive mínima de 18,0° às 7 em ponto! Com a mínima de hoje, minha média minima em janeiro está em 20,1°. :good2: No INMET fez 16,8°. Ótimo dado para janeiro!

 

Me dei bem então. Tive mínima aqui em casa de 16,3C e no Simepar deu 15,8C. A média mínima está em 19,8C. Sensacional :good2:

Agora faz 26,9C com CÉU AZUL! A URA está em 45% e pressão atmosférica em 1010 hPa. Aliás, essa pressão em queda deve ser sinal de que realmente a frente fria vai retroceder amanhã em direção ao Paraná. Que venha a chuva, continuamos precisando.

Link to comment
Share on other sites

Resolvi fazer um levantamento de todas as máximas de 35° ou mais que registrei em 2012.

 

Máxima - data

 

39,6° - 19/2

39,4° - 25/12 ---------------- (39° - 2 dias)

38,5° - 20/12

38,3° - 18/2

38,1° - 10/12, 24/12 ------- (38° ou mais - 6 dias; 4 em dezembro)

37,4° - 16/2, 12/3

37,2° - 11/1

37,0° - 11/3 ----------------- (37° ou mais - 10 dias!!!!!!!!!!!)

36,9° - 6/12

36,8° - 8/2, 15/2

36,7° - 23/1, 7/3

36,6° - 22/1

36,5° - 31/1, 3/2

36,3° - 24/1, 17/2

36,2° - 6/3, 16/12, 31/12

36,0° - 13/3 ---------------- (36° ou mais - 24 dias!!!!!)

35,9° - 21/2

35,8° - 14/2, 3/12

35,7° - 4/2

35,6° - 5/3

35,0° - 30/1, 29/2 -------- (35° ou + - 31 dias!)

 

---

 

Agora, janeirão, tenho 26,1°. Outra dimensão!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona norte de Sampa, a manhã de hoje está mais úmida que o dia de ontem (Que não choveu nem garoou).

 

Garoou de molhar o chão no início da manhã e parou, ficando o céu encoberto.

Por volta de 10h/10h30 da manhã começou a garoar de novo e estamos com garoa intermitente até o momento, garoa forte de molhar o chão.

Aqui, faz cerca de 1/2 hora que a garoa já virou chuva leve, com momentos de moderada, e parece que não vai parar tão cedo.

Link to comment
Share on other sites

E aqui em Blumenau-SC mínima de 14,0oC no CEOPS para janeiro é bem baixa. A mínima média de janeiro aqui é de 21oC!!!! Para uma cidade que está numa altitude média de 40 a 60 metros (com picos de 800/900 metros no Sul da cidade, como o Spitzkopf ou Morro do Cachorro, é frio para janeiro. Com o enfraquecimento da MP, a temperatura já sobe e alcança os 30oC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a máxima foi de 26,9ºC. Esperava um valor menor, abaixo de 25C. Entretanto, a camada de nuvens foi

pequena, tivemos muito mormaço ao longo do dia e então a temperatura conseguiu subir bem. Agora à noite

há previsão de chuva, inclusive no sul do estado há bastante instabilidade. Possível nova onda de frio semana

que vem.

Link to comment
Share on other sites

E aqui em Blumenau-SC mínima de 14,0oC no CEOPS para janeiro é bem baixa. A mínima média de janeiro aqui é de 21oC!!!! Para uma cidade que está numa altitude média de 40 a 60 metros (com picos de 800/900 metros no Sul da cidade, como o Spitzkopf ou Morro do Cachorro, é frio para janeiro. Com o enfraquecimento da MP, a temperatura já sobe e alcança os 30oC.

 

Belo valor, Leandro!

 

Eu estimo que aqui em Joinville a mínima absoluta deve ter ficado próximo desse valor também em alguma das estações da defesa civil, que infelizmente estão fora do ar...

 

Registrei 16,6 na minha estação, configurando um bom valor...

Link to comment
Share on other sites

Engraçado aqui em SPRM. Nos estamos debaixo do limite Sul da ZCAS, bem desenvolvida. Isso faz com que a RM tenha chuva moderada intermitente em sua maioria mas o extremo Sul e sudoeste da RM tem sol! Nos aqui tivemos uns 30mm de chuva pelo menos. Ao Sul de Santos o fds foi muito bom pra quem foi a praia. Quem foi pra Santos ou ao norte, pegou muita chuva e 0 praia.

Não tenho do que reclamar, por estarmos no extremo Sul da ZCAS, curti um dia de chuva e máxima de 20C, passei o dia organizando a casa e lendo uns livros bem legais que trouxe de fora, da viagem de ano novo! Abs

Link to comment
Share on other sites

Hoje registrei 10,0 na minha estação Dona Francisca e 9,9 na Serrana. Na Joinville Serrana ficou nublado, o que impediu a queda de alguns décimos ao menos...

 

Hoje subi a serra cedo para sentir um friozinho. Até em Joinville, planície, estava agradável!!

 

Fui até uma estrada chamada Rio do Júlio, no alto da serra aqui em Joinville, com altitude variando entre 615 a 800 metros em seu leito serrano.

 

O carro chegou a marcar 11 graus Celsius aos 767 metros, conforme foto abaixo:

 

RiodoJlio11grausjaneiro.jpg

Link to comment
Share on other sites

Continua chovendo fraco na cidade de São Paulo. A convencional do Mirante registrou 20,1°C de máxima hoje.

 

Realmente, as chuvas ainda não chegaram em partes do oeste paulista e nas regiões mais próximas do Paraná.

As estações automáticas do INMET em Valparaíso, Lins, Presidente Prudente, Rancharia, Ourinhos, Avaré, Itapeva e São Miguel Arcanjo não registram chuva nas últimas 12 horas.

 

IBW3r.jpg?1

Link to comment
Share on other sites

Os paulistanos devem estar aproveitando a chuvinha com temperatura ao redor de 17/18 graus neste momento,

sendo que nas áreas mais afastadas está até um pouco menos.

 

Interessante isso daí que o João falou da ZCAS estar "dividindo" SP.

 

Estou em Mogi das Chuvas e, infelizmente, a ZCAS deu as caras desde às 11h30. E, no início da manhã, ainda tivemos neblina com garoa. :negative:

Plano de rolê com a moto neste final de semana para Atibaia foi simplesmente abortado! Detesto essa época do ano. :dash1:

 

Ao menos não passei calor hoje, pelo contrário, tá frio por aqui. Pena não ter sensor externo para ver a temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Bernardo do Campo no Riacho Grande chuva e chuviscos praticamente o dia inteiro (13,2 / 20,4)

 

Um fato curioso foi as 16 horas . A chuva parou por 30 min...e a visibilidade que era normal foi para 50m com uma neblina intensa....Estava com 18,0 e cai para 16,0 em 5 min.....dai a chuva voltou, a neblina se dissipou e pulei pra 17,0....interessante tudo isso acontecer em 30 min..

Link to comment
Share on other sites

Com a ZCAS no Sudeste, o que temos no Sul é a mp estacionada sobre o mar e tropicalizada, mas com a língua de ar frio sobre o leste da região. A alta "faz a curva" sobre o interior e drena calor do centro do continente para a Patagônia. Quem está pagando a conta pelo verão fresco aqui no Brasil é a Argentina. :mosking:

 

Hoje tive variação de 18,0° a 27,9° com u.r. batendo 48%. Isso em janeiro e com poucas nuvens!! Parece que estamos no final de março. Muito, mas MUITO bom! Quem dera o verão fosse sempre assim, mesmo que com alguns rompantes de calor mais intenso. Seria um sonho!

 

O melhor é que a MetSul e o GFS não dão calorão algum para cá. A MetSul dá 34° no meio da semana, mas nos pontos mais quentes da cidade, o que significa 32° em grande parte da área urbana (fora as áreas mais verdes). O GFS mal chega a 30° em 10 dias. E sempre tempo bom. Para o auge do verão está excelente.

 

Agora faz 22,5° com 67% e venta de ENE a 10,9 km/h. Quem ficar parado na rua até sente um friozinho em função do vento. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Variei neste sábado de 14,5ºC à 20,4ºC na Granja Viana. Mas o que chamou a atenção foi o fortalecimento da ZCAS a partir das 14:00, quando começou a chover e não parou mais! Aquela chuva intermitente. Agora registro 17,1ºC (já é meia noite de domingo). Não terei mínima muito baixa amanhã, deve dar no mínimo uns 16,5ºC. Mas com ceretza deverá estar chovendo! Agora sim é ZACS mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Com a ZCAS no Sudeste, o que temos no Sul é a mp estacionada sobre o mar e tropicalizada, mas com a língua de ar frio sobre o leste da região. A alta "faz a curva" sobre o interior e drena calor do centro do continente para a Patagônia. Quem está pagando a conta pelo verão fresco aqui no Brasil é a Argentina. :mosking:

 

Hoje tive variação de 18,0° a 27,9° com u.r. batendo 48%. Isso em janeiro e com poucas nuvens!! Parece que estamos no final de março. Muito, mas MUITO bom! Quem dera o verão fosse sempre assim, mesmo que com alguns rompantes de calor mais intenso. Seria um sonho!

 

O melhor é que a MetSul e o GFS não dão calorão algum para cá. A MetSul dá 34° no meio da semana, mas nos pontos mais quentes da cidade, o que significa 32° em grande parte da área urbana (fora as áreas mais verdes). O GFS mal chega a 30° em 10 dias. E sempre tempo bom. Para o auge do verão está excelente.

 

Agora faz 22,5° com 67% e venta de ENE a 10,9 km/h. Quem ficar parado na rua até sente um friozinho em função do vento. :mosking:

 

Calma, a julgar pelos últimos verões, o inferno chama-se FEVEREIRO. Mas pode ser que a natureza já pagou a conta já em Dezembro. Seria muito bom se tivéssemos os meses de fevereiro e março dentro da média ou ligeiramente abaixo da média para compensar o segundo semestre de 2012! Porque Janeiro já está no laço! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Bom dia prezados!

 

Aqui em São Carlos do Pinhal - SP, em 12 horas acumulou-se o volume de 105 mm de chuva (INMET). Houve queda de energia duas vezes, sendo que a segunda houve até explosão de transformadores no meu bairro. Muitas descargas elétricas, trovoadas barulhentas e chuva torrencial.

Abraços e bom domingo a todos! ^^

Link to comment
Share on other sites

Goiânia tem o terceiro dia consecutivo com chuva fraca, céu nublado e frio. Ontem a máxima não passou de 22ºC e até agora não passamos de 21ºC. Até parece que trouxe pra cá o tempo de Londres, apenas um "pouco" mais quente. :laugh: :laugh: :laugh:

Tomara que esse tempo prevaleça ainda por vários dias, pois está muito gostoso.

Abraços a todos

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.