Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Janeiro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Hoje por aqui no ABC paulista fiquei entre 16,9 / 22,1..intercalando entre chuva fraca e chuviscos..continua ameno aqui na represa. Agora chuviscos e 19,7. No Mirante de Santana , na Zona Norte da cidade 18,7 / 26,9

 

Nossa senhoa, que diferença abismal entre as máximas! Não chegou nem abrir sol por aí Carlão? Trabalhei pr´´oximo ao metrê Conceição e lá teve umas aberturas de sol durante a tarde, próximo a Imigrantes.

Aqui na zona norte de Sampa (A estação do Mirante fica na zona norte, mais próxima do centro do que a minha casa.) tivemos várias aberturas de sol entre a 2ª metade da manhã e a 1ª metade da tarde.

E nada de precipitações, nem garoa.

 

No IAG (Zona sul): 18,0°C / 25,9°C.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

O período que estamos vivendo desde o dia 26/12 até 05/01 é o PIOR já visto em termos de tempo aproveitável para o veraneio e descanso no recesso/feriadão de final de ano aqui na Ilha de Santa Catarina. Quando não está chovendo ou 100% nublado, o que são raríssimas vezes, algum mormaço aparece mas sempre com vento frio e forte do mar ou sul. Simplesmente horrível para os veranistas e os moradores que tiveram uma parada para "aproveitar"!

 

Depois de um dezembro tórrido e recheado de dias quentes e belos, decepção é a palavra de ordem!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Taubaté, sol entre nuvens com uma temperatura de 25,3°C.

 

Por alguns modelos de previsão que andei olhando, devo pegar muita chuva no meio da próxima semana em CDJ, deveremos ter máximas bem interessantes por lá. Vamos ver.

Será que depois das chuvas, esse ar mais frio que vai entrar na região Sul, vai conseguir influenciar as temperaturas aqui na Mantiqueira??? Seria o melhor dos mundos. Primeiro as chuvas e depois um refresco agradável. Tomara!!!!

Link to comment
Share on other sites

QUase meio dia e faz 26,1ºC na minha estação com céu parcialmente nublado. A situação

melhorou por aqui desde que o anticiclone rumou para o oceano e trouxe ventos de leste/

sudeste. Deve voltar a esquentar um pouco para, na quarta que vem, voltar a ficar ameno.

 

Chance de ZCAS de quinta em diante.

Link to comment
Share on other sites

O quadro é MUITO bom para os bazianos e a agricultura nos próximos dias. O único porém é para o pessoal que está nas praias, mas mesmo assim a situação deve melhorar.

 

A MetSul não prevê temperaturas maiores que 30°/31° para cá dentro de uma semana! Além de toda a chuva que teremos até 3ª, o ETA dá a formação de um ciclone na altura do Litoral Sul do RS, puxando a mp sobre o oceano e drenando ar seco do interior. Resultado: tempo bom a partir de 3ª/4°-feira com temperaturas amenas no Sul e MUITA chuva no Sudeste, em especial SP, RJ e sul de MG!!

 

Cada vez mais o ano novo sedimento a morte da tragédia de 2012!!!! Aleluia!!

 

Por aqui mínima de 21,7°. Agora está abafado e chove forte no interior do RS. Tenho 30,3° com 57% e nublado.

Link to comment
Share on other sites

O quadro é MUITO bom para os bazianos e a agricultura nos próximos dias. O único porém é para o pessoal que está nas praias, mas mesmo assim a situação deve melhorar.

 

Cada vez mais o ano novo sedimento a morte da tragédia de 2012!!!! Aleluia!!

 

 

 

:laugh: :rofl: :rofl:

 

Marcos, incrível como desta vez o calendário realmente fez grande diferença!!! Tchau 2012...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, a trégua foi curta... :sad:

 

O calor já voltou com tudo em Sampa.

 

Mínimas de hoje

Mirante (Conv.): 20,4°C

IAG: 19,8°C

 

Agora, sol e céu parcialmente nublado. A automática do Mirante já bateu em 31,4°C, IAG em 32,4°C e Barueri em 31,8°C.

 

Aparentemente, deve estar entrando a brisa marítima, pois a estação do CGE em Barragem (Parelheiros), no extremo sul da zona urbana, já marca 23,7°C (Chegou a 29,9°C) com umidade em 90%.

Link to comment
Share on other sites

O jato + calor + umidade estão gerando uma ampla área de instabilidade por aqui e estimulando chuvas de verão. Mas a chuva contínua está chegando. Há chuva moderada ou forte em toda faixa oeste e noroeste de POA.

 

Até agora acumulei 1,4 mm aqui. O INMET teve 6,2 mm e a RBS 1,3 mm. Agora tenho 25,9° com 81% e sem vento. Uma Amazônia, só que menos quente.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente férias !!!!!!! A 18000 m de altitude.

 

Aqui em CDJ , caiu uma pancada mais forte e agora chove fraco. A temperatura está em 18,4°C.

 

Muuito bom!!!!!

 

QUe beleza! Quanto tempo ficará em CJ? Está aí uma baita vantagem pra você heim Sérgio...mora pertinho do

paraíso.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Lá em Divinolândia, faz 20° agora. Por enquanto a média simples de janeiro tá em 24° (maximas 29.25°, minimas 18.75°), tomando com base a estação do ciiagro, to achando que a atribuição de clima Cwb pra minha querida cidade natal não é lá muito justa não...

 

Aqui em São Carlos faz 21.2° agora.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente férias !!!!!!! A 18000 m de altitude.

 

Aqui em CDJ , caiu uma pancada mais forte e agora chove fraco. A temperatura está em 18,4°C.

 

Muuito bom!!!!!

 

QUe beleza! Quanto tempo ficará em CJ? Está aí uma baita vantagem pra você heim Sérgio...mora pertinho do

paraíso.

 

Abraços

 

 

Valeu Renan !!

 

Eu vou ficar por aqui até o dia 25. Você tem razão, aqui com essa altitude é realmente um paraíso e tudo isso fica a 40 km de casa.

Só para se ter uma idéia, hoje a minha mínima aqui ficou em 14,1°C; amanhecemos com muita névoa e um pouco de neblina, inclusive, ao lado da casa que estou, tem um morro e a parte mais alta dele estava tampado pela neblina.

Para quem gosta desse clima mais ameno, inclusive no verão, aqui é o lugar.

 

Os modelos de previsão, continuam mostrando muita chuva para cá a partir de quarta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos continuam variando, mas vão insistindo em outra importante incursão de ar frio neste mês de janeiro.

 

O GFS já esteve mais forte quando ontem em sua rodada numérica das 12Z indicava 5,2oC de mínima em 135h. A 00Z atrasou o frio e jogou a mínima para 6,8oC em 147h. Ainda tem muita água pra passar, especialmente em se tratando de verão, mas algo está a caminho e pode ser até bem interessante em se tratando da estação mais quente do ano.

Link to comment
Share on other sites

Que Willis Carrier seja louvado! O maior criador de todos de todos os tempos! Depois daquele 41,4C aqui de Torres decidimos colocar ar-condicionado para viver aquelas situações, que são raras, aqui no litoral, mas ocorrem vez ou outra. Basta termos o vento foëhn de oeste. Dormir sem ar naquele dia foi impossível! Aliás, se não fosse Willis Carrier, o grande criador, hj eu com certeza não estaria morando em Porto Alegre. Estaria morando ao lado da sogra em Caxias do Sul :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Que Willis Carrier seja louvado! O maior criador de todos de todos os tempos! Depois daquele 41,4C aqui de Torres decidimos colocar ar-condicionado para viver aquelas situações, que são raras, aqui no litoral, mas ocorrem vez ou outra. Basta termos o vento foëhn de oeste. Dormir sem ar naquele dia foi impossível! Aliás, se não fosse Willis Carrier, o grande criador, hj eu com certeza não estaria morando em Porto Alegre. Estaria morando ao lado da sogra em Caxias do Sul :mosking:

 

:laugh: :rofl:

Willis Carrier, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Bruno, você é um predestinado, um escolhido pelo Divino, não é qualquer um que tem a oportunidade de ir para a praia nessa época e pegar 41C! :mosking:

 

Além do mais, para um "pelo duro" da fronteira, isso não é nada...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Primeira ZCAS intensa do ano aqui no Sudeste a partir de Quarta-Feira. Já é quase certeza. As

temperaturas irão declinar fortemente em toda a região, especialmente as máximas.

 

Estou na torcida, uma vez que meus pais alugarão casa em Juquehy (praia em São Sebastião - Litoral Norte) de 17/Jan à 03/Fev. Vou para lá nos finais de semana. Torço para chover MUITO até 17/Jan (como é de costume) e depois parar.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Bernardo do Campo..nuvens pretas e 29 graus. vem chuva ai..!! Tive 19,1 de minima até que razoavel.

 

Agora 14:00HS:

 

Porto Alegre: 29,0

Florianópolis: 27,0

Curitiba: 28,0

 

São Paulo: 30,0

Rio de Janeiro: 37,0

Vitoria: 33,0

Belo Horizonte: 32,0

 

Brasilia: 29,0

Goiania: 30,0

Campo Grande: 31,0

Cuiabá: 32,0

 

Porto Velho: 27,0

Rio Branco: 25,0 - Capital + fria do Brasil no momento

Link to comment
Share on other sites

Domingao de muita chuva em Rio Branco. Parece até que estamos sob influencia de alguma frente fria, porque chove sem parar desde o fim do sábado e já passou do meio-dia do domingo e segue a chuva fina mas persistente. As nuvens carregadas avançam a todo momento no céu, não deixando a chuva passar nenhum minuto. A Temperatura está na casa dos 25ºC agora e pelo visto não deve passar disso hoje. Com a notícia da ZCAS nessa semana, essa chuva nao deve passar tão cedo.

Link to comment
Share on other sites

Primeira ZCAS intensa do ano aqui no Sudeste a partir de Quarta-Feira. Já é quase certeza. As

temperaturas irão declinar fortemente em toda a região, especialmente as máximas.

 

Estou na torcida, uma vez que meus pais alugarão casa em Juquehy (praia em São Sebastião - Litoral Norte) de 17/Jan à 03/Fev. Vou para lá nos finais de semana. Torço para chover MUITO até 17/Jan (como é de costume) e depois parar.

Com o ciclone em alto-mar na altura do RS a partir do meio da próxima semana, a frente espremerá a ZCAS. O ETA de 7 dias é MUITO generoso para POA: dá variação de 16° a 28° de 5ª até pelo menos sábado. Passaríamos de amanhã a até pelo menos uma semana sem chegar a 30°. Algo ABSOLUTAMENTE IMPENSÁVEL e descartável num mês quente de 2012, ou mesmo em meia estação! Nem parece que mudamos de dinâmica: parece que mudamos de planeta! Simplesmente maravilhoso!!!

 

Agora faz 29,7° com 55%. Vento NO a 13,4 km/h e pressão em 1006,9 mb. Nublado e abafado.

 

Abraços aliviados!

Link to comment
Share on other sites

Que Willis Carrier seja louvado! O maior criador de todos de todos os tempos! Depois daquele 41,4C aqui de Torres decidimos colocar ar-condicionado para viver aquelas situações, que são raras, aqui no litoral, mas ocorrem vez ou outra. Basta termos o vento foëhn de oeste. Dormir sem ar naquele dia foi impossível! Aliás, se não fosse Willis Carrier, o grande criador, hj eu com certeza não estaria morando em Porto Alegre. Estaria morando ao lado da sogra em Caxias do Sul :mosking:

:rofl: :rofl: :rofl:

 

Como foi a noite depois dos 41°? Pelo menos foi um pico de calor. Torres não passou todo o dia subindo até bater 41°. Em POA o comportamento da temperatura é mais massacrante.

 

Pior que, pelos calorões que tivemos, o ar-condicionado faz falta mesmo na serra. Na meia-noite do Natal tínhamos impressionantes 28° em Caxias do Sul!!

 

Aqui 29,7° e bem abafado.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Eu estou achando que mal vai se desenvolver uma ZACS aqui em SP nessa semana viu. 4ª feira vai chover a tarde devido a chegada da FF. 5ª feira cai bem a máxima e mínima e chove, mas efeito frontal e não de ZACS. Na 6ª feira o ar seco polar entra mais forte limpando o tempo e dando dia agradável com mínima "baixa" e máxima bem agradável. A partir de sábado as temperaturas sobem progressivamente, mas com dias bons.

 

Estou achando que vai dar ZACS lá para meados/final da outra semana (partir 16/jan). Justamente no dia que o pessoal de casa vai para praia. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Um pouco da sombra de 2012 continua aqui na cidade de São Paulo, nas temperaturas mínimas... :sad:

 

Hoje tivemos um dia abafado, com cobertura de cirrus na maior parte da manhã. Depois de um início de tarde com sol, a nebulosidade começou a aumentar e, por volta do meio da tarde, vieram as pancadas de chuva isoladas, com maiores acumulados no ABCD (Registros de até 28,6 mm, SAISP).

 

Mirante: 21,7°C / 31,3°C

IAG: 20,6°C / 31,0°C

 

Seria um dia normal de verão se não fossem estas mínimas. Mínima normal da estação é 18, 19, até 20°C no Mirante. Mínima de praticamente 22°C (Ou mais) normalmente é coisa de onda de calor ou de atividade pré-frontal.

 

Continua nublado com nuvens médias e altas (Escuras) aqui na zona norte de Sampa.

Campo de Marte 24°C, Congonhas 23°C, Cumbica 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Eu estou achando que mal vai se desenvolver uma ZACS aqui em SP nessa semana viu. 4ª feira vai chover a tarde devido a chegada da FF. 5ª feira cai bem a máxima e mínima e chove, mas efeito frontal e não de ZACS. Na 6ª feira o ar seco polar entra mais forte limpando o tempo e dando dia agradável com mínima "baixa" e máxima bem agradável. A partir de sábado as temperaturas sobem progressivamente, mas com dias bons.

 

Estou achando que vai dar ZACS lá para meados/final da outra semana (partir 16/jan). Justamente no dia que o pessoal de casa vai para praia. :cray:

 

O problema é que nem sempre é fácil determinar QUANDO temos este fenômeno e QUANDO é frente fria, pois o tipo de tempo provocado por ambas

é bem parecido. A melhor forma de se fazer a diferenciação é observando-se a imagem de satélite. Ao fazermos isso na próxima Quarta/Quinta, tudo

ficará mais claro.

 

Exemplo de atuação de ZCAS sobre o Brasil:

 

brasilsobainflunciadazc.jpg

Link to comment
Share on other sites

Os modelos divergem quanto a intensidade do frio que poderá fazer com mais intensidade no amanhecer de sábado, e o GFS especialmente tem variado bastante de rodada a rodada colocando na 18Z a mínima em 7,2oC para São Joaquim. O Europeu, mais estável. parece estar nesse caminho de frio moderado, baixando de 10oC em uma boa porção das serras do RS e SC.

 

T2m 12/01 06h00 UTC

 

GFS 12Z

 

CapturadeTela2013-01-06agraves213257_zps002c85e0.png

 

Europeu 12Z

 

CapturadeTela2013-01-06agraves221132_zpsff2b6924.png

Link to comment
Share on other sites

Os modelos divergem quanto a intensidade do frio que poderá fazer com mais intensidade no amanhecer de sábado, e o GFS especialmente tem variado bastante de rodada a rodada colocando na 18Z a mínima em 7,2oC para São Joaquim. O Europeu, mais estável. parece estar nesse caminho de frio moderado, baixando de 10oC em uma boa porção das serras do RS e SC.

 

T2m 12/01 06h00 UTC

 

GFS 12Z

 

CapturadeTela2013-01-06agraves213257_zps002c85e0.png

 

Europeu 12Z

 

CapturadeTela2013-01-06agraves221132_zpsff2b6924.png

 

Boa noite. Poderia me passar o site destes dois modelos GFS? Sou leigo nisso ainda :) Obrigado qualquer coisa.

Link to comment
Share on other sites

 

Boa noite. Poderia me passar o site destes dois modelos GFS? Sou leigo nisso ainda :) Obrigado qualquer coisa.

 

Everton, seja bem vindo ao Brasil Abaixo de Zero! Não se preocupe em ser leigo, todos somos de uma forma ou de outra :mosking: .

O modelo GFS, bem como vários outros, você pode encontrar aqui:

 

http://www.wxbrasil.net/modelos/gfs.php

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Boa noite. Poderia me passar o site destes dois modelos GFS? Sou leigo nisso ainda :) Obrigado qualquer coisa.

 

Everton, seja bem vindo ao Brasil Abaixo de Zero! Não se preocupe em ser leigo, todos somos de uma forma ou de outra :mosking: .

O modelo GFS, bem como vários outros, você pode encontrar aqui:

 

http://www.wxbrasil.net/modelos/gfs.php

 

abraços

 

Obrigado! Valeu pela ajuda :D

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.