Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Abril 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Por aqui um dia nublado e muito agradável! A mínima não baixou dos 21,1°. Mas houve nevoeiro de manhã. Na noite de ontem o céu limpou, mas no final da noite já tínhamos uma forte névoa úmida. Deu no que deu.

 

Novamente, mais uma vez, de novo, tenho uma situação desagradável com os ônibus. Entrei numa condução totalmente fechada com o ar ligado apenas na ventilação (isso se não estava no quente, regulado acima dos 20°). E com 40 pessoas dentro. E na rua um dia extremamente agradável, quase fresco. Como se fôssemos obrigados a passar calor, de novo. Parece até que é por querer, como se fosse totalmente proibido sentir-se bem. Não. Tem que estar SEMPRE desagradável, abafado, pqp!!! Vou mandar uma reclamação para a empresa. Minha paciência acabou.

 

Agora faz 22,9° com 86% e nubladão. De manhã tivemos até uma trovoada e choveu bem fraco. Venta de SE a 3,4 km/h.

 

rafael_rigoni

 

E ai amigo..qdo vai quebrar o silencio..??

 

De que local é..??

 

hahah...bom durante todo esse tempo eu acompanhei o forum em silencio, apenas pra saber noticias e dados em relação ao clima ... masss jah que insistem eu sou de Joinville\SC porem estou morando a um mes em Curitiba :)

Seja bem-vindo, Rafael!! Climaticamente, fizeste uma ótima troca! (Nada contra a cidade de Joinville, por favor.)

 

Abraços bem-vindos!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui um dia nublado e muito agradável! A mínima não baixou dos 21,1°. Mas houve nevoeiro de manhã. Na noite de ontem o céu limpou, mas no final da noite já tínhamos uma forte névoa úmida. Deu no que deu.

 

Novamente, mais uma vez, de novo, tenho uma situação desagradável com os ônibus. Entrei numa condução totalmente fechada com o ar ligado apenas na ventilação (isso se não estava no quente, regulado acima dos 20°). E com 40 pessoas dentro. E na rua um dia extremamente agradável, quase fresco. Como se fôssemos obrigados a passar calor, de novo. Parece até que é por querer, como se fosse totalmente proibido sentir-se bem. Não. Tem que estar SEMPRE desagradável, abafado, pqp!!! Vou mandar uma reclamação para a empresa. Minha paciência acabou.

 

Agora faz 22,9° com 86% e nubladão. De manhã tivemos até uma trovoada e choveu bem fraco. Venta de SE a 3,4 km/h.

 

rafael_rigoni

 

E ai amigo..qdo vai quebrar o silencio..??

 

De que local é..??

 

hahah...bom durante todo esse tempo eu acompanhei o forum em silencio, apenas pra saber noticias e dados em relação ao clima ... masss jah que insistem eu sou de Joinville\SC porem estou morando a um mes em Curitiba :)

Seja bem-vindo, Rafael!! Climaticamente, fizeste uma ótima troca! (Nada contra a cidade de Joinville, por favor.)

 

Abraços bem-vindos!

 

Muito obrigado (:

Concordo já sofri muito com o verão joinvilense, passar noites fresquinhas aqui em Curitiba.... é uma grande alivio (se bem que jah torrei muito nesse sol que ta fazendo em ctba....chega inverno !!)

Link to comment
Share on other sites

MEU DEUS! Finalmente alguém que é de Joinville neste fórum hahahha

 

Seja bem vindo, Rafael...

 

Realmente, Curitiba ante Joinville mata a pau em termos de frio (e outras tantas coisas também hehehe)

 

Comente mais vezes aqui.

 

Abraços!

 

E aquele outro usuário, o Daivid, eu tinha no msn eu acho, mas ele sumiu do fórum.

Link to comment
Share on other sites

E os dias aqui tem sido uma literal bosta!

 

Parece aqueles verões com mormaço, parcialmente nublado, e que quando abre o sol a temperatura sobe bem...

 

Mesmo este verão sendo quente por aqui, não lembro de uma sequencia de dias assim durante a estação passada....

 

Algum refresco a vista??

 

:heat:

Link to comment
Share on other sites

E o padrão de verão segue a todo vapor, não estamos no alto verão, mas é verão, está um abafado irritante :-x

 

Retiro tudo que eu disse no final de março quando acreditei que o outono já tinha começado, aquilo lá foi um capricho da natureza apenas. E segue la pelota, ops, o verão.

 

Pois agora..tenho ele no facebook...já comentei com ele pra voltar...na verdade, ele havia perdido a senha, mas isso dá pra contornar...

Link to comment
Share on other sites

Beto, assino em baixo tudo que escreveste, o padrão de verão segue à todo vapor, aquele frio de março foi excelente, porém curtíssimo, uma aberração!!!

Sou um entusiasta em se tratando desta época, na esperança de ter um abril decente, mas nos últimos anos quebro a cara. To fazendo um exercício mental pra me conscientizar que abril não é mais o mesmo de décadas atrás! :negative:

Link to comment
Share on other sites

Bom, primeiro temos que lembrar que abril é um mês que AINDA faz calor em praticamente todo o Brasil. Aqui também faz calor nessa época em alguns dias. O problema é que parece que ficamos mais intolerantes (eu também) com o calor nesse ano em função da enorme sequência de dias quentes do final da janeiro até início da março. Encheu o saco.

 

Vendo meu histórico, abril ainda tem dias com mínima de 20° nas áreas baixas do Sul e máximas de 30° ou mais.

 

Abaixo minhas maiores mínimas e máximas:

 

Mínima:

 

23,3° - 2/4/1996

22,9° - 14/4/1996, 16/4/1998

22,7° - 5/4/1996, 16/4/2004

22,6° - 6/4/1996, 2/4/1997

 

Máxima:

 

35,3° - 11/4/2005

35,2° - 7/4/2005

34,5° - 2/4/1996

34,0° - 4/4/2009, 2/4/2010

33,9° - 4/4/2012

33,5° - 1°/4/2010

33,3° - 6/4/2005

32,9° - 9/4/2008, 13/4/2009

32,8° - 19/4/2010

32,7° - 18/4/2009

32,5° - 3/4/2009, 18/4/2010

32,4° - 21/4/2007

32,2° - 8/4/2008

32,1° - 10/4/2002, 14/4/2004, 20/4/2007

 

Reparem que todos os dados de picos de calor, tanto de mínima quanto de máxima, ocorreram antes do dia 20, à exceção de duas máximas, ambas em 2007. Eu praticamente não tenho registros de mínima de 22,5° ou mais no mês de abril depois do ano 2000. Então o calor de verão, pelo menos nos seus momentos de pico, está com seus dias contados.

 

Agora tenho 25,7° com 76%. Ruim.

Link to comment
Share on other sites

Bom, primeiro temos que lembrar que abril é um mês que AINDA faz calor em praticamente todo o Brasil. Aqui também faz calor nessa época em alguns dias. O problema é que parece que ficamos mais intolerantes (eu também) com o calor nesse ano em função da enorme sequência de dias quentes do final da janeiro até início da março. Encheu o saco.

 

Vendo meu histórico, abril ainda tem dias com mínima de 20° nas áreas baixas do Sul e máximas de 30° ou mais.

 

Abaixo minhas maiores mínimas e máximas:

 

Mínima:

 

23,3° - 2/4/1996

22,9° - 14/4/1996, 16/4/1998

22,7° - 5/4/1996, 16/4/2004

22,6° - 6/4/1996, 2/4/1997

 

Máxima:

 

35,3° - 11/4/2005

35,2° - 7/4/2005

34,5° - 2/4/1996

34,0° - 4/4/2009, 2/4/2010

33,9° - 4/4/2012

33,5° - 1°/4/2010

33,3° - 6/4/2005

32,9° - 9/4/2008, 13/4/2009

32,8° - 19/4/2010

32,7° - 18/4/2009

32,5° - 3/4/2009, 18/4/2010

32,4° - 21/4/2007

32,2° - 8/4/2008

32,1° - 10/4/2002, 14/4/2004, 20/4/2007

 

Reparem que todos os dados de picos de calor, tanto de mínima quanto de máxima, ocorreram antes do dia 20, à exceção de duas máximas, ambas em 2007. Eu praticamente não tenho registros de mínima de 22,5° ou mais no mês de abril depois do ano 2000. Então o calor de verão, pelo menos nos seus momentos de pico, está com seus dias contados.

 

Agora tenho 25,7° com 76%. Ruim.

 

Concordo com a análise. Principalmente no Sul, todos me parecem "traumatizados" com as longas sequências de dias quentes, com máximas elevadas e mínimas também elevadas. Isso causa mesmo uma "intolerância ao calor", como citou o Marcos. E é para causar mesmo, ainda mais para o pessoal aqui do BAZ, que detesta calor.

 

O que acentua também essa intolerância é que não temos nesse ano a mesma perspectiva de pulsos de ar frio intensos como ocorreu na mesma época no ano anterior. Pelo contrário, o prognóstico da massa de ar frio no GFS para essa semana está decepcionando.

Link to comment
Share on other sites

Lembro-me de Abril 2008, foi o último que teve uma temperatura média abaixo da normal climatológica em

Juiz de Fora. E foi aproximadamente na metade do mês daquele ano que chegou um pulso forte de ar polar

em todo o centro-sul. O INMET daqui chegou a registrar 12,1ºC naquela oportunidade. Boas lembranças.

 

Parece-me que passaremos em branco este Abril de 2012...que seja o prenúncio de um Maio muito melhor !

Link to comment
Share on other sites

Lembro-me de Abril 2008, foi o último que teve uma temperatura média abaixo da normal climatológica em

Juiz de Fora. E foi aproximadamente na metade do mês daquele ano que chegou um pulso forte de ar polar

em todo o centro-sul. O INMET daqui chegou a registrar 12,1ºC naquela oportunidade. Boas lembranças.

 

Parece-me que passaremos em branco este Abril de 2012...que seja o prenúncio de um Maio muito melhor !

 

 

Não é muito cedo ainda pra jogar a toalha??

 

Infelizmente uma coisa ficou evidente nos anos 2000: "Abril foi o mês mais prejudicado do outono-inverno pela dinâmica pós-2000..." Se é que se pode dizer que abril faz parte do outono inverno, mas na década de 70 houveram alguns episodios marcantes de frio, parecidos com o de 1999, então vou partir do pressuposto que abril é um mês que pode ter frio marcante.

Não consigo me lembrar de nenhuma onda de frio marcante nesse mês, desde 1999. A onda de frio do mês passado, deve ter sido mais forte que quase todas as ondas de frio em Abril nos últimos 12 anos...

Não me refiro somente a ondas de frio fortes, como foi a de 1999, que foi um extremo, um frio fora da padrão. Nevou em abril, o que é raro, mas me refiro a ondas de frio com geadas nos 3 estados do sul, e essas foram raríssimas em abril nos anos 2000.

 

Considerando apenas a década de 2000, abril não tem cara nenhuma de outono no sul do Brasil. Esse ano vem seguindo a mesma toada, só faz frio nas áreas altas...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais Abril 2012 (Até dia 11):

 

Urupema SC: 14,3

Bom Jardim Jardim SC: 14,4

São José dos Ausentes RS: 15,6

São Joaquim SC (Conv): 15,7

Água Doce SC (Campos de Palmas - 1.329m): 16,6

Monte Verde MG: 16,8

Campos do Jordão SP (Conv): 17,0

Bom Jesus RS: 17,1

Inacio Martins PR: 17,3

General Carneiro PR: 17,4

Vacaria RS: 17,5

Itaiópolis SC: 17,6

São Mateus do Sul PR: 17,9

Canela RS: 18,0

Major Vieira SC: 18,0

Lebon Régis SC: 18,1

Irati PR: 18,1

Maria da Fé MG: 18,2

Nova Frigurgo RJ: 18,2

Curitibanos SC: 18,4

Lages SC: 18,4

Rio Negrinho SC: 18,5

Diamantina MG: 18,7

Campos Novos SC: 18,8

Castro PR: 18,8

Clevelandia PR: 19,0

Joaçaba SC: 19,2

Lagoa Vermelha RS: 19,3

Canguçu RS: 19,3

Rio do Campo SC: 19,3

Teresópolis RJ: 19,3

Santa Teresa ES: 19,3

Caldas MG: 19,6

Erechim RS: 19,9

Bagé RS: 20,3

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

É evidente a relação das atividades solares com o clima, estudos mostram também que os terremotos estão relacionados com as ejeções de massa coronária solar. Tivemos 3 ejeções sexta ultima e esta semana estamos tendo terremos em várias localidades do globo. As temperaturas estão relacionadas também com as influencias devida as atividades solares.

Temos condições de tempo mais próximo do padrão verão ( com excessão do planalto RS e SC, temos padrão de outono), mas o verão no sul esta com os dias contados e acredito neste maio e junho(minímas vão surpreender). Uma semelhança interessante vejo com ano 1999/2000, 1989/1990, 1978/1979 , 1966/1967 e 1954/1955, estamos passando pelo máximo solar novamente agora 2012/2013 e tivemos invernos interessantes em épocas com máximo solar. Aliás 2012/2013 devem ser o menor pico de máximo dos últimos 80 anos, e o próximo semelhante ao minimo de Dalton (1798).

Em lages 23.1C, tempo bom, vento OSO. Vem frio realmente só após 23/25 Abril.

Link to comment
Share on other sites

É evidente a relação das atividades solares com o clima, estudos mostram também que os terremotos estão relacionados com as ejeções de massa coronária solar. Tivemos 3 ejeções sexta ultima e esta semana estamos tendo terremos em várias localidades do globo. As temperaturas estão relacionadas também com as influencias devida as atividades solares.

Temos condições de tempo mais próximo do padrão verão ( com excessão do planalto RS e SC, temos padrão de outono), mas o verão no sul esta com os dias contados e acredito neste maio e junho(minímas vão surpreender). Uma semelhança interessante vejo com ano 1999/2000, 1989/1990, 1978/1979 , 1966/1967 e 1954/1955, estamos passando pelo máximo solar novamente agora 2012/2013 e tivemos invernos interessantes em épocas com máximo solar. Aliás 2012/2013 devem ser o menor pico de máximo dos últimos 80 anos, e o próximo semelhante ao minimo de Dalton (1798).

Em lages 23.1C, tempo bom, vento OSO. Vem frio realmente só após 23/25 Abril.

 

Eu também acredito que esta diretamente relacionado o Sol com o nosso clima. Mas com relação as CMEs, desde o dia 14 de março elas não tem chegado à Terra!

O Sol nunca esteve tão calmo, era para estar bombando! Mas ele é "de lua", pode mudar...hehehe

Link to comment
Share on other sites

Lembro-me de Abril 2008, foi o último que teve uma temperatura média abaixo da normal climatológica em

Juiz de Fora. E foi aproximadamente na metade do mês daquele ano que chegou um pulso forte de ar polar

em todo o centro-sul. O INMET daqui chegou a registrar 12,1ºC naquela oportunidade. Boas lembranças.

 

Parece-me que passaremos em branco este Abril de 2012...que seja o prenúncio de um Maio muito melhor !

 

 

Não é muito cedo ainda pra jogar a toalha??

 

Infelizmente uma coisa ficou evidente nos anos 2000: "Abril foi o mês mais prejudicado do outono-inverno pela dinâmica pós-2000..." Se é que se pode dizer que abril faz parte do outono inverno, mas na década de 70 houveram alguns episodios marcantes de frio, parecidos com o de 1999, então vou partir do pressuposto que abril é um mês que pode ter frio marcante.

Não consigo me lembrar de nenhuma onda de frio marcante nesse mês, desde 1999. A onda de frio do mês passado, deve ter sido mais forte que quase todas as ondas de frio em Abril nos últimos 12 anos...

Não me refiro somente a ondas de frio fortes, como foi a de 1999, que foi um extremo, um frio fora da padrão. Nevou em abril, o que é raro, mas me refiro a ondas de frio com geadas nos 3 estados do sul, e essas foram raríssimas em abril nos anos 2000.

 

Considerando apenas a década de 2000, abril não tem cara nenhuma de outono no sul do Brasil. Esse ano vem seguindo a mesma toada, só faz frio nas áreas altas...

 

Sds.

Essa onda de frio de março deixou todo mundo mal acostumado!

Também torci para que continuasse as ondas de frio, como se diz: "não deixar cair a peteca (frio)".

Link to comment
Share on other sites

Abril é o mês da maior virada juntamente com Maio. O problema tem sido os Abris mais recentes. Se não me falha a memória, o Abril de 2009 foi bacana. A diferença do começo pro final de Abril costuma ser bem notória. Tá bem fraco por enquanto, mas eu garanto que os últimos dias de Abril estarão bem melhores que agora e o outono consolidado. Não tem erro!

Link to comment
Share on other sites

Em Cascavel abril continua quente demais. A média do mês está em 22,2°C, sendo que a mínima foi de 14,7°C e a máxima de 29,2°C

Por aqui até o dia 12 (tive mínima de 21,1° hoje, mas pode baixar disso nessa noite):

 

mínima: 18,4°

máxima: 28,4°

simples: 23,4°

extremas: 14,5° - 33,9°

 

Minha ponderada deve ser algo como 22,4°/22,6°. Ou seja, um pouco mais quente do que Cascavel.

 

Hoje tive máxima de 25,9°. Para minha grande alegria o tempo mal abriu, o que garantiu esse valor de máxima. Agora faz 21,4° com 81%.

 

Abraços medianos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje amanheceu nublado, mas o sol apareceu no fim da manhã e o a nebulosidade voltou a aumentar a tarde, tive minima de 17,1°C e máxima de 27,3°C, não caiu uma gota por aqui. Agora céu nublado, vento marítimo(SE) e 22,2°C.

 

Aqui na Granja Viana a mínima foi de 19ºC, máxima de 28,5ºC. Choveu pouca coisa de noitinha, mas sem comparação com SP.

Link to comment
Share on other sites

Pela animação, a Amazônia e a América do Sul como um todo ainda está com um padrão típico de verão.

 

É claro que esse calor meia boca que vem ocorrendo em abril fosse em jan/fev/março eu estaria soltando os foguetes aqui. O problema é que depois de um período longo de calor sem trégua, a nossa paciência com um mínimo de calor se esgotou! Até mesmo algumas pessoas que eu conheço que toleram o calor bem mais do que eu já estão de saco cheio de tempo abafado.

 

Um Abril que ficou marcado pra mim foi o de 2007, fez calor o mês todo, e foi um dos outonos climáticos mais atrasados que eu me lembre, o outono daquele ano começou dia 02 de maio. Mas como o Caco citou e pelos dados do Marcos, dificilmente não temos uma virada significativa entre os dias 20/25.

Link to comment
Share on other sites

Olha caco, o mapa do SAISP da chuva que caiu hoje e outro do estudo sobre as chuvas que a ilha de calor causa, que eu postei. Veja a chuva caiu quase que perfeitamente onde o mapa diz que a chance é maior por causa da ilha de calor...

 

kHdX7.gif

vyXrr.gif

Chuva de hoje na região metropolitana de Sampa.

SAISP, escala em mm.

 

 

344qg3t.jpg

 

Sensacional esses mapas Sipriano! É nítido como chove-se muito mais quando o tempo está abafado no centro expandido do que na região da Grande SP. O que falar então das mínimas? As médias mínimas durante o ano inteiro são o maior contraste entre o centro expandido, dos extremos da cidade (Parelheiros, Cantareira) e Grande SP (Vargem Grande Paulista, Itapevi, Cotia, Itapecerica da Serra). Nas temperaturas máximas as coisas não mudam muito.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Não é muito cedo ainda pra jogar a toalha??

 

Infelizmente uma coisa ficou evidente nos anos 2000: "Abril foi o mês mais prejudicado do outono-inverno pela dinâmica pós-2000..." Se é que se pode dizer que abril faz parte do outono inverno, mas na década de 70 houveram alguns episodios marcantes de frio, parecidos com o de 1999, então vou partir do pressuposto que abril é um mês que pode ter frio marcante.

Não consigo me lembrar de nenhuma onda de frio marcante nesse mês, desde 1999. A onda de frio do mês passado, deve ter sido mais forte que quase todas as ondas de frio em Abril nos últimos 12 anos...

Não me refiro somente a ondas de frio fortes, como foi a de 1999, que foi um extremo, um frio fora da padrão. Nevou em abril, o que é raro, mas me refiro a ondas de frio com geadas nos 3 estados do sul, e essas foram raríssimas em abril nos anos 2000.

 

Considerando apenas a década de 2000, abril não tem cara nenhuma de outono no sul do Brasil. Esse ano vem seguindo a mesma toada, só faz frio nas áreas altas...

 

Sds.

 

É, eu sei que Abril ainda pode nos reservar uma boa surpresa, mas às vezes dá uma desanimada. Semana que vem, por exemplo, tudo indica

que teremos um friozinho razoável em MG. Temperaturas sub-10 nas áreas acima de 1000m do sul do estado, na Mantiqueira pode até mesmo

chegar a +-5ºC. Estimo algo entre 13/15C para minha cidade.

 

E eu concordo com você, não me lembro de um frio realmente marcante para Abril desde aquele fatídico 1999. A onda de frio agora de Março,

para mim, foi muito mais marcante do que qualquer outra que tivemos em Abril desde 99.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, para vocês verem como os dados meteorológicos aqui em Joinville são feitos nas coxas (sei disso que quando estudava na Univille, que possui uma estação meteorológica, mal coletavam os dados, além de botar gente sem nenhum preparo para coletar os dados :negative: )

 

Médias mensais - 2011 (até novembro)

 

[tabela]Univille&Zona Sul

L=Mês&Univille&Zona Sul

L=Janeiro&27,6ºC&25,6ºC

L=Fevereiro&26,6ºC&25,2ºC

L=Março&24,3ºC&22,9ºC

L=Abril&23,8ºC&22,0ºC

L=Maio&20,6ºC&18,5ºC

L=Junho&17,7ºC&14,7ºC

L=Julho&17,2ºC&15,9ºC

L=Agosto&17,9ºC&16,6ºC

L=Setembro&19,0ºC&17,6ºC

L=Outubro&22,2ºC&20,8ºC

L=Novembro&22,5ºC&21,3ºC[/tabela]

 

Ambas as estações se localizam na planície de Joinville, mas longe uma da outra...

 

Diferenças são aceitáveis, mas 3ºC de diferença média é um disparate! (lembrando que não existem enormes baixadas na área urbana em Joinville, apenas na Serra)...

 

Isso só confirma minha tese de como Joinville é relaxada na coleta de dados...E como a Epagri/Ciram encara isso em Joinville, sem NENHUMA estação automática aqui em Joinville, enquanto outros locais há trocentas... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Pra consolar Curitiba.....

 

Nova York: 06,0 M trim

 

Jan12: (+3,1) 02,8 (-01,4 / 08,3 / -10,0 / 16,7)

Fev12: (+4,3) 05,2 (01,1 / 09,7 / -06,1 / 17,2)

Mar12: (+4,2) 10,0 (05,0 / 16,8 / -02,8 / 24,4)

 

Chicago: 04,0 M trim

 

Jan12: (+5,3) -00,8 (-05,8 / 04,8 / -13,9 / 13,3)

Fev12: (+4,5) 00,8 (-04,0 / 05,8 / -12,2 / 13,9)

Mar12: (+9,0) 11,9 (06,4 / 18,7 / -06,1 / 30,6)

 

Londres: 06,8 M trim

 

Jan12: (+3,1) 06,6 (03,4 / 09,6 / -02,8 / 13,6)

Fev12: (+0,9) 04,7 (01,4 / 08,0 / -07,3 / 17,0)

Mar12: (+3,5) 09,2 (04,5 / 14,7 / 00,0 / 22,8)

Link to comment
Share on other sites

Pra consolar Curitiba.....

 

Nova York: 06,0 M trim

 

Jan12: (+3,1) 02,8 (-01,4 / 08,3 / -10,0 / 16,7)

Fev12: (+4,3) 05,2 (01,1 / 09,7 / -06,1 / 17,2)

Mar12: (+4,2) 10,0 (05,0 / 16,8 / -02,8 / 24,4)

 

Chicago: 04,0 M trim

 

Jan12: (+5,3) -00,8 (-05,8 / 04,8 / -13,9 / 13,3)

Fev12: (+4,5) 00,8 (-04,0 / 05,8 / -12,2 / 13,9)

Mar12: (+9,0) 11,9 (06,4 / 18,7 / -06,1 / 30,6)

 

Londres: 06,8 M trim

 

Jan12: (+3,1) 06,6 (03,4 / 09,6 / -02,8 / 13,6)

Fev12: (+0,9) 04,7 (01,4 / 08,0 / -07,3 / 17,0)

Mar12: (+3,5) 09,2 (04,5 / 14,7 / 00,0 / 22,8)

 

Não se isso é consolo ou pesadelo mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Inacreditável as anomalias da Chicago, em especial a de março!! Lixo MONSTRUOSO!! Só uma vez vi no mundo uma anomalia na casa dos 10°. Foi em Moscou, a alguns anos atrás em janeiro, quando deu anomalia de +10°.

 

Hoje tive mínima deprimente de 19,1°. Agora faz 24,9° com 49%. Quase não venta: SE a 2,3 km/h. Sol e nuvens. Se secasse o tempo já ficaria melhor, porque cairia mais à noite. Amanhã teremos chuva forte: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/metroclima/default.php?reg=1031&p_secao=7#.

Link to comment
Share on other sites

Pra consolar Curitiba.....

 

Nova York: 06,0 M trim

 

Jan12: (+3,1) 02,8 (-01,4 / 08,3 / -10,0 / 16,7)

Fev12: (+4,3) 05,2 (01,1 / 09,7 / -06,1 / 17,2)

Mar12: (+4,2) 10,0 (05,0 / 16,8 / -02,8 / 24,4)

 

Chicago: 04,0 M trim

 

Jan12: (+5,3) -00,8 (-05,8 / 04,8 / -13,9 / 13,3)

Fev12: (+4,5) 00,8 (-04,0 / 05,8 / -12,2 / 13,9)

Mar12: (+9,0) 11,9 (06,4 / 18,7 / -06,1 / 30,6)

 

Londres: 06,8 M trim

 

Jan12: (+3,1) 06,6 (03,4 / 09,6 / -02,8 / 13,6)

Fev12: (+0,9) 04,7 (01,4 / 08,0 / -07,3 / 17,0)

Mar12: (+3,5) 09,2 (04,5 / 14,7 / 00,0 / 22,8)

 

Não se isso é consolo ou pesadelo mesmo...

 

Saiu a confirmação oficial do NOAA...

 

Só pra confirmar o que todo mundo já sabia, o trimestre Jan/Fev/Mar foi o mais quente já registrado nos E.U.A continental, desde que existem estações... :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Se tomássemos apenas o "inverno" 2011-2012 dos EUA, diria que estaríamos à caminho de uma nova

"medieval warm period" :mosking:

 

Sério mesmo, +9ºC de anomalia é bizarro ! O mês de Março em Chicago foi igual a um quente mês de Julho

em São Joaquim !

 

Sílvio, Chicago deve ter tido muito menos dias de neve no solo este inverno, certo ?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.