Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Informação: a partir deste fim-de-semana instalarei uma nova estação. Será em Gramado. Seus dados serão diferentes de todas as estações até agora existentes nas Hortênsias, pois será em encosta. Veremos! Já trago o endereço no Wunderground.

 

Bruno, demais essa nova estação! Eu to tentando (ainda sem sucesso) colocar uma estacao no alto da Serra aqui em Joinville onde pegue sinal de internet....Quero ver se até meados de abril eu consigo instalá-la!

 

A proposito, a MM tomou conta de Joinville heheheh

 

Até chuviscou :russian:

Link to comment
Share on other sites

Luba, SJ tem desses dias no inverno tambem. Uma vez falando com o Coutinho, tem dias de invasão polar em SJ que nao da pra ficar na rua em nenhum horário. O dia se torna insuportável, voce é forcado a ficar trancado em casa. Em Campos o clima no inverno é bom por isso tambem, praticamente todos os dias Sao lindos. Faz frio, na hora certa! E tem suas baixadas geladas tambem o dia todo, tenho vários dias de máximas baixas e pontuais em campos, onde a temperatura fica 90% do dia abaixo dos 10C. Junho passado por exemplo tive media de 8.7C... Foi um mês terrivelmente frio. Abs

 

 

Eu lembro de alguns dias no inverno passado que você até usou o termo "calor vampiro" hehehe tinha um pico bem pequeno de "calor", ou melhor, menos frio, e daí por volta de 15 a temperatura já começava a despencar!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, obrigado por ter colocado aspas em "friagem meridional".

 

Sei da tua competência os amigos fofocam. Sempre falam bem de ti. (parabéns, os meus nem tanto)

 

É assim, tivemos quase 3600 "records = registros" de calor e você com meia duzia de friozinho chamando de histórico.

 

Estávamos falando de anomalias de 20ºC....

 

Pelo que eu entendo das fase da MJO temos porteira aberta até no máximo 15 de abril.

 

depois só na segunda semana de maio.

 

já, já coloco o gráfico.

 

Foi o meu novo critério "friagem meridional"....igualzinho a amazônia 10ºC abaixo da média dois dias e no terceiro....a máxima vai lá pra cima....passando dos 30ºC.

 

Abração....

Está aí o meia dúzia de recordes: http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/15/As_48_horas_que_reescreveram_a_climatologia_hist%C3%B3rica_ga%C3%BAcha#.T3UU5rHapK4.facebook.

 

A grande maioria dos valores quebrados são da década de 60 para antes. Alguns desde as três primeiras décadas do século XX!! É evidente que isso é histórico, porque destoa completamente das normais da região para março, e se destacam por terem ocorrido uma semana depois do fim do verão numa região onde o verão é quente e os desvios das normais são pouco significativos.

 

Anomalias de 20° como ocorrido na América do Norte, ocorrido uma semana depois do fim do inverno e numa área em grande parte continental, é virtualmente impossível por aqui na primeira semana do outono. Teríamos de ter algo como de 0° a 10° em POA para termos o mesmo quadro. Máximas de 0° na serra e negativa de dois dígitos. Isso num clima predominantemente oceânico, úmido, e numa época em que os desvios das normais são menores. Essa comparação simplesmente não procede. Ademais, a grande maioria desses 3600 recordes da América do Norte a que te referes, são recordes do DIA. Quebre cinco recordes em 100 estações e terá 500 recordes. Quem dera tivéssemos a densidade de estações que há nos EUA. E os dados historicos que a MetSul levantou nessa reportagem refere-se ao mês como um todo, não de cada dia, que são recordes mais fáceis de serem quebrados (sem desmerecer o que aconteceu na América do Norte. Aquilo foi totalmente bizarro!!!)

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Bizarro é ver em CDJ os bananenses endinheirados olhando torto pra vc em julho só porque, às 13h, com 21ºC e céu aberto, vc estar de boa, passeando em Capivari, com camiseta e calça, sem blusa. Tipo, é como se ofendesse a aura aquele lugar. :laugh:

 

Aqui na roça a máxima de hoje ficou nos 25,3ºC, bem diferente das máximas baixas de locais mais próximos da Serra como Marsilac, Riacho Grande e etc. Mínima de 12,9ºC e, no momento, MM com 18,4ºC. Frio histórico para o Sul e tiro curto para SP, sem sequer superar o final de JANEIRO. :punish:

Link to comment
Share on other sites

A grande maioria dos valores quebrados são da década de 60 para antes. Alguns desde as três primeiras décadas do século XX!! É evidente que isso é histórico, porque destoa completamente das normais da região para março, e se destacam por terem ocorrido uma semana depois do fim do verão numa região onde o verão é quente e os desvios das normais são pouco significativos.

 

Anomalias de 20° como ocorrido na América do Norte, ocorrido uma semana depois do fim do inverno e numa área em grande parte continental, é virtualmente impossível por aqui na primeira semana do outono. Teríamos de ter algo como de 0° a 10° em POA para termos o mesmo quadro. Máximas de 0° na serra e negativa de dois dígitos. Isso num clima predominantemente oceânico, úmido, e numa época em que os desvios das normais são menores. Essa comparação simplesmente não procede. Ademais, a grande maioria desses 3600 recordes da América do Norte a que te referes, são recordes do DIA. Quebre cinco recordes em 100 estações e terá 500 recordes. Quem dera tivéssemos a densidade de estações que há nos EUA. E os dados historicos que a MetSul levantou nessa reportagem refere-se ao mês como um todo, não de cada dia, que são recordes mais fáceis de serem quebrados (sem desmerecer o que aconteceu na América do Norte. Aquilo foi totalmente bizarro!!!)

 

Abraço.

 

Falou e disse!

 

A propósito. Alguém viu isto?

 

http://saojoaquimonline.com.br/28/03/2012/nova-s-10-com-imagens-da-serra-catarinense/

 

Muito legal terem usado uma imagem da esquecida Bom Retiro numa campanha nacional da nova S10.

Link to comment
Share on other sites

Bizarro é ver em CDJ os bananenses endinheirados olhando torto pra vc em julho só porque, às 13h, com 21ºC e céu aberto, vc estar de boa, passeando em Capivari, com camiseta e calça, sem blusa. Tipo, é como se ofendesse a aura aquele lugar. :laugh:

 

Aqui na roça a máxima de hoje ficou nos 25,3ºC, bem diferente das máximas baixas de locais mais próximos da Serra como Marsilac, Riacho Grande e etc. Mínima de 12,9ºC e, no momento, MM com 18,4ºC. Frio histórico para o Sul e tiro curto para SP, sem sequer superar o final de JANEIRO. :punish:

 

Esse final de Janeiro foi absurdo. Peguei 11ºC no Interior!

Link to comment
Share on other sites

A grande maioria dos valores quebrados são da década de 60 para antes. Alguns desde as três primeiras décadas do século XX!! É evidente que isso é histórico, porque destoa completamente das normais da região para março, e se destacam por terem ocorrido uma semana depois do fim do verão numa região onde o verão é quente e os desvios das normais são pouco significativos.

 

Anomalias de 20° como ocorrido na América do Norte, ocorrido uma semana depois do fim do inverno e numa área em grande parte continental, é virtualmente impossível por aqui na primeira semana do outono. Teríamos de ter algo como de 0° a 10° em POA para termos o mesmo quadro. Máximas de 0° na serra e negativa de dois dígitos. Isso num clima predominantemente oceânico, úmido, e numa época em que os desvios das normais são menores. Essa comparação simplesmente não procede. Ademais, a grande maioria desses 3600 recordes da América do Norte a que te referes, são recordes do DIA. Quebre cinco recordes em 100 estações e terá 500 recordes. Quem dera tivéssemos a densidade de estações que há nos EUA. E os dados historicos que a MetSul levantou nessa reportagem refere-se ao mês como um todo, não de cada dia, que são recordes mais fáceis de serem quebrados (sem desmerecer o que aconteceu na América do Norte. Aquilo foi totalmente bizarro!!!)

 

Abraço.

 

Falou e disse!

 

A propósito. Alguém viu isto?

 

http://saojoaquimonline.com.br/28/03/2012/nova-s-10-com-imagens-da-serra-catarinense/

 

Muito legal terem usado uma imagem da esquecida Bom Retiro numa campanha nacional da nova S10.

 

 

Bela imagem!

Link to comment
Share on other sites

MJO seria a tal Oscilação Madden - Julian? Ela seria mais importante agora do que a AAO?

 

Sds.

 

Exato Silvio.

 

Não sei se vc viu tem um gráfico lá no internacional que "explica" a onda de calor na tua querida Chicago por influência da MJO.

 

O que tentei explicar para o Caio é que....na "entre safra"....temos "provocar" discussões.

 

Após 30 anos ministrando aulas em universidades já vi babacas virarem presidentes e gênios nas sarjetas. (mas sei quem era babaca e quem era gênio).

 

É função de todo cientista e amantes do método científico questionar qualquer informação.

 

Voltando,

 

Silvio,

 

Esqueça ENSO para esse experimento mental.

 

Acompanhe a ZCIT....a cada 45 dias ela está ativa em uma parte do globo

 

Isto significa então, que temos 8 fases da MJO....360/45 = 8

 

Agora imagine que na ZCIT temos desenvolvimentos absurdos de CB...que transportam calor.

 

Nas condições ENSO de EL ou LA...a atividade da MJO é tranquila...isso significa que ela da da volta ao globo sem grandes sobressaltos.

 

Em neutralidade....acontece com muito maior frequência...sobressaltos.

 

Isso é maior atividade convectiva em um determinada região.

 

Essa coisa altera a circulação global.

 

Os modelos ficam loucos. com razão. no primeiro momento.

 

Se me recordo da tua pergunta?

 

AAO...vai determinar se a ALTA passa abaixo de 40S nos ANDES...(e para fazer um agrado ao Bruno apesar de eu nunca ver..o núcleo....37,5S). sem isso a possibilidade diminui.

 

A MJO vai determinar a situação em 200 hpa ( o clássico bloqueio)

 

Nas minhas observações.

 

para mp

 

El Niño....muito instável.....termina em chuva.

 

La Niña....mp de preferência marítima......termina sem chuva....porém com leves anomalias negativas.

 

Aqui tem um problema para pesquisadores futuros....a atividade anticiclonica fica parcialmente suspensa no Pacífico (minha hipótese)

 

Neutralidade: Um bom cavalo para jogar.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Bizarro é ver em CDJ os bananenses endinheirados olhando torto pra vc em julho só porque, às 13h, com 21ºC e céu aberto, vc estar de boa, passeando em Capivari, com camiseta e calça, sem blusa. Tipo, é como se ofendesse a aura aquele lugar. :laugh:

 

Aqui na roça a máxima de hoje ficou nos 25,3ºC, bem diferente das máximas baixas de locais mais próximos da Serra como Marsilac, Riacho Grande e etc. Mínima de 12,9ºC e, no momento, MM com 18,4ºC. Frio histórico para o Sul e tiro curto para SP, sem sequer superar o final de JANEIRO. :punish:

 

 

Amigos,

 

Sem brincadeira... Hoje por volta de 20h dei um pulo na padaria e vi um cara de GORRO aqui em São Paulo, com cerca de 18ºC de temperatura. Juro que fico irritado ao ver essas frescuras, até gostaria de compartilhar isso com vocês!

 

http://blog-alt-tab.blogspot.com.br/2011/07/homem-nao-usa-cachecol-nem-gola-role.html

Link to comment
Share on other sites

Bizarro é ver em CDJ os bananenses endinheirados olhando torto pra vc em julho só porque, às 13h, com 21ºC e céu aberto, vc estar de boa, passeando em Capivari, com camiseta e calça, sem blusa. Tipo, é como se ofendesse a aura aquele lugar. :laugh:

 

Aqui na roça a máxima de hoje ficou nos 25,3ºC, bem diferente das máximas baixas de locais mais próximos da Serra como Marsilac, Riacho Grande e etc. Mínima de 12,9ºC e, no momento, MM com 18,4ºC. Frio histórico para o Sul e tiro curto para SP, sem sequer superar o final de JANEIRO. :punish:

 

 

Amigos,

 

Sem brincadeira... Hoje por volta de 20h dei um pulo na padaria e vi um cara de GORRO aqui em São Paulo, com cerca de 18ºC de temperatura. Juro que fico irritado ao ver essas frescuras, até gostaria de compartilhar isso com vocês!

 

http://blog-alt-tab.blogspot.com.br/2011/07/homem-nao-usa-cachecol-nem-gola-role.html

Vocês não sabem do pior: eu saí de casa em torno das 14:30 com 25° e 37%. Peguei o ônibus, e aquela merda estava com o AR QUENTE ligado!!! Isso!! Sol, céu limpo, 25° e AR QUENTE!!! Sério, juro que comecei a ficar com raiva. Não sei que raios o motorista estava fazendo, com as janelas quase todas abertas e jorrando ar quente para dentro. Passados 30 segundos e senti aquele calor subir pelas costas. Comecei a suar. Mas logo o sujeito desligou o ar. Eu ia levantar para reclamar. Todo mundo se sentindo desconfortável, e aquele bafo artificial na cara. Isso parece até provocação, como se fôssemos obrigados a passar calor!! "Não! Não pode! Frio não pode!! Tem que passar calor!!" %(%&(%&%$))¨#$¨$!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

 

Tive máxima de 25,9° com 35%. Agora faz 17,5° com 59%. P.o. em 9,4°. Venta de ENE a 3,2 km/h. Devo chegar aos 14°.

 

Abraços sufocados!

Link to comment
Share on other sites

Se historicamente os registros do hemisfério norte marcam primavera primeiro de março até 31 de maio.

 

Então, assim, de primeiro de março a 31 de maio estamos no outono. E a GISS/Temp. hadt, RSS e UAH assim interpretarão.

 

Marcas importantes e históricas foram quebradas, sim.

 

Isso significa apenas que essa "friagem meridional" foi mais intensa que outras "friagens meridionais" de outrora

 

TEMPOS INTERESSANTES

 

Putz, Evandro...ainda perde perdeu para janeiro....evento localizado no sul, rápido, caracterizando um típica friagem meridional |( apenas para distinguir da friagem amazônica ...mas o critério é exatamente o mesmo)

 

Em tempo, novas instalações em Cotia e VGP.

 

Marcos...Repita..máxima de quanto...acho que ouvi...25...e qualquer coisa...e isso é frio.}?????????????????????????????????????

 

Esta semana estarei em VGP ( sipra...cerveja no km 45 ibiuna????)

Link to comment
Share on other sites

Link para um Blog com fotos da geada. Esse sítio fica na baixada a que me referi em postagem anterior.

 

http://chefmoniz.blogspot.com.br/2012/03/primeira-geada-2012.html

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Mioto, baita local...sabes se há sinal 3G no local????

 

Não sei, meu caro. Devo dar um pulo lá amanhã (sábado). Se eu realmente for até lá, verifico.

Link to comment
Share on other sites

Link para um Blog com fotos da geada. Esse sítio fica na baixada a que me referi em postagem anterior.

 

http://chefmoniz.blogspot.com.br/2012/03/primeira-geada-2012.html

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Sabe se essas fotos são de hoje ou ontem? Pois o horario no blog possibilita essa duvida.

 

Deve ser da manhã do dia 28, Bruno, pois além do horário da postagem, ainda há a menção à primeira geada do ano.

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Link para um Blog com fotos da geada. Esse sítio fica na baixada a que me referi em postagem anterior.

 

http://chefmoniz.blogspot.com.br/2012/03/primeira-geada-2012.html

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Sabe se essas fotos são de hoje ou ontem? Pois o horario no blog possibilita essa duvida.

 

Deve ser da manhã do dia 28, Bruno, pois além do horário da postagem, ainda há a menção à primeira geada do ano.

 

Mioto.

 

Quem é o chef.....????...lindas fotos.

 

Como peço para utilizar as fotos???

 

genial

Link to comment
Share on other sites

Marcos...Repita..máxima de quanto...acho que ouvi...25...e qualquer coisa...e isso é frio.}?????????????????????????????????????

Para a tua alegria deu 25,9°. Ou seja: 26°. Depois de uma manhã com 9°/11°, a manhã mais fria na cidade em março em 22 anos. Deu 6,2° na Base Aére de Canoas, aqui ao lado. Como se vê, todos estavam suando desde de manhã.

 

Agora 17,5°.

Link to comment
Share on other sites

Bizarro é ver em CDJ os bananenses endinheirados olhando torto pra vc em julho só porque, às 13h, com 21ºC e céu aberto, vc estar de boa, passeando em Capivari, com camiseta e calça, sem blusa. Tipo, é como se ofendesse a aura aquele lugar. :laugh:

 

Aqui na roça a máxima de hoje ficou nos 25,3ºC, bem diferente das máximas baixas de locais mais próximos da Serra como Marsilac, Riacho Grande e etc. Mínima de 12,9ºC e, no momento, MM com 18,4ºC. Frio histórico para o Sul e tiro curto para SP, sem sequer superar o final de JANEIRO. :punish:

 

 

Amigos,

 

Sem brincadeira... Hoje por volta de 20h dei um pulo na padaria e vi um cara de GORRO aqui em São Paulo, com cerca de 18ºC de temperatura. Juro que fico irritado ao ver essas frescuras, até gostaria de compartilhar isso com vocês!

 

http://blog-alt-tab.blogspot.com.br/2011/07/homem-nao-usa-cachecol-nem-gola-role.html

Vocês não sabem do pior: eu saí de casa em torno das 14:30 com 25° e 37%. Peguei o ônibus, e aquela merda estava com o AR QUENTE ligado!!! Isso!! Sol, céu limpo, 25° e AR QUENTE!!! Sério, juro que comecei a ficar com raiva. Não sei que raios o motorista estava fazendo, com as janelas quase todas abertas e jorrando ar quente para dentro. Passados 30 segundos e senti aquele calor subir pelas costas. Comecei a suar. Mas logo o sujeito desligou o ar. Eu ia levantar para reclamar. Todo mundo se sentindo desconfortável, e aquele bafo artificial na cara. Isso parece até provocação, como se fôssemos obrigados a passar calor!! "Não! Não pode! Frio não pode!! Tem que passar calor!!" %(%&(%&%$))¨#$¨$!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

 

Tive máxima de 25,9° com 35%. Agora faz 17,5° com 59%. P.o. em 9,4°. Venta de ENE a 3,2 km/h. Devo chegar aos 14°.

 

Abraços sufocados!

Aqui no Rio o ar quente fica ligado direto mesmo, só que esse quem deixa ligado é São Pedro!!!

Mas quanto ao gorro e tal. Aqui no Rio eu canso de ver noites com 25ºC e pessoas de jaqueta! Só de ver já me dá calor! Queria um dia, um dia somente ver temperaturas bem baixas aqui, tipo uma negativa pra ver um monte de bonequinhos da Michellin na rua!!!

Por aqui dia agradável e 2ª noite do ano sem ar condicionado ligado! :clapping:

Meu bolso agradece!

Link to comment
Share on other sites

Esse frio de março para mim ficará marcado na memória assim como foi julho de 2000, abril de 99, verão de 2010, e entre outros eventos marcantes nas quais eu vivenciei, a pessoa tem que ser muito tapada ou attention whore para achar isso normal, quem tem o mínimo de conhecimento do clima regional sabe que é histórica. O blog e as imagens da metsul falam por si só, fuck off quem discorda :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Esse frio de março para mim ficará marcado na memória assim como foi julho de 2000, abril de 99, verão de 2010, e entre outros eventos marcantes nas quais eu vivenciei, a pessoa tem que ser muito tapada ou attention whore para achar isso normal, quem tem o mínimo de conhecimento do clima regional sabe que é histórica. O blog e as imagens da metsul falam por si só, fuck off quem discorda :sarcastic:

 

Sem problemas, Beto.

 

A menarca "friagem meridional" com máximas entre 26ºC e 30ºC.

 

Com certeza no blog da Metsul virá algum esclarecimento. Suponho que eles não utilizam o clássico termômetro só de mínimas.

 

O histórico talvez esteja no conjunto mínima/máxima....mas isso é para quem conhece o clima regional, certo?

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Mafili, em que mundo você vive?

 

Ou, ser contra o óbvio ululante te dá prazer?

 

Ou, na falta de argumentos convincentes sobram provocações rasas.

 

 

MAIS QUE PERFEITO, TEM MOMENTOS DE LUCIDEZ, POUCOS, E MUITOS DE PURO DEBOCHE E "PURGANTEZ", ENFIM, É DO ESTILO, DEIXA ELE ACHAR O QUE QUIZER E APROVEITAR O QUE FOR ÚTIL.

 

ELE VOLTOU A ENTRAR NO CÍCLO DO DEBOCHE, QUEM SABE DAQUI A "6 DIAS" VOLTE AO NORMAL....TÍPICO DOS BURROCRATAS!

Link to comment
Share on other sites

A propósito, 29 de março 23h00 e faz 3,3oC em Urupema e 4,6oC em Bom Jardim da Serra. Normal de uma friagem meridional que ocorre a cada 100 anos com esta intensidade em muitas estações. Coisa de um mero friozote comum meridional...

 

 

hehehe vocês mandam umas alfinetadas excelentes! :good:

 

AINDA ESQUECEU DE QUE A NEVE, NORMAL EM MARÇO, NÃO VEIO, TERIA QUE TER NEVADA EM TODO O PLANALTO DA NEVE E DADO 1°C EM FPOLIS PARA SER HISTÓRICA,

 

ATÉ ESQUECI, HOJE PODERÁ TER PELA PRIMEIRA OU SEGUNDA VEZ EM 101 ANOS QUE FPOLIS TEM 3 DIAS COM MÍNIMAS ABAIXO DOS 15,0°C NO INMET, MAS CLARO, AOS BURROCRATAS NÃO QUER DIZER NADA, AFINAL NÃO FOI ONDA DE FRIO E NÃO TEVE MAIS DE 30C DE VARIAÇÃO, AFINAL 40/6 GRAUS DE LATITUDE TEM O MESMO COMPORTAMENTO QUE 30/20 GRAUS.

Link to comment
Share on other sites

CURIOSIDADE

 

DE 1 A 14 A MÉDIA ESTAVA EM 18,4

 

 

E AGORA ESTÁ EM 16,1 NO INMET, EM 15 DIAS CAIU 2,3 NA MÉDIA E DE UMA ANOMALIA DE +1,7 PARA -0,6 EM S.J/INMET.

 

MARÇO BEM LOUCO POR AQUI

 

QTO AO NÚMERO DE RECORDES, TEM UM PEQUENO DETALHE, NO BRASIL NÃO TEMOS ESTATÍSTICAS PARA RECORDES DIÁRIOS, NO DIA 28, DEVE TER QUEBRADO O RECORDE DE MÁXIMA E MÍNIMA DIÁRIO EM CENTENAS DE CIDADES, PENA NÃO TER ISTO A MÃO EM TEMPO HÁBIL E NUNCA SABEREMOS.

 

DIA 28 E 29 FPOLIS, COM CERTEZA, QUEBROU O RECORDE DIÁRIO DE MÍNIMA, ASSIM COMO CENTENAS DE CIDADES DE SC/RS E PARTE DO PR.

Link to comment
Share on other sites

A propósito, 29 de março 23h00 e faz 3,3oC em Urupema e 4,6oC em Bom Jardim da Serra. Normal de uma friagem meridional que ocorre a cada 100 anos com esta intensidade em muitas estações. Coisa de um mero friozote comum meridional...

 

 

hehehe vocês mandam umas alfinetadas excelentes! :good:

 

AINDA ESQUECEU DE QUE A NEVE, NORMAL EM MARÇO, NÃO VEIO, TERIA QUE TER NEVADA EM TODO O PLANALTO DA NEVE E DADO 1°C EM FPOLIS PARA SER HISTÓRICA,

 

ATÉ ESQUECI, HOJE PODERÁ TER PELA PRIMEIRA OU SEGUNDA VEZ EM 101 ANOS QUE FPOLIS TEM 3 DIAS COM MÍNIMAS ABAIXO DOS 15,0°C NO INMET, MAS CLARO, AOS BURROCRATAS NÃO QUER DIZER NADA, AFINAL NÃO FOI ONDA DE FRIO E NÃO TEVE MAIS DE 30C DE VARIAÇÃO, AFINAL 40/6 GRAUS DE LATITUDE TEM O MESMO COMPORTAMENTO QUE 30/20 GRAUS.

 

Pelos comentários aqui eu não duvido que a OMM - essa mesma que volta e meia solta furados relatórios alarmantes do aquecimento global - ainda vai acabar "excomungando" 1/2 dúzia de bazianos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Realmente... morar em SP pode ser frustrante pra um baziano... mas no RJ é sacanagem kkkkkk

 

Quem viveu na capital paulista e arredores nos anos 70 e 80, certamente não acharia nada frustrante a região no que se refere ao frio. Meus pais que o digam.

 

Essa FF foi bem sacana com SP... no momento, 18,6ºC aqui no mato, com MM. Bizarro! :negative:

 

Foi tão bizarra que, na manhã passada, Itapevi sapateou em cima de CDJ nas mínimas.

 

Outro fato curioso foi a diferença de aprox. 2ºC nas mínimas de Apiaí e Itaoca, cidades vizinhas, uma a 1050m de altitude e outra quase ao nível do mar, colada ao Ribeira de Iguape. Muito pouco. Teve MM por lá?

 

To saindo pro trampo. Fui!

Link to comment
Share on other sites

Passada a friagem meridional (gostei do termo), que nada tem de histórica,

voltemos ao outono climático. Se bem que, aqui em MG, neste ano ainda não

estivemos no inverno.

 

O dia mais "frio" desta MP aqui no estado foi ontem, com o dia nublado a temperatura

máxima não passou dos 20 graus em boa parte do sul do estado e zona da mata.

 

Hoje vou para BELO HORIZONTE, a capital de todos os mineiros, e fico por lá durante

o fim de semana. É sempre um prazer ir naquela cidade :good2: ! Reportarei o tempo de lá.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura vai subindo e o BAZ vai ficando de ressaca depois de duas noites históricas. Mas o frio desta noite não está de se jogar fora, já faz 5,1oC em Urupema, e de acordo com a Climaterra pode registrar de 1oC a 3oC de mínima. Ainda é março e já parece até normal...

 

Caio, querido. Meu tempo se esgota numa velocidade maior que a desejada.

 

Você é o moderador deste tópico, certo?

 

Aliás, vendo desmoldantes para fibra de vidro.

 

E o terreno teu com o Bruno no Cruzeiro o IPTU tá em dia?

 

A propósito perdi o link que te enviei de ENSO semanal.

 

Caio, tem a turma que só utiliza o termômetro de mínima...podemos patenteá-lo.

 

Como esse recente evento de forma alguma pode ser caracterizado como HISTÓRICO....

 

FICA A MINHA CLASSIFICAÇÃO.

 

FRIAGEM MERIODIONAL

 

Abraços,

 

PS: fica evidente que se houver comunicação extra fórum....a liberdade do moderador estará comprometida.

 

Eu acho que qualquer denominação que propormos aqui pode ser "válida". Mas tenha minhas ressalvas quanto à classificação "friagem meridional".

 

O termo alude à famosa friagem amazônica, um fenômeno recorrente, que faz parte do comportamento climático principalmente do sul da Região Amazônica.

 

As mínimas registradas no Sul do Brasil não se tratam de um fenômeno recorrente, foi algo fora da média, gerou várias quebras de recordes.

 

Para relativizar as marcas mínimas, as máximas não surpreenderam, tudo bem.

 

Por outro lado, tivemos notícia de agricultor fumigando plantação no Planalto Sul de Santa Catarina. Talvez ele tenha evitado um prejuízo maior, talvez. Certamente milhares de outros produtores em todo o Sul do país amargaram com um grande prejuízo econômico nesse evento. Isso não tem paralelo com a friagem amazônica: quando a temperatura cai abruptamente no Acre, a população sente um desconforto térmico, mas não vê o fenômenos como inédito. E também não ocorre qualquer prejuízo econômico.

 

Enquanto a "Santa Sé" da OMM não utilizar um "metro universal" para definir eventos como esse que se acaba, sugiro que ele seja chamado de "onda de frio" mesmo. Esses pontos de vista não se pretendem universais e não sou dono da razão.

 

Muito pelo contrário. Não acredito na "infalibilidade" de qualquer ser humano ou organização.

Link to comment
Share on other sites

Apesar da máxima de 25°/26°, por dois dias ela não passou dos 22° nos locais mais quente do RS, e na serra não passou de 15° com sol, a UMA SEMANA depois do fim do verão. Em São Paulo com 14° à tarde em março. Calor à beça.

 

Na próxima vez que vier uma "friagem meridional" foi dormir na lage do pátio de casa para refrescar o corpo.

 

Hoje tive mínima de 14,3°. Deu 10,2° no Lami pelo Metroclima. Suponho que não tenha baixado dos 16° no Centro. Isso ao nível do mar. No Castelinho fez 5,6°. Calor extremo!!!!

 

Agora faz 22,1° com 58% e venta de SSE a 2,9 km/h (predomina vento N/NO).

Link to comment
Share on other sites

É assim, tivemos quase 3600 "records = registros" de calor e você com meia duzia de friozinho chamando de histórico.

 

DAILY RECORDS, a maioria de DAILY RECORDS entre estes milhares e nos EUA há toneladas a mais de estações que aqui. E foram mais de sete mil recordes. RS e SC tiveram RECORDES ABSOLUTOS MENSAIS para séries de quase CEM ANOS. Dizer que esta onda de frio não foi histórica só pode ser brincadeira e sacanagem. Nem vale debater o INCONTROVERSO. Vou aproveitar a Rambla de Pocitos nos próximos dias que ganho mais. Tomarei UMA ceva por ti, Mafili, já que o amigo gosta de uma gelada.

Link to comment
Share on other sites

Desvios Mar12 - até dia 29:

 

Porto Alegre: (+00,3) 23,4

 

 

Palmas para mim!! :clapping: :clapping: :mosking: :mosking:

Humildade sempre!!! :clapping:

 

Aqui em casa tenho as seguintes médias até o dia 29:

 

mínima: 19,6°

 

máxima: 30,6°

 

amplitude: 11,0°

 

simples: 25,1°

 

u.r. mínima: 48,1%

 

Com a mínima de 14,3° de hoje, a média mínima fica em 19,4°. Devo fechar o mês com 19,3°. Muito bom para quem tinha 21,X° de média mínima do meio do mês. Esse frio ao final salvou a pátria.

 

Agora faz 24,1° com 54% e quase não venta.

 

Abraços humildes!

Link to comment
Share on other sites

É assim, tivemos quase 3600 "records = registros" de calor e você com meia duzia de friozinho chamando de histórico.

 

DAILY RECORDS, a maioria de DAILY RECORDS entre estes milhares e nos EUA há toneladas a mais de estações que aqui. E foram mais de sete mil recordes. RS e SC tiveram RECORDES ABSOLUTOS MENSAIS para séries de quase CEM ANOS. Dizer que esta onda de frio não foi histórica só pode ser brincadeira e sacanagem. Nem vale debater o INCONTROVERSO. Vou aproveitar a Rambla de Pocitos nos próximos dias que ganho mais. Tomarei UMA ceva por ti, Mafili, já que o amigo gosta de uma gelada.

 

Tenho admiração pela profundidade do conhecimento do Mafili, mas talvez a segurança causada pelo conhecimento eventualmente comprometa o chamado espírito crítico e a ponderação necessária nas análises.

 

Não dá para comparar um evento interessantíssimo e histórico como o do frio no Sul do Brasil em Março com o desvio positivo das temperaturas na América do Norte recentemente.

 

O evento da América do Norte foi uma aberração. E acho que todos concordam com o fato de que aberrações não são boas bases de comparação.

Link to comment
Share on other sites

É assim, tivemos quase 3600 "records = registros" de calor e você com meia duzia de friozinho chamando de histórico.

 

DAILY RECORDS, a maioria de DAILY RECORDS entre estes milhares e nos EUA há toneladas a mais de estações que aqui. E foram mais de sete mil recordes. RS e SC tiveram RECORDES ABSOLUTOS MENSAIS para séries de quase CEM ANOS. Dizer que esta onda de frio não foi histórica só pode ser brincadeira e sacanagem. Nem vale debater o INCONTROVERSO. Vou aproveitar a Rambla de Pocitos nos próximos dias que ganho mais. Tomarei UMA ceva por ti, Mafili, já que o amigo gosta de uma gelada.

 

Tenho admiração pela profundidade do conhecimento do Mafili, mas talvez a segurança causada pelo conhecimento eventualmente comprometa o chamado espírito crítico e a ponderação necessária nas análises.

 

Não dá para comparar um evento interessantíssimo e histórico como o do frio no Sul do Brasil em Março com o desvio positivo das temperaturas na América do Norte recentemente.

 

O evento da América do Norte foi uma aberração. E acho que todos concordam com o fato de que aberrações não são boas bases de comparação.

Mas essa comparação, apesar de ser interessante, não procedo por dois fatores: primeiro que o desvio padrão da região da América do Norte onde houve o calorão é MUITO maior do que o nosso, segundo porque o evento de lá ocorreu numa época do ano (primeira semana da primavera, saindo do inverno) em que o desvio padrão é maior do que na época em que ocorreu aqui (primeira semana do outono, saindo do verão). Mesmo que tivéssemos tido um evento extremo na primeira semana da primavera ele muito provavelmente NÃO atingiria o desvio observado na América do Norte, que pode ter sido o evento climático mais bizarro de 2012 até agora no mundo inteiro.

 

Nem com macumba vamos ter o mesmo desvio que houve lá agora em março. Para ter um desvio equivalente teria de fazer pelo menos -10° na serra com máxima de 0°, e de 0° a 10° no nível do mar. Essas são as nossas bombas polares em julho!!

 

Aqui está um calorzinho bom: 25,3° com 51%. Venta de ESE a 11,0 km/h.

 

Abraços anômalos!

Link to comment
Share on other sites

RS e SC tiveram RECORDES ABSOLUTOS MENSAIS para séries de quase CEM ANOS. Dizer que esta onda de frio não foi histórica só pode ser brincadeira e sacanagem.

 

O Paraná também teve muitas temperaturas recordes. No dia 27 fez 5C em Cascavel e Toledo, com direito a geada com imagens no Jornal da Globo estadual. Geada em Toledo(oeste) em março, eu nunca tinha ouvido falar...

Curitiba ficou a apenas 1C de empatar o recorde de 1976, tendo assim registrado a segunda ou terceira menor temperatura em março desde 1961.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

RS e SC tiveram RECORDES ABSOLUTOS MENSAIS para séries de quase CEM ANOS. Dizer que esta onda de frio não foi histórica só pode ser brincadeira e sacanagem.

 

O Paraná também teve muitas temperaturas recordes. No dia 27 fez 5C em Cascavel e Toledo, com direito a geada com imagens no Jornal da Globo estadual. Geada em Toledo(oeste) em março, eu nunca tinha ouvido falar...

Curitiba ficou a apenas 1C de empatar o recorde de 1976, tendo assim registrado a segunda ou terceira menor temperatura em março desde 1961.

 

Sds.

 

GEADA ATÉ JÁ DEVE TER DADO, MAS A CADA 50 OU MAIS ANOS, PRATICAMENTE TODAS ÁREAS DE 400/500 M JÁ TIVERAM GEADA EM ALGUM MOMENTO EM MARÇO E CREIO QUE ATÉ EM JANEIRO, MAS ALGO COMO 1 A CADA 50/100 ANOS

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.