Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

-2,8 BOM JARDIM

-1,7 URUPEMA

-1,0 S.JOAQUIM

0,9 RIO NEGRINHO

1,3 CLIMATERRA/RECORDE

1,4 CAÇADOR

1,6 CRUZEIRO/S.J

1,9 CHAPADA BONITA/S.J

2,5 M.VIEIRA

2,6 ITAIÓPOLIS

2,8 R.NEGRINHO

2,8 C.NOVOS/RECORDE

3,3 ABDON BATÍSTA

3,7 S.BENTO DO SUL

3,9 RIO DO CAMPO/RECORDE

 

 

FPOLIS 10,9/RECORDE EPAGRI

FPOLIS 12,1 TERCEIRA MAIS BAIXA EM 101 ANOS/INMET/AUTOMÁTICA, SE DER 11,9 SERÁ A SEGUNDA.

Link to comment
Share on other sites

Murphy é um cara gente boa. Resolveu visitar o Castelinho no noite mais fria do mês de março em décadas justamente no horário em que se registrava a mínima. Ele resolveu concertar a rede de enegia elétrica às 6:30 e, com isso, perdi a mínima :hysteric: Até cair a luz, a mínima ficou em +0,4C.

 

 

A estação tem bateria, não? Depois teoricamente você tem como descobrir o valor correto?

Link to comment
Share on other sites

Fiquei na casa dos 11 graus, mas Itapoa e SFS chegaram a 9,9 graus!

estou em Campo Alegre agora, mas nao consegui baixar os dados da Jlle Serrana..

mas encontrei isto prox. a estacao:

 

IMG331.jpg

 

Caracas!!! Não caiu a ficha ainda que é março!

 

Diego, por quê não conseguiste baixar os dados?

 

Bruno, infelizmente acho que cheguei cedo demais e o local onde se localiza o console da minha estação estava trancado. ACHO que o pessoal ainda estava dormindo ou não estava na casa. Como tinha um baita de um cadeado do qual eu não tenho a chave, não tive como baixar os dados...e olha que pra chegar na minha estação é longe pra caramba.... :negative:

 

Mas como a geada foi localizada (havia quase nada a não ser no local destas fotos, chuto em algo como 3 a 5ºC na minha estação, que deve ser um pouco mais quente que o local das fotos...

Link to comment
Share on other sites

Caracas!!! Não caiu a ficha ainda que é março!

 

Diego, por quê não conseguiste baixar os dados?

 

Posso estar enganado, mas acho que a anos não tínhamos uma onda de frio como esta nem mesmo em Abril. Que eu me lembre, a última vez que tivemos geadas assim em Abril foi em 2003, e foram mais fracas que as de agora!!!

Que Onda(Ops, não pode falar onda) de Frio memorável!!! :pleasantry:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje - Estado de São Paulo:

 

Vale do Paraíba e Mantiqueira:

 

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 13,2

Campos do Jordão (Aut): 13,3

Campos do Jordão (Cptec): 14,0

Cunha: 14,5

São José dos Campos (Aero): 16,0

Taubaté: 16,6

Guaratinguetá (Cptec): 17,0

Guaratinguetá (Aero): 18,0

 

Vale do Ribeira e Interior:

 

Barra do Turvo: 07,8

Itararé: 07,8

Rancharia: 09,3

Itapetininga: 09,3

Capão Bonito: 10,0

Taquarituba: 10,5

São Miguel do Arcanjo: 10,6

Mandurí: 10,7

Sarutaiá: 10,7

Apiaí: 10,9

São Lourenço da Serra: 10,9

Dracena: 11,2

Juquitiba: 11,3

Pirajú: 11,4

Pardinho: 11,4

Presidente Prudente (EMA): 11,6

Avaré: 11,7

Tapiraí: 11,7

Itaberá: 11,7

Itapeva: 11,8

Assis: 11,8

Cândido Mota: 11,8

São Manuel: 11,9

Limeira: 12,0

Capivari: 12,0

Presidente Prudente (Aero): 12,0

Tupi Paulista: 12,2

Herculândia: 12,2

Amparo: 12,5

Santa Cruz do Rio Pardo: 12,5

Palmital: 12,6

Piratininga: 12,7

Valparaiso (Aut): 12,7

Itaóca: 12,9

Sorocaba: 13,0

Ourinhos: 13,0

Atibaia: 13,0

Ipaussu: 13,0

Itariri: 13,1

Ribeira: 13,1

Presidente Prudente (Aut): 13,3

Bom Jesus dos Perdões: 13,3

São Pedro do Turvo: 13,3

Andradina: 13,5

Tupã: 13,6

Jundiaí: 13,6

Bauru: 13,7

Descalvado: 13,7

Nova Odessa: 13,8

Cajati: 13,9

Sumaré: 13,9

Pirassununga: 14,0

Piracicaba: 14,2

Marília: 14,2

Nazaré Paulista: 14,2

Barra Bonita: 14,2

Jales: 14,3

Registro (UNESP): 14,5

Monte Alegre do Sul: 14,5

 

Carlos,

 

Interessante como o frio entrou mais na Região Sul do Estado. Curioso que em dias mais secos sem atuação de MP a Mantiqueira consegue afundar muito mais nos pontos estratégicos. É estranho falar isso, mas parece que a MP atrapalhou uma mínima mais baixa em Campos do Jordão!

Link to comment
Share on other sites

Fiquei na casa dos 11 graus, mas Itapoa e SFS chegaram a 9,9 graus!

estou em Campo Alegre agora, mas nao consegui baixar os dados da Jlle Serrana..

mas encontrei isto prox. a estacao:

 

IMG331.jpg

 

Caracas!!! Não caiu a ficha ainda que é março!

 

Diego, por quê não conseguiste baixar os dados?

 

Bruno, infelizmente acho que cheguei cedo demais e o local onde se localiza o console da minha estação estava trancado. ACHO que o pessoal ainda estava dormindo ou não estava na casa. Como tinha um baita de um cadeado do qual eu não tenho a chave, não tive como baixar os dados...e olha que pra chegar na minha estação é longe pra caramba.... :negative:

 

Mas como a geada foi localizada (havia quase nada a não ser no local destas fotos, chuto em algo como 3 a 5ºC na minha estação, que deve ser um pouco mais quente que o local das fotos...

 

Que azar!!!!

Link to comment
Share on other sites

Murphy é um cara gente boa. Resolveu visitar o Castelinho no noite mais fria do mês de março em décadas justamente no horário em que se registrava a mínima. Ele resolveu concertar a rede de enegia elétrica às 6:30 e, com isso, perdi a mínima :hysteric: Até cair a luz, a mínima ficou em +0,4C.

 

 

A estação tem bateria, não? Depois teoricamente você tem como descobrir o valor correto?

 

Ela tem bateria, mas como o castelinho está em reforma, o console está provisioriamente instalado no sótão da casa e, lá ou é muuuuito quente, ou é muuuuuito frio. Resultado, as pilhas não duram dois meses, da mesm forma o meu no break. Este último terei que jogar fora pelo visto. A bateria de lithium deve ter sido consumida nas últimas com esses calorões que andou fazendo... Quando a reforma acabar, o console retornará para dentro de casa num local melhor ambientado.

Link to comment
Share on other sites

Galera, o que acham de mudarmos a estação de Urupema para outro local? Visto que já aferimos a confiabilidade da estação do Ciran. O bairro coqueiro, geladeira atrás da Igreja e aos pés do Morro das Torres é o meu favorito.

 

Caio, estava pensando justamente nisto. Quando instalamos a estação verificamos que o local era bom, mas que haviam outros pontos melhores ainda para reter o ar frio em Urupema.

 

Ademais, seria mais um ponto de monitoramento na geladeira que é o município.

 

Eu topo! É só questão do Alessandro arranjar um bom local e com segurança para colocar a estação e console.

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

RS:

 

Canela (Pq do Caracol): 00,4

Vacaria: 02,0

Farroupilha (Vicentina): 02,2

Bom Jesus: 02,6

São José dos Ausentes: 03,3

Santa Rosa: 04,4

Cambará do Sul: 04,5

Lagoa Vermelha: 04,9

Três Coroas: 05,1

Cruz Alta: 05,2

Frederico Westphalen: 05,5

Quarai: 05,6

Alegrete: 05,8

Canela: 05,9

São Gabriel: 05,9

 

SC:

 

Bom Jardim da Serra: -02,8

Urupema: -01,7

São Joaquim (Cetrejo): -01,0

Rio Negrinho: 00,9

São Joaquim (Climaterra): 01,3

Caçador: 01,4

São Joaquim (Cruzeiro): 01,6

São Joaquim (Chapada Bonita); 01,9

Lages: 02,3

Monte Castelo: 02,5

Itaiópolis: 02,6

São Joaquim (Cotia): 02,7

Major Vieira: 02,7

Papanduva: 03,0

Morro da Igreja: 03,3

Abdon Batista: 03,3

Campos Novos: 03,5

São Bento do Sul: 03,9

Rio do Campo: 03,9

São Joaquim (Conv): 04,0

Porto União: 04,0

Lebon Régis: 04,6

Campo Belo do Sul: 04,7

Água Doce: 04,8

Curitibanos: 04,7

Tangará: 04,9

Joaçaba: 05,0

Mafra: 05,2

Irineópolis: 05,6

Ituporanga: 05,8

 

PR:

 

São Mateus do Sul: 03,2

General Carneiro: 03,4

Palotina: 04,5

Irati: 04,7

Guarapuava: 05,2

Entre Rios: 05,2

Palmas: 05,3

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caracas!!! Não caiu a ficha ainda que é março!

 

Diego, por quê não conseguiste baixar os dados?

 

Posso estar enganado, mas acho que a anos não tínhamos uma onda de frio como esta nem mesmo em Abril. Que eu me lembre, a última vez que tivemos geadas assim em Abril foi em 2003, e foram mais fracas que as de agora!!!

Que Onda(Ops, não pode falar onda) de Frio memorável!!! :pleasantry:

 

Sds.

 

E pelo visto não pára por aí!

Link to comment
Share on other sites

Murphy é um cara gente boa. Resolveu visitar o Castelinho no noite mais fria do mês de março em décadas justamente no horário em que se registrava a mínima. Ele resolveu concertar a rede de enegia elétrica às 6:30 e, com isso, perdi a mínima :hysteric: Até cair a luz, a mínima ficou em +0,4C.

 

 

A estação tem bateria, não? Depois teoricamente você tem como descobrir o valor correto?

 

Ela tem bateria, mas como o castelinho está em reforma, o console está provisioriamente instalado no sótão da casa e, lá ou é muuuuito quente, ou é muuuuuito frio. Resultado, as pilhas não duram dois meses, da mesm forma o meu no break. Este último terei que jogar fora pelo visto. A bateria de lithium deve ter sido consumida nas últimas com esses calorões que andou fazendo... Quando a reforma acabar, o console retornará para dentro de casa num local melhor ambientado.

 

 

Que pena então! Será que zerou ou negativou? Bateu muito na trave! Mas olhei a estação de São Chico e no horário que caiu o sinal do Castelinho em SC as temperaturas estavam começando a se elevar, então pode ser que a mínima realmente tenha sido aferida, antes da estação sair do ar...

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis : 11,9 (2a menor marca em 101 anos)

 

Lages: 02,3 (Menor marca desde 1927 para o mês)

 

Outras marcas:

 

03,0 - 30/03/1964

03,3 - 29/03/1976

 

Carlos, é uma pena Joinville não possuir uma série histórica. Pela importância da cidade acho um descaso não haver dados meteorológicos contínuos. Apenas existiram algumas estações, mas é um parto conseguir os dados...

 

Vou ver se consigo para saber qual a menor mínima já registrada em março...

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Sul do Brasil amanhece com mais frio e registra geada nesta quinta-feira

 

"Pelo segundo dia consecutivo, a região Sul do Brasil registrou temperaturas mínimas recordes para esta época do ano. Em apenas uma semana de outono, paisagens interioranas cobertas pela geada lembram o inverno, que ainda está por vir.

 

Em Santa Catarina, os termômetros registraram -2,8ºC em Bom Jardim da Serra, conforme a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). Em Florianópolis fez 10ºC.

 

Já a mínima no Rio Grande do Sul foi de 0,4ºC no Parque do Caracol, em Canela, na serra, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em Bom Jesus, também na serra, esta é a segunda manhã consecutiva que os moradores acordam com os campos cobertos por geada. Já em Porto Alegre, a mais baixa foi de 7,8ºC na zona sul.

 

No Paraná, a mínima registrada foi de 3,3ºC em São Mateus do Sul, no sudeste do Estado. Em Curitiba fez 7ºC.

 

A previsão para os próximos dias na região Sul é de frio nas madrugadas, mas com as temperaturas se elevando gradativamente até domingo. As mínimas devem se concentrar em torno de 10ºC, enquanto as máximas devem alcançar 30ºC.

 

FONTE: UOL

 

OBS: Eu não sabia que o Bruno trabalhava no INMET :laugh: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Link para um Blog com fotos da geada. Esse sítio fica na baixada a que me referi em postagem anterior.

 

http://chefmoniz.blogspot.com.br/2012/03/primeira-geada-2012.html

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Sabe se essas fotos são de hoje ou ontem? Pois o horario no blog possibilita essa duvida.

Link to comment
Share on other sites

Fim de Março histórico, Em lages tivemos na estação INMET(morro do posto- topo do centro de lages) com 2.3º C, novo recorde histórico (pela estação referência -85 anos), Através do monitoramento SE-LAI deu 0.6ºC, e na região 1100-1200m do interior de Lages em suas baixadas e na relva negativou, tivemos geadas fraca na área urbana a média em alguns pontos do interior da cidade.

A noticia é boa para abril, promete movimento dos Bazianos, e é o que queremos ver. No momento Lages com 18ºC, tempo bom e vento ENE

Estou estudando o padrão das atividades solares com o clima global, e observo algumas coincidências interessantes. Como:

1- Há indicios que as atividades solares estão relacionadas com o aquecimento das águas oceânicas, as forças eletromagnéticas solares alteram o fluxo marítimo das correntes, e uma das causas dos terremotos e erupção vulcânicas.

2- Os invernos significativos do sul brasileiro dos ultimos 100 anos se deram na maioria em épocas de máximo solar ( e não nos mínimos) e as ondas polares históricas no sul brasileiro após mínimos solares com duração >2 anos ( acima do normal).

3- Os invernos foram mais significativos em anos com tendência de transição da normalidade nas temperaturas dos oceanos e principalmente do pácifico.

4- Interessante que os invernos mais significativos nas zonas subtropicais (20º à 35º lat) se deram no em ápices dos ciclos. E nas zonas temperadas nos mínimos solares.

Pesquisando o comportamento solar, estou verificando a veracidade dos dados, onde o clima global é diretamente realcionado com as atividade eletromagneticas e que a super minima solar está sendo prognisticada entre 2020 e 2040.

Link to comment
Share on other sites

A mantiqueira ficou devendo muito nesta onda de frio...foi a grande decepção...o frio presente de lá praticamente empatou com o Litoral de SP que foi atingido....Não me recordo de marcas no litoral paulista entre 14/15 em março..e vejam que estive por 19 anos lá...Presidente Prudente com 11..tb foi uma cacetada...A quente Zona Leste de SP empatou com Monte Verde...e ambas estavam nubladas....vejam só...

Link to comment
Share on other sites

Sul do Brasil amanhece com mais frio e registra geada nesta quinta-feira

 

"Pelo segundo dia consecutivo, a região Sul do Brasil registrou temperaturas mínimas recordes para esta época do ano. Em apenas uma semana de outono, paisagens interioranas cobertas pela geada lembram o inverno, que ainda está por vir.

 

Em Santa Catarina, os termômetros registraram -2,8ºC em Bom Jardim da Serra, conforme a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). Em Florianópolis fez 10ºC.

 

Já a mínima no Rio Grande do Sul foi de 0,4ºC no Parque do Caracol, em Canela, na serra, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em Bom Jesus, também na serra, esta é a segunda manhã consecutiva que os moradores acordam com os campos cobertos por geada. Já em Porto Alegre, a mais baixa foi de 7,8ºC na zona sul.

 

No Paraná, a mínima registrada foi de 3,3ºC em São Mateus do Sul, no sudeste do Estado. Em Curitiba fez 7ºC.

 

A previsão para os próximos dias na região Sul é de frio nas madrugadas, mas com as temperaturas se elevando gradativamente até domingo. As mínimas devem se concentrar em torno de 10ºC, enquanto as máximas devem alcançar 30ºC.

 

FONTE: UOL

 

OBS: Eu não sabia que o Bruno trabalhava no INMET :laugh: :clapping:

 

 

Castelinho ficando famoso. Seria muito interessante o nome do dono da estação ou do BAZ ser divulgado nessas reportagens. Por isso que é interessante investir em estações em locais de muito frio onde não existe estação. O crédito pela informação é uma forma de propaganda. Imaginem um frio histório em Itatiaia que fosse mostrado nas TVs de São Paulo, Rio e Minas com a divulgação do BAZ... Ou mesmo os dados impressionantes de Urupema que devem aparecer muito nos grandes portais durante o inverno!

Link to comment
Share on other sites

A mantiqueira ficou devendo muito nesta onda de frio...foi a grande decepção...o frio presente de lá praticamente empatou com o Litoral de SP que foi atingido....Não me recordo de marcas no litoral paulista entre 14/15 em março..e vejam que estive por 19 anos lá...Presidente Prudente com 11..tb foi uma cacetada...A quente Zona Leste de SP empatou com Monte Verde...e ambas estavam nubladas....vejam só...

 

 

Parece que essa MP mais atrapalhou que ajudou, pois em uma noite limpa, sem massa polar, apenas com o ar seco, Campos afunda mais... Vimos marcas de 7ºC em Campos quando a mínima em SP era de 22ºC.

Link to comment
Share on other sites

Murphy é um cara gente boa. Resolveu visitar o Castelinho no noite mais fria do mês de março em décadas justamente no horário em que se registrava a mínima. Ele resolveu concertar a rede de enegia elétrica às 6:30 e, com isso, perdi a mínima :hysteric: Até cair a luz, a mínima ficou em +0,4C.

Inacreditável... simplesmente inacreditável! Não só saiu do ar no dia errada como MINUTOS antes da mínima!

 

Nessas noites memoráveis eu nem durmo direito. Fico com medo de minha estação perder o sinal. Eu dormi um pouco mal essa noite por causa disso. Tenho um histórico de azares nessas situações, de perder, por exemplo, um dado, e ser a menor máxima, ou a maior mínima, ou o dado faltante me comprometer a amplitude recorde do mês. É dose.

 

Mas o dia foi lindo, sol direto e azulão, e frio histórico!! Fiquei muito impressionado com os dados daqui da Grande POA, de SC e de Joinville, com geada e tudo! Aqui tivemos 7,8° no Lami!!!! Agora tenho 24,1° com 43% e venta de ONO a 3,4 km/h.

 

A próxima noite ainda será muito bonita!!

 

Abraços memoráveis!

Link to comment
Share on other sites

Murphy é um cara gente boa. Resolveu visitar o Castelinho no noite mais fria do mês de março em décadas justamente no horário em que se registrava a mínima. Ele resolveu concertar a rede de enegia elétrica às 6:30 e, com isso, perdi a mínima :hysteric: Até cair a luz, a mínima ficou em +0,4C.

Inacreditável... simplesmente inacreditável! Não só saiu do ar no dia errada como MINUTOS antes da mínima!

 

Nessas noites memoráveis eu nem durmo direito. Fico com medo de minha estação perder o sinal. Eu dormi um pouco mal essa noite por causa disso. Tenho um histórico de azares nessas situações, de perder, por exemplo, um dado, e ser a menor máxima, ou a maior mínima, ou o dado faltante me comprometer a amplitude recorde do mês. É dose.

 

Mas o dia foi lindo, sol direto e azulão, e frio histórico!! Fiquei muito impressionado com os dados daqui da Grande POA, de SC e de Joinville, com geada e tudo! Aqui tivemos 7,8° no Lami!!!! Agora tenho 24,1° com 43% e venta de ONO a 3,4 km/h.

 

A próxima noite ainda será muito bonita!!

 

Abraços memoráveis!

 

 

 

Complicado isso! Achei que as estações sempre gravassem as informações, no máximo poderia acontecer algum problema pra enviar os dados pro Weather Underground...

Link to comment
Share on other sites

Desvios Mar12 - até dia 28:

 

Porto Alegre: (+00,5) 23,6

 

Florianópolis: (+00,7) 24,4

 

Curitiba: (+01,7) 20,7

 

São Paulo: (+00,7) 22,4

 

Belo Horizonte: (-0,1) 22,9

 

Brasília: (-1,4) 21,6

 

Goiânia: (-0,2) 23,7

 

Campo Grande: (+1,4) 25,4

 

Cuiabá: (-0,3) 26,2

 

Rio Branco: (-0,6) 24,9

 

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A mantiqueira ficou devendo muito nesta onda de frio...foi a grande decepção...o frio presente de lá praticamente empatou com o Litoral de SP que foi atingido....Não me recordo de marcas no litoral paulista entre 14/15 em março..e vejam que estive por 19 anos lá...Presidente Prudente com 11..tb foi uma cacetada...A quente Zona Leste de SP empatou com Monte Verde...e ambas estavam nubladas....vejam só...

 

 

Parece que essa MP mais atrapalhou que ajudou, pois em uma noite limpa, sem massa polar, apenas com o ar seco, Campos afunda mais... Vimos marcas de 7ºC em Campos quando a mínima em SP era de 22ºC.

 

Então precisamos tocer pra nenhuma massa de ar polar venha...senão Campos esquenta....enqualto isso damos milhos aos pintos..

 

:laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Luba, os dados realmente nao sao perdidos se a internet cai ou se o wunderground dá pau. Agora, se o problema é na fonte de energia, tudo cai. Infelizmente foi isso que aconteceu hj…

 

Poxa que pena hein... Mas teremos 2 prováveis erupções de frio em breve e dai o Castelinho deve negativar!

Quer dizer que tu perdeste a mínima de hoje? Não tem dataloger? Pqp, foi pior do que eu pensava!! :negative: Fiquei até deprimido.

 

Aqui 25,2° com 37%.

 

Abraços deprimidos.

Link to comment
Share on other sites

Lages: 02,3 (Menor marca desde 1927 para o mês)[/size]

 

Isso é muito, muito significativo. 2012 está se revelando...

 

LAGES/INMET; 2,3/RECORDE ABSOLUTO DE 85 ANOS.

 

FPOLIS/INMET/CONV/11,9 A SEGUNDA EM 101 ANOS.

 

QUEBROU PELA SEGUNDA VEZ EM CAMPOS NOVOS/2,8

 

Parabéns, mesmo, pelo alerta. Avisei a todos do serviço e os que pude na prefeitura que a Climaterra previra recorde em Março. Na verdade, SÓ VOCÊ previu.

 

Lages, chamar-se-á agora: GELAGES (by Lucci).. Fez muito frio pela noite e cai muito rapidamente a temperatura.

 

 

" 7h da manhã desta quinta-feira (29), na propriedade de Jean Ramos, no Bairro Tributo, mostrando a primeira geada nos Campos de Nossa Senhora dos Prazeres das Lagens."

GEADA-29.03.2012-500x375.jpg

 

Fonte: blog do Barão

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.