Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - SETEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Destaque para a diferença de precipitação entre a Ilha de Floripa e o continente: 40,4 mm X 130,4 mm. São 90 mm de diferença!! Efeito da orografia.

 

Marcão, como já falei há algumas estações do Ciran que não estão marcando corretamente a precipitação. Uma delas é a de Florianópolis-Ilha e muito possivelmente a de Urupema. As que acompanho mais. Aqui na ilha com essa condição é simplesmente impossível dar essa diferença para o Inmet. IMPOSSÍVEL! Tem erro sem dúvida, pode ter certeza que nos avisos/informes virão com os dados da manual e dados absolutamente diferentes.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, que situação preocupante em Blumenau. Rezarei para que as coisas fiquem bem por lá. Enquanto isso, como o Caio mostrou,

impressionante o tamanho da baleia polar projetada pelo europeu. E acertaria em cheio aqui, aliás seria uma das mais fortes que já

vi para Setembro. Faz sentido a data de sua erupção, pois chegaria poucos dias depois da grande erupção polar prevista na Austrália

neste fim de semana (ver monitoramento internacional).

 

Mas, no momento, a preocupação é a chuva em SC -mais uma vez!-.

Link to comment
Share on other sites

Subiu 40 cm na ultima hora em Rio do Sul..tamo fu****
Diminuiram a previsão para "só" 13m às 6h. A chuva deve permanecer forte até o meio da madrugada, mas com o raiar do dia ela deve diminuir. Essa água toda que deve descer do alto vale ainda é a maior preocupação. Se Rio do Sul e Ituporanga servirem de benchmark, a elevação nos próximos dois ou três dados de Blumenau será forte.
Link to comment
Share on other sites

Como está o centro de Blu agora ? Está passando carro por aquela ponte de ferro ?

 

Aquela ponte de ferro perto da prefeitura? nossa o dia que ela ficar tampada é porque Blumenau já não existe mais no mapa, nem em 83/84 ficou coberta heeheh. O centro ainda ta bem tranquilo, embora aos poucos parte da rua 15/beira-rio e rua 7 vão sendo tomadas.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, amanhã vou tirar algumas fotos e talvez filmar algum video para posteriormente postar.

 

Boa idéia, eu sinceramente nunca vi realmente a cidade inundada. Eu sei que a região tem enchentes descritas desde o séc XIX, então sempre tive uma dúvida: Já houve alguma enchente maior que a de 83/84??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Continua chovendo em Lages, 11.4ºC, chove forte no planalto norte; alto,médio e baixo vale do itajaí, alagamento considerável em Blumenau, Rio do sul, e começando em Gaspar, e Ilhota. Pela manhã teremos Itajaí e Brusque.

Rodavias BR'S 470,282 e 116 interditadas em alguns pontos e mais 5 rodovias estaduais. houve desmoramentos a noite em Blumenau.

 

A previsão é de continuidade da chuva moderada a forte, indice do aumento do nível do rio está agora em 20 cm/h.

estamos com praticamente 12m em Blumenau. Enchente antes do amanhecer vai se tornar calamidade.

 

AY3vOaTCIAAzR4B.jpg.09eefdc5ca32c33f8c19be1d93357c50.jpg

Link to comment
Share on other sites

110830chuvasnosul_f_017.jpg

8.set.2011 - As chuvas em Santa Catarina provocaram a cheia do rio Itajaí-Açu, em Blumenau. O nível do rio pode chegar a 14 metros acima do normal, segundo o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu.

 

110830chuvasnosul_f_023.jpg

8.set.2011 - Ponte de Brusque (SC) tem trânsito intenso devido às chuvas. O rio Itajaí-Mirim pode chegar a 14 metros acima do normal, segundo o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu.

 

 

110830chuvasnosul_f_022.jpg

8.set.2011 - Em 20 minutos, nível de água nas ruas de Brusque, em Santa Catarina, sobe consideravelmente devido às cheias do rio Itajaí-Mirim

 

110830chuvasnosul_f_021.jpg

Brusque (SC) foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas. As ruas do município foram tomadas pela águas do rio Itajaí-Açu, que pode chegar a 14 metros acima do normal.

 

110830chuvasnosul_f_024.jpg

Brusque (SC) é uma das 12 cidades catarinenses que decretaram oficialmente situação de emergência. O Estado tem sido castigado desde a última terça-feira (6), com mais de 460 mil pessoas afetadas pelas enchentes

 

110830chuvasnosul_f_020.jpg

Com a cheia do rio do Peixe, em Caçador, Santa Catarina, a cidade decretou situação de emergência, assim como outros 11 municípios catarinenses. Estima-se que mais de 17 mil pessoas estão desalojadas (na casa de parentes ou amigos) e 984 desabrigadas (em abrigo público) em todo o Estado

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Com excesso de chuvas, Santa Catarina tem 14 cidades em emergência e mais de 480 mil pessoas afetadas

 

A chuva que castiga Santa Catarina desde a última terça-feira (6) já afeta mais de 489 mil pessoas em ao menos 59 cidades do Estado até a noite desta quinta-feira (8). Os números aumentaram substancialmente ao longo do dia de hoje, segundo os boletins divulgados pela Defesa Civil estadual.

Quatorze cidades decretaram oficialmente situação de emergência.

São elas: Angelina, Caçador, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto Leal, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas, Witmarsum, Navegantes, Brusque, Bocaina do Sul e Correia Pinto. De acordo com o relatório, mais de 18 mil pessoas estão desalojadas (na casa de parentes ou amigos) e mais de 1.300, desabrigadas (em abrigo público). Não há registro de mortos.

 

O acumulado de chuva em 72 horas no Estado já passa de 100mm na maioria dos municípios, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciran). O valor está próximo do esperado para o mês inteiro.

A principal região atingida é o Vale do Itajaí, com mais de 400 mil pessoas afetadas. A região foi a mais afetada pela tragédia climática ocorrida em novembro de 2008 –quando 135 pessoas morreram devido às fortes chuvas. No município de Itajaí, a Defesa Civil alertou a população para os estragos, que poderão ser maiores que os registrados em 2008.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Como está o centro de Blu agora ? Está passando carro por aquela ponte de ferro ?

 

Aquela ponte de ferro perto da prefeitura? nossa o dia que ela ficar tampada é porque Blumenau já não existe mais no mapa, nem em 83/84 ficou coberta heeheh. O centro ainda ta bem tranquilo, embora aos poucos parte da rua 15/beira-rio e rua 7 vão sendo tomadas.

 

Entendi. Amigos, continuem postando as atualizações, pois me preocupa essa situação do vale do Itajaí. Tenho uma prima em Blumenau,

ela mora em um bairro fora do centro, do outro lado do rio. Estou aguardando a resposta sobre sua situação.

Link to comment
Share on other sites

Terrível esta cheia em SC. o bloqueio estacional desta chuva bem encima do estado. Nós, do RS, escapamos por pouco.

Um fato é interessante: cada vez mais a região terá um aumento populacional. Algo natural pelo desenvolvimento.

Se fosse uma chuvarada dessas nada região da campanha gaúcha e não teríamos tantas repercussões junto à população. Ainda escutei a tal frase do Aquecimento Global.

Nada a ver.O que está ocorrendo é exagerado dentro de uma situação climática específica. Quantas dessas bombas dágua caem no mar? ninguém lá habita. Basta vermos nas cartas sinóticas quando há eventos dessa magnitude. Falam em enchente maior que a de 1984. Pode até ser. Lembro de uma ocasião, senão me engano na década de 70 quando Tubarão ficou embaixo dágua.

Link to comment
Share on other sites

Minha solidariedade com todos os irmãos catarinenses. Aqui em Bom Jesus é muita água que cai, já completando três dias de chuvas. Ontem no fim da tarde o céu tomou um aspecto muito assustador, preparei a câmera mas graças a Deus não a usei. Desde a madrugada, após uma breve parada, a chuva voltou com muita força.

Link to comment
Share on other sites

No momento, céu com poucas nuvens altas em Itapevi. Temperatra em elevação: 19,5°C (09h40)

E, pelo visto, mais um dia seco com direito à frio vampiro de madrugada, com mínima na casa dos 12°C.

 

Lamento pela chuva incessante que cai no Sul. Nos meses de verão, a situação por aqui não é muito diferente, apesar de que costuma chover menos nestas bandas se comparado à capital paulista.

Link to comment
Share on other sites

passei a pouco por Itajai BR101 norte/sul.

 

Além dos problemas humanitarios, problemas economicos a vista!!

 

Entre Piçarras e Itajai varios pontos com 1 a 1,5 para agua atravessar a BR. No entorno de Itajai varios lugares sem acesso de automoveis.

 

Acho que tem mais agua descendo a bacia do Itajai, isso vai causar grande alagamento.

 

Mais tarde posto fotos.

Link to comment
Share on other sites

Ouvi a pouco entrevista com o prefeito Kleinübing e o secretário da Defesa Civil na rádio, o termo que eles usaram foi que a situação está "assustadoramente tranquila" - certamente comparando com o desastre de 2008. Apesar do rio estar um metro mais alto agora que há três anos, desta vez a resposta da cidade e da defesa civil foi muito organizada. Ainda não há registros de morte e grandes perdas materiais.

Parabéns ao povo blumenauense, o mais organizado do Brasil.

 

Preocupações no momento:

- Ainda pode chover pela manhã e o solo está molhado

- Risco, portanto, grande de novos deslizamentos de terra

- O nivel do rio está estabilizando, mas ainda tem muita água no alto vale, portanto o nivel do rio vai descer mais lentamente do que de costume.

- A princípio boa parte da cidade ainda ficará inundada no sábado.

- Normalização de abastecimento de água deve demorar alguns dias.

Link to comment
Share on other sites

BH e Brasília: 90 dias sem chuva amanhã

 

Neste sábado, a cidade de Belo Horizonte completa 90 dias sem nenhuma gota de chuva.

 

Os meses de maio a setembro são os que menos chove na capital durante o ano, do ponto de vista climatológico. Em abril deste ano, a chuva ficou acima da média (que é de 61,2 mm). Só que quase toda essa chuva caiu no dia 01, acumulando pouco mais de 45 mm. No dia 06 de abril foi registrada a última chuva do mês, com cerca de 5 mm. Em maio, só choveu em um dia na capital, no dia 04, mas o acumulado nem chegou a 05 mm. No mês de junho, uma intensa frente fria conseguiu provocar chuva em BH, no dia 10, acumulando 14 mm, que é justamente a média climatológica do mês. Desde esse dia, não houve registro de mais nenhuma chuva na cidade.

 

Dessa forma, neste sábado, dia 10, a capital mineira completa 90 dias de completa secura, mas na prática a seca já vem se prolongando desde o final de abril.

 

Setembro já o mês em que a média de chuva começa a aumentar, mas a chuva de verdade mesmo, mais regular e mais volumosa, só começa em outubro. Para esses próximos dias, tem até previsão de um pouco de chuva na noite de segunda-feira, mas depois disso, o tempo volta a secar.

 

Brasília completa 90 dias sem nenhuma gota de chuva.

 

Desde abril a chuva tem ficado abaixo da média na região do Distrito Federal. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a última chuva significativa aconteceu no dia 11 de abril, acumulando cerca de 55 milímetros. A média do mês é de 123,8 mm, e o acumulado foi de 70 mm. Em maio, cuja média é 39,3 mm, só houve chuva em um dia (21), mas que não chegou a 14 mm. No mês de junho normalmente chove bem pouco, a média é de 8,8 mm apenas, e mesmo assim Brasília fechou o mês abaixo da média, com menos de 5 mm acumulados entre os dias 10 e 11. Julho é o segundo mês mais seco na em Brasília, com média de 11,8 mm, e agosto é o terceiro mês que menos chove na região, com média de 12,8 mm. Este ano não choveu nada nestes dois meses.

 

No próximo dia 11 de setembro, Brasília estará completando 90 dias consecutivos sem nenhuma uma gota de chuva. Mas na prática, a seca de verdade já está durando desde o início de abril.

 

Em setembro a chuva normalmente já começa a aumentar em Brasília, mas para esses próximos quinze dias, ainda não há expectativa de mudanças no tempo.

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Acho que a partir de agora as coisas se acalmam em Blumenau! Meu cunhado foi "salvar" os equipamentos e produtos na empresa dele e não conseguiu voltar para casa, indo para a casa do sogro. Mas pelo que se relata, o nível do Rio começa a baixar e algumas ruas antes alagadas começar a ficar transitáveis! o Problema agora é Itajaí!

 

Mudando de saco para mala, achei um post meu que salvei em 2007. Fui dar uma olhada nele para ver se as estimativas que fiz para o Bairro Coqueiro em Urupema estariam corretas. Acabei verificando que sim, he he he! Estou colocando o mesmo abaixo para que o pessoal veja os dados da estação manual da EPAGRI em Urupema em 2007. Encosta sombreada, sinistra, he he he! Chama a atenção as máximas naquela estação! Em média 3oC/4oC inferior ao INMET, com mínimas similares! Minha estimativa de normal para junho lá (10oC/5oC) estava corretíssima!

Ronaldo, esta estação ainda existe?!?!

 

 

 

URUPEMA

MAIO 10,4 / 06,7 / 08,5

JUNHO 12,6 / 07,9 / 10,2

JULHO 09,8 / 04,6 / 07,1

 

INMET SJ

MAIO 13,4 / 06,1/ 09,8

JUNHO 15,6/ 07,6 / 11,1

JULHO 13,3 / 04,2 / 08,2

 

 

Com isso, confirma-se minha teoria de que o problema tanto da Climaterra quanto do INMET é o relevo chapado, que tem os pontos fracos tanto do topo (mínimas relativamente altas) quanto das encostas e baixadas viradas ao norte (máximas relativamente altas).

 

O mapa de temperaturas do sul do BR vai mudar. Vamos ter uma vasta região entre SJ, Urupema, e partes altas de Urubici, Rio Rufino, etc.. com médias de inverno abaixo de 9oC, variando entre os 8,5oC de Urupema, Cruzeiro, Vale da Neve (estes dois últimos eu acho que também dão 8,5oC ou menos, acho que você não precisa colocar um sensor na cidade de Urupema, apenas registre valores horários lá no Ademar. Eu duvido que dê uma normal maior que 8,5oC em julho, porém com máximas maiores e mínimas menores que Urupema), os 7oC das partes de topo do Morro da Igreja e adjacências e uns 5-6oC nas encostas e baixadas a mais de 1600 da cadeia Morro da Igreja, como Santa Bárbara.

 

O centro da cidade de Urupema é sombreado pelo Morro das Torres no Inverno, ao contrário do centro de SJ! É isso que eu quero dizer!! Pelos valores das mínimas, a estação deve ser mais na encosta mesmo. Se pegares uma estação no centro da cidade, terás máximas um pouco maiores, mas mínimas menores!

 

Acho que nas médias (não nos valores das máximas), é altamente representativo da cidade e do município!

 

O normal é que baixadas, encostas e topos mais ou menos se compensem e tenham médias parecidas quando em altitudes semelhantes, apesar de mínimas e máximas diferentes. Isso não ocorre no INMET de SJ e na Climaterra pelo efeito "topo chapado com terrenos ao redor" (INMET) e pelo efeito "encosta voltada ao norte" (CLIMATERRA), que trás para as médias o pior dos três mundos (topo, encosta e baixada). É óbvio que INMET e Climaterra são representativos do centro de SJ, mas não do município! Aí é melhor pegar o Cruzeiro e o Vale da Neve!

 

Uma semana básica de inverno (nem tão fria e com bem menos neve do que o normal) em Urupema!

 

24/07 : -00,3 / 05,4

25/07 : 00,1 / 05,5

26/07 : -03,5 / 00,2

27/07 : -00,1 / 03,7

28/07 : -02,7 / 00,0

29/07 : -01,2 / 02,5

30/07 : 02,1 / 04,4

Link to comment
Share on other sites

Acumulados em Santa Catarina em 96h (mm) - das 09h do dia 05/09 até às 09h do dia 09/09

 

Alto Vale do Itajaí

 

Ituporanga 207,6mm

Lontras 195,8mm

 

Grande Florianópolis

 

Florianópolis *

São José 219,6mm

 

Litoral Norte e Médio Vale

 

Itajaí 212,6mm

Indaial 218,6 mm

São Francisco do Sul 151,2mm

 

Litoral Sul

 

Araranguá 40,6mm

Urussanga 71,2mm

Criciúma 50mm

Siderópolis 63,2mm

Jacinto Machado 49,2mm

Turvo 56,6mm

Timbé do Sul 60,6mm

 

Meio Oeste e Vale

 

Joaçaba 131,4mm

Campos Novos 221,8mm

Caçador 156,2mm

Curitibanos 161,2mm

Tangará 130,6mm

 

Oeste

 

São Miguel D’Oeste 81,4mm

Novo Horizonte 158,4mm

Dionísio Cerqueira 126mm

Xanxerê 94,2mm

 

Planalto Norte

 

Porto União 153mm

Canoinhas 121,8mm

Major Vieira 193,4mm

 

Planalto Sul

 

Urubici 162,6mm

Urupema 119,8mm

São Joaquim 112,2mm

Bom Jardim da Serra 80,6mm

 

Fonte: Estações automáticas da Epagri e INMET.

 

Marcelo Martins - Meteorologista

 

Maikon Alves e Fabrício Vidal – Técnicos em Meteorogia

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.