Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

não aguentei esta manchete do correio do povo...já que temos o nosso AAA

 

Moody's mantém nota AAA dos EUA, mas alerta para rebaixamento

 

só uma gozação pra cima do AAA que é fissurado nos States e gremista.

 

a manchete nada tem a ver com o tempo

 

aqui continua a marolar com força

 

8.7°C

Link to comment
Share on other sites

não aguentei esta manchete do correio do povo...já que temos o nosso AAA

 

Moody's mantém nota AAA dos EUA, mas alerta para rebaixamento

 

só uma gozação pra cima do AAA que é fissurado nos States e gremista.

 

a manchete nada tem a ver com o tempo

 

aqui continua a marolar com força

 

8.7°C

 

Essas notas de agência de classificação valem uma nota de 3 reais. Um país que cogita a hipótese de dar default jamais pode ter a nota máxima. Não há, não teve e jamais haverá lógica nos ratings soberanos e de companhias atribuídos por estas agências.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o dia foi magistral....lindo mesmo....até tirei umas fotos do por do sol nas montanhas...

 

O vento estava insuportável na faculdade hoje a noite...sorte que nao estava tão frio, em torno de 14 graus...

 

Agora, em 20 minutos a temperatura caiu 1 grau...tenho 12,8 graus, com UR e PO baixos...mas o vento ainda persiste com boa intensidade...

Link to comment
Share on other sites

não aguentei esta manchete do correio do povo...já que temos o nosso AAA

 

Moody's mantém nota AAA dos EUA, mas alerta para rebaixamento

 

só uma gozação pra cima do AAA que é fissurado nos States e gremista.

 

a manchete nada tem a ver com o tempo

 

aqui continua a marolar com força

 

8.7°C

 

Essas notas de agência de classificação valem uma nota de 3 reais. Um país que cogita a hipótese de dar default jamais pode ter a nota máxima. Não há, não teve e jamais haverá lógica nos ratings soberanos e de companhias atribuídos por estas agências.

Apesar de não ter nada a ver com o tópico eu não resisti, Bruno: aassino embaixo da tua resposta, he he he! :mosking:

 

Também estou animado com a neve de amanhã! Acho que vai nevar para caráleo (by Bruno!)! :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o dia foi magistral....lindo mesmo....até tirei umas fotos do por do sol nas montanhas...

 

O vento estava insuportável na faculdade hoje a noite...sorte que nao estava tão frio, em torno de 14 graus...

 

Agora, em 20 minutos a temperatura caiu 1 grau...tenho 12,8 graus, com UR e PO baixos...mas o vento ainda persiste com boa intensidade...

 

Cara, o impressionante é que aí em Joinville é totalmente distinto daqui de Porto Alegre. A única semelhança é o vento. Aí tu tens céu azul, temperatura agrdável, baixa UR, tudo graças ao vento fohn. Aqui temos tempo chuvoso, carrancudo e minuano.

Link to comment
Share on other sites

não aguentei esta manchete do correio do povo...já que temos o nosso AAA

 

Moody's mantém nota AAA dos EUA, mas alerta para rebaixamento

 

só uma gozação pra cima do AAA que é fissurado nos States e gremista.

 

a manchete nada tem a ver com o tempo

 

aqui continua a marolar com força

 

8.7°C

 

Essas notas de agência de classificação valem uma nota de 3 reais. Um país que cogita a hipótese de dar default jamais pode ter a nota máxima. Não há, não teve e jamais haverá lógica nos ratings soberanos e de companhias atribuídos por estas agências.

Apesar de não ter nada a ver com o tópico eu não resisti, Bruno: aassino embaixo da tua resposta, he he he! :mosking:

 

Também estou animado com a neve de amanhã! Acho que vai nevar para caráleo (by Bruno!)! :pleasantry:

 

O único diferencial dos EUA é que eles, não tendo uma outra potência no mundo capaz de ultrapassá-los (a China ainda oferece muitos problemas e riscos), têm o dólar como principal divisa no mundo. Desta forma eles imprimem moeda a hora que precisarem para liquidar passivos, mesmo que isso seja totalmente contra políticas macroeconômicas adequadas. É um trunfo que eles têm na mão e que todos sabemos que podem entregar para os chineses a hora que estes requisitarem.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o dia foi magistral....lindo mesmo....até tirei umas fotos do por do sol nas montanhas...

 

O vento estava insuportável na faculdade hoje a noite...sorte que nao estava tão frio, em torno de 14 graus...

 

Agora, em 20 minutos a temperatura caiu 1 grau...tenho 12,8 graus, com UR e PO baixos...mas o vento ainda persiste com boa intensidade...

 

Cara, o impressionante é que aí em Joinville é totalmente distinto daqui de Porto Alegre. A única semelhança é o vento. Aí tu tens céu azul, temperatura agrdável, baixa UR, tudo graças ao vento fohn. Aqui temos tempo chuvoso, carrancudo e minuano.

 

Pois é...engraçado que o mesmo bichinho que causa toda essa diferença, nosso querido ciclone :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o dia foi magistral....lindo mesmo....até tirei umas fotos do por do sol nas montanhas...

 

O vento estava insuportável na faculdade hoje a noite...sorte que nao estava tão frio, em torno de 14 graus...

 

Agora, em 20 minutos a temperatura caiu 1 grau...tenho 12,8 graus, com UR e PO baixos...mas o vento ainda persiste com boa intensidade...

 

Impressiona a demora do ar frio em atingir tua região em continentais. Aqui já estamos sob a influência do ar frio há mais de 24 h!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o dia foi magistral....lindo mesmo....até tirei umas fotos do por do sol nas montanhas...

 

O vento estava insuportável na faculdade hoje a noite...sorte que nao estava tão frio, em torno de 14 graus...

 

Agora, em 20 minutos a temperatura caiu 1 grau...tenho 12,8 graus, com UR e PO baixos...mas o vento ainda persiste com boa intensidade...

 

Impressiona a demora do ar frio em atingir tua região em continentais. Aqui já estamos sob a influência do ar frio há mais de 24 h!

 

Verdade, Igor...as continentais são belíssimas e até aqui são potentes, mas demoram pra caramba pra chegar e geralmente o vento permanece descendo a serra a Oeste daqui, dificultando a queda hehehehehhe....mas fazer o que, né?? naquelas mais marítimas, damos um "breve" troco no oeste hehehe

Link to comment
Share on other sites

Tá mesmo tche, tá assim desde que instalei, mas mais frequente há alguns dias.

Não é no software nem no wunderground, pois o painel dela também está mostrando dados inconsistentes. Achava que era bateria, mas trocá-la não resolveu. Não tive tempo de um mês pra cá pra ver isso com mais calma, tomara que este final de semana consiga resolver isso... mas temo que seja a estação mesmo, tá velha, ficou muito tempo parada, e não é nenhuma davis.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura finalmente está em queda no sul da Amazônia. No momento Rio Branco tem céu encoberto, vento sul e 19.0°C, Epitaciolândia 17.0°C, Vilhena 19.7°C.

 

Ví os vídeos da neve e estou com inveja, nesse fds estarei em SC, mas chego apenas sábado. Até lá a neve já deverá ter derretido, creio eu..... ou alguém discorda???? :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Antes de dormir, não posso deixar de mencionar um fato RARO ocorrendo no momento:

 

Campos do Jordão tem uma noite TÓRRIDA para os padrões da cidade em pleno inverno. Fazia

17,6ºC em plena 1h da manhã. Nem mesmo no verão isso é comum.

 

 

Algo muito raro mesmo! Não tem muitos dias que Campos era disparado a cidade com as menores temperaturas do Brasil inteiro! Depois vou montar uns gráficos pra "entender" este dia atípico!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o dia foi magistral....lindo mesmo....até tirei umas fotos do por do sol nas montanhas...

 

O vento estava insuportável na faculdade hoje a noite...sorte que nao estava tão frio, em torno de 14 graus...

 

Agora, em 20 minutos a temperatura caiu 1 grau...tenho 12,8 graus, com UR e PO baixos...mas o vento ainda persiste com boa intensidade...

 

Impressiona a demora do ar frio em atingir tua região em continentais. Aqui já estamos sob a influência do ar frio há mais de 24 h!

 

Verdade, Igor...as continentais são belíssimas e até aqui são potentes, mas demoram pra caramba pra chegar e geralmente o vento permanece descendo a serra a Oeste daqui, dificultando a queda hehehehehhe....mas fazer o que, né?? naquelas mais marítimas, damos um "breve" troco no oeste hehehe

O que mata é o aquecimento adiabático. Tem ar frio entrando, ainda que não com muita intensidade (fosse assim e provavelmente Curitiba estaria caminhando para 0°). Esse vento continental simplesmente DETONA com o frio das áreas costeiras. É flagrante a diferença de temperatura entre Torres e Tramandaí, sendo a primeira com a Serra do Mar ao fundo e a segunda não. Torres deu 16,3° de máxima de Tramandaí 14,3°, sendo que a segunda passou todo o dia 2°/3° mais fria. Na onda de frio passada vi diferença de 6° entre as duas cidades com o mesmo vento e o mesmo ar frio!!

 

Aqui ficou mais frio e voltou a precipitar! Chuvisca e faz 8,5° com vento! Venta de ONO a 17,4 km/h.

 

Abraços ciclônicos!

Link to comment
Share on other sites

Pelas estações do Simepar, impressiona no momento Londrina com 4,9°C e Campo Mourão com 4,1°C! Aqui em casa voltou a cair, após certa estabilidade. Tenho 6,8°C mas ainda com muitas nuvens. Pelo visto céu limpo só na próxima noite.

 

 

Que pancada hein!

 

Londrina com 4.9 antes da meia-noite! :sarcastic:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Minha equipe de plantão da CELESC , pegaram agora a pouco neve intensa na região do cruzeiro- vale da neve e próximo a Bom jardim, Bom jardim já está novamente com energia elétrica normal.

Urupema e Painel ainda sem energia e parte de Urubici ( vacas gordas) até são Joaquim (Pericó), a outra equipe está pegando neve na saída de urupema, sem acumular até o momento. Nevou em painel e alguma preciptação em lages, nesse momento em Lages 2.1ºC vento W moderado, umidade acima de 95%.

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

No momento apenas garoa em Urupema e parou de nevar no cruzeiro, sem registro de neve no momento na região de vacas gordas(URUBICI) até cruzeiro(SJ), não hà acúmulo de neve na região.

Teto abaixou muito na região, umidade alta, agora está acima de 95% em alguns pontos em 99%.

em Lages 2,5 ºC, garoa com vento WSW fraco a moderado.

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Londrina e Apucarana por serem mais altas estão arrebentando mesmo com céu nublado! Chegou a 3°C em Londrina segundo o Simepar. Aqui em casa tive 5,3°C até o momento e as nuvens não dão trégua, mas parece que não houve nenhuma precipitação. Coisas de agosto, GFS 00Z coloca linha de 2°C em 850 hPa para amanhã em nossa região e para domingo seria 20°C em 850 hPa. Aquecimento bombástico! Pena o mesmo não mostrar nenhuma bomba polar na sequência..

Link to comment
Share on other sites

Minha equipe de plantão da CELESC , pegaram agora a pouco neve intensa na região do cruzeiro- vale da neve e próximo a Bom jardim, Bom jardim já está novamente com energia elétrica normal.

Urupema e Painel ainda sem energia e parte de Urubici ( vacas gordas) até são Joaquim (Pericó), a outra equipe está pegando neve na saída de urupema, sem acumular até o momento. Nevou em painel e alguma preciptação em lages, nesse momento em Lages 2.1ºC vento W moderado, umidade acima de 95%.

Moisés Alexandre

 

 

FOI NESTA MADRUGADA?

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal. Depois que o vento deu uma trégua (quase que agora pela manhã só), a temperatura despencou e tive mínima de bons 6,8ºC! Um belo valor, se consideramos que até mesmo São Francisco do Sul, que usualmente registra menores valores que minha estação, ficou com 6,9ºC.

 

Tivemos sorte, também, de não sermos agraciados com uma boa nebulosidade que estava sobre o Planalto Norte e mais ao sul de Joinville. Ou seja, nossos vizinhos sentiram a ira da MM de Joinville hehehehhe

Link to comment
Share on other sites

PHP, acho que tem boas chances ao longo do dia. Aqui em PoA voltou a precipitar e as nuvens sao verticalmente desenvolvidas.

 

PS: a estação de Urupema está offline devido à queda de energia elétrica na região. O vento tá fortíssimo.

Beleza Bruno, e muito boa tmbm a análise do Tripe A, hoje realmente esta´com mais cara de neve do que ontem, este abre e fecha, é característico para o fenômeno, e como disse o AAA, a entrada do reforço de ar frio provocará boas precipitações e nuvens mais evoluídas que ontem.

O vento ontem destelhou o galpão e derrubou parabólica no Marcelo na Raia da Pedra.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba temos uma situação rara: vento de oeste e céu totalmente nublado, com nuvens carregadas e 4oC... :shok: Normalmente 4oC nublado ocorreria ou com uma frente estacionária ao norte (pouco vento, ou vento alternando entre os quadrantes N e S, situação de agosto de 2010) ou com uma MP fortíssima se maritimizando ao sul (situação típica das madrugadas de MM com vento SE ou E). Nas duas situações, a neve seria algo impossível por falta de frio em altura. Hoje, tem frio negativo em 850 hpa previsto para chegar até aqui... Ou seja, estamos na mesma situação (tensa) do oeste do estado, he he he! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba temos uma situação rara: vento de oeste e céu totalmente nublado, com nuvens carregadas e 4oC... :shok: Normalmente 4oC nublado ocorreria ou com uma frente estacionária ao norte (pouco vento, ou vento alternando entre os quadrantes N e S, situação de agosto de 2010) ou com uma MP fortíssima se maritimizando ao sul (situação típica das madrugadas de MM com vento SE ou E). Nas duas situações, a neve seria algo impossível por falta de frio em altura. Hoje, tem frio negativo em 850 hpa previsto para chegar até aqui... Ou seja, estamos na mesma situação (tensa) do oeste do estado, he he he! :good2:

 

Nem me fala...Campo Alegre está na mesma situação, pela estação do CIRAM/EPAGRI. Hoje pela manhã só a região aqui de Joinville e o litoral norte estavam sem nuvens..aí a temperatura caiu legal...

 

Olhando a Oeste, a serra tinha bastante nuvens, mas não notei maior desenvolvimento vertical nelas...

 

PS: se há mais ar frio entrando, acho que o MI pode registrar uma máxima NEGATIVA no dia de hoje...quantas vezes isso ocorreu desde a instalação da estação???

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba temos uma situação rara: vento de oeste e céu totalmente nublado, com nuvens carregadas e 4oC... :shok: Normalmente 4oC nublado ocorreria ou com uma frente estacionária ao norte (pouco vento, ou vento alternando entre os quadrantes N e S, situação de agosto de 2010) ou com uma MP fortíssima se maritimizando ao sul (situação típica das madrugadas de MM com vento SE ou E). Nas duas situações, a neve seria algo impossível por falta de frio em altura. Hoje, tem frio negativo em 850 hpa previsto para chegar até aqui... Ou seja, estamos na mesma situação (tensa) do oeste do estado, he he he! :good2:

 

Nem me fala...Campo Alegre está na mesma situação, pela estação do CIRAM/EPAGRI. Hoje pela manhã só a região aqui de Joinville e o litoral norte estavam sem nuvens..aí a temperatura caiu legal...

 

Olhando a Oeste, a serra tinha bastante nuvens, mas não notei maior desenvolvimento vertical nelas...

 

PS: se há mais ar frio entrando, acho que o MI pode registrar uma máxima NEGATIVA no dia de hoje...quantas vezes isso ocorreu desde a instalação da estação???

 

Estou torcendo para que caia algo interessante, nem que seja uma paraguaia, no planalto norte catarinense e em Curitiba.

Curitiba está precisando quebrar o jejum, e se acumulasse seria fantástico!

Aqui para Caxias eu bem que estou na torcida para que o fenômeno de ontem se repita (tem vídeo no youtube, mostrando a neve

paraguaia que caiu em Caxias, ontem), e de preferência, com uma intensidade maior, com alguma acumulação...

será que acontecerá?

Link to comment
Share on other sites

pergunto: está certa esta explicação dada pela meteorologista da RBS Porto Alegre a respeito da diferença entre neve e chuva congelada?

 

— A neve não fica líquida ao encostar numa superfície sólida. Ela chega ao chão como flocos e se acumula ou derrete depois de um tempo. A chuva congelada cai como pequenos flocos, mas ao encostar na roupa ou solo, por exemplo, vira líquido imediatamente, sem acumular — esclarece estael.

 

fica a pergunta.

acho que está correta. Porém, a chuva congelada é diferente da neve no aspecto visual, também. é mais transparente, não é em floco, que eu saiba.

Link to comment
Share on other sites

A chuva congelada é água congelada: se forma como gota de chuva na nuvem e congela na queda e é transparente. A neve granular é um floco na sua formação, mas derrete e recongela na queda, ficando opaca.

 

Pelo visto a MM segurou as mínimas em quase todo o Sul. Aqui em casa fiquei em 8,5° logo depois da meia-noite. O sol aparece ao N de POA, mas aqui está fechado e venta um pouco. Faz 10,1° com 77%. Vento O a 12,4 km/h. Um frio normal, no final das contas.

Link to comment
Share on other sites

fui buscar nas explicações da Metsul as diferenças entre uma e outra. sempre é interessante tirar as dúvidas. quando nevou em Porto Alegre em 2006 eles colocaram esta explicação:

 

Existem diferenças entre neve granular, chuva congelada, chuva congelante e outros fenômenos. Os conceitos abaixo são da Sociedade Norte-Americana de Meteorologia (American Meteorological Society):

 

Grãos de neve (também conhecidos como neve neve granular): Precipitação na forma de partículas muito pequenas e opacas de gelo, ou equivalente à forma sólida de chuvisco. Lembram as pelotas de gelo na aparência externa, mas é mais achatada e alongada. Geralmente apresentam um diâmetro inferior a 1 milímetro. Não racham nem pipocam ao atingir uma superfície dura. É indiscutível que a neve granular cai em pequena quantidade e se origina de nuvens estratificadas ou até de um nevoeiro. Grãos de gelo ou pelotas de neve : Tipo de precipitação consistente de pelotas de gelo. Podem se apresentar na forma esférica, irregular ou até, raramente, no formato cônico. Os grãos de gelo geralmente pipocam ao atingir uma superfície dura e provocam barulho no impacto. Agora internacionalmente reconhecidos, as bolas de gelo incluem basicamente duas formas de precipitação. conhecidas nos Estados Unidos como 1) "sleet" e 2) granizo miúdo.

 

Graupel: Partículas de neve mais pesadas, geralmente chamadas de pelotas de gelo.

Chuva congelante (freezing rain): Chuva na forma líquida que congela no impacto com a superfície após impacto. É necessário que as gotículas da chuva estejam super resfriadas e que a temperatura do solo se situe abaixo de zero para que se produza o congelamento.

 

Chuva congelada ou de gelo: Chamada de sleet nos Estados Unidos, é muito comum na América do Norte. Trata-se de uma precipitação de gelo mas que não se confunde com o granizo. Costuma ocorrer nos limites entre uma área com chuva e outra com neve e por isso se diz que é um estágio que geralmente antecede a neve na sua forma clássica de flocos. O gelo tende a cair em formatos absolutamente irregulares.

 

Como se vê há uma grande semelhança entre neve granular, pelotas de gelo, chuva congelada e graupel por apresentarem um processo de formação muito semelhante. Entretanto, o fenômeno ocorrido em Porto Alegre e outras cidades da área metropolitana não pode ser chamado nem de chuva congelada muito menos de chuva congelante. A chuva congelante ou freezing rain, para os norte-americanos, ocorre na forma líquida e congela apenas após o impacto com a superfície. Já a chuva de gelo, congelada ou sleet não tende a apresentar a cor branca ou opaca, vista em Porto Alegre nesta segunda-feira, mas sim é incolor.

 

 

 

 

O meteorologista Eugenio Hackbart recorda que, como a água, a chuva é incolor, inodora e insípida. Logo, chuva congelada não poderia apresentar a coloração branca ou opaca que se viu na precipitação registrada nesta segunda-feira de frio histórico em Porto Alegre. Conforme o Diretor-Geral da MetSul, Meteorologia o que se produziu em Porto Alegre e cidades ao redor foi neve na forma granular que se apresentou nos tipos de grãos e pelotas de neve, de acordo com a dimensão dos grãos precipitados nas diferentes cidades da área metropolitana. Hackbart explica que a neve granular se produzi a partir da combinação de gotas de chuva super resfriadas e flocos de neve. "No caminho entre a base das nuvens e a superfície os flocos de neve se misturam à água muito gelada da chuva e dão origem aos grãos". O processo é diferente, assim, tanto do granizo como da chuva congelada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.