Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

Já que não vai nevar mesmo por aqui, pelo menos o céu ficou azul de repente! As nuvens cinza escuro desapareceram como num passe de mágica e o sol domina a cena curitibana! Pelo menos uma bela geada não podemos deixar de ter amanhã!

 

José Vicente, eu também estou decepcionadíssimo com 2011, no que diz respeito à neve.

Isso porquê tivemos todas as condições necessárias (pelo menos as conhecidas...) e ela

NÃO VEIO como nós esperávamos que viesse!

Aqui em Caxias ainda tenho esperança de mais alguma paraguaia, e só.

Está nublado, e o tempo está bastante frio.

Mas resta a frustração de imaginar que algo grandioso viria, e descobrir depois

que tudo está como sempre esteve depois do ano 2000...

Ainda bem que este não é o meu único hobby!

Abração, Vicente!

Link to comment
Share on other sites

Já que não vai nevar mesmo por aqui, pelo menos o céu ficou azul de repente! As nuvens cinza escuro desapareceram como num passe de mágica e o sol domina a cena curitibana! Pelo menos uma bela geada não podemos deixar de ter amanhã!

 

Zé, do jeito que somos azarados é capaz de sobrar uma banda de nebulosidade sobre nossas terras hehehehe....

 

O ciclonão tá espanando já...capaz de trazer algumas nuvens, mesmo que esparsas, para o leste de SC e PR....

Link to comment
Share on other sites

Já que não vai nevar mesmo por aqui, pelo menos o céu ficou azul de repente! As nuvens cinza escuro desapareceram como num passe de mágica e o sol domina a cena curitibana! Pelo menos uma bela geada não podemos deixar de ter amanhã!

 

É realmente já era qualquer esperança. E vamos ver se vai ter geada porque ainda tem bastante nuvens esparsas e escuras vindo de oeste. Espero que a noite fique limpo e não nuble como está sendo de costume. Ainda há algumas rajadas fortes e o vento está muito gelado. Centrão de Curitiba em 11ºC agora.

Link to comment
Share on other sites

Já que não vai nevar mesmo por aqui, pelo menos o céu ficou azul de repente! As nuvens cinza escuro desapareceram como num passe de mágica e o sol domina a cena curitibana! Pelo menos uma bela geada não podemos deixar de ter amanhã!

 

É realmente já era qualquer esperança. E vamos ver se vai ter geada porque ainda tem bastante nuvens esparsas e escuras vindo de oeste. Espero que a noite fique limpo e não nuble como está sendo de costume. Ainda há algumas rajadas fortes e o vento está muito gelado. Centrão de Curitiba em 11ºC agora.

 

Acabou de precipitar uma garoa finíssima que caía pairando sobre o ar, leve como pluma, como se fosse neve!

Ou é uma garoa que já foi paraguaia, ou uma paraguaia no limiar de ser garoa!!!!

Deve ser a tar da "neve inapreciável", heheheheh...

O que eu queria, no entanto, era ver neve de verdade!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dá pra ver certinho até onde a MP conseguiu avançar pelo norte, n osul do estado do acre temp de 17/18°C e no norte do acre temp entre 25/28°C, tão continental que parece que a MP ignorou o estado de rondônia

 

:laugh: :laugh:

 

Meio controverso essa parte! Se são justamente as mp's continentais que trazem o maior frio pro estado de Rondônia..., como pode ter ignorado? :sad:

 

Mas enfim, eu acho que aí tem cheiro de corrente de jato mais ao sul e um pouco de bloqueio também, visto que a umidade no estado está bem baixa, atingindo valores abaixo de 30% em todas as tardes, o que dificultaria o progresso da frente fria, fora o ciclone também, que está beeeem ao sul.

:russian:

 

Olha ai o mapa que o Renan postou, vai dizer que a mp não passou batida pelo seu estado? :laugh: :onthequiet:

maxshdbr.png.74c6be40c1d4bd5ee61ffe4468525eef.png

Link to comment
Share on other sites

A tendência é o frio em altura ir chegando a partir de agora e termos apenas queda de neve até limpar amanha. Isto já pode ser visto na Climaterra, pois mesmo com temperatura "alta" passou apenas a nevar, como vem informando o Ronaldo. Assim como a Metsul, acredito em acumulação de hoje para amanha. Para salvar a pátria!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal também estou frustrado. Porém, vamos dar tempo ao tempo. Aqui em POA chove forte agora e há muito ar frio entrando. Quinta-feira eu comento!

Era o que eu ia comentar: fechou o tempo em POA, especialmente ao norte da cidade. Uma boa chuva esparsa que vai ser levada à serra. Faz 12,1° (máxima do dia) com 69%. Venta de NO a 14,2 km/h.

 

Abraços instáveis!

Link to comment
Share on other sites

A tendência é o frio em altura ir chegando a partir de agora e termos apenas queda de neve até limpar amanha. Isto já pode ser visto na Climaterra, pois mesmo com temperatura "alta" passou apenas a nevar, como vem informando o Ronaldo. Assim como a Metsul, acredito em acumulação de hoje para amanha. Para salvar a pátria!

 

Olá Caio, das 12h00 para frente, muitas pancadas de neve, mas não chega a acumular, agora temos uma neve fina, tomara que durante a noite a neve venha com força e que pela manhã eu acorde com tudo branco ahuahuah... :good:

Será que isso pode acontecer?

Link to comment
Share on other sites

GURIZADA, ESTÁ TUDO ESCURO À NOROESTE DE POA! SÃO NUVENS PESADAS E CARREGADAS RUMANDO À SERRA. HÁ MUITA PRECIPITAÇÃO EMBAIXO DESTAS NUVENS! PARECE SETEMBRO DE 2006! VAMOS MONITORAR!

A Rádio Gaúcha acabou de informar que há relato de "chuva de pedra" em Gravataí, EXATAMENTE para onde a nuvem se direcionou! :good2:

 

Aqui esfriou: 11,5° com 74%. Lembra setembro de 2006, só que mais nublado e com menos frio em altura.

 

Abraços com pedra!

Link to comment
Share on other sites

A Metsul alertou que a maior chance de neve será na primeira metade de amanhã. Este nowcast que é o mais importante de se observar agora. Portanto, sem

jogar a toalha, rapazes !

 

Eu aqui em JF, que estou sentindo calor, não estou desanimado, muito menos vocês aí do Sul deveriam se sentir dessa forma, certo ? :laugh:

 

Olha a quantidade de relatos de chuva congelada que a Metsul está destacando no twitter. Para mim, este é o prenúncio de uma neve mais generalizada

e intensa.

Link to comment
Share on other sites

Acho que já podemos sacramentar a primeira máxima negativa da era automáticas do INMET. MI não passou de -0,5C hoje. :mosking:

 

Estava monitorando essa estação até agora....com o ar frio entrando ainda, acho que vai ter uma máxima negativa, mas o valor mais "alto" foi de -0,1ºC, pelo site do INMET...

Link to comment
Share on other sites

Em Campinas esfriou fortemente no período da tarde.

Ao meio-dia tínhamos 18°C.

Agora já temos 10,7°C com pancadas de chuvas e vento moderado.

Finalmente o grosso do ar polar começa a atingir a região.

 

Aqui a temperatura caiu 7ºC em relação ao relatório das 15h, isso depois de uma grande instabilidade

passar pela cidade e causar uma chuva forte em pontos isolados. Interessante é que agora o vento parou

completamente. No momento temos 22ºC. Mesmo o frio não chegando de forma intensa por aqui, ainda

assim a máxima amanhã ficará entre 17/19C.

Link to comment
Share on other sites

Acho que já podemos sacramentar a primeira máxima negativa da era automáticas do INMET. MI não passou de -0,5C hoje. :mosking:

 

Estava monitorando essa estação até agora....com o ar frio entrando ainda, acho que vai ter uma máxima negativa, mas o valor mais "alto" foi de -0,1ºC, pelo site do INMET...

 

Ano passado, quando da nevada do dia 04/08, a máxima na estação do MI também foi abaixo de zero. Portanto, esta é a segunda máxima negativa por la :clapping:

Link to comment
Share on other sites

A data chave para um "nevão", então, pode ser a mesma do ano passado, certo?

 

Cara, acho que é impossível acontecer o que tivemos no ano passado em termos de intensidade, entretanto acho que agora pode ser mais amplo.

 

Tb acho, Bruno...me expressei errado, quis dar ênfase apenas na data, que ao que tudo indica será a mesma daquele evento... :good:

Link to comment
Share on other sites

Pelo Satélite é tudo muito bonito. Tem que por em prática agora

[attachment=0]untitled.jpg[/attachment]

 

 

Pois e, a foto que voce postou de Poa e tipica de nebulosidade ciclonica, nuvens tipicas de episodios de neve, porem, a branquinha parece ter inumeros detalhes que nos colocam sempre no limite do limite!

 

Acho que pra neve farta vamos precisar de cavalos polares de 1040mb, como foi aquele de julho do ano passado por exemplo, porque as coisas estao dificeis pra nos! :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Olhem detidamente a imagem de satélite que o Bruno postou e notem três coisas:

 

a) aparência de um vórtice secundário no Uruguai e Sul do RS.

b) nuvem em forma de trens sobre SC e PR, como escamas, como se fossem ondas de montanha

c) Serra encoberto e Litoral sem nuvens, sinalizando o levantamento vertical pelo vento.

 

Noite de hoje vai ter 1) esta nebulosidade desenvolvida 2) o ar mais frio em altura de toda esta semana chegando e 3) vento para gerar levantamento com a advecção de ar mais gelado. Cenário muito favorável para neve, não se descartando até acumulação em alguns pontos das áreas de maior altitude. Condição nesta quinta é mais favorável entre a madrugada e a metade da manhã, apesar de não ser possível descartar algo ainda após 9h/10h.

Link to comment
Share on other sites

Olhem detidamente a imagem de satélite que o Bruno postou e notem três coisas:

 

a) aparência de um vórtice secundário no Uruguai e Sul do RS.

b) nuvem em forma de trens sobre SC e PR, como escamas, como se fossem ondas de montanha

c) Serra encoberto e Litoral sem nuvens, sinalizando o levantamento vertical pelo vento.

 

Noite de hoje vai ter 1) esta nebulosidade desenvolvida 2) o ar mais frio em altura de toda esta semana chegando e 3) vento para gerar levantamento com a advecção de ar mais gelado. Cenário muito favorável para neve, não se descartando até acumulação em alguns pontos das áreas de maior altitude. Condição nesta quinta é mais favorável entre a madrugada e a metade da manhã, apesar de não ser possível descartar algo ainda após 9h/10h.

Realmente, percebi nuvem cb com movimento ascendente, típica de tempestades de verão, chuva congelada, hoje sim, ontem eram fflocos de neve.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.