Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010

Marcos
 Share

Recommended Posts

Ainda nada da frente fria chegar aqui na mantiqueira to duvidando que essa frente chegue aqui , no momento sol sem nuvens e 21C !!!

A FF se desviou para o mar, ao que consta, na altura do litoral de SP.

Para o leste do PR, muito frio. Ctba está gelada, sem sol e vento. Garoa por vezes. 10ºC às 14h20.

E parece que irá ficar estacionada por aqui.

• Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É uma lástima o ciclone ter saído da costa pelas últimas projeções. Aliás, é uma lástima ele ter saído das nossas últimas MPs. Há muito frio em altura que poderia ser jogado sobre as nossas serras a rodo. Como eles não surgem, Buenos Aires, sua província, Uruguay e sul do RS ficam com a maior fatia do frio. Os ciclones descincronizados são o nosso drama pós-2000, definitivamente.

É uma lástima o ciclone ter saído da costa pelas últimas projeções. Aliás, é uma lástima ele ter saído das nossas últimas MPs. Há muito frio em altura que poderia ser jogado sobre as nossas serras a rodo. Como eles não surgem, Buenos Aires, sua província, Uruguay e sul do RS ficam com a maior fatia do frio. Os ciclones descincronizados são o nosso drama pós-2000, definitivamente.

Concordo, Bruno. Se pegarmos a reanálise dos eventos mais marcantes de frio notadamente se percebe como a esmagadora maioria ocorria sob a influência de uma baixa na costa. Já o período pós-2000 é realmente um drama, com raríssimos ciclones interagindo sob o avanço do ar frio. O que mais se vê são baleias polares sendo bloqueadas na altura do Prata e frentes semi-estacionárias sobre o sul do Brasil. E não me parece que este seja o inverno dos ciclones, podendo talvez a intensificação da La Nina nas últimas semanas trazer algum alento para esta dramática situação. De todo o modo não se pode reclamar da fábrica de MP's. Ela tem funcionado a todo vapor, com sucessivos anticiclone polares de intensidade raras vezes vista. O inverno, a continuar o ritmo atual, está bom para quem vive abaixo do paralelo 27.

Concordo, Bruno. Se pegarmos a reanálise dos eventos mais marcantes de frio notadamente se percebe como a esmagadora maioria ocorria sob a influência de uma baixa na costa. Já o período pós-2000 é realmente um drama, com raríssimos ciclones interagindo sob o avanço do ar frio. O que mais se vê são baleias polares sendo bloqueadas na altura do Prata e frentes semi-estacionárias sobre o sul do Brasil. E não me parece que este seja o inverno dos ciclones, podendo talvez a intensificação da La Nina nas últimas semanas trazer algum alento para esta dramática situação. De todo o modo não se pode reclamar da fábrica de MP's. Ela tem funcionado a todo vapor, com sucessivos anticiclone polares de intensidade raras vezes vista. O inverno, a continuar o ritmo atual, está bom para quem vive abaixo do paralelo 27.

Perfeito amigos.

É exatamente a percepção que tenho da atual década analisando os invernos de forma geral!! Um dos poucos pontos favoráveis no período pós-2000, e que pode exatamente agora nos trazer algo interessante, é que essa raríssima combinação do ciclone intragindo com o ar frio ocorreu com mais frequência em Setembro na última década.

A neve mesmo que com fraca intensidade, ocorreu em set/99, set 2003, e com maior intensidade em setembro/2002 e set/2006.

Sds.

PHP. Realmente, nada quer dizer. Para nevar em São Chico não precisa estar chovendo e frio em Porto Alegre. mas, tradicionalmente, é o que costuma acontecer.Pode ser que a banda de nebulosidade nem se quer passe por aqui. E neve lá. Já aconteceu antes.

O que eu quis dizer Gamboa é que nesta situação de agora, deve chover antes em São Chico e depois em POA, a nebulosidade descerá de nordeste para sudeste, chegando até o limite oeste em Soledade. ;):D

Climatempo, entra no embalo e prevê neve para terça e quarta nas serras do RS...

No Centro-Oeste o frio deve chegar até o Centro-Sul de MT, as temperaturas podem ser realmente baixas em especial as mínimas. O que me frustra é o ETA colocando muita nebulosidade em MS e sul de MT até a quinta o que vai mandar para o ralo as mínimas, e o pior é que ETA muitas vezes acerta em cheio a fração de cobertura de nuvens. Se pelo menos ocorrese alguma precipitação nesta áreas que esta amargurada pela seca não reclamaria. :x

Um detalhe interessante Renan, por ser um platô elevado, a orografia da Raia da Pedra-Itapuca,favorece o incremento das precipitações, no quadro de agora,a parte a barlavento do sistema ,Shima, é justamente onde mora o Marcelo, na face nordeste do platô. E isto o modelo não capta.

Boa notícia, PH ! Fica de plantão desde já :D

Quem sabe Soledade não inaugura o marcador este ano ? hehehe

16hs

1,2C em Ausentes com 99% de UR. Quanto não estaria nos pontos mais altos que se localizam à leste da cidade? A região do Silveira e pé do Monte Negro está toda ela com uma altitude acima de 1300 metros.

Está começando a chegar no ponto da neve. Mais frio em altura do que o previsto, e com a umidade que teremos na terça, pimba !

Aqui não é o melhor lugar, mas é o mais movimentado, então lá vai:

alguém pode me dizer onde compro o livro "A NEVE NO BRASIL"? E qual é o preço em média?

Em Matão, 29,4°C.

Eu consegui o meu no http://www.estantevirtual.com.br, mas olhando rapidamente agora não consegui localizar mais nenhum exemplar...

Mas vai que numa dessas aparece um perdido por lá...

Abraços

Aqui não é o melhor lugar, mas é o mais movimentado, então lá vai:

alguém pode me dizer onde compro o livro "A NEVE NO BRASIL"? E qual é o preço em média?

Em Matão, 29,4°C.

Caro Vinícius,

Eu comprei o meu em São Joaquim, na Foto Argus. Se não achar por aí, talvez o Coutinho possa adquirí-lo e te encaminhar via correio. O preço dele é R$ 30,00. É muito bom, cheio de fotos e informações.

POA com céu azul e vento de sul/sudoeste e 10C. O Marcos vai gostar desta noite!

Pasmem, mas a nebulosidade AJUDOU no frio durante o dia, e a dinâmica foi perfeita para reter o aquecimento! Minha máxima cravou 13,0° às 13:51, quando aumentou bem a nebulosidade com cumulus e cirrustratus. Resultado: passamos toda a tarde caindo de 12° para 11° enquanto que a faixa oeste se mantinha o céu totalmente limpo, hehe. :P

Agora a pouco fiquei algo como 1 h sobre o telhado de casa trocando as pilhas do anemômetro, limpando o aparelho e mexendo no telhado. Peguei 10° com vento S constante. É a típica sensação do minuano, com sensação de estar "gelado". Me sentia no alto de uma coxilha, hehe!!

Agora, para nossa alegria, está limpando o céu de novo! :D Faz 9,7° com 58% e ainda está claro, mas o sol acaba de sumir no horizonte. P.o. em belo 1,8°!! Está nublado ao N (em direção à serra) e ao E. Havia algumas nuvens ao SE quando eu estava lá em cima, mas ainda não vieram para cá. Venta de SE a 5,5 km~h. Tinha se parar esse vento, ou virar para SO.

Noite gelada, aí vamos nós!

Abraços gelados!

O tempo não abriu nem um pouco durante a noite e, portanto, as mínimas não foram boas. Por outro lado, a temperatura não sobe de jeito nenhum. As estações meteorológicas da região marcam algo ao redor de 12ºC, assim como um maluquinho que fica perto de casa.

Mas o destaque mesmo fica por conta de Corupá com apenas 9,9ºC no começo desta tarde. :shock:

Pois é pela lógica acompanhando o satélite ia limpar a qualquer hora, mas a frente subiu ficou estacionada lá em cima e parte da umidade permaneceu e está descendo ainda, dia muito escuro e frio hoje, 12.4°C agora, essa semana será assim, e os ambientes internos voltaram a esfriar, minha mão ta dura aqui do frio :x

POA com céu azul e vento de sul/sudoeste e 10C. O Marcos vai gostar desta noite!

Pasmem, mas a nebulosidade AJUDOU no frio durante o dia, e a dinâmica foi perfeita para reter o aquecimento! Minha máxima cravou 13,0° às 13:51, quando aumentou bem a nebulosidade com cumulus e cirrustratus. Resultado: passamos toda a tarde caindo de 12° para 11° enquanto que a faixa oeste se mantinha o céu totalmente limpo, hehe. :P

Agora a pouco fiquei algo como 1 h sobre o telhado de casa trocando as pilhas do anemômetro, limpando o aparelho e mexendo no telhado. Peguei 10° com vento S constante. É a típica sensação do minuano, com sensação de estar "gelado". Me sentia no alto de uma coxilha, hehe!!

Agora, para nossa alegria, está limpando o céu de novo! :D Faz 9,7° com 58% e ainda está claro, mas o sol acaba de sumir no horizonte. P.o. em belo 1,8°!! Está nublado ao N (em direção à serra) e ao E. Havia algumas nuvens ao SE quando eu estava lá em cima, mas ainda não vieram para cá. Venta de SE a 5,5 km~h. Tinha se parar esse vento, ou virar para SO.

Noite gelada, aí vamos nós!

Abraços gelados!

As MMS não podem voltar?

Tomara que não voltem, porque a queda será enorme.

Abraços

As MMS não podem voltar?

Tomara que não voltem, porque a queda será enorme.

Abraços

Pior que já estão voltando. O vento está de S e SE. Ele tem que parar ou virar para SO. Já há nuvens se formando sobre a cidade devido a algum tipo de turbulência ou fluxo de umidade em altura. :?

Venta de SE a 7,2 km/h. Faz 9,5° com 58%. Será uma noite gelada, mas não com o potencial que tem.

Abraços gelados!

Chove forte agora no Aeroporto de Joinville.

A chuva fraca e os chuviscos de agora à pouco que peguei entre Palhoça e Florianópolis não foram registrados pela estação automática do Inmet. Ainda goteja. Frio!

2,8oC no Inmet de SJ

1,1oC em Ausentes na atualização das 16h00 com 0,2mm

Tem frio hein gente!

Mas o destaque mesmo fica por conta de Corupá com apenas 9,9ºC no começo desta tarde. :shock:

A estação teve duas máximas seguidas abaixo de 10ºC na mP da metade de julho. Vamos ver se agora consegue chegar perto disso.

;)

Hmm...consegue os dados pelo site do Fruplanorte?? http://www.ciram.com.br/MDA_Fruplanorte/index.jsp?url=jsp/projeto/objetivos.jsp

Sim, mas os horários estão totalmente malucos! É uma confusão aquilo lá. Tem que pegar o horário que marca, diminuir 7 horas e aumentar um dia... :lol:

Ex: os 9,9ºC que eu comentei antes estavam registrados como sendo das 20 horas do dia 1º, mas na verdade era das 13 horas do dia 2.

EDIT: Para a estação de Corupá é assim. As outras eu acho que estão certas.

Minto...1995, esse foi o pior de todos...2010 fica no 2º lugar. 1995 teve apenas 1 pulso de frio em junho, e só. O resto foi ASAS. Agosto mais quente em tantos anos...2010 passou por pouco.

Realmente, o inverno do ano que eu nasci foi o pior, mas esse está sendo a maior decepção em termos climatológicos, não só de minha vida, mas de todos os paulistas, mineiros, enfim...

Buenas!

INMET - SM deve estar "sofrendo" com o frio :lol: ... Hoje ficou "trancado" desde às 03:00h da madrugada e, para variar, SBSM só "entrou no ar" às 06:00h :evil: ... Agora INMET está "trancado" em 18:00UTC... SBSM: 15004KT CAVOK 08/01 Q1028 61%... Vejamos o que será pois ontem às 23:00h SBSM já registrava 4°C...

SyS!

Minto...1995, esse foi o pior de todos...2010 fica no 2º lugar. 1995 teve apenas 1 pulso de frio em junho, e só. O resto foi ASAS. Agosto mais quente em tantos anos...2010 passou por pouco.

Realmente, o inverno do ano que eu nasci foi o pior, mas esse está sendo a maior decepção em termos climatológicos, não só de minha vida, mas de todos os paulistas, mineiros, enfim...

:lol: :lol:

Você é de 95??? Achei que era eu o lanterna do BAZ.

:lol: :lol:

Você é de 95??? Achei que era eu o lanterna do BAZ.

uhsahusuhsahsau. Você é de que ano, Delai?

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.