Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

8h: variou do 1º aos 3ºC. As 9h acusou precipitação com 3ºC. Deve ser o resíduo de nevoeiro ao longo da noite, pois deu os costumeiros 0,2mm.

 

abçs

 

Shimutz, esses 0,2mm no Morro da Igreja estão me cheirando mais a garoa que inclusive já foi registrada na região, segundo relatos do Cruzeiro (Ronaldo) e de Lages (Célio).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Renan

 

Descartaram a neve ? Sei não, heim...

 

Renan, não houve algo do tipo: "descartamos a neve...." não foi faldo isto. Mas, por conhecer a forma como o pessoal trabalha, eu deduzo que não prevêem a neve.

 

Embora, eu ache que uma paraguaia deva ocorrer.

 

Muito provável uma paraguaia, Gamboa. Os mapas do GFS mostram bem a situação: Umidade nas serras do nordeste e sudeste de SC, com temperatura

em 850hpa que tende mais a ficar abaixo de zero. Teremos boas surpresas na terça e quarta.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Para Santa Catarina, segundo a rodada das 06Z do GFS, a chance de neve se estende entre as 12h00 de terça às 12h00 de sexta nos pontos acima dos 1400/1600m. A rodada das 00Z foi um ligeiramente menos interessante, ainda assim diria que temos chance se concentrando entre as 12h00 de terça até 12h00 de quinta. É uma excelente janela visto o período pós-2000. Acho que desta vez não vamos passar em branco, com algumas paraguaias esparsas e alguma chance de acumulação nos pontos mais altos.

 

A longo prazo chama a atenção a possibilidade de uma nova erupção por volta dos dias 10 a 12. Entre os índices vale registrar a SOI perdendo ritmo e entrando no campo negativo depois de um longo período, enquanto que o sua fase positiva contribuiu para que os valores do pacífico revelados hoje ficassem ainda menores na região do Nino 3, 3.4 e 4. Vale lembrar que a PDO mesmo andando no terreno positivo teve uma brusca queda que poderá refletir ainda no nosso inverno.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Para Santa Catarina, segundo a rodada das 06Z do GFS, a chance de neve se estende entre as 12h00 de terça às 12h00 de sexta nos pontos acima dos 1400/1600m. A rodada das 00Z foi um ligeiramente menos interessante, ainda assim diria que temos chance se concentrando entre as 12h00 de terça até 12h00 de quinta. É uma excelente janela visto o período pós-2000. Acho que desta vez não vamos passar em branco, com algumas paraguaias esparsas e alguma chance de acumulação nos pontos mais altos.

 

A longo prazo chama a atenção a possibilidade de uma nova erupção por volta dos dias 10 a 12. Entre os índices vale registrar a SOI perdendo ritmo e entrando no campo negativo depois de um longo período, enquanto que o sua fase positiva contribuiu para que os valores do pacífico revelados hoje ficassem ainda menores na região do Nino 3, 3.4 e 4. Vale lembrar que a PDO mesmo andando no terreno positivo teve uma brusca queda que poderá refletir ainda no nosso inverno.

 

Caio, eu espero que passemos "em branco": com neve :mrgreen:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito, esse inverno climático terminará como sendo o pior desde que se começou a medir temperaturas por aqui, em 1925...consegue ser pior que 2005, 1998, 1995 (até esse), 1977 e 1961, além dos fiascados 1958 e 1959.

Link to comment
Share on other sites

8h: variou do 1º aos 3ºC. As 9h acusou precipitação com 3ºC. Deve ser o resíduo de nevoeiro ao longo da noite, pois deu os costumeiros 0,2mm.

 

abçs

 

Shimutz, esses 0,2mm no Morro da Igreja estão me cheirando mais a garoa que inclusive já foi registrada na região, segundo relatos do Cruzeiro (Ronaldo) e de Lages (Célio).

ou cerração

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Itatiaia - RJ

Temp. mínima: 16.8C (vento e MM a noite toda!)

Temp. atual: 26.7C com sol, muitas nuvens e vento.... meu Deus, não chove nesse lugar... :oops:

Renan, cadê a nossa FF??? rs.

Sds.,

 

Ricardo, eu que pergunto ! hehehe

E para piorar a nossa situação, o GFS deu uma revertida muito grande no quadro e não teremos mais ciclone na sexta, o que quer dizer

que não teremos chuva e muito menos frio :lol: :lol:

O meu medo é acontecer igual ano passado: A primavera chegar mais cedo por aqui !

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre ficando nublado. Temperatura de 10.5°C

sensação térmica de 9. Porpem, há algumas rajadas mais fortes que devem reduzir a sensação pra uns 4°C.

O frio está bastante intenso sobre o RS e o centro-oeste de SC. Mesmo no litoral catarinense está difícil passar dos 13°, pelo menos até agora. Legal que, mesmo com sol no centro e no sul do RS, a temperatura custa a subir. Uruguaiana não tinha passado dos 7,9° até às 11 h, e poucos pontos tinham chegado aos 10°. Muitas áreas do centro e da campanha não tinham passado dos 6°/8°. Bagé amanheceu com -1,3°, Dom Pedrito e Canguçu cravaram 0,0°, Livramento teve -0,3° e Camaquã teve 1,1°. Até às 11 h Canela tinha máxima de 3,7°!! :shock:

 

Aqui em POA não foi tão frio à noite, mas o aquecimento está freiando. Estou na casa dos 11° desde às 10:20, mesmo com sol. Agora as nuvens estão aumentando. Tenho 11,4° com 59%, o que dá p.o. de 3,6°. O p.o. atingiu 1,7° no meio da manhã.

 

E meu anemômetro está sem sinal. Vou ter de subir no telhado para trocar as pilhas. :|

 

Abraços gelados!!

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8h: variou do 1º aos 3ºC. As 9h acusou precipitação com 3ºC. Deve ser o resíduo de nevoeiro ao longo da noite, pois deu os costumeiros 0,2mm.

 

abçs

 

Shimutz, esses 0,2mm no Morro da Igreja estão me cheirando mais a garoa que inclusive já foi registrada na região, segundo relatos do Cruzeiro (Ronaldo) e de Lages (Célio).

ou cerração

 

No dia 16/07, dia do freezing rain, pelo celular acessava a automática marcando entre 0,1mm e 0,2mm enquanto que a garoa era forte.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre ficando nublado. Temperatura de 10.5°C

sensação térmica de 9. Porpem, há algumas rajadas mais fortes que devem reduzir a sensação pra uns 4°C.

O frio está bastante intenso sobre o RS e o centro-oeste de SC. Mesmo no litoral catarinense está difícil passar dos 13°, pelo menos até agora. Legal que, mesmo com sol no centro e no sul do RS, a temperatura custa a subir. Uruguaiana não tinha passado dos 7,9° até às 11 h, e poucos pontos tinham chegado aos 10°. Muitas áreas do centro e da campanha não tinham passado dos 6°/8°. Bagé amanheceu com -1,3°, Dom Pedrito e Canguçu cravaram 0,0°, Livramento teve -0,3° e Camaquã teve 1,1°. Até às 11 h Canela tinha máxima de 3,7°!! :shock:

 

Aqui em POA não foi tão frio à noite, mas o aquecimento está freiando. Estou na casa dos 11° desde às 10:20, mesmo com sol. Agora as nuvens estão aumentando. Tenho 11,4° com 59%, o que dá p.o. de 3,6°. O p.o. atingiu 1,7° no meio da manhã.

 

E meu anemômetro está sem sinal. Vou ter de subir no telhado para trocar as pilhas. :|

 

Abraços gelados!!

 

Fala Boldrini!!

 

Aqui no 1º planalto o frio está igualmente intenso, a máxima até o momento é 7,7ºC aqui em Quatro Barras!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O GFS tá subestimando o frio em altura. Sondagem 12z de POA indica -1.9ºC em 850 hpa e o GFS -0.4ºC

E pela última saída, é neve na madrugada e amanhã de manhã em Solecity! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

 

Fique de olho, PH, mas não custa lembrar que desta vez a "favorita" é a serra do nordeste, hehehe ;)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Gamboa, estava analisando, neste tipo de situação, direção do vento (S), nebulosidade tangenciando o norte, nordeste,leste do RS,quem comanda o espetáculo é São Francisco,Canela, Caxias. ;):D

 

A preocupação, PH, é que um dos sinais da neve nesta região ´não está em vigor: a chuva em Porto Alegre.

Temos aqui nuvens mas nada de precipitação. A não ser que a umidade engrosse o suficiente e tenhamos negativas em 850, aí acredito em algo. Mas, nada grandioso. Algo de branquear rapidamente o gramado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Gamboa, estava analisando, neste tipo de situação, direção do vento (S), nebulosidade tangenciando o norte, nordeste,leste do RS,quem comanda o espetáculo é São Francisco,Canela, Caxias. ;):D

 

A preocupação, PH, é que um dos sinais da neve nesta região ´não está em vigor: a chuva em Porto Alegre.

Temos aqui nuvens mas nada de precipitação. A não ser que a umidade engrosse o suficiente e tenhamos negativas em 850, aí acredito em algo. Mas, nada grandioso. Algo de branquear rapidamente o gramado.

Não quer dizer nada Gamboa, a nebulosidade ainda vai aumentar muito da tarde em diante. ;)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Itatiaia - RJ

Temp. mínima: 16.8C (vento e MM a noite toda!)

Temp. atual: 26.7C com sol, muitas nuvens e vento.... meu Deus, não chove nesse lugar... :oops:

Renan, cadê a nossa FF??? rs.

Sds.,

 

Ricardo, eu que pergunto ! hehehe

E para piorar a nossa situação, o GFS deu uma revertida muito grande no quadro e não teremos mais ciclone na sexta, o que quer dizer

que não teremos chuva e muito menos frio :lol: :lol:

O meu medo é acontecer igual ano passado: A primavera chegar mais cedo por aqui !

 

 

Que droga... aqui hj tá com cara de primavera já, um pouco de calor, nuvens e vento fraco... de vez em quando fecha, parace que vai chover...daí abre de novo e sai o sol....que dificuldade essa FF está encontrando, que coisa! :evil:

Nos resta torcer...

Sds.,

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O tempo não abriu nem um pouco durante a noite e, portanto, as mínimas não foram boas. Por outro lado, a temperatura não sobe de jeito nenhum. As estações meteorológicas da região marcam algo ao redor de 12ºC, assim como um maluquinho que fica perto de casa.

 

Mas o destaque mesmo fica por conta de Corupá com apenas 9,9ºC no começo desta tarde. :shock:

Link to comment
Share on other sites

O tempo não abriu nem um pouco durante a noite e, portanto, as mínimas não foram boas. Por outro lado, a temperatura não sobe de jeito nenhum. As estações meteorológicas da região marcam algo ao redor de 12ºC, assim como um maluquinho que fica perto de casa.

 

Mas o destaque mesmo fica por conta de Corupá com apenas 9,9ºC no começo desta tarde. :shock:

impressionante corupá!
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Falando em empresas de meteorologia... Não de onde saiu a "pérola" de "sensação de -8°C", amplamente comentado na mídia local, em SM hoje :lol: ... Para não restar dúvidas...

 

4iyhq9.jpg

 

34xi61s.jpg

 

149y4jm.jpg

 

Sigo pelo projetado, ainda, na semana passada pelos modelos e que está confirmando-se nesta, porém com uma ótica voltada às peculiaridades daqui...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

O frio forte do fim da semana já foi para o espaço há várias rodadas, mas as últimas saídas tiveram um bom acréscimo de frio em superfície, especialmente para a quarta-feira. Poderá chover aqui com temperatura de apenas 6ºC na quarta-feira segundo a 12Z. Ver para crer.

Link to comment
Share on other sites

O tempo não abriu nem um pouco durante a noite e, portanto, as mínimas não foram boas. Por outro lado, a temperatura não sobe de jeito nenhum. As estações meteorológicas da região marcam algo ao redor de 12ºC, assim como um maluquinho que fica perto de casa.

 

Mas o destaque mesmo fica por conta de Corupá com apenas 9,9ºC no começo desta tarde. :shock:

impressionante corupá!

 

realmente...eu cheguei a rasos 11 aqui perto das 13:00 h...agora está em torno de 12 graus...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mas o destaque mesmo fica por conta de Corupá com apenas 9,9ºC no começo desta tarde. :shock:

impressionante corupá!

 

realmente...eu cheguei a rasos 11 aqui perto das 13:00 h...agora está em torno de 12 graus...

 

A estação teve duas máximas seguidas abaixo de 10ºC na mP da metade de julho. Vamos ver se agora consegue chegar perto disso.

;)

Link to comment
Share on other sites

Mas o destaque mesmo fica por conta de Corupá com apenas 9,9ºC no começo desta tarde. :shock:

 

A estação teve duas máximas seguidas abaixo de 10ºC na mP da metade de julho. Vamos ver se agora consegue chegar perto disso.

;)

 

Hmm...consegue os dados pelo site do Fruplanorte?? http://www.ciram.com.br/MDA_Fruplanorte/index.jsp?url=jsp/projeto/objetivos.jsp

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

depois de meu voo SP-vitoria da GOL atrasar 2h30 min pq o copiloto sumiu e nao tinha reserva bem em SP ( :evil: :roll:) pude ver a linha do bloqueio e da FF de cima, logo ao sair de SP. De uma hora pra outra toda nebulosidade baixa e alta, sumiu. E era uma linha bem definida, uma pena nao ter tirado foto.

E o filme se repete, frio pra poucos. Cuririba esse ano so teve 1 geada, a media e 10 por ano!! pelo menos esta com maximas baixas pra compensa... a partir de SP, como dizem, pneu!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.