Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2010


Marcos
 Share

Recommended Posts

E qual seria a estaçao oficial,Tomasini???Se for o inmet,a diferença de temperatura minia vai chegar a 5°c no minimo.Se esse valor é um erro pequeno,entao nao sei o que é um escandalo para voces. ;)

 

Pega a estação do inmet de Santa Rosa e compara com todas as outras aqui da região. É microclima, não existe todo esse frio para apenas 276m.

 

 

Falou bem,Ricardo.Por isso que nao dá certo essa maldita grade de temperatura do gfs aqui na minha cidade.É isso que me refiro.Eu sei que para a tua cidade dá.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora......se aqui na cidade tivessemos algumas areas mais baixas e sua representatividade no relevo fosse irrisoria,aí eu concordaria,se a maior parte da cidade ficasse em topo,eu nem abriria a boca para falar.Mas nao é isso que se constata no relevo daqui da cidade.

Ilson, somente modelos de altissima resolução e com ótima base topográfica conseguiriam reproduzir com fidelidade adequada as variações de temperatura em Santa Rosa. Falando do GFS e de outros modelos globais, eles nunca vão conseguir reproduzir isso simplesmente porque não foram feitos para isso. O WRF que rodo, por exemplo, não consegue também devido a falta de uma grade topográfica adequada para a América do Sul.

Com certeza você deve ter a percepção de quanto pode fazer de mínima na baixada de acordo com as saídas dos modelos, é para isso que servem, para ajudar a elaboração de uma previsão, juntando toda a experiência do previsor e outros dados que possua no momento (dados de estações, satélite, sondagens, etc ...)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E para embaralhar ainda mais a cabeça da gente,o inmet fica atraz do meu bairro,a apenas 2 km de distancia.Mas em uma altitude de 66 metros acima daqui.No entanto a diferença de temperatura minima raramente supera 3°c.Se eu pegar essa mesma altitude na parte norte da cidade,a diferença aumenta e bem nessa media.Por que será???Eu tenho uma teoria.A baixada mais proxima do inmet é a minha,fica a 2 km de distancia e ao redor do inmet,existem algumas areas mais elevadas.O ar frio nao escoa tanto do inmet pra cá,devidoa distancia.Agora,se eu pegar essa mesma altitude do inmet nos bairros do norte da cidade,vamos notar que por lá o escoamento do ar frio é muito grande,pois já tem outra area de baixada ao redor de outro rio nesta parte da cidade,cuja distancia nao passa dos 400 metros.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Imaginem como um modelo poderia pegar a previsão de uma cidade tão variada como POA, Floripa ou Rio de Janeiro. Ficaria bem complicado!! Ilson, não conheço a tua região, mas creio que teus dados são um destaque (não exceção, não sei) para a Santa Rosa ou mesmo a região, ou estou errado? Nesse momento temos 10,9° no Moinhos de Vento e 5,9° no Belém Novo, aqui em POA. Mesmo que o primeiro não fosse urbanizado eu duvido que a diferença fosse menos do que 3° ao invés dos 5° de agora. E isso já dá boa margem de erro para a previsão. Se formos levar em consideração a diferença de 7° que tens daí para o ponto mais quente de Santa Rosa, a situação piora muito.

 

Aqui em casa faz 8,8° com 73%.

 

Abraços microclimáticos!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Marcelo,tu falou tudo!!

 

Quando eu fiz uma observaçao a respeito dessa grade do gfs,eu me referi especificamente a santa rosa,justamente pelo relevo acidentado da cidade.Somente um metorologista que tenha o conhecimento do relevo e dos micro-climas locais para conseguir ajustar essa previsao na minima,sabemos que isso é praticamente impossivel para todas as cidades.A Metsul é a que mais chega proximo do valor na minima,ela ajusta isso na sua previsao,pois conhece os microclimas daqui.O resto vai cegamente no modelo e nao ajusta nada.

 

Abraçao!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Imaginem como um modelo poderia pegar a previsão de uma cidade tão variada como POA, Floripa ou Rio de Janeiro. Ficaria bem complicado!! Ilson, não conheço a tua região, mas creio que teus dados são um destaque (não exceção, não sei) para a Santa Rosa ou mesmo a região, ou estou errado? Nesse momento temos 10,9° no Moinhos de Vento e 5,9° no Belém Novo, aqui em POA. Mesmo que o primeiro não fosse urbanizado eu duvido que a diferença fosse menos do que 3° ao invés dos 5° de agora. E isso já dá boa margem de erro para a previsão. Se formos levar em consideração a diferença de 7° que tens daí para o ponto mais quente de Santa Rosa, a situação piora muito.

 

Aqui em casa faz 8,8° com 73%.

 

Abraços microclimáticos!

 

 

é isso aí Marcos,nao é culpa do modelo.A culpa é da cidade que tem um relevo horripilante.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olhando os dados da Somar de médias de 1961-1990 (creio não ser os melhores dados para parâmetro, mas é o que eu achei até agora para Joinville), julho tem média das mínimas de 11 graus e máximas de 21,1.

 

Pela minha estação, em meu primeiro mês de monitoramento (estou até emocionado :) ), cheguei aos seguintes dados, através de média simples:

 

Média Mínimas: 13,53

Média Máximas: 21,11

Média: 17,32

 

A grosso modo, 2 graus acima de média histórica para as mínimas em Julho???

 

Agora por aqui, empacados em 13,7 graus...maldita nebulosidade :evil:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olhando os dados da Somar de médias de 1961-1990 (creio não ser os melhores dados para parâmetro, mas é o que eu achei até agora para Joinville), julho tem média das mínimas de 11 graus e máximas de 21,1.

 

Pela minha estação, em meu primeiro mês de monitoramento (estou até emocionado :) ), cheguei aos seguintes dados, através de média simples:

 

Média Mínimas: 13,53

Média Máximas: 21,11

Média: 17,32

 

A grosso modo, 2 graus acima de média histórica para as mínimas em Julho???

 

Agora por aqui, empacados em 13,7 graus...maldita nebulosidade :evil:

 

 

Diego,

 

Eu tambem fiquei muito emocionado quando adquiri a minha primeira e unica estaçao meteorologica,na qual tenho até hoje.Devido ao elevado valor dela aqui no brasil,sempre foi dificil adquiri-la.Foi com muito suor e trabalho,mesmo.Agora vamos sonhar com a Davis...um sonho muito proximo de ser realizado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olhando os dados da Somar de médias de 1961-1990 (creio não ser os melhores dados para parâmetro, mas é o que eu achei até agora para Joinville), julho tem média das mínimas de 11 graus e máximas de 21,1.

 

Pela minha estação, em meu primeiro mês de monitoramento (estou até emocionado :) ), cheguei aos seguintes dados, através de média simples:

 

Média Mínimas: 13,53

Média Máximas: 21,11

Média: 17,32

 

A grosso modo, 2 graus acima de média histórica para as mínimas em Julho???

 

Agora por aqui, empacados em 13,7 graus...maldita nebulosidade :evil:

 

Aqui em casa de 1996 até 2009, tenho médias de 12 a 20 graus, não fiz ainda a média desse ano. mas ficou acima disso.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mínima negativa hoje em Soledade, no meu digital -1.8º, geada com vento ou geada negra.Sensação na rajada de 12.5º abaixo de zero!!!

Gente não quero enfocar demais a sensação térmica, mas é inevitável, a noite toda com vento e rajada máxima de 32,4 km/h, dá uma sensação singular.

E reforça de novo a minha tese de que a aut Inmet marca a mais, independentemente de estar em topo, em noite como esta não poderia ter dado toda esta diferença, lá deu 0.4º e se eu pegar o vento do Aerporto e a mínima daqui de casa a sensação chega a -16º barbaridade :shock: :shock: :shock: :o:o:o :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: ...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mínima negativa hoje em Soledade, no meu digital -1.8º, geada com vento ou geada negra.Sensação na rajada de 12.5º abaixo de zero!!!

Gente não quero enfocar demais a sensação térmica, mas é inevitável, a noite toda com vento e rajada máxima de 32,4 km/h, dá uma sensação singular.

E reforça de novo a minha tese de que a aut Inmet marca a mais, independentemente de estar em topo, em noite como esta não poderia ter dado toda esta diferença, lá deu 0.4º e se eu pegar o vento do Aerporto e a mínima daqui de casa a sensação chega a -16º barbaridade :shock: :shock: :shock: :o:o:o :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: ...

Soledade tem um grave problema: em diversas noites a temperatura sobe momentaneamente. Não concorda?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mínima negativa hoje em Soledade, no meu digital -1.8º, geada com vento ou geada negra.Sensação na rajada de 12.5º abaixo de zero!!!

Gente não quero enfocar demais a sensação térmica, mas é inevitável, a noite toda com vento e rajada máxima de 32,4 km/h, dá uma sensação singular.

E reforça de novo a minha tese de que a aut Inmet marca a mais, independentemente de estar em topo, em noite como esta não poderia ter dado toda esta diferença, lá deu 0.4º e se eu pegar o vento do Aerporto e a mínima daqui de casa a sensação chega a -16º barbaridade :shock: :shock: :shock: :o:o:o :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: ...

Soledade tem um grave problema: em diversas noites a temperatura sobe momentaneamente. Não concorda?

Isto é histórico e não sei a causa,geralmente entre 10 da noite e meia-noite ela sobe um pouco e volta a cair mais na madrugada.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ao contrário das estações de baixada e encosta, que tiveram uma subida da temperatura na madrugada por conta da nebulosidade, a estação do Inmet de São Joaquim (topo) atingiu a sua mínima agora pela manhã. Seria sinal do frio em altura entrando? Para termos a resposta ideal seria interessante se a estação do Morro da Igreja voltasse ao ar.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Segundo a central RBS teremos um ciclone

 

Alerta para ciclone extratropical

 

Na quinta-feira, áreas de instabilidade dão origem a um ciclone extratropical no Norte do RS, próximo ao oceano, e esse sistema suga toda a umidade em direção ao mar na sexta-feira. Assim, a quinta-feira será de instabilidade, com muitas nuvens e pancadas de chuva na metade leste do Estado. Há risco de ventos fortes.

 

O europeu limpa em sua previsão.

 

Se houver o ciclone sobre esta MP em seu posicionamento, teremos neve, acredito.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pelo que escutei na previsão de Metsulo na Guaíba, nada de neve. Somente frio até quarta. Depois : lenta e gradativa elevação da temperatura. Ou seja, a MP se vai para o oceano...levando nossas expectavas juntamente... :cry:

 

Nada de novidade, amigo.... Hehehe.

É, acho que a esperada neve ainda vem este ano, mas algo me diz que será bem no finalzinho do inverno, como foi em setembro de 2006, que teve neve granular até na grande Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

A Metsul vai errar :lol: :lol: :lol:

Ridículo hoje e como sempre ouvindo a Rádio Cristal, os caras simplesmente pegam os dados do termômetro também ridículo deles e baixam automaticamente dois graus, para dizerem que é sensação térmica... :roll: :roll: :roll: :roll: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Segundo a central RBS teremos um ciclone

 

Alerta para ciclone extratropical

 

Na quinta-feira, áreas de instabilidade dão origem a um ciclone extratropical no Norte do RS, próximo ao oceano, e esse sistema suga toda a umidade em direção ao mar na sexta-feira. Assim, a quinta-feira será de instabilidade, com muitas nuvens e pancadas de chuva na metade leste do Estado. Há risco de ventos fortes.

 

O europeu limpa em sua previsão.

 

Se houver o ciclone sobre esta MP em seu posicionamento, teremos neve, acredito.

RBS...RBS...RBS...

Os caras vão acertar!

A minguante entra amanhã, e com ela ; umidade para o RS...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Segundo a central RBS teremos um ciclone

 

Alerta para ciclone extratropical

 

Na quinta-feira, áreas de instabilidade dão origem a um ciclone extratropical no Norte do RS, próximo ao oceano, e esse sistema suga toda a umidade em direção ao mar na sexta-feira. Assim, a quinta-feira será de instabilidade, com muitas nuvens e pancadas de chuva na metade leste do Estado. Há risco de ventos fortes.

 

O europeu limpa em sua previsão.

 

Se houver o ciclone sobre esta MP em seu posicionamento, teremos neve, acredito.

RBS...RBS...RBS...

Os caras vão acertar!

A minguante entra amanhã, e com ela ; umidade para o RS...

 

 

é isso aí , PH, nenhuma esperança deve ser soterrada sem, ao menos, ser esperada!!! :shock:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Temperatura mínima de 6.2°C. Decepcionei-me bastante. Não consigo menores.

venta um pouco e o céu está limpo.

Pelo que olhei no ETA a nebulosidade será boa. Porém, outros fatores são importanes como frio em altitude e o deslocamento da MP.

O certo será o frio.

Minha mínima ficou em lastimáveis 6,6°! Enfim, foi uma valor de merd* se comparado ao potencial. Por favor, alguém me explique o que houve, mas estou desconfiado que entrou MM vindo de E. Há nuvens ao E da cidade agora. Todo o interior do RS fez 2° ou menos e aqui o INMET não baixou de 5,6°, apenas 0,1° a mais que Tramandaí e 0,1° a menos do que Torres. Um horror e totalmente descolado do resto do estado!!

 

Agora já está 9,9° com 65%. Nublado em parte do N e E e o restante com céu limpo.

 

Abraços lastimáveis!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Por aqui, nevoeiro e chuva fraca...Vento fraco também...E a temperatura baixou quase 1 grau desde as 8:00 horas...Agora cravado em 12ºC, mas já bateu 11,9ºC. Umidade nas "cucuia", aumentando o desconforto.

 

Efetuando os descontos, podemos dizer que está entre 11 e 12ºC na região sul de Joinville.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.