Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Abril calorento, pessoal !

 

Agora faz 28C no aeroporto daqui. Não há perspectiva de chuva para os próximos dias.

 

Julho de 1996 foi um dos mais frios de todos os tempos aqui em POA. A média ficou em 11,3° ou 11,6°, não sei. Parece que foi o 3° mês mais frio já registrado. O mais frio de todos foi um mês de julho nos anos 40 com média de 10,4°!! Julho de 2000 também ficou nessa faixa e fica do lado de 1996. Ainda temos julho de 2007 que ficou em 12,X°. Só isso já coloca para baixo a média de julho na normal 91-10.

 

POA com 10,4ºC ??? UAU !!! É como se transportassem o inverno de São Chico para a capital gaúcha.

Quanto será que não foi a média em Ausentes, por exemplo ? uns 5ºC ? E uns 3ºC para o Morro da Igreja,

hehehe ! Claro que a lógica não é retilínea dessa forma, pois o grosso do ar frio pode ter ficado represado

em latitudes mais altas, como foi justamente o caso de 2007.

 

Abraços retilíneos !

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 912
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

A crista em 500 hPa deverá atuar em grande parte do Sudeste. Este sistema inibe a formação de nuvens; Ao mesmo tempo em que o aquecimento provocado pela ausência de nuvens e pela própria compressão adiabática, junto com a difluência gerada pela alta em 250 hPa podem causar pancadas rápidas e localizadas de chuva no período da tarde entre GO, Triângulo Mineiro e sul de MG, extremo sul do RJ e Serra da Mantiqueira em SP. O modelo Eta indica uma ondulação ciclônica em 500 hPa, um cavado no campo de linhas de Corrente, com eixo sobre o centro de SP, indicando maior condição para estas pancadas de chuva em relação ao GFS que em 500 hPa indica a alta com centro a leste de SP estendendo uma crista sobre o Estado e indicando uma ondulação ciclônica (cavado invertido) nesta área. No Sul a esteira de noroeste (ventos mais significativos a leste dos Andes em baixos níveis) transporta ar quente e úmido para o Sul do Brasil e gera instabilidade principalmente no oeste da Região. Além disto, a saída equatorial do Jato Subtropical, associada à significativa divergência em altitude, potencializa a condição para temporais principalmente entre centro-norte do RS, oeste de SC e do PR. O deslocamento de uma frente fria entre Uruguai e sul do RS mantém esta instabilidade ao longo do dia e sua chegada ao sul do RS, estabiliza a condição de temporais mas mantém a condição de chuva no sul do Estado. Na Região Nordeste as pancadas de chuva continuam atingindo a faixa norte, devido a posição da ZCIT. Um pulso associado ao posicionamento da ZCIT e ao escoamento perturbado do fluxo de nordeste, entre 500 e 850 hPa, atinge também o nordeste da Região, entre AL e RN. Entre as Regiões Norte e Centro-Oeste (principalmente oeste) esperam-se pancadas de chuva e ainda chove localmente forte. Na sexta-feira (15/04) os modelos numéricos divergem quanto a área de chuva no RS. O modelo GFS indica um alinhamento do sistema frontal em direção ao RS, mantendo as chuvas em grande parte do RS (estabelecendo um canal de umidade a leste dos Andes direcionado para o RS, SC e oeste do PR. Já o modelo Eta indica uma onda frontal a leste do RS e assim, estabiliza o centro-sul deste Estado, instabilizando o extremo norte do RS, SC e o PR. Esta divergência entre os modelos baixa a previsibilidade para o RS e PR. No Sudeste a crista em 500 hPa deverá predominar causando um dia de sol e calor. Este sistema também inibe as chuvas no leste da Região Centro-Oeste, principalmente segundo o GFS. (Cptec) Elaborado pelas Meteorologistas Kelen Andrade e Mônica Lima

Link to comment
Share on other sites

Vento passa dos 70 km/h em Cruz Alta -RS

 

As áreas de instabilidade da nova frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul provocam chuva forte e também ventos fortes. Em Cruz Alta, uma rajada de vento chegou aos 71 km/h, às 13 horas, conforme medição do Inmet.

 

Santa Maria: mais de 100 mm de chuva em menos de 12h

 

A nova frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul espalha nuvens carregadas sobre o Estado que provocam chuva forte e volumosa. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 4 horas da madrugada e 13 horas de quinta-feira foram acumulados quase 104 milímetros em Santa Maria, na região central gaúcha. Esta quantidade de chuva foi extremamente elevada e corresponde a quase toda a média normal de chuva para abril, que fica em torno dos 135 milímetros.

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Nova%20imagem.JPG

 

As áreas de instabilidade, principalmente no setor oeste do RS, estão acompanhadas por intensa atividade elétrica. A previsão para as próximas horas é de que a chuva continue nestas áreas, podendo ocasionar mais transtonos à população.

 

Olha só minha Praia Grande no mapa..!! :good2:

 

Cptec

Link to comment
Share on other sites

Hoje - Até 14:00HS:

 

Santa Maria: 104,6 mm

Porto Alegre: 43,0 mm

Ainda não vi outras estações, mas deve ter chovido uma cacetada nas cidades ao oeste e noroeste de Santa Maria. O radar do Rindat em Santiago pegava chuva muito forte nessas áreas.

 

Aqui em casa acumulei 41,7 mm no dia de hoje. Além da chuva forte logo às 7 h, choveu moderadamente de forma contínua das 7:30 até às 15:30, em especial no início da tarde.

 

Agora tenho 20,0° cravados e u.r. em 86%. Pressão de 1007,9 mb.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, modelo GFS disponível! Maiores informações e sugestões são bem vindas em viewtopic.php?f=20&p=305313#p305313

Pessoal, no Vale do Taquari também está caindo o mundo. Acumulado de 179.8 mm somente hoje em Lajeado.

Bem vindo Bucker! Esse dado é de sua estação/instrumento ou alguma estação de algum órgão na cidade?

Link to comment
Share on other sites

Finalmente o tempo mudou por aqui.....choveu irregularmente, mas o suficiente para baixar a temperatura....Ventou bem tb, e depois de uma máxima na casa dos absurdos 34 graus, estamos agora com 20,4.......

 

Pessoal, coloquei os dados parciais de abril da minha estaçao serrana de Joinville....

 

viewtopic.php?f=63&t=3054&start=35

 

Tem uns dados interessantes que eu consegui.... :)

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, esses dados são da estação instalada na Univates, centro universitário da cidade.

 

http://www.univates.br/servicos/centro-de-informacoes-hidrometeorologicas/dados-meteorologicos-em-tempo-real

 

Nunca visitei o local pessoalmente, mas o pessoal da Metsul costuma utilizar seus dados, então deve ser uma estação padrão.

Legal! Continue informando e participando!

Link to comment
Share on other sites

Os radares do Rindat estão pegando uma porrada de raios no S e E do Paraguai, NO do RS, O de SC e SO do PR. Inclusive há uma área de chuva muito forte entrando no RS no momento por Missiones. O pau vai quebrar. Vamos ter notícias dessas regiões.

 

Por aqui só tempo fechado no momento. Faz 19,3° com + de 90%. Pressão em 1013,0 mb.

Link to comment
Share on other sites

Esteve ventando bastante aqui em Cascavel o que causou estranheza entre os moradores.

 

Aqui na estação DAVIS a velocidade do vento chegou a 51,5km/h. Tenho ainda que considerar que estou em uma área muito urbanizada com construções, o que afetam a leitura do vento em relação a zonas descampadas.

 

grafico+3.gif

grafico+3.gif

 

 

Na estação do SIMEPAR a velocidade passou dos 80km/h

Link to comment
Share on other sites

Esse vendaval que passou por Cascavel nos atingiu por volta das 06h00, com muitas rajadas de sul antes, durante e agora depois da chuva forte. Para se ter uma idéia da intensidade, a sensação térmica calculada na estação chegou a 12,0°C instantes atrás, ainda que a temperatura do ar esteja em 17,4°C!

Link to comment
Share on other sites

Como havia dito ontem, a frente fria passou por aqui de forma irregular, com bastante vento para os nossos padrões. Minha estação captou apenas rajada máxiam de 24 km/h, mas estava em outro bairro durante a noite e pude constatar uma ventania mais intensa.

Chuva de 17,8 mm, o que vai elevar um pouco a quantidade total de chuva até este período. Estávamos com POUQUÍSSIMA chuva até ontem, e ainda continuamos com pouca chuva para os nossos padrões.

 

O dia já amanhece com sol por aqui, parcialmente nublado por vezes, e a mínima foi de 19ºC....

Link to comment
Share on other sites

Chuva até ontem aqui na estação:

 

Rainfall summary:

(Entries are for the 24 hours Midnight to Midnight on the indicated dates)

 

1st abril - (2 mm)

2nd abril - (3 mm)

10th abril - (2 mm)

12th abril - (1 mm)

14th abril - (17 mm)

 

Number of rainfall days: 5

Maximum rainfall rate: 46 mm/hour at 21:54:00 on 14 abril

Total rainfall for abril: 25 mm

Days Since Rain: 0

Last rainfall amount: 17 mm

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

Cerro Catedral: -03,6

Esquel: -02,2

Rio Grande BA: -01,9

Tandil: -1,6

Bariloche: -01,4

Azul: -01,2

Las Lenas: -00,4

Malargue: -00,2

Rio Gallegos: 00,0

Trelew: 01,6

Ushuaia: 01,9

Bahia Blanca: 02,2

Mar del Plata: 02,2

El Calafate: 03,8

Santa Rosa: 04,6

Comodoro Rivadavia: 04,9

San Juan: 07,7

Mendoza: 10,3

Buenos Aires (Ezeiza): 11,1

Buenos Aires: 13,8

Cordoba: 14,3

Rosario: 15,0

Link to comment
Share on other sites

Renan, acho que não era esse o tópico ainda...o correto seria no Internacional né?? hehehehehhe

 

Mas enfim, minha msg sumiu tb, na verdade, permaneceu em outro tópico :russian:

 

mas sem problemas, eu a redigito aqui :good2:

 

Que diferença monstro entre Buenos Aires e Mar del Plata...

 

Só que Buenos Aires ainda chovia, já Mar del Plata conta com tempo bom, a exemplo de Tandil, que registrava 1ºC esta manhã....

 

Buenos aires hoje me lembrou o que acontece aqui em Joinville. Por vezes, a FF passa pelo estado de SC precedendo uma mP, que deixa a temperatura baixa em todo o resto do estado, menos aqui no norte, onde a FF ainda deixa, no mínimo, o tempo nublado, fazendo que com as mínimas sejam altas.

Link to comment
Share on other sites

Como havia dito ontem, a frente fria passou por aqui de forma irregular, com bastante vento para os nossos padrões. Minha estação captou apenas rajada máxiam de 24 km/h, mas estava em outro bairro durante a noite e pude constatar uma ventania mais intensa.

Chuva de 17,8 mm, o que vai elevar um pouco a quantidade total de chuva até este período. Estávamos com POUQUÍSSIMA chuva até ontem, e ainda continuamos com pouca chuva para os nossos padrões.

 

O dia já amanhece com sol por aqui, parcialmente nublado por vezes, e a mínima foi de 19ºC....

 

Aqui foi bem diferente então..não sei exatamente quanto deu mas foi bastante chuva em 1h, vento nao foi tanto mas deu umas rajadas fortes e muitooo raio. Por enquanto esse mês de Abril tá mais parecido com verão do que dezembro do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Não é raro mínima negativa na Província de Buenos Aires. Me vem à memória um frio que ocorreu em abril de 2000 por lá e também negativou, creio que em Azul, ou Tandi, ou os dois. E não uma grande massa de ar frio. Memorável 2000...

 

Espero que este ar frio cheguem ao meno no Sul do RS.....

Por mim poderia chegar no N do RN. :good2:

 

Aqui tive mínima de 18,1°. Mas agora de manhã já está abafado. Tenho 24,6° com 74% e aquele maldito solzinho translúcido com luz refratada. Não existe sombra definida, e tudo fica mais quente. Venta de S a 6,3 km/h.

 

Poderia chover de novo. Eu não reclamaria.

 

Abraços de abril!

Link to comment
Share on other sites

Esse vendaval que passou por Cascavel nos atingiu por volta das 06h00, com muitas rajadas de sul antes, durante e agora depois da chuva forte. Para se ter uma idéia da intensidade, a sensação térmica calculada na estação chegou a 12,0°C instantes atrás, ainda que a temperatura do ar esteja em 17,4°C!

 

 

Um pouco antes, lá pelas 4 da manhã o vento ganhou força novamente. E foi assim durante boa parte da madrugada.

Agora, ao contrário, as velocidades já são baixas: De Norte a Nordeste a 8km/h

grafico+3.gif

 

E temos mais um dia de outono. A máxima neste mês ainda não passou dos 27,9°C.

 

Agora 22,9°C.

Por causa da chuva a mínima caiu hoje para 15,9°C

Link to comment
Share on other sites

Vejam como está abril:

 

Curitiba: 18,3 - 62,0 mm (00,0 / 62,0 mm)

Porto Alegre: 20,9 - 69,2 mm (+00,8 / 86,1 mm)

São Paulo: 21,0 - 97,8 mm (+01,3 / 75,8 mm)

Florianópolis: 22,0 - 27,8 mm (+00,6 / 96,6 mm)

 

Cascavel: 20,4 - 83,4mm (+0,4)

 

Resta saber se a segunda quinzena será suficiente pra zerar esta anomalia..!!

Link to comment
Share on other sites

Vejam como está abril:

 

Curitiba: 18,3 - 62,0 mm (00,0 / 62,0 mm)

Porto Alegre: 20,9 - 69,2 mm (+00,8 / 86,1 mm)

São Paulo: 21,0 - 97,8 mm (+01,3 / 75,8 mm)

Florianópolis: 22,0 - 27,8 mm (+00,6 / 96,6 mm)

 

Cascavel: 20,4 - 83,4mm (+0,4)

Aqui em casa tenhos as seguintes médias até o dia 14:

 

mínima: 17,6°

 

máxima: 27,3°

 

simples: 22,45°

 

As mínima não estão grande coisa. Já as máximas estão uma droga. Estão quase na média de 2009 (27,6°), o mês de abril com a maior média máxima que já registrei.

 

No dia de hoje tive variação de 18,1° a 25,7°. Foi um dia abafado. A u.r. não desceu dos 70%. Agora faz 24,3° com 76%.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.