Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 912
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Um mês que apontava ser abaixo da média segundo os modelos no começo do mês começa a complicar-se. Mesmo com índices globais favoráveis as MP's prometidas aos poucos foram sendo postergadas rodada após rodada. Mas abril não é ainda um mês para insuflar clima de catastrofismo. Prefiro o inverno começando em meados de maio mas começando bem. Até os modelos de clima, que tem a pretensão de serem de relativo longo prazo, começaram a retroceder dentro do mês em questão, comprovando sua confiabilidade duvidosa mesmo em curto prazo. Contudo vale lembrar que na serra as temperaturas estão próximas a média, e as madrugadas secas tem até trazido algumas anomalias negativas para as estações de baixada. E se por um acaso voltar a esfriar as anomalias podem ser acentuadas, mostrando que o mês variou bastante a depender do local. O calor e o catastrofismo não é generalizado até o momento, diferentemente de outros tempos em que toda uma região sofreu com o calor em abril como em 2007, que por aqui foi tão quente como janeiro e fevereiro.

 

Concordo contigo, Caio! Abril não está quente, apesar de não estar frio!

 

O GFS e os demais modelos globais não estão valendo um centavo furado na grade de mais de 5 dias, com mudanças radicais em uma semana. Isso faz com que eu ainda acredite que a primeira MP mais constinentalizada possa vir no feriadão da Páscoa, como o Modelo já insinuou! O lance é que alguma hora o frio mais forte vai entrar, em consonância com os índices! Se for só em maio beleza! Tirando 1999, creio que a maioria dos bons invernos não tiveram abril frio! 2000, 2004 e 1996 são exemplos clássicos! Agora em Ctba faz 15oC depois de um dia em que todos disseram que foi bem fresco (acabo de chegar de dois dias de trabalho em BH)!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, não tiro a tua razão, mas tu há de convir também que este abril está acima da média, é inegável.

Mínimas de 16/18 graus na metade de abril é alto demais. É óbvio que não falo de frio de 2/3 graus, mas bem que poderia fazer umas mínimas mais relevantes como 7/8 graus com mais frequencia. Na década de 70 teve abril com 19 geadas aqui na fronteira, ora fraca, ora forte. Nesta primeira década do século XXI e começo de segunda década que está anormalmente quente. Outubro já começa a ter calorões, assim como abril teria que ter algum frio mais forte, afinal, estes meses se equivalem no que diz respeito a mudança atmosférica, um sai do frio para o calor e o outro vice versa.

 

 

MINIMA ABSOLUTA ABRIL - 61/90

 

83980 Bagé // 2,3-22/71

 

83919 Bom Jesus // 0,4-16/80

 

83942 Caxias do Sul // 3,6-05/68

 

83964 Encruzilhada do Sul // 3,1-24/71

 

83881Iraí // 1,0-25/67

 

83914 Passo Fundo // 1,6-24/71

 

83967 Porto Alegre //6,8-24/71

 

83936 Santa Maria //3,0-26/71

 

83997 Santa Vitória do Palmar // 3,6-25/67

 

83907 São Luiz Gonzaga // 4,6-24/71

 

83948 Torres // 6,0-16/80

 

Rafael, tem alguns dados da fronteira para os anos 70??

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Muita água e temperaturas amenas hoje. Na minha estação a variação ficou entre 16,9°C e 21,1°C, com 60 mm acumulados!

Caramba! E aqui sabe quanto choveu? 0,8mm!

 

Estou impressionado com a semelhança entre a estação do SIMEPAR que é da SUTRON e a DAVIS.

Praticamente os mesmos valores o dia todo.

 

23h45:

SIMEPAR: 16,6°C / 95%

DAVIS: 16,6°C / 93%

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente não tenho dados Silvio, uma lástima mesmo. :negative:

Meus pais me disseram várias vezes que na década de 70 era muito mais frequente geada em abril, algo que na década de 80 já não era tão comum, porém fazia frio forte. Vi algumas fotos daquela época, creio que abril de 1972 ou 1971 e todos estavam com roupas de auge de inverno, com ponchos e tudo mais. Detalhe, eram fotos da segunda quinzena deste mês, pois vi as datas.

Como ele ia praticamente todos os dias para campanha, anotava quando dava geada em uma agenda que já foi perdida há muito tempo (se tivesse ela em mãos mostraria), pela questão de colheita, pastagem, enfim, tarefas do campo. Mas que teve 19 geadas em abril em algum desses anos teve, ainda mais em se tratando de zona rural. Quando ele me disse cheguei a duvidar, aí ele me disse: "Tu tá acostumado com o clima de agora, não pegaste frio como daquela época", se referindo à abril e maio, pois junho, julho e agosto disse que os atuais se equivalem aos daquela época em termos de frio, exceção feita à 1999.

Não sou bairrista à ponto de dizer que em lugar X faz mais frio que em lugar Y, até porque pra mim isso não interessa, o que digo e reitero é que para fatos não há contestações e creio que nos acostumamos de tal maneira a este marasmo que se transformou nosso outono/inverno, que quando temos um frio forte em junho, julho ou agosto classificamos de histórico.

Na assinatura do Marcos, vi certa vez que a temperatura mais baixa que ele registrou em POA nos últimos 2 anos foi 1,5 graus se não estiver enganado, no miolo de julho. É muito frio mas nada de tão extraordinário. Fico imaginando se existisse internet e consequentemente o BAZ em 1975. Isso aqui teria mais gente que maracanã em dia de Fla Flu e o servidor estaria mais congestionado que São Paulo em saída de feriadão. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Gostei dos dados que o Sílvio mostrou. Percebe-se que 1971 foi ano de uma grande entrada de ar

frio em Abril. Temos provas da neve de Abril/1999, e algo me diz que em 71 a neve poderá ter sido

mais forte ainda.

 

 

Renan, da uma olhada agora em SC e Pr: 'e de doer...

 

83883-Chapecó // 4,8-11/77

 

83897-Florianópolis // 7,7-25/71

 

83872-Indaial // 6,4-26/84

 

83864-Porto União // 1,5-06/68

 

83920-São Joaquim // -2,2-24/71

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio e Rafael, eu discordo de vcs.

 

Se fizesse tanto frio assim em abril, as nossas normais para abril seriam muito mais baixas, afinal foram calculadas com base em dados justamente dos anos 60, 70 e 80. Aqui no RS os últimos abrils ficaram sempre ao redor desta média originada no "passado frio", e não tiveram grandes anomalias. O atual abril está com anomalia ao redor +1C. A idéia do comentário de vcs parecer que POA tinha média de abril na casa dos 16C e Livramento na casa dos 14C. Enfim, acho que as pessoas se apegam demais em eventos marcantes, esquecendo o que acontece na rotina. As médias evidenciam isto (ao menos no caso do RS).

Link to comment
Share on other sites

Abril em POA

1961: 19,5

1962: 19,3

1963: 20,4

1964: 20,6

1965: 19,5

1966: 20,9

1967: 19,9

1968: 17,1 (esse sim!!!)

1969: 20,6

1970: 21,6 :heat:

1971: 18,5 (legal este abril)

1972: 19,2

1973: 21,9 :heat:

1974: 20,5

1975: 19,6

1976: 18,4 (legal)

1977: 19,3

1978: 18,4

1979: 19,2

1980: 20,8

Média: 19,8

 

Desde 1999

1999: 18,9 (legal)

2000: 20,8

2001: 21,2 :heat:

2002: 20,8

2003: 19,9

2004: 22,1 :heat:

2005: 20,1

2006: 20,2

2007: 22,0 :heat:

2008: 19,6

2009: 20,9

2010: 20,2

Média: 20,6

 

Conclusão: os anos 2000 em POA estão 0,8C mais quente que o miolo frio da última normal.

Link to comment
Share on other sites

POA nao e o unico ponto frio do Brasil! Olhe o RS, e outros estados como um todo! Veras que os recordes de frio, tanto de extremos como de medias, se concentram quase todos nos anos 60 e 70.

 

O que estou apenas citando, e que eventos extremos e o outono inverno como um todo, eram mais frios tanto na media como nos extremos ate a decada de 70! Aqui na America do Norte isso 'e publico e notorio! Agora simplesmente voltou a media aqui nos E.U.A, mas longos periodos invernais e com extremos tao fortes nunca mais ocorreram aqui desde o final da decada de 70.

 

Mas isso e "chover no molhado", qualquer um sabe que os anos 90 e 2000 foram mais quentes. Depois de 30 anos de periodo mais quente, ja estava na hora de ter comecado a virar o jogo.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, eu concordo que a década de 70 era mais fria. Isso é realmente público e notório. O que contesto é a potencilização dos fatos. Os argumentos e fatos trazidos pelo Rafael (o qual respeito, porém discordo), soam forte de mais para a realizade da região. Usar poncho e pala em abril? Como disse, as médias teriam que ser outras e as anomalias atuais - que giram ao redor de +0,8C - eram para estar em +3C ou mais.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o que quero dizer é que os meses de abril da última década estão mais quentes que o normal, como tu mesmo mostraste, não podemos levar em conta apenas os últimos 30 anos em se tratando de médias. O normal era ser mais frio, atualmente é que está quente.Sobre usar poncho e pala, eu te garanto que usavam, é que estamos tão desacostumados com frio forte em abril, que isso soa surreal e fictício, porém é a mais pura verdade, ainda mais em se tratando do campo, onde a temperatura baixa com mais rapidez.

Concordo com o Sílvio, na década de 70 era mais frio de um modo geral, mas não apenas isso, os extremos eram muito mais acentuados, como também foi mencionado. Hoje 33/34 graus em abril é rotineiro, normal, antigamente também fazia dias quentes, mas em menor quantidade.

Link to comment
Share on other sites

Nesse mês de abril ainda não fez 30°. E pelo visto não vai fazer, ao menos no período de uma semana. Hoje minha máxima ficou em... 29,9°! Hehe!! A mínima foi de 19,1°.

 

Agora faz 24,5° com 68% e tempo bom. Venta de OSO a 1,8 km/h. E a MetSul alerta para muita chuva e pelo menos uma semana de tempo ruim. E choverá muito em boa parte do RS, senão todo. Fiquemos de olho!!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o que quero dizer é que os meses de abril da última década estão mais quentes que o normal, como tu mesmo mostraste, não podemos levar em conta apenas os últimos 30 anos em se tratando de médias. O normal era ser mais frio, atualmente é que está quente.

 

O normal era ser mais frio, mas por detalhe. Abaixo seguem as médias de POA de maio, junho, julho e agosto para o miolo gelado 61-80 da última normal. Na sociedade todos se referem a estas décadas (60 e 70) como a época do "antigamente é que se fazia frio".

 

Período 61-80

Maio: 16,9C

Junho: 14,6C

Julho: 14,6C

Agosto: 15,1C

Média Quadrimestre: 15,3C

 

Agora trago as médias da mesma estação (INMET-POA), porém para o famigerado período 2001 - 2010:

 

Maio: 16,9C (0,0C de desvio)

Junho: 15,3C (+0,7C de desvio)

Julho: 14,2C (-0,4C de desvio)

Agosto: 15,6C (+0,5C de desvio)

Média Quadrimestre: 15,5C

 

Resumo da Ópera: as décadas de 60 e 70 foram 0,2C mais frias que o período pós-2000 em Porto Alegre.

 

Rafael, para o RS eu não aceito a teoria do aquecimento. Para o PR a coisa pode ter mudado, mas aqui.....ainda está dentro da margem natural de flutuação climática. Estes 0,2C são insignificantes.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Para cá, tirando a temperatura agradável que variou entre 17,1°C e 23,7°C, ficou parecendo um começo de primavera, com uma manhã escura, raios e pancadas pesadas, acumulando mais 21 mm! La Niña, where are you?

 

 

Final do dia:

 

DSCF1578.thumb.jpg.22607c0c49c232e7a58a5948e7011cee.jpg

Link to comment
Share on other sites

O normal era ser mais frio, mas por detalhe. Abaixo seguem as médias de POA de maio, junho, julho e agosto para o miolo gelado 61-80 da última normal. Na sociedade todos se referem a estas décadas (60 e 70) como a época do "antigamente é que se fazia frio".

 

Período 61-80

Maio: 16,9C

Junho: 14,6C

Julho: 14,6C

Agosto: 15,1C

Média Quadrimestre: 15,3C

 

Agora trago as médias da mesma estação (INMET-POA), porém para o famigerado período 2001 - 2010:

 

Maio: 16,9C (0,0C de desvio)

Junho: 15,3C (+0,7C de desvio)

Julho: 14,2C (-0,4C de desvio)

Agosto: 15,6C (+0,5C de desvio)

Média Quadrimestre: 15,5C

 

Resumo da Ópera: as décadas de 60 e 70 foram 0,2C mais frias que o período pós-2000 em Porto Alegre.

 

Rafael, para o RS eu não aceito a teoria do aquecimento. Para o PR a coisa pode ter mudado, mas aqui.....ainda está dentro da margem natural de flutuação climática. Estes 0,2C são insignificantes.

Bruno, de onde conseguiu esses dados?

 

Junho frio só 2002, 2007 e 2009. O resto ficou tudo acima! Em compensação julho de 2004, especialmente 2007 e 2009 foram uma beleza!!

 

Do mais, concordo. Nosso clima não aqueceu. O que acontece é mudar a dinâmica em certo períodos. Nos anos 2000 a neve quase que sumiu, enquanto nos 90 nevava aos montes em Caxias do Sul, por exemplo. Mas nos anos 90 tivemos vários períodos de calor, vide 1995 e 1997, sem contar os calorões de 1994 em julho e dezembro e do calor em julho de 1993 antes da nevada no último dia daquele mês (a primeira vez que vi neve na vida, em Caxias do Sul).

 

Agora tenho 21,3° com 80% e sem vento. Pressão em 1008,1 mb. Há previsão de tempestades para o Prata e o S do Uruguai nessa noite. Esperemos a chuva!

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Bruno. No RS não mudo praticamente em nada. Já PR e SP tiveram sim aquecimento.

 

Inclua Minas Gerais aí. Depois farei uma pesquisa semelhante a esta do Bruno, utilizando os dados que tenho

da estação do INMET aqui.

 

E a instabilidade está forte sobre o RS no momento, com tempestades no centro do estado. Santa Maria teve

53,4mm nas últimas 3 horas.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, os dados são da NASA GISTEMP.

 

Olhando por cima agora, a semi normal 91-10 para Porto Alegre, em julho, está ainda mais fria que estes 14,2C desta última década. Se os próximos 10 anos apresentarem julhos bacanas, a normal de POA para este mês pode entrar na casa dos 13C. :good2:

 

Resta torcer para que as Ninas predominem e que a PDO continue em sua fase negativa, aí as chances são grandes para POA entrar na casa dos 13,x. Uma bela média, pois em 96 Floripa rondou a casa dos 14 e foi muito, muito frio para os padrões locais.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos tem gradativamente mostrado um recuo nas chances do anticiclone que aparecia avançando para o cone sul em meados do mês. Ainda é cedo para lamentar, mas com essa SOI e a AAO favoráveis continuo achando muito difícil não sermos pegos por uma onda de frio com temperaturas abaixo da média para o período. E este momento está ficando para os últimos dez dias de abril.

 

Pois é, Caio. Mas pelo delay que se conhece da AAO, a data chave ocorreria na semana que vem. Em se confirmando o não avanço do AC, qual fator estaria anulando os efeitos da AAO num cenário de SOI e PDO favorável? Sinistro isso...

 

Sinistro seria se estivéssemos em junho/julho/agosto. Mas vamos com calma, tem muita água pra passar debaixo da ponte...

 

AAO caminhando prá fechar 30 dias em terreno negativo... e os modelos não mostram nada "diferente" para os próximos 10 dias...

Link to comment
Share on other sites

Marcos, os dados são da NASA GISTEMP.

 

Olhando por cima agora, a semi normal 91-10 para Porto Alegre, em julho, está ainda mais fria que estes 14,2C desta última década. Se os próximos 10 anos apresentarem julhos bacanas, a normal de POA para este mês pode entrar na casa dos 13C. :good2:

 

Resta torcer para que as Ninas predominem e que a PDO continue em sua fase negativa, aí as chances são grandes para POA entrar na casa dos 13,x. Uma bela média, pois em 96 Floripa rondou a casa dos 14 e foi muito, muito frio para os padrões locais.

Julho de 1996 foi um dos mais frios de todos os tempos aqui em POA. A média ficou em 11,3° ou 11,6°, não sei. Parece que foi o 3° mês mais frio já registrado. O mais frio de todos foi um mês de julho nos anos 40 com média de 10,4°!! Julho de 2000 também ficou nessa faixa e fica do lado de 1996. Ainda temos julho de 2007 que ficou em 12,X°. Só isso já coloca para baixo a média de julho na normal 91-10.

 

Falando do tempo, mudança RADICAL hoje: dormi com tempo bom e acordei com trovões, chuva moderada e tempo escuro!!! A máxima se mantém nos 21,7° da meia-noite. Até agora foram 16,4 mm acumulados, sendo que a chuva foi muito forte pouco depois das 7 h. Pressão em 1011,8 mb.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, os dados são da NASA GISTEMP.

 

Olhando por cima agora, a semi normal 91-10 para Porto Alegre, em julho, está ainda mais fria que estes 14,2C desta última década. Se os próximos 10 anos apresentarem julhos bacanas, a normal de POA para este mês pode entrar na casa dos 13C. :good2:

Valeu, Bruno!! Vendo os dados, 1955 foi nosso sonho de consumo!! :mosking: Média de 10,8° em julho e média anual de 18,2°, sendo o inverno mais frio de todos.

 

Ainda 20,4°.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Santos fervendo??? E que me diz daqui, agora, com 34ºC????? :heat: :heat: :heat: :shok: :shok: :shok:

Sorte que a umidade está baixa, mas venta muito pouco hoje...

 

Alguém me explica isto?? A madrugada já não foi das mais frescas, e a mínima ficou em (altos, comparando com os dias anteriores) 19,1ºC. Isto é alguma pré-frontal né??

Link to comment
Share on other sites

Santos fervendo??? E que me diz daqui, agora, com 34ºC????? :heat: :heat: :heat: :shok: :shok: :shok:

Sorte que a umidade está baixa, mas venta muito pouco hoje...

 

Alguém me explica isto?? A madrugada já não foi das mais frescas, e a mínima ficou em (altos, comparando com os dias anteriores) 19,1ºC. Isto é alguma pré-frontal né??

 

O mapa que o Carlos postou explica tudo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.