Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

 

Vamos ver Diego, estou bem curiosos para ver suas médias de Campo Alegre!

 

Sim, mas não deve perder por muito Diego! Principalmente no inverno. Minha curiosidade é principalmente na comparação com Curitiba!

Abs

 

No meu feeling, Campo Alegre vai ficar pau-a-pau com Curita de pré-1990, ou até mesmo com a Curita do final do séc. XIX!

 

Pois é...eu gostaria que até no máximo Maio a estação do Saltinho, em Campo Alegre, voltasse a funcionar, para que eu faça um comparativo com a minha estação, que fica na parte alta de Joinville que tem um regime climático praticamente idêntico ao da região do Saltinho (fica a 10 Km em linha reta)...no entanto, entrei em contato com o Ciram/Climerh e o que me foi passado é que a estação está em manutenção, mas sem data específica para o retorno do envio de dados....

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 912
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Céu claro sobre Porto Alegre, linha de Cb bem definida ao sul da cidade com atividade elétrica, agora vem.

Foi bizarro. Às 19 h eu estava na PUC, olhei para o alto e vi o céu estrelado recheado de clarões, hehe! O Cb estava detrás do edifício que eu observava. Depois virou o tempo completamente, mas não vi nada.

 

Essa frente fria foi uma frente clássica!! Lembra os bons tempos das ondas de frio dos anos 90, quando as frentes entravam, causavam uma virada completa, com ventania, chuva forte e repentino resfriamento.

 

Ontem tive máxima de 29,3°. Hoje a mínima foi de lastimáveis 17,1°. Isso não é nada para quem tinha 18,0° às 22:20. Tempo nublado maldito.

 

Agora faz 22,2° com 74%. Ao menos as nuvens estão impedindo o aquecimento. Venta de O a 7,1 km/h.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que é meio precipitado para isso mas meu feeling diz que o padrão climático dessa década vai ter algumas mudanças significativas em relação ao marasmo da década passada, algo mais com cara de anos 80/90 mesmo..verões mais tempestuosos e no geral mais quentes, e inverno no inverno com porretes polares mais contantes com a volta da neve. Ao menos nos últimos 2 anos os sinais estão ficando mais visíveis.

 

A mínima de hoje me decepcionou com apenas 17.1°C Inmet Indaial e 17.6°C na estação da RBS..mas deve ter dado muito nevoeiro, mto fraco, lembrando que tive 15/16° em pleno janeiro de 2008!

Link to comment
Share on other sites

Morador do Rincão Nossa Senhora, informa a rádio de granizada com cerca de um palmo de granizo acumulado, o repórter Ronei Rodrigues, do Parque das Tuias informa que há pontos com acumulação ainda maior que permanece ainda agora no solo.Vou ver se consigo fotos.

O temporal na madrugada foi forte perto das 3hs aqui tmbm houve granizo,mas as pedras eram pequenas.

 

Paulo, algum estrago devido a grande quantidade de granizo verificado pela região??

 

Aqui em Joinville, até onde eu sei, nada foi registrado...o temporal chegou forte até a região de Blumenau...

 

Aqui as regiões mais afetadas foram as regiões sul e central, a região norte da cidade que fica na divisa com Pomerode/ Luis Alvez/Massaranduba a tempestade teve bem menos impacto.

Link to comment
Share on other sites

Tendo em vista que os modelos insistem na aproximação de um grande anticiclone polar no pacífico sul em 144hs... ...e que pelo Ensemble a AAO permanecerá negativa pelos próximos dias, dá para sugerir que são interessantes as chances de uma erupção polar mais significativa no cone sul entre fins da primeira e começo da segunda quinzena de abril.

 

O GFS reduziu um pouco as chances de registrarmos o primeiro flerte com 0oC ou abaixo disto nesta quarta/quinta. Reduziu um pouco também o reforço do final de semana. Mas a tendência por dias bem outunais marcados segue, com frio pela manhã e muito agradável a tarde.

 

Sigo acreditando na primeira quinzena abaixo da média na maior parte do sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Morador do Rincão Nossa Senhora, informa a rádio de granizada com cerca de um palmo de granizo acumulado, o repórter Ronei Rodrigues, do Parque das Tuias informa que há pontos com acumulação ainda maior que permanece ainda agora no solo.Vou ver se consigo fotos.

O temporal na madrugada foi forte perto das 3hs aqui tmbm houve granizo,mas as pedras eram pequenas.

 

Paulo, algum estrago devido a grande quantidade de granizo verificado pela região??

 

Aqui em Joinville, até onde eu sei, nada foi registrado...o temporal chegou forte até a região de Blumenau...

No site da Metsul tem uma bela foto, muito gelo ainda permanece no solo,muito interessante.

Link to comment
Share on other sites

Máxima absoluta de Março em São Joaquim foi menor do que qualquer máxima absoluta que se registre aqui

em Juiz de Fora durante o INVERNO.

 

Por falar em São Joaquim, parece que a temperatura vai mesmo cair legal por lá hoje à noite. Também no

sul gaúcho, apesar das temperaturas agradáveis no momento, a baixa umidade do ar vai fazer com que tenhamos

uma queda mais acentuada agora à noite.

Link to comment
Share on other sites

23:00HS:

 

RS:

 

São José dos Ausentes: 10,7

Vacaria: 11,5

Erechim: 12,1

Santa Maria: 13,4

Chuí: 13,7

Lagoa Vermelha: 14,0

Canela: 14,2

Camaquã: 14,2

Santa Rosa: 14,3

Soledade: 14,5

 

SC:

 

Urupema: 03,2

São Joaquim (Vl Francioni): 04,5

São Joaquim (Cetrejo): 05,4

São Joaquim (Colonia): 06,3

São Joaquim (Chapada Bonita): 06,6

São Joaquim (Climaterra): 07,1

Morro da Igreja: 08,9

Abdon Bastista: 10,0

São Joaquim (Aut): 10,7

Lebon Régis: 11,7

Major Vieira: 12,2

Curitibano: 13,7

 

PR:

 

General Carneiro: 09,9

Inacio Martins: 14,0

 

SP/MG/RJ:

 

Campos do Jordão: 11,1

Monte Verde: 11,6

Pico do Couto: 12,7

Maria da Fé: 13,3

Link to comment
Share on other sites

Não quero nem ver o tamanho da decepção com as mínimas amanhã em POA. Volta e meia passa alguma nebulosidade no céu e tenho 19,8C. Aposto em uma mínima entre 16 e 17, quando até ontem imaginava algo em torno de 13.

Eu antevejo uma verdadeira catástrofe. Mesmo com céu limpo e total ausência de vento, o INMET de POA é o ponto mais quente da totalidade do RS, inclusive Torres, Tramandaí e Mostardas. Estamos empatados com Floripa, mas caindo mais devagar. Coisa impressionante.

 

A MetSul já jogou para o alto a mínima da cidade: 12°. Até ontem previam 10°. Pior que é capaz de nem chegar a isso, pois ainda está 16,4° na Lomba do Pinheiro, local mais frio até agora. Na área mais central não baixou de 19° até agora.

 

O pior é que a "queda" (as aspas são muito importantes) está quase zerada e a u.r. elevada. Estou com 18,1° e 83% e sem vento. Fazia 20,0° às 20:30. Queda de menos de 2° em 3 h 30 min. Isso sob ar frio e tempo seco. Imagina se nublasse.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Não quero nem ver o tamanho da decepção com as mínimas amanhã em POA. Volta e meia passa alguma nebulosidade no céu e tenho 19,8C. Aposto em uma mínima entre 16 e 17, quando até ontem imaginava algo em torno de 13.

Eu antevejo uma verdadeira catástrofe. Mesmo com céu limpo e total ausência de vento, o INMET de POA é o ponto mais quente da totalidade do RS, inclusive Torres, Tramandaí e Mostardas. Estamos empatados com Floripa, mas caindo mais devagar. Coisa impressionante.

 

A MetSul já jogou para o alto a mínima da cidade: 12°. Até ontem previam 10°. Pior que é capaz de nem chegar a isso, pois ainda está 16,4° na Lomba do Pinheiro, local mais frio até agora. Na área mais central não baixou de 19° até agora.

 

O pior é que a "queda" (as aspas são muito importantes) está quase zerada e a u.r. elevada. Estou com 18,1° e 83% e sem vento. Fazia 20,0° às 20:30. Queda de menos de 2° em 3 h 30 min. Isso sob ar frio e tempo seco. Imagina se nublasse.

 

Abraços pessimistas!

 

 

Marcos, o ar frio está perdendo força...

 

Mas espera até a MP do final semana que vai ser interessante!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o frio simplesmente esqueceu o nordeste de SC!!! Fiquei de cara....somente a região de Joinville não sofreu nada de frio, até esquentou durante a noite e madrugada!!!! Minha estaçao ficou fora do ar e nao registrei a mínima, mas digo que a mínima foi menos interessante até mesmo que a de ontem!! O mP lerda no deslocamento!!! heheheheheheh

 

Ao menos o ar seco está nos privilegiando com amanheceres lindos durante a semana!!!

Link to comment
Share on other sites

FOI UM MARÇO MUITO AMENO, FRIO PODERIA DIZER.

 

CAMPO ALEGRE TEM MÉDIA, JULHO, ENTRE 10,5/11,5°C, LÁ É BEM MAIS FRIO QUE CTIBA, COM MUITOS DIAS DE MÍNIMA NEGATIVA. ESTÁ MAIS AO SUL E RODEADA POR ÁREAS ALTAS.

 

Não creio que, no setor até 900m, baixe de 11,5 em julho, embora eu esteja preparado pra possibilidade de estar enganado. Acredito que vá ficar nuns 11,9 em julho, como Curita pré-1900. Mas tem áreas acima dos 1000m ao sul da cidade, área de fazendas, lá o bicho deve pegar! Médias baixas e muito vento, pelo relevo alto e chapado e pela pouca vegetação, constituída de campos e araucárias.

Link to comment
Share on other sites

FOI UM MARÇO MUITO AMENO, FRIO PODERIA DIZER.

 

CAMPO ALEGRE TEM MÉDIA, JULHO, ENTRE 10,5/11,5°C, LÁ É BEM MAIS FRIO QUE CTIBA, COM MUITOS DIAS DE MÍNIMA NEGATIVA. ESTÁ MAIS AO SUL E RODEADA POR ÁREAS ALTAS.

 

Não creio que, no setor até 900m, baixe de 11,5 em julho, embora eu esteja preparado pra possibilidade de estar enganado. Acredito que vá ficar nuns 11,9 em julho, como Curita pré-1900. Mas tem áreas acima dos 1000m ao sul da cidade, área de fazendas, lá o bicho deve pegar! Médias baixas e muito vento, pelo relevo alto e chapado e pela pouca vegetação, constituída de campos e araucárias.

 

Luciano, creio que esses locais que você falou (região próxima da divisa com SBS e Jarguá, próximo da nascente do rio Turvo) ajuda a segurar as máximas devido a altitude e vento mais presentes do que o restante de Campo Alegre (excluindo-se alguns morros e a região do Quiriri), mas para mim perde em potencial de mínimas para as baixadas e perderia para qualquer estação localizada até mesmo no "centro" de Campo Alegre, que fica num baixadão.

Link to comment
Share on other sites

Soledade com 11.9 C de mínima... :negative:

 

Délcio, e aqui que o frio nem chegou??? fiquei sem os dados da minha estação, mas não deve ter baixado de 17ºC aqui.... ;/

 

Aqui a estação do INMET acusou 16,2ºC de mínima. Nada mal para uma estação no topo do mundo, hehehe ! Lá em casa, que é baixada, deve ter chegado a +- 15ºC. Digo "deve ter chegado" porque infelizmente estou sem estação no momento.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

RS:

 

Canela (Castelinho): 05,3

São José dos Ausentes: 07,0

Vacaria: 07,1

Bom Jesus: 07,2

Cambará do Sul: 08,2

Santa Rosa: 09,1

Passo Fundo: 09,3

Frederico Westphalens: 09,6

Erechim: 09,9

São Gabriel: 10,1

Lagoa Vermelha: 10,2

Bento Gonçalves: 10,2

Bagé: 10,5

Dom Pedrito: 10,5

Santa Maria: 10,7

Alegrete: 10,8

Chuí: 10,9

Canela: 10,9

Irai: 11,2

Cruz Alta: 11,6

Soledade: 11,9

Jaguarão: 11,9

Camaquã: 12,0

Caxias do Sul: 12,2

Rio Pardo: 12,5

Porto Alegre: 14,7

 

SC:

 

Urupema (Aut): 01,1

Urupema (Conv): 01,9

São Joaquim (Cetrejo): 02,5

São Joaquim (Vl Francioni): 02,9

São Joaquim (Climaterra): 03,1

Pericó: 03,5

São Joaquim (Colonia): 04,8

São Joaquim (Chapada Bonita): 04,9

Caçador: 06,0

Cruzeiro: 06,1

Lages: 06,3

Morro da Igreja: 06,8

Abdon Bastista: 06,9

Curitibano: 07,6

Rio das Antas: 07,7

Celso Ramos: 07,8

São Joaquim (Conv): 07,8

São Joaquim (Aut): 07,9

Campo Belo do Sul: 08,4

Canoinhas: 08,8

Lebon Régis: 09,1

Joaçaba: 09,2

Major Vieira: 09,3

Ineneópolis: 09,8

Papanduva: 10,0

Tres Barras: 10,3

Campos Novos: 11,0

Caibi: 11,1

Chapecó: 11,7

Florianópolis (Aut): 14,7

Florianópolis (Conv): 15,3

 

PR:

 

Palmas: 07,0

General Carneiro: 07,5

Entre Rios: 08,2

Guarapuava: 08,9

Pinhão: 09,0

União da Vitoria: 09,1

Inacio Martins: 09,3

Irati: 09,7

Franscisoc Beltrão: 10,2

Fernandez Pinheiro: 10,8

Clevelandia; 10,9

Castro: 10,9

Pato Branco: 11,1

Ponta Grossa: 11,1

Toledo: 11,3

Dois Vizinhos: 11,6

Ivai: 11,3

Curitiba (Simepar): 13,0

Curitiba (Aut): 13,9

Curitiba (Conv): 14,2

 

SP/MG/RJ:

 

Maria da Fé: 08,1

Campos do Jordão (Conv): 08,3

Campos do Jordão (Aut): 08,6

Campos do Jordão (Cptec): 09,0

Campos do Jordão (Horto): 09,4

Monte Verde: 09,5

Itararé: 10,2

Pico do Couto: 10,4

Itapetininga: 11,2

Tatui: 11,6

Extrema: 11,9

São Roque: 12,0

Limeira: 12,3

Passa Quatro: 12,6

Tapirai: 12,9

São Paulo (Curucutu - Marcilac): 13,0

São Lourenço: 13,2

Caldas: 13,5

São Paulo (IAG/USP): 14,7

Barueri: 15,4

São Paulo (Conv): 16,4

São Paulo (Aut): 16,5

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A data entre 14/15 merece ser olhada com atenção. O GFS insiste em um anticiclone polar se deslocando pelo pacífico sul em direção ao continente. Acho que aí pode estar a primeira MP mais abrangente, e fecha certinho com a AAO em baixa há alguns dias.

 

Alguns modelos globais que acompanho continuam apostando num outono abaixo da média. Abril tem tudo para ser o primeiro mês a contribuir para este prognostico. Março já foi abaixo na maior parte do RS e SC, mas ainda considero verão.

Link to comment
Share on other sites

Deve ter dado geada moderada lá em Urupema. São as primeiras geadas do outono, e com isso as árvores

já respondem a este chamado da natureza, perdendo suas folhas para a chegada do próximo inverno. Não é tão

evidente quanto no Canadá ou qualquer país localizado em alta latitude, mas é ainda assim facilmente perceptível.

 

O aeroporto registra agora uma agradabilíssima temperatura de 21C, e hoje com certeza teremos a tarde de sol

mais agradável do ano até agoa.

Link to comment
Share on other sites

Espetaculares os valores de São Joaquim!

 

Em Canela o dia foi bom apenas nas baixadas. O Castelinho teve mínima de 5,3C e o INMET ficou em 10,9C. Foi uma grande diferença entre o topo e a baixada.

 

Possivelmente o Castelinho registrou a menor mínima do RS hoje.

 

Estou aguardando os dados de Itapuca e do Pantera....Melhor o Bruno esperar para soltar os rojões...vamos ver..!!

Link to comment
Share on other sites

Espetaculares os valores de São Joaquim!

 

Em Canela o dia foi bom apenas nas baixadas. O Castelinho teve mínima de 5,3C e o INMET ficou em 10,9C. Foi uma grande diferença entre o topo e a baixada.

 

Possivelmente o Castelinho registrou a menor mínima do RS hoje.

 

Em estações meteorológicas, pois o Castelinho é a única estação serrana do RS localizada em baixada. Vacaria talvez esteja em baixada, também. Porém, certamente não é uma baixada proeminente como o Castelinho. Deve ser um local com uma leve inclinação suave, já que o terreno de Vacaria é extremamente plano.

Link to comment
Share on other sites

Eu jurava que ia ter uma mínima de merd*, mas eis que afundei até 15,0°. à meia-noite tinha modestos 18,3° com u.r. em 83%. O menor valor do ano até agora! Isso dá diferença de apenas 0,3° em relação ao INMET, que teve 14,7°.

 

Interessante que todo o litoral desde o centro do RS até o centro de SC ficou uniforme, sempre entre 14° e 15°, com alguns décimos de diferença.

 

Agora já tenho 25,2° com 53% e venta de OSO a 5,6 km/h. Céu totalmente azul! Nem que poderia ficar nisso mesmo. Já está ficando quente.

 

Soledade com 11.9 C de mínima... :negative:

Não diz isso senão tu levas uma bala perdida. :mosking: :good2:

 

Brincadeiras à parte, é evidente que a região de Soledade baixou disso, mesmo dos 10°. Igualmente para a região de Caxias do Sul. Os 12,2° do INMET pegam só aquela região. Para terem uma ideia, a RBS, que tem uma estação no alto de um edifício no meio da área urbana, registrou 9,7°!!

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Parece que em Ausentes há locais de baixada, e provavelmente as menores mínimas foram lá. Contudo

não temos estações para averiguar o fato. Em termos de estações, o Castelinho foi o campeão, e até

a Metsul concorda :good:

O Castelinho é o poço frio da serra dentre as estações.

 

A de Ausentes está literalmente no alto de um morro. A cidade de Ausentes, logo do lado do morro, é mais fria. Coisa incrível! Se ficasse na área urbana as mínimas seria menores. O contraste é flagrante.

 

A localização das estações muitas vezes é determinante para alterar a temperatura. Mesmo dentro do meu bairro há diferenças claras de 2° em noites de tempo seco e frio. Imagina nos baixadões da serra. O Bruno que o diga.

 

Abraços em baixadas!

Link to comment
Share on other sites

Em Canela o dia foi bom apenas nas baixadas. O Castelinho teve mínima de 5,3C e o INMET ficou em 10,9C. Foi uma grande diferença entre o topo e a baixada.

 

Possivelmente o Castelinho registrou a menor mínima do RS hoje.

 

Em estações meteorológicas, pois o Castelinho é a única estação serrana do RS localizada em baixada. Vacaria talvez esteja em baixada, também. Porém, certamente não é uma baixada proeminente como o Castelinho. Deve ser um local com uma leve inclinação suave, já que o terreno de Vacaria é extremamente plano.

 

Bruno,

Lembro que na viagem que fizemos ano passado para São Joaquim, vimos baixadas muito interessantes em São José dos Ausentes, inclusive uma onde havia uns chalés ao lado de um lago. Deve fazer um ótimo frio por lá.

Abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Belos valores registrados nesta manhã...até mesmo em São Paulo a temperatura baixou legal...o ÚNICO lugar que não pegou frio pela manhã foi Joinville e região. Impressionante, sério! Estou sem entender o deslocamento do ar frio nessa mP....e olha que o dia amanheceu sem nuvens, mas elas devem ter permanecido por aqui até umas 5 da madrugada, freando o avanço do ar frio e impedindo o resfriamento noturno....mesmo assim, frustrante demais o dia de hoje por aqui :sad:

Link to comment
Share on other sites

Belos valores registrados nesta manhã...até mesmo em São Paulo a temperatura baixou legal...o ÚNICO lugar que não pegou frio pela manhã foi Joinville e região. Impressionante, sério! Estou sem entender o deslocamento do ar frio nessa mP....e olha que o dia amanheceu sem nuvens, mas elas devem ter permanecido por aqui até umas 5 da madrugada, freando o avanço do ar frio e impedindo o resfriamento noturno....mesmo assim, frustrante demais o dia de hoje por aqui :sad:

 

Quanto você esperava, Diego ? uns 15ºC ?

A noite de hoje aqui promete ser boa, a mínima deverá ficar entre 14/15C.

 

 

A de Ausentes está literalmente no alto de um morro. A cidade de Ausentes, logo do lado do morro, é mais fria. Coisa incrível! Se ficasse na área urbana as mínimas seria menores. O contraste é flagrante.

 

A localização das estações muitas vezes é determinante para alterar a temperatura. Mesmo dentro do meu bairro há diferenças claras de 2° em noites de tempo seco e frio. Imagina nos baixadões da serra. O Bruno que o diga.

 

Abraços em baixadas!

 

A mesma coisa acontece por aqui, infelizmente. As duas estações do INMET -automática e convencional- não somente se localizam num elevado topo, como também estão no mesmo lugar, coisa de 5m de distância entre elas ! Sei lá, o INMET deveria ao menos ter colocado a estação em outro topo :sarcastic:

Com isso, cria-se uma falsa imagem do clima daqui, pois as nossas máximas são mais elevadas do que as registradas pelo INMET, enquanto as mínimas são mais baixas que as do instituto. Mais de 90% do município está a 750m de altitude ou menos, as estações estão a 950m. Abraços em topos !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.