Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 912
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Como está o mês de abril nesses 7 primeiros dias. Médias:

 

mínima: 17,5°

 

máxima: 27,8°

 

amplitude: 10,2°

 

simples: 22,65°

 

u.r. mínima: 52,8%

 

Comparando com aqui:

 

mínima: 17,9°

 

máxima: 25,5°

 

Média: 20,9°

 

Aqui: (até o dia 7, hoje perdi minha mínima ;/)

 

Média mínima: 18,1

Média máxima: 28,5

Média simples: 23,3

 

Lucas, essa tua média é compensada, né? Pois a simples, a qual estamos comparando, fica um pouco mais alta... :good:

 

Deu preguiça de calcular. É que não uso a média simples e deu preguiça de calcular :russian: . Estes são os calculos da própria estação.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui tivemos um dia bastante ameno, até um pouco frio de manhã.

 

Na estação do INMET (950m), máxima de 21,8C e mínima 15,1C.

 

Convido todos os participantes do fórum, interessados em ir ao nosso encontro anual, a participarem da

votação que decidirá qual o melhor fim de semana para realizarmos o encontro em Julho.

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=20&t=3086

Link to comment
Share on other sites

Caiu uma verdadeira enxurrada aqui em POA!!!! Acompanhada de granizo pequeno. Mas foi bem curto. Acumulei apenas 7,1 mm aqui em casa. Eu estava na academia e as pedrinhas picavam no telhado de acrílico.

 

Agora temos trovoadas ao N e SE de POA. Faz 19,5° com 83% e venta de ESE a 3,1 km/h.

Link to comment
Share on other sites

A data entre 14/15 merece ser olhada com atenção. O GFS insiste em um anticiclone polar se deslocando pelo pacífico sul em direção ao continente. Acho que aí pode estar a primeira MP mais abrangente, e fecha certinho com a AAO em baixa há alguns dias.

 

Nada muito animador o comportamento deste anticiclone polar na visão do GFS.

 

 

Com esta antecedência não dá para julgar nada do que o GFS projeta para a trajetória do AC acima de 35oS... O importante é a tendência. Desde que vi a evolução da SOI e da AAO venho dizendo que em torno do dia 15 poderíamos ter a 1a pancada polar. Para mim, o fato do GFS colocar A MP avançando do Pacífico já é um ótimo sinal! Vamos acompanhar!

 

A cada rodada mais desanimador...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Os modelos tem gradativamente mostrado um recuo nas chances do anticiclone que aparecia avançando para o cone sul em meados do mês. Ainda é cedo para lamentar, mas com essa SOI e a AAO favoráveis continuo achando muito difícil não sermos pegos por uma onda de frio com temperaturas abaixo da média para o período. E este momento está ficando para os últimos dez dias de abril.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos tem gradativamente mostrado um recuo nas chances do anticiclone que aparecia avançando para o cone sul em meados do mês. Ainda é cedo para lamentar, mas com essa SOI e a AAO favoráveis continuo achando muito difícil não sermos pegos por uma onda de frio com temperaturas abaixo da média para o período. E este momento está ficando para os últimos dez dias de abril.

 

Pois é, Caio. Mas pelo delay que se conhece da AAO, a data chave ocorreria na semana que vem. Em se confirmando o não avanço do AC, qual fator estaria anulando os efeitos da AAO num cenário de SOI e PDO favorável? Sinistro isso...

Link to comment
Share on other sites

Não tenho o conhecimento de vocês no que diz respeito ao clima, mas na minha humilde opinião abril passará em branco( que não é de geada, muito menos neve). :negative:

Quando os modelos começam a "ratear", ficar nessa indecisão, é por que não vem nada, no máximo um suspiro de frio.

Só tenho a lamentar e esperar maio!!! :cray:

Link to comment
Share on other sites

Não tenho o conhecimento de vocês no que diz respeito ao clima, mas na minha humilde opinião abril passará em branco( que não é de geada, muito menos neve). :negative:

Quando os modelos começam a "ratear", ficar nessa indecisão, é por que não vem nada, no máximo um suspiro de frio.

Só tenho a lamentar e esperar maio!!! :cray:

 

Até mesmo a curto prazo (48h, 72h) o GFS tem se mostrado cambaleante.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos tem gradativamente mostrado um recuo nas chances do anticiclone que aparecia avançando para o cone sul em meados do mês. Ainda é cedo para lamentar, mas com essa SOI e a AAO favoráveis continuo achando muito difícil não sermos pegos por uma onda de frio com temperaturas abaixo da média para o período. E este momento está ficando para os últimos dez dias de abril.

 

Pois é, Caio. Mas pelo delay que se conhece da AAO, a data chave ocorreria na semana que vem. Em se confirmando o não avanço do AC, qual fator estaria anulando os efeitos da AAO num cenário de SOI e PDO favorável? Sinistro isso...

 

Sinistro seria se estivéssemos em junho/julho/agosto. Mas vamos com calma, tem muita água pra passar debaixo da ponte...

Link to comment
Share on other sites

Por falar em ASAS, estabilidade e coisas do gênero, olhem só as temperaturas extremas dos três últimos dias:

 

6/4 - 15,0°/27,5° - 43%

7/4 - 15,7°/27,5° - 45%

8/4 - 15,7°/27,6° - 51%

 

Coisa incrível!! Lembro só ter tido uma sequência assim em maio de 1997 quando registrei essa sequência de mínimas:

 

29/5 - 12,5°/18,3°

30/5 - 12,5°/20,0°

31/5 - 12,5°/21,0°

 

Agora tenho 17,7° com 83% e sem vento. Tempo bom e nuvens se dissipando.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos tem gradativamente mostrado um recuo nas chances do anticiclone que aparecia avançando para o cone sul em meados do mês. Ainda é cedo para lamentar, mas com essa SOI e a AAO favoráveis continuo achando muito difícil não sermos pegos por uma onda de frio com temperaturas abaixo da média para o período. E este momento está ficando para os últimos dez dias de abril.

 

Pois é, Caio. Mas pelo delay que se conhece da AAO, a data chave ocorreria na semana que vem. Em se confirmando o não avanço do AC, qual fator estaria anulando os efeitos da AAO num cenário de SOI e PDO favorável? Sinistro isso...

 

Sinistro seria se estivéssemos em junho/julho/agosto. Mas vamos com calma, tem muita água pra passar debaixo da ponte...

 

Este abril não chega ao requinte de crueldade que abril/2002 teve em Curita, mas tá deixando a desejar até o momento. Basta lembrar que em 9/4/10 tive 14,5 e que até agora minha menor mínima neste ano foi de ... 17,5.

Por ora, estou com médias de 18,7 e 24,1 e ponderada por volta dos 20,9 (ok, vamos arredondar pra 21,0 - ou seja, até o momento, a área urbana de Mauá segue em ritmo de verão curitibano).

Link to comment
Share on other sites

Sinistro seria se estivéssemos em junho/julho/agosto. Mas vamos com calma, tem muita água pra passar debaixo da ponte...

 

Este abril não chega ao requinte de crueldade que abril/2002 teve em Curita, mas tá deixando a desejar até o momento. Basta lembrar que em 9/4/10 tive 14,5 e que até agora minha menor mínima neste ano foi de ... 17,5.

Por ora, estou com médias de 18,7 e 24,1 e ponderada por volta dos 20,9 (ok, vamos arredondar pra 21,0 - ou seja, até o momento, a área urbana de Mauá segue em ritmo de verão curitibano).

 

Como é bom ver essa expectativa de novo no ar. Mas como disse o Caio, ainda tem muiiiiiiiiiiita água pra passar embaixo da ponte. Fico a pensar o que ocorreria se nós do BAZ testemunhássemos uma onda de frio nos moldes de 55 ou 75. Ia ter até infarto. :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

OLHA QUE SURRA URUPEMA ESTÁ DANDO!! ATÉ O DIA 8

 

20,3/5,4/11,6

 

MI;

15,6/8,1/11,2

 

INMET

 

19,7/9,8/13,6

 

CLIMATERRA;

 

21,2/8,6/13,0

 

CETREJO

 

21,8/6,9/12,8

 

Parece que achamos o pote de ouro da serra :good2:

Parece que em SJ a temperatura está quase na média para o mês, assim como aqui. O

GFS não nos dá boas notícias para os próximos 7 dias.

Link to comment
Share on other sites

OLHA QUE SURRA URUPEMA ESTÁ DANDO!! ATÉ O DIA 8

 

20,3/5,4/11,6

 

MI;

15,6/8,1/11,2

 

INMET

 

19,7/9,8/13,6

 

CLIMATERRA;

 

21,2/8,6/13,0

 

 

CETREJO

 

21,8/6,9/12,8

 

Parece que achamos o pote de ouro da serra :good2:

Parece que em SJ a temperatura está quase na média para o mês, assim como aqui. O

GFS não nos dá boas notícias para os próximos 7 dias.

 

A estação de Urupema reflete o que ocorre nas baixadas da região de SJ. Até agora não tínhamos um local como este para medir. Lembrem-se de que no verão as máximas por lá eram altíssimas, compensando em muito as mínimas. Agora que o sol começa a baixar, o local recebe menos insolação e a média de máximas já fica abaixo da Cimaterra e quase igual a do INMET. Em torno do solistício de inverno, as máximas lá só vão perder para a Villa Francioni e as mínimas serão o espetáculo que já sabemos. Por isso as normais de Junho e Julho por lá devem ficar em torno de 7,5oC, muito próximas aos prováveis 6,5oC-7,0oC do MI. Para barrar isso no inverno no BR, só mesmo os vales a 1600m de Santa Bárbara e os vales a 2500 m da Serra Fina / PArteleiras / Agulhas Negras.

Link to comment
Share on other sites

é impressão minha, ou tem um vortice de ciclone encima do litoral do Paraná?

Não é um ciclone extratropical, mas sim um VCAN - vórtice em altos níveis! Pode provocar tempestades com granizo hoje no leste do sul e sudeste.

 

Exato! Aliás, o mesmo sistema que causou transtornos ontem a noite no leste do RS. Pau quebrando no leste do Paraná, enquanto ar seco avança pelo interior num céu de poucas nuvens!

 

2dgstq9.png

Fonte: Simepar.

Link to comment
Share on other sites

é impressão minha, ou tem um vortice de ciclone encima do litoral do Paraná?

Não é um ciclone extratropical, mas sim um VCAN - vórtice em altos níveis! Pode provocar tempestades com granizo hoje no leste do sul e sudeste.

 

Aqui em Curitiba ta tudo escuro, ceu preto...

 

 

Acabei de pegar granizo misturado com chuva saindo do Mercado Municipal! Pedras relativamente grandes, com até 2 cm de diâmetro! Depois de uns 5-10 minutos virou só agua, caindo pedras isoladas de tempos em tempos!

Link to comment
Share on other sites

Esse VCAN procovou chuva com granizo aqui na região central de Blumenau, granizos nem tão miudos assim..foram 20 min de chuva com granizo ora ele ficava mais forte ora ficava mais fraco, mas não chegou a acumular, e muito, mas muito raio! aquelas raios secos que atingiam diretamente contato com a terra. Mas a região sul de Blumenau juntamente com outros municípios como Brusque imagino que a chuva e os granizos devem ter sidos mais fortes.

Link to comment
Share on other sites

Detalhe que é a segunda tempestade com granizo em menos de 1 semana em pleno mês de Abril..esse ano o clima está de pernas pro ar..!

 

Com relação às temperaturas eu não tenho nada a que reclamar, só com as chuvas excessivas mesmo..o povo aqui chora por qualquer coisa. E dizer que tem muita água ainda pra passa debaixo da ponte é o mesmo que dizer pra um adolescente de 15 anos que ele tem muito ainda o que viver auhahuahu..redundância total

Link to comment
Share on other sites

Detalhe que é a segunda tempestade com granizo em menos de 1 semana em pleno mês de Abril..esse ano o clima está de pernas pro ar..!

 

Com relação às temperaturas eu não tenho nada a que reclamar, só com as chuvas excessivas mesmo..o povo aqui chora por qualquer coisa. E dizer que tem muita água ainda pra passa debaixo da ponte é o mesmo que dizer pra um adolescente de 15 anos que ele tem muito ainda o que viver auhahuahu..redundância total

Heheh, quanto à dinâmica das chuvas, realmente está doido. Depois das enxurradas com o Atlântico muito aquecido em período de La Niña, o que tivemos aqui ontem e 2ª-feira foram duas tempestades típicas de verão com uma atmosfera outonal. Nada como pequenas frentes frias para pertubar tudo.

 

Ontem foi esquisito, pois tínhamos ar seco, variação de 15° a 27° e aquele solzinho bom. Depois veio o toró com granizo e trovoadas. Loucura.

 

A chuva de ontem estragou um pouco a mínima, já que nublou. A máxima, em compensação, diminuiu. Tive variação de 17,6° a 24,6°. U.r. mínima de 60%.

 

Agora faz 19,7° com 77% e tempo bom. Venta de SSE a 5,3 km/h.

 

Abraços malucos!

Link to comment
Share on other sites

mais uma nuvem funil registrada em lages, foi agora proximo da 13:00hs, segunda do ano aqui. deve ter sido favorecida por essa baixa em frente a sc. no momento chuva fraca e poucas trovoadas.

Alguma imagem Celio?

 

nao tenho foto mais o meu irmao filmou com seu celular o momento em que ela estava formada, vou pegar o video e posto para o veredito. vou aguardar tbm se alguem pegou fotos dela. abraços.

Link to comment
Share on other sites

Esse VCAN procovou chuva com granizo aqui na região central de Blumenau, granizos nem tão miudos assim..foram 20 min de chuva com granizo ora ele ficava mais forte ora ficava mais fraco, mas não chegou a acumular, e muito, mas muito raio! aquelas raios secos que atingiam diretamente contato com a terra. Mas a região sul de Blumenau juntamente com outros municípios como Brusque imagino que a chuva e os granizos devem ter sidos mais fortes.

 

Este VCAN perturbou a atmosfera sobre várias partes do Sul e Sudeste neste sábado. Aqui em Juiz de Fora também

tivemos tempestade das boas, com muitos raios, chuva forte e granizo miúdo. Porém, algo me leva a crer que em

alguns locais o granizo não foi tão pequeno quanto aqui em minha casa, visto o barulho que eu podia ouvir da precipitação antes dela

chegar aqui. Era um som diferente do som de uma simples chuva chegando, essa foi a impressão que tive.

 

De qualquer forma, nota 10 para os modelos, que mostravam índices de instabilidade bastante altos para cá. Agora

a impressão que dá é que este VCAN trouxe alguma advecção de ar frio, pois faz 15,1ºC na estação do INMET.

Friozinho muito bom.

Link to comment
Share on other sites

Esse VCAN procovou chuva com granizo aqui na região central de Blumenau, granizos nem tão miudos assim..foram 20 min de chuva com granizo ora ele ficava mais forte ora ficava mais fraco, mas não chegou a acumular, e muito, mas muito raio! aquelas raios secos que atingiam diretamente contato com a terra. Mas a região sul de Blumenau juntamente com outros municípios como Brusque imagino que a chuva e os granizos devem ter sidos mais fortes.

 

Este VCAN perturbou a atmosfera sobre várias partes do Sul e Sudeste neste sábado. Aqui em Juiz de Fora também

tivemos tempestade das boas, com muitos raios, chuva forte e granizo miúdo. Porém, algo me leva a crer que em

alguns locais o granizo não foi tão pequeno quanto aqui em minha casa, visto o barulho que eu podia ouvir da precipitação antes dela

chegar aqui. Era um som diferente do som de uma simples chuva chegando, essa foi a impressão que tive.

 

De qualquer forma, nota 10 para os modelos, que mostravam índices de instabilidade bastante altos para cá. Agora

a impressão que dá é que este VCAN trouxe alguma advecção de ar frio, pois faz 15,1ºC na estação do INMET.

Friozinho muito bom.

 

Pois é Renan, eu consigo distinguir uma trovoada que tem potêncial de trazer granizo de uma trovoada comum antes mesmo de ela chegar, a tonalidade das nuvens e o tom dos trovões ficam diferentes, talvez esteja relacionado com a topografia das nuvens. Esses VCAN são interessantes porque eles agem de maneira singular, ano passado no outono/inverno vários passaram pelo Sul trazendo grande perturbação atmosférica sem nem menos estar relacionado com entrada de massas de ar, inclusive alguns vieram do pacífico e cruzaram o continente todo até chegar ao atlântico. Fora que se não fosse por ele estaríamos ainda na seca por neve.

Link to comment
Share on other sites

Depois do fiozinho deste final semana, o calor volta e deve perdurar por bom tempo. Não vejos sinal de fio bom para os póximos 10 dias;para não falar em até uma quinzena!

 

É eu também vi nada animador, mas se for ver, estranho seria se tivéssemos Abril todo com "frio" constante. Tradicionalmente finalzinho de Abril/comecinho de Maio sempre traz boas surpresas.

Link to comment
Share on other sites

14,9°C em Cascavel. Menor temperatura do ano!

 

Pelo que vi acabou fechando em 14,7 graus...A minha menor mínima foi de 14,9 graus por aqui, semelhante a tua mínima... :good:

 

Por aqui, apesar do tempo carrancudo e nublado, a mínima ficou em 17 graus...pensei que, dadas as condiçoes, seria mais alta do que isso....

 

E ontem minha estação simplesmente não registrou chuva ontem! Isso no extremo sul de Joinville, porque no centro e região norte, onde eu estive, choveu razoavelmente bem, mas sem excessos.

Link to comment
Share on other sites

Depois do fiozinho deste final semana, o calor volta e deve perdurar por bom tempo. Não vejos sinal de fio bom para os póximos 10 dias;para não falar em até uma quinzena!

 

Pelo GFS a primeira MP invernal que viria em torno do dia 15 foi adiada para o dia 20!

 

Vamos monitorar, apesar da antecipação, os valores de SOI , AAO e PDO DIZEM que tem de vir algo forte para época agoara! A 12 Z de ontem mostrava temperaturas entre 2oC e 4oC em 850 hpa chegando até o PR no auge do avanço polar!

Aguardemos, mas acho que teremos um feriadão de PÁSCOA COM FRIO!!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.