Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - ABRIL 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Hoje tivemos 10oC no aero de SJP! Fui dar uma olhada no histórico do aero para abril e, realmente, não há nada como 1999! Em 2003 tivemos dias frios, com mínimas de 5oC e 6oC seguidas (lembro-me de pegar um friozinho e altas ondas no litoral de SC na Páscoa daquele ano!) mas em 1999, a partir do dia 17 o aero teve 3 mínimas seguidas de 2oC/3oC, começando com uma máxima de 9oC! Incrível para um mês de abril!

 

Mesmo que essa MP do dia 20 entre, vamos ficar mais para 2003 que para 1999! Caras, 1999 foi muito outlier!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 912
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Domingo - Mínimas:

 

Argentina:

 

Bariloche: 03,8

Perito Moreno: 04,2

La Quiaca: 04,9

Rio Grande B.A.: 06,0

Ushuaia: 06,2

Mar del Plata: 06,8

El Calafate: 07,4

Rio Gallegos: 07,9

Esquel: 07,9

Santa Rosa: 10,0

Cordoba: 10,4

Rosario: 10,5

Comodoro Rivadavia: 11,6

Buenos Aires (Ezeiza): 12,4

Villa Reynolds: 12,4

Trelew: 13,0

La Plata: 13,6

Salta: 15,6

Mendoza: 16,3

San Juan: 16,6

Buenos Aires: 17,1

Tucuman: 17,8

 

RS:

 

São José dos Ausentes: 08,3

Vacaria: 08,3

Bom Jesus: 08,8

Laboa Vermelha: 09,3

Erechim: 10,1

Bagé: 10,7

Soledade: 11,0

Palmeira das Missões: 11,4

Bento Gonçalves: 11,6

Caxias do Sul: 11,6

Passo Fundo: 11,9

 

SC:

 

Urupema: 03,1

São Joaquim (Cetrejo): 05,3

Morro da Igreja: 05,6

São Joaquim (Vl Francioni): 06,4

Campo Belo do Sul: 06,4

Caçador: 06,6

Lages: 06,7

Campos Novos: 07,4

São Joaquim (Aut): 07,6

São Joaquim (Conv): 07,8

Celso Ramos: 07,9

Curitibanos: 08,0

Abdon Bastista: 08,1

São Joaquim (Climaterra): 08,2

São Joaquim (Colonia): 08,2

São Joaquim (Chapada Bonita): 08,3

Rio da Antas: 09,2

Joaçaba: 09,4

Lebon Régis: 09,4

Major Vieira: 09,5

Tres Barras: 09,7

Concódia: 10,4

Irineópolis: 10,6

Papanduva: 10,8

Ituporanga: 10,9

Novo Horizonte: 11,0

Xanxerê: 11,4

Canoinhas: 11,5

Rio Negrinho: 11,5

 

PR:

 

Inacio Martins: 10,5

Curitiba (AP): 11,0

Curitiba (Aut): 11,1

Clevelandia: 11,2

General Carneiro: 11,2

Irati: 11,2

Palmas: 11,3

Guarapuava: 11,3

Curitiba (Conv): 11,5

Ponta Grossa: 11,5

Lapa: 11,6

Curitiba (Simepar): 11,7

 

SP/MG/RJ/MS:

 

Monte Verde: 09,0

Campos do Jordão (Conv): 09,1

Campos do Jordão (Aut): 09,8

Pico do Couto: 11,2

Maria da Fé: 11,3

Extrema MG: 11,7

Itaquirai MS: 13,0

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa variei de 17,1° a 27,3°. Caiu uma chuva leve ao NO de POA no final da tarde. Tinha um cumulus muito bonito.

 

Nesses 10 primeiros dias de abril tenho as seguintes médias:

 

mínima: 17,3°

 

máxima: 27,4°

 

amplitude: 10,1°

 

simples: 22,35°

 

u.r. mínima: 53,9%

 

Agora faz 22,8° com 71% e venta de SE a 9,2 km/h. Pressão em 1013,8 mb.

 

Mesmo que essa MP do dia 20 entre, vamos ficar mais para 2003 que para 1999! Caras, 1999 foi muito outlier!

Depois que tive 8,8° com vento e chuva no meio da tarde em POA 25 dias depois do fim do verão, é... acho que vamos ficar mais para 2003 do que 1999, hehehe.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

19:00HS:

 

Porto Alegre: 21ºC

Uruguaiana: 23ºC

Torres: 22ºC

Santa Maria: 22ºC

Chuí: 21ºC

Bagé: 20ºC

Passo Fundo: 19ºC

Erechim: 17ºC

Canela: 15ºC

Vacaria: 14ºC

São José dos Ausentes: 12ºC

 

Florianópolis: 21ºC

Joinville: 21ºC

Indaial: 19ºC

Joaçaba: 19ºC

Xanxere: 18ºC

Caçador: 16ºC

Curitibanos: 15ºC

São Joaquim: 13ºC

Urupema: 09ºC

 

Curitiba: 16ºC

Londrina: 24ºC

Maringá: 23ºC

Foz do Iguaçu: 23ºC

Morretes: 20ºC

Ivai: 16ºC

Inacio Martins: 14ºC

General Carneiro: 13ºC

 

São Paulo: 18ºC

Ribeirão Preto: 26ºC

Bauru: 25ºC

Santos: 20ºC

Campinas: 17ºC

Campos do Jordão: 14ºC

Link to comment
Share on other sites

Madrugada mais fria do ano até agora em Itapevi: 12,7ºC neste domingo.

 

A coleta de dados meteorológicos neste mês em casa está prejudicada por causa de reforma. Tive que mudar provisoriamente o local do termômetro, porém, por conta disso, este sofre insolação direta durante um pequeno período pela manhã. As anotações de temperaturas máximas foram suspensas. :negative:

 

Amanhã cedo vou à Sorocaba. Espero que não chova...

Link to comment
Share on other sites

Bela mínima, Evandro! 12,7 é um valor considerável....para ter ideia, o pólo frio Curucutu registrou 12,5 graus de mínima.. :good:

 

Marcelo, que granizada pela região...carros e casas devem ter sofrido avarias... ;\ :russian:

 

 

Marcos, naquele abril de 1999 tive chuva com 7,7C aqui em casa no meio da tarde. Depois daquele evento, só em julho de 2000 consegui baixar deste valor com chuva.

 

Abril de 1999 foi um destempero climático impressionante. Aliás, o biênio 1999/2000 foi algo extraordinário.

 

Marcos, lembro-me que no aniversário da minha irmã senti bastante frio por aqui....minha boca e rostos estavam rachados devido ao frio que fez em Abril de 1999....

Link to comment
Share on other sites

O GFS pegou uma entrada de frio para o dia 19. Vamos aguardar. Aqui em Juiz de Fora,

fiz os cálculos da média de Março e a compensada ficou em 20,7ºC (-00,2C da normal).

 

Poxa, Renan... não sabia que em Março a ponderada de JF era tão amena...na minha estação, tive ponderada de 23,7ºC aqui na cidade....qual a média anual de JF???

Link to comment
Share on other sites

O GFS pegou uma entrada de frio para o dia 19. Vamos aguardar. Aqui em Juiz de Fora,

fiz os cálculos da média de Março e a compensada ficou em 20,7ºC (-00,2C da normal).

 

Poxa, Renan... não sabia que em Março a ponderada de JF era tão amena...na minha estação, tive ponderada de 23,7ºC aqui na cidade....qual a média anual de JF???

 

Diego, o verão de JF é relativamente ameno, devido à altitude média de 700m. Mas devo lembrá-lo que a estação do

INMET está no segundo ponto mais alto da cidade (950m de altitude), portanto as temperaturas por lá são um tanto

mais amenas que aqui no vale do rio paraibuna (+-650m de altitude). Somente as mínimas daqui que são mais baixas

do que lá em cima, por motivos óbvios. Através de comparações entre as médias de verão que obtive na minha

estação e as médias de verão no INMET, atestei uma diferença de aproximadamente 01,5ºC. Ou seja, para a maior parte do

município a média ponderada de Março fica ao redor de 22,4ºC na realidade. Tem dados antigos da estação do INMET

daqui quando ela ainda se localizada no vale, porém nunca consegui acesso a estes dados, infelizmente.

A estação mudou para os atuais 950m em 1974.

 

A média anual do INMET é de 18,8ºC. Abraços

Link to comment
Share on other sites

O GFS pegou uma entrada de frio para o dia 19. Vamos aguardar. Aqui em Juiz de Fora,

fiz os cálculos da média de Março e a compensada ficou em 20,7ºC (-00,2C da normal).

 

Poxa, Renan... não sabia que em Março a ponderada de JF era tão amena...na minha estação, tive ponderada de 23,7ºC aqui na cidade....qual a média anual de JF???

 

Diego, o verão de JF é relativamente ameno, devido à altitude média de 700m. Mas devo lembrá-lo que a estação do

INMET está no segundo ponto mais alto da cidade (950m de altitude), portanto as temperaturas por lá são um tanto

mais amenas que aqui no vale do rio paraibuna (+-650m de altitude). Somente as mínimas daqui que são mais baixas

do que lá em cima, por motivos óbvios. Através de comparações entre as médias de verão que obtive na minha

estação e as médias de verão no INMET, atestei uma diferença de aproximadamente 01,5ºC. Ou seja, para a maior parte do

município a média ponderada de Março fica ao redor de 22,4ºC na realidade. Tem dados antigos da estação do INMET

daqui quando ela ainda se localizada no vale, porém nunca consegui acesso a estes dados, infelizmente.

A estação mudou para os atuais 950m em 1974.

 

A média anual do INMET é de 18,8ºC. Abraços

 

Poxa, mesmo não sendo a média que boa parte da cidade presencia, é um valor expressivo uma média anual abaixo de 20,0ºC....por aqui, acho que fica em torno de 22-23ºC, mas não tenho dados oficiais, apenas de alguns anos de uma estação convencional da Univille (sinceramente, acho uma vergonha a maior cidade do estado não possuir uma estação oficial, que pudesse calcular a normal, para termos algum valor como base)...

Link to comment
Share on other sites

Impressão minha ou o esse vcan frente ao litoral gaúcho está puxando uma linha de estabilidade do continente?

 

Dia típico de abril hoje, sol com poucas nuvens temp max na casa dos 27°C, um sol forte se comparado com junho mas fraco se comparado com janeiro, e leve resfriamento noturno, está ótimo assim :)

Link to comment
Share on other sites

Impressão minha ou o esse vcan frente ao litoral gaúcho está puxando uma linha de estabilidade do continente?

A nebulosidade sobre a Argentina parece não provocar chuva. São nuvens altas e mais esparsas. O vento em altura ao poucos vai trazendo essa banda para o Uruguai e o Sul do Brasil.

 

Suponho que o sol outonal, mais inclinado, aumente as diferenças microclimáticas dentro da cidade. Pouco antes das 17 h fazia 30,3° na Sertório e 24,7° na Lomba do Pinheiro. Aqui em casa estava na casa dos 27,9°.

 

Hoje tive variação de 17,6° a 28,7°. Foi uma tarde um pouco quente, mas seca. U.r. caindo a 46%. Agora venta de ESE a 6,0 km/h e há nuvens altas. Quase nenhum cumulus.

 

Viva o outono!

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Que legal!

 

Aeroporto: 18°C UR. 83% Vento NNE 14km/h

Simepar: 18°C UR. 75% Vento NNE 12km/h

Davis - 20.5°C UR. 69% Vento NNE 11.3km/h

 

Isso que dá morar quase no centro da cidade e em um topo! Acontece com vocês também? :russian:

Eu moro num local um tanto indefinido. É quase um topo, mas sobre um vão entre dois morros virado para o lado norte. É uma pena, pois mais abaixo teria mínima melhores, e mais acima máximas melhores. Minha rua desce esse vão para o sul, e no inverno é sensivelmente mais frio para esse lado. Aqui é ruim de frio para a área residencial que moro, mas bom para o padrão da cidade.

 

Agora faz 19,9° com 79% e sem vento. Tempo bom, só com nuvens altas.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Forte instabilidade ingressou no interior do Paraná na madrugada, como era previsto. Tivemos aqui muitos raios, chuva forte e rajadas de vento no final da madrugada. Agora só está chovendo fraco, mas há trovoadas.

 

Temperatura atual: 17,8°C

Vento: Sul, fraco

URA: 93%

Pressão: 1013 hPa

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de verão no deserto dos pampas. A única diferença é a luminosidade que está menor. :heat:

Como já tinha dito, esse mês de abril tem que largar de mão, essas "rateadas" dos modelos são sintomáticas, foi uma das coisas que aprendi com o passar dos anos acompanhando meteorologia como amador. Quando o frio vem, ele aparece sistematicamente com o passar dos dias, não fica adiando rodada após rodada como agora. Primeiro o frio viria entre os dias 14 e 15, depois passou para os dias 18 e 19 e agora entre 21 e 22. Amanhã estará entre 24 e 25 e assim por diante.

Maio é a esperança do primeiro frio decente, não este abril com cara de final de outubro!!!

Torço muito, mas muito mesmo para queimar a língua, o que acho díficil.

Se todos os indicadores estão favoráveis, como SOI, AAO, PDO, etc...imagina se estivesse desfavorável. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Vizinhos e amigos relataram granizo forte em Belém Novo, zona sul de POA no último sábado. Um vizinho chegou a ter prejuízo de mais de 2 mil reais com trocas de telhas e vidros quebrados e trincados da casa e do carro! Dizem que foi muito violento e não acompanhado de chuva, só granizo mesmo. Em POA isso não é muito comum, estou com medo já de chegar em casa e conferir o tamanho do estrago!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, não tiro a tua razão, mas tu há de convir também que este abril está acima da média, é inegável.

Mínimas de 16/18 graus na metade de abril é alto demais. É óbvio que não falo de frio de 2/3 graus, mas bem que poderia fazer umas mínimas mais relevantes como 7/8 graus com mais frequencia. Na década de 70 teve abril com 19 geadas aqui na fronteira, ora fraca, ora forte. Nesta primeira década do século XXI e começo de segunda década que está anormalmente quente. Outubro já começa a ter calorões, assim como abril teria que ter algum frio mais forte, afinal, estes meses se equivalem no que diz respeito a mudança atmosférica, um sai do frio para o calor e o outro vice versa.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de verão no deserto dos pampas. A única diferença é a luminosidade que está menor. :heat:

Como já tinha dito, esse mês de abril tem que largar de mão, essas "rateadas" dos modelos são sintomáticas, foi uma das coisas que aprendi com o passar dos anos acompanhando meteorologia como amador. Quando o frio vem, ele aparece sistematicamente com o passar dos dias, não fica adiando rodada após rodada como agora. Primeiro o frio viria entre os dias 14 e 15, depois passou para os dias 18 e 19 e agora entre 21 e 22. Amanhã estará entre 24 e 25 e assim por diante.

Maio é a esperança do primeiro frio decente, não este abril com cara de final de outubro!!!

Torço muito, mas muito mesmo para queimar a língua, o que acho díficil.

Se todos os indicadores estão favoráveis, como SOI, AAO, PDO, etc...imagina se estivesse desfavorável. :sad:

 

E isto que... não se em SL, Uruguaiana, mas em Curita e Sampa abril tem tido a dinâmica de novembro, ou seja, assim como em novembro tem sido raros frios sub-10 até mesmo em Curita, é pouco realista esperar que assim seja em abril.

(E ainda menos realista espera que haja mínimas sub-10 na área urbana de Mauá) :heat:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, não tiro a tua razão, mas tu há de convir também que este abril está acima da média, é inegável.

Mínimas de 16/18 graus na metade de abril é alto demais. É óbvio que não falo de frio de 2/3 graus, mas bem que poderia fazer umas mínimas mais relevantes como 7/8 graus com mais frequencia. Na década de 70 teve abril com 19 geadas aqui na fronteira, ora fraca, ora forte. Nesta primeira década do século XXI e começo de segunda década que está anormalmente quente. Outubro já começa a ter calorões, assim como abril teria que ter algum frio mais forte, afinal, estes meses se equivalem no que diz respeito a mudança atmosférica, um sai do frio para o calor e o outro vice versa.

Abril está acima da média e a tendência é se manter assim. Ao menos teremos boa chuva a partir da metade da semana em boa parte do RS. Hoje já chove no N do Estado e em SC e no PR.

 

Para alento do abril quente, estou fazendo um quadro comparativo das temperaturas médias aqui em casa desde ago/1995 até agora. Para minha surpresa o abril mais quente foi o de 2007 (médias simples de 23,15°). E sabem qual foi o maio mais frio? O de 2007 também (média simples de 15,95°), sem contar o maravilhoso inverso daquele ano, em especial no RS e S de SC. Até o momento (1º a 11/4) esse mês de abril está com média simples de 22,4° (17,3°+ 27,5°/2), média igual a 2009 (22,25°), que também teve um inverno frio.

 

Quero dizer com isso que abril quente não tem relação, no últimos 15 anos, com invernos quentes. Nem mesmo com maio quente. Até parece ser o contrário. O ano de 2004 também teve um abril quente e um maio frio.

 

Agora o tempo está fechado com cirrustratus e faz 25,7° com 64%. Venta de NO a 6,8 km/h e pressão em 1006,8 mb. A mínima foi de 18,3.

 

Abraços de abril!

Link to comment
Share on other sites

O CPTEC dando continuidade ao ciclo 2011 de reuniões mensais de Análise Climática e Previsão Sazonal convida a todos para sua discussão técnica no dia 19 de abril às 14h no auditório do CPTEC/INPE.

 

A reunião em conjunto com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e os Centros Estaduais de Meteorologia tem como objetivo elaborar o prognóstico para o trimestre maio, junho e julho de 2011, sendo conduzida pelo Dr. Caio Coelho.

 

Nesta reunião teremos como destaques:

 

- Diagnóstico da chuva e temperaturas de março no Brasil;

- Monitoramento do fenômeno La Niña;

- Previsão climática para o trimestre maio, junho e julho de 2011.

 

Informações Adicionais:

 

A reunião poderá ser acompanhada através do aplicativo

VISITVIEW na URL http://visitview.cptec.inpe.br/clima/0311/reuniao.html.

 

Sugerimos verificar e/ou instalar previamente a seguinte versão do pacote java, necessário para o correto funcionamento do VISITVIEW:http://www.ssec.wisc.edu/visitview/getJRE.html. Também é necessário garantir que a porta 1631 não esteja bloqueada pelo firewall, pois é esta porta que o VISITVIEW utiliza para comunicar-se com o nosso servidor.

 

Esta reunião será também transmitida ao vivo pela internet

http://videosonline.cptec.inpe.br .

 

Nesta reunião utilizaremos o serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP). Este link estará ativo somente na data da Reunião. Neste dia favor proceder da seguinte maneira:

 

1. Acessar a seguinte URL: http://webconf.rnp.br/cptec;

2. Selecionar a opção "Entrar como convidado";

3. Digitar seu nome (Sugestão: para auxiliar o controle de acesso a sala de reuniões, pede-se que seja acrescentado ao seu nome a sigla de sua Instituição.

Exemplos: - Usuário "Pedro" do CPTEC/INPE: pedro_cptec; - Usuário "Antonio Carlos" do INMET: antoniocarlos_inmet;

4. Clicar sobre o botão "Entrar na sala";

 

É necessário ter a seguinte configuração mínima no computador:

 

* Windows 98 SE, 2000, XP, Vista

* Internet Explorer 5.0 ou mais atualizado

* Mozilla Firefox 1.5 ou mais atualizado

* Netscape Navigator 7.1 ou mais atualizado + Mac OS X 10.2, 10.3, 10.4

* Safari 1.1 ou mais atualizado

* Mozilla Firefox 1.5 + Linux

* Mozilla Firefox 1.5 ou mais atualizado + Solaris

* Mozilla 1.7 ou mais atualizado + Requisitos adicionais

* Flash Player 6.0.79 ou mais atualizado

* Flash Player 7 ou mais atualizado para Linux e Solaris

* Banda Mínima: 56 kb/sec --

 

Mais informações sobre a RNP e o serviço de Conferêcia Web podem ser encontradas em http://www.rnp.br/conferenciaweb/confwebrnp.html .

Link to comment
Share on other sites

Valeu, Marcos! Ótima análise! Não esqueça, também, que tivemos um março abaixo da média.

 

 

Pois 'e, nos crescemos nos anos 80 em 90, portanto ja nos acostumamos com outono inverno mais curto e com frio relevante so a partir de maio!

Como vc bem disse, 99 foi a excecao pra nos! Porem, nos anos 70 teve geadas no parana em Abril, inclusive em Foz do iguacu e Campo mourao(quase no norte do Parana), o que praticamente demonstra que no RS deve ter sido bem mais forte o frio!

Foz do Iguacu esta a menos de 200 mts, e quase na barranca do Rio do Parana!

Em abril de 71 fez 3C em Foz do iguacu e Guaira, 0,5C em Jacarezinho(extremo norte do pr) e 5C em Paranagua. E de doer isso, 5C em paranagua, e acho que Curitiba deve fazer alguns anos que nao tem 5C em Abril...

Em 72 teve outra onda de frio como essa, e em 78 teve prejuizos tambem no parana pelas baixas temperaturas em Abril.

Da pra imaginar 0C em abril em Jacarezinho nos dias de hoje? E mais facil imaginar que os dados estao errados!

 

O amigo de Livramento disse que teve 19 geadas na fronteira gaucha na decada 70! Pelos dados do Parana, fica plausivel que a fronteira gaucha tinha dias invernais em pleno Abril!

 

Bruno, voce tem toda razao em nao esperar nada de Abril hoje em dia, eu mesmo so lembro de 99! Mas vivemos em outra epoca, nossos pais tinham outra ideia do outono-inverno!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Se no Sul o mês de Abril já não tem nada de muito especial, o que dirá daqui. O último Abril realmente

frio em Juiz de Fora e região, bem abaixo da média, foi em 1982, com média de 17,2C.

 

O INMET tem uma média de 19,3C para cá neste mês, enquanto que Outubro é 18,8C. Ou seja, por aqui

o mês de Abril ainda tem mais tendências para o verão do que para o inverno, inclusive no que diz respeito

às precipitações. Em Maio a queda já é significativa, são cerca de 2 graus a menos na média, ou 17,3C.

 

Nunca esperei nada demais de Abril, minha expectativa fica por conta de Maio. Nossa verdadeira torcida

começa lá, portanto, nada de desanimar galera ! :good: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 28,1° por aqui. Só não fomos aos 30° porque o tempo fechou ainda de manhã com a grossa camada de cirrustratus. Minha máxima foi às 11:48, ainda de manhã. Passamos toda a tarde caindo dos 26° para os 25° e acabar com 24°.

 

Valeu, Marcos! Ótima análise! Não esqueça, também, que tivemos um março abaixo da média.

É verdade! Março foi o 3º mais frio da minha sequência, empatando com 2004 e ficando atrás de 1997 (1°) e 1998 (2°). Os dados de 97 e 98 estão um pouco para baixa devido ao sombreamento onde eu fazia minhas medições antigas. A sombra nessa época já é maior, e as máximas ficavam um pouco retidas. Mas ainda assim foram marços "frios".

 

Para dar um ânimo no povo, os 4 abris mais quentes (na sequência: 2004, 1996, 2007 e 2009) foram TODOS de invernos frios. Tomara que 2011 torre, hehe. (Brincadeira!! :good2: )

 

Em abril de 71 fez 3C em Foz do iguacu e Guaira, 0,5C em Jacarezinho(extremo norte do pr) e 5C em Paranagua. E de doer isso, 5C em paranagua, e acho que Curitiba deve fazer alguns anos que nao tem 5C em Abril...

Ter 5° em Paranagúa em abril? Jesus!! Não foi nessa onda que deu 6° em São Paulo? Creio que em POA não baixou disso também, mas não sei. Aposto na presença da querida MM.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Rafael, tu há de convir comigo numa coisa: o primeiro frio decente sempre veio em maio. A única exceção foi 1999. Abril, para mim, apenas sinifica o fim dos calorões. É um mês OK. Média de 20C. Mínimas abaixo dos 20C, máximas comportadas e era isso. Não adianta lutar contra a ordem natural das coisas.

 

Completamente de acordo também, abril é o grande divisor de águas, não se pode esperar grande coisa. Mas creio que a gurizada está bronqueada é com a maioria dos índices a favor de boas ondas de frio e, até agora, só belas saídas isoladas de modelo que só alimentam esperanças. Vamos nos manter relaxados, pois nem um mês de outono temos ainda!

Link to comment
Share on other sites

O cenário de verão está montado... http://wxmaps.org/pix/temp8.html

Não se trata de catastrofismo da minha parte, mas este mapa ilustra o "maravilhoso e não menos inesquecível" mês de abril que teremos. UM HORROR!!!! :rtfm:

Regiões do RS com temperaturas entre 2/4 graus acima da média.

Olho o mapa e lembro do Celso Roth...frio "retrancado" no sul do continente e nos aqui de mãos abanando.

Um dia me mudo pra Ushuaia ou Rio Gallegos e largo os mapas de modelos de mão. Calor "never more"!!!!

Link to comment
Share on other sites

Um mês que apontava ser abaixo da média segundo os modelos no começo do mês começa a complicar-se. Mesmo com índices globais favoráveis as MP's prometidas aos poucos foram sendo postergadas rodada após rodada. Mas abril não é ainda um mês para insuflar clima de catastrofismo. Prefiro o inverno começando em meados de maio mas começando bem. Até os modelos de clima, que tem a pretensão de serem de relativo longo prazo, começaram a retroceder dentro do mês em questão, comprovando sua confiabilidade duvidosa mesmo em curto prazo. Contudo vale lembrar que na serra as temperaturas estão próximas a média, e as madrugadas secas tem até trazido algumas anomalias negativas para as estações de baixada. E se por um acaso voltar a esfriar as anomalias podem ser acentuadas, mostrando que o mês variou bastante a depender do local. O calor e o catastrofismo não é generalizado até o momento, diferentemente de outros tempos em que toda uma região sofreu com o calor em abril como em 2007, que por aqui foi tão quente como janeiro e fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.