Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

Não me surpreenderia se na manhã de segunda próxima fossemos informados de relatos de algumas pancadas de neve e/ou chuva congelada esparsas. A combinação de alguns dados fornecidos por modelos me faz não descartar o fenômeno nas partes acima dos 1600m em SC. A possibilidade é por demais remota,

 

Teu post sobre o climatempo que previa isso deve ser redomado!

 

Olha, se nevar... :D

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Climatempo indica 1ºc para terça (até 5 dias) para Três de Maio, e para quarta (segundo eles após 5 dias são somente resultados de modelos matemáticos) teríamos -6ºc e máxima de 20ºc no mesmo dia... Se acontecesse!! Se der 1ºc terça já me contento, mas não vejo um MP forte o suficiente para isso. Já a Tempo Agora está mais realista, está indicando 6ºc para terça.

 

Agora faz 11,2ºc e continua garoando forte.

Link to comment
Share on other sites

01/5

 

mínimas:

inmet Ctba: 07,8 ºC

Centro cívico:mínima 09,5ºC

Colombo: 06,6ºC

 

20h

 

Centro Cívico: 12,8ºC com 92%. Tempo nublado com chuva leve, vento gelado.

Inmet: 12,4ºC com 94%

Aero - SJP: 13ºC com 94%

Bacacheri, Ctba: 13ºC com 88%

Maringá, PR: 18ºC com 88%

 

 

SP, Marte: 16ºC com 88%

Santos, Inmet: 19ºC com 94%

Campinas: 17ºC com 100%

 

Link to comment
Share on other sites

Quem conhece São Joaquim aí? Tem algum hotel ou pousada que não se passe frio dentro para me recomendar? Quero passar uma semna lá em julho. Não precisa ser na cidade mesmo, ouvi dizer que há pousadas nas estradas perto do Cruzeiro (lugar que me atrai muito) ou indo para Bom Jardim da Serra. Obrigado bazianos!

Link to comment
Share on other sites

Erechim fez bonito hoje: a mínima bateu 4,6° e a máxima foi de 12,1°, sendo que só chegou aos 10° por lá depois do meio-dia. Claro, nada se compara a Ausentes, que variou de 1,6° a 11,4° com muito vento!! 8)

 

Por aqui tive pico de 19,3° devido ao vento E e depois o tempo fechou. Agora está nubladão e tenho 16,3° com 75%. Pressão em 1017,3 mb e vento E fraco.

Link to comment
Share on other sites

Esse ciclone então será o responsável por trazer ar mais frio e seco para o sul/sudeste/centro-oeste. Bem, ele não será de todo bom pq vai trazer ressaca e chuvas fortes para o Sul, mas.....acho que o BAZ está é gostando da formação do mesmo, hehehe

 

Agora tempo nublado e 15,9ºC

Link to comment
Share on other sites

Chuva leve agora no centro de Ctba, 12,3ºC.

 

Colombo: 10,8ºC.

 

Shima, não consigo entender essa diferença de Colombo/ QB/SJP c/ o centro de Curitiba...

 

Tipo, aqui qdo tá nublado/chuvisco em toda Gde SPaulo dá tudo igual: Inmet, Evandro(Itapevi), Caco(GViana/Cotia),Fábio(Z/Leste), Oswaldo(Guarulhos). Parelheiros, q está 50 Km sul, fica apenas 1ºC a menos nesta condição climatológica.

 

Já com céu limpo, sem vento, ar seco, Parelheiros, Itapevi, G Viana, chegam a ter 3/4ºC de diferença nas mínimas em relação ao centro (Inmet e tal...).

 

COMO PODE SER?

 

Só se for altitude... e olhe lá porque nestas condições nem altitude ajuda tanto, vide CJ agora com SP...

Link to comment
Share on other sites

Análise perfeita do Caio.

Apenas acrescento que considero estranho a manutenção duradoura da baixa, que segundo modelos diferentes teria vida longa próximo a costa do sul do Brasil.

 

Porque este ciclone será diferente. Olha análise no Blog Direto da MetSul em http://www.metsul.com/blog

Considerava estranho.... Obrigado e Parabéns à Metsul!

Link to comment
Share on other sites

Eu tava pesquisando um pouco agora e gostaria de saber de alguém com mais conhecimento do assunto. A mínima absoluta em Passo Fundo de 1961 a 2003 foi de -3,8ºC mesmo? Eu achei um tanto alta, haja vista que tivemos invernos bem rigorosos como em 65, 75, 2000, etc. Alguém sabe?

 

Chuvisca em Passo Fundo agora e a temperatura é de 10,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas e condições 01:00 AM

 

Aeros

 

Porto Alegre - Nublado 14ºC

 

Florianópolis - Nublado 17ºC

 

Curitiba - Chuva 12ºC

 

Automáticas INMET

 

São José dos Ausentes - Chuva fraca 09,1ºC

 

São Joaquim - Chuva fraca 08,4ºC

 

Morro da Igreja - Chuva 06,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Chuva leve agora no centro de Ctba, 12,3ºC.

 

Colombo: 10,8ºC.

 

Shima, não consigo entender essa diferença de Colombo/ QB/SJP c/ o centro de Curitiba...

 

Tipo, aqui qdo tá nublado/chuvisco em toda Gde SPaulo dá tudo igual: Inmet, Evandro(Itapevi), Caco(GViana/Cotia),Fábio(Z/Leste), Oswaldo(Guarulhos). Parelheiros, q está 50 Km sul, fica apenas 1ºC a menos nesta condição climatológica.

 

Já com céu limpo, sem vento, ar seco, Parelheiros, Itapevi, G Viana, chegam a ter 3/4ºC de diferença nas mínimas em relação ao centro (Inmet e tal...).

 

COMO PODE SER?

 

Só se for altitude... e olhe lá porque nestas condições nem altitude ajuda tanto, vide CJ agora com SP...

 

Deve ser o sensor mal posicionado no centro de Ctba, pois aqui em SJP tinha neste horário perto de 11ºC e em QB 10,7ºC - Colombo é mais alta.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal:

 

Parece q voltamos finalmente ao NORMAL em termos de outono. Esse ano tá como na década de 80/ meados de 90... tudo com o seu tempo.

 

Tô gostando demais. Nos próximos 10/15 dias teremos sol, aquele sol que não esquenta, rsrs.

 

Porrra! Tô muito feliz. Curitiba , assim como o Bettega deve estar tbém, pois vibrará c/ várias geadas :D

Link to comment
Share on other sites

Chuva leve agora no centro de Ctba, 12,3ºC.

 

Colombo: 10,8ºC.

 

Shima, não consigo entender essa diferença de Colombo/ QB/SJP c/ o centro de Curitiba...

 

Tipo, aqui qdo tá nublado/chuvisco em toda Gde SPaulo dá tudo igual: Inmet, Evandro(Itapevi), Caco(GViana/Cotia),Fábio(Z/Leste), Oswaldo(Guarulhos). Parelheiros, q está 50 Km sul, fica apenas 1ºC a menos nesta condição climatológica.

 

Já com céu limpo, sem vento, ar seco, Parelheiros, Itapevi, G Viana, chegam a ter 3/4ºC de diferença nas mínimas em relação ao centro (Inmet e tal...).

 

COMO PODE SER?

 

Só se for altitude... e olhe lá porque nestas condições nem altitude ajuda tanto, vide CJ agora com SP...

 

Altitude não é... minha nova fica fica quase no fundo de um vale, porém, à mais ou menos 780m de altitude... o topo do morro mais próximo (ao lado) deve ficar à uns 880m. Meu endereço antigo, ao lado do centro, ficava à exatos 742m, e as mínimas eram ligeiramente maiores que as suas, lembra?

 

p.s.: por aqui chove sem parar desde quando acordei, às 06hs... no momento, chuva moderada à forte com 15,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Uma pequena mudança na formação e trajetória da baixa pressão mostrada hoje pela maioria esmagadora dos modelos, desfavoreceu um quadro que já era limítrofe para a neve. Houve uma grande perda de sustentação em altura em relação ao que antes indicava.

 

No momento na contramão, Uruguaiana,Alegrete, Quarai, Bagé, Campo Grande e Ponta Porã, a temperatura caiu das 07:00AM pra cá...

Que informação Carlos, Bagé é a melhor referência de que o frio vai entrar de volta com força :D

E Santana do Livramento que tmbm é referência boa de trajetória de ar frio, caiu para 9,2º depois de ter chegado a 12,5º ontem à noite.To me animando, vamos lá Caio dá-lhe Morrinho do Baz e uma nevasca granular(é o que espero hehe) :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Uma pequena mudança na formação e trajetória da baixa pressão mostrada hoje pela maioria esmagadora dos modelos, desfavoreceu um quadro que já era limítrofe para a neve. Houve uma grande perda de sustentação em altura em relação ao que antes indicava.

 

No momento na contramão, Uruguaiana,Alegrete, Quarai, Bagé, Campo Grande e Ponta Porã, a temperatura caiu das 07:00AM pra cá...

Que informação Carlos, Bagé é a melhor referência de que o frio vai entrar de volta com força :D

E Santana do Livramento que tmbm é referência boa de trajetória de ar frio, caiu para 9,2º depois de ter chegado a 12,5º ontem à noite.To me animando, vamos lá Caio dá-lhe Morrinho do Baz e uma nevasca granular(é o que espero hehe) :D:D:D

 

O frio não deve retornar com tanta força assim, mas justamente este ar mais frio no oeste deve reforçar a chuva no leste à medida que ficamos sob a parte mais quente junto à baixa.

 

Olha, Paulo, a temperatyura chegou a 1C em Soledade no nível de 850 no começo da semana. Agora esta em 8C em 850. Deve cair para 5C e depois voltar a subir. Logo não havera uma grande intensificacao, mas apenas a sua manutencao, o que nesta época é relevante pois os pulsos de ar frio sao mais curtos. Mas observe que no decorrer da proxima semana podem ser registradas minimas bem baixas na cidade, alias muito mais baixas do que hoje. Por quê ? O ar frio vai estar apenas um pouco mais frio em altura, mas estará muito mais seco. Com isso, o resfriamento noturno estara muito facilitado e pode gear ate nas baixadas do Alto Botucarai. Na sequencia o grafico da temperatura em 850 e superficie para os proximos dias em Soledade.

 

soledade0205hm6.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alexandre mas sinceridade o quadro tá inusitado.Pela experiência da equipe METSUL, já houve um quadro parecido com este?

 

Relacao frio X nebulosidade algumas centenas de vezes. Já um ciclone SUBTROPICAL em maio é inusitado e diria sem precedentes em documentação. Olha a edicao da resposta mais acima.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Chuva leve agora no centro de Ctba, 12,3ºC.

 

Colombo: 10,8ºC.

 

Shima, não consigo entender essa diferença de Colombo/ QB/SJP c/ o centro de Curitiba...

 

Tipo, aqui qdo tá nublado/chuvisco em toda Gde SPaulo dá tudo igual: Inmet, Evandro(Itapevi), Caco(GViana/Cotia),Fábio(Z/Leste), Oswaldo(Guarulhos). Parelheiros, q está 50 Km sul, fica apenas 1ºC a menos nesta condição climatológica.

 

Já com céu limpo, sem vento, ar seco, Parelheiros, Itapevi, G Viana, chegam a ter 3/4ºC de diferença nas mínimas em relação ao centro (Inmet e tal...).

 

COMO PODE SER?

 

Só se for altitude... e olhe lá porque nestas condições nem altitude ajuda tanto, vide CJ agora com SP...

 

Se vc visse omde o Shimutz mora iria entender. É só asfalto, prédio e muito trânsito. Mesmo com chuva e umidade alta o centro atrapalha.

Link to comment
Share on other sites

Chuva leve agora no centro de Ctba, 12,3ºC.

 

Colombo: 10,8ºC.

 

Shima, não consigo entender essa diferença de Colombo/ QB/SJP c/ o centro de Curitiba...

 

Tipo, aqui qdo tá nublado/chuvisco em toda Gde SPaulo dá tudo igual: Inmet, Evandro(Itapevi), Caco(GViana/Cotia),Fábio(Z/Leste), Oswaldo(Guarulhos). Parelheiros, q está 50 Km sul, fica apenas 1ºC a menos nesta condição climatológica.

 

Já com céu limpo, sem vento, ar seco, Parelheiros, Itapevi, G Viana, chegam a ter 3/4ºC de diferença nas mínimas em relação ao centro (Inmet e tal...).

 

COMO PODE SER?

 

Só se for altitude... e olhe lá porque nestas condições nem altitude ajuda tanto, vide CJ agora com SP...

 

Se vc visse omde o Shimutz mora iria entender. É só asfalto, prédio e muito trânsito. Mesmo com chuva e umidade alta o centro atrapalha.

 

Bem, farei questão de responder a mensagem do Caco cuidadosamente. 8)

 

 

1- Caco, a natureza não tem porta voz, como diz o Ronaldo. As condições locais de relevo influem e muito na temperatura. O mais interessante é que você diz conhecer o sul do brasil, diz ter parentes por aqui e insiste em desacreditar dos valores informados, ou acha-los estranho.

 

2- Centro Cívico está para Ctba assim como a Berrini está para SP, ou Paulista, mas sem a elevada e destoante altitude em relação à cidade. Eu moro perto do fórum cível, prefeitura, TJ, palácio do governo, TCE, MP, Assembléia, Vara de Família... Tudo a um raio de 600m... É por isso que é Cívico. Isso aqui é muito asfalto e movimento de carro, gente, ônibus. 60% das linhas de ônibus de Ctba passa pelo Centro Cívico. Aqui é bairro ao lado do Centro. Estou em meio a prédios de 15 andares. O Betega acertou em falar do sensor, pois ele está a 20 cm da parede a 1,90m, num corredor do meu prédio, com piso e muro lindeiro a 1,50m com 3m de altura. Que tal? :wink:

 

Aqui o aquecimento é forte. Como ontem estava chovendo, com vento, a diferença com o inmet foi mísera nem 0,5ºC. Geralmente fica em 1ºC.

 

Bem, transposta a barreira da estação do Centro Cívico, vamos à de Colombo.

 

1- Dias atrás calibrei os meus termômetros no inmet. Tenho cliente em Colombo e resolvi monitorar lá. Eventualmente vou pra lá e passo a noite.

 

Ontem estava em casa e liguei pro pessoal para me informar, aliás, há dias faço isso.

 

Eles moram num região sem prédio, numa rua sem asfalto. Bairro simples, mas urbanizado. Terrenos grandes, araucária pra todo lado, muito verde e sossego. O sensor fica abrigado, protegido e geralmente registra uma diferença de 2 a 3ºC com Ctba. Está a quase 1000m de altitude. Mesmo que estive na mesma que aqui, haveria diferença.

 

Ontem a diferença foi de 1,5ºC. A mínima hoje lá foi de 10,6ºC. Aqui foi de 12,2ºC. No inmet deu 11,6ºC.

 

Algo absolutamente normal.

 

Cara, você tá "brigando" por migalhas...

 

:lol:

 

PS: Além de Colombo, como explicar a diferença a menor também do Bettega? Acha que estamos de complô para mascarar a verdade por causa de 1 ou 2ºC? Poupe-me, meu amigo, poupe-me... :idea:

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 06Z do GFS dá manchas de 0ºC a 04ºC na região de Curitiba por alguns dias na próxima semana, inclusive com uma pequena mancha entre -04ºC e 0ºC acho que na região de União da Vitória aproximadamente na quarta de manhã, Alexandre, Duquia, Caio... o que vai acontecer aqui para o PR, SP e MS na próxima semana? Esse frio deslocado mais ao norte da região sul e redondezas procede?

Link to comment
Share on other sites

Gente...que frio é este em Campo Grande de 12ºC com céu encoberto agora 13:00 HS..??

 

Foz do Iguaçu, está chovendo com 15 e Assunção está nublado com 14 graus agora..

 

Isso ai Carlinhos,

Postei sobre isso num outro tópico... Realmente, o MS sempre impressiona... Todos os anos tem dessas coisas... um frio sinistro com vento e sensação térmica baixíssima... pena que dure tão pouquinho... no Domingo já deve estar passando dos 30°C; rs

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Nossa, a imagem de satélite deste ciclone no sul impressiona, e a carta sinótica em altitude mostra o local exato por onde passa o jato subtropical neste momento. A nebulosidade provocada por este ciclone é bem consistente por aqui, e inclusive causa alguns chuviscos. A temperatura segue amena, com 20.4ºC agora

Link to comment
Share on other sites

Coisa boa heim, o GFS indica a semana que vem com seguidos dias de mínimas bem baixas no sul e em partes do sudeste e centro-oeste. Para a minha região da zona da mata em especial, frio mais forte a partir do amanhecer de quarta-feira, sendo que na parte da noite/manhã os demais dias da semana também seriam frios.

 

Já o ETA indica uma tendência bem diferente, com uma mínima que não baixa de 12ºC na quarta-feira. Veremos se eles entram num acordo

Link to comment
Share on other sites

Olha o frio entrando no Centro-Oeste: às 13 h fazia 14,4° em Campo Grande (ficou nos 11° até paticamente o meio-dia), 20,6° em Corumbá e 20,9° em Cuiabá.

 

Aqui em casa tenho 16,4° com vento de E/SE a 8 ou 10 km/h. A pouco tive rajada de 24,3 km/h. No Bruno faz 16,5°. Até agora acumulei 15,5 mm de chuva, que agora é fraca. Ainda tem mais vento e água pela frente!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.