Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Agora 9.6º no Inmet, céu estrelado, teremos geada.

 

Aqui certamente também haverá formação de geada 8)

Faz 10,4ºc! Embora seja mais que Soledade, sabemos que o ritmo de queda de TM e região é bem maior em razão da baixa umidade e continentalidade maior!

 

Semana passada quando chegamos próximos a 0ºc, as 22:30h estava 9,3ºc.. Estamos a caminho!!

 

 

[-X

 

Não estamos a caminho. Semana passada o ar estava muito seco naquela noite. Agora está mais úmido. Pode ter sim é neblina em vários pontos da região na madrugada.

 

A caminho da geada e não de 0ºc. Alguns sites apontavam para geada aqui amanhã, a primeira geada do ano ocorreu quando em minha casa fez algo em torno dos 5ºc (encosta), ou seja, difícil, mas com chances, até porque o céu está estrelado, sem vento e 75% de URA... Ou poderemos pegar outra rota (como você diz Alexandre), antes do anoitecer total já era visível "fumaça" encobrindo os pontos mais baixos.. :lol:

Link to comment
Share on other sites

23h00

 

A taxa de queda aumentou. Pode ter começado a limpar. Mas o vento ainda é forte em toda a região, impedindo maior queda.

 

3,4oC Morro da Igreja (sensação de até -15oC)

4,5oC Villa Francioni

5,8oC São Joaquim

6,8oC Ausentes

 

Sugiro uma olhada na página da Climaterra. Há boas notícias para os amantes do frio. É um começo de maio e tanto, e tem tudo para ser prolongado.

Link to comment
Share on other sites

Sugiro uma olhada na página da Climaterra. Há boas notícias para os amantes do frio. É um começo de maio e tanto, e tem tudo para ser prolongado.

 

Frio até 18/19 de Maio, uau ! E acho que desta vez vai aqui pra minha cidade, hehehe ! Na quarta, quinta e no fim de semana a tendência seria de mínimas entre 10/12 graus....bom, tomara !

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

AFINAL O QUE ROLOU EM PASSO FUNDO ESTA TARDE?

 

Na tarde desta segunda estava em Passo Fundo em um dos locais mais altos da cidade (altos da São Cristovão), juntamente com meu funcionário consertando o caminhão em uma auto-elétrica quando um CB passa e começa a cair grossos pingos de chuva e de repente começa a cair gelo. A princípio pensei ser chuva congelada pois a primeira bolinha de gelo era transparente, mas logo depois começou a cair gelo esbranquiçado em forma de grão de arroz , porém, maior. Como o CB era pequeno e se deslocava , logo tudo parou, não dando tempo de acumular e nem fotografar as pedras de gelo. Junto veio um vento sudoeste muito gelado. Afinal o que caiu? Granizo? Muito pouco provável, chuva congelada? neve granular? Afinal qual a diferença entre chuva congelada e neve granular? O aspecto do gelo? Transparente = chuva , esbranquiçada = neve?

E aí? O que rolou?

Para mim, até que provem em contrário, foi fragmentos de neve granular.

Horário, em torno de 14:40h. Temperatura, estimo que estava uns 13-14º C, antes do fenômeno. Após, com o vento a sensação era de muito frio. Abs.

Link to comment
Share on other sites

Só pq a Mantiqueira vai tomar a dianteira nos próximos 15 dias?

 

Ou pq o Rodrigo Albero é bobão?

Peço aos moderadores para apagar a mensagem de conteúdo ofensivo.

 

Luiz Ricardo, não te conheço e não to afim de peleia com metido a facão sem cabo. Se tu tem alguma pendenga pessoal, sugiro resolvermos por MP, como já fizeste na mensagem me chamando de "VIADO".

 

Curitiba, meu caro, não tem o clima do Sudeste e a abrangência do ar frio - mesmo sendo ruim na última década - é muito maior que por aí. Mas isso não faz de Curitiba melhor ou pior que SP e não tem nada a ver com regionalismo, é fato meu amigo.

Já apareceram alguns loucos por aqui querendo provar por a+b que CJ é mais fria que SJ (conta-se aí meu grande amigo e felizmente "convertido" Shimutz), mas agora querer "curitibanizar" o clima do sudeste ou "sudestinar" o clima de Curitiba é demais pra minha cabeça.

 

Perfeito Rodrigo!!!

 

O negócio é que vc estava fora do país, e acho que não havia se interado da empreitada do sujeito para tentar provar o improvável!!! :lol: :lol:

 

Talvez se o pessoal de Curitiba resolvesse participar da "Marcha da Maconha", conseguiríamos entender os pontos de vista do sujeito!!! Uma viagem tipo "terra da garoa" = "cidade serrana do sul do país"!!! :lol: :lol:

 

Como os argumentos são vazios, o sujeito partiu para as ofensas!!!

Sds.

 

Argumentos vazios aonde? Não me faça rir. :lol: Vamos lá outra vez, bem be-a bá com argumentos concretos e consistentes pra ficar facinho de entender:

 

As semelhanças:

 

1)Ambas cidades estão localizadas próximas ao mar

 

2)Ambas possuem semelhança na altitude (embora Curitiba seja um pouco mais alta)

 

3)Ambas possuem drástica queda no regime pluviométrico com a proximidade do outono/inverno (sendo em SP a queda seja maior ainda), em função da atuação de massas polares mais secas. Esse fator tem a ver com a DINÂMICA ATMOSFÉRICA.

 

4)Ambas são muito atingidas no outono/inverno por massas marítimas. TEM A VER COM DINÂMICA ATMOSFÉRICA.

 

Obviamente, Curitiba possui média das mínimas e mínimas absolutas BEM mais generosas q SPaulo e, sim, ocorre, de algumas vezes, frentes chegarem aí e passarem de leve por aqui. E eu nunca disse que as frentes não chegam com intensidade mais forte aí do q aqui...

Agora, o q eu digo, é q , em geral, tudo q chega aí, chega aqui, mas nem tudo q chega nas latitudes de POA, chega aí...

 

Bom, pra mim estes fatos são mais cristalinos do q água e não concordar c/ eles é querer não enxergar a realidade e viver uma ilusão.

 

Essa é p/ vc Shimutz:

 

No meu ponto de vista (total subjetivismo), climatologicamente eu classificaria Curitiba e SP com misto de Subtropical e Tropical de Altitude, sendo que a primeira tende mais para o Subtropical e a segunda para o tropical de altitude.

 

Já POA, é 100% Subtropical, chuvas bem distribuídas durante TODO o ano e grande diferença entre verão e inverno, já se aproximando mais do temperado.

 

A própria BAires não é 100% temperada, c/ ainda traços de subtropical.

Link to comment
Share on other sites

AFINAL O QUE ROLOU EM PASSO FUNDO ESTA TARDE?

 

Na tarde desta segunda estava em Passo Fundo em um dos locais mais altos da cidade (altos da São Cristovão), juntamente com meu funcionário consertando o caminhão em uma auto-elétrica quando um CB passa e começa a cair grossos pingos de chuva e de repente começa a cair gelo. A princípio pensei ser chuva congelada pois a primeira bolinha de gelo era transparente, mas logo depois começou a cair gelo esbranquiçado em forma de grão de arroz , porém, maior. Como o CB era pequeno e se deslocava , logo tudo parou, não dando tempo de acumular e nem fotografar as pedras de gelo. Junto veio um vento sudoeste muito gelado. Afinal o que caiu? Granizo? Muito pouco provável, chuva congelada? neve granular? Afinal qual a diferença entre chuva congelada e neve granular? O aspecto do gelo? Transparente = chuva , esbranquiçada = neve?

E aí? O que rolou?

Para mim, até que provem em contrário, foi fragmentos de neve granular.

Horário, em torno de 14:40h. Temperatura, estimo que estava uns 13-14º C, antes do fenômeno. Após, com o vento a sensação era de muito frio. Abs.

 

Teve trovoada?

Link to comment
Share on other sites

Agora se nevar, a primeira coisa que faço é mandar um e-mail para eles cumprimentando. Por favor não discutam futebol, mas é tão imponderável nevar hoje quanto o Inter fazer 8 a 1 no Ju.

 

PODE PRPARAR O E-MAIL, POIS VOU LIGAR PARA O MAURICÍ. DEU ALGUNS CAPUCHOS DE NEVE NO CRUZEIRO ONTEM POR VOLTA DAS 16:30!!!, RAPIDÍSSIMO, MAS VISÍVEL, CAPUCHO GRANDE, LOGO VEIO A GAROA.

Link to comment
Share on other sites

AFINAL O QUE ROLOU EM PASSO FUNDO ESTA TARDE?

 

Na tarde desta segunda estava em Passo Fundo em um dos locais mais altos da cidade (altos da São Cristovão), juntamente com meu funcionário consertando o caminhão em uma auto-elétrica quando um CB passa e começa a cair grossos pingos de chuva e de repente começa a cair gelo. A princípio pensei ser chuva congelada pois a primeira bolinha de gelo era transparente, mas logo depois começou a cair gelo esbranquiçado em forma de grão de arroz , porém, maior. Como o CB era pequeno e se deslocava , logo tudo parou, não dando tempo de acumular e nem fotografar as pedras de gelo. Junto veio um vento sudoeste muito gelado. Afinal o que caiu? Granizo? Muito pouco provável, chuva congelada? neve granular? Afinal qual a diferença entre chuva congelada e neve granular? O aspecto do gelo? Transparente = chuva , esbranquiçada = neve?

E aí? O que rolou?

Para mim, até que provem em contrário, foi fragmentos de neve granular.

Horário, em torno de 14:40h. Temperatura, estimo que estava uns 13-14º C, antes do fenômeno. Após, com o vento a sensação era de muito frio. Abs.

 

Já peguei isso nos EUA! Chamaram de Snow mixed w/ rain. A tua análise está correta, Tomasini. Mas não "fragmentos de neve granular", e sim, "neve granular". Temperatura muito alta na superfície faz com que ela se derreta facilmente quando atinge o solo. O CB era de alto desenvolvimento, provavelmente.

 

Valeu Tomasini! Primeiro baziano a pegar neve em 2008! O Valdívia do BAZ! :lol:

Link to comment
Share on other sites

ALGUNS FLOCOS DE NEVE, A PRIMEIRA DO ANO EM SC. 06/05/08

- 06/05 - 08h53min

 

NO DISTRITO DO CRUZEIRO, POR VOLTA DAS 16:30, HOUVE UMA QUEDA MUITO RÁPIDA DE "CAPUCHOS DE NEVE", FLOCOS GRANDES. NÃO DUROU 1 MINUTO, POIS LOGO VEIO A GAROA/CHUVA FRACA. NESTE PERÍODO HAVIA NUVENS DO TIPO CÚMULOS, COM DESENVOLVIMENTO VERTICAL, QUE DEVEM TER ATINGIDO CAMADAS BEM MAIS FRIAS E PERMITIU ESTA RÁPIDA QUEDA DE NEVE NESTA LOCALIDADE. AO NÍVEL DO SOLO, 1,7 m, A TEMERATURA ESTAVA POR VOLTA DOS 5,0ºC. PARABÉNS A EPAGRI, O ÍNICO INSTITUTO QUE ACREDITOU NESTA POSSIBILIDADE.

 

 

 

MATERIAL PRODUZIDO PELA CLIMATERRA. É VEDADA A DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SEM A MENÇÃO EXPRESSA DA FONTE.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns à EPAGRI CIRAM, previsão de neve se acerta no detalhe e no detalhe eles deram goleada e parabéns ao Tomasini o primeiro baziano a ver neve em 2008, eu não disse Toma que este ano PF ia à forra!E ainda tinha gente me tirando aqui no BAZ ontem, pq fui o único a acreditar no CIRAM :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Do Blog da MetSul:

 

O frio é a ameaça para a população flagelada, uma vez que o sol predomina hoje e nos próximos dias. A madrugada de hoje foi de temperatura baixa a muito baixa em todo o Rio Grande do Sul com mínimas ao redor de 9ºC na região de Taquara e Rolante, onde se concentram a maioria dos desabrigados. No interior, fez 4,3ºC em Quaraí e 3,8ºC em Lagoa Vermelha. Na quinta-feira haverá passagem de nuvens pelo estado que ocasionalmente podem até provocar alguma instabilidade muito isolada e fraca, marcando a chegada de um reforço de ar frio que deve trazer mínimas ainda mais baixas nas madrugadas de sexta e sábado. A próxima madrugada, é bom salientar, será mais fria que esta com chance de geada em alguns pontos do oeste e das áreas mais altas do estado. Finalmente, sabiam que nevou ontem à tarde no distrito do Cruzeiro, a 1.507 metros de altitude, em São Joaquim ? Sinceramente, acreditávamos como quase nula a chance a ponto de sequer ter sido mencionado em previsão, mas o Ciram de Santa Catarina cogitou expressamente tal possibilidade em boletim de aviso e por conta disso merece ser elogiado por uma previsão difícil que se concretizou. A neve durou menos de um minuto, mas caiu na forma de capuchos grandes, segundo o observador da Climaterra que trabalhava no campo quando começou a nevar por quatro e meia da tarde. O episódio confirma uma vez mais que na presença de nuvens de elevado desenvolvimento vertical associadas à circulação de umidade ciclônica pode nevar com temperatura mesmo muito acima da zero em superfície. No Cruzeiro, onde nevou, fazia entre 5ºC e 6ºC no momento da precipitação de inverno enquanto na sede da Climaterra os termômetros marcavam 11,2ºC. O colaborador da MetSul Nadir Tomasi Júnior relatou precipitação de gelo, que descreveu como tendo uma forma de "grão de arroz", pouco antes das três da tarde em Passo Fundo. Havia um Cb na área, segundo Tomasini, e a temperatura era de 12ºC. Mostra-se difícil identificar o fenômeno sem imagens e com temperatura alta, mas a descrição não sugere granizo miúdo.

Link to comment
Share on other sites

Vc deve perguntar ao CIRAM quais são os argumentos deles, pois foi em cima da hipótese levantada por eles que fiz uma especulação.Tudo que eu quis dizer é que é mais um desperdício" um, ciclone deste e não ter ar frio consistente ou suficiente para provocar neve, e que o quadro seria propício para o fenômeno, em situação de dinâmica atmosférica semelhante no entanto com ar mais frio, só isto.Quanto a acreditar em neve, foi mais pra ironizar mesmo. :wink:

 

Não foi o CIRAM quem disse, foste tu. De qualquer modo, chega desta discussão, porque o tempo, ao que se sabe, só anda para frente!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Paulinho, tu gostas tanto de neve que não consigo descrença tua de uma previsão de neve. :wink:

É verdade Alexandre,eu acredito em neve quente, neve com 20º, neve com qualquer espirro polar,qualquer matungo polar me dixa otimista pra neve :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Agora falando sério, eu tmbm não acreditava que pudesse nevar, pois a temperatutra era muito alta para isto e os próprios modelos, como já foi enfatizado não mostravam frio em altura.De qualquer forma Luis, brincadeiras à parte, o CIRAM merece mesmo os parabéns.!

Link to comment
Share on other sites

Dizer que o CIRAM acertou a previsão de neve seria o mesmo que afirmar que, após prevista uma chuva, tendo ocorrido chuvisco, a previsão se confirmou? Acredito que sim.

 

Logo, foi golpe de sorte caírem estes poucos flocos que, ao meu ver, não constituem nevada. Enfim, foram somente alguns flocos!

 

Alguns pingos não são chuva, alguns flocos não são neve.

 

Minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Agora se nevar, a primeira coisa que faço é mandar um e-mail para eles cumprimentando. Por favor não discutam futebol, mas é tão imponderável nevar hoje quanto o Inter fazer 8 a 1 no Ju.

 

PODE PRPARAR O E-MAIL, POIS VOU LIGAR PARA O MAURICÍ. DEU ALGUNS CAPUCHOS DE NEVE NO CRUZEIRO ONTEM POR VOLTA DAS 16:30!!!, RAPIDÍSSIMO, MAS VISÍVEL, CAPUCHO GRANDE, LOGO VEIO A GAROA.

 

PARABENS AO CIRAM!!! :D

Link to comment
Share on other sites

Surpresa na menor minima de hoje!!

 

INMET

Menores Temperaturas

País: Brasil Data: 06/05/2008 - 12h UTC

ESTAÇÃO MEDIÇÃO

83783 - CAMPO MOURAO - PR 1,0 °C

83836 - IRATI - PR 3,9 °C

83916 - LAGOA VERMELHA - RS 4,1 °C

83920 - SAO JOAQUIM - SC 4,6 °C

83813 - CASTRO - PR 5,0 °C

 

Guarapuava teve 1,8C e Ponta Grossa 4,1C...

Link to comment
Share on other sites

Dizer que o CIRAM acertou a previsão de neve seria o mesmo que afirmar que, após prevista uma chuva, tendo ocorrido chuvisco, a previsão se confirmou? Acredito que sim.

 

Logo, foi golpe de sorte caírem estes poucos flocos que, ao meu ver, não constituem nevada. Enfim, foram somente alguns flocos!

 

Alguns pingos não são chuva, alguns flocos não são neve.

 

Minha opinião.

Não esperava de ti uma declaração tão absurda destas,é o mesmo que dar geada apenas na baixada e não no topo, foi geada da mesma forma.Com esta tu caíste do cavalo,senão vejamos:

-previsão de chuva é diferente de previsão de neve, previsão de chuva, até saracura do banhado aqui faz, agora previsão de neve tem de ser "fera" pra fazer.

-fato:caíram flocos, houve neve, portanto acerto de previsão, e contra fatos não há argumentos.

-só falta agora quererem que os caras acertem até o local, a quantidade ,a hora exata em que o difícil fenômeno vai ocorrer, tenha paciência, esta do Luiz foi de chutar o balde :evil: :evil: :evil:

Link to comment
Share on other sites

Vamos lá façam suas apostas, eu faço a minha:

Na minha opinião neva em algum ponto das serras do sul, não digo que acumule, mas aposto em neve fraca com pancadas esparsas.

Se vc aposta que neva está no grupo A, se aposta que não neva está no B.

GRUPO A

Paulo Henrique

GRUPO B

 

PHP, ganhou a aposta? rs

Parabéns ao Paulo que tb acertou!!! :D

Link to comment
Share on other sites

Dizer que o CIRAM acertou a previsão de neve seria o mesmo que afirmar que, após prevista uma chuva, tendo ocorrido chuvisco, a previsão se confirmou? Acredito que sim.

 

Logo, foi golpe de sorte caírem estes poucos flocos que, ao meu ver, não constituem nevada. Enfim, foram somente alguns flocos!

 

Alguns pingos não são chuva, alguns flocos não são neve.

 

Minha opinião.

Não esperava de ti uma declaração tão absurda destas,é o mesmo que dar geada apenas na baixada e não no topo, foi geada da mesma forma.Com esta tu caíste do cavalo,senão vejamos:

-previsão de chuva é diferente de previsão de neve, previsão de chuva, até saracura do banhado aqui faz, agora previsão de neve tem de ser "fera" pra fazer.

-fato:caíram flocos, houve neve, portanto acerto de previsão, e contra fatos não há argumentos.

-só falta agora quererem que os caras acertem até o local, a quantidade ,a hora exata em que o difícil fenômeno vai ocorrer, tenha paciência, esta do Luiz foi de chutar o balde :evil: :evil: :evil:

 

Que isso PHP! :shock:

Bom, concordo com o Paulo. Previsão de neve tem que ser "FERA" pra fazer!!! Pelo menos aqui no Brasil sim, visto a raridade do fenomeno. hehe E desta vez, o CIRAM ACERTOU!!! PARABENS ao CIRAM!!!

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Apesar de ter sugerido que poderia nevar já há alguns dias eu fiquei bastante cético por ter acompanhado de perto a evolução dos modelos. E acabou dando o que realmente mostrava, uma chance quase ínfima se confirmando com um evento desprezível. Ponto para quem se arriscou demais levando a público e teve a sorte de existir alguém como o Ademar, na hora certa e no local certo.

Link to comment
Share on other sites

Para mim foi mais sorte que juízo.

 

Concordo com o Luiz.

 

Temos que lembrar das previsões idênticas feitas no passado e que não deram em nada. O mérito não está em acertar uma previsão, mas em quantas das previsões foram acertadas.

 

Nossa, foste perfeito, Luiz.

 

É igual a atirar pedra para todos os lados. Numa o vivente acerta.

Link to comment
Share on other sites

Se foi Sorte ou não, não me interessa!!!

A questão é que eles acertaram na previsão de neve e por isso, merecem os parabéns!!!

:D

 

Abraços,

 

Perfeitamente.

 

E prever neve não é como prever chuva, Luiz.

 

Nevou, pouco, mas nevou. Quem previu acertou, quem não acreditou... :idea:

 

Finalmente, cheguei em Ctba. Desci em Congonhas, conexão, com 13ºC às 6h30, friozinho. Desembarquei de vez na capital do PR às 9h15, com vento forte, gelado, 10ºC, conforme o comandante.

 

Mas claro que SP e Ctba são iguais, até o clima é parecido. :lol:

Link to comment
Share on other sites

E já refutando o Paulo Henrique; há diferença entre a natureza dos fenômenos - geada e neve - para que possamos compará-los diretamente. A geada fica caracterizada pela formação de gelo (no caso da geada branca) sobre superfícies expostas, geralmente planas. Neste caso, se o gelo for observado, então concluímos que houve geada. Se foi em baixada, no topo, na estação ou nos arredores, não importa, pois o fenômeno ocorreu, independentemente do local onde foi registrado e do tempo que durou. Já a neve implica a queda de flocos de uma forma mais ou menos regular e de duração apreciável. O local foi o Cruzeiro. Poderia ter sido no Morro da Igreja, das Torres, no Pericó, na cidade de São Joaquim ou na casa do Ronaldo, isto não influencia o fato de contabilizarmos ou não o fenômeno que, se for verificado (o que pressupõe as características citadas) deve ser anotado.

 

De fato caíram flocos, por menos de um minuto, mas caíram. A pergunta que faço é: se não estivesse tão frio, estes pingos que cairiam por menos de um minuto seriam chamados de chuva? Provavelmente teriam, na tabela do Ronaldo, no máximo sido expressos por INAP. O equivalente em água destes flocos é desprezível, inapreciável. Disso, concluo que não houve estritamente neve. Talvez - e olhe lá - possamos classificar isso como "snow flurry". Mas segundo o glossário da Sociedade Meteorológica Americana, este dura uns poucos minutos... Foi mesmo é um lucky flurry!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

De fato caíram flocos, por menos de um minuto, mas caíram. A pergunta que faço é: se não estivesse tão frio, estes pingos que cairiam por menos de um minuto seriam chamados de chuva? Provavelmente teriam, na tabela do Ronaldo, no máximo sido expressos por INAP. O equivalente em água destes flocos é desprezível, inapreciável.

 

Disso, concluo que não houve estritamente neve. Talvez - e olhe lá - possamos classificar isso em "snow flurry". Mas segundo o glossário da Sociedade Meteorológica Americana, este dura uns poucos minutos...

 

E se em 1996 não tivesse dado o ciclonão, nem tivesse a mega massa polar...

 

:P

 

sobre o meu grifo:

 

Ah, se caisse 10 segundos disso que você não chama de neve em Maringá... Imagino donde viria o berro dado no Bairro... :idea:

Link to comment
Share on other sites

A emoção, isto é, a reação ao fenômeno, é um aspecto subjetivo sem qualquer influência sobre a natureza do fenômeno em si. Não deixariam de ser alguns flocos e só.

 

No mais, a minha mensagem não pretendeu achismos, mas hipóteses. Ao invés de falarmos em chuva, portanto, falemos em equivalente em água. Dá no mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.